A novidade está na versão Platinum - topo de linha -, central multimídia com navegador.
Além disso, o sistema tem câmera de ré:
E sistema com reprodução de DVD e TV digital.
O carro já está nas concessionárias (veja aqui) nas versões X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L (versão X -hatch) e 1.5L (demais versões) 16V Flex .
Toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos, única em modelos de entrada, composta por air bag duplo
Etios X
Esta configuração de acesso conta com air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, novo indicador do nível de combustível, que inclui também relógio digital, volante com o mesmo design do Novo Corolla 2015 e do Camry, acabamento em tecido nas portas e maçanetas com detalhes cromados.
Traz ainda preparação para instalação de som na traseira, assento do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro elétrico do motorista.
Etios XS
A versão XS soma aos itens do X, também em ambas as carrocerias, sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth®, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
Etios XLS e Cross
Como novidade adicional para as versões XLS e Cross, está o acabamento do volante revestido no padrão couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos.
Vale ressaltar que estas versões já possuíam acabamento diferenciado e itens exclusivos, como farol de neblina.
Etios PLATINUM
A versão topo do modelo, já traz novidades em sua linha 2015. Destaque para a central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth®. Além disso, o modelo agrega todos os novos itens das demais versões.
Na parte externa, o Etios Platinum destaca-se pelas rodas exclusivas de 15 polegadas, com acabamento escurecido, além de sensor de estacionamento na cor da carroceria, lâmpadas traseiras com máscara negra, grade frontal cromada, ornamentos cromados para os faróis de neblina e na base do porta-malas e o emblema “Platinum”.
Em seu interior, há detalhes cromados na base e na manopla do câmbio, que na Platinum é revestida em couro.
Segurança
O Toyota Etios conquistou quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
Motores
Etios 1.3L
Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Etios 1.5L
Com gasolina: 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Desempenho - Hatchback
Motor 1.3L (etanol): 0 –100 km/h em 11,8 segundos
Motor 1.3L (gasolina): 0 –100 km/h em 12,2 segundos
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100 km/h em 11,1 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100 km/h em 11,5 segundos
Desempenho - Sedã
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100 km/h em 11,3 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100 km/h em 11,8 segundos
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que garante ótima dirigibilidade, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo.
Consumo
Combustível | Hatch 1.3L | Hatch 1.5L | Sedã 1.5L |
Etanol | 8,5 km/l (urbano) | 8,5 km/l (urbano) | 8,4 km/l (urbano) |
9 km/l (rodoviário) | 8,9 km/l (rodoviário) | 9,3 km/l (rodoviário) | |
Gasolina | 12,5 km/l (urbano) | 12,4 km/l (urbano) | 11,9 km/l (urbano) |
13 km/l (rodoviário) | 13,4 km/l (rodoviário) | 14 km/l (rodoviário) |
Espaço interno
Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o modelo possui espaço interior bom principalmente para os passageiros do banco traseiro, onde, devido à concepção, as caixas de roda não interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é a distância entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior.
Na frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do modelo.
O porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão hatchback e 562 litros, no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
Cores
Duas novas cores foram introduzidas – o branco pérola e o azul techno –, complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
Preços
- Etios Hatchback X: R$ 38.380,00
- Etios Hatchback XS: R$ 42.620,00
- Etios Hatchback XLS: R$ 46.220,00
- Etios Cross: R$ 49.190,00
- Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120,00
- Etios Sedã: R$ 42.470,00
- Etios Sedã XS: R$ 45.190,00
- Etios Sedã XLS: R$ 48.880,00
- Etios Platinum Sedã: R$ 51.780,00
Ô bichinho feio!!!
ResponderExcluirnao sei qual é o mais feio : etios , novo fox , up
ResponderExcluirEtios, certamente
ExcluirEu sei que são raros de se ver na rua. Tão fácil quanto ganhar 3 reais na lotofacil!
ExcluirO Etios ganha disparado. Olha esse painel medonho. A Toyota precisa corrigir isso urgentemente. Não é a toa que vende pouco.
Excluirvc quer um carro pra vc amoatrar pros outros ou para vc se sentir seguro?
ExcluirFeio d+++++++. Um colega meu de trabalho comprou um zero. Comentei, está ficando esperto, fez uma compra racional. Quanto a mecânica e desempenho só elogios.
ResponderExcluirAqui (Porto Alegre) vi anúncio do Etios Hatch 1.3 a partir de R$ 35.314,00 (modelo 2014).
ResponderExcluirEmbora o design externo e o painel com mostradores centralizados seja polêmico, o carro é muito bom. Foi bem nos testes de segurança, tem um bom (e confiável) conjunto mecânico, é econômico, dizem ter uma ótima dirigibilidade e conta com a solidez da marca Toyota. Só ouço falarem bem do carrinho (quem andou / comprou). Acho um bom custoxbenefício (é um carro 1.3 por preço menor que de alguns 1.0).
O Ethios é aquela garota feinha gente boa, inteligente, meiga e etc. Todo mundo conhece as qualidades, mas poucos encaram.
ExcluirBem por aí, Jhoneribas. Aquela moça que daria uma excelente esposa, mas é feinha, rs.
Excluir50000? KKKKKKKKKK
ResponderExcluirAté engasguei agora.........
ResponderExcluirQuase 50k num étios "platinum "??????
É isso mesmo???
Meu pai......
SOCORRO!!!!!!!!
O Etios é um carro excelente(tem um dos melhores acertos de suspensão e direção da categoria) e a confiabilidade Toyota, só que esse painel central não dá pra engolir, é o ponto fraco do carro.
ResponderExcluirSe a Toyota apenas migrasse os instrumentos para a posição padrão(atrás do volante), já seria um passo gigante, apesar de parecer uma mudança simples.
É uma pena, que a Toyota tenha prometido mudanças importantes para a linha 2015 e não tenha cumprido.
A central Multimidia esconde um pouco do painel feio, para melhorar precisam ( obviamente lançar um novo etios rss) mas por enquanto podem colocar um velocimetro digital no lugar do analógico.
ResponderExcluirPobre brasileiro, pobre em bolso e de espírito, ficam frustrados por quererem um Toyota (carro testado exaustivamente no que importa, cambio, motor, suspensão, segurança, espaço) carro de verdade com preço de peças baratas e altamente duráveis, projetados para rodarem 500.000 km...
ResponderExcluirAcontece que são pequenos em mente, querem carrinho de bonecas, para exibir na city.... Toyota não prima por design esportivo e sim clássicos ou luxuosos porem bem paridos (concebidos). Acho eh pouco, bom seria pouquíssima mudança para o modelo 2017. Seria injusto para a marca Japonesa digerir consumidores pífios, que merecem encher a boca e dizer tenho um VW, FIAT, GM, FIAT, HYUNDAI todos com design de boneca porta-copos e rodas cromada, rebaixado e adesivos... ahhhh
Certamente a Toyota não mudara um carro acertado em sua essência para se tornar uma empresa tola e sem personalidade.
Concordo plenamente com este comentário. Para certas pessoas, só interessa a "casca", a aparencia e maquiagem para o desfile.
ExcluirVery Good!!!
ExcluirEu estava aqui pensando a mesma coisa. Que pobreza de espirito!!!
Parabéns por suas palavras, amei!!!
Belo comentário, concordo plenamente.
ResponderExcluirBrasileiro é um verdadeiro "Maria vai com as outras": Alguém emite uma opnião sem quaquer base e as pessoas saem repercuntindo por aí. Para quem entende de carrio, fez teste drive e se informou sobre o Étios, provavelmente tem uma outra visão: È um excelente carro,confiável e, na minha opnião, bonito. Para aqueles que não podem pagar por um digo: Beijinho no ombro. Já dizia Jean de La Fontaíne: " As uvas estão verdes..."
ResponderExcluirAchei o carro lindo. Fui ver hoje e quase fechei negócio na mesma hora. Vi um preto que salto aos olhos pelo design e espaço interno. O painel central é um diferencial. Você entra no carro e vê um carro diferente, mais leve, com um jeitão moderno. Me senti em um tipo de carro conceito. Explico: Uma coisa que me incomodava muito era o painel de instrumentos de qualquer carro. Viajo muito pelos pontos turísticos do sul e gosto de apreciar a vista. Com o painel deslocado para o centro, ganho uma visibilidade excelente da estrada, sem prejuízo na parte central, pois ele é bem anatômico. Outra característica que me agradou é o tamanho do para-brisa. Vi o BH20, Onix e Fox antes do Etios. Tirando o Fox, os outros dois são carro de mulher (perdoem-me os homens que já os possuem), mas me refiro ao tamnho entre banco e teto. Tenho 1,83 e mesmo com o banco baixo, fico olhando para o quebra-sol. A toyota tá de parabéns. Detalhe. Não tem luz indicadora nos comandos do vidro elétrico e não gostei da abertura do parta-luvas, poderia ser mais ampla. Fora isso, dou nota 10.
ResponderExcluirLuiz, tenho um Etios Hatch 1.5 XS que uso muito em viagens, gosto da posição acertada do carro para dirigir, visibilidade limpa, ampla, bem a minha frente facilita muito nas ultrapassagens e transito, direção eletro-assistida indexada à velocidade deixa o carro na mão perfeito para curvas feitas em segurança nas altas velocidades, sobe serras e as ladeiras sem cair velocidade, muito difícil achar uma subida para reduzir em 4ª, nunca precisei. Na cidade não vi opção melhor, passar tranquilo nas lombadas em 3ª marcha é normal, o carro nunca treme pedindo redução de marcha, suspensão macia e sem bater, sem ruídos ou grilinhos que incomodam internamente, enfrenta a porcariada de buracos do nosso asfalto, carro retoma velocidade em marcha lenta pela geometria do motor de 5ª a 1.000 rpm acelera e ele sobe a rotação e velocidade instantaneamente sem reduzir, então quebrar esquinas em 3ª ou 4ª marchas é natural.
ExcluirQuem fala mal do design interno (acabamento) ou externo e vê somente aparência ou status em carro perde dinheiro comprando tecnologia barata de motor, cambio, segurança e suspensão... já tive muito carro que achava bom só por ser MEU, hoje analiso tudo, mas principalmente pós-venda, desempenho, confiança e durabilidade. Muito satisfeito com a compra, foi a minha melhor, meu irmão esta pegando um SEDAN... também ficou impressionado com o desempenho do "feinho???"" .... abra o olho Brasil, quem nunca passou numa pista e ouviu a sinfonia de piche pregando no seu carro todo por baixo... Brasil é roça em termos de estrada, etc.. e preço de carro é tudo caro aqui, por isto peguei o carro semi-novo... com 9.000,00 de desconto, e tudo ficou justo.
Galera comprei um vai fazer um ano com três meses deu uma vibração na 4ª macha.
ResponderExcluirTive que abri vários ordem de serviço ate q trocaram a alavanca seletora. .
E não resolveu tive que entra na justiça pois estou com fabricação 2013 ano 2014 parado em casa ...
Não recomendo pra ninguém pois os acabamento são muitos mal encaixado faz muito barulho ...dentro da cabine
A pós venda pior que já vi !!!
A vibração quando chegar 60 km e 80 km
Outra coisa que falaram que da construção do carro o câmbio esta fazendo mais barulho que o motor...
Não indico pra ninguém. ..
As pessoas que tem fique esperto ...
N: processo 0014631-11.2014.8.19.0209
Vocês do blog que testaram sabe disto o carro a 40 km ele faz mais das rotação do cambio segundo o chefe da oficina
ExcluirRodobens automoves recreio.
Chega ser ensuportável....
Improcedente o que diz sobre Marchas ou vibração, aqui se vê uma analise imparcial do carro por um especialista, carro analisado eh o modelo 2014 reclamado, alem do mais, se no mesmo site olharem verão na analise do Arnaldo, ele diz que eh carro silencioso mesmo a 150km/h.
ExcluirO motor é silencioso na estrada e, quando ronca, ronca gostoso, sem incomodar. Por ele, pode-se viajar a 150 km/h que ele segue silencioso e suave. Suspensão silenciosa, bem isolada da cabine. A 120 km/h o giro está a 3.300 rpm, muito bom. Palavras do Arnaldo Keller
2014 Bob Sharp
http://autoentusiastas.com.br/2014/03/toyota-etios-xs-15-no-uso/
Arnaldo
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/11/toyota-etios-seda-15-xls.html
Galaxias design, vc deu muito azar com este carro, se pegou novo duvido muito da Toyota não ter resolvido o problema, trocado carro ou devolvido $. Enfim.... não se analisa o todo pela exceção.
Motor 1.5 com 92 CV de potência, junta isso com o belo design, tanto por dentro como por fora, sucesso na certa. Parabéns pra Toyota.
ResponderExcluirEstou ao ponto de fechar negócio com um sedan xs.espero que não me arrependo
ResponderExcluirTenho um sedan platinum 2016. Carro com bom desempenho, boa estabilidade, boa resposta na aceleração, super espaço interno. Muito conforto, carro macio, silencioso. Estou relizado
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