A Volkswagen do Brasil já oferece como opcionais para o Novo Golf os itens de segurança e conforto DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmica) e ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade). Os recursos estão disponíveis para o Novo Golf Highline nos pacotes Exclusive (somente DLA) e Premium (DLA e ACC). Para o Novo Golf GTI, ambos os sistemas estão incluídos nos pacotes Exclusive e Premium.


O Novo Golf Highline é equipado com o motor 1.4 TSI com turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve potência de 140 cv e pode ser combinado á transmissão manual de seis marchas ou à automático DSG de sete velocidades. O Novo Golf GTI traz o motor 2.0 TSI com potência de 220 cv e a transmissão automática DSG de seis marchas.


DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmica)

O Dynamic Light Assist efetua a troca automática entre os fachos alto e baixo dos faróis bixenônio, evitando ofuscar quem trafega à frente ou vem no sentido contrário, garantindo perfeita iluminação do percurso.


Por meio de uma câmera instalada na parte superior do para-brisa o sistema analisa o tráfego à frente do Novo Golf. Baseado nesses dados, o facho alto dos faróis é acionado automaticamente a partir dos 60 km/h, permanecendo ativado.



Se o sistema detectar veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, o DLA modula os faróis, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.

Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é feito o ajuste da fonte de luz. Dessa forma, o sistema consegue manter o facho alto apenas do lado direito, por exemplo, comutando para o facho baixo no farol esquerdo. Assim que o sistema detecta não haver mais veículos à frente ou em sentido contrário, reestabelece o facho alto dos faróis.

Para velocidades de até 40 km/h, o Cornering Light (farol para conversões) proporciona melhor visibilidade em cruzamentos e esquinas. Nesse caso, são utilizadas lâmpadas específicas, localizadas na parte lateral interna dos faróis.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade)

A condução segura inclui também manter distância correta do veículo que trafega à frente. O ACC – Adaptive Cruise Control (controle adaptativo de distância e velocidade) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando automaticamente o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por meio de um radar localizado na dianteira do veículo.


O motorista seleciona a velocidade desejada e a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação). O ACC funciona como um controlador de velocidade inteligente, mantendo automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente e seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).



A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas do perfil de condução oferecido no Novo Golf. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões: é possível se sobrepor ao sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.

Em uma situação hipotética, o Novo Golf está trafegando em rodovia à velocidade programada de 120 km/h, mantida pelo ACC. Em um determinado instante, um veículo mais lento muda de faixa e fica à sua frente. O ACC o detecta, diminui a velocidade do Novo Golf e mantém a distância programada previamente. Sempre que a estrada à frente estiver livre, o ACC acelera de novo até a velocidade anteriormente programada (120 km/h).

O ACC funciona mesmo com tráfego intenso. Nessas condições, o sistema age em conjunto com a transmissão automática DSG para frear o veículo até parar, se necessário. Graças à função Stop and Go do ACC, o Novo Golf pode retomar a aceleração automaticamente em congestionamentos.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só existe carro da VW nesse planeta?

    ResponderExcluir
  2. show de bolas esses opcionais, o ACC deveria ser opcional em qualquer configuração, pra mim o opcional mais interessante do Golf

    ResponderExcluir
  3. O ACC sim é um sistema muuuiito legal. Uns dias atrás estava eu na Rod D.Pedro I (Vale do Paraíba x Campinas), viajando confortavelmente com o meu Civic com o Cruise Control ligado, de repente comecei a reparar em um Volvo XC 60 trafegando a uns 100 km/h em uma distância sempre fixa de um Celtinha na frente, achei estranho mas fiquei de olho mesmo após ultrapassá-los (e a distância continuava fixa entre eles). Conclusão: o Volvão estava confortavelmente (bem mais que eu) viajando em modo totalmente automático com o ACC ligado. Isso sim que é conforto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a chance de dirigir um Fusion com esse recurso. É muito bom mesmo.

      Excluir
  4. A propósito, é verdade que o Golf agora é o terceiro mais vendido entre os hatchs médios?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem