Os números de consumo e desempenho do Volkswagen up! com o câmbio automático I-Motion já eram conhecidos através das medições da revista Auto Esporte (veja aqui), que, porém, não testou o up! frente a seus principais concorrentes de mercado.

Volkswagen up! automático I-Motion

Agora, com a chega às bancas da revista Quatro Rodas edição de maio, tem-se a noção precisa das aptidões veículo frente a seus principais concorrentes.

Volkswagen up! automático I-Motion

Preço

Começando pelo preço - variável mais importante nesse segmento, o Volkswagen up! I-Motion é o carro com câmbio de operação automática mais barato à venda no mercado brasileiro, já que sua vesrão mais barata, a move-up! 2 portas I-Motion sai de R$ 30.990 reais.

Volkwagen Up! Automatizado x Kia Picanto Automático

Entretanto, para deixá-lo comparável aos concorrentes é necessário equipá-lo com ar-condicionado - R$ 2.750 reais, acesso completo (alarme "keyless", vidros, travas e retrovisores elétricos) - R$ 1.110 e direção com assistência elétrica easy drive - R$ 1.240 reais.

Volkwagen Up! Automatizado x Kia Picanto Automático

Assim, o preço do up! vai a R$ 36.080 reais.

Volkswagen up! automático I-Motion - preço

A tabela abaixo mostra os preços dos modelos automáticos mais baratos de cada marca no Brasil, e, na última coluna, a diferença em relação ao up! automático I-Motion completo.

Modelo Preço [R$ reais] Diferença para o up!
VW up! Automático I-Motion (completo) R$ 36.090,00
Fiat Palio Dualogic R$ 43.729,00 R$ 7.639,00
Kia Picanto 1.0 Flex Automático R$ 44.900,00 R$ 8.810,00
Hyundai HB20 (Confort Plus) 1.6 Automático R$ 46.675,00 R$ 10.585,00
Chevrolet Onix Automático R$ 46.790,00 R$ 10.700,00
Citroen C3 Tendande AT R$ 49.990,00 R$ 13.900,00
Ford Fiesta SE PowerShift R$ 53.490,00 R$ 17.400,00
Peugeot 208 Griffe Automático R$ 57.990,00 R$ 21.900,00
Smart ForTwo R$ 51.900,00 R$ 15.810,00

Como fica claro, o Volkswagen up! Automático I-Motion "completo" é R$ 7.339 reais mais barato que o Fiat Palio Essence 1.6 Dualogic. Em relação ao Kia Picanto 1.0 Automático (R$ 44.900 reais), o modelo da VW é R$ 8.810 reais mais acessível. Se a comparação é com o Smart ForTwo mhd, precificado em R$ 51.900 reais, a vantagem do VW é de R$ 15.810 reais.

Desempenho

No teste da Revista Auto Esporte o up! automático I-Motion tinha feito a prova de 0 a 100 Km/h em 17,7 segundos. Entretanto, a revista Quatro Rodas obteve um tempo bem menor, de 16,7 segundos, o que faz o up! 0,4 segundos mais rápido que o Kia Picanto 1.0 Automático, que faz o mesmo teste em 17,1 segundos.

Volkwagen Up! Automatizado x Kia Picanto Automático

Como a Quatro Rodas testou os dois carros simultaneamente, enquanto a Auto Esporte testou apenas o up!, pode-se considerar os números da revista da Abril mais adequados a uma comparação direta.

Volkswagen up! automático I-Motion - desempenho

Como se pode observar, entre os "city-cars" do teste, o Smart For Two foi o mais rápido, seguido do Up! I-Motion com o Kia Picanto na terceira colocação. Quando se expande a comparação para os modelos com motor 1.6, o melhor é o Fiesta SE 1.6 Powershift.

Volkswagen up! automático I-Motion - desempenho

Na prova de retomada de 60 a 100 Km/h, o Smart ForTwo continuou à frente do up!, que, por sua vez, predomina sobre o Kia. No comparativo com os modelos 1.6 novamente o Fiesta é o mais rápido.

Consumo

Volkswagen up! automático I-Motion - consumo

No teste de consumo com etanol, em cidade, Kia Picanto e up! I-Motion apresentaram o mesmo indicador: 9.6 Km/l de etanol - um número bastante interessante para etanol. Em estrada, o modelo da Kia é melhor, consumindo 12 Km/l de etanol, mesmo número do Fiesta 1.6 SE. O up! I-Motion fica na terceira colocação quando se compara consumo em estrada. O Smart ForTwo, com gasolina, apresentou 14 Km/l em cidade e 17 Km/l em estrada.

Impressões

O Volkswagen up! automático I-Motion não conta com a função de auxílio à partida em rampa (sistema presente no Picanto e no Smart ForTwo). Com isso, para evitar que o carro desça o motorista tem que segurar o carro no freio e acelerar bastante, para compensar a escassez de torque do motor 1.0, correndo-se o risco de bater no carro da frente.

Volkswagen up! I-Motion Automático - interior
Volkswagen up! I-Motion Automático - interior
Outro ponto que tem sido apontado no comportamento do up! Automático I-Motion é em relação aos tradicionais trancos nas trocas de marchas, que se apresentam mais pronunciados que no Gol 1.6 I-Motion. É importante considerar, porém, que, quando o motorista aprende a tirar um pouco o pé do acelerador antes da troca de marchas, as mudanças dos câmbios I-Motion ficam totalmente suaves.

