A Fiat do Brasil comemora neste mês de maio a marca 1 milhão de unidades vendidas de sua pick-up leve, a Strada - um feito e tanto para um veículo que entra em seu 15º ano de vida mantendo a mesma plataforma do lançamento.
Lançada em 1998, derivada da primeira geração do Palio (ainda vendido como Palio Fire), dois anos depois se tornou líder do seu segmento pela primeira vez. No ano seguinte, em 2001, já estava sendo reformulada esteticamente, adotando a mesma temática aplicada ao Palio um ano antes.
Nesse mesmo ano chegou ao mercado a versão Adventure, de enorme sucesso de mercado até hoje, que, a despeito de ser a versão topo de linha, e portanto a mais cara, é uma das mais vendidas. O modelo 2014, com três portas e preço próximo a R$ 60 mil reais, tem fila de espera de três meses nas concessionárias.
Mas a que se deve o sucesso da Strada? Estilo? Mecânica? Versatilidade? Renovações sucessivas? Inovações? Confiabilidade? Na realidade um pouco de tudo.
No que respeita ao estilo, a Fiat não descuida da Strada. Está sempre inovando, com reformulações frequentes que mantém o interesse pelo carro.
A última alteração mexeu basicamente com a traseira, e acertou, já que o visual traseiro da Strada ficou leve, contemporâneo e moderno, sem deixar de transmitir robustez.
Além disso, no final de 2013 a Fiat colocou no mercado a versão com três portas para a configuração com cabine dupla, ampliando ainda mais a versatilidade do veículo, que pode ser usado tanto como utilitário quanto automóvel, com a facilidade de sua preparação "off-road", com suspensão elevada e para-lamas protegidos, permite encarar as esburacadas vias brasileiras.
Em termos mecânicos, a Strada oferece nada menos que três opções de motores, e duas transmissões. Os propulsores começam no Evo 1.4 com 88 cavalos (E), adotado nas versões Working, de entrada.
O modelo intermediário, Trekking, adota o E-Torque 1.6 16V com 117 cavalos. E a topo de linha, Adventure, fica com o E-Torq 1.8 16V com 132 cavalos, também com etanol, podendo estar associado com transmissão manual ou automática Dualogic, em ambos os casos de cinco marchas.
As múltiplas opções de motores se somam às várias opções de carroceria: cabine simples com caçamba ampla mais adequada ao trabalho; cabine estendida, para quem deseja um pouco mais de espaço na cabine, para acomodar bagagens e objetos. E, finalmente, a Cabine Dupla, que transforma a pick-up em um verdadeiro carro, e que agora tem opção de três portas. É a expressão da dimensão versatilidade.
Aliás, a própria introdução da carroceria de três portas mostra como a Fiat está à frente no segmento, renovando o estilo de sua pick-up sucessivamente, e também apresentando inovações, como as três portas, que só depois de longos anos são seguidos pelos concorrentes.
Todos esses aspectos se somam à fama de confiabilidade do modelo, reconhecida como uma pick-up leve resistente, tanto em termos de suspensão quanto de motor, e forma-se o quadro de um produto vencedor, que está à frente de seus concorrentes, como fica claro nas vendas 75% maiores que a segunda colocada, a Saveiro.
Conclusão
A Strada é a líder incontestável do segmento de comerciais leves no Brasil, refletindo uma política de renovação constante da Fiat, associada com a frequente introdução de inovações, e coroada por uma fama de poucos problemas. O resultado está explícito nos ranking de vendas.
Fiat comemora um 1 milhão de unidades vendidas da Strada
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Putz:
ResponderExcluirÔ carrinho brega e xinfrim!
Parece mesmo uma árvore de Natal, como disse o Carlos!
Visual totalmente brega, um horror!
Eita, Brasilllsillllsilll
Ajuda aí, pô!!!!!!!
Parabens caro fabio!!
ResponderExcluiruma materia imparcial,sobre um carro que realmente é sucesso de vendas no brasil , prova que é lider absoluto do segmento, o strada tem muitos defeitos como projeto defasado , e ergonomia ruim , mas acima de tudo pra quem usa ela pra trabalho e tbm pra fazer um final de semana de off-road a strada é uma opção bem interessante, e isso é bom po consumidor, pois obriga as marcas concorrentes a buscarem melhoras continuas nos seus veiculos, veja o exemplo da volks , melhorou da agua pro vinho a saveiro, eu ja acha ela bonita , agora é bonita e tem um bom motor ( o novo 1.6 16v da volks), com certeza isso vai se refletir em vendas , pois a msm vai roubar uma parte de compradores da strada!!! e caro cao o q esta acontecendo com vc?!!!antes vc não era assim agora esta parecendo como "uns" aqui q não tem um pingo de senso , caro vc é bem melhor q essas pessoas não se deixe contaminar amigo!!!!abs
Olá, Luiz :
ExcluirÉ que, infelizmente, a única maneira de acabar com essa corja desses haters, que já t falei, infestam os sites, é falando e se expressando com o mesmo linguajar baixo nível deles!
As vezes temos que deixar a educação de lado, "subir nas tamancas ", se nivelar a eles e enchotá-los de sites e blogs bons como este!
É como te falei antes, eu sei muito bem o modus-operanti dessa corja!
Não tem como aguentar esses haters xiitas!
Mas, não se preocupe, que é só uma tática minha de ataque que, assim que eu conseguir "limpar" e expulsar todos eles, seu amigo aki vai poder voltar, finalmente, a exercer o livre arbítrio de gostar ou não gostar de determinado produto!
E, Luiz, cuidado e não se deixe levar pelo papo desses que se dizem teus amigos! 99% só querem teu apoio prá hatear o que lhes convém, ok?
Abs
caro cao!!
Excluirespero q vc volte a ser como antes msm , pra podermos debater sobre determinado produto e marca com respeito a opinião do outro , como ja falei vc e o rogerio H são os unicos q sei q gostam de produtos volks q não os colocam acima de tudo , por isso respeito suas opiniões e gosto , e pode ficar sussegado , q estou atendo a isso , mas não vou me deixar a ficar criticando determinada marca so pq querem , vou sempre procurar expor meus pontos de vista ,sabendo q não sou o dono da verdade e sempre vou respeitar a opinião dos outros!!!abs amigo e volte logo.....
Crise no relacionamento
Excluirkkkkkk, o Cao poderia criar um blog, site ou sei lá o que em pudesse controlar os comentários. Só seria publicado os que fossem alinhados com a filosofia dele. rsrsr
ExcluirO cao tá menstruado, só pode. Não pode ver FIAT que ja quebra a xícara de chá dele na tela do pc
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO nível das postagens desse 'cao-rj" e "vw mania"são sempre de baixo calão, só querem ofender.
ResponderExcluirO Carlos ainda fica divertido quando defende a VW, raramente faz ataque pessoal, mas os outros dois não adicionam nada de útil, só querem tumultuar a cada postagem.
Muita desordem.
Concordo!
ExcluirReflexo da falta de uma educação sólida leva os incautos a comprarem este carro. Estou muito curioso para ver os dados de venda deste carro após o aumento.escandaloso que sofreu.
ResponderExcluirMeu tio tinha uma estrada e ele nunca reclamou, quando quis vender foi igual pão quante.
ResponderExcluirqual é a sua idade cao-rj ? 12 anos?
ResponderExcluirEsse carro é mt beberrão,mas anda bem!
ResponderExcluirIncrivel como povo brasileiro adora plástico em carro,algo que já se torno uma marca na fiat,vai sofrer um acidente com um desses carros pra ver aonde vai parar
ResponderExcluirO VOLKSWAGEN UP! dá um banho em tecnologia e design neste carro aí!
ResponderExcluirE tem mais espaço e motor mais potentente....se fizer comparativo ganha com um pé nas costas....
ExcluirMeu antigo professor universitário tem uma dessa aí e é só elogios. Disse que só troca o óleo, nem lavar lava. Tenho um amigo que possui uma Saveiro que na minha opinião dá de 10 a 0 em estilo na estrada, por outro lado, notarialmente se iguala a um carro de passeio. Na pratica a Saveiro não serve com utilitário se o cara realmente for usar com esta finalidade.
ResponderExcluirA Strada já viu duas Montanas, Saveiros G2, G3, G4, G5 e G6, Courier, Hoogar, mantém a mesma base e ainda é líder? PARABÉNS!
ResponderExcluirEsse último modelo eu achei bem feio, mas pra quem trabalha o dia todo o que importa é o baixo custo que ela proporciona. Curti o conteúdo da matéria. Abraços
Aqui na região norte ninguém gosta da saveiro, a grande maioria prefere a Strada, mas não sei por que, já que a mecânica da Fiat é bem inferior à VW.
ResponderExcluirParabéns pela belíssima matéria, muitas informações, relatos reais, parabéns mesmo!
ResponderExcluirEsperamos mais matérias como esta, para calar a boca de muitos fanáticos que aparece por aqui.
Não obrigado,pick-up é a nova Saveiro.O reinado da Strada era questão de tempo,como pode um carro mal acabado,cheio de plastico duro,que bate igual escola de samba,que tem a pior pós venda do Brasil,que bebe absurdos,que possui tecnologia atrasada ser líder,e não me venham falar que ela aguenta trabalho "pesado",pois o que ela faz a Saveiro faz melhor e tem presença de marca consolidada, a tecnologia,conforto,modernidade,acabamento,segurança e garantia de ser um VW está ai:SEU NOME É SAVEIRO.Os haters deveriam agradecer à VW por fazer os melhores projetos com maior performance e economia de combustível,só assim as outras marcas correm atras e produzem carroças com baixo teor de ruindade,os haters tem que parar de puxar carroças...
ResponderExcluirUma imagem vale que mil palavras..
Excluirhttp://w3.ibsttc.net/uploads/RTEmagicC_compadre-comercial.jpg.jpg
Se uma imagem vale mais que mil palavras,imagine esse video:http://www.youtube.com/watch?v=NpD0ocqqoSE
ExcluirPS:Hater quando for escolher uma imagem escolha uma que não contenha ato ofensivo,essa imagem em questão deixará de ser vinculada na mídia por conter ofensas as mulheres,na boa Hater você não da uma dentro,mas até merece certo elogio,tentou ser um pouco criativo,mas não se esqueça aqui é VW,aqui é das auto...
Penso que tinha que fazer um comparativo da strada com o golf. Acho o golf muito mais bonito, confortavel e ainda tem uma maior capacidade de carga.
ResponderExcluirBobagem quem não gosta da Strada mude de país então, pois é isso que temos e é com isso que devemos nos contentar e a Strada é otima para trabalho e passeio não reclamo
ResponderExcluirEsse VW mania deve ser revendedor vw só pode só fala da volks todo carro da volks pra ele é bom, a volks não tem defeito nem nada, certo que a volks tem sim seus bons carros mas não precisa difamar as outras montadoras nem falar de outros carros que as vezes são melhores que volks
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.