A Volkswagen do Brasil lançou a Saveiro Cabine Dupla há alguns dias (veja detalhes aqui) tendo como principal alvo de mercado a Fiat Strada - pick-up leve líder do segmento, e que já conta com essa configuração de carroceria desde 2009, tendo obtido enorme sucesso e aceitação desde então, e que para este ano tem a novidade de contar com a inédita carroceria de três portas.

VW Saveiro Cabine Dupla x Fiat Strada Cabine Dupla

Neste artigo vamos analisar as principais características de cada uma para avaliar a relação custo x benefício de cada um dos veículos, começando com as apresentações.

Fiat Strada Cabine Dupla 3 Portas Adventure 1.8 Flex - R$ 59.360 reais

VW Saveiro Cabine Dupla x Fiat Strada Cabine Dupla

O modelo da Fiat conta com ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, janela traseira corrediça, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e Antena), rodas de liga leve 5.5 X 16'' + pneus de uso misto, suspensão elevada, vidros climatizados verdes, vidros elétricos com one touch e antiesmagamento.

VW Saveiro Cabine Dupla x Fiat Strada Cabine Dupla

Em termos mecânicos a Strada Adventure adota um motor 1.8 E-Torq de 132 cavalos, associado com uma transmissão manual ou automatizada Dualogic de 5 marchas.

VW Saveiro Cabine Dupla x Fiat Strada Cabine Dupla

A suspensão traseira adota eixo ômega e molas parabólicas longitudinais.

Capacidades:

Caçamba: 680 litros
Capacidade de carga: 650Kg

Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla - R$ 59.990

Fiat Strada Cabine Dupla x VW Saveiro Cabine Dupla

A Saveiro Cross Cabine Dupla os mesmos itens de conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas) da Strada, e oferece a mais Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro), freios a disco nas quatro rodas, ESC (controle de estabilidade), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), Hill Assiste (controle de partida em rampa).

Fiat Strada Cabine Dupla x VW Saveiro Cabine Dupla

A Saveiro Cross adota o motor EA-211 1.6 16V de 120 cavalos, associado com uma transmissão manual de cinco marchas.

Fiat Strada Cabine Dupla x VW Saveiro Cabine Dupla

Capacidades:

Caçamba: 580 Litros
Capacidade de carga: 607 Kg

Comparativo - Desempenho - Consumo (dados da Revista 4 Rodas - Saveiro Cross CE)

Saveiro Cross 1.6 16V Fiat Strada Adventure 1.8 16V
Aceleração de 0 a 100 Km/h 10,7 s 11,4 s
Aceleração de 0 a 1000 m 32,3 s 33,1 s
Retomada de 40 a 80 Km/h 7 s 7,1 s
Retomada de 80 a 120 Km/h 18,4 s 20,4 s
Frenagem a 120 Km/h 60,5 metros 68,1 metros
Consumo cidade (Km/l de etanol) 7,7 7,1
Consumo estrada (km/l de etanol) 10,1 9,1
Caçamba 580 litros 680 litros
Capacidade de Carga 607 Kg 650 Kg

Os números do teste da Revista Quatro Rodas mostram que a Saveiro Cross 1.6 16V, apesar de contar com um motor de menor deslocamento volumétrico (1.6 contra 1.8 da Strada), é mais rápida e consome menos combustível que o modelo da Fiat.

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross

A Fiat Strada, porém, oferece uma caçamba com maior capacidade volumétrica e capacidade de carga ligeiramente maior.

Fiat Strada Cabine Dupla

Além disso, o modelo da Fiat tem o diferencial de contar com a terceira porta traseira, o que facilita o acesso à parte posterior da cabine.

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross - interior
VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross - interior
A Saveiro Cross, porém, inclui itens de assistência a condução, como controle de estabilidade e de tração, ABS Off-Road que nem sequer estão disponíveis como opcionais na Strada.

