A Volkswagen mostra no Salão de São Paulo o esportivo Golf GTE - novo híbrido plug-in (pode ser carregado em uma tomada de casa), que reúne sustentabilidade e desempenho, capaz de rodar grandes distâncias emitindo zero de poluentes.

VW Golf 2015 GTE

O Golf GTE pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico. Sua autonomia total, somando os dois sistemas de propulsão (gasolina + elétrico) é estimada é de até 939 quilômetros.

VW Golf 2015 GTE

O modelo é equipado com o motor 1.4 TSI do Golf GTE, com 150 cavalos, associado com um motor elétrico que chega a 102 cv. Resultado em uma potência do sistema híbrido de 204 cv, com torque de 35,71 kgfm.

O resultado em termos de desempenho é uma uma velocidade máxima de 222 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 s.

GTI, GTD, GTE

A designação Golf GTE está alinhada com as siglas GTI e GTD - este não vendido no Brasil). Em 1976, o primeiro GTI gerou a expressão “hot hatch” e, atualmente, é o compacto esportivo de maior sucesso em todo o mundo. O “I” em seu nome refere-se à injeção eletrônica de combustível, enquanto o “D” em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982, remete à injeção de diesel.

Carga da bateria

O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade. A bateria demora cerca de três horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional.

VW Golf 2015 GTE

Se a bateria for carregada através de uma caixa especial ou numa estação de recarga pública, o tempo de carga é reduzido para aproximadamente duas horas e meia.

VW Golf 2015 GTE

As opções de controle do Golf GTE permitem que o motorista possa garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas áreas urbanas apenas o motor elétrico seja utilizado.

Sistema híbrido plug-in do Golf GTE

O novo Golf GTE é movimentado por um motor turbo TSI de 150 cv com injeção direta de gasolina e um motor elétrico de 102 cv. Trabalhando em conjunto, os dois motores geram 204 cv. O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem com arrefecimento líquido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade do radiador.

A bateria pesa 120 quilogramas, aproximadamente 8% dos 1.524 quilos referentes ao peso líquido do carro. O GTE tem uma transmissão automática DSG de dupla embreagem com seis marchas, que foi desenvolvida especificamente para veículos híbridos

VW Golf 2015 GTE

O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força (que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo “e”.

Carro elétrico ao toque de botão

O Golf GTE pode ser utilizado em vários modos. O motorista pode, por exemplo, acionar um botão para entrar no modo “e”, que torna o Golf GTE um veículo totalmente livre de emissões. O condutor também pode usar o botão para trocar para o modo “GTE”, que ativa o lado esportivo do novo Golf.

Exterior

A presença da propulsão elétrica é expressada visualmente pela assinatura em C criada pelas luzes de circulação diurnas do Golf GTE. Enquanto isso, todos os outros elementos de design dianteiros remetem ao GTI, mas, nos lugares onde no GTI domina a cor vermelha, no GTE é utilizado o azul.

VW Golf 2015 GTE

Como o e-Golf, o Golf GTE com quatro portas será lançado com faróis duplos de LEDs de série. As lanternas direcionais, luzes de estacionamento e a luz de placa escurecida também utilizam tecnologia LED.

VW Golf 2015 GTE

Saias laterais e um defletor na borda do teto criam paralelos adicionais com o GTI e GTD. Enquanto isso, as rodas de liga leve aerodinâmicas de 16 (de série), 17 e 18 polegadas, foram criadas especialmente para o GTE.

Interior

O interior esportivo do Golf GTE revela uma relação com seus dois outros companheiros da série GT.

VW Golf 2015 GTE
Como no exterior do carro, os toques vermelhos do interior também foram convertidos para o azul, que é a cor característica da Volkswagen e-mobility.

VW Golf 2015 GTE

Instrumentos e mostradores específicos

Touchscreen: Todos os modelos do Golf são equipados com uma tela sensível ao toque. No caso do Golf GTE, o sistema de rádio “Composition Media”, com tela de 6,5 polegadas, é standard. No GTE, essa central multimidia traz funções adicionais, como um monitor de autonomia, um mostrador de fluxo de energia, estatísticas de emissão zero e sistema de navegação.

9 Comentários

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  1. Ecologicamente correto, mas um carro desses, elétrico, acho inviável!

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    1. http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/09/maior-fabrica-de-baterias-de-litio-do-mundo-deve-baratear-carro-eletrico.html

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  2. A Marina Silva vai gostar desse carro.

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  3. Volkswagen Golf, the very best!

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  4. Pelo que ouvi nos últimos dias o Governo federal não vai dar isenção de taxa de importação para carros elétricos plug-in como o Golf GTE, e sim para híbridos puros, eu acredito que o Audi S3 e-tron se enquadraria, portanto poderia ser importado com taxa zero ou quase.

    Não há no Brasil energia elétrica suficiente para carros puramente elétricos e/ou híbridos plug-in.

    A VWB deverá buscar ter um Golf Hybrid, pois Golf GTE e E-Golf como o BMW i3 e Nissan não terão como competir em preço com os híbridos importados da Audi, Toyota, Mitsubishi e outros.

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    1. Meu amigo,o governo não vai mesmo baixar os impostos dos híbridos plug-in como o Golf GTE e o A3 E-Tron,mas ainda assim o A3 E-Tron será vendido aqui,enquanto o Golf eu espero que seje vendido,uma vez vez eu ouvi,não se foi na TV,na rádio ou aqui na Net que o governo não facilitou pros híbridos plug-in e os elétricos devido a falta de postos de recarga,aqui em SP só existe um posto de recarga(não sei se tem outro).
      Pode-se usar estações com energia solar,no RJ tem uma dessas.
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e5/Eletroposto6.jpg/1024px-Eletroposto6.jpg

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    2. Escrevi, traduzindo em poucas palavras, que carros plug-in NÂO terão o apoio do Governo, apenas para híbridos (puros, sic!) importados e escrevi que o Audi S3 e-tron não era um plug-in (o que ele É), portanto não terá incentivo, é pena pois este Audi seria uma excelente opção, como o Golf GTE.

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  5. S3 E-Tron,quem dera rs,e o A3 Híbrido virá pra cá,se ele vingar,não dúvido que o GTE venha pra cá.
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/audi-a3-sedan-nacional-sera-flex-versao-e-tron-esta-confirmada-para-2015/

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  6. Deveria vir para o Brasil com um preço justo! Políticos corruptos merecem o inferno!

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