Desde a chegada do Golf 7 ao mercado, ele foi direto ao topo do segmento, mas será que as profundas mudanças efetuadas no Focus são suficientes para colocá-lo em condições de competir com o o alemão? O Focus 2015 tem diferenças estéticas evidentes, principalmente na parte externa com sua grade ao estilo "Aston Martin", mas é no interior que ocorreram as alterações mais significativas, corrigindo o que sempre foi o ponto fraco do Focus MK3.
O interior do Focus ficou mais racional, e observa-se um salto de qualidade no acabamento e nos materiais. A Ford também fez ajustes na suspensão, que ficou mais firme (exatamente para imitar o comportamento do Golf), na direção - que ficou mais leve.
E, sob o capô, novos motores EcoBoost 1.5 no lugar no 1.6, mas o que será o mais vendido no mercado europeu é o EcoBoost de três cilindros, 1.0 litros, que tem várias opções de potência, uima delas com 123 cavalos. A versão Titanium X tem preço de £ 22.295 (R$ 87.600), podendo chegar a £ 25.775 (R$ 101.300 reais) com os opcionais.
O Golf adota motor 1.4 de 120 cavalos, e com os mesmos equipamentos do Focus custa £ 21.700 (R$ 85.300), já com sistema multimídia e ACC - controle de cruzeiro adaptativo.
O consumo informado do Focus 1.0 EcoBoost alcança 21.24 Km/l, enquanto o Golf 1.4 TSI fica com 18.87 Km/l. Mas o Golf dá o troco oferecendo melhor desempenho, acelerando de 0 a 100 Km/h em 9.3 segundos, contra 11 do Focus 1.0 EcoBoost.
Estilo
O Golf Mk7 é um carro que quanto mais se vê nas ruas, mais se gosta dele. As linhas do Golf não vão envelhecer tão cedo, o que é uma vantagem importante sobre o Focus, que já nasceu com visual datado. O Focus 2015 reestilizado ficou melhor, mas ainda não conta com a qualidade atemporal das linhas do Golf.
O Golf é um carro que tem um exterior e um interior que exala classe, elegância e sofisticação. O modelo da VW é construído com materiais de alta qualidade. Os comandos do interior são precisos, claros, bem ponderados e a posição de condução confortável e com boa visibilidade é facilmente encontrada.
O Golf já tem dois anos de mercado na Europa e continua atual. E a dinâmica de condução do Golf é impecável. O carro desliza de forma suave e silenciosa; a qualidade do passeio é exemplar. A VW afinou este Golf para se destacar em conforto, requinte, estabilidade e previsibilidade.
O Focus 2015 com reestilização conseguiu se aproximar do Golf em termos estéticos, sobretudo em termos de apelo de sofisticação. O novo interior é melhor, com um quadro de instrumentos mais simples, com botões fáceis de encontrar e algumas funções que foram migradas para a central multimídia. A qualidade percebida também é melhor, com mais materiais de toque suave.
O VW Golf ainda tem vantagem. A Ford melhorou interior do Focus, mas a Ford optou por tentar consertar algo que era fundamentalmente falho, ao invés de fazê-lo inteiramente novo. E a qualidade percebida do Golf ainda está um nível acima.
Veredicto
O Golf continua um carro superior. O Focus está mais perto do que nunca, e, em determinadas situações, até melhor para dirigir. Mas o Golf está perto o suficiente em áreas onde o Focus se destaca, e está à frente em requinte e qualidade interior. Qualquer que seja a opção, porém, não irá decepcionar.
Fonte: AutoCar
Melhorou bastante o design desse focus!
ResponderExcluirHoje aguenta o Carlos.
ResponderExcluirMas o Golf realmente é o melhor, the very best. Ele ganha do Focus, recém reformulado. O que dirá do nosso Focus argentino que não tem metade do refinamento mecânico, construtivo e de acabamento desse Focus.
O Golf Mk7 massacra o focus reestilizado também, mas com certeza ele está mais bonito, mais bem montado e melhor acabado do que antes.
ExcluirO minha única queixa contra a Volks é a insistência no mesmo interior de carro, se pegar agora do Fox Highline pra cima, o interior é o mesmo, com uma diferença ali, um cromado aqui, um filete imitando aço escovado acolá... E é só, o resto é igual, da a impressão que todos os carros da Volks possuem o mesmo interior, agora nos modelos de 2015 para frente é que parece que está melhorando bastante. O Golf é de fato uma melhor escolha, mas eu seguiria o coração e iria de Focus, pois por mais que eu enxergue o baita carro que o Golf é, a minha satisfação seria maior com o Focus.
ExcluirFazer o que? É gosto.
O motor EcoBoost é mais eficiente, ágil levando-se em conta que o tamanho é bem menor 1.0, porque se fosse o Focus 1.6 daí o "PAU" era bem maior (seria 180cv), não é atoa que o veículo da FORD briga pela liderança de vendas no Globo. Além do mais ele tem mais espaço interno design interior muito mais bonito (questão de gosto), além de seus airbags de cortina, atualmente até para os joelhos, isso sim é segurança.
ExcluirO focus top de linha só tem 6 airbags, o Golf de entrada já tem 7 airbags e é melhor em segurança 2x5 estrelas contra 5 e 4 estrelas do focus.
ExcluirQuanto a motor o focus sempre perde também. O Golf é mais rápido com o 1.4 TSI, com o 1.8 TSI (de 180 cavalos do a3 ambition) e com o 2.0TSI de 230 cavalos e 36kgfm de torque do GTI.
Em desempenho o focus é sempre massacrado. Tanto que o focus st tem mais cavalos e toma pau do GTI, e o focus RS briga com o GTI e tem muito mais cavalos. Os cavalos ford são como os cavalos CAOA. Os cavalos Golf-Audi são mais eficientes.
Quando é que vão parar de comparar o DSG com um manual?
ExcluirO Golf Gti tem aceleração ligeiramente mais rápida que o St pelo fato do Shift Time dele ser bem rápido, o motor EcoBoost é sem dúvida um dos melhores do mercado, mas ele só tem caixa automático no Fusion, no St quiseram fazer algo mais purista e empurraram o câmbio manual.
No fim das contas acho que se o Focus tivesse um câmbio automático no St daria empate no desempenho ou até uma possível vitória do Focus, mas isso só vamos saber quando vier um dupla embreagem para o Focus St.
"Se o Golf tivesse duas asas ele voava". Apostar com o "se" fica fácil.
ExcluirInfelizmente a ford não tem um câmbio automático que preste, só esse powershift.
Quer comparar alguma coisa? Compara com o Golf R (0-100 em 4,8 segundos), Golf R400 (0-100 em 3,8 segundos), ou Golf R420 (0-100 em 3,6 segundos) com câmbio DSG10 ou manual.
Fica difícil...
O Focus continua melhor de se guiar, segundo o site original...
ExcluirFocus com maior espaço interno?
ExcluirEsse comeu c*... kkkkkkkk
É óbvio. O Golf estava 10 anos à frente do Focus Mk3. Agora com o Mk3,5, o Golf está apenas 8,5 anos à frente. O Focus melhorou, sem dúvida, mas fica muito atrás do Golf em tudo. Não há nada que esse Focus 3,5 consiga ser superior ao Golf. nada. E o Focus continua maior por fora, mais pesado, e muito mais apertado por dentro.
ResponderExcluirO que revela que a engenharia da Ford tá no século XX ainda. Boa para competir com o Golf 4, mas totalmente sem ação em relação ao Golf 7.
Um comparativo desse focus 3 com facilift e do Golf 4,5 Sportline seria muito duro.
ExcluirO Golf 4,5 Sportline venceria em acabamento, freios a disco nas quatro rodas, dirigibilidade, qualidade construtiva e economia de combustível, o ford focus venceria em equipamentos e tecnologia.
O texto disse: O FOCUS É MELHOR DE SE GUIAR. Ponto final. Que cara chato... o Golf ganha em requinte e interior - ou seja: acabamento mais refinado, etc... Apenas nisto.
ExcluirO focus europeu é melhor de guiar, com motor de verdade. Já o nosso, com motor duratec dos anos 90 é complicado.
ExcluirO veredito é claro: O Golf é melhor no geral. Ponto final.
O Golf é um carro muito melhor de dirigir do que o focus, de acordo com todos os comparativos. E isso falando do Golf 1.4 TSI que vem para o Brasil (não desse motor com bem menos torque) contra o focus ecoboost com facelift (não essa banheira lerda e desalinhada que vendida no Brasil, com duratec, tambor, acabamento porco,etc).
Excluir"Mas o Golf está perto o suficiente em áreas onde o Focus se destaca, e está à frente em requinte e qualidade interior" Nas áreas onde o Focus se destaca o golf está abaixo dele, perto mas abaixo. Nas áreas onde o golf se destaca o focus está abaixo dele. Conclusão, cada um tem suas qualidades e nenhum é melhor que o outro.
ResponderExcluir"Qualquer que seja a opção, porém, não irá decepcionar." Se nenhum é melhor do que o outro. Logo, os dois se equivalem. Se os dois se equivalem, então o Focus chegou ao nível do Golf, e até mesmo se destacando em algumas áreas!!
"O Focus está mais perto do que nunca, e, em determinadas situações, até melhor para dirigir". Carro foi feita para??? DIRIGIR!!!
Parabéns Ford. Finalizou a Capela Cistina!
A Ford ainda não conseguiu colocar um ACC que para o carro até a imobilidade. O ACC do Focus só funciona até 15 Km/h...fail total.
ResponderExcluirO Focus ainda não tem freio eletro-hidráulico.
O Focus não tem DLA.
O Focus só tem 6 airbags, contra 7 do Golf.
A transmissão do Focus Powershift do Focus tem até petição de proprietários na Internet com mais de 560 assinaturas só no Brasil, enquanto a DSG 7 do Golf é uma das melhores do mundo.
O Golf é 5 estrelas / 5 estrelas no Euro NCAP/ latin CAP e TSP+ no IIHS. O Focus não é 5 estrelas atrás e nem é TSP+.
A Ford é tão fraquinha que para comparar com o Golf TSI DSG eles usaram um fordinho 1.0... kkkkkkkkkkkk
ExcluirE tomou um pau feio do Golf 1.4 com a potência mais baixa disponível. Ficou mais de 2 segundos atrás do Golf 1.4 de 120 cv..;;..Desastre.
ExcluirCarlos,
ExcluirEles tem que fazer um comparativo desse focus reestilizado com os antigos motores duratec, 1.6 e 2.0, e do Golf Highline com o motor 1.4 TSI de 26kgfm de torque trazido para o Brasil.
Porque todos sabem que o focus vendido aqui vai continuar com os duratec aspirados.
E vai ser feito na Argentina, isto é, péssima montagem, encaixes muito ruins, forro do teto soltando, peças desalinhadas, etc.
O interior do golf é simples. Não tem nada demais. Bons materiais e acabamento, só.
Excluirmas é assim que tem que ser. Se vc quer interior de carro parecendo uma boite, então parte para a Citroen com painel que muda de cor: roxo, rosa choque...etc. A Ford parece que vai colocar mudança de cor no painel também....rá..rá..rá..que piada isso!
ExcluirQue seja, mas quem falou em luzes? O design interno do focus já substitui quaisquer adereços. Bastaria ter materiais mais nobres e bons encaixes que faria um estrago na concorrencia. Gosto cada um tem o seu, mas acredito que a maioria pensa o mesmo (não a maioria deste blog).
ExcluirO jornalista da AutoCar disse que o erro da Ford no MK3,5 foi não ter refeito o interior inteiro do Focus, pois o interior é totalmente falho e errado. e não dá para consertar uma coisa errada.
ExcluirOu seja, o que vc acha bonitinho, o jornalista especializado aponta que é tudo errado.
Errado? o que? Compare as fotos acima. Focus alem de mais design parece até ser mais limpo. O jornalista da AutoCar não é dono da verdade e eu não sei quem paga o salário dele. Fico com minha opnião.
ExcluirBeleza é subjetivo. O focus ficou muito bonito com esse facelift, na minha opniao. O Golf é um carro muito superior no geral, mas o focus ficou bonito e mais harmonioso, além de ter evoluído muito com relação ao anterior.
ExcluirEu dirigi dois Focus G3 e o interior é todo errado sim, claustrofóbico, vc não encontra os comandos facilmente, os comandos do multimídia são incompreensíveis. Mais, vc faz qualquer movimento e acaba esbarrando em alguma coisa.
