O Novo Ford KA, versão SE, na cor Prata Dublin, chega ao Car.Blog.Br para ser avaliado em um teste de longa duração, ao lado, portanto, o Volkswagen up!, versão move-up!, que estamos testando desde maio deste ano (veja aqui).
O modelo em questão foi adquirido no preço de tabela, que é de R$ 36.475, que é a soma do valor do KA SE básico, R$ 35.390 mais os R$ 1.085 reais da pintura metálica.
Ainda não temos dados de consumo e performance do carro, mas o nosso KA nessas primeiras horas de contato já apresentou um problema incômodo e recorrente: dificuldade de dar a partida, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Não sabemos exatamente o motivo, mas ao dar a partida, o motor demora muito a pegar, mesmo quando o motor já está quente. Em alguns casos após um longo período com o motor de partida funcionando, o motor não pega e desistimos. Aí, tentamos novamente, e o motor fica tentando ligar e nada.
O aspecto mais interessante é que quando soltamos a chave de ignição, o motor de partida continua a funcionar, e, às vezes, o motor passa a funcionar.
De qualquer forma, vamos avaliar se o problema persiste ao longo dos próximos dias e vamos levar na concessionária para solucionar a questão.
Impressões
Observamos que o Novo KA tem um interior com aparência de maior sofisticação, graças ao fato de todas as superfícies serem revestidas, e ao painel com diversos comandos, sobretudo no sistema de som My Connection3, com o Ford My Dock na parte superior - bastante útil por sinal.
Apesar de ser um modelo de entrada, gostamos do fato de o Novo KA adotar iluminação dos vidros elétricos, o que facilita seu manuseio à noite. Outro aspecto positivo no interior foi o fato de o cinto de segurança contar com ajuste de altura.
No que respeita ao comportamento dinâmico, o motor 1.0 de três cilindros está, de fato, acima da média dos 1.0 convencionais do mercado, apresentando boa agilidade.
Notamos, porém, uma ausência de torque nas rotações muito baixas, o que imediatamente se resolve quando o motor vai ganhando rotação. Mas cria situações embaraçosas em saídas de semáforo pois o carro sai muito lentamente, e depois começa a acelerar normalmente. Não sabemos se é uma característica do carro ou um eventual problema de regulagem.
De qualquer forma, vamos acompanhar a evolução dessa característica ao longo dos próximos dias para saber se é o caso de acionar a concessionária.
A direção elétrica é bem leve e precisa, assim como o volante, como boa pega, oferece boa posição de dirigir graças ao ajuste de inclinação.
No que respeita ao silêncio interno, o KA não é brilhante nesse aspecto, ficando claro que a Ford economizou no revestimento fono-absorvente, de modo que o barulho do motor invade a cabine com desenvoltura.
Em relação ao Volkswagen up!, observamos que o Novo KA não transmite a mesma sensação de solidez estrutural, o chamado "rodar sólido", do modelo da Volkswagen (veja o teste em múltiplas situações de uso com o up! clicando aqui), o que fica claro quando se passam por irregularidades de piso ou redutores de velocidade.
Conclusão
Nesse primeiro contato podemos verificar que o Novo KA é, na realidade, um New Fiesta simplificado. Quem está acostumado com o irmão maior logo se sente em casa, já que a posição de dirigir é a mesma, assim como a sensação de condução.
De qualquer forma, registramos alguns problemas nesse primeiro contato e vamos acompanhar e relatar a evolução da solução.
Novo Ka estréia no teste de longa duração com problemas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
HUAhuahua testei o carro foi o carro mais silencioso que já dirigi tive dificuldade em notar o ronco. Esse teste vai ser uma piada.
ResponderExcluirVerdade eu tbm inclusive ele não tem ronco de 3 cilindros que tem o up tem que esguelha bem para ouvir o motor que é bem silêncio o barulho nem parece 3c
ExcluirAchei caro demais para um carro de entrada....
ResponderExcluirVc mora no Brasil. ??
ExcluirCaro como qualquer produto ou serviço ofertado por qui.
ExcluirÉ UMA PENA O FORD KA COMEÇAR ASSIM,MAS TOMARA QUE ESSE CARRO VINGUE NO BRASIL NOS SOMOS MUITOS CARENTES DE CARROS BARATOS É BEM CONSTRUIDO,SEMANA QUE VEM VOU PEGAR MEU VW UP! SEMINOVO,COM 5 MIL KM RODADOS COM AR,DIREÇÃO ELÉTRICA, VIDROS ELÉTRICOS,TRAVAS ELÉTRICAS E SETAS NO RETROVISOR ESTOU MUITO FELIZ,ESTOU SAINDO DE UM BOM CARRO O NISSAN MARCH,MUITO ECONÓMICO,MAS E BÁSICO SEM AR É DIREÇÃO ELÉTRICA. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO CARROS DE ENTRADAS NO BRASIL A VENDA OS MELHORES SÃO O VW UP, É O TOYOTA ETIOS. VOU FICAR COM O WV UP POR QUE COMO O MERCADO ESTA PARADO A VW PAGOU BEM NO MEU CARRO,E NÃO TEM MUITO AQUI EM SP ETIOS A VENDA,NA VERDADE ESSE UP FOI UM ACHADO,VISTO Q ELE E POUCO RODADO,COR PRATA COMPLETO MENOS SOM, POR 32 MIL MARINAS,PREÇO DE VW UP! BÁSICO.PO PESSOAL ESTOU MUITO FELIZ POR ESSA ESCOLHA,AINDA MAS AGORA QUE SOU PAI ESTOU PENSANDO NA SEGURANÇA DA MINHA FAMILIA.VALEU.
ResponderExcluirParabéns, Luciano!
ExcluirVc deu uma aula aos "entendidos " de como se deve analisar a compra de um automóvel, priorizando a segurança, em detrimento de aparências e penduricalhos.
Comportamento de consumidor maduro, que sabe o que quer! Parabéns, novamente!
Quanto a compra em si, 32k por um up! completo (versão move ou highup!?), foi um achado, mesmo!
Abs
Parabéns Luciano,
ExcluirVc fez a escolha certa e SEGURA para o momento, pois o Up está testado e com alto índice de aprovação e baixíssimo índice de quebras ou defeitos; além, de estar anos a frente da concorrência principalmente no quesito segurança. Lembre que a cadeirinha do bebê deve ser do tipo isofix, a qual já está a venda no Brasil. Sds
Olá, Eddie :
ExcluirLi, a um tempo atrás, que as cadeirinhas "made in Brazil ", tiveram suas vendas proibidas, devido a falta de regulamentação, embora já homologadas, pois estava criando grande demanda de questionamentos na justiça, de motoristas multados e falta de jurisprudência quanto ao seu uso!
Vc sabe algo a respeito?
Eu já fui parado e o policial não me multou, justamente, porquê questionei em que lei ele se basearia para justificar a infração!
Abs
Ola CaO,
ExcluirNão há regulamentação, o selo do Inmetro é muito bem-vindo, recomenda, ranqueia, separa o joio do trigo, mas sua ausência não leva a multa alguma, pois se fosse considerado infração TODOS os carros da GMB deveriam ser multados só por rodar em via publica, eles não tem selo do INMETRO!
Vi cadeirinhas isofix no site da VWB, importadas e muito caras, lamentável, mas se tivesse um baby não hesitaria e incluiria como acessório (preço dum ar-con) no ato da compra do 0km ou seminovo. Abr
Ok, Eddie!
ExcluirEstranho, pois na Alemanha, as cadeirinhas são regulamentadas quanto ao tamanho, quantidade de cintos de ancoragem e até da altura da cadeirinha, proporcional à idade da criança!
Abs
Eu tinha Dilmas no Banco... Vou trocar por Marinas. As Dilmas estão desvalorizando depressa. As Marinas vão valer mais no futuro.
ExcluirSemi novo não existe, grande. NOVO ou USADO, SEMI NOVO é quando o VENDEDOR que te vender mais caro, próximo do preço do novo. Perguntaria o que fez com o antigo proprietário desistisse do carro com apenas 5k, batida? ou algo parecido? Boa Sorte!
ExcluirOla, tenho um New Ka, faz 4 meses que estou com ele.. é o modelo mais completo, sai de um Nissan Tiida e devido ao alto consumo do carro eu fiz a escolha do Ford Ka por ser mais econômico, não posso comparar um carro com o outro. Infelizmente nessa manhã após 4 meses bem rodados do carro ele apresentou o problema mencionado aqui no teste, chamamos a ford, já que o carro não liga de forma alguma. Espero ser passageiro. O carro é bem silencioso e agradável, para quem anda 64km por dia da Cantareira até Aphaville foi uma ótima escolha para nós.
ExcluirDeve ser uma falha pontual. Gostaria de saber do Fábio, a respeito do acabamento e a qualidade construtiva dessa unidade. Um exemplar que tive a oportunidade de ver, tinha algumas partes da carroceria desalinhadas, tais como, portas e parachoques. Entretanto, o acabamento interno me agradou bastante, diferente do New Fiesta nacional.
ResponderExcluirOlá SDS, ainda não fiz uma avaliação minuciosa sobre esse aspecto, mas em uma primeira impressão achei o acabamento interno correto. Ao longo dos próximos dias faremos mais matérias detalhadas sobre o KA.
Excluir[]s.
Fica pisando no acelerador antes de ligar..... Engasopou o carburador ..... kkkkkkk
ExcluirEsses carros computadorizados não dá nem para dar um chute ... bico entupido, programação da central eletrônica, alguma sonda defeituosa, ....
Curioso para saber o andamento desse atendimento.
Ainda é cedo para crucificar o carro, como este teste é de longa duração, eu quero ver os resultados depois, tais como, preço das revisões, das peças, consumo e assistência técnica, temos que avaliar o conjunto custo/benefício, é só uma questão de tempo!
ResponderExcluirTive essa mesma experiência quanto à acústica quando fui fazer o test drive no novo Ka.
ResponderExcluirAchei o carro muito confortável, mas quando comparado ao Up! (impossível não fazer essa comparação), o barulho do motor, e a agilidade do motor + câmbio ficam aquém do esperado.
(dirijo o Up! diariamente no trabalho)
Unknown,
ExcluirNão dirigi o Ka ainda, tomara que a Ford acerte com este carro para o bem do Mercado. O que me causa estranheza é o silencio da Ford em relação aos resultados do crash test.
O Up (que eu conheço muito bem) é de excelente construção e defeito ZERO, duvido muito que a concorrência consiga igualar. Sds
Vi os vídeos de lançamento do carro, dizem que fizeram mais de 1600 simulações de impacto antes de montar o primeiro protótipo e que esperam pelo menos 4 estrelas, e que se não aparece-se no primeiro teste que foi esse ultimo do Latin NCAP seria no próximo ou pagariam para fazer um.
Excluirdefeito ZERO???
ExcluirQualquer carro está sujeito a defeitos, e o up! não é exceção.
Muito boa iniciativa!
ResponderExcluirSugiro ao blog, uma vez que se trata de um teste de longa duração, fazer um release semanal, para que nós, leitores, possamos acompanhar o teste, quase em tempo real!
No caso do up!, na minha opinião, o longa duração fica muito espaçado e ficamos sem saber e acompanhar sua real performance ao longo dos quilômetros que ganha!
Enfim, fica a sugestão ao Fábio.
Quanto a comparação com o up!, concordo plenamente com as afirmações do Fábio!
O up! transmite uma solidez estrutural que não se sente no New Ka! Isso significa mais qualidade no geral, no "todo", do up! frente ao New Ka!
Impressões de quem dirigiu, assim como o Fábio, os dois modelos!
Isso não quer dizer que o New Ka seja pior que o up!, apenas que, a sensação de qualidade geral do up! é maior que o Ford.
Mas ambos são excelentes projetos!
Um porém :
Discordo quanto às acelerações em sinais de trânsito!
Pelo menos nas unidades que testei, ambas apresentaram um arranque muito bom e vai ganhando embalo rápido, mas reconheço que o up! é mais ágil nessa situação!
Olá Cao, eu desconfio que seja algum problema com a nossa unidade, pois há um "buraco" na aceleração em rotações muito baixas, que quando superado, ele vai bem.
ExcluirAo longo dos próximos dias vamos ter uma noção mais clara desse ponto, assim como a falha na partida. Talvez os problemas tenham relação um com o outro.
[]s.
PS: Vamos acelerar os relatórios do up! e o do KA.
Fábio :
ExcluirNão seria algum problema no ponto de ignição da marcha lenta?
Fala Cao, não sei, pois acabamos de pegar o carro. Logo na saída da concessionária estranhei ao dar a partida pois o motor de partida deu aquela engasgada (normalmente de bateria fraca), demorou um pouco e pegou.
ExcluirDepois quando começamos a andar com o carro, liga-lo e desligá-lo começamos a notar a dificuldade com a partida.
Vamos acompanhar ao longo dos próximos dias. []s.
Ok!
ExcluirE agradeço pelos releases mais frequentes!
Nós, leitores, agradecemos!
Abs
Esse buraco foi mencionado no teste da "Carro", foi bem parecido.
ExcluirAcho que falta otimização no software, "eita" Ford!
Agora andando mais com o carro acho que essa falta de disponibilidade de torque em baixa é característica mesmo. Ela se manifesta quando se supera uma lombada (redutor de velocidade) e engatamos a segunda marcha. O carro fica totalmente xoxo, sem ação, até pelo menos uns 4.000 RPM, depois melhora.
ExcluirOutra situação comum que incomoda bastante é quando se contorna esquinas, e normalmente engatamos a segunda. Novamente o KA fica totalmente sem ação alguma até o giro subir.
Não acredito ser falha alguma, mas característica mesmo.
Essa situação não acontece com o up!, que se mostra disposto desde os regimes mais baixos.
Nessas situações o up! impressiona bastante, pois ele tem muita agilidade e é esperto quando se engata a segunda após lombadas e em saídas de esquinas.
O resultado é que em cidade o up! se mostra um carro muito mais esperto que o KA.
O motor do up! ao que parece tem uma curva de torque mais plana, enquanto o do KA sobe acentudamente após os 4.000 RPM.
Impressões dos dois carros com gasolina.
[]s.
Só tenho que parabenizá-lo pelo blog que ajuda muitas pessoas interessadas a realizar a compra de um veículo a formar sua opinião. Seria interessante levar essa unidade do Ka para uma concessionária para que seja inspecionado e dadas as devidas explicações sobre os defeitos apresentados. Penas as montadoras não possuam um feedback com esses blogs e sites que tratam sobre carros pois, muitos seguidores consultam esse tipo de blog (que é um dos melhores) para realizar uma possível futura compra.
ExcluirParece um carro velho...
ResponderExcluirO problema tem a ver com o software de gerenciamento de combustível, já está sendo elaborado uma atualização que irá corrigir este problema.
Maioria dos lançamentos tem problemas e com o Ka não vai ser diferente, seu concorrente vem apresentando problemas também, basta verificar no clube específico.
Excluirhumm....começou bem, heim!!??
ResponderExcluirFord KA SE 0 Km: R$ 35.400.
Pintura metálica: R$ 1110 reais.
Seguro: R$ 1.600 reais.
Esperar o carro ficar pronto: paciência.
Pegar o carro e parecer a Brasilia 78 tentando dar a partida: NÃO TEM PREÇO
Tem coisas que só a Ford faz para você...rá..rá..rá..rá...
E o problema do vidro do up kkkkkkkk
ExcluirPeraí, Brasília 78, não é da VW.
ExcluirÉ, Tiago... Só que tem um detalhe:
ExcluirVidro que se solta da canaleta não impede o carro de se movimentar.
Agora, se o carro não ligar e você estiver no meio do nada?
Pessoal fala as asneiras sem pensar nessas coisas...
o UP! é que tem um interior parecendo uma Brasília 78!
Excluirkkkkkk
ExcluirRealmente começou muito mal....imaginem uma pessoa/família feliz que comprou seu primeiro carro zero e ele não pega.....
ResponderExcluirOBRIGADO CAO RJ é a versão move up cor prata,4 portas completo menos som,mas isso e de menos,vou usar o som do march no up,realmente foi um achado o ex dono trocou pelo novo golf alemão,ele ficou com medo no novo golf mexicano,não ter as mesmas qualidades do alemão.po cara estou feliz carro o ipva ja pago preço de um básico por um completo.
ResponderExcluirCuidado. Carro novo já sendo posto a venda pode ter algum defeito oculto. Ainda mais dizendo que o ex dono queria um golf. Muito mais caro e de outra categoria.
ExcluirNem sempre... O antigo dono simplesmente pode não ter gostado do carro. Mas de qualquer forma, deve-se tomar cuidado. No mais, parabéns ao Luciano pela aquisição!
ExcluirA recomendação da ford , em caso de problema qual for que seja, acionar o guincho em qualquer lugar da america latina que o mesmo vai pegar o carro e levar pro conserto, neste caso o pos vendas da ford é muito eficiente, e não ficar tentando ligar o carro se o mesmo está falhando, estou falando como consumidor acabei de adquirir um e o carro esta perfeito.
ResponderExcluirDefeitos pontuais fazem parte do sistema, só não pode virar um problema crônico, pois ai a coisa complica.
ResponderExcluirEu não esperaria. Amanhã mesmo já levaria na css onde compraram. Sobre o motor de partida continuar a rodar mesmo soltando a chave é normal. As partidas dos carros mais novos são gerenciadas. Vc so precisa do dar um toque na chave que o motor de arranque trabalha sozinho. Só não tem o botão start stop mas o funcionamento é o mesmo.
ResponderExcluirConcerteza isso deve ser problema na central eletrônica, tive uma astra 2010, aquele com o "novo" motor de 140cv, comprei assim que lançou com esse motor, e o carro sempre falhava bastante na gasolina desde zero, não pegava fácil na gasolina e tinha buracos na aceleração, sairam várias atualizações da ECU para serem feitas na ccs, perdi as contas de quantas vezes visitei a ccs e o carro nunca ficava bom, só tinha funcionamento perfeito no etanol. Conclusão: vendi o carro sem resolver o problema!
ResponderExcluirSe for algo recorrente em diversas unidades é digno de recall, agora se for caso isolado tem que ir na CSS e verificar se atualizam o software da central ou constatam algum outro problema mais sério, e por ser novidade ainda pode ser que apareça outros defeitos ou vícios.
ResponderExcluirO meu é igual o de vcs só que se Plus, o carro e muito confortável tô gostando muito, concerteza veio com problemas a partida dele e com assistência Easy start, nem precisa virar toda a chave que ele já pega na hora. ,se fosse vcs levaria amanhã mesmo na concessionária.
ResponderExcluirNa matéria informaram que o carro continua a dar partida após soltar a chave, parece que passou despercebido que o mesmo tem Easy Start e assim vai tentar por conta fazer ligar por um curto período.
ExcluirSim mas ele fala que demora e que as vezes não liga. Isso não é normal tem que levar na concessionária pra ver o meu liga super rápido inclusive com álcool.
Excluircarro novo dando poblema assim? melhor comprar um QQ
ResponderExcluirIsso pode nem ser um problema serio um fio mal encaixado de algum sensor pode dar informações erradas a central. Consecionaria na hora. Não acendeu nenhuma luz no painel? Agora repito o carro é muito silencioso. Todas revistas e usuário chegaram a essa conclusão.
ResponderExcluirMeu tio teve um Fiat 147 que não pegava também. Mas a gente dava uma força (empurrava) daí pegava no tranco... depois ia embora que era uma beleza. Era só ruim de pegar.
ExcluirMeu pai teve um Gol 1.0 quadrado perdia força do nada depois de varias manutenções descobriu que a mangueira da gasolina era amassada pelo tanque e trancava o fluxo de combustível.
ExcluirBrincadeira, Claudecir.
ExcluirNo Ka, deve ser algum probleminha eletrônico, às vezes bem simples de resolver.
Nos carros mais antigos, geralmente era problema no alternador ou baterias muito velhas. Hoje, as baterias são modernas e o pessoal não fica muito tempo com um carro. Antigamente, era comum ficar 10, 15 anos com um carro. Hoje, as pessoas ficam 2 ou 3 anos e trocam, muitas vezes sem nem ter usado o estepe do carro. Antes do carro precisar de alguma manutenção ou substituição de peças (exemplo: bateria) as pessoas já passam o carro pra frente.
Muito bom fazer um teste de longa duração com o Ford Ka. Espero que esse problema seja algo fácil de consertar e um caso isolado. Vamos ver como vai se comportar o carrinho da Ford. / Outro carro que também gostaria de ver num teste de longa duração é o Hyundai HB20.
ResponderExcluirPessoal para quem quer ter uma ideia de quanto moderna é fabrica de motores da Ford na Bahia vejam a matéria a baixo podem ver que tem uma parte que fala sobre os testes dos motores.
ResponderExcluirhttp://www.fxreview.com.br/2014/04/nova-fabrica-controlada-por-wifi-produz.html
Valendo quanto que no final o teste vai falar q o UP é melhor q o Ka? Este blog é bacana, mas deveria ter um espaço no cabeçalho para esclarecer a linha editorial e eventual patrocínio de montadoras, no caso, a VW, como recorrentemente os comentários procuram esclarecer os leitores desatentos.
ResponderExcluirPois é, é o tipo de filme que antes de assistir já se sabe o final.
ExcluirPra mim Ford, Fiat, Volks e GM são todas iguais, todas tem seus prós e contras que no final das contas se equivalem na balança, lembrando que a Ford e Volks tem os projetos mais modernos, Fiat e Gm ainda com mecânica dos anos 90, porém confiável, vai da prioridade de cada um.
ResponderExcluirfiz um test drive esses dias.....o carro é bem silencioso e vibra pouco, ao contário do que diz a matéria pra um 3C esta ótimo.Com 3 pessoas a bordo e ar ligado o desempenho foi ótimo, me surpreendeu.
ResponderExcluirtambém fiz um teste drive no hb20, achei mais fraco principalmente em terceira marcha.
Alguém sabe quando chega o KA 1.0 SEL as concessionárias?Aqui em Brasília está sem previsão e em outras regiões?
ResponderExcluirestou na mesma situação que você, aguardando o KA 1.0 SEL. Aqui em floripa a situação é a mesma, sem previsão em nenhuma concessionária, já tem todas as versões, inclusive o KA 1.5 SEL, menos a que eu quero (1.0 SEL), o jeito é continuar aguardando
ExcluirEngraçado aqui na minha cidade (Taubaté- sp) ja chegou o novo ka faz tempo, é só ir la e comprar, será que essa distribuição do novo ka esta priorizando regiões pra ser entregue nas concessionarias??!!estranho...
ExcluirAqui tbm chegou já faz tempo, só a versão SEL 1.0 que ainda não chegou (é a única que ainda não está disponível).
ExcluirPlacar de hoje: up 4.180 x KA 4.431
ResponderExcluirJá andei duas vezes nesse novo Ka... não troco meu up! com alguma rodagem por um Ka-Roça zero de forma alguma. Só o nome é que poderia ser melhor... top! ao invés de up!
ResponderExcluirBrincadeiras à parte, o Ka deixa a desejar qdo comparado com o up!
Interessantíssima essa reportagem, Carlos... tá ficando cada vez mais Ka-ído no meu conceito.
ExcluirPare de chora ka já tá nadando de braçada.
ExcluirOlá, gostaria de saber se você resolver o problema da partida do carro. Qual o resultado, o que observou?? Como anda esse processo?? Obrigada.
ResponderExcluirOlá!!! Como proprietaria posso dizer em uma única palavra ford ka 1.0 2015 verdadeiro LIXO.....Infelizmente ja comprei e só incomodação , péssima a minha escolha ....
ResponderExcluirengraçado que cara não sabe fazer nem uma media que seria a coisa mais simples ,eu racho demais com esses testes feitos dos mais leigos possíveis no assunto eu tenho um ford/ka 2015/2015 não concordo em nada absolutamente nada que ele falou e acho que na faixa de valor é o melhor da categoria
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