O CEO da Audi, Rupert Stadler, chama o A3 Sportback e-tron de "veículo elétrico perfeito para o uso no dia a dia". Ele diz isso baseado em pesquisas que apontam que 80% dos deslocamentos diários urbanos no continente europeu são inferiores a 50 km - que é a autonomia em modo totalmente elétrico do primeiro plug-in (carro de propulsão híbrida - elétrica e gasolina) híbrida de sua empresa.
Sendo assim, um Audi A3 E-tron rodaria em modo totalmente elétrico para a maior parte das pessoas que usam o carro em cidade. Rodando em modo totalmente elétrico significa que o carro emite ruído zero e zero também de poluição.
Entretanto, como o Audi A3 e-tron é um modelo híbrido, caso seja necessário um alcance maior, o seu motor de combustão interna à gasolina (TSI 1.4 de 150 cavalos) acrescenta uma autonomia de 890 km, resultando em uma autonomia total combinada de 940 km.
Peso
O Audi A3 e-tron pesa 335 Kg a mais que a versão movida exclusivamente à gasolina. As baterias pesam 148 Kg e o motor elétrico e o sistema de gerenciamento eletrônico pesa 70 kg.
Desempenho
Em modo totalmente elétrico o Audi A3 e-tron chega a 130 Km/h de velocidade máxima, enquanto com gasolina atinge 222 KM/h. Em modo elétrico ele acelera de 0 a 60 Km/h em 4,9 segundos, enquanto com os dois motores atuando, ele acelera de 0 a 100 Km/h em 7,6 segundos. A potência máxima combinada é de 204 cavalos e o torque de 35 Kgfm.
Consumo
A Audi informa que o A3 E-tron é capaz de andar 100 Km com 1,5 litro de combustível, resultado de um consumo de 66,7 Km/l. A conta é a seguinte: os primeiros 50 Km em modo elétrico, então consumo 0 de gasolina. Depois anda 30 Km com gasolina consumindo 1,5 litros, e, nesse trajeto os sistemas de regeneração de energia recarregam as baterias que permitem 20 Km adicionais em modo totalmente elétrico novamente.
Modos de condução
O Audi A3 E-tron tem três modos de condução: EV - para totalmente elétrico; S para esportivo; Híbrido Hold, para preservar a energia da bateria para uso posterior.
Tempo de recarga das bateriais
A recarga total das baterias do Audi A3 e-tron leva 3 horas e 45 minutos, utilizando uma tomada de 220 volts; e 2 horas e 15 minutos com uma tomada de 380 volts.
O Audi A3 e-tron já está à venda na Europa, e chega em 2015 aos EUA, China e Brasil. Na Alemanha seu preço é de 37.900 Euros (R$ 140 mil reais).
Principais rivais: Toyota Prius plug-in, Volkswagen Golf GTE.
Vídeo Review (em Espanhol)
Audi A3 E-Tron: fotos, desempenho, consumo e autonomia
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Seria querer de mais esse carro por 130 mil, está no preço do Fusion Hybrid, mas como ele também pode ser recarregado na tomada, não vai pagar menos impostos, ai lá vai o preço disparar.
ResponderExcluirEstamos precisando de mais híbridos no Brasil, Hyundai tem o Sonata Hybrid, Toyota tem o Camry Hybrid, Kia tem o Optima Hybrid, esses carros seriam boas opções pra cá, já que não são plug-in, estariam no mesmo patamar do Fusion em preço, mas fazer o que, brasileiro parece que não merece carros bons.
Concordo, 130 e eu bateria o martelo.
ExcluirEu soube que o preço vai ser na casa dos 180 mil.
ExcluirShow esse híbrido! Tomara que venha para o Brasil mesmo! E com preço JUSTO é claro. Políticos corruptos merecem o inferno!
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