ExcluirMuitos podem não aceitar ou entender o que escrevo, mas antes de baixar a lenha, guiem um Golf 7 e verão que a referencia é o Golf e o interior dele serve hoje de base para toda linha VW Premium, porque é amplo, pratico e ergonômico o que o Focus não conseguiu ser.
Tenho um parente que saiu do Focus G3 para o Golf 7, isto no ultimo minuto da prorrogação do 2nd tempo, tipo Inter x CAM sábado passado, ele está rindo sozinho e encantado com o "ultimo" Golf Comfortline. Fazia um ano que eu dizia pra ele, "vc tem um bom carro na mão (o G3), é inegável, mas não dá nem pra saída, se comparado ao Golf TSI", hoje ele confirma minhas palavras.
Eddie,
ExcluirAssim o Matheus Costa enfarta!
Vc devia convence-lo a comprar o Golf Highline DSG que o ofereceram por 81k.
Abraço.
Pois é Richard,
Excluiraté hoje me penitencio de ter jogado um balde de agua fria no Matheus, quando ele veio ao Blog contar-nos da compra do Focus. Mas é assim mesmo, faz parte da evolução Humana, hoje um Focus, amanhã será um Golf !
Abraço
Na Europa o Golf tem airbags laterais traseiros como opcional.
ExcluirEu li sobre isso. Ao todo ele pode ficar com 11 airbags.
ExcluirVi um jornalista falando uma vez que os Golf Highline vendidos no Brasil não tem 7 airbags, mas na verdade 9 airbags!
Ele disse que cada lado do carro tem dois airbags de cortina (no caso do Golf) que a Volkswagen conta como um. Por isso são 9 bolsas de ar ao todo no Golf vendido no Brasil, podendo chegar a 11 na Europa.
Enfim, é um carro excepcionalmente seguro.
Meu primo teve um MK4 e hoje tem um mini,quando eu vê-lo vou perguntar pra ele pq ele não vende o mini dele,é um Cooper S e tirar um Golf TSI 1.4,por sinal a manutenção do Golf é mais barata que a do Mini.
ExcluirEddie, estávamos falando de design e não de espaço interno. Mas já que vc mencionou, tenho um focus e vejo que realmente o espaço interno poderia ser melhor. Que a Ford veja isto. Sobre os comandos discordo de vc. Todos à mão sem confusão. Eu o dirigi por mais de 22k e não tive problemas.
ExcluirPode ser Luciano,
ExcluirAssim peço desculpas aos Fordistas, pois estou "mal acostumado" com o TSI Elegance, lamento, minha falta.
Sem sarcasmo agora, talvez com mais kms e dias rodados eu teria outra percepção do interior do Focus, entretanto aquela enormidade de botões no centro do painel confundindo tudo enquanto vc conduz, não dá não, a seleção da emissora de rádio é muito complicado, estou fora! Sds
O Focus só tem 6 airbags, contra 7 do Golf.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
Eu compraria o Golf também, mas você tem muita dificuldade se expressar meu amigo carlos
Olha estas fotos! Parece que um é ano/modelo 2015 e o outro da década de 90.
ResponderExcluirConcordo, o focus parece que é de 1982, com esse design pseudo-futurista.
ExcluirJá o Golf é sóbrio e tem design que deve envelhecer com dignidade, pois não cansa. Impressionante como o Golf é melhor em todos os aspectos, é um carro simplesmente fantástico.
Cara... acho que é o contrário: O Focus é mais moderno, enquanto o Golf é mais conservador e atemporal. Qualquer um que entende de desenho sabe disso. Um carro atemporal - dentre outros: Civic 8, Audi A4 1, Golf 7, Chevrolet Cruze 1, Peugeot 206... Desenhos eficientes, que não envelhecem. Carros moderníssimos: qualquer Hyundai novo de 2010 pra cá, a linha Ford atual, etc... Estes, por conta da agressividade, envelhecerão mais rápido. Entendeu a semântica do texto?
ExcluirTipo quando uma mulher é feia, mas você não quer ser deselegante.
ExcluirAí você diz que ela tem uma beleza atemporal....
o golf pode ser mais carro mecanicamente, mas colocando um ao lado do outro é muito mais feio que o ford, o interior também perde feio
ResponderExcluirOpinião cada um tem a sua. Mas eu fico com a do jornalista da Autocar que disse que o Golf está muito à frente em design interno e externo. Inclusive disse que o interior do Focus é "FALHO". Isso mesmo. FALHO.
ExcluirE vc acha isso bonito...o que só mostra o quão elevado é o seu desconhecimento sobre carros.
O jornalista não disse isto: disse que o Golf é ATEMPORAL. Aprenda a interpretar texto.
ExcluirACHEI LEGAL SEU NICK
ExcluirPode até ser mais gostoso de dirigir em algumas situações com o ecoboost, mas como virá para o Brasil com o velho 2.0, o golf vai continuar na frente e fácil!!
ResponderExcluirCom certeza Paulo,
ExcluirA ford vai trazer pra cá com os motores duratec 1.6 e 2.0.
Vai continuar com versões do carro com freios a tambor.
Vai continuar com a montagem mal feita na Argentina e com o acabamento porco...
Pro Brasil tudo pode...
Abraço.
Continuar na frente? O focus vende o dobro.
ExcluirNão é questão de vendas... fica na frente em questão de qualidade, performance...
ExcluirEsse focus continua mal acabado. Tem vídeos na internet com detalhes, as portas continuam todas de plástico duro (como dá pra ver nas fotos), o forro do teto continua barato, as colunas, porta-luvas e porta-trecos não tem forramento nenhum, e só a parte da frente do painel é emborrachada, atrás é tudo plástico oco. Não tem requinte de carro premium.
ResponderExcluirMas a qualidade da montagem melhorou (talvez pelo carro ainda não ser feito na argentina).
Enfim, está a anos-luz do Golf Highline.
Esse focus é apenas um facelift de uma geração sem brilho e que não fez sucesso.
ResponderExcluirContinua basicamente o mesmo carro.
Não tem a mínima chance de enfrentar o melhor carro dos EUA, da Europa, do Japão, da Alemanha, do Brasil, Carro Mundial do Ano, Golf Mk7, a Lenda.
Só fez do Focus o carro mais vendido no mundo...kkkkkkkkkkkk Sem sucesso onde? uhauhahuahuahuahuahuahu
ExcluirVc tem um Golf ou é paga pau mesmo? Casa com o carro e não seja ridículo... rs
Cidadão, o Corolla é o carro mais vendido do mundo, o focus é o segundo (isso somando as versões hatch e sedã). O Golf é o hatch mais vendido do planeta.
Excluir(exatamente para imitar o comportamento do Golf)
ResponderExcluirparei aqui kkkkkkkkkkk tudo gira em torno do golf
Lógico que gira.
ExcluirO Golf é a referência do segmento. É o hatch médio mais vendido do mundo e geração após geração é sempre o melhor.
Os outros tem que tentar copiá-lo pois ele dita os passos do mercado.
O Golf é muito mas muito superior ao Focus, por mais que o Focus tenha melhorado bastante não é capaz de rivalizar com o Golf.
ResponderExcluirNão é capaz???? UAHUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirOs dois são muito bons. Pára de falar asneira... O Focus é MUITO BOM... DO jeito que você fala, parece uma carroça... Seja menos tosco, rapaz...
Nas fotos da internet vimos que o focus continua com os caninhos tortos "de guarda-chuva de 1,99" como apoios de cabeça dos bancos.
ResponderExcluirEspero que o forramento do teto venha um pouco melhor do que antes, e que ele não venha soltando de fábrica.
Ou então que vendam o carro com uma araldite ou durepox de brinde.
Como todos sabem - e o texto disse: O Focus é melhor de se dirigir. Isto que conta =)
ExcluirCidadão, vc é proprietário de um focus com forro do teto vagabundo soltando. Cola com araldite e seja feliz com ele.
ExcluirDesign do Focus cansativo e datado ? Acho que nao....
ResponderExcluirO Fusion é um exemplo disso quando passa na rua todos olham.... E eu nao me cansei do design do mesmo.
Essa frente bocao da Ford é linda....
Mas como sempre esse Blog adora humilhar a concorrencia...
Matheus não respondeu os comentários do post anterior (BMW 116i), onde ele teve a audácia de dizer que o focus mal acabado concorre com os premium.
ExcluirFiz um test drive num focus titanium plus semana passada e tirei várias fotos, só pra argumentar com vc.
O carro é equipado, mas tem acabamento muito fraco.
As quatro portas são de plástico oco e duro, com uma parte de couro sintético no meio (nas portas traseiras é minúscula a parte com couro sintético, menor do que em um gol ou palio);
Só a parte da frente do painel é emborrachada, atrás é tudo plástico oco e duro;
As colunas dianteiras não tem nenhuma forração, só plástico;
Os guarda-mapas das portas não tem forração nenhuma, só plástico;
O porta-luvas do carro não tem forração, nem refrigeração, é todo de plástico;
A forração do teto desse carro é de baixa qualidade ( melhor do que o das versões S, SE e Titanium, talvez por ter teto solar), qualquer pessoa vê que aquele material do teto não é tecido, mas um material barato.
Os suportes de cabeça dos bancos são caninhos tortos de um material baratíssimo;
A montagem e os encaixes das peças é muito ruim, tinha um espaço enorme entre o plástico da porta e o do painel, que deveriam encaixar.
O espaço interno na frente é apertado, porque nossa perna encosta nos plástico do painel (no banco do passageiro);
Apenas um anão consegue ficar sentado no banco de trás do focus, minúsculo o espaço;
Cadê as saídas de ar para o banco de trás? Além do aperto se passa calor?!
Só tem uma faixa do tamanho de um iphone de couro sintético (courinho) nas portas traseiras, corte de custos enorme;
O capô do carro é suspenso por uma varetinha manual, temos que ficar segurando ele enquanto achamos a vareta e encaixamos, piada para um carro de 94 mil reais!
O motor é descoberto, fios pra todos os lados!
O porta-malas é do tamanho do do Golf, mas muito pior acabado, não tem apoio para segurar a tampa e o estepe é de bicicleta (no Golf é de liga leve aro 17);
Como o porta-malas é pequeno e ainda usam estepe fininho?
Pronto Matheus,
ExcluirIsso é o Ford focus Titanium plus!
Acabamento muito ruim para um hatch de 94 mil reais! Não amarra a chuteira do Golf Highline ou de nenhum premium!
Só pra vc saber, o carro ter painel futurista e bancos de couro sintético não o torna bem acabado ou bem montado.
Abraço.
Impressionante a obsessão que este Richard tem com o Focus!
ExcluirTodo mundo sabe que o Golf é mais carro. Mas o cara insiste em desvalorizar o carro da Ford, que tb é excelente !
Esquece o Focus, cara!!
Guto,
ExcluirEu e o Matheus Costa temos essa mania aí. Gosto de irritar ele porque ele tem um focus e eu tenho um Golf. Ele vive desmerecendo o Golf chamando de golzão, caríssimo, o motor turbo não vai agüentar, o acabamento é igual ao do focus, etc.
E ele fala sem nenhum embasamento. Gosto de irritar ele, porque ele insiste em dizer que o focus anda a mesma coisa e tem acabamento similar ao Golf, o que é mentira.
Se ele diz, você paga de ridículo igual, porque inventa mentiras e diz asneiras para desmerecer o grande Ford Focus. Se o Golf não existisse, você teria um, pois não haveria outro melhor. Fim de papo.
ExcluirVc é imbecil mal humorado.
ExcluirSe joga da ponte.
Devo discordar quanto aos que refere ao visual, o Golf parece bem mais old que o Focus mas como dizem que visual é questão de opinião(com um toque de gosto pela marca). O Focus parece ser mais ousado nesse ponto.
ResponderExcluirEm termos de motorização, comparando o 1.0 Ecoboost e o 1.4 TSI, vai depender do foco do consumidor. Dai vem pontos como transmissão, tecnologia, conforto. No mais, o Golf pode ser superior mas não condeno que goste mais do Focus.
O que eu acho engraçado é por que as matérias aqui sempre são Ford x VW ?! Volta e meia com VW vai superar a Toyota. Será que tem a ver com o ranking global?
Na boa, se fosse para eu escolher, escolheria o Golf... mas isso de dizer que o Focus está 'anos luz atrasado...' blá, blá, blá não sei o quê... isso é ridiculo. Só mostra insegurança da parte dos fan-boy vw!