Kia Picanto 1.0 Flex Automático

Esses problemas não estão presentes no Kia Picanto 1.0 Automático, já que o modelo sul-coreano conta com uma transmissão automática tradicional (com conversor de torque), e, portanto, de operação bem mais suave que a automatizada do Volkswagen.

Kia Picanto 1.0 Flex Automático- interior

O modelo da Kia peca, porém, no desempenho, mostrando mais lento e menos ágil que o up!. O modelo da VW, porém, compensa por custar R$ 8.810 reais a menos.

Smart ForTwo Automático

O Smart ForTwo se destacou em consumo e desempenho, e, mesmo dispondo de uma transmissão automatizada, não permite que o carro volte de ré em saídas em rampa. Em operação automática o Smart também apresenta trancos, porém ele conta com os seletores de marcha manuais no volante, o que alivia o fenômeno.

Smart ForTwo Automático

Conclusão

Kia Picanto Automático x Up! I-Motion automatizado

O Picanto tem um câmbio com operação mais suave, mas ele é quase R$ 9.000 reais mais caro que o up! com os mesmos equipamentos e, além disso, seu desempenho é inferior. Pìor: com o valor pedido pelo sul-coreano é possível comprar modelos de categoria superior, como Onix e HB 20 automáticos.

Kia Picanto Autompático

O Volkswagen up! automático I-Motion, por sua vez, tem em seu preço um grande atrativo, em torno de R$ 8.000 reais mais barato que o concorrente mais acessível até então.

Volkswagen up! Automático I-Motion

Além disso, o consumo é bastante baixo, que, aliado às demais características de baixo custo de reparabilidade e elevado padrão de segurança, torna a opção da Volkswagen bastante atraente para quem deseja se livrar do pedal da embreagem e das trocas de marchas nas congestionadas cidades brasileiras.

98 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. As 3 coisas mais "sem-graça" na vida:
    -mulher que acha que transar é abrir as pernas e ficar olhando pra cima
    -comida com tempero muito fraco
    -câmbio automático

    :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que você usar o câmbio DSG da VW você mudará de opinião!

      Excluir
    2. Max o cambio DSG e aqele q tem um chocalho dentro?

      Excluir
    3. O engraçado é que geralmente quem fala mal de cambio automatico (sem nunca dirigido um carro que tenha um) são os mesmos que andam se arrastando no transito por preguiça de trocar de marcha. Vai entender...

      Excluir
    4. Cambio automático, só é efetivo em veículos com potencia acima de 200 HP.

      Excluir
    5. Tio Sam fala besteira. Nos veículos abaixo de 200 HP, câmbio manual tem embreagem e é necessário a troca de marcha? se não for, é efetivo sim.

      Excluir
  2. Seria interessante citar os números do Inmetro de consumo, pois em avaliações a maneira de condução, temperatura, etc, podem modificar o consumo consideravelmente. Os números do Inmetro para o up! automatizado são: 13,2km/l na cidade e 14,3km/l na estrada, com gasolina. Os números do Picanto são: 11,4km/l na cidade e 13,1km/l na estrada.

    Segundo o Inmetro, o up! automatizado é cerca de 15% mais econômico que o Picanto na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Os números do up! i-motion, segundo o Inmetro, são: 13km/l na cidade e 14,4km/l na estrada. Os números do Picanto são esses mesmo(11,4km/l na cidade e 13,1km/l na estrada).

      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2014.pdf

      Excluir
    2. Excelente, Felipe! Agora vemos que para a maioria dos consumidores, que usam o carro com gasolina, o up! é MAIS ECONÔMICO que o Picanto em qualquer situação, e mesmo assim o VW anda mais.
      Vw está de parabéns. Este carrinho me surpreende a cada dia. O up! é uma obra de engenharia de ponta e tanto!

      Excluir
    3. E não só na gasolina, o up! também é mais econômico que o Picanto com álcool, segundo o Inmetro. Os números do up! i-motion abastecido com etanol são: 9km/l na cidade e 10km/l na estrada. Os números do Picanto AT abastecido com etanol são: 8,3km/l na cidade e 9,4km/l na estrada.

      Mas, realmente, o Picanto parece bem mais ajustado para o álcool. Com gasolina bebe bem mais, proporcionalmente.

      Excluir
  3. Que comparação heim!! cambio automático e um cambio automatizado de 1 só embreagem claro q o automático é mais caro.
    Pra mim essa matéria não agregou nada de especial no up.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe você é o cara....poucos notaram esse detalhe e a nota do blog não esclarece bem isso. e´ como comparar alho (picanto) com bugalhos (up!). sem sentido essa comparacao. Bem, pelo menos ela serve para massagear o ego dos volksmaniacos que postam por aqui - viu como o felipe e o carlos4carros ficaram assanhados....kkkkkk

      Excluir
    2. Ele comparou carros sem pedal de embreagem. O câmbio do Picanto é o automático tradicional, mais caro, mais confortável, porém com mais perda de energia, o que significa maior consumo e menos agilidade, comparado aos automatizados, como o do up! Outra coisa que a reportagem não diz é que o up! top com todos os opcionais fica mais caro que o Picanto, mas conta com GPS e banco de couro (sintético). Outra coisa que a reportagem não conta é que o zero a 100 do up! foi feito no modo Drive. Se fosse no modo Manual, ficaria em 14 segundos + ou -.

      Excluir
    3. Tenho um automático Picanto e um automatizado up, nem da pra comparar. Automatizado e uma bosta. No kia, com o carro parado, acelerando tudo o que dá ele faz as trocas de marchas em alto giro sem nenhum tranco ou problema. VW, adivinha, da tranco e estouro F.D.P. de dar medo, e na terceira vez que fiz isso, quebrou a caixa de marcha. Três meses na assisteassi e quase tive que pagar a reparação, entrei na justiça porque ainda estava na garantia. Ai nda me disseram que ele não foi feito pra dar pau, se for pra dar arrancadas, é pra mim usar troca manual. Pra que automatizado então? Colocam peças de pouca resistência pra baratear. Por isso que é mais barato o up.Ainda me disseram que não quebrar o up, com 30 mil km vou ter que fazer toda a manutenção da caixa de marcha estimada pra 70 a 90 mil km. É o que dizem do Picanto que mesmo dando pau não da problema é a manutenção do sistema automático é estimado entre 100 mil e 150 mil km? Vale a pena pagar mais barato pelo Update???

      Excluir
  4. Bem que eu achei muito estranhos os números da Auto Esporte, e agora vejo que minhas suspeitas se confirmaram. 0 a 100 do up em 16,7 segundos, quase 0,5 mais rápido que o Picanto, e, detalhe, o up! automático é mais rápido que o Uno 1.0 Vivace manual. Tá bom? Quer mais? Então vai:
    O up! automático é mais rápido, e ainda mais ECONÔMICO que o Uno 1.0 Manual.
    O picanto não conta, pq no preço dele pega coisa bem melhor, como o HB20 1.6 ou mesmo o Onix.
    Então agora ficou bem claro que o up! I-motion é sim uma ótima opção para quem mora em SP, RJ, Porto Alegre ou BH. Lugares que não tem trânsito, acho o manual melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Fiesta 1.6 mais econômico que Up! 1.0, na estrada.
      Que coisa, hein!

      Excluir
    2. Errado. Os números de consumo do Inmetro para o New Fiesta 1.6 Powershift são: 11,4km/l na cidade e 13,9km/l na estrada. O up! I-motion tem os seguintes números: 13km/l na cidade e 14,4km/l na estrada.

      Ou seja, o up! é bem mais econômico na cidade e um pouco mais econômico na estrada. Porém, se o New Fiesta fosse mais econômico não seria algo ruim para o up!, uma vez que motores 1.6 tendem a ser mais econômicos que 1.0 na estrada, pois trabalham com mais folga.

      Entretanto, contrariando a tendência natural, o up! ainda consegue ser mais econômico que o New Fiesta em qualquer situação, conforme tabela do Inmetro 2014.

      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2014.pdf

      Excluir
    3. É, tá difícil para você, Gomão. Acho melhor voltar para tua janela e continuar contando os up!'s que chegam e que saem.

      Excluir
    4. Esta não, acho que você não leu a reportagem do Blog, suba um pouquinho o mouse e leia, depois comente!

      Excluir
    5. Os números do Inmetro são muito mais precisos que avaliações feitas individualmente, em dias diferentes, pistas diferentes, temperaturas diferentes e, muitas vezes, motoristas diferentes. O Inmetro é o melhor parâmetro para comparação e a fonte mais confiável para se medir consumo, pois testa os veículos em situação totalmente idêntica, sem ter seu teste afetado por diferenças de temperatura no dia do teste, altitude da pista de teste, que muitas vezes muda de um para outro, etc.

      Em suma, o up! é mais econômico que o New Fiesta em qualquer situação, tanto na estrada como na cidade. E na cidade a diferença a favor do up! é bem grande.

      Excluir
    6. Lembrando que o up! analisado é um duas portas. Se for analisar o 4 portas e adicionar outros itens para ficar mais próximo do picanto, a diferença diminui para menos de R$ 4 mil. Dependendo vale a pena, já que você tem um automatico de verdade (e não um que é só no plano) e ainda leva um carro de categoria superior.

      Excluir
  5. O Picanto é um carrinho bacana... Vi um de perto e gostei.

    Qualidade geral muito boa, materiais do interior simples, mas que não passam a impressão de pobreza, montagem da carroceria igualmente muito boa, com gaps pequenos e regulares, bom espaço interno...

    Só que... R$ 47K um automático, preços praticados pela concessionária Marazul, aqui de MT. É demais da conta pelo porte e categoria do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUARENTA E SETE?! O_____________O

      Excluir
    2. É que eles cobram frete e o preço deste varia. Na minha cidade os preços dos carros da Kia costumam ser maiores por causa da facada que eles dão no valor do frete, algo que nem deveria ser cobrado do cliente, na minha opinião.

      Excluir
    3. Exatamente, Felipe!

      O frete aqui para MT fica em R$ 4K.

      Eu perguntei na concessionária quando fui ver um Cerato...

      Excluir
    4. Cacilda! POR CARRO?! Vou largar a faculdade de engenharia e comprar uma cegonha! D:

      Excluir
    5. O frete do Picanto varia, mas o preço máximo é de 5mil reais.

      Excluir
    6. Também gostei do acabamento interno do Picanto e só não fui olhar mais de perto por causa das inúmeras reclamações dos usuários.

      Excluir
    7. Douglas, minha namorada tem um da 1ª geração que ela tirou zero e nunca deu problema não...

      Excluir
    8. Cosplay, eu não generalizei. Apenas dei uma olhada nas avaliações dos usuários no site carrosnaweb.

      Abs.

      Excluir
    9. A qualidade dos Kia/Hyundai é boa.

      Me parece que o problema desses importados é o pós-venda... Muita gente realmente reclama da falta das peças de reposição.

      Excluir
    10. Tenho um Picanto ha quatro anos, gosto demais, 2010 e tem 25000 km, vou trocar este ano e talvez fique com o UP por questao de preço. Daqui pra dezembro se baixar o preço do Picanto eu fico na linha.O carro é bom realmente.

      Excluir
  6. "O Volkswagen up! automático I-Motion não conta com a função de auxílio à partida em rampa (sistema presente no Picanto e no Smart ForTwo). Com isso, para evitar que o carro desça o motorista tem que segurar o carro no freio e acelerar bastante, para compensar a escassez de torque do motor 1.0, correndo-se o risco de bater no carro da frente."
    Resumindo, se você parar em um aclive acentuado ou você bate no veículo a frente ou bate atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comprou a carteira é isso que acontece mesmo. Mas se souber dirigir, saberá superar tal "situação extrema" com facilidade.

      É cada uma...

      Excluir
    2. Pô, pior que é verdade, hein Gomes... Nessa o Felipe tem razão.

      Excluir
    3. O problema é que fica muito desconfortável superar a tal situação extrema, tanto o acelerador quanto o freio é o pé direito que os operam, o esquerdo para entrar em ação nessas condições vai contra o instinto podendo causar confusões.

      Excluir
    4. Não, Gomes, com pouca prática isso se torna algo mais fácil que contar up! pela janela de casa. Não vejo qualquer dificuldade nesse processo, só mesmo os motoristas que compraram carteira terão dificuldades com isso, mas, ainda assim, logo se acostumam.
      O resto é lenda.

      Excluir
    5. Potencializaram tanto isso, que esquecerem de falar que muitos carros por aí não contam com este recurso.

      Excluir
    6. gostei gomes: ou você bate no veiculo da frente ou no detras...kkkk boa essa

      Excluir
    7. Tem gente que não comprou a carteira e não sabe fazer ladeira, não sei qual prova você fez amigo, mas a prova do Detran não tem ladeira. Se o indivíduo comprou ou não, ele pode saber ou não fazer ladeira, não tem nada a ver o fato de ter comprado e não saber!

      Excluir
    8. Gostaria de saber se o UP! sem assistência de rampa conta com um incrível e indispensável acessório ultramoderno, chamado Freio de Mão! Pois com ele podemos sair na boa dessas situações "extremas"!

      Excluir
    9. Quando eu fiz prova tinha ladeira! E tinha que usar algo que ninguém imagina, FREIO DE MÃO!

      Excluir
  7. Gomes :
    Vai contar up!, que é melhor.....
    Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Nenhum vale o que custa, valores incompatíveis com a proposta do segmento de entrada.

    Esses valores do Picanto são fictícios, pois é só analisar os anúncios feitos nos jornais, a versão mais completa é incrivelmente mais barata e o carro geralmente sai por 35 mil Reais na versão intermediária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Fortaleza o automático é vendido por 42 mil... Fora o frete de 2 mil reais :-\

      Lamentável!

      Excluir
    2. Rasec, o Picanto automático é caro em qualquer lugar, e o valor dos anúncios nunca incluem o frete, que pode atingir 5mil reais(E geralmente não sai por menos de 2000 reais).

      Excluir
    3. Fictícios?

      Ah, tá... Então o vendedor da concessionária aqui se enganou...

      O site da Kia é bem claro: o valor NÃO INCLUI o frete!

      Um Cerato manual sai a R$ 70K, incluindo o frete de R$ 4K, por aqui. Mesmo preço do Corolla GLi automático...

      Qual eu compraria pelo mesmo preço? Não tem nem o que escolher... Corolla na cabeça. Pelo menos tem mais motor...

      Excluir
  9. Dei uma pesquisada no ICARROS e encontrei o KIA PICANTO custando 48,900 Reais... Deveriam demitir CEO desta empresa, pois isso é de um amadorismo incrível. Um produto que tem qualidades, mas que simplesmente não vende pela falta de competitividade nos preços.

    Eu não enxergo uma fábrica da KIA podendo suprir o mercado com esses preços pouco convidativos.

    Em nada explica esses valores, por isso vendem tão pouco, até mesmo a linha de SUV's começa a ir a pique devido a tantos reajustes, ficou desinteressante comprar estes carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do seu up! High up completo por R$ 34K, qualquer pesquisa sua não tem a menor credibilidade.

      Excluir
    2. É verdade, o Rasec pisou na bola feio inventando toda aquela "história teatral". Perdeu a credibilidade, mas, nesse caso específico, acredito que ele esteja falando a verdade.

      Excluir
    3. Cernoski, chegou a sair uma lágrima dos meus olhos pelo fato de Vossa Senhoria impugnar a credibilidade do meu comentário.

      Excluir
  10. Pq será que nao compararam as versões de igual para igual? Comparar um UP duas portas com um Picanto e focar no preço é foca né? PFVR. Se for pegar um UP 4 portas com os mesmos opcionais do Picanto a diferença de valor vai CAIR pra uns 4 mil. Daí vai da escolha né. Picanto é mais bem feito, claro. Eu não entendo essa SUPERESTIMA do up no seu preço. Enfim gamo comparar certo né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, 2 portas a mais não adicionam 4,8mil no preço, para que a diferença fique de 4mil. O up! 4 portas é apenas 2mil mais caro que o 2 portas. E a matéria foi bem boazinha, pois esse valor do Picanto é sem o frete, que geralmente gira em torno de 2 a 4mil.

      Se for levar para a ponta do lápis, o Up! desvaloriza menos, consome menos, tem seguro mais barato, revenda mais fácil, cesta de peças mais barata, etc, Além disso, o up! tem melhor desempenho e um porta-malas maior que os 200l do Picanto.

      E sobre equipamentos, o Picanto não é nenhuma "Brastemp", só o básico em segurança e nenhum equipamento de conforto e conveniência que o diferencie. De qualquer maneira, a versão mais cara do up! com câmbio automatizado custa 42mil, o Picanto custa 45mil+frete(e ainda leva o mico para casa). E não, o Picanto não é mais bem feito que um Black Up!, por exemplo. Inclusive, ele vende menos que o up! na Europa e ainda é MAIS BARATO. A única vantagem do Picanto é ter câmbio automático de verdade, de resto, é só uma tranqueira encalhada da KIA Motors, cujo retrovisor custa quase 1000 reais e demora 4 meses para chegar(hehehe).

      Excluir
    2. Para quem quer um automático, bote um pouco mais de dinheiro e vai de New Fiesta PowerShift 1.6.
      O I-Motion do Up! é uma B&#$@, o Picando automático emparelha no preço do Ford.
      Então é melhor gastar um pouco mais do passar raiva com 1.0.

      Excluir
    3. A diferença de preço do Up! I-motion para o New Fiesta Powershift é grotesca, mesmo para o up! topo de linha I-motion, que custa 42mil. São 11mil reais de diferença, não é "mais um pouquinho". No caso do Picanto, se somar um frete de 4mil, aí sim sua "sugestão" começa a ter alguma viabilidade.

      Excluir
    4. Gomes:

      Se R$ 11K não é grana pra você, por ser apenas "mais um pouquinho", então poderia me doar esse valor?

      Excluir
    5. Não, Rogério :
      Deixa ele juntar essa grana pra ele poder comprar um VW!
      Afinal, aquele velho ditado "quem desdenha quer comprar " cai como uma luva pro "contador de up!'s da janela "!!!!
      Kkkkkkkkkk

      Excluir
    6. cara ta certo que o up é um bom carro e tem suas qualidades , mas querer comparar up com new fiesta é f..., naum tem cabimento uma comparação dessa , é como ja falei querer comparar o up com carros da sua categoria td bem , mas comparar up com ,hb 20 1.6 , palio 1.6 , gol 1.6 ou pior ainda o new fiesta ja é muito fanatismo e pior falar q compensa mais o up q o msm!!!!não tenho nada contra o up mas isso é dose ter q ver!! e sobre o preço do picante e claro q o mesmo seria mais caro , o carro é automatico legitimo o up não é automatico, o I-motion é automatizado com uma embreagem , então não tem comparação esses dois cambios....

      Excluir
    7. Ah, sim, e um câmbio automático justifica uma diferença de 10mil no preço? Faça-me o favor, a Fiat é campeã em utilizar Dualogic e nem por isso seu Bravo deixa de ser comparado com veículos automáticos de verdade. A diferença de preço de um câmbio automatizado de 1 embreagem para um automático de 4 marchas é bem pequena e jamais justificaria uma diferença de mais de 10mil no preço, pois o Picanto custa 45mil + frete.

      E ninguém disse que o New Fiesta vale menos a pena que o up!, aprenda a interpretar texto. O que disseram foi que a diferença de preço entre eles é enorme, atendendo públicos completamente diferentes, não sendo possível dizer: "coloca mais um pouquinho e leva um New Fiesta Powershift", uma vez que a diferença de preço é grotesca.

      Excluir
    8. Nao consigo concordar com essa comparação SUPERIOR do UP em relação ao PICANTO. Entrei no UP! e fiquei espantado com a simplicidade do carro. De maneira alguma vê-se o que é dito por aqui. É olhar e ver a diferença dos dois. O Picanto tem sim um acabamento mais premium. Dizer que o UP tem qualidade superior é brincadeira né? O UP é um ÓTIMO CARRO SIM, mas não a ponto destas comparações ridículas. O up é um carro de ENTRADA e não passa disso. Prova disso são as vendas que mostram que vende-lo como um carrão não deu certo! Claro! Equívoco! O concorrente do UP é o UNO e devo concordar que em muitos itens ele é melhor sim, claro. Comparar um projeto 2014 com um 2010 né...? Mas não vejo esse MILAGRE AUTOMOTIVO que tanto falam. Só isso. Sejamos realistas. Dados existem para serem MANIPULADOS. E é isso que a imprensa e a industria automotiva FAZEM! E não sou o único que pensa assim. E não é só o problema do UP não. O consumidor brasileiro está adquirindo o poder de ESTUDAR o carro antes de comprar e pode sim achar que simplesmente não vale o que se pede. E espero que essa tendência cresça.

