A reformulação pela qual passou o Volkswagen Fox em sua linha 2015 é mais do que estética, mecânica e de interior. Os aperfeiçoamentos introduzidos no modelo se destinam a torná-lo capaz de substituir do Polo Hatch - este em vias de ser retirado de linha - como representante da Volkswagen no segmento de hatchs compactos "premium".

Hyundai HB20 Premium x VW Fox Highline

Este artigo, portanto, vai analisar o posicionamento de preço do Novo Fox Highline, sua mecânica e os itens de conforto, conveniência e tecnologia em comparação com um dos principais carros desse segmento, o Hyundai HB20 Premium, ambos equipados com sistema de navegação e bancos revestidos em couro.

VW Fox Highline 2015 - R$ 48.490 (MT) / R$51.790 (AT)

Esta versão Highline do Fox conta com os seguintes itens de série: direção com assistência elétrica, ar-condicionado (manual), sistema de som com conectividade Bluetooth e USB, faróis de neblina, rodas de 15 polegadas, volante multifuncional, sistema I-System.

Hyundai HB20 Premium x VW Fox Highline

Em termos mecânicos, ele conta com o motor 1.6 16V de 120 cavalos, associado com uma transmissão manual de seis marchas, ou automatizada I-Motion de cinco marchas.

Hyundai HB20 Premium x VW Fox Highline

Equipado com sistema de navegação (GPS) - R$ 3.050, Controle de Estabilidade e de Tração e faróis de neblina com direcionamento de facho (R$ 1.140 reais), e bancos de couro (R$ 670) o Fox fica com preço de R$ 53.350 na versão com câmbio manual e R$ 56.650 reais no automatizado I-Motion.

Hyundai HB20 Premium x VW Fox Highline  - interior

Hyundai HB20 Premium 2015 - R$ 49.590 (MT) / R$ 52.890 (AT)

O modelo topo de linha do Hyundai HB20 é o Premium, que vem de série com os mesmos itens de conforto do Fox Highline, com algumas diferenças, como o fato de o sistema de assistência do Fox ser elétrico, enquanto no Hyundai é hidráulico.

Novo VW Fox Highline 2015 x Hyundai HB20 Premium

Em termos mecânicos, o HB20 conta com um motor 1.6 16V de 128 cavalos, associado com uma transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.

Novo VW Fox Highline 2015 x Hyundai HB20 Premium

Equipado com sistema de navegação blueNav (R$ 2.780) e bancos revestidos em couro (R$ 1545), o Hyundai HB20 Premium vai a R$52.370 no modelo com câmbio manual (sem bancos de couro) e R$57.215 no automático.


Preço x Itens de série

O Novo Fox Highline mostra uma relação custo x benefício ligeiramente melhor, já que é mais barato tanto na versão básica (R$ 48.490 no Fox x R$ 49.590 no HB20) quanto na mais equipada com transmissão automática (R$ 56.650 no Fox x R$57.215 no HB20).

Novo VW Fox Highline 2015 x Hyundai HB20 Premium

Além disso, o VW Fox Highline conta com itens importantes que não são oferecidos no Hyundai HB20 Premium, como ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC), TC (M-ABS) – Controle de tração e direção com assistência elétrica (o HB20 conta com direção hidráulica - menos eficiente).

Novo VW Fox 2015 Highline

Adicionalmente, o Fox Highline 2015 oferece o sistema Park Pilot, com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, enquanto o Hyundai HB20 só oferece sensores de estacionamento traseiros.

Sistemas de navegação

Em suas versões topo de linha, tanto Fox Highline quanto HB20 oferecem sistema de navegação integrado ao painel.


Novo VW Fox 2015 Highline - sistema de navegação

O modelo do Fox é chamado  é chamado de NS315, conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

Novo VW Fox 2015 Highline - sistema de navegação

No caso do HB20, seu sistema blueNav conta com central multimídia touchscreen de 7 polegadas com navegação GPS e TV digital.

Hyundai HB20 - transmissão automática

No caso das versões automáticas, há uma vantagem do Hyundai HB20 por este oferecer uma câmbio automático convencional, enquanto o Fox Highline adota uma transmissão automatizada I-Motion.

Hyundai HB20 Premium - Interior - painel

Apesar de a Volkswagen informar que o Fox 2015 conta com uma versão do I-Motion com software de gerenciamento de segunda geração, o fato de ser um transmissão de embreagem única automatizada, ela não conta com a mesma suavidade de funcionamento da transmissão automática do Hyundai HB20.

Fox - transmissão manual

Se no caso das versões com transmissão automática o HB20 leva vantagem, o Fox Highline dá o troco na configuração manual, já que conta com a nova caixa de seis marchas - mesma usada no Golf, enquanto o HB20 adota um câmbio de cinco marchas.

VW Fox Highline 2015 - interior - painel

Desempenho

Os dados abaixo vêm da Revista Auto Esporte, tanto do Fox 1.6 quanto HB20. Ressaltamos em azul o vencedor em cada teste.


Prova VW Fox Highline 2015 Hyundai HB20 1.6 Premium
Aceleração 0 a 100 km/h 10,3 s 9,9
(segundos) 0 a 400 m 17,2 s 17
Retomada 40-80 (3ª) 6,7 s 7
(segundos) 60-100 (4ª) 10,1 s 8,3
80-120 (5ª) 16,2 s 16,5
Frenagem 100-0 km/h 42,16 m 45,3
(metros) 80-0 km/h 27,17 m 28,2
60-0 km/h 17,33 m 15,6

Os números de desempenho mostram uma ligeira vantagem do HB20 1.6 em testes de aceleração, quanto o Novo Fox leva vantagem nas retomadas de 40 Km/h a 80 Km/h e de 80 Km/h a 120 Km/h. O modelo da VW mostra também um sistema de freios mais eficaz, já que imobiliza o carro em espaços menores.

Conclusão

O posicionamento de preço do Novo Fox Highline 2015, em torno de R$ 1.000 reais mais barato que o Hyundai HB20 Premium com mesmo pacote de itens, evidencia que a versão topo de sul-coreano é o principal alvo de mercado dessa versão topo de linha do Fox.

Hyundai HB20 Premium 2015

O HB20 1.6 Premium automático leva vantagem sobre o Fox Highline I-Motion por oferecer um câmbio de funcionamento mais suave.

VW Fox Highline 2015

O Fox Highline, por sua vez, é mais barato e oferece itens importantes a mais que o HB20, como controle de tração, estabilidade, direção elétrica, bloqueio de diferencial e câmbio de seis marchas, no caso do manual.

98 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Fox recebeu um excelente facelift. Mas ainda é um compacto "altinho" que deriva do Lupo (Sub- Compacto) e nada tem haver com a proposta do Pólo.

    O Gol tem um projeto que é derivado do Pólo. Esse sim poderá substituir o Pólo na próxima geração "G7".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara me obriguei a me meter na prosa, o Polo, Gol e Fox e SpaceFox dividem todos a mesma plataforma a PQ24 já aposentada, a diferença está no refinamento de cada um, como o caso das soldas a laser do Polo e a montagem mais refinada que os irmãos, o Lupo era um sub-compacto que rodou apenas na Europa junto com os irmão Seat Arosa e um Skoda que não recordo o nome, não vamos confundir as coisas, o Fox foi apenas chamado de Lupo no México, assim como o gol por anos foi chamado de Pointer na terra do Chaves, nossos carros exportados as vezes ganham nomes diferentes, nos EUA nosso Voyage ( primeira geração) foi exportado pra lá e ganhou o nome de? Fox .

      Excluir
  2. A frente tá meio baixa, mais ainda assim está bonito. Mais, essa traseira parece não conversar com o resto das linhas do carro. As lanternas horizontais ficaram meio estranhas pelo fato do Fox ser um carro alto.

    ResponderExcluir
  3. Entre os dois, e só nesse caso, ficaria realmente com o HB20, pelo design e, principalmente, pelas 4 estrelas do LatinNcap!
    Apesar do Fox oferecer o excepcional câmbio manual do Golf e com mais tecnologia embarcada que o coreano made in Brazil, com essa traseira "amassada" à la Golf, não dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fox tb é 4 estrelas, só que no Euro NCAP.

      Excluir
    2. cao, acho que teria um resumo meio que certo para o Fox, apesar da frente ficar agradável dá a impressão que " levou um pisão na frente e um chute na bunda"
      Sobre a segurança como o carro é feito no Brasil outros testes não tem valor algum, enquanto o LNCAP não testar não recomendaria.

      Excluir
    3. Tem razão Carlos!
      O "antigo", realmente tem mais segurança, e acredito que o "novo" também terá!
      Mas, meu caro Carlos, com todo respeito, àquela traseira, simplesmente, não dá!

      Excluir
    4. O Euro NCAP é muito mais rigoroso que o Latin NCAP.
      E o Fox testado pelo Euro NCAP é o mesmo vendido no Brasil, inclusive porque o Fox vendido na Europa até 2011 sempre foi fabricado no Brasil.
      E Latin NCAP é filial do Euro NCAP.
      Ou seja, se o Fox é 4 estrelas / 4 estrelas no Euro, ele é muito superior ao 4 estrelas / 3 Estrelas do HB20 no Latin.

      Excluir
    5. Tem razão, Five!
      Há, claramente, um descompasso entre a dianteira e a traseira!
      De frente na lateral, vc tem a impressão de um carro muito bem assentado e moderno.
      Mas é só vc chegar na traseira, que vc se depara com um aspecto, como vc bem disse em outro post, de carro chinês, destoando do resto das lindas linhas de seu desenho! Uma pena!
      Abs

      Excluir
    6. Acho a traseira antiga mais bonita, quem sabe um "tapinha" nela já resolveria.
      Também não sou muito chegado nesse papo de DNA da marca, afinal os carros estão ficando muito próximos na aparência tirando assim a exclusividade e identidade de cada modelo, parece até chines clonando carros.
      O up! é o único que se salva e não duvido que em um possível futuro facelift siga o estilo Golf, ai vai matar o estilo diferencial.

      Excluir
    7. Pois é, colegas do blog
      O Fox é um bom carro. Mas essa traseira realmente não "casou" muito bem com o restante do carro. A Volkswagen poderia ter caprichado um pouco mais, talvez pensado numa sinaleira mais vertical.
      Também optaria pelo HB 20 (entre os 2), pois tbm é um bom carro, tem boa mecânica, seu design realmente é mais interessante e tem um porta-malas maior.
      Mas o meu preferido nesse segmento e faixa de preço, continua sendo o Ford New Fiesta.
      Seria interessante um comparativo mais amplo, incluindo: o New Fiesta, o Peugeot 208, o Novo Sandero, Fiat Punto e GM Onix.
      O Peugeot 208 tá bonito (versão top) mas bate nos 60 mil... muita grana (aí, já pensaria num Ford Focus).

      Excluir
    8. Como o André, iria de New Fiesta também, agora entre os dois.... optaria pelo Fox, sem pensar, mais seguro( pagaria os 1.100 fácil nos controles de estabilidade, a vida não tem preço), o VW, na minha opinião é mais bonito(HB possui recortes exagerados, para-choque traseiro estranho, lanternas pontiagudas demais), vejo mais harmonia no Fox, apesar de concordar com os senhores de que a parte de trás á lá Fiat Idea, não casou bem com o resto do carro.
      Sem falar da liquidez do VW.