ResponderExcluirTem q ver ao vivo e nos testes das revistas especializadas. Mas aparentemente o Golf ainda é o carro a ser batido.
ResponderExcluirGolf = O melhor da categoria!!!
ResponderExcluirFocus = O líder de vendas da categoria!!!
Acho que a Ford esta mais satisfeita...
Realmente a Ford deve estar bem satisfeita com preju de 1 bi na América Latina.
ExcluirEnquanto o Golf + Jetta vende o dobro de Focus Hatch + Golf Sedan.
Enquanto a VW bomba de lucro, a Ford no preju...realmente deve estar bem satisfeita...
Engraçado que as montadoras ganham dinheiro como clubes de futebol porque ainda tem gente que fica torcendo pra A ou B..
ExcluirO que importa se a ford está satisfeita ou não? Quem deveria estar satisfeito é o consumidor! A ford pode estar vendendo muito, mas tá vendendo um carro obsoleto, infelizmente. E digo mais, vendendo para um mercado de compradores pouco exigente.
Não tenho favoritismo por nenhuma das montadoras, mas não da pra deixar de parabenizar a VW pelo trabalho feito com o golf. O ideal seria que todas as montadoras oferecessem, nesse segmento, carros da mesma qualidade do golf. Assim haveria maior concorrência e, de fato, benefício para o consumidor.
Fora isso, fica apenas essa torcida boba. Dai o focus, mais barato por ter menor qualidade, vende mais. O golf, melhor, eleva demais seus preços, pois não se enquadra na mesma categoria dos seus "concorrentes".
Hoje o cidadão, com 70 mil no bolso, está LASCADO! Não consegue mais comprar o golf que se comprava antes e acaba levando o focus.
Pauloxeki,
ExcluirCorretíssimo o seu comentário. O pessoal não vê que é bom para os consumidores um produto com a excelência do Golf 7 estar sendo vendido no Brasil.
Wagner Pereira,
ExcluirA ford conseguir vender mais um produto feito sem alto controle de qualidade, com acabamento ruim, freios a tambor em algumas versões, etc, não é motivo para o consumidor ficar satisfeito.
Infelizmente o preço do Golf aumentou muito (felizmente para quem já comprou), e quem não comprou ainda vai perder a chance de ter o melhor hatch médio do mundo em sua garagem.
Isso que preocupa. Acho que ela deveria estar insatisfeita e trazer logo o moderno ecoboost, um acabamento e espaço interno decente. Mas acho que os numeros do mercado vão acomodá-la a continuar do jeito que está porque o mercado é quem dita as regras.
ExcluirLuciano,
ExcluirSe ela trouxesse o moderno motor ecoboost, melhorasse o espaço interno do carro e o acabamento porco, e trocasse os freios a tambor (versões S1.6 e S2.0) por freios a disco, seria ótimo para todos nós consumidores!
O problema é que eles estão vendendo bem o focus (mal)feito na argentina, então talvez se acomodem, pelo menos até o Golf ser feito aqui e ter mais disponibilidade nas versões básicas.
Concordo que o Golf e a melhor opção... Mas enquanto o Focus for líder a Ford esta satisfeita...
ExcluirAgora ctz q se perder a liderança o seu produto melhora...
Tb acho loucura pagar + de 60 k em um carro com freios a tambor sem farol de neblina etc..
Se acha o Focus S 1.6 com freios a tambor e 2 airbags com 6 meses de uso por 52k, o carro é mal acabado e pelado mas pelo menos fica com preço bom para a categoria.
ExcluirO pessoal aqui não entende. Não há comparação entre os dois carros, são de categorias diferentes!
ResponderExcluirO Golf é um hatch premium, tem motor turbinado, acabamento refinado e concorre com seu irmão audi a3, mercedes a200, etc.
O Focus é um hatch médio normal, muito gostoso de dirigir, que concorre com hyundai i30, fiat bravo, chevrolet cruze, etc.
Qual a vantagem de comparar um Hatch Premium e turbinado com um focus aspirado? Covardia essa de vcs.
Outra coisa, só compra o focus quem não tem dinheiro pra comprar o Golf, assim como só compra o ford ecosport quem quer um suv e não tem dinheiro pra comprar o Audi Q3, por exemplo.
ResponderExcluirO Golf é um hatch refinado, com acabamento de carro de luxo e muito desejado, sempre foi assim. O focus não tem aquela "aura" do Golf, é apenas um bom hatch medio.
E todos os donos de focus (tem um na minha casa) sabem de uma coisa. Quando passa um Golf Mk7 turbo voando do nosso lado no transito, bate aquela inveja...como eu queria ter um Golf desses pra mim!
ResponderExcluirMas como nem tudo são flores, quem não tem dinheiro para comprar o Golf, pode comprar o focus, um hatch que não é premuim, nem turbinado, nem bem acabado, mas é muito bom e é melhor do que cruze, bravo, etc.
Já passei por Golf e realmente despertou uma curiosidade como vc falou. Muito bem acabado por fora, lanternas de led e tal. Dá um ar de carro premium sim. Em contrapartida não gosto muito do desenho interior e tenho visto muita reclamação na net sobre o carro e sobre preço do seguro.
ExcluirPerfeita tua colocação Marcos,
Excluiracredito que por 65k hoje vc teria um Focus G3 1.6 l, um hatch médio, muito seguro apesar de apenas duplo airbag dianteiro, mas tem isofix, 5 + 4 estrelas no NCAP, muito bom. Pena, que o motor é fraco para o peso deste carro, ficou manco, o Up anda melhor nas retomadas!.
Mas, quando chegar o Golf Trendline 1.6 16V, mantendo os 7 airbags e freios a disco nas 4 rodas e toda parafernália eletrônica, a vida do Focus G 3,5 vai ficar muito difícil.
Sds
Quem tem mais de 30 anos sabe. Desde os anos 90 o Golf sempre foi um sonho de consumo aqui no Brasil, todo mundo queria ter um!
ResponderExcluirAté o nome do carro é show, Golf, esporte refinado! Não tinha como não desejar essa máquina.
O Golf é um carro que desperta muito desejo e inveja desde o seu lançamento no Brasil.
ExcluirE sempre foi muito bem acabado, de construção e design refinados e delicioso de dirigir.
Enfim, o Golf é um daqueles carros emblemáticos.
PÓLO também é de um esporte mais refinado ainda, Marcos!
ExcluirEu pensei em comprar um EcoSport e depois de ver o que a FOrd faz (ou deixa de fazer) com seus clientes eu desisti.
ResponderExcluirFaltou um freio de mão eletrônico com auto-hold nesse novo focus.
ResponderExcluirFaltou um sistema Start Stop nesse novo focus.
Faltou um revestimento em soft-touch nas portas do focus (olhem nas imagens, plástico duro).
Faltou revestir as colunas dianteiras em tecido e os porta-trecos.
Faltou requinte ao carro.
Mas eu gostei. Bonito e tecnológico.
Pena (pra ele) que o Golf existe.
Daqui apouco chega 308 novo.
ResponderExcluirO único que bate o golf, é o novo 308 o carro do ano 2014 na Europa
ExcluirPor 3000 reais não comprei o Golf ano passado. Na verdade, não me arrependi, pois primeiro ano de um carro tão tecnológico e refinado na nossa realidade (estradas, gasolina e ccs) é melhor esperar.
ResponderExcluir3.000 reais Unknown? Eu estaria bastante arrependido.
ExcluirHoje tenho na minha garagem coberto por uma capa de vinil um TSI Elegance com 7.000 km rodados e 13 meses de comprado (não pra dizer "de uso"), que não tem mais utilidade para mim, quase sempre estou fora, sem chance de rodar com ele com mínima frequência. Se analisar concretamente e racionalmente (o Golfeiro não é racional) eu deveria vender o carro, mas NÂO CONSIGO, pois vem na mente, quando terei outro Golf alemão igual a este, resposta é NUNCA se continuar vivendo no Brasil, e daí não vendo o carro e o Golfão vai continuar embaixo da capa de vinil. Lamentável! rrss
Unknow,
ExcluirEsses 3.000 reais na época agora viraram 12.000. O preço subiu muito. Mas ainda compensa. Se eu fosse vc compraria um dos últimos alemães, carro de primeira.
Eddie,
Não venda o seu Golfão. Vc é um cara de sorte, comprou o pacote com o melhor custo-benefício, Highline DSG + teto panorâmico + rodas madrid...por 84.5k, valor show de bola. Agora comprar um carro desses por preço similar ta difícil. Nem os premium de entrada tem esse nível de equipamentos/desempenho.
Abraço.
*Highline DSG + Elegance +teto panorâmico + rodas Madrid.
ExcluirRichard,
ExcluirDúvida cruel, nestas horas é preciso ser racional, mas não consigo!
Abraço
Eddie, na verdade eu tinha o dinheiro, mas entrei na dos haters da VW também. Explico: os haters diziam que o preço era caro (e é mesmo, mas pelo que o Golf oferece e pelos valores dos concorrentes no mercado brasileiro, até que não é tanto assim) e eu acabei achando que não valia a pena gastar mais de 80k. Acabei comprando outro carro, 0km, mas o Golf sempre me tenta quando vejo na rua e pretendo ter um final do ano que vem.
ExcluirO Focus é muito mais bonito que o Golf!
ResponderExcluirTroco de carro no próximo ano e tenho interessa em comprar um golf, novo ou seminovo. Então gostaria de aproveitar o espaço para tirar algumas dúvidas.
ResponderExcluirCompensar comprar um golf seminovo, sempre abaixo dos 30000 rodados?
Ou é melhor partir para um zero mesmo e pegar pelos aumentos exorbitantes dos últimos meses?
Com o possível aumento na concentração do álcool anidro na gasolina, para 27,5%, pode prejudicar esse motor do Golf?
Sei que os motores a gasolina e flex são calibrados para gasolina com 22% de álcool. Quando a mistura passa a 25% já fica um pouco fora; com 27,5%, mais ainda.
Tem com a VW fazer remapeamento do motor em carros que já saíram da fábrica, isto é, é só uma questão de programação/eletrônica do motor que pode ser realizada na concessionária?
Comprar um Golf Mexicano já me livro desse problema? Ou os importados a gasolina estão fadados morrerem embriagados, ou seja, ter menor tempo de vida?
Abs....
Troco de carro no próximo ano e tenho interesse em comprar um golf, novo ou seminovo. Então gostaria de aproveitar o espaço para tirar algumas dúvidas.
ResponderExcluirCompensar comprar um golf seminovo, sempre abaixo dos 30000 rodados?
Ou é melhor partir para um zero mesmo e pegar pelos aumentos exorbitantes dos últimos meses?
Com o possível aumento na concentração do álcool anidro na gasolina, para 27,5%, pode prejudicar esse motor do Golf?
Sei que os motores a gasolina e flex são calibrados para gasolina com 22% de álcool. Quando a mistura passa a 25% já fica um pouco fora; com 27,5%, mais ainda.
Tem com a VW fazer remapeamento do motor em carros que já saíram da fábrica, isto é, é só uma questão de programação/eletrônica do motor que pode ser realizada na concessionária?
Comprar um Golf Mexicano já me livro desse problema? Ou os importados a gasolina estão fadados morrerem embriagados, ou seja, ter menor tempo de vida?
Abs....
Seminovo alemão legítimo, Fraga!
ExcluirNão pense 2 vezes!
O carro é show!
Quanto a polêmica da gasolina, o Gti de meu filho roda com a Podium, está com quase 10.000km rodados e até agora, sem problemas, ok?
Abs e foi um prazer trocar idéias contigo!
Até mais...
Os Golf 7 estão rodando com gasolina Grid sem problema algum, o meu está na Podium porque roda pouco, muito pouco, infelizmente. Abr
ExcluirEu abasteço o meu com a Shell V-Power Nitro. O carro está com 6.000 km rodados sem nenhum problema. Faço uma média de 10,5 km/l na cidade.
ExcluirObrigado galera!
ExcluirGrande abraço Cao!
(qualidade atemporal das linhas do Golf.)
ResponderExcluirConcordo que o Golf e muito melhor! mas ta louco! Atemporal e de mais! Golf pra mim e um mito! Mas podia deixar a opinião pessoal de fora das reportagens! adoramos golfs, mas nem todos pensam assim! se parar para pensar! ele tem formas bem discretas, e sem graça! eu gosto! mas nao agrada a todos!
Também acho o A3 lindíssimo. O hatch mais bonito na minha opinião (apesar de ser um Golf com outra roupagem)
ResponderExcluirmas também acho o Golf show de bola e esse novo focus muito bonito.
Que o Eddie não leia(rsss..)!
ResponderExcluirMas também acho o A3 bem mais resolvido, esteticamente falando, que o Golf!
Agora, colegas :
ResponderExcluirMais um embate :
Golf x Focus
É a mesma ladainha de sempre:
O meu é superior ao teu....
O meu HUMILHA o teu....
O teu não MASSACRA o meu...
Etc.....etc....
E infindáveis posts pra saber quem tem o melhor carro, e um tentando convencer o outro que o seu é melhor que o dele.......
Senhores:
Tenho uma notícia que vai deixá-los tristes:
SEUS carros, NÃO são melhores que os outros!
TODOS são bons, em algum aspecto ou quesito, um pode ser melhor que outro, mas, em outro, pode ser pior!
NÃO HÁ CARRO PERFEITO!
Há carros bons! Ponto!
E, neste caso, Focus é Golf, AMBOS, são bons, mas, como qualquer máquina (sim senhores, prá decepção de vocês, carros são máquinas, não pessoas), tem características boas em alguns aspectos e ruins em outros!
Sejamos razoáveis e tenhamos mais maturidade e inteligência em nossos comentários para tornar o diálogo mais produtivo e que, de fato, troquemos experiências para quem as procura e que se tenha no blog, informações deveras úteis para quem as queira!
A época dos gladiadores foi-se s muito tempo!
Abs a todos
Besteira isso mesmo... Imagina se todo mundo pensasse igual? So ia ter uma marca? So um carro?
ExcluirViva a concorrência!!!!!
Cao,
ExcluirComo sempre vc tem razão.
Ambos são bons carros. O fato do Golf ser o melhor hatch médio do mundo atualmente não desmerece o Focus, que continua um hatch muito bom, melhor que a grande maioria.
O problema é que o blog é infestado por Haters da Volks que vivem atacando o Golf ("golzão, motor não agüenta, acabamento é igual ao focus, etc). O Golf é um carro de primeiro mundo, elogiado de forma unânime pela crítica européia e mundial, e eles gostam de atacar o carro sem nenhum embasamento. Aí eu gosto de mostrar os defeitos que o focus realmente tem (acabamento deixa a desejar, motor não é turbo, etc) para irrita-los.
Mas prometo que vou tentar me controlar, Rsrsrsrsrsrsrsrs
Abraços.
Richard :
ExcluirNão falei pensando em vc especificamente, ok?
Longe disso....
Mas, se vc quiser dar uma "ajudinha", vai bem...rss
Abs
Assino embaixo...rs
ExcluirCaO meu amigo...mais uma vez, por favor, vá na garagem dar mais uma olhada (longa e analítica) naquele GTI (Premium?) branco e depois nos diga alguma coisa! rss
ResponderExcluirUm Audi que me agradou muito foi o A3 Sedan (o único sedan que eu compraria), já o A3 Hatch é um belo carro, mas não tem "alma" como um Golf, é um desalmado!
Abraço
Kkkkk....
ResponderExcluirOk, Eddie, vc venceu!
Mas o Audi A3 hatch, principalmente com o teto branco, é lindo!!!
Concorde comigo, por favor! Ajudai.....
Sim, o Gti é o premium completo, com todos os opcionais, menos pintura metálica!
Abs
Em termos de design não dá para comparar. O Focus muito mais bonito. O visual do Golf parece ser de duas décadas atrás.
ResponderExcluirTenho que concordar CaO, fazer o que! Vou de hoje em diante reparar melhor nos A3 Hatch, prometo! rrss
ResponderExcluirEm termos de design o Focus é superior ao Golf, concerteza!
ResponderExcluirE em direção também!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEntre os dois prefiro o novo 308, carro do ano europeu.
ExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirEstou pensando em comprar um Golf 7... Nunca fui fã de VW mas os senhores estão me convencendo.
Se alguém puder responder, aquele problema do câmbio automático (barulhos) foi resolvido.
Tem havido problema na transmissão?
Gosto tanto de Golf como Focus, mas o que tenho lido é que o Golf dá um banho... Vou tentar fazer um test drive em ambos, o que na minha cidade é difícil...
Mas fica aí a consulta. Agradeço já se alguém responder. Abraços!
Neto Barreiros,
ExcluirSe vc quiser comprar um Golf 7, te aconselho a correr na concessionária mais próxima e procurar um dos últimos alemães, com freio de mão eletrônico e auto-hold, tecnologias muito intessantes.
O carro em si é espetacular, foi eleito carro mundial do ano, melhor carro da Europa, melhor carro dos EUA, carro do ano no Brasil, no Japão, etc. Ele ganhou todos os comparativos que participou.
Aconselhar vc a comprar a versão Highline (com lanternas em LED's, LED's internos, Ar-condicionado dualzone, bancos em Alcântara, etc). O meu é um Highline manual com pacote Elegance, e o carro é sensacional, uma delícia de dirigir, com acabamento primoroso.
Mas se vc optar pelo câmbio DSG de 7 marchas, saiba que ele é um dos melhores câmbios do mundo, que equipa grande parte da linha Audi, e é mais rápido do que qualquer outro vendido no Brasil. Os "barulhos" do câmbio, são uma característica do projeto, pois o câmbio é de dupla embreagem ( o câmbio Pshift do focus também tem o barulho), mas só é escutado em baixas velocidades com o vidro aberto e o ar desligado.
Enfim, o carro é um espetáculo. Se vc puder comprar um dos últimos alemães, melhor ainda. Eu indico a versão Highline, vc não vai achar nada melhor por aí.
*baixas velocidades em pisos irregulares com o vidro aberto e o ar desligado.
ExcluirSe eu tivesse dinheiro ia de Golf Highline com certeza! O carro é aclamado por toda a crítica mundial, tem construção esmerada e com requinte e ainda tem os fantásticos motor 1.4 TSI de torque altíssimo em baixas rotações e o câmbio DSG de 7 marchas (S-Tronic da Audi).
ExcluirEu escolheria o Golf Highline DSG Elegance sem teto, que custa 86 mil reais, alemão de preferência, melhor do que a grande maioria dos hatches premium ( A3, 116i, A200), mas até o Highline básico é fantástico. Dá pra configurar até os Leds das portas e painel pela central multimidia, GPS 3d, ar digital de duas zonas com saídas para o banco de trás...carro show.
