Dessa forma, no primeiro tanque de medição aferimos um consumo médio de 12,29 Km/l de gasolina, número que é, neste primeiro momento, 25% melhor que o média com etanol obtida até então, de 9.81 Km/l.
A média de consumo de etanol foi caindo à medida que o carro passou a ser usado em ciclo urbano com maior frequência, especialmente na cidade de São Paulo.
Com relação ao consumo de gasolina, este valor se refere a um ciclo que envolve 70% em cidade e 30% em estrada, mas em nenhum dos casos o carro é conduzido com preocupação com consumo, e até mesmo ignorando as recomendações do econometro. Estamos adotando tal procedimento pois consideramos que é o usual da maioria dos usuários.
Custo por quilômetro rodado - Gasolina x Etanol
Tendo em vista a média de consumo de 9,81 Km/l de etanol, e o custo médio do etanol de R$ 1,90 / litro, o custo por quilômetro rodado com o up!, com etanol, ficou em R$ 0,19 centavos.
Volkswagen up! - evolução do consumo de etanol |
Como resultado, fica mais vantajoso, do ponto de vista financeiro, andar com o up! abastecido com etanol, neste caso.
Tabela - consumo médio - etanol e gasolina - Volkswagen up!
Combustível | Data | Consumo médio [Km/l] | Custo / Km [R$ / Km] |
Etanol | 19.05 | ||
20.05 | 9,28 | ||
25.05 | 8,06 | ||
26.05 | 10,40 | R$ 0,18 | |
29.05 | 9,39 | R$ 0,21 | |
31.05 | 9,66 | R$ 0,19 | |
01.05 | 10,92 | R$ 0,18 | |
04.06 | 9,84 | R$ 0,19 | |
08.06 | 10,13 | R$ 0,23 | |
10.06 | 11,15 | R$ 0,16 | |
16.06 | 9,26 | R$ 0,20 | |
24.06 | 9,98 | R$ 0,20 | |
27.06 | 9,54 | R$ 0,19 | |
29.06 | 11,70 | R$ 0,15 | |
14.07 | 10,30 | R$ 0,18 | |
15.07 | 7,89 | R$ 0,24 | |
22.07 | 11,04 | R$ 0,17 | |
24.07 | 9,75 | R$ 0,19 | |
28.07 | 10,28 | R$ 0,18 | |
02.08 | 9,85 | R$ 0,19 | |
05.08 | 9,60 | R$ 0,20 | |
06.08 | 9,93 | R$ 0,19 | |
09.08 | 9,69 | R$ 0,20 | |
15.08 | 9,77 | R$ 0,19 | |
Gasolina | 02.09 | ||
13.09 | 12,29 | R$ 0,23 |
Sem ocorrências
Desde o episódio com o vidro do passageiros (veja aqui), que precisou ser substituído, nosso Volkswagen up! não apresentou mais qualquer problemas, mantendo-se íntegro e sem alterações em relação à época de aquisição.
Conclusão
A primeira média de consumo com gasolina do nosso Volkswagen up! de longa duração não deixou de ser um pouco decepcionante, visto que são recorrentes relatos de proprietários do carro no blog informando médias com gasolina superiores a 16 Km/l e não raro acima de 20 Km/l em estrada.
No nosso, com média de 12,29 Km/l, ainda estamos distante desses números, mas como se trata do primeiro tanque, o percentual de etanol na mistura ainda pode ser elevado. Vamos acompanhar e informar as próximas médias para verificar se o consumo do up! com gasolina melhora.
Com os preços salgados e com esse consumo decepcionante fica cada dia mais fácil pra concorrência!!
ResponderExcluirAchei ruim esse consumo dos testes. Consigo fazer 16 km/litro (gas.) na cidade.
ExcluirUma combinação possível de valores para esse uso 70% cidade seria 11,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
ExcluirE o up, ajustado para usar gasolina e blá, blá, blá... é mais econômico no álcool.
Interessante!
André, qual são as características do seu uso diário do carro? Avenidas largas? Sem transito? Poucos semáforos? Usa o ar condicionado?? O meu Up faz medias semelhantes a essa na cidade....por volta de 13km/l....moro em uma cidade média no interior de SP, sem transito, mas sem muitas grandes avenidas....90% do tempo com ar ligado.....será que tenho o pé um pouco pesado??rsrs
ExcluirDanielluv
ExcluirFaço muito um percurso de 15 km (entre a zona Sul e o Centro da cidade). Dependendo dos horários e do trânsito, dá pra dar uma espichada.
Meu primeiro tanque fez a média de 13,92 km/litro.
O segundo tanque fez 15,98 km/litro.
Sempre na gasolina, 90% do tempo no trânsito urbano, maioria do tempo sozinho no carro e andando na manha (de forma econômica). / Como o clima está agradável, não usei o ar condicionado.
Uma coisa q passei a fazer é calibrar os pneus semanalmente e troquei a gasolina do Posto Petrobras pela aditivada do Ipiranga. / Outra coisa q acho q tbm influiu no consumo foi q estou mais adaptado ao carro e o carro vai amaciando com o tempo.
Abs
Minha média é mais ou menos a do André!
ExcluirRodo, diariamente, uma média de 150/200 km e, na maioria dos trechos, com trânsito razoável!
O de minha nora, que roda uns 50 km/dia, consegue os mesmos números que os meus, porém, ela vai, no máximo, a uns 60/80 km/h!
Eu já vou a uns 70/80 km/h, quando possível.
Esse é meu medo, o up! tem que fazer no mínimo a mesma média que faço com o clio, 12,3km/l todos os dias na tranqueira.
ExcluirAcabei de ver a lista de mais vendidos divulgados na 1º quinzena de Setembro, o New Ka está prestes a tirar o 14º lugar do UP! que se confirmar o mesmo quantitativo de vendas divulgado pela auto esporte no 1º semestre, irá vender 5528 unidades.
ResponderExcluirLembrando que no último trimestre do ano a Chery pretende iniciar a produção do Cielo por um preço bem convidativo com motor 1.5, dessa vez não terá tributos na casa de 35%, o segmento deve esquentar com a chegada desse carro, pois especula-se uma atuação agressiva, estou bastante otimista com a produção dos chineses por aqui.
O up esta em 12o. lugar com 2.764 e o new ka 14o. com 2.538 segundo a fenabrav. Lembrando que o new ka não tem propaganda em horário nobre, taxa zero e tem fila de espera pela versão SEL.
ExcluirHummm...em alguns estados o new ka já superou o up segundo a fenabrav.
ExcluirRealmente, o UP! está em 12º Lugar, levei em conta a matéria da Auto esporte que incluiu os utilitários.
ExcluirDe toda forma acredito que deva ficar em 13º no final do mês ou em 14º se o Voyage reagir.
Os concessionários da VW devem estar decepcionados com a marca, ainda mais com o último aumento, eles acreditam piamente que este tipo de sistema vai beneficiá-los ?
Diversas cabeças pensantes dentro de uma Empresa e ninguém enxerga o óbvio ?
Eu só vi uma única versão RED UP! na rua, jamais visualizei dentre as 3 versões "topo", nenhuma delas vende um mínimo para manter a produção, não precisa ser vidente para prever que mais no futuro serão descontinuadas em pouco tempo.
O UP! é um bom carro.
ExcluirMas acho q só vale a pena nas versões Take (básica de 27 mil pra quem quer gastar pouco / ou 4 portas + ar + dir. elétrica e vidros e travas por 33 mil) ou a Move (q tem computador de bordo e outros equipamentos) por até 36 mil.
As versões RBW acho absurdamente caras (batendo na casa dos 40 mil / 40 mil por um carro 1.0? Passo!). Só vi um White UP! na rua (de uma moça) com aquelas rodas q acho muito feias. Quase todos q vejo são Move ou Take e alguns High.
As versões que eu costumo ver com maior frequência por aqui são as Take e Move. As Top de linha, são raras, pois seu custo benefício não é bom.
ExcluirO ideal seria abolir a versão take, e reposicionar os preços todos para uma vesão aterior, iria vender muito.
ExcluirEstava vendo a Zero Hora agora, take completo por 32k na Guaibacar.
Ao meu ver, deveria ao menos equipa-lo um pouco mais, exemplo adicionar a direção assistida e os vidros e travas elétricas, pois em pleno século 21, vender carros sem pelo menos uma mísera trava elétrica é no mínimo um absurdo.
ExcluirFico pensando se a Ford vai ter coragem de lançar o Ka na versão S, pelo que estamos vendo não vai ser preciso.
ExcluirA estratégia da VW em oferecer um carro bom, porém muito simplório não agradou, Mas convenhamos que excluir até o conta-giros, por exemplo, oi uma piada de mal gosto.
ResponderExcluirDe boa, este painel parece magnífico perto do vermelhão da reportagem anterior. Bom, não sei até que ponto a mistura no tanque pode ter influenciado como o redator mencionou, mas meu Fit 2004, a gasolina, faz médias maiores que esta no transito de São Paulo. Se for um transito pesado mesmo, talvez seja um resultado bom, mas não temos maiores informações para fazer este diagnóstico. Pelo que ouço, ele é bem econômico mesmo e quero acreditar que é mesmo.
ResponderExcluirTive um Fiesta 1.4 16V 98 que fazia 13 na cidade (São Paulo). Era o mesmo motor sigma atual da Ford. Tira 200 kg do new fiesta e faz o mesmo consumo. Acontece que esses motores 1.0 defasados bebiam (e bebem) igual a qualquer 2.0. Passaram a consumir um pouco menos e viraram maravilha tecnológica. Quem não conhece fica deslumbrado.
ExcluirEm qual época? Pois se for há 5 ou 10 anos atrás, não da para comparar as condições de rodagem, pois o trânsito na grande SP piorou e muito de lá para cá, afetando diretamente o consumo.
Excluir"Mesmo motor Sigma atual da Ford"?
ExcluirTá louco? O Fiesta 98 usava o Zetec SE 1.4 16v... O Sigma é um motor totalmente distinto.
E quer comparar consumo de motor à gasolina com os motores flex? De que forma?
O consumo da reportagem esta batendo com as informações dos proprietários do clube do up http://forum.vwupclube.com/thread-175.html
ResponderExcluirO Up da minha Irmã tem feito 12.5km/l na gasolina, aqui no Rio.
ResponderExcluirAcho que esse é o consumo da matéria esta próximo a realidade da maioria dos proprietarios de UP.
O meu faz uma média de 14-15 km/l na gadolina e entre 11-12km/l no etanol. Tudo isso no ciclo urbano, com apenas eu a bordo e ar ligado e claro, sem trânsito aqui em SP. Com tráfego pesado, não tem milagres, as médias caem para 10-12 km/l na gasolina e 8-9 km/l no etanol. Agora na estrada é show de bola, médias beirando os 22-23 km/l na gasolina e 16-18 no etanol. Aqui em SP, é possivel encontrar etanol a R$ 1,70 - 1,79, sendo assim, melhor abastecer com etanol por aqui.
ExcluirO carrinho é econômico. Mas tem q andar na manha pra ter índices melhores.
ExcluirNunca coloquei etanol. E ainda não fiz viagens longas. O mais longe q fui foi numa cidade a 50 km de distância. Mas estou bastante satisfeito com o consumo.
Num Fiesta Rocam q tive, conseguia o máximo de 12 km/litro na cidade e no máximo 15 km/litro na estrada.
Num Focus 1.6 (primeira geração) consegui 15,8 km/litro na estrada.
Num Golzinho G2 (bolinha) conseguia 17 km/litro na estrada.
Celtinha 1.0 do meu irmão chegava perto dos 18 km/litro na estrada.
No Uno Mille fire (2 portas / basicão) conseguimos fazer bons 20 km/litro na estrada.
Sempre andando de forma econômica (respeitando os limites de velocidade).
Carros da família. Os números q conseguimos sempre diferem um pouco dos testes da imprensa. Sempre conferidos na hora de completar o tanque no posto de gasolina (dividindo os km rodados pelos litros q faltavam para completar o tanque novamente).
Eu sou pé-de-chumbo, então não sou muita referência para consumo... E meus trajetos são bem curtos, o que colabora para aumentar o consumo.
ExcluirTambém uso AC 100% do tempo, porque aqui em MT é meio difícil ficar sem.
O Up! na mão da patroa, faz cerca de 8,5 a 9 km/l de álcool (o trajeto dela é mais longo e ela não tem pé pesado). Comigo faz na base de 6 km/l, hehehehehehe... Mas tudo bem, porque meu antigo Gol 1.6 fazia 4,6 km/l nas mesmas condições.
Mesmo assim, rodo quase 1 mês com 1 tanque... Para mim, está ótimo. Gasto 1/4 de tanque por semana.
Na estrada, depende do limite que se anda... Até 120 km/h, consegui 12,6 km/l de álcool com AC ligado 2 pessoas e porta-malas lotado. A 130-140 km/h, consegui 10,5 km/l nas mesmas condições.
Achei muito bom pelo fato de ser com álcool.
Ah, sim... Aqui em MT, o álcool sai a R$ 1,99 e a gasosa aditivada, R$ 3,21.
Meu carro tem feito média de 11Km/l, sem preocupação com o consumo. Uso exclusivo em cidade, com gasolina.
ResponderExcluirJá tive outros carros e esse está sendo o mais econômico. Outra coisa que gostei é que o motor atinge a temperatura normal de trabalho rapidamente, o que é benéfico para o uso severo (uso exclusivo em trajetos curtos na cidade).
Esses carros são bem econômicos.
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabéns pela matéria e comentários, bastante coerentes e imparciais. O Celta da empresa faz 18 na rodovia andando forte. Meu antigo Gol Plus 96 com motor AE fazia 20 na estrada andando de boa. Minha BMW 99 2.5 faz 8 na cidade e 15 na estrada e minha Alfa 99 twin spark faz 11,2 na cidade e 16 na estrada, sempre andando de boa e com gasolina comum. Assim, eu não vejo taaaanta vantagem nesse consumo. O programa Vrum fez dois testes no Up na cidade e com um motorista fez 11 e com outro fez 15 na gasolina...ou seja, o pé faz toda a diferença. Quanto ao painel do Up, esse da foto é o mais bonito na minha opinião.
ResponderExcluirMeu Clio 2010 (1.0 16v) tem feito em média 12 a 13km/l no trânsito pesado e com o ar sempre ligado. Uma coisa que influência é a questão da calibragem, tem que fazer toda semana. Se a Renault não tivesse destruído o Clio, com certeza compraria outro ... Meu próximo deve ser um Up ou quem sabe um Suzuki Jimny.
ResponderExcluirSeu motor é o mais econômico do Brasil segundo o Inmetro.
ExcluirO meu, em trajeto 100% urbano, tá fazendo cerca de 13 a 14km/l, com ar ligado 80% do tempo e 100% gasolina no tanque. Acho uma média excepcional de consumo, tendo em vista que pego um trânsito razoável no caminho.
ResponderExcluirA Volks acertou a mão com esse carro e esse motor 3 cilindros. Dá muita satisfação ter um carro tão eficiente. Vale citar também a suavidade de funcionamento e o ronquinho prazeroso do motorzinho.
Interessante esses dados de consumo, que foi atingido pelo Fabio no testo do up, pelos relatos dos caros colegas aqui do blog achei que o mesmo não fazia menos de 12 km/l com etanol, e acima de 15 km/l com gasolina, mas isso também é muito relativo, visto que o consumo depende de uma serie de fatores, eu mesmo já cheguei a fazer 15 km/l no meu palio Sporting(andando sempre entre 80 a 90 km/h), indo pra Ubatuba , então acredito eu que com um carro com motor moderno e ainda com relação peso/potência que o up te, tende a atingir metas melhores!!!
ResponderExcluirObs: E mais uma vez parabéns ao Fabio dono do blog pelos post excelente sem fanatismo e com analises verdadeiras e corretas, Parabéns!!!!!
pô .... Álcool a R$ 1,90
ResponderExcluiraqui no RJ não pago os R$ 2,59 pedidos por ele ...
desde de 2009 que nunca mais coloquei álcool no carro ...
nessa época ele ainda era chamado só de álcool mesmo e não etanol como atualmente é conhecido.
No bairro (zona oeste/RJ ) onde moro ( media dos postos com Bandeira [Ipiranga,BR,shell] ):
Gasolina R$ 3,14
Álcool: R$ 2,59
GNV:R$ 1,79
Eu pago valores entre R$ 1,70-1,80 aqui em SP. Vale mais a pena abastecer com etanol por aqui.
Excluirmeu novo uno way,faz na cidade 11km com gasolina e 8 com etanol
ResponderExcluircarro mil tem que andar com calma sem ar ,se vc andar utilizando todo seu tork e seus cv com giro máximo,ele andara muito próximo de um carro1.6,so que em compensação vai beber igual um 2.4
ResponderExcluirEsse dado sim é realista. Esse povo que fala em 16 km/l na cidade e maís de 20 na estrada só se for andando super manso, só para fazer média. No dia a dia duvido que chegjha perto disso. Só para exemplificar, outro dia programei o piloto automatico para 90km/h e o carro fez mais de 16km/l. É claro que no dia a dia faz 12 na estrada e 7,5 na cidade. Isso em um Fusion 2007 com mais de 200.000km.
ResponderExcluirFaço 700km com um tanque de gasolina
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