Fiat Strada Cabine Dupla - Interior

Outro ponto a ressaltar é que a Saveiro oferece o bloqueio eletrônico do diferencial, que identifica automaticamente se uma roda perdeu aderência, e transfere o torque para a roda com tração.

Fiat Strada Cabine Dupla - Interior
Fiat Strada Cabine Dupla - Interior
A Fiat Strada Adventure oferece como opcional um sistema similar, o Locker. Entretanto, o sistema da Fiat é de operação manual, por meio de um botão no painel, enquanto o da Saveiro é automático e de série.

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross - interior
VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross - interior
Conclusão

Fiat Strada Cabine Dupla 2015

A Fiat Strada Cabine Dupla é líder no segmento de pick-ups leves há alguns anos, o que foi reforçado com o lançamento da versão com cabine dupla, com ganho de praticidade.

Volkswagen Saveiro Cabine Dupla 2015

Entretanto, a Saveiro Cross Cabine Dupla se mostra uma competidora competente, oferecendo mais desempenho e economia, e itens de segurança não disponíveis na Strada, por um preço equivalente.

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Oi????
    60k numa strada?
    60k numa saveiro?

    Mais 7k, levo um Golf!!!!
    Céus, onde esses preços vão parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que golf nem é tanto o foco Cao, mas quem quer uma pick-up para ir ao sítio ou levar alguma carga... Eu pensaria na ranger sport por 67.000. Fico pensando o preço que a fiat colocará em sua pick-up média pequena. Outro dado que o Fábio não abordou foi a capacidade de pessoas 2+2 na estrada e 2+3 na saveiro.

      Excluir
    2. Não acho que a Ranger Sport seja uma concorrente das picapes mostradas nesta matérias.
      O diferencial delas é levar 4 ocupantes, algo que a Ranger não consegue.
      Quem vai usar o carro na cidade, também da preferencia para as picapes menores.

      Excluir
    3. Convenhamos, o grosso das vendas da Strada é a 1.4, esse comparativo..

      Excluir
    4. Ah tá, tu vais levar 4 sacos de ração aonde? Desculpa cara, sem nexo. Quem é o cara que sai pra comprar um Golf , e compra uma Strade, e vide versa.

      Excluir
    5. O Golf foi só um parâmetro de comparação!
      Funciona assim:
      O que vale mais, independente do tipo de carro?
      Projetos antigos, "atualizados" com facelifts, motores antigos (na strada), inseguros, 2 airbags, ou.......
      Um legítimo alemão, tecnologia de ponta de última geração, 5 estrelas no EuroNcap, 7 airbags, altíssima tecnologia embarcada?
      O que quiz dizer, é o real valor dos carros vendidos no Brasil e a discrepância e absurdos dos preços.
      Ohhh, tá difícil interpretar um texto, hein!!!

      Excluir
    6. Cao esse Golf de 67k você já não encontra faz um tempo, golf agora parte de 70k.

      Excluir
    7. Não tem o que interpretar. ´´com mais 7k eu compro um Golf`` . Você nem imaginaria comprar uma Strada. Desculpa, nada a ver.Você não é um comprador desse tipo de transporte, pode ter 200 air bags.

      Excluir
    8. Cao, acho que você viajou nesse comentário. Pensei até que fosse aquele carlos comentando. Kkk

      Excluir
    9. João:
      O que quiz dizer é o quanto os preços dos carros no Brasil, não tem coerência, parâmetro, um verdadeiro "samba do crioulo doido!
      Pickpinhas com projetos antigos, motores antigos, etc...., custam só um pouco menos de um sport premium, legítimo alemão, com toda tecnologia e segurança de um carro de ponta!
      Foram só exemplos, só isso!
      Quem viajou foi o colega lá em cima, que confundiu alhos com bugalhos e levou pro lado pessoal!
      Ajuda aí!!!!!!
      Abs

      Excluir
    10. Preços muito abusivos concordo contigo.

      Excluir
  2. ok mas aonde existe Golf a 67K
    Se o Corolla2.0 é vendido a 82K, o Fusion acima de 120K(com motor decente 2.0 turbo), e uma mercedez que vem da alemanha por 138K
    Ah me conte agora o Golf vem do México um pouquinho depenado, e o preço?????
    ai esta o problema, os carros da Tyundai Caoa, que são fabricados aqui, abaixaram o preço?
    Caia na real e lute e ensine o nosso povo votar para termos um futuro melhor

    ResponderExcluir
  3. A strada working 1.4 é uma excelente opção para que precisa de uma caçamba relativamente espaçosa e ainda precisa de espaço para levar até 4 pessoas. E ela ainda tem o maior desconto entre todas para produtor rural e para cnpj, se não me engano são quase 12%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já teve um carro comum de passeio com o 1.4 da Fiat, você nem SONHARIA em pegar um 1.4 deles pra uma pickup de trabalho...
      Já tive muitos clientes que compraram pela fama toda de ser robusta, mas o desempenho dela é broxante... e por mais que seja pra trabalho e não pra visar o desempenho, as vezes atrapalha. Carga cheia, leva 2x mais tempo do que outro carro com motor melhor...

      Excluir
    2. Não sei onde você mora, mas por acaso você já viu aquele pessoal q vende redes de porta em porta na sua região? Pois é eles colocam 1000kgs, isso mesmo 1000kgs. Pode perguntar a eles se tiver curiosidade. A maioria não está preocurada em desempenho,.

      Excluir
    3. E a turma da água e do gás aqui do interior? As stradinhas andam arriadas, mas levam tudo para cima e para baixo.

      Excluir
  4. Se o desempenho é ruim eu não sei, mas que tem várias delas nas ruas, isso tem viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara acorde
      alugue uma e va trabalhar
      Na rua além de carros existem coisas estranhas
      se a população do nnosso pais soubesse alguma coisa , esse pais em que vivemos seria muito melhor qo que é
      mas alugue ou compre um Fiat 1.4 tá????????????

      Excluir
    2. Se a picape agrada ou serve para o dia a dia do comprador... quem deve reclamar é o usuário mesmo. mas pode confiar, que muitos quando trocam, ainda trocam pela mesma

      Excluir
  5. Na boa, a Saveiro é muito mais linda que a Strada, interior da Saveiro muito melhor, o motor da Saveiro muito superior ao da Strada...não tem o que falar...Saveiro muito superior pelo mesmo preço. Acredito que os dias de glória da Strada estão com os dias contados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente. A Strada tem seus fiéis consumidores, maior capacidade de carga, suspensão apropriada, mais versatilidade de modelos, liquidez (a pequena é um cheque ao portador).

      Concordo que a VW disponibiliza no seu modelo muito mais tecnologia embarcada, e parabéns pelos controles de estabilidade, mas não é o suficiente para abafar a fama da robusta Strada, que já fez sua cama.

      Excluir
    2. Você só esqueceu de colocar os feixes de mola na picape de sua empresa. Fora isso. Acho que não é o suficiente pra vender mais que a STrada

      Excluir
    3. Olha as leis da física...favor colocar as curvas de torque e potência de ambas, etanol e gasolina!!!

      Excluir
    4. Nem se compara o motor da Saveiro com o da Strada, se na comparação 1.6 16v x 1.8 16v a saveiro é superior imaginem se a VW tivesse um motor 1.8 16v?? Nossa seria HUMILHANTE para os fiteiros ... mas é claro o choro é livre ...

      Excluir
    5. Desculpa amigo,a saveiro muito mais linda foi foda

      Excluir
  6. Escolheria a Saveiro pelo fato de ter 3 lugares atrás enquanto a Strada tem apenas 2.

    ResponderExcluir
  7. Vou resumir pra vocês o que eu penso ,quem quer pra trabalho em sitio entre outros,com capacidade de carga vai de Strada , agora quem quer se mostrar na cidade e encher a caçamba de som vai Saveiro sem mais!!!!Fora que por esses preços nenhuma nem outra vale a pena , chega a ser surreal, pagar 60 mil numa "pick-upinha"????To fora com mais um pouco de dinheiro pego uma pick-up de verdade!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão de melhor CB é a Trekking 1.4.

      Excluir
    2. Já falei nesse Blog que essas "pick-upinhas", como disse o Luiz Gustavo, são como vereador: ninguém sabe para o que serve!

      Excluir
    3. Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla - R$ 59.990
      Fiat Strada CD 3 Portas Adventure 1.8 Flex - R$ 59.360 reais

      Ford Ranger 2.5 Flex 170 cv, cabina simples.

      A partir de: R$67.990

      Fala sério meu.

      Excluir
  8. esse carlos é uma piada, tenho dó desse lunático

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu saiba não existe trekking 1.4, só working

    ResponderExcluir
  10. Que interior sofrivel dessa Saveiro...afff !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou para a terceira Strada adventure, nada para reclamar

      Excluir
  11. Alguém sabe me dizer se a strada 3 portas vai sair de linha em 2015?? Muitos falam que a fiat está tendo problemas com essa terceira porta por não haver uma coluna de sustentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos de trocar a nossa Strada cabine dupla, por uma Saveiro, pelo medo de ter problemas com as três portas, não acredito que não vá bater!

      Excluir
  12. Caro Gabriel , tudo conversa fiada ,e que te falou que a strada 3 portas não tem coluna?se informe melhor,o sistema é diferente mas ela tem coluna sim.

    ResponderExcluir
  13. Então pessoal vocês conhecem donos da Fiat que reprovaram esse sistema de 03 portas, ouvi de uma proprietária que estava dando problemas, inclusive eles venderam e compraram um Saveiro Cross.

    ResponderExcluir
  14. Então pessoal vocês conhecem donos da Fiat que reprovaram esse sistema de 03 portas, ouvi de uma proprietária que estava dando problemas, inclusive eles venderam e compraram um Saveiro Cross.

    ResponderExcluir
  15. Tenho o prazer de andar nas duas pick-ups e sem sombra de dúvidas a saveiro além de economia ganha em espaços para os três ocupantes traseiros devido o assento ser mais alto e os bancos dianteiros não esmagam suas pernas já a concorrente da strada e muito apertado o interior o condutor e tem que andar trepado no volante nota mil para a saveiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ver se a saveiro entra onde a adventure entra,coitada da saveiro.

      Excluir
  16. Tenho a oportunidade de andar nas duas pick-ups e sem sombra de dúvidas a saveiro além da economia ganha em espaços para os três ocupantes traseiros devido o assento ser mais alto e os bancos dianteiros não esmagam suas pernas já a concorrente strada é muito difícil andar atrás para isso acontecer os ocupantes dianteiros tem que andar imprensado no volante e no painel nota máxima mil para a saveiro a vw como sempre dá SHOW

    ResponderExcluir
  17. Tenho a oportunidade de andar nas duas pick-ups e sem sombra de dúvidas a saveiro além da economia ganha em espaços para os três ocupantes traseiros devido o assento ser mais alto e os bancos dianteiros não esmagam suas pernas já a concorrente strada é muito difícil andar atrás para isso acontecer os ocupantes dianteiros tem que andar imprensado no volante e no painel nota máxima mil para a saveiro a vw como sempre dá SHOW

    ResponderExcluir
  18. Tudo depende do objetivo do usuário. Tenho uma Montana. Se não precisar de levar 3 pessoas ou mais e precisar de carregar 750 kg de carga na caçamba ou menos, Montana é a melhor. Se precisar de carregar 650 kg ou menos, mas levar 4 pessoas ou menos, Strada 3 portas é a melhor. Se precisar carregar 600 kg ou menos, mas levar até 5 passageiros, Saveiro é a melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To pesquisando um p comoprar
      E seu comentario foi muito sensato
      Porque preciso pra ir no sitio , nao teria muito peso a carregar porem penso em um.carro que comporte 4 pessoas mas tambem tenha uma carroceria pra levar algo p sitio ou trazer algo de la se precisar

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem