Sendo assim, as principais revistas automotivas já estão testando o carro e com isso já é possível conhecer tanto os dados de desempenho quanto consumo do novo Gol 1.6 16V, além de colocar tais números em perspectiva frente aos concorrentes, como Hyundai HB20 1.6, Chevrolet Onix 1.4, Fiat Palio 1.6 16V.
Dados de consumo e desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] | Retomada de 60 a 100 Km/h | Retomada de 80 a 120 Km/h | Consumo cidade (E) | Consumo estrada (E) | Frenagem a 120 Km/h [metros] | |
Fiat Palio 1.6 16V | 11,3 | 11 | 21 | 7,4 | 9,4 | 68,3 |
VW Gol Rallye 1.6 16V | 10,3 | 10,6 | 17,2 | 7,2 | 9,8 | 63,6 |
Hyundai HB20 1.6 | 10 | - | - | 7,4 | 11,4 | 63,1 |
Toyota Etios 1.5 Hatch | 11,6 | 11,3 | 17,1 | 7,2 | 10,3 | 61,9 |
GM Onix 1.4 | 12 | 11,2 | 17,5 | 7,9 | 10,9 | 60,9 |
Desempenho - 0 a 100 Km/h
O novo Gol 1.6 16V acelerou de 0 a 100 Km/h em 10,3 segundos - um número melhor que os 11,7 segundos do Gol Rallye 1.6 2014 (com o motor antigo), sendo 0,3 segundos mais lento que o Hyundai HB20 1.6 (os números do HB20 1.6 são da Premium, e não a aventureira HB20X).
Entretanto, o Gol 1.6 16V é mais rápido que Fiat Palio 1.6 16V e Toyota Etios 1.5, além, é claro, do Onix 1.4.
Desempenho - Retomadas
No caso dos números de retomadas de velocidade, observa-se que o Gol é mais rápido na retomada de 60 a 100 Km/h, mas o Etios 1.5 16V é melhor na de 80 a 120 Km/h.
O quadro geral é de equilíbrio. (Os dados de retomada do HB20 1.6 MT não foram aferidos pela Quatro Rodas, motivo pelo qual não estão nos gráficos).
Consumo de etanol
Quando se observa o consumo, os números do Gol 1.6 16V não foram muito favoráveis - sobretudo em estrada, colocando o VW à frente apenas do Palio 1.6 16V - o mais beberrão de todos.
Dentre os concorrentes, o HB20 é o melhor em consumo em estrada, com 11,4 Km/l de etanol (contra 9.8 Km/l do Gol 1.6 16V), e o Onix 1.4 o melhor em cidade, com 7.9 Km/l de etanol (contra 7.2 Km/l do Gol).
Frenagem
Os dados de frenagem com o carro vindo a 120 Km/h evidenciam uma superioridade do Onix 1.4 LT, enquanto o pior de todos foi o Palio 1.6 16V.
Conclusão
O novo motor 1.6 16V EA2011 da Volkswagen deu um ganho de desempenho ao Gol Rallye 1.6 2015, deixando-o mais ágil e rápido nas repostas, colocando-o em condições de competir com os modelos mais modernos que disputam o segmento, como o Hyundai HB20.
Já estava na hora da VW se mexer no mercado quanto a seus motores, esse novo 1.6 não é tão bom quanto o 1.0 de três cilindros mas quando comparado ao antigo 1.6 dá um show de desempenho, tanto que chegaram muito perto do desempenho do HB20, acredito que a VW deveria rever a 5ª marcha para melhorar o consumo rodoviário.
ResponderExcluirESSE NOVO 1.6 NÃO É TÃO BOM QUANTO O NOVO 1.0????????????
ExcluirSério?
Quer dizer que o motor 1.6 da VolksWagen é pior que o 1.0???
enfim...
Eu tenho gol1.6 8v 2013 gosto bastante do carro nada reclamar, vamos ver quando lançarem esse motor no modelo comum.So nao gostei da voks encurtar a marcha, o meu 120 fica em 3000 rpm.
ExcluirO 1.0 é proporcionalmente melhor, foi o que ele quis dizer. Concordo. E isso se deve provavelmente à melhor relação r/l: 0,27 contra 0,31 do 1.6.
ExcluirCom gasolina, o EA211 1.6 é super econômico; em circuito misto, é melhor que qualquer 1.0 4 cilindros.
No dinamômetro, dá 126cv e 17,1kgfm. Creio que até 5500rpm seja absolutamente mais forte que o hb20 em todas as rotações. Se o bloco fosse maior, e a biela, pelo menos 5mm mais longa, aliado a comando variável também no escape, seria em disparado o melhor motor 1.6 do mundo.
P.S: Apenas 0,3s mais lento no 0 a 100km/h e mais rápido nas retomadas, ressalta-se que o Gol Rallye pesa cerca de 100kg a mais que o HB20 Comfort.
Puxa estragou o Final de semana do Carlos, HB dando pau nesse gol com o novo motorzinho, mais rápido e mais econômico, ele não vai aguentar, mas acredito que em breve ele vai bolar uma resposta
ResponderExcluirFica tranquilo que o Gol vende o dobro do HB20, que por sinal está com vendas desabando...Suspeito que o estilo jaspion de ser do HB20 cansou o consumidor antes que a Hyundai pensava....
ExcluirVocê é muito mau informado!
ExcluirSe teve alguém em queda vertiginosa é o Gol, em Janeiro vendeu 21671 (possivelmente porque ainda havia estoque do G4), já em Fevereiro vendeu 14077 unidades, HB20 vendeu em Janeiro 9612 unidades e em Fevereiro foram 8819 unidades a fábrica da Hyundai continua funcionando com o 3º turno a pleno vapor,
Destaque positivo foi o Onix que em Janeiro vendeu 9288 unidades e em Fevereiro vendeu 9561 unidades, não citei o Palio para não dar argumentos que o aumento de vendas se deu por causa da versão Fire.
Vc está atrasado amighuinho.
ExcluirO HB20 vai fechar março vendendo em torno de 8.000 unidades.
Em termos de vendas diárias o HB20 vem decaindo forte na segunda metade de março, e agora está vendendo cerca de 450 unidades por dia, contra 800 do Gol.
E detalhe: o Gol está na entre-safra.
A VW estava preparando a chegada da linha 2015, então a produção caiu e as vendas tb.
Quando começarem a vender 2015 a todo vapor, o Gol vai subir de novo e vai voltar a superar o Palio.
Pode ficar tranquilo...
Carlos vamos usar a mesma resposta que tu usou onde diz que o gol vende o dobro, então podemos afirmar que tu se conformou com o espancamento, perder pro motor 1.6 da Hyundai que coisa hein.
ExcluirAproveitando pra usar essa tua ideia, o Focus anda vendendo muito mais que o Golf,
agora quando o focus vende mais é porque não sabem comprar carro, e quando em outro segmento o carro vende mais no caso o gol comparado com HB20 ai sim Carlos diz que assina atestado que sabe comprar carro, Você meu caro toda hora entra em contradição, defende o golf com argumentos e os desmentem os mesmos argumentos para tentar explicar o insucesso em outros segmentos.
Verdade Renato, o Carlos é apenas um funcionário do Mc Donald's não intende de carro e também não tem, falando asneira por aqui.
ExcluirAh o Gol vende bem ? que bom...tamo ganhando quanto com isso ?
ExcluirGraças a deus a Hyundai trouxe um carro moderno em 2012...pq 2 anos depois a VW e outras marcas coçaram o traseiro e mudaram seus motores obsoletos !
Entao limpa a boca pra falar das outras marcas, pq quem chega por ultimo tem obrigação de ganhar de quem já ta com o modelo no mercado !
Se a Hyundai tivesse mais CCS e mais produção seria o líder porque mostra-se muito melhor que o renovado, mas cansado gol que já deixa a desejar.
ExcluirSem contar a qualidade porque 5 anos de garantia, só pode dar quem realmente tem um bom produto e superior a concorrência.
Sem duvida, vou de HB 20!
gol e carro pra quem entende d carro, hb20 e so ilusão.... os dados revelados neste teste ficam inexistente quando se usa os dois em rodovias... esse motor 1.6 16v da vw, faz e 13.4 na cidade andando em regime puxado! pena q a vw não oferece bloqueio de diferencial no gol rallye.
ExcluirEA111, EA2011... Se decide!
ResponderExcluirEsqueça. Sempre que o assunto for VW, é motor EAXXXY, plataforma MQXXX, potência de 104,5, coeficiente aerodinâmico de 0.304, etc. Sempre tentado dar ares de sofisticação ao projeto e mostrar precisão alemã. Puro marketing! Até a Kombi que a VW deveria ter vergonha de te-lo mantido durante 50 anos, ganhou um "emocionante" vídeo de despedida.
Excluirkkkkkkkkkkkk..palio 1.6 16v 11.3s??!!!quem vez esses testes?!!!pq o cara q dirigiu o palio so pode estar doente ou naum sabe dirigir...todos os comparativos q eu já vi o pior q foi conseguido com um palio foi 10.5 s no máximo,isso pq tinha 3 pessoas dentro e estava na gasolina..kkkkkk...motor do gol melhor??logico esse ai é mais novo do q o do palio...mas a fiat já esta pra fazer melhorias no e torq,pra deixar o mesmo mais potente e mais econômico ainda,então menos ai car blog menos,isso ai so vamos saber quando fizeram um teste nesse gol com novo motor primeiro....