      Excluir
    9. Realmente existe harmonia no fox....frente, traseira e laterais. O problema que olhando exclusivamente a traseira, parece que tiraram todos os silicones que tinham e ficou sem bunda.as lanternas estão mto finas e certas linhas do para choques ficaram bem baixas.Métodos de efeito para reduzir a altura, de certo modo conseguiram mas em relação ao design nao ficou bem resolvida. Maiores conclusões só vendo o carro ao vivo.


      Em relação ao hb20 cores mais escuras como o preto reduzem seu visual mais carregado.


      Excluir
    10. Com a devida vênia, discordo do carlos4carros:

      Primeiro uma definição simples de falácia: "Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro".
      Algumas falácias:
      1) “O Fox é 4 estrelas no NCAP.” Sim, em novembro de 2005 o Fox foi testado pelo NCAP, ou seja, há quase 9 anos. De lá para cá, o órgão já mudou seus parâmetros de testes, ficando muito mais rigoroso. Assim, não procede comparar um carro 04 estrelas em 2005 com outro 04 estrelas em 2013, por exemplo.
      2) “E o Fox testado pelo Euro NCAP é o mesmo vendido no Brasil, inclusive porque o Fox vendido na Europa até 2011 sempre foi fabricado no Brasil.” O Fox vendido na Europa era realmente fabricado no Brasil. Porém, não era o mesmo vendido no mercado brasileiro. Tinha a frente do SpaceFox, air bag de série, sistema isofix (que parece que nem o FOX 2015 vendido recém remodelado tem), entre outras diferenças. Ou seja, o Fox testado pela EuronCap era um Fox especial, tipo exportação.
      3) “E Latin NCAP é filial do Euro NCAP.” Não, tanto a Latin NCAP quanto a Euro NCAP são membros da Global NCAP, com áreas de atuação distintas. Assim, não há relação de matriz e filial. Porém, sem dúvidas que os parâmetros de avaliação da Euro NCAP em 2014 são mais rigorosos que os utilizados pela Latin NCAP também em 2014.
      Algo como:“Polo e Fox compartilham a mesma plataforma e como o Polo tirou 4 estrelas o Fox também tem 4 estrelas.”. O teste do Polo ocorreu em 2012. Em 2013 a Latin NCAP aumentou o rigor dos seus testes. Assim, não se pode afirmar que atualmente, pelos novos parâmetros utilizados pela Latin NCAP, o Polo continuaria com as mesmas 4 estrelas. Há inclusive reportagens afirmando que, devido ao aumento do rigor nos testes, a Latin NCAP manda retirar uma estrela do carro testado em 2012 para compará-lo com um testado em 2013 (basta pesquisar no google). Logo, um carro testado em 2012 que tirou 4 estrelas teria 3 estrelas: 4-1=3 estrelas; carro testado em 2013: 4 estrelas. Assim, admitindo como válido o raciocínio que “carros com a mesma plataforma têm notas similares no Latin NCAP”, o “Novo” Fox teria 3 estrelas e o HB20 continuaria com 4 estrelas. O Fox estaria no mesmo nível do Ônix e do Pálio e abaixo do 208.

      Excluir
    11. Boa Felipe... É muito bom ver vida inteligente por aqui também...

      Excluir
    12. Dessa vez o Felipe colocou o Carlos para se calar, ou então ele está preparando um texto de 2 páginas para se justificar.

      Excluir
    13. O Fox nacional tem ISOFIX ? Se não, ele não terá 4 estrelas para crianças nem aqui, nem na China e muito menos na Europa.

      Não basta saber ler, é preciso interpretar, depreender.

      Não se pode comparar laranja com banana ou mamão com jiló.





      Excluir
    14. Usar resultado de 2009 para justificar o injustificável?
      Deveria ter ficado pianinho e não dar um piu pois ficou feio de mais, os testes foram todos atualizados e foi elevado o critério de avaliação.

      Felipe, pior que tinha me esquecido que todos os carros foram rebaixados 1 estrela nos novos testes do LNCAP.

      SE o FOX usar a mesma plataforma do polo tem chance sim de ser uma carro 3 estrelas e reprovado em segurança, ai ferrou e alguém vai surtar...

      Excluir
  4. Entre os dois, a melhor opção, de longe é o Fox.
    O Fox tem mais espaço interno, tem acabamento superior (já era no 2014 e nesse Highline então tá humilhando o HB20 sem dó).
    O Fox tá muito mais bonito, e o motor dele será superior ao HB20 1.6 em qualquer medição.
    Fora que o Fox tem itens que o HB20 nem sonha, tipo ESP, ASR, faróis DLA....etc..
    Sem comparação. Fox é superior de fato e de direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, com exceção dos seus excessos... hehe acho que tens razão. O fox agora eh mais carro. Apesar de eu ter um hb20 premium at, acho que fox oferece mais. Mas a traseira dele, putz. .. Vamos combinar que a volks errou nessa. De resto achei bem mais harmonioso. Abs a todos.

      Excluir
  5. Esse facelift do Fox é o carro mais feio na história da Volkswagen e não tem CxB que mude isso.

    Sério, é tenebroso e não sei como que aprovaram esse design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não é assim!
      O desenho da frente e laterais, ficou muito bonito, parecendo carro de segmento superior.
      O problema é que a traseira ficou tenebrosa e faz o modelo parecer, visto desse ângulo, um genérico chinês!
      Mas, interior, nível de acabamento e equipamentos, nota 10!

      Excluir
    2. A oferta de itens de segurança, mesmo que apenas na versão Highline, está de parabéns mesmo.

      Quanto ao interior a posição da navegação peca, objeto de constante atenção dos olhares do motorista deve estar em posição mais próxima ao campo de visão como no HB20 ou integrar-se ao painel de instrumentos como no Golf.

