O modelo mostrado nas fotos é mais caro. Começa que é um exemplar da carroceria de quatro portas (R$ 2.000 reais mais caro) e da versão intermediária move-up! (mais R$ 1.500 reais em relação à take up!).
Vídeos - Up! 1.0 Automático em várias situações de uso
Os vídeos abaixo mostram o up! 1.0 automático em diversas situações de uso ao longo do teste de longa duração que estamos fazendo com esse modelo (veja aqui).
Modelo das imagens
Além disso, o carro das imagens conta com ar-condicionado (R$ 2.750), direção com assistência elétrica easy-drive (R$ 1.240 reais) e acesso completo (R$ 1.100, acrescentando sistema de alarme com comando remoto, "side blinker" - espelhos retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras e vidros dianteiros elétricos).
Consequentemente, o preço sugerido do modelo que ilustra as imagens é de R$
Transmissão I-Motion
Por meio da alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.
Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida maualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, o câmbio I-Motion (detalhes técnicos deste câmbio neste link) sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”.
Caso o motorista precise de mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência do sistema de gerenciamento ocorre somente em caso de segurança.
A unidade de controle da transmissão (TCU) também permanece em conexão direta com os controles eletrônicos do motor e do freio, por meio de rede CAN. As trocas de marchas são feitas baseadas no modo de condução do motorista e na posição do pedal do acelerador.
Desempenho
Um dos receios de se colocar uma transmissão automatizada I-Motion em um carro com motor 1.0 é em relação ao desempenho, visto que as caixas automatizadas, apesar de não incorrer em perdas como as automáticas, ainda assim resultam em um carro menos ágil. E com o up! não foi diferente, com reflexo, sobretudo, na aceleração de 0 a 100 Km/h que caiu, segundo a Revista Auto Esporte, dos 14,4 segundos da versão manual para 17,7 segundos neste up! Automático I-Motion.
O up! cai da primeira posição em matéria de performance para o último lugar entre os concorrentes, sendo 1,5 segundos mais lento que o Kia Picanto 1.0 Automático. Apesar do resultado não favorável, o up! automático I-Motiuon é 1 segundo mais lento que o Uno 1.0 Manual e 0.5 menos rápido que o Palio 1.0 Fire.
Retomada de velocidade
Se no teste de aceleração os modelos automáticos acabam levando desvantagem sobre os manuais, no caso das retomadas de velocidade a situação se inverte, e, nesse caso, o up! mostrou um desempenho adequado.
Como se pode verificar, o up! automático I-Motion fica praticamente empatado com o Kia Picanto 1.0 Automático, sendo mais rápido nas retomada de 40 a 80 Km/h (manobra de cidade) e de 80 a 120 Km/h (simulação de ultrapassagem) que todos os seus concorrentes com transmissão manual.
Consumo
O resultado de consumo de etano do up! veio bastante favorável, sobretudo em estrada, com 14,4 Km/l de etanol - o melhor número entre todos os carros testados pela Revista Auto Esporte.
Em ciclo urbano, porém, os 7,2 Km/l do up! automático I-Motion o colocam à frente apenas do Onix 1.0 com transmissão manual.
Frenagem
O modelo da Volkswagen apresentou bons números de frenagem, sendo que o modelo automático ainda melhor que o up! com câmbio manual.
Vídeo
Conclusão
O Volkswagen up! Automático I-Motion chega para atender ao público - sobretudo das grandes cidades brasileiras congestionadas - que acalentava o desejo de ter um carro automático, mas esbarrava na questão preço. Agora, por R$ 35.680 40.457 pode-se adquirir um move-up! I-Motion 2 portas automático com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, travas e vidros elétricos e alarme, e dar adeus ao pedal de embreagem.
1.0 automático ... afff
ResponderExcluirEu acho que esses números da Auto Esporte estão errados, vamos aguardar os da quatro rodas.
ExcluirMas, mesmo que estiverem certos, registre-se que o up! automático tem 0 a 100 praticamente idêntico ao do Palio Fire e Uno 1.0. E consome menos que os dois.
Não é preciso dizer mais nada.
Prefiro o manual, anda bem mais , Up automático não combina com o carro.
ExcluirA proposta da VW com o UP é conforto para o transito caótico e economia.
ExcluirAgora se prefere cambiar e ficar pressionando a embreagem ou ficar pressionado no emgarrafamento por causa de uns miseros 2,5 seg a 3 seg a mais ...é questão de escolha...
Agora se quer carro pra andar compra um 2.0, 3.0.... isso sim anda .... e ainda mais com a gasola barata e de péssima qualidade que temos....
Porém andar com as ruas e estradas cheia de buraco, curvas e radar .....
Isso mesmo...parabéns
ExcluirTambém concordo quer carro q anda compra um 2.0 !!
ExcluirOPINIÕES CONTROVERSAS SOBRE O UP! I-MOTION
ResponderExcluirAUTO ESPORTE “...a aposta da VW com o up! duas portas é positiva por oferecer o compacto a preços mais acessíveis, já que seu posicionamento inicial foi bastante criticado pelos valores elevados para um veículo de entrada...No mais, a versão I-Motion continua mantendo os bons atributos de conforto do up!, mas vacila quando o assunto é agilidade e conforto.”
REVISTA CARRO “...a transmissão é uma das mais modernas no mercado atualmente... Contudo, todas as vantagens de sua modernidade esbarram em seu desempenho insatisfatório no dia-a-dia. Ou seja: se nas oficinas de engenharia sua tecnologia é admirável, na rua ele não agrada.... Com "soluços" muito acentuados e demora para trocar as marchas, o up! empurra o motorista para frente a cada troca...a recuperação em baixa rotação do motor...é morosa demais....85% dos 10,4 mkgf de torque já estão disponíveis às 2.000 rpm...mas...não são o suficiente para impulsionar o up! sem afetar a paciência do motorista...Portanto, o up! I-Motion pode ser uma boa opção para quem passa muito tempo no trânsito e está cansado da alavanca de câmbio e do pedal da embreagem. O problema é que para esta mesma pessoa, a direção hidráulica (no caso do up!, a elétrica), aquecimento, ar-condicionado e rádio também fazem a diferença para enfrentar o dia-a-dia, mas nada disso está incluído de série nos R$ 30.990 do I-Motion”.
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS “...De modo geral, a performance deste compacto 1.0 automatizado está de acordo com o esperado, em vista das características do projeto que envolve o modelo. Para quem precisa de mais conforto no trânsito do dia a dia ou necessita de um veículo para atender limitações físicas, ambos sem ter que investir praticamente R$ 40.000 em um automatizado, o Volkswagen up! I-Motion agora surge como uma alternativa interessante.”
BEST CAR “...Na prática, como constatamos na avaliação de lançamento em São Paulo, SP, o resultado não foi tão bom quanto na teoria. O “soluço” continua bem sensível a cada troca de marcha em uso urbano, bem diferente da suavidade obtida com câmbios de dupla embreagem...O fato é que o automatizado monoembreagem é uma forma simples e barata de eliminar tarefas...pode representar uma economia de centenas de mudanças de marcha e pisadas na embreagem por dia...O ponto mais negativo é mesmo o baixo conteúdo de série, que torna necessária a adição de muitos opcionais para deixar o carro ao gosto do consumidor médio de hoje. O Move Up I-Motion de três portas com ar-condicionado, direção assistida, controle elétrico de vidros e travas e sistema de áudio já chega a R$ 36.840, o que para muitos é dinheiro demais para um carro com suas características”.
Também concordo que um veículo 1.0 não tenha condições de dar suporte a um carro 1.0, os números são incrivelmente lentos. Essa aceleração de 0 a 100km/h é análoga aos primeiros Ford Ka com motor 1.0 endura.
ResponderExcluirNa cidade é necessário agilidade nas arrancadas.
Um carro desses é como uma bomba relógio para fazer ultrapassagens em rodovia.. Fato.
ResponderExcluirPor isso é um carro de cidade não de estrada..
ExcluirSinceramente, está versão tira o que há de melhor no up!, que é o prazer de desfrutar da sua dirigibilidade, fruto de seu excelente conjunto câmbio/motor. E ainda faz com que esta versão tenha um custo/benefício ruim. Só vale a pena mesmo para quem faz muita questão de não trocar marchas ou para quem tem alguma limitação física .
ResponderExcluirEu também não compraria... Esse I-Motion, assim como o Dualogic e o Easytronic, são meio problemáticos.
ExcluirE o carro deixa de ser interessante, porque um dos motes dele é justamente o bom desempenho do motor de 3 cilindros...
Acho que uma versão dessas seria interessante para meu pai, que só quer um carro pra ir do ponto A para o ponto B e vice-versa.
De fato este up! não é um ás da performance. A perda em relação ao manual foi muito grande, de 3,3 segundos, deixando ele mais lento na aceleração, mas os números de retomada, que é o que realmente conta no quesito agilidade, não são ruins, de modo que é preciso experimentar para opiniar com um maior propriedade.
ResponderExcluirAgora, o que vejop de positivo é que o up! automatizado tem uma performance praticamente similar ao do seus concorrentes com câmbio manual, já que o Palio 1.0 faz os 0 a 100 em 17,2 segundos, 0,5 segundos mais rápido que o up!. E o Palio é o carro mais vendido do Brasil.
Então vamos aguardar a palavra de sua excelência o mercado, mas acho que este carro terá ótima aceitação em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, pois seu ganho de conforto é realmente excepcional relativamente ao mecânico.
Porém para quem vive no interior, ou não usa carro em situações de trânsito, ou em cidades mais tranquilas relativamente ao trânsito, é melhor economizar os R$ 3 mil e ficar com o excelente manual, que, com 14,4 segundos, é disparado o mais ágil carro 1.0 do mercado.
Lembra dos números que VOCÊ apresentou em outra matéria? Sua mãe nunca disse que é feio mentir?
ExcluirNão pego trânsito mas trabalho viajando, pego estradas longas. E preciso de um carro econômico porém automático pois não posso manual. Recomenda o up ou outro? Pensei em um new fiesta ou um picanto. Não LIGO para o ano. So não quero gastat mto com combustível e seguro. Obrigada
ExcluirEu estou bem satisfeito com o meu red up!... Estava MUITO preocupado de descer de um motor 1.8, para esse 1.0... Mas ele é bem espertinho! É bem impressionante... isso que o carro tá só com 300 km... Se puxar um pouco mais, trocar marchas em 4000 rpm, não dá pra dizer que é 1.0. Andando sem se preocupar com consumo, faz 14 km/l tranquilo na cidade...
ResponderExcluirMeu irmão andou nele fim de semana, e o comentário foi:
- Viu só? Te falei pra não pegar o 1.0!
- Ele é 1.0 trouxa.
- A versão top tbm é 1.0? Pensei que era 1.4...
- rsrsrsrrsrs
Já se andar conforme ele manda no painel, ae sim... faz 16,5 a 17,5... mas haja paciência...
Com pé pesado, AC ligado e estrada com serra, o meu fez 10,3 km/l de álcool. E o meu tem cerca de 450 km.
ExcluirAchei muito bom, pois meu Gol 1.6 não passaria de uns 8-8,5 km/l nas mesmas condições...
Meu gol 1.6 faz 11 pisando!
ExcluirPisando leve, né?
ExcluirPorque indo de boa, muito mal o meu faz 10 no álcool.
É algo que acho uma bosta nesse motores Flex... 1.6 com consumo de 2.0 carburado de 20 anos atrás!
Pisando leve mesmo! Rsrsrs
ExcluirEle fica bem ligeiro a alcool
Olha o computador disse 11, mas depois de 1 mes abaixou para 9,4 andando nas mesmas condições,ai parei de abastecer a alcool
É isso mesmo... O pior que a concorrência é por aí também.
ExcluirUm amigo meu tem um Fiesta Rocam 1.6 e ele me contou que o consumo com álcool é isso mesmo...
É algo que fico puto com esses flex... Os carros monocombustíveis deveriam voltar, pois são mais eficientes do ponto de vista energético.
Anda como 1.6 e bebe como um 2.0, como você disse, como moro no interior de PA ,aqui a gasolina está custando entre 3,35 a 3,50 ou seja por aqui gasta muito..
Excluir...
E não vai baixar ,pois ninguém deixa de comprar absurdo nosso Governo!
Aqui em MT, a gasosa tá a 3,20 a comum em postos confiáveis. Podium sai a R$ 3,60.
ExcluirÁlcool, pago R$ 2,39.
Não compensa usar gasosa por aqui...
Outra coisa que ajuda muito no consumo, é o tempo que ele leva pra chegar na temperatura ideal... Sai de casa, estava 16º hoje de manhã, ele levou exatos 03:30 para chegar à temperatura ideal de 90º, graças ao escapamento que é grudado ali em cima direto...
ExcluirPutz, inveja de vcs, viu!
ResponderExcluirAki no Rio, a podium tá a $ 3,99, a V-power a $ 3,59 e o etanol a $ 2,69!
Só. que o meu, com quase 4.000km, tá fazendo 17km/l na gasosa e 12 no etanol, em média, com ar ligado! Sem ar, chega a fazer até 20 na gasosa!
No meu caso, como rodo muito, alternando trânsito livre com anda-e-para, compensa mais a gasolina mesmo
Quero comprar um up automático mas não pego muito trânsito, eu pego muita estrada e preciso de um bem econômico pq rodo o dia todo. Recomenda o up?
ExcluirSim, vale a pena. Veja nosso teste de 20.000 km com o up! i-motion automatizado:
Excluirhttp://www.car.blog.br/search/label/longa-duracao-up-i-motion
Outra coisa nada a ver... alguém sabe como desligar o aviso do cinto de segurança? Fica apitando aquela porcaria, às vezes quero andar trechinhos curtos, dentro do bairro... não quero usar cinto!
ResponderExcluirCompra só o encaixe onde prende o cinto e ja era
ExcluirMeu amigo e só soltar o plugue embaixo do banco q para!
ExcluirNão tem como desligar! Só quando vc coloca o cinto
ResponderExcluirnossa! a gasolina aqui em natal RN e 3.00 e o etanol 2.65
ResponderExcluirja de carros nao posso opinar por que ainda vou comprar o meu primeiro carro a gora em junho mas estou muito indeciso tenho 40k adisposicao mas nao sei se vou de FOX 1.6 BASICO , GOL + OU - OU DE UP TOP ??????? mim ajudem ae..........
Ja decidi qual pegarei. Tava na duvida entre o up! e os concorrentes na mesma faixa de preco...
ResponderExcluirAi pensei: o HB20 e Onix sao projetos nacionais, o Etios eh indiano e apesar de ser um Toyota, nao tem no Japao....Ja o up! eh um projeto alemao....entao, vou de UP!
Eu to bem satisfeito com o meu UP... Anda bem e é econômico.
ResponderExcluirNo começo fiquei com medo por ser um lançamento e tal, mas agora recomendo pra qualquer um.
Excelente iniciativa da VW, com certeza mais em conta que um Picanto AT.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTo quero compra um up! Gostei do valor e também , porque automatizado
ResponderExcluirComprei um up i motion em agosto,os numeros sao incriveis...17,5 rodoviario e13,5 no urbano...amo esse carro e nao troco por nada!!!!
ResponderExcluirGente, no meu caso estou pesquisando seminovos.
ResponderExcluirEstou na dúvida entre o high up 2014 imotion ou o etios hatch 1.3 manual...estou tendendo para o Up, pelo custo-benefício (esses números de consumo estão excelentes!). Alguém pode me dar uma ideia? rs. Nunca comprei carro... prefiro câmbio manual porque gosto de "sentir" o carro, mas acho que é só questão de costume. Obrigada!
Comprei o vw, move up Imotion 0 km por nessecidade física já rodei 24.000 Km e só alegria anda muito bem é um carro bom e rápido é muito economico faz até 18.2 com gasolina e 14.0 com etanol isso na estrada,ando com bastante cautela não devo correr muito mas ele anda viu.
ResponderExcluiré automatico o seu?
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