A Volkswagen do Brasil lançou há alguns dias o up! automático i-Motion (veja mais detalhes e tabela de preços completa aqui) - carro que agora assume a posição de modelo com câmbio de operação automática mais barato do Brasil, visto que um up! na versão take-up, 2 portas, I-Motion, tem preço sugerido de R$ 30.990 34.610 reais. Veja nosso teste de longa duração com o up! 1.0 Automático clicando aqui.

VW up! automático I-Motion

O modelo mostrado nas fotos é mais caro. Começa que é um exemplar da carroceria de quatro portas (R$ 2.000 reais mais caro) e da versão intermediária move-up! (mais R$ 1.500 reais em relação à take up!).

VW up! automático I-Motion - interior - manopla de câmbio

Vídeos - Up! 1.0 Automático em várias situações de uso

Os vídeos abaixo mostram o up! 1.0 automático em diversas situações de uso ao longo do teste de longa duração que estamos fazendo com esse modelo (veja aqui).





Modelo das imagens

Além disso, o carro das imagens conta com ar-condicionado (R$ 2.750), direção com assistência elétrica easy-drive (R$ 1.240 reais) e acesso completo (R$ 1.100, acrescentando sistema de alarme com comando remoto, "side blinker" - espelhos retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras e vidros dianteiros elétricos).

VW up! automático I-Motion

Consequentemente, o preço sugerido do modelo que ilustra as imagens é de R$ 38.080 42.731 reais - um valor ainda abaixo do carro automatizado mais barato até então, que era o Gol 1.6 I-Motion, a R$ 39.020 (este sem ar-condicionado).

Transmissão I-Motion

Por meio da alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

VW up! automático I-Motion - interior - manopla de câmbio

Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida maualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, o câmbio I-Motion (detalhes técnicos deste câmbio neste link) sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”.

VW up! automático I-Motion - interior - move-up!

Caso o motorista precise de mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência do sistema de gerenciamento ocorre somente em caso de segurança.

VW up! automático I-Motion - interior - move-up!

A unidade de controle da transmissão (TCU) também permanece em conexão direta com os controles eletrônicos do motor e do freio, por meio de rede CAN. As trocas de marchas são feitas baseadas no modo de condução do motorista e na posição do pedal do acelerador.

Desempenho

VW up! automático I-Motion

Um dos receios de se colocar uma transmissão automatizada I-Motion em um carro com motor 1.0 é em relação ao desempenho, visto que as caixas automatizadas, apesar de não incorrer em perdas como as automáticas, ainda assim resultam em um carro menos ágil. E com o up! não foi diferente, com reflexo, sobretudo, na aceleração de 0 a 100 Km/h que caiu, segundo a Revista Auto Esporte, dos 14,4 segundos da versão manual para 17,7 segundos neste up! Automático I-Motion.

Volkwagen up! x Fiat Uno x Fiat Palio - aceleração

O up! cai da primeira posição em matéria de performance para o último lugar entre os concorrentes, sendo 1,5 segundos mais lento que o Kia Picanto 1.0 Automático. Apesar do resultado não favorável, o up! automático I-Motiuon é 1 segundo mais lento que o Uno 1.0 Manual e 0.5 menos rápido que o Palio 1.0 Fire.

Retomada de velocidade

Se no teste de aceleração os modelos automáticos acabam levando desvantagem sobre os manuais, no caso das retomadas de velocidade a situação se inverte, e, nesse caso, o up! mostrou um desempenho adequado.

Volkwagen up! x Fiat Uno x Fiat Palio - retomadas

Como se pode verificar, o up! automático I-Motion fica praticamente empatado com o Kia Picanto 1.0 Automático, sendo mais rápido nas retomada de 40 a 80 Km/h (manobra de cidade) e de 80 a 120 Km/h (simulação de ultrapassagem) que todos os seus concorrentes com transmissão manual.

Consumo

O resultado de consumo de etano do up! veio bastante favorável, sobretudo em estrada, com 14,4 Km/l de etanol - o melhor número entre todos os carros testados pela Revista Auto Esporte.

Volkwagen up! x Fiat Uno x Fiat Palio - consumo
Em ciclo urbano, porém, os 7,2 Km/l do up! automático I-Motion o colocam à frente apenas do Onix 1.0 com transmissão manual.

Frenagem

Volkwagen up! x Fiat Uno x Fiat Palio - frenagem
O modelo da Volkswagen apresentou bons números de frenagem, sendo que o modelo automático ainda melhor que o up! com câmbio manual.

Vídeo



Conclusão

VW up! automático I-Motion

O Volkswagen up! Automático I-Motion chega para atender ao público - sobretudo das grandes cidades brasileiras congestionadas - que acalentava o desejo de ter um carro automático, mas esbarrava na questão preço. Agora, por R$ 35.680 40.457 pode-se adquirir um move-up! I-Motion 2 portas automático com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, travas e vidros elétricos e alarme, e dar adeus ao pedal de embreagem.

41 Comentários

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  1. Respostas
    1. Eu acho que esses números da Auto Esporte estão errados, vamos aguardar os da quatro rodas.
      Mas, mesmo que estiverem certos, registre-se que o up! automático tem 0 a 100 praticamente idêntico ao do Palio Fire e Uno 1.0. E consome menos que os dois.
      Não é preciso dizer mais nada.

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    2. Prefiro o manual, anda bem mais , Up automático não combina com o carro.

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    3. A proposta da VW com o UP é conforto para o transito caótico e economia.
      Agora se prefere cambiar e ficar pressionando a embreagem ou ficar pressionado no emgarrafamento por causa de uns miseros 2,5 seg a 3 seg a mais ...é questão de escolha...
      Agora se quer carro pra andar compra um 2.0, 3.0.... isso sim anda .... e ainda mais com a gasola barata e de péssima qualidade que temos....
      Porém andar com as ruas e estradas cheia de buraco, curvas e radar .....

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    4. Também concordo quer carro q anda compra um 2.0 !!

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  2. OPINIÕES CONTROVERSAS SOBRE O UP! I-MOTION

    AUTO ESPORTE “...a aposta da VW com o up! duas portas é positiva por oferecer o compacto a preços mais acessíveis, já que seu posicionamento inicial foi bastante criticado pelos valores elevados para um veículo de entrada...No mais, a versão I-Motion continua mantendo os bons atributos de conforto do up!, mas vacila quando o assunto é agilidade e conforto.”

    REVISTA CARRO “...a transmissão é uma das mais modernas no mercado atualmente... Contudo, todas as vantagens de sua modernidade esbarram em seu desempenho insatisfatório no dia-a-dia. Ou seja: se nas oficinas de engenharia sua tecnologia é admirável, na rua ele não agrada.... Com "soluços" muito acentuados e demora para trocar as marchas, o up! empurra o motorista para frente a cada troca...a recuperação em baixa rotação do motor...é morosa demais....85% dos 10,4 mkgf de torque já estão disponíveis às 2.000 rpm...mas...não são o suficiente para impulsionar o up! sem afetar a paciência do motorista...Portanto, o up! I-Motion pode ser uma boa opção para quem passa muito tempo no trânsito e está cansado da alavanca de câmbio e do pedal da embreagem. O problema é que para esta mesma pessoa, a direção hidráulica (no caso do up!, a elétrica), aquecimento, ar-condicionado e rádio também fazem a diferença para enfrentar o dia-a-dia, mas nada disso está incluído de série nos R$ 30.990 do I-Motion”.

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS “...De modo geral, a performance deste compacto 1.0 automatizado está de acordo com o esperado, em vista das características do projeto que envolve o modelo. Para quem precisa de mais conforto no trânsito do dia a dia ou necessita de um veículo para atender limitações físicas, ambos sem ter que investir praticamente R$ 40.000 em um automatizado, o Volkswagen up! I-Motion agora surge como uma alternativa interessante.”

    BEST CAR “...Na prática, como constatamos na avaliação de lançamento em São Paulo, SP, o resultado não foi tão bom quanto na teoria. O “soluço” continua bem sensível a cada troca de marcha em uso urbano, bem diferente da suavidade obtida com câmbios de dupla embreagem...O fato é que o automatizado monoembreagem é uma forma simples e barata de eliminar tarefas...pode representar uma economia de centenas de mudanças de marcha e pisadas na embreagem por dia...O ponto mais negativo é mesmo o baixo conteúdo de série, que torna necessária a adição de muitos opcionais para deixar o carro ao gosto do consumidor médio de hoje. O Move Up I-Motion de três portas com ar-condicionado, direção assistida, controle elétrico de vidros e travas e sistema de áudio já chega a R$ 36.840, o que para muitos é dinheiro demais para um carro com suas características”.

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  3. Também concordo que um veículo 1.0 não tenha condições de dar suporte a um carro 1.0, os números são incrivelmente lentos. Essa aceleração de 0 a 100km/h é análoga aos primeiros Ford Ka com motor 1.0 endura.

    Na cidade é necessário agilidade nas arrancadas.

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  4. Um carro desses é como uma bomba relógio para fazer ultrapassagens em rodovia.. Fato.

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  5. Sinceramente, está versão tira o que há de melhor no up!, que é o prazer de desfrutar da sua dirigibilidade, fruto de seu excelente conjunto câmbio/motor. E ainda faz com que esta versão tenha um custo/benefício ruim. Só vale a pena mesmo para quem faz muita questão de não trocar marchas ou para quem tem alguma limitação física .

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    1. Eu também não compraria... Esse I-Motion, assim como o Dualogic e o Easytronic, são meio problemáticos.

      E o carro deixa de ser interessante, porque um dos motes dele é justamente o bom desempenho do motor de 3 cilindros...

      Acho que uma versão dessas seria interessante para meu pai, que só quer um carro pra ir do ponto A para o ponto B e vice-versa.

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  6. De fato este up! não é um ás da performance. A perda em relação ao manual foi muito grande, de 3,3 segundos, deixando ele mais lento na aceleração, mas os números de retomada, que é o que realmente conta no quesito agilidade, não são ruins, de modo que é preciso experimentar para opiniar com um maior propriedade.
    Agora, o que vejop de positivo é que o up! automatizado tem uma performance praticamente similar ao do seus concorrentes com câmbio manual, já que o Palio 1.0 faz os 0 a 100 em 17,2 segundos, 0,5 segundos mais rápido que o up!. E o Palio é o carro mais vendido do Brasil.
    Então vamos aguardar a palavra de sua excelência o mercado, mas acho que este carro terá ótima aceitação em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, pois seu ganho de conforto é realmente excepcional relativamente ao mecânico.
    Porém para quem vive no interior, ou não usa carro em situações de trânsito, ou em cidades mais tranquilas relativamente ao trânsito, é melhor economizar os R$ 3 mil e ficar com o excelente manual, que, com 14,4 segundos, é disparado o mais ágil carro 1.0 do mercado.

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    1. Lembra dos números que VOCÊ apresentou em outra matéria? Sua mãe nunca disse que é feio mentir?

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    2. Não pego trânsito mas trabalho viajando, pego estradas longas. E preciso de um carro econômico porém automático pois não posso manual. Recomenda o up ou outro? Pensei em um new fiesta ou um picanto. Não LIGO para o ano. So não quero gastat mto com combustível e seguro. Obrigada

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  7. Eu estou bem satisfeito com o meu red up!... Estava MUITO preocupado de descer de um motor 1.8, para esse 1.0... Mas ele é bem espertinho! É bem impressionante... isso que o carro tá só com 300 km... Se puxar um pouco mais, trocar marchas em 4000 rpm, não dá pra dizer que é 1.0. Andando sem se preocupar com consumo, faz 14 km/l tranquilo na cidade...

    Meu irmão andou nele fim de semana, e o comentário foi:

    - Viu só? Te falei pra não pegar o 1.0!
    - Ele é 1.0 trouxa.
    - A versão top tbm é 1.0? Pensei que era 1.4...
    - rsrsrsrrsrs

    Já se andar conforme ele manda no painel, ae sim... faz 16,5 a 17,5... mas haja paciência...

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    1. Com pé pesado, AC ligado e estrada com serra, o meu fez 10,3 km/l de álcool. E o meu tem cerca de 450 km.

      Achei muito bom, pois meu Gol 1.6 não passaria de uns 8-8,5 km/l nas mesmas condições...

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    2. Pisando leve, né?

      Porque indo de boa, muito mal o meu faz 10 no álcool.

      É algo que acho uma bosta nesse motores Flex... 1.6 com consumo de 2.0 carburado de 20 anos atrás!

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    3. Pisando leve mesmo! Rsrsrs
      Ele fica bem ligeiro a alcool
      Olha o computador disse 11, mas depois de 1 mes abaixou para 9,4 andando nas mesmas condições,ai parei de abastecer a alcool

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    4. É isso mesmo... O pior que a concorrência é por aí também.

      Um amigo meu tem um Fiesta Rocam 1.6 e ele me contou que o consumo com álcool é isso mesmo...

      É algo que fico puto com esses flex... Os carros monocombustíveis deveriam voltar, pois são mais eficientes do ponto de vista energético.

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    5. Anda como 1.6 e bebe como um 2.0, como você disse, como moro no interior de PA ,aqui a gasolina está custando entre 3,35 a 3,50 ou seja por aqui gasta muito..
      ...
      E não vai baixar ,pois ninguém deixa de comprar absurdo nosso Governo!

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    6. Aqui em MT, a gasosa tá a 3,20 a comum em postos confiáveis. Podium sai a R$ 3,60.

      Álcool, pago R$ 2,39.

      Não compensa usar gasosa por aqui...

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    7. Outra coisa que ajuda muito no consumo, é o tempo que ele leva pra chegar na temperatura ideal... Sai de casa, estava 16º hoje de manhã, ele levou exatos 03:30 para chegar à temperatura ideal de 90º, graças ao escapamento que é grudado ali em cima direto...

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  8. Putz, inveja de vcs, viu!
    Aki no Rio, a podium tá a $ 3,99, a V-power a $ 3,59 e o etanol a $ 2,69!
    Só. que o meu, com quase 4.000km, tá fazendo 17km/l na gasosa e 12 no etanol, em média, com ar ligado! Sem ar, chega a fazer até 20 na gasosa!
    No meu caso, como rodo muito, alternando trânsito livre com anda-e-para, compensa mais a gasolina mesmo

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    1. Quero comprar um up automático mas não pego muito trânsito, eu pego muita estrada e preciso de um bem econômico pq rodo o dia todo. Recomenda o up?

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    2. Sim, vale a pena. Veja nosso teste de 20.000 km com o up! i-motion automatizado:
      http://www.car.blog.br/search/label/longa-duracao-up-i-motion

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  9. Outra coisa nada a ver... alguém sabe como desligar o aviso do cinto de segurança? Fica apitando aquela porcaria, às vezes quero andar trechinhos curtos, dentro do bairro... não quero usar cinto!

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    1. Compra só o encaixe onde prende o cinto e ja era

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    2. Meu amigo e só soltar o plugue embaixo do banco q para!

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  10. Não tem como desligar! Só quando vc coloca o cinto

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  11. nossa! a gasolina aqui em natal RN e 3.00 e o etanol 2.65
    ja de carros nao posso opinar por que ainda vou comprar o meu primeiro carro a gora em junho mas estou muito indeciso tenho 40k adisposicao mas nao sei se vou de FOX 1.6 BASICO , GOL + OU - OU DE UP TOP ??????? mim ajudem ae..........

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  12. Ja decidi qual pegarei. Tava na duvida entre o up! e os concorrentes na mesma faixa de preco...
    Ai pensei: o HB20 e Onix sao projetos nacionais, o Etios eh indiano e apesar de ser um Toyota, nao tem no Japao....Ja o up! eh um projeto alemao....entao, vou de UP!

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  13. Eu to bem satisfeito com o meu UP... Anda bem e é econômico.
    No começo fiquei com medo por ser um lançamento e tal, mas agora recomendo pra qualquer um.

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  14. Excelente iniciativa da VW, com certeza mais em conta que um Picanto AT.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. To quero compra um up! Gostei do valor e também , porque automatizado

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  17. Comprei um up i motion em agosto,os numeros sao incriveis...17,5 rodoviario e13,5 no urbano...amo esse carro e nao troco por nada!!!!

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  18. Gente, no meu caso estou pesquisando seminovos.

    Estou na dúvida entre o high up 2014 imotion ou o etios hatch 1.3 manual...estou tendendo para o Up, pelo custo-benefício (esses números de consumo estão excelentes!). Alguém pode me dar uma ideia? rs. Nunca comprei carro... prefiro câmbio manual porque gosto de "sentir" o carro, mas acho que é só questão de costume. Obrigada!

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  19. Comprei o vw, move up Imotion 0 km por nessecidade física já rodei 24.000 Km e só alegria anda muito bem é um carro bom e rápido é muito economico faz até 18.2 com gasolina e 14.0 com etanol isso na estrada,ando com bastante cautela não devo correr muito mas ele anda viu.

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