      Excluir
    9. esse felipe deve ter algum problema!!

      quem em sã conciencia compara o dualogic com cambios automaticos?!!!so c for pra vc..pq pra mim o I-motion e o dualogic são dois cambios ruimna minha opinião ,agora se pra vc o cambio é bom, bom pra vc, e outra da onde a diferença do up pro picanto é 10 mil?!!! o up completo chega a mais de 40 k com o I-motion deve ficar em 43 ..44k,o picanto em 47(pela suas contas) , eu iria de picanto , apesar de o up ter 5 estrelas no latin, o picanto tbm tem uma boa nota fora que por dentro tem um acabamento melhor q do up nisso concordo com o igor 3 de maio 2014 15:34 , e sim vc disse q o up em relação ao new fiesta vale a pena por ser mais barato , cara ja ate li comentarios seus falando q o cara q não souber sair de uma subido com o cambio I-motion não sabe dirigir , na boa vc gostar da volks tudo bem , mas ofender ou melhor querer colocar seu ponto de vista pros outros e se achar o certo´é outra , c vc tem uma opinião formada de que "carros da volks são os melhores , não importa em que categoria" , blz, bom pra vc que vc tenha esse opinião mas respeite a opinião dos outros esse blog viemos aqui pra trocarmos informações e termos opiniões diferentes uma das outras ,não pra ouvir uma pessoa "que so ela conhece tudo " e ela fala e ponto. sobre o up ter uma diferença de preço grotesca do new fiesta esta enganado.. up na configuração BWR fica em torno de R$ 41.360,00 , imagino que se acrescentar o I-motion vai mais uns 2 a 3 mil no valor total do veiculo e o new fiesta 1.5 s parte de R$42.190,00 manual , o power shift começa em R$53.490,00 com a versão SE, então acredito que esse é o unico pecado do up seu preço,pois o carro é bom tem um acabamento que apesar de "simples" , não tem nenhuma falha de montagem, apresenta sim algumas falhas como a vibração no volante e no pedal da embreagem quando o carro esta parado num semafaro por exemplo , mas ele tem muito mais qualidades que defeito e hj comparado com celta, uno , clio entre outros é a melhor opção no seu segmento mas como eu falei subir o up de patamar,não é certo pois ai ele entre num meio que temos carros melhores que ele, agora se pra voce não é assim, então me desculpe mais eu estou falando a minha opinião, agora claro cada um tem a sua!!!!

      Excluir
    10. Já li os comentários desse Felipe em outro blog e é a mesma conversa fiada. É um belo exemplo de "fanboy" da VW. Só não consigo entender o que ele é outros do mesmo tipo ganham com isto.

      Excluir
  11. Alguém já reparou que esse tal de cao-sp só posta provocações ou ironias, à lá Rasec?
    Reparem se ele posta algum comentário que agregue algo de útil!
    Só provocações e ironias para mim, Felipe e Carlos!
    Hummmm.......
    Falei pro Felipe não dar idéia!
    Tô sentindo um quê de Rasec no ar......

    ResponderExcluir
  12. hummm, ficou chateado pq eu falei que falta a você a varinha de condão? Mas leia e veja se eu não tenho razão:

    jhoneribas disse - "As vendas do UP até que proporcionalmente aumentaram bastante em relação ao mês de março. Confesso que cada vez mais que vejo o carrinho acho ele menos estranho".

    cao-rj respondeu - "Subiu quase 60%! Acho que ele vai chegar lá, pelas beiradas! Deve aumentar muito sua venda, com a entrada forte da versão 2 portas e o i-motion e o aumento de seus "moderníssimos" concorrentes. À conferir"

    Dai o cao-sp completou: "acho é uma palavra mágica...falta a vara de condão...."

    O irônico de tudo é que você e felipe e carlos4carros quando querem desqualificar alguns debatedores, apelam para o chvão: ...'são achistas'.

    e voce é o que quando afirma com todas as letras: "eu acho"...já sei, vc. detesta ser contrariado ou quem pensa diferente de você!!!!

    E vamos fazer o teste: se esse comentário for apagado então saberemos que você é o dono do blog...usando um fake...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. quem caiu na armadilha foi vc. nhaum foi. disse que vc detestava quem discordasse ou tivesse opinião diferente e sua resposta só confirmou isso: seu achismo é 'de cunho pessoal', tem valor, o dos outros é de 'sentido lateral', nao vale nada...so o teu achismo tem valor...kkkkk. e vc e tao criativo que ate 'achou' um significado novo para a palavra 'achar' (dita por outros que não você): 'achismo no sentido lateral'....de onde saiu essa kkkkk é cada uma nesse blog....cao-rj, kkkkk valeu pelo divertimento neste final de noite....kkkk vc me fez rir demais kkkk....durma e sonhe (nao tenha pesadelos...) com o up!

      Excluir
    3. Não adianta, Rasec!
      Te desmascarei perante todos aki do blog!
      Só lendo tua resposta, dá pra ver a tua agressividade de sempre!
      Perdeu, meu jovem! Te recomendo mudar teu nick, pois os mediadores e todos nós estamos de olho!
      Hater: go out!!!!!!

      Excluir
    4. Bingo!
      Caiu na isca, não é "Rasec "?
      Sabia que era vc. Vc foi óbvio demais!
      Só comentou após eu, o Carlos e o Felipe postarmos.
      Sabia que só vc ia me questionar sobre o "achismo"!
      "achar" sobre previsões de algo que pode acontecer num futuro próximo, nada mais é que externar uma opinião de cunho pessoal!
      Achar sobre algo concreto (como um carro, por exemplo), sem ter efetivamente testado é "achismo" no sentido literal da palavra, ou seja, chute mesmo!
      Te peguei!!!!!!

      Excluir
    5. Clube da Luluzinha: cao-rj, Felipe, Carlos.
      kkkkkk

      Excluir
    6. Tá querendo fazer graça, Gomes? Ou quer fazer um clubinho com o Rasec? Volte para sua janela, rapaz!!

      Excluir
    7. É que o Gomes quer se "enturmar "de qualquer jeito!
      Aí aparece esse Rasec, que, todo mundo está vendo o "nível " de seus comentários!
      Aí, se ancorou com esse Rasec, coitado!!!!!!
      Kkkkkkkkk

      Excluir
    8. O blog poderia criar um Fórum, criaria uma proximidade muito maior a todos nós que sempre participamos de maneira produtiva

      Excluir
    9. Vc?
      Postar de "maneira produtiva"?
      Depois daquela form
      farsa do highup por $ 34.000,00?
      Faz-me rir......

      Excluir
  13. Pessoal,

    estou muito contente com o Up cambio manual, excelente carro, econômico, fácil de guiar, vc tem o carro na mão o tempo todo, responde bem ao acelerador, nota 10 pro carro da VWB.

    Andei lendo sobre o Up I-motion, coisas contra e outras a favor, no final dá empate técnico. Não dirigi o carro ainda, mas só sei duma coisa, a VW pisa feio na bola quando não coloca auto-hold nos cambios i-motion, sem o auto-hold principalmente para as mulheres fica complicado manobrar e arrancar em ladeiras. Tivemos um Polo i-motion (muito bom carro), cambio i-motion, mas se não puxar o freio-de-mão antes de arrancar vai passar vergonha.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado esses fanáticos, metem o pau no Dualogic e quando o assunto é I-Motion eles ficam quietinhos, fingindo que este é ótimo.

    ResponderExcluir
  15. Gomes, até agora todas as avaliações do up! I-motion foram unânimes em condenar e destacar os 'soluços' da transmissão quando o carro está em baixa velocidade. Isso significa dizer que esse 'defeito' é mais sentido na zona de conforto do up!, ou seja, a cidade. Outras avaliações alertaram para a dificuldade de sair com o carro em aclives, tendo em vista que não existe assistência para partidas em rampas. Alguém até comentou aqui no blog, acho que você, que essa situação deixará um motorista pouco hábil que esteja conduzindo o up! com duas opções quando tiver que arrancar ladeira acima: ou bate em quem está na frente ou em quem está atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é nisso concordo !!!

      tem gente aki que fala q o dualogic é uma m...., mas do I-motion , so fala que ele é bom e bla bla bla, depois vem querer ser o dono da verdade aki do blog , tudo da volks = bom , excelente, otimo , concorrencia = lixo , m...., porcaria entre outros adjetivos, ai vc não concordo ,ai la vem os ataques pessoais como c so eles que conhecem ou sabem mais que todo mundo de carros, isso chega a ser estressante, e detalhe não tem nem como argumentar pq pra ele, ele ta certo e quem concorda com ele o resto é resto......

      Excluir
    2. O cambio Dualogic não é bom, tem sérios problemas de software e panes ocorrem com frequencia, o I-motion é bastante mais confiável.

      Já os ditos "soluços" é algo inerente aos cambios automatizados mono-embreagem, e cabe ao motorista adaptar-se dando o "tempo" entre cada troca de marcha como num cambio manual, isso já não precisa no dupla-embragem como o DSG bastando pisar fundo sem aliviar que aquela máquina fantástica vai despejando marchas uma atrás da outra e potencia. Quer um dupla-embreagem, vá para um New Fiesta e mais 20k ou um Golf com mais 40k em relação ao Up I-motion.

      Minha única e veeemente reclamação ao I-motion da VWB, a inexistencia do auto-hold.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. caro eddie !!!

      o cambio dualogic ja foi atualizado amigo agora é o dualogic "plus" no qual esses problemas de software ja foram "praticamente sanados" , sobre o I-motion ele é confiavel so pra vc pq quem tem reclama tanto do i-motion como do dualogic , ambos tem o mesmo padrão de funcionamento , ou seja não mudam em nada apenas algumas diferenças,como por exemplo o dualogic passa a marcha cedo em 2000,2500 rpm o I-motion se não me engano demora um pouco mais na casa dos 3000, é só isso de diferente,não adianta falar q o i-motion é o melhor e o dualogic é o pior,ambos são ruins, são fabricado pela mesma empresa e so tem poucas diferenças entre eles como citei de um passar a marcha mais rapido pela rotação do motor do q pelo outro!!sobre o dsg concordo com vc um baita cambio com uma tecnologia que vc explora o maximo do motor,melhor q qualquer cambio automatico fabricado hj na minha opinião...mas o de uma embreagem so , são todos ruins ,agora se pra vc ou pra alguns so o fato de o i-motion estar num carro da volks ja o torna bom paciencia , cada um tem suas opiniões e gosto , mas garanto pra vc c o dualogic fosse da volks tbm ,estariam aki defendendo o dualogic com unhas e dentes!!!!

      Excluir
  16. Tenho um Picanto 2010, comprei zerokm e hoje tem 25000km, estou triste em pensar que vou ter que passar para o UP, nao tenho nada contra o carro e nem conheço, mas conheço o Picanto e gosto demais. A questao mesmo vai ser o preço e em dezembro adeus Picanto, bem que gostaria de continuar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas teu carro só com 25.000km,tá novo ainda!
      Alguma razão especial para a troca?

      Excluir
    2. O Picanto é um bom carrinho urbano sim... É bem acabado, bem construído e tem qualidade geral muito boa. É simples por dentro, mas sem a impressão de pobreza.