      Quanto ao design externo qualquer qualidade é anulada completamente por essa traseira que tenta remeter ao Golf mas acaba remetendo é à Brasília.

      Excluir
    3. Os bancos na versão Highline também aparentam ser bem confortáveis mas em um primeiro olhar parecem inferiores ao do nosso Polo comfortline e um tanto quanto aos do Polo europeu, que misturam graciosamente couro e alcântara.

      http://generalcars2015.shantel.netdna-cdn.com/wp-content/gallery/2015-volkswagen-polo/2015-volkswagen-polo-6.jpg

      Excluir
    4. O volante da highline, sem comentários é o melhor item no carro. Um dos mais belos volantes na indústria automotiva contemporânea. Nada menos que o volante do Golf porém parece levemente maior e com aro mais fino.

      Excluir
    5. A traseira e de longe o aspecto mais inovador. Ela horizontalizou a traseira e abaixou o visual da traseira, dando um visual mais esportivo. E como todo design vw nao foi feito para causar efeito ual, mas ppara durar longos e longos anos. Vai vender muito.

      Excluir
    6. A dianteira do fox ficou bonita, já a traseira...

      Eu ficaria com o HB20, porque o Fox não passa de um facelift (a plataforma ja tem mais de 10 anos)...

      Excluir
    7. Vamos esperar para ver ao vivo. Alguns carros visto de perto são bem mais interessantes do que em fotografias.

      Excluir
    8. Isso é verdade....
      Haja visto a boa impressão que tive do New Ka, mais bonito ao vivo que em fotos

      Excluir
    9. E essa sensação de anos 90 quando entra no carro, não conta? Feio demais...

      Excluir
    10. Beleza é subjetivo, achei o veículo muito bonito, inclusive, a traseira me pareceu ótima.

      Excluir
  6. Eu acho engraçado a enfase em itens que estão no fox aqui no post, sendo que em "outros carros" que terão itens semelhantes simplesmente são posto de lado aqui no blog "Além disso, o VW Fox Highline conta com itens importantes que não são oferecidos no Hyundai HB20 Premium, como ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC), TC (M-ABS) – Controle de tração e direção com assistência elétrica (o HB20 conta com direção hidráulica - menos eficiente)." Ué agora controle de tração e estabilidade e partida em rampa são importantes para o blog?!!!Por que esses itens não ganharam destaque então quando o novo ka foi lançado por aqui em relação ao seus concorrentes. muito pelo contrario tentavam justificar a falta de itens no concorrente com outro coisa?!!!Gosto muito do blog mas acho que deveria ser menos "parcial" a veiculos Volks, visto que esses itens são primordiais no mercado e o Novo ka foi o primeiro a trazer os mesmos(controle de tração e estabilidade e partida em rampa) de "SERIE", não como opcionais como é o do Fox, e só mais uma coisa o cambio do Fox é o obsoleto I-motion que pode mudar de software um milhão de vezes que vai continuar sendo obsoleto e horroroso.No mais gostei do fox reestilizado, apesar de achar ele um pouco caro ficou bem interessante, ja tive um (blackfox 2012) e sei das suas qualidades como veículos, o único porem fica por parte do porta malas miúdo, mas isso não é uma exceção do fox todos os Hatch compactos sofrem com isso também, agora só faltou comparar com o new fiesta pra ver, apesar que eu acho que nesse caso iria de fox mesmo, pois o new fiesta é muito apertado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk..ta bom Carlos o I-motion obsoleto, que da mais tranco do que anda é melhor que o cambio automático do HB!!kkkkkkkkkk, e outra em desempenho o gol Rallye não humilha o hb20 , só se for o seu gol Rally que você tem no seu sonho, motor 1.6 16v do gol 120 cv 16.8 de torque hb 20 1.6 128cv com 1.6.5 de torque...sonha Carlos sonha!!!!!!

      Excluir
    2. Na realidade ele disse "praticamente", ou seja, ainda existe um pouco, que geralmente ocorre nas reduções de 2° para 1°. Além disse, não tem a função "creeping" (que qualquer automático e até alguns automatizados tem), fora que se você for arrancar em lombas mais íngremes, como se faz em um automático convencional, corre o sério risco do carro de sofrer uma colisão traseira com o carro que está atrás, pois o carro volta bastante para trás.

      Fora a manutenção, que diferente da maioria dos cambios automaticos, você tem trocar boa parte dos componentes do conjunto a cambio automatizado a cada 50 mil km, o que custa em torno de R$2500.

      Resumindo, o imotion evolui, mas ainda é um automatizado com os seus problemas e está aquem de um automático convencional (mesmo para um de 4 marchas). Além disso, ainda é um dualogic piorado, por não possuir muitas das suas funções. Inclusive, nem o fabricante do sistema conseguiu explicar o porquê a VW não explora ao máximo a capacidade do cambio automatizado.

      Excluir
    3. O Gol Rallye anda mais que o HB20 sim, porém anda mais que o HB20x, o HB20 anda mais mas o HB20 na versão "aventureira" anda menos que o Gol.

      Excluir
    4. Também concordo que leva vantagem, apesar que não chega a ser muita coisa (de 1 a 2s de diferença). Isto nas versões 1.6 16V manual.

      Agora, dizer que um automatizado, cuja programação não aproveita todas as funções do fabricante do módulo (magneti marelli), é melhor que um automático de verdade (que tem creeping, da segurança em lombas, tem menor custo de manutenção periódica, maior vida útil, etc) é quase uma "blasfêmia".

      Excluir
    5. Na Auto Esporte o Gol Rallye 1.6 16v fez 0-100 em 9,8s e todas as retomadas melhores que o HB20 1.6. Também foi melhor que o New Fiesta de 130cv. No Carplace o Gol Rallye empatou com o HB20 1.6 no 0-100, mas venceu nas retomadas.

      O Fox 1.6 16v Highline, na Auto Esporte, já demonstrou o mesmo desempenho que o HB20 1.6 e New Fiesta no 0-100, no teste inicial que foi feito.

      Ou seja, não adianta olhar números absolutos de potência, mas sim o funcionamento do motor na prática, pois o que mais importa não são os picos de potência e torque, mas sim sua curva e desenvolvimento na prática.

      Enfim, entre Fox 1.6 16v Highline e HB20 Premium, iria de Fox com toda a certeza, pois é melhor mecanicamente(ótimo câmbio manual de 6 marchas do Golf faz a diferença), tem um interior mais refinado e melhor acabado(volante do Golf também contribui), tem ESP e é bem mais espaçoso no banco traseiro.

      Além de tudo, ainda acho o design do HB20 muito estranho e exagerado, mas isso é o de menos, iria de Fox pelo conjunto da obra, que é bem superior ao do HB20. Podem esperar por um consumo melhor do Fox também.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Errado caro Felipe!!!

      O fox não tem o controle de tração e estabilidade é um "OPCIONAL", tem que se pagar a mais pra ter , não vem nem na versão top , ou seja, é um coisa super importante pra segurança ativa do carro e acredito que quem for comprar esse fox topo deva optar em coloca-lo, só que numa futura revenda esse item vai agregar "0" de algum beneficio para revenda, uma lastima isso, visto que ate o novo ka que é de uma categoria "inferior" já vem com esses itens de "SERIE"!!!

      Excluir
    8. Mancada mesmo, ainda mais quando se olha a maioria dos outros concorrentes. Na versão de entrada a coisa piora, pois por R$35000 você leva um ultrapassado motor de 4 cilindros, onde, pelo menos, um câmbio de 6 marchas seria mais útil (fora o valor comparado com outros lançamentos recentes, inclusive da própria marca).

      Sobre os números de 0 - 100, como eu falei outras vezes, com estas pequenas diferenças pode-se considerar um empate técnico, já que existe um pequeno erro de metodologia na hora de realizar e divulgar os resultados (mais detalhes podem ser encontrados nas apostilas de incerteza de medição do inmetro). Uma prova disso é que já ocorreu de uma revista repetir o teste com o mesmo carro e encontrar um valor diferente de desempenho e consumo (se não me engano e new march com o autoesporte).

      Excluir
  7. Esse motor 1.6 do HB 20 é imbatível até então. O Fox veio com mais itens só que cobra uma fatura extra por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É imbatível sim, especialmente em potência menor que a divulkgada. Na Fullpower esse motor do HB20 se mostrou com 116 pôneis...no lugar dos alegados 128 da HYundai.
      E todos os motores da VW tem mais potência que o divulgado.
      Não adianta, motor 1.6 16V da VW é o top de todos, humilhou o da Hyundai e o Sigma 1.6 da Ford.

      Excluir
    2. carlos eu achava que vc comentava com bom senso mas to vendo que o fox ta apanhando tanto do hb20 que ta começando a mentir ... o hb20 na fullpower bateu 135cv nao 116 ... nao confunda com veloster amigo , o motor do veloster é diferente do hb20 , e segundo a propria hyundai o hb20 faz de 0 a 100 em 9,3 seg ou seja anda mais que muito 2.0 por ae video do dino : https://www.youtube.com/watch?v=oIgboLNQmWQ

      Excluir
    3. Como eu disse aqui várias vezes, o carlos gosta de distorcer os fatos e acreditar só naqueles que lhe convém. Típico comportamento de fanboy...

      Excluir
    4. Vic, o dinamômetro da FP é uma verdadeira piada, mas deixemos isso de lado. O HB20 1.6 faz 0-100 em cerca de 10s(10,3s Carplace, pouco acima dos 10s na Auto Esporte, cerca de10s na Quatro Rodas). Segundo a Hyundai o Veloster pode ter 140cv, seus veículos podem fazer 40MPG, entre outras coisas, mas a empresa já foi processada muitas vezes por propaganda enganosa.

      O fato é que HB20 1.6 faz 0-100 em cerca de 10s, andou menos que o Gol Rallye 1.6 16v(com CX de 0,37), que fez em 9,8s, na Auto Esporte e foi inferior em todas as retomadas. No Carplace o Gol Rallye 1.6 16v fez o mesmo 0-100 que o HB20 1.6, mas venceu em todas as retomadas. Vale lembrar que o Gol Rallye 1.6 16v também foi mais rápido que o New Fiesta 1.6.


      Enfim, não adianta ter 130cv e andar o mesmo ou menos, na prática, que um veículo de 120cv. O mais importante não é o número do pico de torque e de potência, mas sim o funcionamento prático do propulsor, que dependerá muito da curva de torque e potência e as tecnologias embarcadas.

      Excluir
    5. Sim concordo com você que o que interessa mesmo é a potência média do motor. Isto aparece geralmente nos resultados de 0 - 100.

      Entretanto, como eu falei outras vezes, com estas pequenas diferenças de desempenho entre modelos pode-se considerar um empate técnico, já que existe um pequeno erro de metodologia na hora de realizar e divulgar os resultados (mais detalhes podem ser encontrados nas apostilas de incerteza de medição do inmetro). Uma prova disso é que já ocorreu de uma revista (se eu não me engano a autoesporte) repetir o teste com o mesmo carro e encontrar um valor diferente de desempenho e consumo.

      Excluir
  8. O Fox realmente tem que se distanciar do UP e Gol. Tem que ser posicionado ligeiramente acima.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não gostar da Hyundai, tenho que dizer que o conjunto externo ( frente e traseira ) do fox não ficaram harmônicos e assim sou obrigado a admitir que neste momento o Hb20 está melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que o HB20 já enjoou, enquanto o Fox está magnífico, com a frente muito esportiva e a traseira ocm linhas retas e sólidas....muito esportiva. O interior do Fox está simplesmente matador.
      Eu profetizo que o Fox vai superar o HB20 em vendas já em setembro.

      Excluir
    2. Olha, em terra brasilis, o HB20 ainda vence entre os compactos... New Fiesta também agrada, se mostra com um design moderno e interessante. O 208 teoricamente seria premium e tem detalhes ainda melhores. Punto já foi líder, mas hoje é apenas bacaninha, assim como o Ônix. Enfim...

      Agora, exceto Golf pra cima, qualquer VW é caixa de fósforo em termos de design. Essa história de "design clássico, conservador, que não cansa" é conversa pra boi dormir... Fato é que design é subjetivo: tem gente que gosta de traços mais modernos e criativos, tem gente que gosta de sobriedade. Mas as vendas provam que o HB20 não cansou e está bem longe disso. Os caras vendem tudo o que fabricam... Se fabricassem mais 10 mil carros por mês e se maneirassem um pouco mais nos preços, seriam líder com facilidade. Mas como o "se" não ganha campeonato, continuam ali entre os primeiros - e a frente do Fox, claro.

      Excluir
    3. Ah, e vamos aos preços: um HB20 minimamente decente sai por 39 mil, com Ar + VE + Dir + Bluetooh. O Fox, por causa da ausência CÔMICA e TRÁGICA de ar condicionado, com os mesmos opcionais e sem nenhuma das boas novidades (ESP, Tração...) , ou seja, normalzão, sairá pelo menos por 41 mil.

      Enfim: Fox está 2 mil mais caro do que o HB20, que tem 5 anos de garantia e design mais moderno... Compra o VW quem gosta muito da marca ou é fanboy, "profeta" esses figuras aí...

      Excluir
    4. O design conservador e sóbrio dos carros da VW ficam anos no mercado sem cansar. Gol no mercado desde 2008 está para não me deixar mentir. Fox está no mercado desde 2003 idem. O modelo atual tá no mercado desde 2010 e só neste ano que o HB20 está a frente do Fox e por pouco ainda, já que fox+Crossfox já vendeu 62 mil unidades em 2014 contra 71 do HB20.
      E podem ter certeza que com a chegada desse novo fox nas lojas o Fox vai superar tanto HB20 quanto ônix.
      Agora, o Fox tá no mercado desde 2003. Sabe desde quando o ferramental dele foi pago? No mínimo desde 2006....hoje é lucro puro. Por isso que a VW pode vender o carro 1000 reais mais barato que o HB20, com muito mais equipamentos, e lucrar muito mais.
      O Novo Fox deu uma aula de design....matou o HB20 com aquelas linhas arredondadas bem femininas. O Fox é um carro muito mais masculino , sóbrio e elegante.
      Mas acho que o HB20 continuará a gradar mais o público LGBT.

      Excluir
    5. Bom, não é a toa que VW é o carro preferido da 3º idade, o design já remete a isto (junto com outros carros preferidos dos "tiozoes", como o antigo corolla, civic, etc).

      Sobre as vendas, como eu já disse aqui outra vez, se fosse sinônimo de qualidade o palio fire seria o melhor carro do Brasil.

      Excluir
    6. Estranho 4patas... Se você "profetiza" que o fox é mais "masculino", logo, achar ele mais bonito, na prática, inverte um pouco a sua lógica de públicos, você não acha? Eu particularmente, prefiro mesmo as curvas, mas se você prefere o que é reto, não tem problema... Hoje em dia há muito menos preconceito do que o seu comentário (cadê os moderadores do blog em seu post?)

      Voltando aos carros. Fox soma 2 versões e vende menos. Ponto final. E olha que a VW tem muito mais concessionárias. Eu não ganho 1 real para defender um ou outro. Só me divirto ajudando a desmascarar falácias... (Se você procurar, alguém explicou bem o que é falácia...).

      Se o HB20 cansou para você, sem problema. O direito e o gosto é seu. Respeite a maioria então, que o acha mais moderno e menos tiozão do que o fox-trot...

      Excluir
    7. Iria de Fox sem nenhuma dúvida, visto que é mais espaçoso, tem melhor conjunto mecânico, tem ESP e um acabamento bem superior.

      Excluir
    8. "Mas acho que o HB20 continuará a gradar mais o público LGBT."

      Adivinhem quem escreveu isso? A própria Alice no pais das maravilhas!

      Mas que o HB20 roubou 71.000 vendas da VW, isso sim ocorreu! E por que mesmo?

      O que eu espero que é a VW pare de cobrar o preço do carro com todos os opcionais e depois tira tudo pra gente juntar de novo e pagar mais caro ainda.

      Excluir
    9. "Alice no país das maravilhas" foi espetacular Tuan...
      O cara é o queridinho do blog, mas odiado pelo público.
      Eu ainda acho que irritar o público não é uma boa audiência para a mídia...

      Excluir
    10. Direito seu Felipe! Eu ainda não montei no site, mas vi que a versão de ESP chegaria ou até passaria dos 60 mil... Esse é o ponto da discórdia, pois por pouco mais ou pouco menos, você encontra carros efetivamente melhores em termos de acabamento ou dirigibilidade ou tecnologia ou estilo, ou tudo isso junto. Por exemplo: existe a possibilidade de um fox brasuca custar 63 mil e um Golf importado, na mesma concessionária, custar 67 mil. Surreal.

      Perante versões e preços do hb20, escolher o fox é direito de cada um. Pagar 63 mil no carro é que força a barra...

      Excluir
  10. nem o fox highline com nova motorizaçao com 6 marchas bate o hb20 premium ... imagina comparar o fox trend / comfortline com o hb20 1.6 plus ? alem do hb20 ser muito mais bonito e harmonioso essa traseira do fox ficou uma gambiarra ... parece que bateram no golf e virou essa carroça ai

    ResponderExcluir
  11. Ficaria com com o Hb20 essa traseira na minha opniao acabku com o carro. Parece uma minivan de traseira ficou estranho.
    Agora se for para pagar acima de 55 k eu vou de new fiesta hatch titanium powershift sem sombra de duvidas!!! Na minha opniao o new fiesta nessa categoria é a que tem melhor CB. Agora o new fiesta para quem senta atras é horrivel.
    Fora a tecnologia embarcada no NF que bate todos.

    ResponderExcluir
  12. Agora eu to ficando horrorizado com os preços dos compactos no brasil. Pagar 56 k em um hb20 57k em um fox e 60 k em um nf é piada. Por 55 k vc pode pegar o bravo que é uma categoria superior ou o novo focus por 63. Uma brincadeira esses preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora o emplacamento mais inviável, ipva dobrando de preço...

      Excluir
  13. Pretendia trocar meu carro por um novo fit, mas assim ficou difícel.
    Novo Fit basicão 50k: sem som, banco sem regulagem de altura, volante sem ajuste
    profundidade, sem computador de bordo, sem piloto automatico, vidro eletrico sem
    anti-esmagamento, só o q vale a pena é o porta-malas maior....
    O fox highline por 49 dilmetas me parece uma proposta bem melhor, ainda que pese
    essa traseira feinha....

    ResponderExcluir
  14. Deveriam ter utilizado o ar condicionado digital do Polo. Isso sim não tem explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tem explicação o uso desse dualogic piorado na versão mais completa. Ainda mais em um carro custando quase R$60 mil...

      Excluir
    2. É válido lembrar que, se não me engano, o dualogic da Fiat pelo menos tem 2 funções a mais, imitando um pouquinho melhor os automáticos, que é o recurso 'creeping", que acelera levemente o carro em manobras (coisa que os automatizados de 1 embreagem nunca tiveram) e um recurso que, ao sentir um avanço na aceleração, reduz uma marcha e retoma, para dar mais segurança em ultrapassagens.

      Alguém sabe se o i-motion tem isso ou se ainda consegue perder para o dualogic ?

      Excluir
    3. No i-motion não tem (que o dualogic plus tem) o recurso "creeping", o "Auto-Up Shift Abort" (que identifica uma retomada e mantem a marcha) e o piloto automático (que mantem o carro em uma velocidade programada pelo motorista). Além disso, na maioria dos carros com o dualogic plus possui o "hill holder" que segura o carro por 2 segundos na hora de arrancar em lombas.

      Além de tudo isto, o i-motion tende a deixar o carro mais "xoxo", pois no drive troca as marchas em rotação muito baixa (em torno de 2000 rpm), enquanto o dualogic plus segura um pouco mais a marcha, tendo uma boa relação desempenho x consumo.

      Excluir
    4. Errado, Unknown. O Fox Highline possui controle de cruzeiro e Hill holder(junto com o ESP). O câmbio I-motion está esticando bem as marchas, inclusive, em recente teste da Auto Esporte, o Voyage Evidente 1.6 8v andou ao lado do HB20 1.6 automático, com retomadas semelhantes e 0-100 em 11,3s ante 10,9s HB20 1.6 automático. O Prisma 1.4 automático fez em 12,6s o 0-100.

      O detalhe, segundo a Auto Esporte é que o Voyage Evidence I-motion consumiu menos que os dois.

      Excluir
    5. Eu ja tive I-Motion, e boa parte da mágica do câmbio está no pé do condutor, com o tempo você aprende o quanto pisar e a hora correta, para obter melhores respostas.
      Eu sinceramente achava gostoso e divertido o meu Fox com I-Motion.
      Apenas troquei pq agora tenho um VW com DSG.

      Excluir
    6. Mas esses recursos no i-motion são recentes e presentes só em alguns modelos. Enquanto isto, o dualogic plus possui mais recursos e a mais tempo. Portanto, é melhor que o i-motion.

      Com relação ao câmbio automático, então a diferença em termos de confiabilidade e recursos é maior ainda. Um cambio automático convencional dura enquanto o motor durar, fazendo, é claro, a manutenção periódica que é mais barata que a dos automatizados. Não é a toa que os automatizados são quase inexistentes nos EUA. Pelo menos para mim só isto já compensa pequenas diferenças de desempenho e um consumo um pouco maior.

      Excluir
  15. Fox é muito mais negócio, escolheria ele sem dúvidas alguma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, por oferecer controles de estabilidade, linhas harmônicas, e revenda.

      Excluir
    2. O HB 20 tem um design mais moderninho. / Mas o Fox tem alguns trunfos: conta com a solidez da marca Volkswagen, ampla rede de concessionárias (principalmente para quem mora no interior), maior disponibilidade de peças de reposição e oferece menos "riscos" em questão financeira (negócio mais seguro pra inve$$tir).
      Acredito que o Fox irá atrair um público mais conservador. Já o HB 20 vai continuar atraindo um público mais "liberal" que gosta de seu design mais ousado (que é seu diferencial).

      Excluir
    3. Concordo, é difícil escolher o coreano, pois o Fox é mais espaçoso, tem câmbio melhor, interior melhor, acabamento de melhor qualidade, ESP, etc.

      Excluir
    4. Legenda:

      Público liberal - É o povo que já tá de saco cheio de comprar Gol.

      Excluir
  16. Fala serio...o fox com seu projetinho de 10 anos de idade e quase 10 cavalos a menos , com essa traseira desbundada alem de não ter sido avaliado no no crash test esta aquém em relação ao hb20.


    O interior podia ter recebido modificações maiores ou pelo menos o volante da highline pra todas as versões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O HB20 Premium precisa comer muito arroz e feijão pra ter um interior como o desse Fox Highline. Não dá pra comparar mesmo, além disso, o Focus Highline já está sendo testado amplamente e tem obtido números de aceleração e retomadas melhores que o HB20 1.6. Na Auto Esporte ele já superou o HB20 em desempenho. Esse 1.6 16v de 120cv se mostra bem mais eficiente que o 1.6 16v da Hyundai, pois tem desempenho e consumo melhores, apesar de ser menos bonito na "ficha técnica".

      No espaço interno o Fox também é bem melhor que o HB20, pois seu banco traseiro tem bem mais espaço para as pernas.

      Excluir
    2. HB20 muito mais belo e 4 estrelas no Latin Ncap, a traseira do Fox é muito estranha para não dizer feia mesmo, parece erro de projeto.

      Excluir
  17. Pessoal Car.Blog.br, pesquisem sobre o Golf q parece q virá do México agora para o Brasil e perderá tudo o q o alemão tem, inclusive o freio de mão eletrônico. Pesquisem mais e poste informações para nos esclarecer, achei estranho essa "caída" de nível q eu vi num site.

    ResponderExcluir
  18. Apesar do monte de comentários contra, já encomendei o meu Highline roda 16 que vai substituir os meus 5 Polos que tive e a VW fez o favor de encerrar a carreira dele no Brasil. Vou comprar o top para não sentir muita saudades do Polo. Talvez o motor novo e este monte de "frufru" faça isso.

    ResponderExcluir
  19. Esse Novo Fox ficou muito bom, apesar de ter suas falhas, HB20 fica um degrau abaixo, concorrendo com Gol e companhia, pois um pouco de requinte e qualidade de acabamento para o coreano competir com o Novo Fox, além de tecnologia embarcada(ESP, HH, etc).

    ResponderExcluir
  20. Unica coisa que o fox tem de melhor que o hb20 é o volante (lindo), de resto vo de hb 20, 10x

    ResponderExcluir
  21. Tive um cross fox em 2011, é um bom carro! Mais nem se compara ao hb 20 que tive na epoca de seu lançamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema maior do fox é o material de baixa qualidade ultilizado no painel, alem de ser bem oco, começa a bater tudo em pouco tempo. Já o hb20 tem um painel bem melhor construido, o plastico é bem mais grosso e firme...

      Excluir
    2. O polo sim era um um carro bem construido...

      Excluir
    3. Nisso sou obrigado a concordar, já andei em uma SpaceFox e em dois Foxs e pude reparar esse painel batendo tudo, os três carros que eu andei eram novos (tinham no máximo 2 anos) e tinham menos de 30 mil km rodado e já estavam batendo painel, em ruas com calçamentos mais ruins chegava a incomodar mas o grande problema do HB20 é sua suspensão em minha opinião mas entre os dois ficaria com o Fox sem pensar 2 vezes.

      Excluir
    4. O meu gol dizem que faz ruído na porta, e atrás também. Tou achando que sou surdo ou acostumei com os ruídos mesmo... O bixin é de 2008. Tadinho.

      Acho que isso é mal de quem troca de carro de 3 em 3 anos.
      Eu só trocaria de carro se o meu fosse roubado. Tá aí, pode levar, eu falaria. kkkk
      Mas é sério, eu vou trocar. Esse ano ou ano que vem. kkkk Ou KA ou GOL G7

      Quando o gol g7 lançar, vai ser uma desgraça! Vai vir com tudo o que o KA tem mais isofix, mais litragem no porta malas... Tudo pra que eu me arrepender por levar um KA agora.

      O que pode acontecer de "legal" também é o preço do KA subir e o gol lançar a mesma merda do KA e com preço igual. Aí é JACA!

      A vendedora da ford até me ligou dizendo que o ka tá pra sair até dia 20/09, tanto KA quanto KA+

      Excluir
  22. Impressionante a futilidade do povo Brasileiro para comprar carros, se a pessoa prefere HB20 ao Fox tudo bem mas quem seja por argumentos sólidos e não somente pela disposição das lanternas traseiras.. como se o carro fosse só isso.. FUTILIDADE..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro já tem nota alta em segurança. Sobra o quê pra falar? FUTILIDADE!

      KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  23. Só me digam uma coisa, carro desse segmento pessoal quer automático, não me digam que o i-tranco 2.0 está melhor que um automático. De boa, tirando o new fiesta, só tem lixo nessa categoria, ou é automático de 4 marchas, ou aquele lixo do onix cambio burro, ou esses i-tranco e dualogic bosta.
    Cara pagar 56 mil em um fox, tem que ser internado em um hospício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Também concordo. Cambio automatizado (ainda mais um dualogic plus piorado) é para no máximo carro de entrada. Tanto que na Europa geralmente se utiliza em carros dessa categoria.

      Excluir
  24. http://carlos4carros.wordpress.com/
    Carlos, esse novo Fox tem alerta de portas abertas?

    ResponderExcluir
  25. O HB20 tem 5 anos de garantia, motor um pouco mais potente e design muito mais bonito. O Fox tem mais itens opcionais (caros), banco traseiro rebatível e corrediço e alguns detalhes supérfluos..

    Escolho HB20 principalmente na versão com comfort style câmbio manual.
    Se o Fox melhorasse a traseira e incluísse mais algum opcional como sendo de série (sem aumento de preço) talvez eu pudesse modificar minha escolha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem