O Volkswagen up! de nosso teste de longa duração percorreu ao longo dos últimos dias um percurso predominantemente urbano, dentro da região metropolitana de São Paulo, e no trânsito da Capital também, onde reportamos uma elevação no consumo de etanol.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Nesse período obtivemos uma média de consumo de etanol em cidade de 9,95 Km/l, porém com variações, como a média de 8,06 Km/l - registrada quando o carro foi usado no trânsito pesado da cidade de São Paulo.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Por outro lado, em percursos mais livres de cidades da região metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba, a média chegou a atingir 11,15 Km/l de etanol.

Volkswagen up! - teste de longa duração - consumo de etanol

As médias apresentadas pelo up! com etanol mostram que o carro é realmente muito econômico, visto que em situações similares um Polo 1.6 com etanol fica em torno de 7 Km/l, sem haja uma diferença perceptível de performance entre ambos, já que o up! mostra-se muito ágil tanto em cidade quanto em estrada.

Volkswagen up! - teste de longa duração - interior - painel

Por fim, o up! vem mantendo suas características de solidez estrutural, silêncio interno e prazer ao dirigir, tendo apenas o problema do vidro dianteiro do lado do passageiro que quando abaixado está fazendo barulhos em pisos irregulares e certa dificuldade de ser movimentado quando totalmente fechado (que reportamos no post anterior), mas ainda não levamos o carro para correção, já que se trata de problema não muito sério, e pode aguardar a revisão de 10.000 Km.

68 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Meu nissan versa 13 km por l na cidade.... moto 1,6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira sua. A March 1.6 não passa de 8.1 Km/l em cidade com etanol e o 1.0 estaciona nos 8.7. E ainda é uma cadeira elétrica com 2 estrelas no latin ncap e barulhenta.

      Excluir
    2. Números acima do INMETRO.

      Excluir
    3. Os números do inmetro são apenas referenciais e são obtidos dentro das condições do teste do inmetro, servem para que possamos comparar todos os carros se utilizados da forma como o inmetro fez as suas medições.
      Meu new fiesta faz 16 na estrada a 110km/h, é um número superior ao do inmetro.

      Excluir
    4. Faço 12,5 na gasolina pisando sempre forte no March 1.6 aqui em POA, normal.
      Carlos pare com a "diarreia" verbal, dá nojo, se o cara é mentiroso por fazer médias acima do INMETRO como que o up! faz quase 20km/l na estrada? o INMETRO falou que faz pouco mais de 14 e isso também é mentira?
      Não pode ser, tem que ter "algum probleminha" pois a atitude infantil é inexplicável, já amarrou a segunda melancia no pescoço?...

      Excluir
    5. Essa questão de consumo é muito relativa. Dependendo muito do estilo de condução do motorista. Meu Golf 1.4 está fazendo 8 km/l na cidade. Só que meu estilo de condução é muito adepto à economia. Na estrada a média sob para 10,5, sempre acima de 150 km/h.

      Excluir
    6. Vc tava lá pra saber se ele ta mentindo ,seu babaca?

      Excluir
    7. Se o rapaz está mentindo o blog também estaria, pois pelos números do inmetro O UP! no ciclo urbano fez uma média de 9km/L com Etanol.

      Sabemos que os números mudam conforme a maneira de dirigir, é muita pretensão desmentir alguém sem saber como o veículo foi dirigido , em que condições e com qual combustível foi utilizado.

      Com relação ao carro eu não esperaria outra média do UP!, ótimas médias revelando ser um projeto sustentável.

      Excluir
    8. O love aí já admitiu que mentia. Ele sugeriu que era de etanol, e depois que mostrei a mentira dele, ele reconheceu que era gasolina. Ou seja, o cara mente mesmo.

      Excluir
    9. E falo mais: ele mente também quando fala que é gasolina.
      Falsa a inforamção de que o Mach 1.6 faz mais de 13 Km/l em cidade.
      Essa é a única arma dos haters: a mentira.
      Mentir, só isso que sabem fazer.

      Excluir
    10. Segundo o INMETRO o March 1.6 faz 11.6 Km/l em cidade, o que é a prova cabal que o Love aí mente.
      O Up!, por sua vez, segundo o INMETRO, faz 9.9 Km/l de etanol em cidade, exatamente a média do blog.

      Excluir
    11. Consigo fazer entre 12 e 13km/l no march da minha namorada, isso sem trânsito e no álcool.

      Excluir
    12. Sendo que é 1.6.


      Todos sabem que as médias do Inmetro normalmente são piores do que se pode conseguir na rua.


      Excluir
    13. Sendo que é 1.6.


      Todos sabem que não é difícil superar as marcas do Inmetro nas ruas

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. Carlos4carlos, você também é um MENTIROSO pois vive dizendo que o novo Ka será um DESASTRE, mesmo o carro nem ter sido lançado ainda....

      Excluir
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    17. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    18. carlos4patas e suas asneiras! Só pra manter o padrão...

      Excluir
    19. Up! foi o mico da VW não vende mesmo com promoção. Meta de 12000 tá difícil, mais vamos ver se continua acima da metade. kkk o pessoal desse blog vai dar um troço mesmo, ate grifaram as vendas fracas do Up!, deve ser pra mostrar o fracasso...

      Excluir
  2. Foi com gasolina ,nao motivo para mentiras. tem teste do march no canal topspeed no YouTube. que tem consumo melho que up. 1.6... eu também gosto muito do up para fala verdade. amigo meu tem um, já dirigi Ele nus horas. muito bom para cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste válido para comparação é o do Inmetro, que indica o Up! como o veículo com ar e direção mais econômico do Brasil, pois todos os veículos são colocados em situação idêntica. Não adianta ficar comparando consumo pessoal de cada um. Ainda assim, os donos de Up! tem conseguido 15km/l na cidade com facilidade.
      O resto é lenda.

      Excluir
    2. Carro mais econômico do Brasil chama-se Renault Clio.

      Excluir
    3. Errado, Gomes. O Clio com ar e direção bebe mais que o up!, tanto na cidade como na estrada, conforme tabela de consumo do Inmetro 2014.

      Excluir
    4. Errado, Felipe: Renault Clio é o carro mais econômico!
      Segundo o Inmetro 2014.
      http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/05/conheca-os-carros-mais-economicos-do-brasil-segundo-o-inmetro.html

      Excluir
    5. Renault Clio é bem econômico tbm. Mas é um carro totalmente defasado, ultrapassado. Já era pra ter saído de linha há tempo. O modelo europeu sim, bem bacana. Mas o modelo jurássico vendido aqui é obsoleto total. Se for pra pegar Renault, iria de novo Sandero, então.

      Excluir
    6. Gomes, essa tabela divulgada pela Auto Esporte é furada, misturaram carros pelados com carros com condicionador de ar, o clio levo o "troféu" pelado pois com ar não é o mais econômico.
      O Inmetro tem uma postura meio estranha nesses testes, se existe up! se ar por que não está no comparativo? Poderia ser o mais econômico com e sem ar...

      Excluir
    7. Errado, Gomes. O Clio citado é sem ar e direção, o Inmetro testou também o Clio com ar e direção, que obteve números piores que o Up! com ar e direção.

      Excluir
    8. Em caso de dúvida, basta consultar a tabela de consumo do Inmetro de 2014, que informa detalhadamente os equipamentos presentes no veículo testado. Procure desenvolver seu senso crítico.

      Excluir
    9. E quem disse que o carro mais econômico tem ar e direção???
      Voltem lá e vejam se escrevi.

      Senhores, a verdade dói, quando o carro do nosso coração não é o que gostaríamos que fosse, eu também não gosto do Clio e JAMAIS compraria;

      O Felipe e o Carlos gostam de distorcer os fatos para que os carros da marca amada deles sejam melhores. Não existe nenhum carro melhor em tudo.

      .... Renault Clio é o carro MAIS ECONOMICO DO BRASIL, segundo o INMETRO.

      SEM MI MI MI

      Excluir
    10. Mas ele É melhor em tudo, quando comparado a seus concorrentes, claro!
      Ele é o mais moderno, mais bem construido, mais seguro, com o motor mais moderno e é sim, o mais econômico em seu seguimento!
      Fatos, Gomes, fatos.........

      Excluir
    11. Fato: O up! é o veículo completo mais econômico do Brasil. O Clio é o pelado mais econômico do Brasil, mas basta colocar ar e direção para que ele beba mais que o up!. Além disso, quantas pessoas compram carros sem ar e direção hoje em dia? 1% dos consumidores finais?
      Você é uma piada, Gomes. Não passa de um haterzinho patético que vive cometendo gafes e vivia criticando o up!, só parou depois de ser muito humilhado.
      Pior de tudo é que é um Fiateiro frustrado.

      Excluir
    12. RENAULT CLIO É O CARRO MAIS ECONOMICO DO BRASIL.
      ://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/05/conheca-os-carros-mais-economicos-do-brasil-segundo-o-inmetro.html

      Excluir
    13. Site ig.carros, cita os 10 carros mais econômicos do Brasil, Clio em primeiro, seguido do novo Ford Ka, March com terceira colocação e somente depois vem o VW Up!
      http://carros.ig.com.br/noticias/os+10+carros+mais+economicos+do+brasil+em+2014/7703.html

      Excluir
    14. Folha de São Paulo, 09/06/2014.
      Clio é o carro mais econômico do Brasil, diz Inmetro.
      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/06/1466190-veja-a-lista-de-carros-que-gastam-menos-combustivel.shtml

      Excluir
    15. Espero que esse Felipe deixa a paixão de lado e entenda os fatos, o problema é que esses fanáticos são limitados, se eles enxergassem além da VW, seriam pessoas mais felizes, acodem pra vida pessoal.

      Excluir
    16. Primeiramente, não tenho o Up, apenas fiz o test-drive e gostei (pra não acharem que sou fanboy e estar sendo imparcial).
      O que entendi é que o Up foi testado com AC e DE e dentro dessa configuração foi avaliado como o mais econômico.
      Já o Clio, foi avaliado como o mais econômico PELADO, sendo que o Up não foi avaliado nessas mesmas condições.
      Ou seja: ATÉ O MOMENTO, o Clio é o mais econômico, pois o Up NÃO FOI avaliado sem AC e DE! Falta então fazer o devido teste com o Up PELADO para aí sim definir, NAS MESMAS CONDIÇÕES do Clio qual dos dois é o mais econonômico! Simples assim!! Sem fanatismo nem do favorável ao Up, nem do favorável ao Clio!!!

      Excluir
    17. Prefiro me basear na prática, uso diario, comparando os numeros do computador de bordo com a calculadora, esses comparativos e materias de revistas e sites ou do inmetro servem apenas como referencia, pois vai depender do modo de condução do motorista. Meu move up, com transito carregado, faz medias de 9 a 10 km/l com transito pesado, podendo fazer uns 14 ou 15 com transito livre, que e um bom consumo, mas nada de extraordinario.

      Excluir
    18. Como eu deixei claro, o Up! é o veículo completo mais econômico. O Clio é o pelado mais econômico, que quando equipado com ar e direção bebe mais que o up!, conforme tabela do Inmetro 2014. O resto é lenda. O novo Ka também obteve um ótimo consumo, superando o up no consumo rodoviário e sendo superado no consumo urbano. Ambos são as novas referências em consumo, sendo o up o veículo mais econômico do Brasil com ar e direção, no ciclo urbano, e o Novo Ka no ciclo rodoviário.

      Excluir
  3. Sou proprietário de um UP! Rodei pouco mais de 500 km, na cidade, num período de 30 dias. O carro fez a média de 13,92 km/litro (gasolina comum - Petrobras) no trânsito urbano de Porto Alegre (cheio de obras, engarrafamentos, desvios, uma sinaleira a cada 50 metros). Achei o consumo bom (nada exagerado, mas bom). Maior parte do tempo com o ar condicionado desligado (inverno). Fiz a média dividindo os km rodados pelos litros de gasolina que faltavam para completar novamente o tanque - na bomba do posto BR. Ainda não fiz viagens com o carro, não peguei estrada e não usei etanol. - O consumo vai muito da forma como o motorista conduz o carro. Achei o consumo bom. Agora quero fazer uma viagem pra ver o consumo na estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegunta básica, onde comprou o seu up! em POA? Não gostei do atendimento na nova concessionária aqui na zona sul (Cavalhada).

      Excluir
    2. Comprei na Unidos (Avenida Ipiranga). Já comprei Gol na Panambra (da Azenha) e fui muito mal atendido outras vezes (até mesmo ignorado pelos vendedores de lá). Na Unidos sempre fui bem atendido.

      Excluir
    3. Valeu André, vou dar uma conferida lá :)

      Excluir
    4. Disponha, e recomendo o carrinho.

      Excluir
  4. O meu moveup, atualmente com 5.709 km rodados, portanto já amaciado, está com média de 16 km/l, na cidade, com gasosa e ar desligado, chegando a 20 km/l em trechos planos, sem trânsito!
    O pior consumo na gasosa, foi de 8,6 km/l no trânsito pesado na hora do rush.
    Na estrada, sem ar e na podium, faz média de 25 km/l.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tá com apenas 530 km rodados, fiz a média ontem. Provavelmente, depois de amaciado, os números irão melhorar. Mas já é um consumo muito bom. O trânsito em Porto Alegre tá bem ruim, o carro fica muito parado no congestionamento e nas sinaleiras (semáfaros, farol). Outro dia, levei quase uma hora do aeroporto Salgado Filho até a zona sul da cidade (percurso pouco mais de 20 km) tamanho estava a "tranqueira" no trânsito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu que levo de 30 a 45min para andar 6,5km até o trabalho, moro na zona sul e ainda sim consigo 12,5km/l no clio, quero ver como o up! vai se sair nessa mesma tranqueira infernal.

      Excluir
    4. Olá, Cao-RJ. depois e ler todas as mensagens até aqui, me deu vontade de te perguntar se você cogitou comprar o March (1.0 ou 1.6) antes de se decidir pelo UP. Se sim, poderia me dizer que critérios usou para eliminar o Nissan? É que estou em dúvida entre os dois, neste momento e, pelo critério do consumo, acho que o páreo é duro. Tenho amigos em BSB que também comemoram os 20 km/l na gasolina. Obrigado.

      Excluir
    5. Olá, Carlos:
      Não. Não cogitei a compra do Nissan, pois queria o up!, depois de dirigir o up! europeu.
      Queria um compacto para dirigir na cidade, mas que tivesse, além da economia, segurança máxima, coisa que nenhum outro nacional possuía.
      Daí minha escolha do Volkswagen, que é o único compacto nacional no mesmo nível dos melhores compactos europeus
      Abs

      Excluir
    6. Five Star - li (lá em cima) q vc anda num March 1.6 e agora num Clio. / Se seu carro for 1.6, vc vai estranhar um pouco a mudança (lembre q o UP é um carro 1.0). Acho o UP um carro muito bom para o trânsito urbano (ele é bem esperto pra um carro 1.0 e fácil de estacionar - cabe em qualquer lugar). Mas não é um carro para quem procura desempenho ou espaço. Lembre, ele é um compacto urbano (muito bom para a sua proposta: ser um carro compacto, de uso urbano) mas não busque desempenho num carro 1.0 nem espaço interno num carro compacto.

      Excluir
    7. Olá, André :
      Olha, meu carro anterior ao up!, era um KA Sport 1.6 que "herdei" do meu filho, e te digo, com toda sinceridade, que o up! tem a mesma elasticidade do Ka, claro que o kazinho andava muiiiito mais, mas, a sensação ao dirigir é a mesma que sentia com o Ka!
      Claro, cada um no seu quadrado, e considerando ainda que o Rocam é obsoleto e o MQ moderno, mas que a sensação de elasticidade do up! é incrível, isso é!
      Abs

      Excluir
    8. Olá, cao-rj
      Comparando com outros carros 1.0 que tive (um Palio, um Gol G2 e um G4 e um Fiesta Rocam) ele é bem mais esperto. Não dá pra comparar com carros mais potentes - mas na sua categoria é o 1.0 mais "nervoso".
      Na cidade, ele anda muito bem. Sobe ladeiras com facilidade e, se a avenida estiver livre, dá pra dar uma acelerada. Respeitando os limites de velocidade, logicamente.
      Motivos que me levaram a comprar o carro foram a segurança, a boa dirigibilidade, economia de combustível, ser um projeto mais moderno (motor em alumínio / direção eletroassistida) e tbm por confiar na marca Volkswagen. Acho que a concorrência tem carros interessantes tbm. A escolha vai muito do gosto pessoal da consumidor, mas o UP! tem várias qualidades que justificam a sua compra. Fala mal do carro, quem realmente não o conhece.
      Abraço!

      Excluir
    9. Isso mesmo, André!
      Na realidade, com exceção de fidelidade a uma determinada marca, não há razão para, no segmento de entrada, não escolher o melhor desse segmento!
      Claro que há que se respeitar as escolhas de cada um, mas, racionalmente e na ponta do lápis, o consumidor leva o up!, atestado pela liderança do modelo no segmento, no varejo!
      Abs

      Excluir
    10. O motor realmente e bem esperto, mas não faz milagre. Ontem estava com três pessoas a bordo, o carro sofreu um pouco. Tinha um polo 1.6 antes, e a diferença era brutal. Quanto ao consumo no trânsito pesado da grande S.P (somado ao terreno acidentado, cheio de ladeiras), o consumo com gasolina ficou na casa dos 9 a 10 km/l.

