A Ford do Brasil já divulgou a tabela de preços e os itens de série que farão parte da primeira safra do Novo KA que chega às concessionárias da Ford em setembro, sendo que até mesmo a versão topo de linha vem abaixo de R$ 40.000 reais - mais barato, portanto, que o New Fiesta S, modelo de entrada, precificado em R$ 42.890 reais. A questão que vamos responder é: qual a melhor opção? New Fiesta S 1.5 ou Ford Ka SEL 1.0?

Novo Ford KA x Ford New Fiesta

Ford KA SEL 1.0

Assim, vamos primeiro às apresentações, começando pelo Novo Ford KA SEL 1.0 2015 - carro que tem preço sugerido pela Ford em R$ 39.990 reais.

Novo Ford KA SEL 1.0 2015

Nesse preço ele traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, travas elétricas, central multimídia SYNC, volante multifuncional, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, alarme, faróis de neblina e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Novo Ford KA SEL 1.0 2015 - painel

No que respeita à mecânica, o Ford KA SEL é equipado com o motor 1.0 três cilindros com 85 cavalos @ 6.500 RPM e torque máximo de 10,7 Kgfm @ 4.500 RPM, associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas.

Novo Ford KA SEL 1.0 2015

Em termos dimensionais, o Novo KA mede 3.886 metros de comprimento e ostenta uma distância entre eixos de 2,491 metros, oferecendo uma capacidade volumétrica do porta-malas de 257 litros. O peso em ordem de marcha é de 1026 Kg.

Ford New Fiesta S 1.5

O New Fiesta S 1.5, modelo de entrada, tem preço de R$ 42.890 reais.

New Fiesta S 1.5 2015

Essa configuração traz uma lista de itens de série que congrega ar condicionado, direção elétrica, alarme volumétrico, sistema de som My Connection (Radio AM, FM / USB / Bluetooth / Controle p/ Ipod ), espelhos retrovisores elétricos, trava elétrica das portas com controle remoto, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo.

New Fiesta S 1.5 2015 - interior

Em termos mecânicos, o New Fiesta S adota o propulsor 1.5 Flex com 111,3 cavalos @ 5.500 RPM e torque máximo de 14,7 Kgfm @ 4.250 RPM, associado também a uma caixa manual de cinco marchas.

New Fiesta S 1.5 2015 - painel

No que respeita às dimensões, o New Fiesta S mede 3.969 metros com distância entre-eixos de 2,489 metros (menor que a do Novo KA), com um porta-malas com capacidade volumétrica de 281 litros. Peso em ordem de marcha: 1.108 Kg

Espaço interno - vitória do Novo Ford Ka

O Novo Ford Ka, apesar de compartilhar a plataforma do New Fiesta, adotando praticamente o mesmo entre-eixos, pode ser considerado até um aperfeiçoamento, já que a Ford atuou para melhorar os aspectos que eram alvo de críticas, que é o exíguo espaço interno.

Novo Ford Ka - espaço traseiro
Novo Ford Ka - espaço traseiro
Assim, o Novo KA tem uma maior altura interna tanto à frente quanto para os passageiros do banco traseiro, oferecendo mais espaço para os passageiros.

Ford New Fiesta S - espaço traseiro
Ford New Fiesta S - espaço traseiro
O porta-malas do New Fiesta, porém, ganha por uma margem de 24 litros.

Consumo - vitória do Novo Ford KA

Modelo Etanol Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
New Fiesta S 1.5 7,8 9,6 10,8 13,7
Ford Ka SEL 1.0 8,9 10,4 13 15,1
Vantagem do Novo Ka -> 14,10% 8,33% 20,37% 10,22%

Os números do INMETRO mostram que o Novo KA SEL 1.0 chega a ser mais de 20% mais econômico em cidade com gasolina em relação ao New Fiesta S 1.5.

Preço e itens de série - vitória do KA

Nesse quesito há novamente uma vitória clara do Novo Ford KA SEL sobre o New Fiesta S 1.5, já que o irmão mais novo traz controle de tração, controle de estabilidade, vidros elétricos nas quatro portas (New Fiesta apenas nas portas dianteiras), sistema multimídia SYNC, faróis de neblina (ausentes no New Fiesta), rodas de alumínio de 15 polegadas (rodas de aço no New Fiesta) e volante multifuncional. O New Fiesta tem a vantagem de oferecer retrovisores elétricos, mas esse item é opcional no Ford KA SEL.

Novo Ford KA SEL 1.0

Além disso, entre os dois há uma diferença de preço de preço de R$ 2.900 reais a favor do Novo KA.

Desempenho - vitória do New Fiesta

New Fiesta S 1.5

O New Fiesta S é quase 100 Kg mais pesado que o Ford KA SEL 1.0, mas o motor 1.5 Sigma de 111 cavalos e 14,5 Kgfm de torque faz a diferença, acelerando o hatch de 0 a 100 Km/h em 11 segundos, contra 13,7 segundos do Novo KA.



Conclusão

O Novo Ford KA SEL 1.0 é um carro superior ao New Fiesta S 1.5 em vários aspectos: segurança (adota controle de tração e estabilidade, ausentes no New Fiesta S 1.5), espaço interno, consumo e custo benefício. E, apesar de perder para o irmão mais velho em desempenho, ainda assim mostra-se bastante ágil tanto em cidade quanto estrada.

Novo Ford KA SEL 1.0Assim, entre New Fiesta S 1.5 por R$ 42.890 reais e Ford KA SEL 1.0 por R$ 39.990 reais, é melhor economizar R$ 2.900 reais e ficar com o Novo KA.

40 Comentários

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  1. New Fiesta sem pensar 2 vezes.

    Esse Ford Ka tem pouco torque total, além do que só apresenta os tais 10,7 kgfm de torque a altíssimos 4500 RPM, configuração inadequada para trafegar pela cidade; mesmo com gasolina são apenas 10,2 kgfm a 3500 RPM, o porém fica por conta do peso 1026 KG, só para ter uma idéia isso representa mais de 116 kg a mais que o VW UP! 4 PORTAS com 910 kg e 134 kg a mais que a versão 2 portas com 892 KG, é uma diferença muito grande de peso entre os modelos, certamente o Ka terá um desempenho pouco empolgante em relação ao UP!, já em relação ao New Fiesta não tem nem como comparar.

    Esses números de desempenho apresentados pela Ford são otimistas demais para o New KA, prefiro que alguma revista faça os testes com o modelo para termos uma ideia imparcial.

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    1. O carplace testou o Ka, e os números foram muito bons

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    2. Está na cara que a Ford fez o motor do Ka para aparecer bem nos testes de 0 a 100 Km/h e no consumo em estrada. Colocou um comando esportivo, então se vc esticar o motor até 5.000 RPM ele vai desperar. Mas para o usuário comum será como o relatado pelo Best Cars: um carro lerdo e sem agilidade, muito menos empolgante que o up! em desempenho.
      Não tem como, são 134 Kg a mais, e menos torque e potência em baixa.
      Então para ter bom desempenho com o KA, terá que andar com o carro como se estivesse em um circuito de corrida, reduzindo sempre e deixando o giro lá em cima....como se estivesse apostando corrida, fazendo um ruído absurdo.
      Na boa, não vale a pena.

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    3. E outra, a AutoEsporte tb divulgou o teste do KA, e deu 13,7 s, mas a Auto Esporte, sei não, heim? Eles falam no programa da CBN sobre carro e ontem foi propaganda pura para o novo ka.
      Pior: falaram que o KA custa 35 mil, em outro patamar.
      No patamar abaixo de 30 mil, segundo a Auto Esporte na CBN disseram que só tem carros antiquados, como Clio e Uno e Palio!!??? E o up!, meus amigos? Esqueceram? Então...sei não...a Auto Esporte tá muito propaganda para o NOvo KA.
      Detalhe: na revista carro deu 14 segundos no 0 a 100.

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    4. Se pesando 134kg a mas o Ka ja é mais rápido que o up no 0-100 e nas retomadas, então quando for testado no dinamômetro esses 85 cv deve ser superado facilmente...

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    5. Quanta choradeira desnecessária.....

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    6. Essa é pra quem se acha mais entendido que os especialistas do setor!

      Assista o vídeo:

      http://carplace.virgula.uol.com.br/carplace-tv-primeiras-impressoes-do-novo-ford-ka-2015/

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    7. Marcelo, acabei de ver o teste da Carplace, agradeço pela dica, achei promissor o desempenho. O up! fica por volta dos 12,4s no 0 a 100KM/h segundo a VW, já na avaliação da Car PLace o modelo acelerou de 0 a 100 em 13,9 S na versão Take UP! e 14,8 S na versão High UP! COMPLETA.

      Se estes números do Ka se confirmarem na prática, vou rever meus conceitos em torno do compacto da Ford.

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    8. O Up! com ar pesa praticamente o mesmo que o Novo Ka, então o desempenho dos dois tende a ser bem parecido. A diferença mesmo fica por conta do torque do Novo Ka aparecer mais tarde, mas Ford deve ter feito um escalonamento eficiente, encurtando as primeiras marchas para dar mais agilidade. Na estrada, segundo o Carplace, perde velocidade em aclives com facilidade e exige reduções constantes, mas isso talvez se deva a 5 marcha mais longa, pois o Novo Ka gira a apenas 3500 a 100km/h e mais ou menos 3700 a 120km/h.

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    9. Claro está que a Ford "tunou" o Ka para aparecer bem na fita nos testes das revistas e no INMETRO, enquanto nas mãos dos consumidores o carro é lerdo, sem transmitir a mesma agilidade do up!, como muito bem apontou o site Best Cars.

      A Ford usou um comando esportivo, e o torque foi parar nas 4.500 RPM, enquanto no Up!, 100 kG MAIS LEVE, ele aparece a 3.000 RPM.

      Palavras do Best Cars:

      "Ao menos em sensação, não entusiasma em desempenho para um 1,0-litro como o do Up: seja em baixa, média ou alta rotação, o Ka sempre parece lento nas respostas."

      Então o KA vai bem nas medições de 0 a 100, mas nas mãos dos consumidores comuns ele é lerdo e não entusiasma.

      ou seja, a Ford fez a escolha dela: agradar as revistas e não os consumidores.

      Pior: colocou uma quinta longa para aparecer bem no teste de consumo em estrada do Inmetro (unica situação que vence o up! em consumo), mas deixou o carro ainda mais lerdo e sem ação nessa situação.

      Fora que up! é 5 estrelas Latin NCAP, e o KA? A Ford está torcendo pelas 4 estrelas...

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    10. Carlos, você é uma comédia!

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    11. A Autoesporte esqueceu o Up porque ela fala de carros e não de caixas... eaiUHaeiuhaEIUHAEui

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    12. Esse carlos4patas entende tanto de carro que ainda acredita em teste de desempenho e dinamômetro de revista "especializada".
      Mas voltando ao comparativo, pra mim carro 1.0 ainda vai ter comportamento de carro 1.0, independente das melhorias que façam. Já andei em old ka, celta, onix e HB20 (todos 1.0) e achei muito pouca a diferença de desempenho.
      A não ser que se torne comum aqui no Brasil motores 1.0 turbo modernos (como o que equipa o smart for two), sou muito mais o fiesta 1.5 que qualquer outro 1.0.

      Renato Texeira

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    13. O blog fez um excelente comparativo... Quem está a procura de um carro novo com certeza está incluindo esse Novo Ka em suas opções...

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  2. Os caras só foram sacanas na comparação do espaço para os passageiros. O banco do New Fiesta está mais de 15 cm atrás da coluna, enquanto o do Ka está emparelhado... Assim fica difícil mesmo...

    Mas é justa a comparação dos carros em si... É óbvio que o Fiesta é mais bonito, tem menos cara de popular. E anda mais. Então, manterá o seu público. No entanto, cada vez mais, quem prefere esses recursos vão acabar migrando para a versões superiores do que a de entrada do Fiesta... Enfim, a Ford não foi boba não...

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  3. Eu não troco o desempenho, esportividade e presença do fiesta pela economia e segurança do ka.

    Por mais revolucionário que seja em sua lista de equipamentos agregados ao seu valor, não pago 40 mil pra ficar chorando nas ladeiras, é mto dinheiro para um carro 1.0

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  4. Pega Esse New Fiesta S substitui as rodas de Aço por uma de liga a sua escolha e boa!!.... Nessa cor preta ainda.... um ponto rosca completo(bonitinho e seguro) não paga você ter que ficar esgoelando o motor para ter o torque mencionado... e por apenas 40K !!

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  5. Não vejo muito sentido no comparativo, o ideal seria fiesta S vs ka 1.5l o qual ainda não foi lançado. Acho que a ford vai aumentar o preço da versão de entrada do fiesta.

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  6. Não é como se o Ka fosse uma limusine: http://carroonline.terra.com.br/galeria/ford-ka-2015/#13649

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  7. Iria de New Fiesta 1.5 - mais motor: são 27 cv a mais na gasolina, fora o torque - porta-malas maior e me agrada mais o visual do Fiesta. A diferença (R$ 2.900,00) não é tanta levando em conta os valores dos carros. / Acho 40 mil muita grana pra um carro 1.0 (seja ele um Ka, UP!, Onix, HB 20, etc). Mas são 2 carros bem interessantes, vai muito do perfil do consumidor e da necessidade de cada um.

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  8. Quanto pesa um Up! com ar condicionado? O pessoal anda falando mal do peso do Ka em relação ao Up!, mas esquece que o ultimo NÃO vem com ar de fábrica.

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  9. Eu acabei de comprar o new fiesta 1.5 há umas 2 semanas....Numeros, medidas, etc são importantes como parâmetros no comparativo, mas o mais importante é a sensação que você tem dentro do carro, a dirigibilidade, o conforto, prazer em dirigir. E curti muito isso no new fiesta! Cada um tem sua própria avaliação, mas para a minha realidade, escolhi o carro certo! (rodo 120km por dia e praticamente não sinto o cansaço da viagens)
    Obs.: as minhas outras opções eram o Onix, HB20 e Up! E desses três eu teria o Up como segundo carro da casa!
    Quanto ao novo Ka, ainda preciso ir conhecer!

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  10. O New Fiesta está sendo encontrado por 39.900 na minha cidade, enquanto provavelmente o Ka vai vir com sobrepreço. Vou de New Fiesta sem pensar duas vezes, talvez ainda o SE que vem com vidro elétrico nas 4 e rodas de liga. O que eu achei interessante do Novo Ka é o preço do seguro fixo para qualquer perfil de cerca de R$1500 reais, andamos simulando alguns carros aqui em casa e o seguro de todos era mais de R$3000 por conta do perfil jovem.

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  11. O KA é um bom carro, mas as versões TOP sempre entram nas de entrada da linha superior, o que acaba não valendo a pena, principalmente na revenda. Espero que ele e o UP façam sucesso e indiquem que vale a pena investir em tecnologia para fazer carro no Brasil, e não ficar perpetuando Celtas, Classics e Palios da vida ad aeternum.

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  12. O Painel do Ka aparenta ser de seguimento superior, alias é o mais bonito da categoria!
    Já o painel do UP! :X KKKKKKKKKKKK

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    1. Eu já acho o painel do Ka muito carnavalesco, cheio de botões para dar um ar de "nave". Prefiro o do Up!, que é mais elegante.

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    2. mais elegante ou mais pobre mesmo???

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    3. Eu gosto do painel do up, principalmente quando vem na cor da carroceria. Painel do ka, pra quem ta acostumado a ver de carros mais sofisticados, parece uma versão pra classe emergente

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    4. Marcelo Massa, é exatamente isso que eu acho.

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    5. O painel do novo Ka é praticamente o mesmo do new Fiesta, que é o carro mais vendido da Inglaterra e um dos mais vendidos de toda Europa! Se o painel do New Fiesta é de classe emergente o do UP! é o que? Cada uma que se ve por aqui :x

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    6. Ai, ai......
      Coitado desse hater, João Coelho, não dá uma dentro........
      Tadinho..... 🐰

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    7. Por que "não dá uma dentro", cao? Sua opinião é melhor do que a dele? Não é tu que versa acerca do respeito à opinião alheia? Tsc, tsc...

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  13. A real é essa, quem usa o carro mais na cidade vai de Ka, quem usa mais na estrada vai de new fiesta , é o correto, e quem tem grana sobrando compra os dois.

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  14. Acho esse comparativo nada justo!
    Quem compra um Ka, não é o mesmo comprador de um New Fiesta!
    E outra, não se deve comparar versões topo de linha de um, com a versão de entrada de outro, muito menos quando um tem motorização maior que outro!
    Se fosse assim, poderíamos, então, comparar o New Fiesta Titanium Powershift, topo de linha, com o Focus de entrada, que tem público de perfil totalmente diferente!
    Ou um New Fiesta sedan, topo de linha, com um Corolla GLi de entrada, e por aí vai!
    Se o comprador de um New Ka, faz questão de dispender quase $ 40K pra ter uma versão topo de linha, inclusive com sistemas de segurança sofisticados, e luxos como o assistente de rampa, não vai levar um modelo de categoria superior, porém "pelado", pois ficaria fora do padrão de exigência que procura!

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    1. Concordo. O New Fiesta tem desempenho melhor, uma dirigibilidade bem superior, é um veículo com uma proposta mais "esportiva", até mesmo pela posição de dirigir. Já o Novo Ka, tem uma posição alta de dirigir, um desempenho mais tímido, um comportamento dinâmico inferior, mas é mais espaçoso, melhor equipado e mais econômico. O Novo Ka seria um veículo mais familiar e o New Fiesta atende outro tipo de comprador.

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    2. Isso ai mlq! Cada um segue o seu orcamento: vou de ka completo. O paia eh nao ter opcao de 7 ab, e outra: quem usa ele na estrada vai ter q esguelar,perdendo,assim,td economia. Uno 1.4 ja fiz 16,5 na gas a 80 km/hr, mas se for esguelar o consumo aumenta para 11 km/l na gas.

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  15. Bom comparativo... Quem está de olho em um carro novo certamente tem esse novo Ka entre as opções... Entre esses 2, realmente o Ka é melhor... Quanto a ser justo ou não, aí é outra história... o que importa é que estão na mesma faixa de preço, e o comprador pode escolher entre um ou outro.. Com isso terá que escolher o que for mais importante no conjunto...Eu particularmente iria de Ka

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  16. Não tem equipamento que compense a diferença quilométrica entre o desempenho e a potência de um motor 1.0 manco e um 1.5. O comparativo revela apenas o preço abusivo praticado pela Ford para o Ka 1.0. Outra referência, o novo March 1.6 SL top de linha completíssimo custa R$ 42 mil.

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  17. KA BRANCO MEIO BEGE HORROROSO, já apelidaram aqui na minha cidade de KA PORRINHA, porque a cor parece de porr.............

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