ResponderExcluirOlha Luiz você sabe que eu não sou muito fã do Gol mas acho que os tempos estão "corretos" se olharmos os tempos dos outros carros. HB20 1.6 já vi indo de 0-100 em 9s, Palio Sporting já vi indo em 9,5s e o Gol 1.6 8v fazia em 9,9s, esse novo com certeza deve fazer em 9s igual o HB20 também.
Excluircaro Paulo...
Excluircom certeza o gol com esse novo motor vai ter um belo desempenho...naum estou discutindo isso..so acho estranho essas fontes em q o palio anda em 11.3 s,isso ai nem quando o carro esta sendo amaciado ele anda isso??!!..consumo tbm....ta errado ...o palio Sporting q eu possuo faz 10 km/l isso eu andando forte..e em retomada então?!!o palio perdeu segundo o blog ate pro ônix e etios....isso ai e muito odeio pela fiat???!!so deve ser...sobre o hb o msm tem um belo desempenho e msm assim o blog fala q o gol anda junto....então caro amigo Paulo pode ate ser q o gol tenho esse desempenho todo..mas querer diminuir carros de outras marcas em pro do gol....pelo - esse é minha opinião!!!!
O que eu quis dizer foi que todos os tempos de 0-100 estavam errados. HB20 1.6 nunca que faz em 10s, faz em menos de 9,8s facilmente mas em minha opinião o tempo conseguido pelas revistas sempre é possível supera-los. Em relação a HB20 1.6 Vs Gol 1.6 dou meu voto para o Gol, andei em um HB20 e ele anda super bem mas não tem 128 CV nunca deve ter uns 120 CV no máximo, para falar a verdade, achei o Palio Sporting um pouco mais forte
Excluireu naum entendo daonde o dono do blog tirou esses dados do palio Sporting e hb20...daonde?por exemplo tem esses dados do icarros http://www.icarros.com.br/fiat/palio/ficha-tecnica/13876 do palio Sporting e do hb20 http://www.icarros.com.br/catalogo/fichatecnica.jsp?modelo=2398&anomodelo=2015&versao=16844 , q naum tem nada a ver com esses dados q foi passadi aki,,,isso tudo e medo de esse gol encalhar tbm?"!!!!
ResponderExcluirTodos os dados são da Revista Quatro Rodas.
ExcluirOs do Palio estão na Edição 623 (Nov/2011), pág. 84.
[]s,
Não sou muito fã do VW Gol mas ele vai andar bem com certeza, agora é só ver se a VW vai lançar o Gol 1.6 2p com esse motor porque se lançar vai andar demais!
ResponderExcluirhttp://carplace.virgula.uol.com.br/teste-carplace-agora-com-novo-motor-1-6-16v-gol-anda-junto-com-hb20/
ResponderExcluirEis uma fonte confiável. Gol agora vai arrebentar.
Interessante que os números do Carplace são EXATAMENTE os mesmos da Quatro Rodas...Será que eles testaram mesmo?
ExcluirNão são exatamente os mesmos, os tempos de retomada são diferentes, apenas o 0-100 foi semelhante.
ExcluirEu gosto do GOL
ResponderExcluirmas uma vez aqui fui dizer que achava esse GOL RALLY muito bonito
e comentaram que só idiota compra carro com esses apliques...
Enfim...
Eu gosto do gol, gosto mesmo.
Aliás, gosto mais do GOL do que do FOX.
Prezado Valdek,
ExcluirGol e Fox são carros diferentes com propostas diferentes.
Nivel de acabamento diferentes sobre plataformas diferentes.
Para trabalho o Gol, para a família o Fox.
Dois bons carros que com a chegada do Up ficaram envelhecidos, de repente.
Abraço.
Prezado Eddie...
Excluirna teoria, o FOX pode ser considerado um carro para a família, mas você já observou o tamanho do porta malas de ambos? O GOL tem 285l e o FOX 260l.... não te parece estranho dizer que um carro para a familia tem um porta malas menor? Sobre o acabamento, não discuto, mas quando eu disse que prefiro o GOL ao FOX falo das linhas do carro e até mesmo da versão Rally do mesmo. O FOX, tem o CrossFox que acho superior ao Gol Rally. Sobre o acabamento não discuto, mas honestamente, acho que na verdade são dois Hatchs que podem ser usados, tanto para o trabalho quanto para a família, principalmente no quesito porta malas. Agora o FOX, ele ganha ponto na altura, posição de dirigir.
Um abraço.
E o Onix com seu motorzinho 1.4 não feio diante dos 1.5 e 1.6.
ResponderExcluirTenho um Palio Sporting 2012 manual e qualquer um que dirigiu ele sabe que esses números do hatch não tem credibilidade nenhuma.
ResponderExcluirconcordo lucas !!!
Excluirtbm possuo um e assino em baixo o q vc falou..nunca q um palio sporting vai fazer de 0 a 100 em 11.3 s ,isso ai é querer desmerecer uma marca em pro de outro...mas naum tem problema o importante é saber q o carro é excelente e tem um torque muito bom quando se é exigido o msm!!!
O que acontece é o seguinte:
ResponderExcluirO Gol 1.6 16V testado tem suspensão elevada e pneus de uso misto, enquanto o HB20 é o Premium com suspensão mais baixa e pneus esportivos.
Então é óbvio que o Gol levaria uma desvantagem.
Quando colocarem esse motor 1.6 16V no Gol Highline, aí, amigo, ele superará o HB20 em desempenho, e em consumo também.
Eu estimo uma perda de 5 a 10% por conta do uso de suspensão elevada e pneus mistos.
Como a diferença à favor do HB20 foi de 3%, então é claro que o Gol é superior.
E falo mais: colocar o Gol Rallye 1.6 16V com o HB20X, o Gol vai atropelar.
No Carplace o HB20 1.6 fez 0-100 em 10,3s e o Gol exatamente no mesmo tempo, mas o Gol Rallye retomou melhor que o HB20 1.6 e teve consumo urbano melhor. O Gol Rallye já superou o HB20 1.6 convencional, se comparar com o HB20X a diferença ficará consideravelmente maior.
ExcluirNa Auto Esporte o Gol Rallye também foi testado e conseguiu 0-100 em 9,8s. É o melhor tempo que um 1.6 aspirado já fez lá.
ExcluirTenho um HB20 1.6 manual e testei com um cronômetro de teste da antiga Fórmula Corsa. Com 100% de álcool, ele fez de 0-100km/h em 9,0 segundos em dois de três testes que eu fiz. O outro tempo ficou em 9,1 segundos.
ResponderExcluirTenho um HB20 1.6 manual e testei com um cronômetro de teste da antiga Fórmula Corsa. Com 100% de álcool, ele fez de 0-100km/h em 9,0 segundos em dois de três testes que eu fiz. O outro tempo ficou em 9,1 segundos.
ResponderExcluirTestamos um corsa hatch 1.4 econoflex também e eleficou com 0-100 em 11,9 segundos com álcool
Gol já ta com design cansado, tanto interno quanto externo! porra que painel é aquele??? pobre, pobre, pobre...
ResponderExcluirEita Blogzinho que lambe o ass da VW. Continuo aqui porque me divirto nos comentários.
ResponderExcluirEu achei bem bacana o gráfico da frenagem que de 60m até 63m tem uma certa distancia, daí o palio fica com 68 (ACHEI BEM DUVIDOSO OS NÚMEROS) tem uma distância horrível.
Chama um estagiário de 2º grau que faz uns gráficos mais bacanas, menos distorcidos puxando saco pra um motor que sequer foi colocado a prova ainda.
uma coisa que ninguém está lembrando é do velho fantasma do motor 16 V que deu muito problema (1.0 16v) Será que a wv aprendeu a fazer motor 16 v ???
ResponderExcluirJa era tempo hein hehehehe
ResponderExcluirVCS fanáticos por VW eu também tive um e posso falar....agradeçam ao HB20 por isso...se nao fosse ele coçar a bunda de muita montadora aqui no brasil a gente ainda estaria aqui andando de carroça ! Entao pensem bem antes de simplesmente vangloriar o Gol como se fosse o fodão like a boss, pq a VW adora isso...que comprem cegamente os carros dela. Ela nao é mais a mesma que fazia carros indestrutiveis...esse tempo ja foi.
Alias falando nisso até a FIAT passou a usar corrente no motor 1.6..o HB usa o Etios usa
ResponderExcluirmas a VW insiste na correiona dentada pra rancar mais grana de nós
Parabéns pela propaganda, a volks deve estar pagando bem!
ResponderExcluirAgora só falta a Fiat se mexer de novo! Melhorias nos EtorQ, novo 1.3 16v/1.4 16v, tirar o 1.0 e colocar o 0.9 TwinAir!
ResponderExcluirnao consigo entender, casa site tem um desempenho para cada carro. primeiro o gol msi faz 0a100 em 9.8 depois em 10...segundos....
ResponderExcluirafinal, nao entendo. o palio etorq marcava 9,7 ... hb20 9.3... ai neste site, o palio ta fazendo 0a100 em 11 segundos... estranho total.
Seria bom se a volks lançasse um gol com motor 1.6 16v turbo!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.