A Volkswagen apresentou ontem na Alemanha a nova geração do Passat (veja detalhes e vídeos aqui), tendo como objetivo colocar o seu sedã médio em uma categoria de preço e status superior, sem perder seus tradicionais clientes. O carro deve estrear nas concessionárias europeias em novembro.
O movimento de ascensão de classe do Passat é emblemático de uma tendência que se observa no mercado europeu depois de seis anos de recessão: marcas de baixo custo adicionando frescuras em seus veículos para tentar seduzir os mais endinheirados, enquanto as marcas tradicionalmente premium empurram seus modelos para categorias mais acessíveis (A3 Sedan, BMW Active Tourer e Mercedes-Benz Classe A e CLA são exemplos).
O movimento de upgrade de classe do Passat tem explicação nos dados agregados do mercado europeu: enquanto a quota de mercado das marcas generalistas caiu de 48% para 44% nos últimos seis anos, a das marcas premium subiram de 13% para 17% - recessão não afeta os mais ricos.
Além disso, apesar de os lucros gerados por modelos de luxo como Audi e Porsche, a Volkswagen não pode ser dar ao luxo de ignorar o mercado de massa, sobretudo em um contexto em que a empresa estabeleceu como objetivo a Toyota para se tornar número 1 do mundo em 2018.
Dessa forma, em um panorama de mercado marcado por forte competição, a estratégia da Volkswagen de invadir o segmento de luxo com o Passat é um passo sensato, mas não livre de riscos.
Para seduzir o consumidor de carros premium, a Volkswagen terá que oferecer padrão de segurança e de infotainment de veículos se luxo, mas sem subir muito o preço a ponto de afastar os tradicionais consumidores familiares do Passat, ou estreitar ainda mais as margens de lucro de sua marca principal - a VW.
Margens de lucro
Adicionando equipamentos de luxo ao Passat a Volkswagen pretende competir com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, mantendo-se à frente de rivais tradicionais da Peugeot-Citroen, Renault e Ford Motor - marcas que estão comprometidas a intensificar a competição no segmento "quase premium" com versões mais sofisticadas e a adição de futilidades de luxo em seus modelos.
Apesar de os preços oficiais ainda não terem sido divulgados, fontes da empresa informaram ao Automotive News que a Volkswagen posicionará o novo Passat na faixa de 26.000 euros (35.500 dólares americanos, ou R$ 78.300 reais) - um valor ligeiramente acima da geração atual, porém abaixo dos € 29.350 (R$ 88.400) pedidos pela BMW Série 3 e dos € 33.558 (R$ 101.000 reais) sugeridos da Mercedes-Benz.
É importante ressaltar, porém, que analistas europeus da industria automotiva consideram improvável que o Passat, que é o segundo carro mais vendido da VW - atrás apenas do Golf -, consiga roubar venda de modelos premium, visto que falta ao Passat o apelo de prazer ao dirigir presentes nos modelos premium.
Segundo a IHS Automotiva, as vendas do Passat vão aumentar quase 10 por cento, para mais de 600 mil carros em 2020 em relação aos 550 mil carros de hoje. A BMW Série 3, por sua vez, deve vender cerca de 432 mil exemplares em 2020, enquanto a Mercedes-Benz Classe C atingirá cerca de 359 mil unidades.
EUA
A estratégia de posicionar o VW no segmento de luxo na Europa contrasta com o movimento de simplificação do Passat nos EUA, onde a VW em 2011 lançou um Passat mais barato e simplificado fabricado localmente. As vendas subiram no primeiro ano, mas entraram em declínio posteriormente, contribuindo para a derrubada do seu principal executivo nos EUA.
Em 2014 as vendas do Passat nos EUA já caíram 11% em um mercado que cresceu 4%. Pior: só em junho as vendas do Passat nos EUA despencaram 34% quando comparadas com o mesmo mês de 2013, mas o modelo americano do Passat só será reformulado entre 2017 e 2018.
Enfim, com um mercado de massa em alta competição na Europa, o movimento da VW em direção ao luxo afigura-se como o mais correto.
Fonte: Automotive News
Passat 2015 quer seduzir os consumidores de carros premium
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Não desmerecendo de forma alguma o carro mas a proposta premium inclui uma série de fatores subjetivos que vão além da qualidade.
ResponderExcluirPortanto, nunca com esse VW na grade.
Pra isso tem as 4 argolas e a VW sabe muito bem disso. Viagem do blog presumir isso.
mas vc ja diriigiu um
Excluirai meu caro elee é premium, genuinamente
uma vez ele foi comparado com o Azera e acredito ele venceu o Azera
Tai um carro que os alemães da vw são primorozos em produzir
Simplesmente maravilhoso!
ResponderExcluirEle já me seduziu, o único problema é que não sou consumidor de carros "premium". Mas esse Passat está simplesmente maravilhoso, se o atual já da uma coça na 320i em minha opinião fico imaginando esse!
ResponderExcluirJustamente por isso que seduziu.
ExcluirSe você fosse consumidor do segmento premium pensaria em outros modelos, inclusive mais caros e tecnologicamente inferiores ao Passat.
Esse Passat vai vender muito. Com toda certeza incomodará os veículos premium, assim como o Golf VII faz, pois oferecerá um acabamento superior, mais tecnologia embarcada, maior espaço interno, design classudo e de extremo bom gosto e preço inferior.
ResponderExcluirÉ esperar para confirmar, mas essa é minha aposta. Hoje o Passat, em sua categoria, vende o dobro do Novo Fusion, em âmbito mundial, depois que essa geração for lançada a distância ficará ainda maior. O veículo está excelente, deixou Novo Fusion e Novo Camry com cara de "carro de pobre".
Pobre é seu comentário lunático.
ExcluirA VW ta maluca?!?!
ResponderExcluirQue lateral de BMW é essa?????
maluco é vc que não enxerga
ExcluirA BMW 320 se identifica-se pelo longo capo e o habitaculo recualdo e traseira bem curta
E ai a silueta lateral do BMW é muito mais elegante, diria um sedan com que de esportividade
A VW claramente pegou inspiração no desenho da BMW série 5, mas o aperfeiçoou . E um estilo Bmw melhorado. Ficou bem bonito, mais ainda que Bmw série 5 e 3.
ExcluirPois é, tbm achei mt "inspirado" na BMW, mas, convenhamos, são montadoras alemãs, tem q ter um desconto.
ExcluirO Passat não é tão caro lá fora. Nos EUA a versão de entrada custa apenas 25% a mais que um Jetta. No México custa 43% a mais. Aqui custa o dobro!!!
ResponderExcluirSonha VW. Sonha.
ResponderExcluirQuem tem bom gosto e quer primor entra em um Passat e observa seus concorrentes sempre abaixo de suas expectativas,suas linhas sóbrias e modernas somente exemplificam a nova tendência global,que invoca e incorpora a nova tecnologia global,usufruindo de seu acabamento impecável e seu desempenho desconsertante.Seria injuria tentar compara o Passat com esse ou aquele veículo,o mais justo seria tirá-lo de circulação para que houvesse comparativo,mas que heresia a minha,assim não haveria evolução da categoria premium,como poderiam definir a nova geração do Passat:"do ápice à perfeição!!!
ResponderExcluirAgora sim a VW AG acertou no design do Passat e da Variant, lindos carros e principalmente confiáveis e altamente tecnológicos.
ResponderExcluirAcabei de ver em outro site fotos melhores que estas, os dois carros são realmente muito bonitos, espero vê-los na revenda VWB em 2015.
Para quem pode é uma opção muito interessante, a qual deve ser considerada na compra de um sedan de alto luxo, e a perua então, não tem concorrentes nesta faixa de preço no mercado brasileiro, eu estimaria entre 150 e 170k reais.
Assino embaixo...
ExcluirQuem quer um carro Premium nem cogita um VW, pra isso a mesma tem a Audi, vai perguntar pra quem vai atrás de um BMW ou Mercedes se cogitou alguma vez dar uma passada em uma Css da VW pra ver um Passat, só aqui neste blog de idólatras da VW que imaginariam que aconteceria algo assim.
ResponderExcluirBando de non-sense lunáticos.
Muito mimimi é não argumentou nada hater.
ExcluirAchei bem legal, mas não compraria. Vejo opções mais interessantes na faixa de preço do passat.
ResponderExcluirIsso sim é carro......um clássico , bonito ,robusto , confiável , elegante , confortável, enfim é uma referência alemã para as outras montadoras.
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