No último dias 19 de agosto o Latin NCAP divulgou os resultados de mais três modelos nacionais - Novo Palio, Peugeot 208 e Chevrolet Onix (veja detalhes destes testes aqui). Assim, com base nos números obtidos, é possível estabelecer um ranking dos dez carros mais seguros à venda no Brasil.

Volkswagen up! - carro mais seguro do Brasil

O Latin NCAP classifica os carros em segurança para passageiros da frente (adultos) - máximo 17 pontos - e passageiros traseiros (crianças ) - máximo 49 pontos, o que nos permite ranquear os carros em pontuação geral (soma de pontos de adultos + crianças), adultos e crianças.

Pontuação geral - Volkswagen up! é o mais seguro

Quando se somam os pontos de segurança para adultos e crianças, o máximo que pode ser obtido são 66 pontos. Destes, o Volkswagen up! obteve 55,4 pontos - aproveitamento de 84%.



A segunda colocação ficou com o Novo Ford Focus, que, na soma dos pontos conseguiu 54,58 pontos - aproveitamento de 83%.


O terceiro lugar coube ao Ford New Fiesta, com 50,67 pontos, aproveitamento de 77%.


Ranking - 10 carros mais seguros do Brasil - pontuação geral



Pontuação passageiros da frente (adultos) - Ford Focus vence

Na classificação com base na pontuação para passageiros dianteiros, o Ford Focus obteve 16,52 pontos  - aproveitamento de 97%, sendo o carro mais seguro nessa dimensão.



A segunda colocação fica com o Volkswagen up!, com 15,86 pontos e aproveitamento de 93%.

Volkswagen up! - carro mais seguro do Brasil

O Ford EcoSport surge na terceira posição, com 114,64 pontos, o que representa 86% do total.


Ranking - 10 carros mais seguros do Brasil - pontuação adultos


Pontuação passageiros traseiros (crianças) - Volkswagen up! lidera

O Volkswagen up! volta a liderar o ranking de segurança para crianças, com 39,54 pontos, 81% do máximo.

Volkswagen up! - carro mais seguro do Brasil

O Ford Focus fica na segunda posição, com 38.06 pontos, 78% de aproveitamento.


A terceira posição cabe ao New Fiesta, com 37,8 pontos, 77% do máximo



Ranking - 10 carros mais seguros do Brasil - pontuação crianças


Conclusão

O Volkswagen up!, que liderou o ranking de pontuação geral e o de crianças,, e ficou em segundo lugar entre os adultos, pode ser considerado o carro fabricado no Mercosul mais seguro testado pelo Latin NCAP.

72 Comentários

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  1. Dois detalhes importantes sobre o new fiesta.
    O nacional nós não sabemos se é ou não tão seguro quando o mexicano testado.
    O atual mexicano pode ser mais seguro, o modelo testado ainda não possuía aço de alta resistência na coluna A como o europeu, com a reestilização da frente a coluna A do mexicano passou a utilizar este aço.
    Então, hoje provavelmente o new fiesta mexicano teria um resultado melhor do que este modelo testado e o nacional ninguém sabe, pode ser igual ou pode ser pior, melhor acho difícil.

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  2. O UP! está ocupando a 13º colocação no Ranking da Fenabrave, o FIT está se aproximando, Sandero e Corola já o passaram e mês que vem teremos o New Ka, fora o fato da FIAT estar fazendo promoção do pálio " completo" por 28,500 Reais.

    Ou eles diminuem as margens ou diminuem as margens, simples assim, sem alternativas; a não ser que aquele boato de encerramento do modelo vá a frente o que seria uma estupidez Mor.

    Finalmente os consumidores começaram a perceber o aumento do Onix, este mês o modelo está tendo uma retração considerável nas vendas.

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  3. No quesito segurança, Ford dando show. A VW ainda tem o UP. Chevrolet e Fiat, tranqueiras.

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    1. Pois é. Ainda mais levando em conta que na maioria das vezes só anda motorista e no máximo passageiro dianteiro, onde o ford focus foi o melhor (melhor até, em termos de pontuação, que o tão aclamado golf testado na europa).

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    2. Ford e Volks estão oferecendo produtos melhores.

      Fiat e GM oferecem os piores carros.

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    3. Unknown, o up só é mais seguro na média para quem tem filho pequeno, ponto, com quatro adultos no carro o focus é superior em segurança.
      A pontuação do focus na colisão frontal foi realmente surpreendente.

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    4. André, na média a melhor é a ford, em segundo a volks e depois gm e fiat muito atrás.
      Digo que na média a ford está na frente porque todos os seus carros são atuais, tem plataforma moderna e todos oferecem esp (em algumas versões).

      A voks é irregular sendo que mantém um nível aceitável em toda a sua linha.
      Vai muito bem com up e golf mas fica para trás com gol, fox e polo que são carros bem desatualizados, a linha gol vem sendo renovada mas com nada de novo, é mais visual.
      Poderemos considerar gol e fox carros atuais se os próximos modelos receberem a plataforma MQB e obtiverem cinco estrelas ou quatro estrelas com pontuação alta.

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    5. Até mesmo na motorização a volks tem algos e baixos, tem o bom motor 3 cilindros e o péssimo 1.0 4 cilindros, tem o msi de 120cv e ainda tem o "msi" 8 válvulas que também está abaixo da crítica.
      A ford tem hoje o duratec de 145cv do eco que é superior ao 2.0 aspirado do jetta, tem o duratec com injeção direta do focus, tem o sigma titvc do new fiesta, tem o sigma convencional do eco, tem o sigma 1.5 do ka e o fiesta e tem o 3 cilindros.
      Depois o jetta tem o tsi mas o fusion tem o ecobost que também é muito bom.

      A volks tem o dsg que é superior ao powershift, mas só oferece nos carros importados, na linha nacional oferece apenas o imotion para gol, fox e polo enquanto a ford oferece o powershift no fiesta.

      A volks oferece o imotion no up o que é interessante, o ka ao menos no momento não tem esta opção, mas não dotou o cãmbio do up de uma simples tecla sport.
      Calibrou o cãmbio para economia de combustível mas em muitas situações o carro fica bobo, falta encher mais o motor, em carro 1.0 isso é fundamental.

      Meu ponto é ambas oferecem bons produtos mas a volks tem uma linha irregular, na média a ford está na frente.

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    6. Concordo contigo, Marcio
      A Volks tem o Gol, que realmente está defasado. Mas já trabalha num Novo Gol.
      Agora a GM, vende o Onix como um "projeto moderno" (ele foi lançado bem depois do Gol), é um projeto relativamente novo, e mesmo assim é defasado em motorização e segurança.

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    7. Das grandes, no geral a Ford está mais moderna, oferecendo melhores produtos no mais diversos segmentos, a VW está irregular com destaque apenas para UP e Golf, a GM tem uns 2,3 modelos que dá para comprar. E a Fiat, no meu entendimento, hoje, não oferece nada de interessante.

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  4. Nem preciso dizer que o Golf humilha todos esses aí. Enquanto falam de LatinNCAP, o Golf é 5 estrelas no EuroNCAP e TSP+ no IIHS.

    Sem mais amantes do Focus.

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    1. Como foi melhor, se na maioria dos critérios o focus teve maior pontuação que o golf no EuroNcap, inclusive no critério que mede as lesões causadas em pedestres. Se duvida, estão aqui os resultados:

      http://www.euroncap.com/results/ford/focus/2012/430.aspx
      http://www.euroncap.com/results/vw/golf/500.aspx

      Desconsiderando os devaneios habituais dos fanboys da VW, é bom saber que ambos os carros são bastante seguros.

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  5. Realmente o up brilha no assunto segurança...

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  6. brilha em segurança e é apagado no mercado...como vende mal esse carro...

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    1. Pois é. Pelo visto o pessoal prefere andar em caixões sobre rodas..

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    2. Pra ver como o brasileiro (ainda) compra mal.

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    3. O cara se preocupa com vendas, sendo que o assunto aqui é a segurança dos carros.

      Só assim para justificar a existência desses carros de baixa qualidade da Fiat e da GM.

      Falta total de argumentos... Brasileiro tem mais é que andar de Onix com "máilínqui" e demais drogas remendadas mesmo.

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    4. O UP não vende mais por que é "feio" e caro para o segmento que está inserido. Está sendo vendido para o público mais esclarecido que dá valor para segurança, modernidade de projeto e etc. A maioria vai pelo mais barato, ou então aquele carro que o vizinho tinha e ele sonhava em comprar um.

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    5. O up! não tem nada de feio. Ele tem um design sóbrio e elegante e sem arroubos. Apenas é um design que demora um pouco mais a ser assimilado pelo povo de baixa cultura e escolaridade do Brasil e que vota em Dilma/Lula.
      O design dele é fantástico, absolutamente refinado, muito mais refinado e bem desenhado que o Novo KA, por exemplo (que é tem um design bem pouco refinado e cheio de soluções improvisadas - o que fica claro em uma análise um pouco mais detalhada). O up! tem poucas linhas de junções de chapa aparentes. Os recortes das portas seguem linhas retas e de poucas curvas. As junções das portas na parte superior ficam camufladas com as bordas dos vidros.
      O up! tem um refinamento estético jamais visto em carros dessa categoria.
      Entretanto, o povo de baixa escolaridade e educação que está acostumado a comer McDonalds, quando colocado à frente de um alimento de alta qualidade pode estranhar. E é a mesma coisa que acontece com o up!. O povo não está acostumado com tanta sofisticação estética, tanto refinamento nesse faixa de mercado, então demora um pouco para se acostumar.
      Mas, por outro lado, se demora mais a se acostumar, também é verdade que demora muito mais a cansar. E isso é bom tanto para a empresa, que tem um produto de maior longevidade, quanto para o consumidor, que fica com um produto mais atual e menos desvalorizado ao longo do tempo.

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    6. Escreve mais Carlos. Estou emocionado e extremamente arrependido por que sugeri que o UP é "feio".

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  7. Hein?

    A vanguarda no segmento dos hatches compactos, o Onix, ficou ATRÁS do defasadissimo Gol no cômputo geral dos pontos?

    Puxa, como gostaria que alguém que bateu uma boca danada comigo, tempos atrás, quando afirmei que Onix tem qualidade geral inferior ao do Gol, aparecesse...

    "A moderníssima plataforma GSV da GM, bla, bla, bla"...; "Segurança não é opcional, bla, bla, bla..."; "Gol e Fox já eram, bla, bla, bla..."; "Temos que reconhecer que o Up! é o carro menos pior da VW à venda por aqui, bla, bla, bla..."

    Que piada... Só rindo mesmo!

    Coitado de quem comprou o Onix. Pagou caro e levou um carro de baixa qualidade, mal-acabado, mal-construído e, pior de tudo agora, INSEGURO.

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    1. Tem uns comentários aqui que não dá pra levar a sério.

      Comparar o Onix com o Up!, por exemplo.

      O Onix é mais caro, bebe mais, anda menos, medíocre em segurança, tem um dos piores acabamentos da categoria (os plásticos das portas são desalinhados, ficando até com arestas - passa até uma moeda nas frestas), em termos de motorização é totalmente obsoleto.

      Mas coloca um farolzinho azul, umas rodinhas esportivas e uma telinha xing ling, e faça bastante propaganda... q vende (até por mais de 45 mil).
      Camarada deixa de comprar um Up! que é um projeto moderno, seguro, bem construído ou de levar um New Fiesta - q é muito mais carro q o GM.
      Qualidade? Segurança? Boa parte do povo brasileiro ainda não acordou pra isso!

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    2. É a velha história, né...

      Tendo "telão daora" no painel, tá valendo...

      O importante é impressionar o vizinho, e não comprar um carro que realmente tenha um projeto que preste.

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    3. Em relação ao up! é inquestionável a superioridade em segurança em relação ao onix. Entretanto, gol ainda acaba sendo um caixão sobre rodas, mesmo quando comparado ao onix. É só ver os resultados: o gol (com air bag) quando foi testado teve 5,75 pontos (ou 1 estrela) para o motorista e 18,89 (2 estrelas) para as crianças. No caso do onix, teve 10,17 pontos (3 estrelas) e 20,14 pontos (2 estrelas), respectivamente. Isto que o critério da LatinNcap aumentou em relação a época que foi testado o gol.

      Além disso, como eu já comentei e justifiquei milhões de vezes aqui no blog (e apesar disto, ainda existe muita gente sem cérebro suficiente que não entendeu isto), a princípio nada impede que o onix tenha o mesmo resultado que o up! em velocidades mais baixas (como no critério da NHTSA). Um exemplo disto foi o ford f-150 testado a anos atrás.

      Todo caso, espero que estes resultados sirvam para o GM melhorar os seus produtos.

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    4. De boa... Pare de tentar justificar o mau resultado do Onix. 3 estrelas ou menos, é reprovado e ponto final. Gol, Palio e Onix são farinha do mesmo saco do mesmo jeito...

      Quer carro seguro, é 4 estrelas para cima...

      Gol é um projeto datado de 2008 e Onix um projeto de 2012. São 4 anos de diferença e isso hoje em dia é muita coisa.

      Outra: lembre-se que o Gol é da plataforma PQ-24, originária do Polo 9N e com mais de 12 anos de estrada... Só que o Polo mesmo foi aprovado, certamente por usar solda a laser, o que deixa a carroceria mais resistente aos impactos. O Gol, não. Usa soldas convencionais.

      O Onix é de uma plataforma consideravelmente mais nova. Então, deveria ter sido aprovado SIM, pois é um projeto mais recente e que deveria ser obrigatoriamente ser mais seguro.

      Mas eu já escrevi que, não adianta absolutamente NADA um projeto ser moderno, caso seja executado com falhas (entenda-se: cortes de custos)...

      Reprovado é reprovado, caro Unknown. Não se justifica algo injustificável. A GM deveria tomar vergonha na cara e oferecer produtos de qualidade ao consumidor, que já paga caro demais para ter um carro.

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    5. E o senhor falta com a verdade quando diz que o índice do Gol com airbags foi de 5,75 para o motorista.

      Foi de 10,01, bem próximo do Onix, com 10,17.

      Compare ambos os carros COM AIRBAGS, por favor!

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. Na realidade eu me enganei na hora de comparar os resultados e reconheço isto.

      Todo caso, eu tentei colocar isto em resposta ao que o que você afirmou anteriormente, ou seja, que gol é muito superior ao onix. Os resultados mostram que isto não é verdade.

      Com relação a segurança veicular, o que meu comentário anterior foi para dizer que não se pode ter certeza absoluta do comportamento de um carro com um ou dois testes. Tanto que a própria NCAP garante o teste somente para alguma certa margem em relação as condições de teste (o que segundo eles corresponde a cerca de 60% dos acidentes). É bem provável que tanto gol como onix se saiam mal em outras condições de teste, mas dizer com convicção que vai ser ruim em qualquer condição, sem ter resultados ou uma boa teoria como base, me desculpe, isto não existe em engenharia.

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    8. Unknown:

      O que afirmei sobre o Gol, foi uma vez, teeempos atrás, numa discussão com um ex-usuário (bem conhecido, por sinal) por aqui....

      Disse a ele uma vez que a qualidade geral do Gol era melhor do que do Onix. De acabamento, motorização, montagem... Vai me desculpar, mas é. Só olhar cada um detalhadamente que as diferenças são bem notórias.

      Aí, o referido usuário subiu pelas tamancas, porque disse que o Onix é isso, é àquilo, que "Gol já era", e que "Onix é um carro que poderia ser vendido na Europa. Gol, de jeito nenhum"...

      O LatinNCAP serviu para abrir os olhos de quem pensou que um projeto mais moderno é necessariamente superior em segurança... Não é.

      Para os passageiros dianteiros, o Onix foi pouquíssima coisa melhor (10,17 contra 10,01 do Gol). Para as crianças, o Gol foi ligeiramente melhor (21,16 contra 20,14 do Onix), o que na média, dá no mesmo.

      Gol e Onix estão no mesmo rol: dos reprovados.

      Então, é de se pensar que, nesse projeto da GM, bem mais recente do que o do Gol, cuja plataforma é de mais de uma década atrás, no que a GM cortou gastos.

      Pontos de solda, aço de alta resistência... Certamente economizou nisso, o que explica o seu péssimo resultado. Sim, péssimo mesmo, porque é uma plataforma global e um projeto recente, e tinha mais do que a obrigação de ter tirado pelo menos 4 estrelas.

      O que é de lascar é que o consumidor não paga a menos para ter um carro "moderno" e, supostamente, "superior" ao Gol... Paga caro do mesmo jeito e tem um carro cuja segurança se equivale à de um carro de projeto defasado.

      Ok, concordo no que escreveu sob a questão das outras condições de teste... Mas se for assim, qual seria a serventia do LatinNCAP? Se os números apresentados por ela não são referência absoluta, quais seriam então? Como é que poderíamos ter uma base sobre a segurança dos carros que compramos?

      Complicado isso, não?

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    9. Ops... Corrigindo: SOBRE a questão das outras condições de teste.

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    10. Ok Rogerio H, eu não tinha entendido muito bem alguns detalhes do seu comentário anterior.

      Esta questão dos testes é complicada mesmo, o mostra como tem muito para evoluir. Eu já pesquisei um pouco sobre estas variações do teste (em algumas bases de artigos acadêmicos que tenho acesso) e mostra que muita coisa é recente nesta área.
      Todo caso, é claro que é melhor termos um padrão de teste que representa pelo menos o comportamento de um veículo na maioria das condições de colisão da vida do que nada. Pelo menos está servindo o propósito de forçar os fabricantes a melhorarem os seus projetos. Quem sabe o onix e o gol do ano que vem não sejam exemplos de segurança.

      Espero também que o laboratório de testes que estão construindo aqui no Brasil (se eu não me engano do inmetro) não leve em conta mais condições de teste sendo referência nisto.

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    11. Eu acho que o Gol só vai melhorar na segurança quando vir a nova geração, que seguirá os padrões de construção do Up!, com maior uso de aços de alta resistência e solda a laser.

      E ele já está no forno... O "G6" é a última mudança feita na geração atual...

      Para mudar isso no Onix, creio que seria mais difícil. Teriam que mudar equipamentos da linha de produção, tais como prensas, máquinas de soldas, etc...

      E duvido que a GM mexa nisso agora, pois ainda não deve ter amortizado o investimento que fez no Onix. Demandaria um gasto bem grande para a empresa...

      Provavelmente, ficará para a próxima geração do carro...

      Azar dos consumidores, a GM terá mais tempo para ludibriá-los, encantando-os com o "máilínqui"...

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    12. Na GM tem o projeto "ambar" que gerará o sucessor do celta para o final do ano que vem ou 2016. Tomara que saia um carro bom e seguro (com 4 ou 5 estrelas), já que quanto maior o número de bons veiculos concorrendo em uma mesma categoria, maior a concorrência e melhor para o consumidor.

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    13. Unknown, o lncap está um pouco limitado nos testes, está iniciando, mas na Europa temos colisão frontal, colisão lateral contra um carro e colisão lateral contra um poste, talvez até sirva também para colisão lateral contra uma moto.
      Na verdade a maior parte das colisões estão sim cobertas por estes testes, falta para o ncap o teste de quina do IIHS.
      Pense também da seguinte forma, será que teríamos estes carros seguros, com aço de alta resistência na carroceria se o ncap não estivesse aqui?
      Eu duvido, estas evoluções que estamos percebendo na volks e ford (infelizmente somente nestas duas) estão diretamente relacionadas à chegada do lncap, tenha certeza disso.

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  8. Acabei de ver num TV de um aeroporto, uma Palio Weekend capotou e a criança com 5 anos desprendeu-se da cadeirinha (sem isofix) e foi arremessada para fora do carro vindo a óbito. Dois pontos, pelas imagens a cadeira e a criança não estavam perfeitamente ancorados. Isso é muito serio, o consumidor tem que exigir carros equipados com isofix e os pais terem mais cuidado na ancoragem.

    Interessante o ranking promovido pelo CarBlog, a soma dos pontos passageiros dianteiros e crianças, muito bom. Contudo, aquele Fiesta precisa sair da lista pois não foi testado, o carro testado não é mais importado, como já foi alertado acima.

    Quanto ao Up ainda não vender bem, é só uma questão de tempo e dos consumidores entenderem que o Up como a única opção verdadeiramente segura na faixa de 30 a 40k reais, além das outras qualidades já abordadas.

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    1. Pois é, Eddie

      Muitas pessoas ainda desconhecem os testes de colisão. Nunca ouviram falar em Latin NCAP. Nem sabem o que é isofix. Compram o carro q acham mais "bonitinho".

      Sobre o Up! - muita gente acha q o carro é muito pequeno, não sabem q o espaço interno do carro é similar ao dos concorrentes e q seu porta-malas (285 litros) é maior q de alguns concorrentes (como Uno e Onix), sem falar da ótima dirigibilidade do carrinho no trânsito urbano.

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    2. Eddia, alguns comentários.
      Se a criança de desprendeu da cadeira não tem nada a ver com o isofix, o isofix fixa a cadeira no carro, o problema foi outro, ou a cadeirinha não presta ou a criança foi mal presa, neste caso falha dos pais.

      O ranking da carblog serve apenas para quem não tem filhos, eu não tenho filhos e para o meu caso o carro mais seguro do pais é o focus, para quem tem filhos talvez seja o up.

      Mas leve em consideração o seguinte, em um choque frontal o carro mais pesado leva vantagem, é fácil verificar isso comparando a batida de uma pickup grande contra um carro.

      O up tem aquela nota porque foi jogado com a própria massa contra a barreira, se bater de frente contra um carro 300kg mais pesado e que obteve a mesma nota até nos décimos, ele levará desvantagem por ser mais leve.

      Existem hoje duas opções seguras, up e hb20, estamos aguardando o teste do ka para saber se será também outra opção segura.

      Simplificando, em uma batida frontal entre up e focus o focus que já obteve uma nota mais alta aumentaria ainda mais esta diferença por ser bem mais pesado.

      Sobre o new fiesta, hoje o new fiesta hatch que é nacional pode ser tão seguro ou menos seguro do que o mexicano testado pelo lnpca, mais seguro acho impossível.
      O fiesta mexicano importado atualmente é mais seguro, o primeiro não possuía aço de alta resistência na coluna A assim como o nosso não possui, com a reestilização da frente o fiesta mexicano passou a ter aço de alta resistência na coluna A, assim como o europeu sempre teve.

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    3. André, o espaço do up é similar mas inferior ao do hb20, e certamente inferior ao do ka que é maior do que o hyundai.

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    4. Sim, Marcio
      4 adultos andam tranquilo no Up!
      Acho o espaço dele melhor que Celta ou Clio, por exemplo, q são carros q conheço bem.
      Não andei no HB 20.
      Li q o Novo Ka tem um bom espaço nos bancos traseiros, porém o porta-malas é de apenas 253 litros.
      Muitas pessoas acham que o Up! é muito pequeno e que o Onix é muito maior. O q não é verdade. Só conhecendo mesmo os carros pra saber.
      Abs

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  9. Fanatico? ... Não concordo! Todos os meus argumentos são fatos, ou eu menti em algo?... Fanático é quem nao quer ver... Isso sim... O título dessa reportagem sim, é fanatismo, pois o Focus é bem melhor que Up em segurança... Aliás entreos campeões, segundo a própria materia, temos 3 Fords e um Hyundai... e só um Wolks... Fanatico é esse blog, pelo Up...

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    1. O problema e que você não sabe argumentar. Tem gente aqui que aprecia certas marcas de carros, mas fazem bons debates.

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    2. Quer comparar Focus com Up!...

      Sendo que custa o dobro do preço e é de uma categoria superior...

      Tá jogando muito Xbox...

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    3. Tonny Anderson
      Conte pra nós q carro vc tem. É um Ford? Conte pra nós se ele anda bem, é econômico, se tem bom a cabamento, boa dirigibilidade, sua experiência com seu carro, os pontos positivos e os negativos dele. Isso q é importante, Isso q agrega valor e informação ao blog e aos outros comentaristas do blog. Acho q seria bem mais produtivo.
      Ninguém curte comentários q entram só pra falar mal de determinado carro, só pelo fato de não gostar de tal marca. Fica parecendo criança birrenta e com argumentos q beiram ao ridículo.

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    4. E eu acrescento mais... Tenho 2 carros da VW atualmente. Gol e Up!. E estou trocando o Gol em breve, por um Golf Comfortline TSi...

      Mas teve época que tive 2 Fords. Um Ka e um Escort... E gostava muito de ambos.

      Se eu critico um carro, explico e provo o que digo, sem essa de falar "humilha" ou que "é feio".

      Isso denota ignorância total das coisas.

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    5. Rogerio
      Esse cara tá mais pra Troll
      Tbm tive carros Ford (Fiesta Rocam e Focus G1) e são bons carros.
      Não existe esse papo de "humilhar", "espancar", rsrs
      Isso é pra criar polêmica.
      Cada carro (e marca) tem seus prós e contras.

      O Up! tem muitos mais prós (segurança, modernidade, economia, boa dirigibilidade, desempenho bom pra 1.0, etc) do que contras. Só sendo muito ignorante (ou troll / hater) pra não reconhecer isso.

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    6. André:

      Esqueceu que a Ford não fabrica bicicletas?

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    7. E começa a "novela" d novo :
      Qual carro é melhor?
      Qual "humilha" mais?
      Qual vende mais?
      Haja paciência, viu!
      Se up! vende ou não vende, se Ford é melhor ou não, Golf é melhor que Focus, etc, etc
      Discussão estéril!!!
      TODOS são bons em alguns aspectos e ruins em outros. PONTO!
      Não existe carro melhor que outro!
      Existe carro com QUALIDADE!

      O resto é o resto

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  10. Quem gosta realmente de carro, gosta de bons projetos, independentemente de marca.

    Carros bem montados, bem construídos, bem acabados, seguros e com boa dirigibilidade.

    Ficar só nessa de "marca X humilha marca Y" ou de "carro X é mais bonito do que carro Y" demonstra uma séria deficiência cognitiva e intelectual.

    Culpa do nosso sistema educacional falho e dos pais de hoje em dia ,que não estimulam os filhos a estudarem e então, adquirir um pouco de cultura...

    Por essas e outras que nossos políticos são umas merdas. Nada mais são do que a imagem perfeita do brasileiro...

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    1. Perfeito, Rogerio.
      Lembrei q um tempo atrás, queria comprar um notebook e fui a uma loja. Tinha na cabeça boas marcas (como Dell, Samsung, Acer, HP)... e o funcionário da loja queria me vender um Note Positivo, com o argumento de q era ótimo, pois era o "mais vendido". Agradeci e fui embora comprar em outra loja, rsrs.

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    2. Pior que já tive um note Positivo e ele durou pra caramba, hahahahaha...

      Usei o bicho até trincar nas dobradiças. Durou 5 anos e meio...

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    3. Que bom, Rogério.
      Teve sorte! Tenho alguns amigos q não tiveram muita sorte com os Note Positivo. E o bichinho esquentava pra caramba, rsrs.

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    4. Esquentava mesmo!

      Hoje eu tenho um Lenovo e a diferença de qualidade é bem grande...

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    5. Sobre os Notebook, usei um CCE por 7 anos sem apresentar NENHUM PROBLEMA. Em junho de 2013 comprei um HP, o qual foi umas 4 vezes para a assistência por problemas diversos, até que enfim, recentemente a HP enviou um produto novo para evitar um processo judicial. Entre no reclame aqui e veja que a nota do consumidor para a HP é consideravelmente menor do que para a Positivo e igual a CCE, o que demonstra que não fui o único sortudo. Então, colegas, aconselho, a desmistificar que a HP é uma marca Premium. Na verdade, um técnico riu da minha cara: " HP não está sabendo fazer nem impressora".

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    6. Tenho um hp faz dois ou três anos, nenhuma queixa.

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    7. Tenho uma impressora HP q tem uns 10 anos, nunca deu problemas, tá "encostada" pq comprei um multifuncional, tbm da HP, e este funciona muito bem.
      Tenho amigos q possuem note HP e se dizem satisfeitos com o produto.
      Queria pegar um Dell, mas acabei comprando um Samsung (custoxbenefício bom) e estou satisfeito com o note.

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    8. Nossa, com esse comentário do Rogério ainda tenho esperança nesse blog ..Parabéns pela sua visão de mundo. Em minha garagem tenho uma BMW e uma Alfa 166, ambas 99, e um Logan para o dia a dia.....Não pretendo trocar em nenhum desses carros novos e estou muito satisfeito. Quando vejo alguns comentários e matérias aqui do tipo "O up já está com mil kilometros e não apresentou defeito. ."...lastimável. ..qualidade se mede a longo prazo. ...empirismo gente !!

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  11. Pois é Andre, seu argumento retrata a atual situação da Wolks no Brasil, que é a positivo de sua história... vende mais que Ford, apenas pelo Gol... No comparativo que fiz acima, todos os carros da Ford são melhores do que os da Wolks, voltem lá e confiram, digam-me se esqueci de algo...

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    1. Acho q a Ford tem carros muito bons (New Fiesta, Focus, Fusion). Já relatei q tive carros Ford tbm. / A Volks tbm tem bons carros (Up!, Golf, Passat). / Acho q não é necessário desmerecer uma (boa) marca pra enaltecer a outra. Acho q cada marca tem seus prós e contras. Sempre gostei da mecânica Volkswagen (motor e principalmente câmbio), assim como gosto do conforto dos Ford (suspensão da Ford é referência). / Hoje, tenho um Volks, amanhã posso vir a ter um Ford novamente (ou de outra marca), mas quero um carro seguro e com qualidade. Segurança e qualidade o Up! tem.

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    2. Exatamente.

      Das marcas mais conhecidas, as que possuem o melhor acerto para quem curte dirigir são Ford e VW, com bons conjuntos mecânicos.

      GM, Fiat e Renault eu não recomendo... São anestesiados em demasia para o meu gosto.

      Cada um é cada um.

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    3. André, o meu argumento hoje é que toda a linha da ford é de carros com projeto moderno, plataformas modernas, estão muito bem equipados e os motores são atuais, pode até não ser turbo mas muito bons.
      Como exemplos, meu fiesta 1.6 tivtc faz 16 na estrada, o motor do ka 1.0 também é ótimo, o motor , forte e econômico, o 2.0 do focus melhorou muito, ganhou mais de 30cv e gasta menos do que o antigo duratec.
      A volks tem up e golf atuais, depois tem polo, gol e fox antiquados, mesmo que o gol seja de 2008 não é um projeto moderno, plataforma antiga, motorização antiga...
      O jetta tsi é excelente, o jetta confortline tem o motor da quantum do meu pai.
      Na minha opinião temos ford, depois volks e lá atrás gm e fiat, ambas na média com os piores carros do mercado.

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  12. Tbm curto outras marcas senhores... Mas é chato acessar esse blog, e perceber que todas as matérias puxam sardinha pra Wolks... Fica nitido isso, e até os comentaristas, como o Andre, e outros, achobque tbm ganham Jaba da Wolks... Up embora seja feio, tem projeto novo, Golf tbm... Mas Gol, Fox, que foi maquiado agora, cros fox, todos carros defasados... por isso fox despenca em vendas, cros fox tem maior desvalorização do mercado... E HB20 só cresce em vendas, assim como New fiesta é o mais vendido do segmento de compactos " premiuns" ,,,

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    1. Tonny
      Tbm critico a Volks (só ver comentários q fiz sobre o Fox e sobre o Gol).
      E tbm sei reconhecer e falar bem de outras marcas, vc pode ver isso em posts sobre o HB 20 e New Fiesta (inclusive sempre estou reafirmando q o New Fiesta é o melhor compacto do mercado - minha opinião pessoal / e faço muitos elogios ao Focus).
      Agora não vi vc reconhecer um ponto positivo no Up! Nem mesmo o fato de ele ter nota máxima em segurança. To fazendo 16 km/litro na cidade com o Up! O carrinho é esperto, econômico, seguro. Só relato a verdade.

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    2. Ué, cara... E você esquenta com isso?

      Bobagem.

      Não me importo se o carro que tenho vende mais ou vende menos, impressiona ou não o vizinho... O que me importo é se o carro tem qualidade suficiente para ME agradar, não os outros.

      O que estamos dizendo é: se não gostou, prove. É assim que funcionam os debates...

      Se eu digo que não gosto, eu provo o que digo. Simples assim.

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    3. Ah, sim... Por sinal, eu DETESTO o Fox.

      Não entendo a proposta daquele carro até hoje... Jamais compraria um.

      Não é porque é VW que vou elogiar tudo que ela faz.

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    4. Não tenho nada contra o fox, acho um bom carro, não compraria porque new fiesta e 208 são melhores, gosto até do visual, o problema mesmo é a relação preço/equipamentos, o carro é caro e tudo é opcional.

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  13. Como diria o Prof. Raimundo: "E as vendas, ó...". Lembro que na época do lançamento vários "VW lovers" vieram aqui latindo que era o melhor carro do mundo, que não tinha pra ninguém, que ia vender feito água...
    Chamando "carlos4carros" para explicações. Xiiii, sumiu?

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  14. E começa a "novela" d novo :
    Qual carro é melhor?
    Qual "humilha" mais?
    Qual vende mais?
    Haja paciência, viu!
    Se up! vende ou não vende, se Ford é melhor ou não, Golf é melhor que Focus, etc, etc
    Discussão estéril!!!
    TODOS são bons em alguns aspectos e ruins em outros. PONTO!
    Não existe carro melhor que outro!
    Existe carro com QUALIDADE!


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    1. Enquanto tivermos por aqui usuários nem noção e fanáticos isso nunca vai acabar.
      E como o fanático de plantão diria, "isso é um fato".
      kkkkkk

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    2. Comentários com termos como "humilha" são ridículos. Total falta de argumentos.

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  15. A FORD está de parabéns, três carros dentre os mais seguros no Brasil. Já a VW, se não fosse o UP, recém lançado, estaria amargando a lanterna no quesito segurança de veículos (olha a posição do GOL dentre as avaliações). Que vergonha senhora VW.......rsrsrsrs......

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  16. Só um detalhe... Esqueceram do Jetta, que teve 5 estrelas no LatinNCAP também.

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