Fora que o carro tem 7 airbags, isofix, controle de estabilidade, controle de tração, bloquio do diferencial eletrônico, foi nota dez para adultos e crianças na Europa e nos Estados Unidos, carro mais seguro já testado pelo LatinNcap.
ExcluirE faz 12km/l na cidade e 16km/l na estrada. Potente, economico, bem acabado, seguro demais, tecnologico, tem Start-Stop que desliga o motor em paradas.
Mas é melhor vc abastecer só com gasolina aditivada boa ou podium, pois o motor é um turbo alemão refinado.
ExcluirNeto moro em um bairro nobre, mas a rua é de paralelepípedo, como aqui é tombado pelo patrimônio não pode asfaltar, nesse tipo de piso o barulho do câmbio DSG é facilmente percebido, realmente incomoda, se eu fosse vc comprava o manual. Optei pelo,corolla justamente pelo barulho empório ser parecido com o gol, mais foi uma escolha muito dificio, o golf é quase perfeito, muito bom mesmo
ExcluirO Golf com câmbio manual de 6 marchas é uma delícia. O meu é assim, engates curtos e precisos e o câmbio casa bem com o motor turbo, deixando o carro esperto o tempo todo.
ExcluirRichard e Marcos, muito obrigado a ambos pela gentileza de suas respostas. Vou tentar fazer um test-drive com câmbio DSG...
ResponderExcluirO Focus é superior não só em design. Lado a lado o Golf quadradão que remete ao modelo de 10 anos atrás dá pena. Suspensão, dirigibilidade e estabilidade impecáveis. O Golf simplesmente fica atrás. Desempenho só depende da opção do motor. Comprei a versão titamium plus. O painel é diferente, muito mais bonito que as outras versões. A matéria é tendenciosa e o pessoal daquí é fanático. O projeto falho (?) é simplesmente um dos carros mais bonitos que a Ford já produziu. O Golf é quadrado e feio fora os inúmeros problemas relatados pelos proprietários. No teste da QR está apresentando altíssimo consumo de óleo. Fundiu (???). Daquí ha 10 anos chega lá. Não é por nada que no Brasil, a pesar do altíssimo investimento em marketing por parte da VW, o Focus hatch é o mais vendido.
ResponderExcluirClaudio,
ExcluirMenos, menos... O G3 2.0 litros Powershift é um excelente carro, claro, mas não dá nem pra saída comparado a um TSI DSG. Conheço gente que deixou G3 pra o passado (vendeu) e comprou TSI DSG, o carro tem 10 dias de uso e o sujeito continua de "boca aberta" sob efeito da tremenda diferença do Focus pro Golf.
Quanto aos fanáticos do Blog, sim somos, mas somos fanáticos por carro bons, bem montados, econômicos sem deixar desempenho de lado, e principalmente somos fanáticos por carros seguros, muito seguros. Sds
Caro Eddie, não acrescentou nada. Comentários generalistas. No Canal Top Speed, os rapazes avaliaram o Golf 1.4 manual e para desespero geral da galera, fez de 0-100 fez em 9,3 s, com câmbio mecânico que dá para aproveitar toda a potência do motor na arrancada. Imagino a decepção dos caras que andavam dizendo que o Golf tinha muito mais potência do que a VW divulgava. Ah, mas o focus tem 38cv a mais. Tem, mas também é bem mais pesado. Mas eu não estou muito interessado em arrancadas. São carros para o dia a dia com alguma esportividade. Olhei muito bem para o Golf antes de decidir comprar o Focus. Não deu para engolir esse modelo de 10 anos atrás que a VW tenta vender como se fosse uma Ferrari. O artigo diz que o Golf ganha em estilo (???), que o focus é um projeto falho, francamente, parece coisa de estagiário fanático. Deveria estudar mais e rever seus conceitos. Olha essa traseira do Golf: recortada, quase reta, careta. Olha para o perfil lateral do Golf: quadrada, parece uma perua. A aerodinâmica do Focus é primorosa, muito superior ao do Golf. E não preciso convencer ninguém. E só dar uma olhada nos carros de rua, não nessas fotos retocadas. E o resultado se percebe na estrada. O carro gruda no chão e a altas velocidade você nem percebe. Direção, suspensão e estabilidade excepcionais. O motor é adequado, não empolga mas como disse, não é um esportivo...nem o golf. Um golf 1.4 equipado como o titanium plus custa em torno de 110 mil reais, diferença de 20 mil.
ExcluirO que as fordetes não entendem, porque está além da capacidade de suas limitadas cabecinhas (que se deslumbram com luzinhas e botões no painel e acham que isso é "tecnologia"), é que o Golf é um carro icônico, com PERSONALIDADE. Você vê qualquer Golf de longe e sabe que é um Golf.
ExcluirE o Focus? Uma geração não tem nada a ver com a outra.
A lanterna do Focus parece uma ameba tridimensional.
Fora as gravíssimas falhas de projeto do Focus. O carro consegue ser maior por fora que o Golf, muito menor por dentro, mas não contente o Focus é menos rígido e menos seguro que o Golf, mesmo o Ford pesando 200 Kg a mais.
Ou seja, o Focus é um projeto obsoleto em todos os sentidos.
O Golf está de 5 a 10 anos à frente do Focus.
Não é por outro motivo que o Golf vende 5 vezes mais que o Focus na Europa, e enquanto o Golof já é o hatch mais vendido do Planeta, se somar Golf + Jetta eles vendem 78% mais que o Focus e Corolla no mundo.
O povo só compra fOCUS pois :
1. não sabe avaliar carro.
2. não tem dinheiro para comprar Golf,
No Brasil, só compram Focus porque o Golf não tem para vender. Mas em 2015 vai ter, e aí o Focus vai ver com quantos paus se faz uma canoa...
Puxa que desespero, heim. O Golf na rua parece qualquer outro hatch popular. Aquele estilo quadradão dos anos 80 você chama de "PERSONALIDADE"? Com mais 1 metro de comprimento vira um carro funerário. Parece que está faltando projetista na Alemanha mas alguns preferem chamar de "timeless", "atemporal"...
ExcluirNum outro post aparece o novo presidente da VW no Brasil tomando pose. No fundo um carrinho popular. Nada mais apropriado.
Lindo carro!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.