      Excluir
    11. André, o clio é meu, no serviço já andei em gol 1.0, march 1.6, tiida 1.8, palio 1.0, sandero 1.0, palio weekend 1.0 e um idea 1.4.
      Quando procuro comentar sobre potência e consumo tenho como base todos esses carros que já andei e ainda uns que ando.
      Quando falei que não achei muita diferença do clio com 3 pessoas a bordo contra o up! com a mesma carga fui crucificado, ainda não andei no up! sozinho.
      Comparar com 1.6 como poucos insistem em fazer é loucura, a diferença é absurda principalmente em retomadas, se for um 1.6 de 30 anos ainda vai...

      Excluir
    12. O March com motor 1.6 deve andar bem (carro leve), assim como o Ford Ka 1.6. - Nenhum carro 1.0 terá desempenho esportivo (só os turbinados). O UP! anda bem na cidade, carro ágil pro trânsito urbano. Sobe a ladeira da Pedra Redonda (vc da zona sul deve saber) em 3ª marcha com o ar ligado. Comprei o carro pro meu uso na cidade (ando 90% do tempo na cidade, e ocasionalmente vai algum passageiro no banco de trás) queria um carro acessível, econômico, com baixo custo de manutenção. / O problema é que carros novos motor 1.6 pra cima estão com preços absurdos (cheguei a ver um Novo Focus por 72 mil reais - belo carro, mas 72 mil? Muita grana / Chevrolet Onix LTZ 1.4 passa dos 45 mil reais / Assim como o New Fiesta. / Pra vc pegar um carro melhor, tem q desembolsar mais de 45 mil ou partir pra um usado.

      Excluir
    13. Conheço sim, bem perto de casa, subo em 3³ com o giro caindo um pouco perto do final mas nunca tentei com o ar ligado, talvez não vá conseguir sem estar bem embalado a 60km/h.

      Excluir
    14. Meu fiesta com tudo o que oferece e 130cv está fazendo 9.4 em trânsito pesado, com média de velocidade de 17km/h.

      Excluir
  5. Profetizo Alemanha tetra-campeã do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profetizo a alemanha tri-campeã do planeta.

      Excluir
    2. Você é um falso profeta.
      Eu tive a visão correta.
      Deu a lógica. Alemanha. Parabéns!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Cao !!! Faca um tecno driver no new ka 1.5 SEL, quem sabe voce possa gostar da novidade.

      Excluir
    2. Cao, sobre aquele problema do vidro agarrar no seu up! já aconteceu comigo no clio, passei um pouco de grafite nas borrachas e ficou uma manteiga, na ecosport do meu pai também já ficou assim e o grafite funciona muito bem, pode usar silicone também.
      Meio fora do contexto mas agora que lembrei e queria te perguntar se já resolveu.

      Excluir
    3. Olá, Five:
      Sim, foi resolvido!
      Após constatar o problema, a VWB me ligou e me informou tratar-se de um problema em algumas unidades (o que eles chamam de "recall branco", pois não se tratava de item que comprometa a segurança do veículo, mas um defeito de montagem) e agendou para daí a 10 dias meu comparecimento à concessionária , quando todas as borrachas de vedação das 4 portas foram trocadas em garantia!
      O serviço ficou perfeito e nunca mais tive problemas.
      A algum tempo atrás, recebi um email assinado pelo gerente de pós-venda do serviço de atendimento ao cliente, que, em nome da VWB pedia desculpas pelo ocorrido e reiteraram o compromisso de oferecer sempre o melhor atendimento e colocando-se a disposição para qualquer dúvida ou informações que eu queira!
      Achei essa atitude muito boa e confirma o esforço da empresa em oferecer um atendimento diferenciado , principalmente por tratar-se de um segmento onde, normalmente, não dão muita pelota para os proprietários.
      Abs

      Excluir
  7. Não distorci qualquer fato, citei que é o mais econômico do Brasil com ar e direção, que são equipamentos båsicos de conforto e conveniência. O Up sequer foi testado sem tais itens. O fato é que o Up! é o veículo "completo" mais econômico do Brasil. Isso é um fato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem