O órgão de segurança automotiva Global NCAP realizou testes de impacto com o novo carro compacto Datsun Go, fabricado pela Nissan e constatou que o modelo teve desastrosos devido à fraqueza de sua estrutura nos impactos. O modelo recebeu 0 estrelas no teste de impacto.
As conseqüências do mau desempenho estão vindo à luz agora. A primeira dela é um pedido oficial do Global NCAP para que a Nissan cesse imediatamente a comercialização e fabricação de Datsun Go até que você tenha resolvido os problemas estruturais.
Segundo o órgão, a deformação da carroceria é tão grande em impactos que o cidadão pode sofrer lesões graves mesmo com a abertura do airbag.
O chefe da Global NCAP, Max Mosley, disse em entrevista a vários meios de comunicação especializados que considera "incrível que a Nissan tenha autorizado o lançamento de um novo veículo, que é está claramente bem abaixo dos padrões atuais de segurança (e ele se refere ao padrão indiano de segurança, e não ao europeu, ainda mais rigoroso).
Para ele, o Datsun Go, como foi projetado, não será capaz de superar o teste de impacto frontal em vigor, o que deveria forçar a Nissan a não comercializar o carro na Índia até que ele receba as mudanças estruturais necessárias para garantir a segurança dos seus ocupantes.
Fonte: AutoBlog
Global NCAP pede suspensão da produção do Datsun Go
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Uma vergonha para a Nissan!
ResponderExcluirNão é novidade em se tratando de Nissan. O march vendido no brasil é 2 estrelas.
ResponderExcluirPor falar em estrelas, e o Novo KA? Quantas estrelas recebeu?
Carlos, você já respondeu esta pergunta há muito tempo e não percebeu... Se você afirma que pode-se considerar que o "Novo Fox" tem quatro estrelas no Latin NCAP, pois esta foi a nota do Polo e ambos dividem a mesma plataforma, a PQ24 (plataformas iguais, notas semelhantes).
ExcluirAssim, se o Ecosport tirou cinco estrelas no LatinNCAP e tem a mesma plataforma do Novo Ka, seguindo a "lógica" do seu raciocínio, por coerência, presume-se que o Novo Ka tenha as mesmas cinco estrelas (tanto a plataforma do Ka quanto a do Eco derivam da plataforma do New Fiesta, e apesar da nota do Fiesta ser menor, foi testado em 2012. Assim, considerei as cinco estrelas do Eco, pois é o teste mais recente da plataforma utilizada em comum).
Eu não concordo com esse seu raciocínio, Carlos, de que plataformas iguais resultados iguais, mas seguindo as suas premissas, a "sua conclusão" só pode ser esta: O Novo Ka tem CINCO estrelas no LatinNCAP.
O Fox é 4 estrelas sim, foi testado em 2006 pelo Euro NCAP no período em que o carro foi exportado para a Europa.
ExcluirContudo, já passou da hora da VWB testar o Fox através do Latin NCAP.
Cadê os resultados do crash test do Ka?
Carro Eddie!!
ExcluirMas la o Fox testado contava com isofix entre outros itens de segurança, itens que dão um "up" na nota e também acredito que em 2006 os testes não eram tão rigorosos como hoje são!!!Abs
Olá Luiz,
ExcluirVc está certo, obrigado pela correção; para a Europa o Fox (em 2005) era equipado com isofix.
A VWB precisaria fazer o crash test patrocinado do Fox, se pensa numa sobrevida de 3 anos para este carro. Assim, colocaria hoje o Fox no mesmo balaio do New Fiesta tupiniquim e KA, carros que precisam ser testados para dar tranquilidade ao consumidor.
Acredito, que o Fox teria escore 4 estrelas para adultos por utilizar a plataforma do Polo, já para as crianças no banco traseiro, devido a ausência de isofix, não passaria de 2, infelizmente. Abraço.
OFF TOPIC:
ResponderExcluirPessoal:
Acabo de ler uma matéria em outro blog do Brasil, onde a Suzuki soltou uma declaração para justificar o péssimo resultado dos testes do LatinNcap!
Ocorre que, em alguns países da área do Caribe, como Curacao, Trinidad and Tobago, Jamaica, etc, a montadora, em parceria com uma montadora da Índia, comercializa a versão indiana do Suzuki Swift, que levou bomba no LatinNcap!
Diferentemente ao comercializado no Brasil, que vêm do Japão e conseguiu nota máxima no EuroNcap, a montadora justificou que, para a Índia, comercializa um produto de pior qualidade que o vendido no Brasil, fabricado no Oriente!
Indignados, muitos leitores mostraram toda sua revolta por oferecer produtos piores que seus pares vendidos na Europa e Brasil, desqualificando o povo indiano, querendo dizer que para o indiano se oferece um produto inferior ao brasileiro ou europeu!!!!
Como pode uma montadora discriminar seus consumidores, pelo país onde moram?
Um absurdo!
Mesma situação do March mexicano /brasileiro e o europeu (micra)!!!!
Senhores, vidas são vidas e devem ser respeitadas em sua totalidade, seja no Brasil, Europa ou Índia!!!!
Por isso, a VWB com o up! e a Ford Brasil, estão de parabéns, por não discriminar seus compradores, pelo país que vivem!
Meu dinheiro, essa Suzuki nunca verá!
PS: Sugiro ao Fábio que faça uma matéria a respeito e divulgue-a aki no blog, pois é direito do consumidor saber e se informar sobre esses verdadeiros escândalos que empresas, supostamente, sérias, deveriam ter a ética como linha de partida para comercializar, em igualdade de condições, seus produtos!
Fica aki meu protesto contra esta empresa e minha sugestão de pauta aos redatores!
Abs a todos
Cao, feliz comentário! Minhas futuras trocas terei como critérios os teste de impacto, não testado não compro!
ExcluirGrande abraço!
Fraga:
ExcluirÉ revoltante uma montadora do porte de uma Suzuki vir, PUBLICAMENTE, justificar e afirmar que um automóvel de sua fabricação, dependendo do país, é menos seguro que o oferecido em outro determinado país!
É um preconceito inadmissível e digno de repúdio de todos que prezam pela igualdade de todos, seja em qual ponto de vista se veja!
Comentei esse post em vários blogs aki da Europa, e a repercussão contra a montadora, foi enorme!
Assim como não se justifica considerar o povo indiano de 2a classe, não se justifica a homofobia, o racismo, etc
É por aí que começaremos a ter um mundo mais justo!
Um grande abraço
Sacanagem. Quer dizer que indianos podem morrer a vontade.
ExcluirCertíssimo Cao. Vidas são vidas em qualquer lugar.
ResponderExcluirEsse carro só de olhar já se ve que é ruim,tem que tacar fogo nesta coisa.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkk
ExcluirNo Brasil, estamos evoluindo na questão segurança. Já temos a obrigatoriedade de air bags e freios Abs nos carros. E carros inseguros (como a Kombi e o Uno Mille - que deram sua contribuição no passado) foram tirados de linha. Ainda temos muitos carros medíocres em segurança no mercado. Mas acredito que com o tempo as pessoas comecem a valorizar a importância de andar num carro seguro. / Acho um falta de respeito o que algumas montadoras fazem: colocam modelos seguros e modernos em alguns países e em outros países colocam essas carroças inseguras (como esse Datsun). Tratando as pessoas como cidadãos de 2ª linha.
ResponderExcluirBrasil está melhorando, mas o próximo passo para o Brasil será:
ResponderExcluirControle de estabilidade em todos os carros
Air Bags laterais e de cortina para todos
Cinto de três pontos para todos
Apoio de cabeça para os cinco ocupantes
Aí o negócio ia ficar bonito. Daria até para sentir um orgulho do nosso mercado. Ia pedir suspensão independente na traseira e discos de freios nas quatro rodas, mas isso seria num terceiro passo.
Infelizmente isso não interessa para o consumidor brasileiro ,Se esse carro vir para o brasil e com o preço do do Palio e uno iria vender do mesmo jeito ,o povo só dá valor quando morre um ente querido da familia ,Não defendo nenhuma montadora mais o VW UP pelo menos tem segurança em outros carros,Nós Brasileiros deveriamos cobrar mais qualidade dos carros brasileiros e não essas carroças que são vendidas hoje em dia
ResponderExcluirEste filme do crash test do Nissan Datsun lembra muito o mesmo teste do falecido Agile e ainda bem vivo Classic. Vergonha, pura bandidagem, essas Montadoras vendem milhares de carros como estes ao ano sem qualquer ressentimento, matam pessoas.
ResponderExcluirO slogan devia ser: Datsun Go - if you crash you Go straight to the graveyard.
ResponderExcluirSou obrigado a concordar com o carlos4carros, não dava pra esperar algo diferente de um Nissan de entrada piorado, ainda mais um modelo destinado a venda em país subdesenvolvido. Lamentável, porém, realidade.
Um nissan de entrada feito para primeiro mundo é seguro, o problema da marca está nos carros feitos para países pobres.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.