      Só o que mata é o preço... Um manual aqui em MT sai por R$ 43K, valor que inclui o frete de R$ 4K.

      Excluir
    3. Foi muita arrogancia a vw achar que o up se tornaria o novo fusca . Ignoraram a concorrencia e o up poderia custar menos seria bom para todos nos e as outras marcas poderiam abaixar os precos

      Excluir
  17. Ola gente ,admirei todos comentando .mas ja fecharam a porta do up?Para amantes de automóvel quem é amante de automóvel sabe o que estou falando.Bata a porta de um carro e escute o barulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingo, Marcelo!
      Basta abrir e fechar a porta de um carro, para atestar a qualidade construtiva dele!
      E nisso, o up!, em seu segmento, é imbatível!

      Excluir
  18. Olha Cao-rj , me desculpe rs pelo contrario não gosto do barulho da porta dele não..não tem nada de suave e de qualidade ..mais lata com lata rs.mas ouvido é ouvido rss

    ResponderExcluir
  19. Comprei um Red up imotion nunca tive VW comprei com medo achei péssimo dirigir no primeiro dia mas agora depois de duas semanas só alegria consumo surpreendente média de 14 a 16 na cidade e se for final de semana pé leve sem ar ele chega aos 18kml aqui em Recife O carro anda quase como um 1.4 para quem achar que eu não sei nada de carro tive um Fiat 500 um idéia adventure e um stilo e um focus automático 2.0

    ResponderExcluir
  20. Comprei um Red up imotion nunca tive VW comprei com medo achei péssimo dirigir no primeiro dia mas agora depois de duas semanas só alegria consumo surpreendente média de 14 a 16 na cidade e se for final de semana pé leve sem ar ele chega aos 18kml aqui em Recife O carro anda quase como um 1.4 para quem achar que eu não sei nada de carro tive um Fiat 500 um idéia adventure e um stilo e um focus automático 2.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, André:
      Excelente compra!
      O up! vai te surpreender! É impressionante como esse carrinho é bem construido e tem qualidade!
      Desempenho de carro com litragem maior, dirigibilidade exemplar, vc sente que vc está a bordo de um carro moderno, de qualidade!
      E o consumo é um show a parte, com médias de 15/18km /l, chegando, não raro a 20/23km/l(cheguei a fazer a uns dias atrás, incríveis 24,5km/l num trajeto de aproximadamente 50km, plano, sem trânsito e sem ar)!
      O meu, com quase 5.200km(amanhã vai para a 1a revisão), já tem um consumo impecável!
      Para vc ter uma idéia, o pior consumo que tive, foi 9,7km/l, num engarrafamento monstro e com ar ligado, na podium.
      Bemvindo ao clube dos felizes proprietários deste incrível up!
      Abs

      Excluir
  21. Alguém aí tem um smart fortwo? Estou louquinha para comprar um, só por causa de seu tamanho:2,69m. Preciso urgentemente de um carro desse tamanho. Claro que um carro tão caro desses não pode ser ruim, então por favor digam-me; se eu comprar um quebrarei a cara ou não? Os problemas que esse carro costuma apresentar são normais dentro daquilo que propõe ou não vale a pena gastar tanto e ficar com um mico na mão? Leio todos os tipos de comentários, bons e ruins sobre o carro que fico com uma dúvida terrível.Fiat 500 é pequeno, mas não tanto quanto o Smart e tão caro, feio; o Smart é muito fofo. Afff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já dirigi e achei muito ruim. O cambio é lento e dá muito tranco. O motor é fraquíssimo. E a manutenção é caríssima. Se eu fosse vc pegaria um up! que anda mais, bebe menos e pelo pelo do Smart vc compra 3 up!s.

      Excluir
  22. Esse up não tem farol de neblina, o picanto tem. O Picanto tem rebatimento automatico dos retrovisores, o up não. O Picanto tem 4 portas, o up não. Se adicionarmos todos os diferenciais entre o vw up! e o Picanto, sem contar aqueles que não estão disponíveis no up! diferença vai para 4 mil reais. O que aconteceu na prática é que os opcionais adicionados não são suficientes para equiparar os carros. Essa diferença de preço se dá devido a diferença dos câmbios. Quem já dirigiu os 2 sabes que câmbios automatizados de embreagem única não prestam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus Passeri,concordo com você, pelo que observei na matéria e nos comentários dá pra ver que o pessoal puxa a sardinha pro UP! Nada contra, mas esse é o Brasil, onde o gol impera e como modelo popular passou por épocas onde marcador de combustível e espelho retrovisor no carona eram opcionais, então a detalhar a diferença de um carro com o cambio realmente automático, 4 portas de série e acabamento superior como o Picanto, passa desapercebido para um público acostumado com carros populares culturalmente capados.

      Excluir
  23. Rapaz... parece uma lavagem cerebral a favor do Up! kkkk

    Tenho um Corolla, que não é i-motion nem dualogic, power shift, apenas... automático, XEI, mas acho alguns me aconselhariam vender e comprar o Up! pelo
    "milagre" da engenharia que esse carro é !!! KKKKKKKKK

    Carro é perfil e bolso, cada um compra o que pode ou quer e vida que segue!
    Abçs

    ResponderExcluir
  24. quem teve aut. com a função de auxílio à partida em rampa, não quer andar em aut. sem essa função. Mais uma falha gravíssima da volks.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um picanto aut e adoro mas o consumo que dizem so no teste do inmetro mesmo na realidade 8 cidade alcool e 11 estrada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem