Nesse um ano de uso o Golf Sportline 2.0 TipTronic 2014 apresentou uma média de consumo em ciclo urbano (cidade) de 9,5 Km/l de gasolina, caindo para 7.8 Km/l quando se usa etanol.
Em estrada o veículo percorre em média 12.8 Km/l por cada litro de gasolina consumido, rodando à média de 120 Km/h.
Durante os 20.000 Km rodados este carro foi objeto de duas revisões nas concessionárias da Volkswagen, e, em ambos os casos o preço cobrado ficou abaixo do sugerido pela Volkswagen: R$ 217 reais na primeira revisão e R$ 214 reais na segunda.
Outro ponto interessante é que essas revisões são feitas em cerca de 1,5 hora. Dessa forma, pode-se levar o carro no horário de almoço, e, após a refeição, volta e pega o carro revisado, o que exime o consumidor do transtorno de ficar sem o carro.
Impressões
Ao longo dos 20.000 Km o Golf mostrou uma carroceria e um acabamento interno que se mantêm sólidos e com basicamente a mesma aparência do carro quando 0KM. Além disso, a ausência de problemas mecânicos ou de acabamento reforça a sensação de robustez do modelo.
Na suas manutenções programadas não foi sequer necessário fazer o alinhamento ou balanceamento do carro, pois o mesmo se mostrou com os mesmos parâmetros de fábrica - o que não deixa de ser uma surpresa, já que o Golf enfrentou alguns buracos das vias brasileiras.
A integridade da suspensão, portanto, evidencia o quão adaptado está o conjunto para a realidade brasileira.
Comportamento dinâmico
O Golf, mesmo dessa geração 4,5, é um dos carros mais agradáveis de serem conduzidos graças à ótima posição de dirigir, ajuste de suspensão que beira a perfeição e comportamento dinâmico exemplar. Este último aspecto é graças, sobretudo, ao ótimo câmbio tiptronic de seis marchas (essa transmissão é a mesma que será usada pela VW no Golf 7 vendido nos EUA - veja aqui), de funcionamento suave e com trocas rápidas.
A função tiptronic - trocas manuais - apesar de disponível, acaba sendo pouco usada, já que a transmissão em modo D funciona muito bem, sempre colocando o carro na marcha certa e em rotações adequadas.
O posição "S" do câmbio também consideramos pouco recomendável, já que nessa configuração o motor acaba sendo levado a giros mais elevados, sendo que o motor 2.0 8V deste Golf tem limitações de torque nessas faixas de giros, fazendo com que a posição D seja mais indicada.
O motor 2.0 8V tem concepção antiquada, mas a abundância de torque em baixa rotação torna o Golf 2.0 Automático bastante ágil em cidade, exigindo pouco do acelerador, o que acaba contribuindo para um consumo que, se não é exemplar (um Corolla 1.8 Automático é cerca de 20% mais econômico nas mesmas situações), também não é excessivo.
A motor do Golf 2.0 8V apresenta-se muito disposto em estrada, mesmo em rotações acima de 4.500 RPM. Mesmo sendo um motor de concepção não muito moderna, ainda é mais que o suficiente para dar ao Golf um comportamento exemplar em estrada.
Outro ponto desse motor é a maciez de funcionamento, mesmo em rotações mais elevadas. Esse motor 2.0 8V da VW é o que se pode chamar de motor "macio", pois tem funcionamento suave tanto em baixa quanto alta rotação.
O motor do Golf 7 nesse aspecto é exemplar, pois além de muito mais ágil em baixas rotações, é bem mais econômico e de funcionamento muito macio - o que não chega a surpreender, já que temos um hiato de quase 20 anos de idade de projeto entre essas duas gerações.
O interior do Golf 4,5 mostra-se extremamente bem acabado, com posição de dirigir perfeita e que permite longas jornadas em estrada sem cansaço.
Acabamento
O Golf mantém-se como um carro muito agradável para uso no dia à dia, sobretudo em uma condução tranquila: o ar-condicionado Climatronic refrigera o interior com competência e em pouco tempo.
Além disso, os bancos esportivos desta versão, associado com o volante de ótima pega, tornam dirigir este Golf um ato bastante agradável, com ótima posição de dirigir.
Reforça essa sensação a característica solidez estrutural e de acabamento, que se mantém, após um ano de uso e 20.000 Km, praticamente como 0KM.
O único problema de acabamento nesse período foi a tampa do descansa braço central que se soltou (mostrado no vídeo acima), mas foi resultado de um mau uso, então não podemos culpar o carro pelo ocorrido.
Conclusão
O Golf 2.0 Tiptronic geração 4,5 é um carro que não nega a idade do seu projeto, mas, mesmo datado, continua sendo um carro que é um dos mais agradáveis de serem conduzidos, além de totalmente adaptado à realidade brasileira. Se a nova geração, que começa a ser fabricada no Brasil no ano que vem, mostrar a mesma adequação à realidade brasileira, terá tudo para liderar o segmento com folga.
Fiquei tão emocionado que vou correndo para a concessionária ver se ainda tem um zero km para eu comprar.
ResponderExcluirPolo já está quase extinto, mas pelo menos era um projeto europeu, com segurança razoável, ruim mesmo é ter que aturar a GM vendendo Classic, Celta e Agile, que além de serem ultrapassados, foram desenvolvidos especificamente para 3° mundo e não oferecem o mínimo do mínimo em termos de segurança.
ExcluirCara... esse blog tinha que mudar de nome: volks.blog
ResponderExcluirEra um bom carro, acho que a VW deveria ter deixado esse Golf ainda, colocava o motor 1.6 16v nele e abaixava uns 4 mil reais no preço.
ResponderExcluirNão tinha como. A linha de produção precisava ser preparada para fazer o Golf 7 e o Audi A3.
ExcluirAcho que a VW até gostaria de ter mantido o 4 em linha, pois ou bem ou mal, vendia mais que Bravo e 308...na realidade, vendia o dobro de Bravo e 308 sem propaganda alguma e ainda sendo mais caro.
Mas necessidades industriais determinaram o seu fim. Infelizmente.
E vendia quase o triplo do i30 tb, o quádrulo do Citroen C4.
ExcluirEu acho q a VW fez o certo, ele iria morrer aos poucos como o Polo.
ExcluirTambém acho que se fosse mantido com o novo motor 1.6 de 120 cv ia vender bastante. Tive 2 sportlines 1.6. Um 2009 e um 2012 e hoje mesmo com um highline ainda tenho saudades deles. O último comprei por 52k, rodei quase 2 anos e 30 mil km e vendi por 47k.
ExcluirO velho Astra também vendia bem ,até mais que o Golf 4,5
ResponderExcluirNa minha opinião, foi o último carro bom da GM por aqui.
ExcluirDepois do Astra... Corram pras colinas!
Interessante ver o design/projeto de um carro dos anos 80/90.... janelas quadradas e grandes, pouco espaço interno, painel reto porem bem acabado e volante sem botões.. ah, fora os airbags laterais etc...
ResponderExcluirMk 4,5, foi um grande carro sem similar, nunca houve um competidor a altura do Golf 4,5 no mercado o brasileiro, mas pertence ao passado.
ResponderExcluirHoje, os Golf TSI e GTI seguem na mesma trilha, não há carro vendido no mercado nacional que chegue perto do Golf, talvez o Audi A3.
Concordo!
ExcluirO novo Golf combina tecnologia, desempenho e economia.
O meu TSI faz 17 km/l na estrada, vai de 60 a 100 km/h num piscar de olhos, silencioso, um "nave".
Excluirkkkkkkkkkkk..e utopia...meu deus e tem gente q fala que era o melhor do mercado e igual a ele não tinha nada igual!!!aff sonho...sonho e mais sonhos!!!!nunca foi o melhor do segmento ,ainda bem q a volks acordou e trouxe realmente um excelente carro pra mercado pq esse ai, carro médio q anda menos q hb 20 1.6 e palio 1.6 e ate q gol 1.6??!!!e ainda ser o melhor ??!!!so em sonho msm!!!
ResponderExcluirNovamente naquelas de que carro só se faz de motor, Luiz?
ExcluirÔ, recaída...
Já dirigi Golf 1.6 e 2.0. E não são tão mancos assim como pensam... A dinâmica de condução deles é muito boa até para os padrões atuais. E pode ler que a imprensa especializada nacional e internacional concorda plenamente com isso...
O Golf 1.6 anda pouca coisa a menos do que o Gol 1.6. E o 2.0 tem torque de sobra, embora não ande taaaanto a mais do que o 1.6 que justificasse o preço tão maior.
Lógico, já tiveram seus dias de glória... O Golf MK IV é jurássico perto do atual. Não tem mais espaço para ele hoje em dia.
Se o Golf MK IV nunca foi "o melhor do segmento", então qual concorrente era? Na minha opinião, o Focus, que é o concorrente de maior peso... VW e Ford sempre se primaram pelo acerto dinâmico em seus carros.
LGP. Então me aponte um carro que seja melhor que o Golf 4,5 na sua época, de 2007 até 2012, mas me diga no conjunto, não em apenas itens isolados, com fatos e dados baseados na sua experiencia. Eu posso dizer, não houve, e o G7 vai na mesma trilha. Sds
ExcluirCaro Luiz Gustavo,
ExcluirSobre o Golf 4,5, cada um tem sua opinião sobre esse carro é isso é muito natural, mas vamos ver o que o mercado achava do carro enquanto era vendido, afinal, os carros que tem o melhor conjunto (mecânica, acabamento, preço, etc, etc) geralmente acabam sendo os mais vendidos, aqui e em qualquer outro mercado por esse mundo afora.
Em 2012, o Focus e o Sport6 superaram o Golf 4,5 na média mensal de vendas.
Em 2011, o I30, o Focus e o Astra superaram o Golf 4,5 em vendas.
Em 2010, o I30, o Astra e o Focus superaram o Golf 4,5 em vendas.
Em 2009, o Astra superou o Golf 4,5 em vendas.
Em 2008, o Astra superou o Golf 4,5 em vendas.
Em 2007, o Astra e o Focus superaram o Golf em vendas.
Como podemos perceber, de 2007 até 2012, segundo os dados de vendas da FENABRAVE, para a maioria dos consumidores que compararam e compraram hatches médios, o GOLF NUNCA FOI O MELHOR HATCH MÉDIO DO MERCADO, pelo contrário, foi superado, ano após ano, por um ou mais concorrentes.
Fatos e dados, baseado nas opiniões da esmagadora maioria de consumidores que compraram hatches médios de 2007 até 2012.
Mas algum colega pode achar o Golf o máximo? Claro que pode. Cada um pode achar o que quiser sobre qualquer carro, mas os números do mercado no período de 2007 até 2012 são bem claros, eliminam os achismos e colocam cada hatch médio no seu devido lugar, sem emoções.
O fanatismo do Rasec pela VW continua. O cara só pensa em Volkswagen o dia inteiro. Só fala de Volkswagen neste blog. E, inclusive, o carro que ele usa como avatar, um Lamborghini Gallardo, é um carro do grupo Volkswagen.
ExcluirAgora, vamos ver os carros que ele apontou, TODOS sucumbiram perante o Golf.
A GM tinha o Kadett, depois lançou o Astra 1, e depois o Astra 2. Todos sucumbiram perante apenas a geração 4 do Golf, que ficou no mercado até 2013 sendo o terceiro mais vendido em 2013.
A VW só com o Golf 4 deu conta do Focus 1, Focus 2 e chegou até o Focus 3, o Golf 4.
Na Fiat, sucumbiram perante o Golf 4: Brava, Stilo e agora o Bravo, este que nunca vendeu mais que o Golf 4.
Enfim, o fanatismo do Rasec pela VW continua...o suijeito é fissurado pela empresa mesmo, incrível!!!
Quem realmente conhece e estuda, se atualiza sobre automóveis e teve acesso aos vários modelos sabe que o G4 foi insuperável no seu tempo.
ExcluirNúmeros de vendas não é argumento, tecnicamente as gerações Golf ao longo dos últimos 40 anos são insuperáveis. Na Europa foi campeão de vendas e continua sendo.
No caso dos VW Golf não existe achismo, emoção e fanatismo, é simplesmente a melhor engenharia automotiva acessível a muita gente, por isso ele foi e é o melhor hatch e automóvel do mercado; insuperável gostem ou não dos VW, relação custo vs benefício sem similar.
Somente quem tem ou teve um Golf na sua garagem consegue alcançar e entender a que me refiro.
Tive Golf 4, Peugeot 307 e Focus II, e afirmo com toda a experiência na pratica( não em teoria como muitos aqui).
ExcluirO Focus é disparado o melhor deles, deixa o Golfssauro no chinelo!
caros rogerio e eddie!!!
Excluirnos anos de 2007 a 2012 como foi citado o tanto por mais que vc não achem o golf foi superado ano a ano sim....astra, focus,cruze falar q o golf 4.5 era melhor que astra ou i30,ou focus isso na boa naum da pra concordar,e caros vcs que naum querem ver ou melhor aceitarem que o golf 4.5 era uma aberração do segmento, naum tinha condições de nem se quer querer competir com focus ou astra na epoca , ta certo q o geração 4 era muito bom fora q revolucionou o mercado,mas esse 4.5 comparado com astra ,focus ,i30 e falarem q ele era melhor ainda???acredito que infelizmente vc estão levando o fato de vcs gostarem da marca por isso o golfssauro 4.5 pra vcs é o melhor do segmento!!!!
Afff, é só opinar favoravelmente sobre algo da VW que o povo já começa a inventar coisa e botar palavras imaginárias.
ExcluirEu disse que o Golf MK IV JÁ TEVE seus dias de glória e que NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ELE nos dias de hoje.
Tá louco, viu?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPara quem acha que números de vendas é a única coisa que importa, então essa pessoa tem que considerar o Golf, já que já vendeu mais de 30 milhões de carros, e não tem nenhum outro hatch médio que chega sequer perto dos números do Golf em vendas.
ExcluirE mais, hoje, a família Golf, vende o dobro que qualquer outro carro do planeta:
http://www.car.blog.br/2014/04/familia-de-carros-golf-e-mais-vendida.html
Ou seja, a distância do Golf para o resto só aumenta.
Então, vamos ficar com "A OPINIÃO DE MILHÕES DE CONSUMIDORES" que compararam e compraram hatches médios de 1974 A 2014: Golf.
De fato, quando se olham para vendas mundiais, a superioridade técnica de TODAS as versões do Golf em todas as épocas se reflete nos seus números de vendas mundiais.
Então, quando tiver algum hatch médio que vende mais de 30 milhões de unidades, podem voltar a discutir. Por enquanto aceitem os fatos: Golf é o top supremo há 40 anos e não tem para ninguém.
Falando em revisões, achei um absurdo nos preços de 4 revisões feitos em veículos da VW aqui na prefeitura da minha cidade.
ResponderExcluirEra a primeira revisão, os veículos tinham 4 meses de uso, foi revisão por km, dois voyages e dois gols, 2 deles tinham estourado o km, passado de 12 mil, ficou em mais de 600 reais a revisão, e os que não tinham estourado o km ficaram em 450 reais, meteram a mão!
Concessionária tem que ficar esperto.
ExcluirE fora que tem muita coisa que elas dão um jeitinho de inflacionar o preço da revisão.
Eu corto tudo o que é "recomendado" e pago o preço sugerido...
Matéria do NA falando sobre os descontos que as montadoras estão dando. hahahaha... E não acreditaram que um High UP! pudesse custar 33,900
ResponderExcluirNa matéria está noticiando um PEUGEOT 208 por 35 mil Reais. Isso mesmo, podem acessar e ficar boquiabertos.
"A Peugeot já não quer contar apenas com as ações de seus concessionários e “impõe” um descontão nacional de R$ 8.000 para o sedã 408, que até já esteve mais atrativo, pois recentemente estava sendo oferecido por R$ 47.990 em uma concessionária de SP. O leão está mais manso que o do imposto de renda, oferecendo também taxa 0% para 208 e 308 em planos de financiamento de até 36 meses com entrada."
Não entendo qual o problema de Vcs em falar que as montadoras dão desconto... Como se fosse desespero.... Entendam....hj em dia existem muitas opções..... Onde moro aparece no jornal: jaguar, land rever, audi.... Tudo anunciando carros financiados sem juros.... Se Vcs fanáticos da VW são tão ricos.... Cheguem na concessionaria e peçam o carro sem desconto.... Agora na minha opinião.... VW é carro de peão ou manolo....
ResponderExcluirEu tbm acho que os fanáticos são milionários, pois ficam bravos quando alguém diz que os carros no Brasil estão caros, e ainda replicam dizendo que estão baratos!
ExcluirConcordo com todas as palavras do Alexandre como do Gomes.
ExcluirEu disse que a versão High UP! está sendo negociada a 33,900 com ar, não acreditaram; basta ver como o mercado vem reagindo e ter a noção de que o mercado está retraído e a política das promoções e dos descontos vai prevalecer.
E que assim seja.
ExcluirPara vai... compara Cruze com Golf antigo é demais... o concorrente dele era o Escort Xr3 hahahahahhha Comparar um motor de alumínio, comando variável, controle de estabilidade etc etc etc com o Golf antigo não dá... na boa vai...
ResponderExcluirMas é só com o antigo mesmo que dá comparação com o Cruze.
ResponderExcluirO Golf 7 é comparado (e superior, diga-se de passagem), com BMW, Audi e Mercedes-Benz, e só.
Não tenho dúvidas que o novo Golf é o melhor do segmento dele.. para a realidade do Brasil esta muito caro e por isso você pode ate comparar com uma BMW e Mercedes... pelo mesmo preço qualquer um ficaria com a exclusividade de uma BMW e Mercedes.. mesmo o Golf tendo algo melhor....
ResponderExcluirPor isso que gosto do meu Polo
ResponderExcluirAgora a palavra de quem tem um Golf 2.0 2012:
ResponderExcluirConsumo:
Urbano: 4,5 km/l
Rodovia: 9~10 km/l (na faixa de 100 km/h)
Rodovia: 7 km/l (acima de 120 km/h)
Revisões:
4ª revisão: R$ 650,00 (o que era tabelado em 236,00 foi cobrado 260,00 mais 200,00 de mão de obra e mais 190,00 de umas coisas que considere desnecessárias)
Performance: excelente, não sinto qualquer tipo de ruído ou falta de estabilidade, mesmo em velocidade próxima à 200/h
Desempenho: mesmo com os 120 cv, dá pra deixar muito carro mais potente para trás (cavalos alemães \o/)
Minha opinião: se o motor tivesse um pouco mais de fôlego, ele perderia mesmo só pro Golf mk7
Que matéria é essa? Pensei que era uma reprise de algum teste de longa duração. Vou fazer uma matéria com meu Palio ELX com 75mil km ano 2009.
ResponderExcluirquanto você colocava no pneus ?
ResponderExcluirBoa tarde, meu golf é 2.0 automático tiptronic 8V, ano 2012/2013, quantos KM pra trocar a correia?
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