O GLA tem uma proposta urbana e esportiva, oferecendo praticidade graças ao bom volume de porta-malas: 421 litros, que pode chegar a 836 litros com os bancos rebatidos. O vídeo abaixo mostra todos os detalhes do carro.
O carregamento de bagagens no porta-malas é facilitado graças à soleira baixa e à larga porta de acesso.
O Mercedes-Benz GLA traz a assinatura estética que está presente nos recentes modelos da marca, como A200, CLA200 e Mercedes-Benz Classe C, sendo um visual mais jovem e com linhas esculturais, que tem o objetivo de reduzir a idade média dos consumidores da marca.
A dianteira tem estilo vertical, com o capô estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura.
A dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs.
O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Esses reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
Na lateral observa-se uma linha descendente que nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um aspecto dinâmico. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.
Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs, a abertura de carga é bastante larga.
Interior
O interior do Mercedes-Benz GLA traz superfícies de acabamento galvanizadas em prata escurecido. Além disso, o painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato.
Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido.
O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.
Os assentos esportivos tem uma abertura na parte inferior do apoio de cabeça. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando elétrico.
Aerodinâmica
O Mercedes-Benz GLA tem um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,31, número que, segundo a fabricante, é o melhor do segmento.
Mecânica
As versões do GLA trazidas para o Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv, combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem.
O automóvel traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são numerosas.
Suspensão
O Mercedes-Benz GLA é mais baixo que outros SUVs da Mercedes-Benz, adequando-se por isso ao uso no dia-a-dia das cidades. O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.
A direção é eletromecânica, que permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.
Sistemas de assistência
O Mercedes-Benz GLA conta com vários sistemas de assistência ao motorista. O Attention Assist alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência estão associadas ao sistema de freios ABS: função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.
Conectividade e interatividade
O Mercedes-Benz GLA 200 em sua versão de acesso, Advance, traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos.
O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
Versões
O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro. Todas trazem volante multifuncional esportivo forrado em couro que possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.
Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares.
O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.
As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, que inspira o nome da versão. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado.
No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.
O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial, com design ainda mais esportivo, que traz como diferencial as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.
Essas três versões estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:
• GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
• GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
• GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
GLA 200 Advance / GLA 200 Vision
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Cilindrada (cm³)
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1.596
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Potência (cv/rpm)
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156 / 5.300
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Torque máx. (Nm/rpm)
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250 / 1.250 - 4000
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Aceleração 0-100 km/h (s)
|
8,8
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Velocidade máxima (km/h)
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215 (limitada eletronicamente)
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Peso (kg)
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1.435
1.4351.435
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Pneus
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235 / 50 R18
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Capacidade do porta-malas (L)
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421
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Tanque de combustível (L)
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50/6
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Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
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4.417
2.022
1.494
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Revisões
A Mercedes-Benz lançou recentemente o programa de revisão declarada para os modelos de entrada da marca com o objetivo de mudar a percepção em relação aos custos de manutenção dos automóveis da marca. O programa, que estabelece preço fixo nas revisões, já está em vigor em toda a rede de concessionários do Brasil.
Os preços das revisões do GLA são:
1ª revisão (10 mil km ou 1 ano) – R$ 600,00
2ª revisão (20 mil km ou 2 anos) – R$ 1.250,00
3ª revisão (30 mil km ou 3 anos) – R$ 600,00
Ainda na área de pós-venda, a empresa oferece o Mercedes-Benz Service Care, um contrato de manutenção com preço fixo especial para até cinco revisões preventivas. O cliente pode escolher o pacote que mais se adequa ao seu perfil.
Os preços dos contratos de manutenção para o GLA são:
1ª e 2ª revisões – R$ 1.722,00
1ª a 3ª revisões – R$ 2.201,00
1ª a 4ª revisões – R$ 3.383,00
1ª a 5ª revisões – R$ 3.813,00
Dá gosto ver essas matérias.
ResponderExcluirTirando esse tablet no painel e essa lanterna traseira o carro seria perfeito.
ResponderExcluirEsse smartphone pendurado até parece coisa do Up!. No mercado tem dezenas de modelos de multimídia tela grande formato 2din que vem com tudo, integração com o carro e celular, câmera de ré, conexão nfc, microfone externo para hands free e por ai vai. Como é o caso do modelo Eonon D5160 específico do Classe A e B.
ExcluirSou mais um BMW ou Land Rover
ResponderExcluirO preço das revisoes de bmw,mb,land rover é um absurdo.
ResponderExcluirVcs vao me criticar mas eu so um cara que vejo tudo antes de adquirir um carro.
Preço de revisoes,seguro,pneus,pastilhas de freio.
Com esse valor sou mais um ds5 que ACREDITO as revisoes mais baratas.
O focus ate 60 mil km chega perto de 2 k.
O carro é lindo( mais carro que o ds5 mas o frances nao fica para tras)
Eu imagino o preço do seguro desse carro!!!!
Prefiro ser assim do que comprar e na hora de fazer o seguro ai é mt caro!!!!
Fora que sempre pego o seguro mais top que tem para a franquia ser mais barata ( a do focus titanium plus apenas 900 reais) e o seguro proximo de 3100.
Agora nao gosto dessa central multimidia da mb e da audi. Sou mt mais a estilo da ford ( my ford touch),land rover , golf que é imbutido no painel.
ResponderExcluirEla lembra um pouco o up. Isso estragou o interior do carro....
gosto é gosto.Eu gosto mais retrátil , principalmente, da audi
Excluirsuv de 1,49 de altura ?!
ResponderExcluircomo disse em outro blog:
tão suv quanto um gol rally...
Só não compro uma porque não tenho dinheiro
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