Posteriormente, em 1997, com o advento do Golf de 4 geração, tivemos a democratização do comportamento dinâmico premium , já que o Golf MK4 foi o primeiro carro destinado ao mercado de massa a ser construído com requisitos de qualidade, rigidez estrutural e comportamento dinâmico de modelos de categoria superior.
Entretanto, o Golf, por mais que seja um carro de massa na Europa e EUA, ainda existem modelos abaixo dele dentro da própria gama da Volkswagen, como é o caso do Polo e do Gol - carros que, apesar de bem construídos, não gozam do mesmo refinamento construtivo aplicado ao Golf.
Agora, porém , com o lançamento do Volkswagen up!, assiste-se a uma revolução similar à operada pelo Golf no mercado de hatchs médios, porém para o segmento efetivamente de acesso do mercado, o dos modelos mais baratos disponíveis.
O up! é um carro que cativa logo ao primeiro contato, pelo excelente acabamento interno, pelo silêncio, pela ótima posição de dirigir, pela sensação de solidez estrutural – para quem está acostumado com modelos da Volkswagen, o passeio e as sensações que o up! transmite são similares às observadas no Golf.
Não é difícil constatar que o up! é o modelo da gama Volkswagen, abaixo do Golf, que mais se aproximou do comportamento dinâmico do Golf. Nem o Polo (veja nossa avaliação do Polo 2014 aqui) é tão parecido com o Golf, em termos de passeio, quanto o up!.
O Volkswagen up! é um carro que você tem vontade de continuar andando com ele, mesmo sem ter para onde ir, pois ele oferece um prazer de dirigir similar ao observado no Golf. Eu arrisco dizer, que, se fosse possível dirigir de olhos fechados, o motorista facilmente confundi-lo-ia com um Golf.
Isso acontece por vários fatores. O comportamento da suspensão é muito parecido com o do Golf – aquele ajuste que está no ponto ideal entre maciez e firmeza: um pouco mais macio e seria molenga, e um pouco mais firme, seria duro e desconfortável.
A direção é outro ponto de convergência. Começa com o volante, com o mesmo tipo de pegada – excelente, por sinal – com a parte inferior reta, e continua com o mesmo nível de desmultiplicação e as mesmas respostas das observadas no Golf.
Os bancos têm o mesmo nível de maciez/firmeza e a posição de dirigir é basicamente a mesma. Até o puxador de porta com os acionadores dos vidros elétricos são bem parecidos com os do irmão mais velho e mais sofisticado.
Todos esses aspectos, somados ao baixo nível de ruído interno, e à sensação de solidez estrutural (que fica clara pela absoluta ausência de ruídos e grilos de qualquer espécie ao transitar por lombadas ou pisos de baixa qualidade - veja no vídeo abaixo), criam um ambiente bastante agradável na cabine do up!. Assim, o up! pode ser considerado um carro revolucionário, pois ele coloca o segmento de entrada em outro nível.
Segmento este que conta com modelos, como Fiat Uno / Chevrolet Celta e Fiesta Rocam, que cumprem sua utilidade como meio de transporte, mas são eloquentes em reafirmar sua condição de carros baratos.
O Uno (veja nossa avaliação do Uno Vivace 1.0 aqui), por exemplo, tem péssima posição de dirigir, acabamento com montagem e materiais de baixíssima qualidade, é barulhento e cheio de grilos mesmo quando novo, o câmbio tem engates imprecisos e a suspensão é dura, sem oferecer como contra partida boa estabilidade, pois o modelo pula muito. E pior: o Uno não oferece prazer ao dirigir – evidenciando sua natureza essencialmente utilitarista.
Celta e Fiesta Rocam são do mesmo tipo. O modelo da Chevrolet mostra até um cuidado maior no acabamento, mas ao passar em uma lombada o carro se contorce todo, evidenciando a baixa rigidez à torção da carroceria.
O Fiesta Rocam (veja nossa avaliação do Fiesta Rocam aqui), por sua vez, parece não contar com qualquer vestígio de isolamento acústico, pois o ruído de motor de enceradeira invade a cabine de uma forma tão desenvolta que impede, mesmo em baixas velocidades, o estabelecimento de uma conversa.
Sair de um Uno, Celta ou Fiesta Rocam e entrar em um up! é como pular de uma Tubaína direto para um Bordeaux francês: o up! está muito à frente desses em qualquer aspecto, mas sobretudo em qualidade percebida e transmitida ao motorista e aos passageiros, e no prazer de dirigir – abundante no up! e completamente inexistente nos demais.
Conclusão
Nunca existiu no mercado brasileiro um modelo de entrada com um nível de construção tão refinado, um padrão tão elevado de acabamento e que oferecesse prazer de dirigir em doses tão abundantes quanto o up!. Se o Volkswagen Golf GTI é considerado o carro que democratizou a performance, o Volkswagen up! é o que democratiza, de fato e de direito, o prazer de dirigir.
VWBLOG
ResponderExcluirQue bobagem, a VW tem de se mexer mesmo, porque o que faz as empresas sairem do lugar comum é a concorrencia bem estruturada e com produtos de ponta. temos excelentes carros pena que a preços exorbitantes, tanto os carros usados como os 0km
ExcluirPessoas, o up! está sendo elogiado em TODOS os sites. TODOS, sem exceção publicaram artigos e editoriais falando super bem do carrinho.
ResponderExcluirOs que não gostam da VW por algum motivo que escapa à racionalidade, por favor, conformem-se! O up! é um carro excepcional mesmo. Basta fazer o test-drive e constatar isso.
Eu fiz e constatei. É um carro legalzinho, mas não vale o preço de tabela. A dirigibilidade não se distingue em nada de um 1.0 comum. Se e quando derem descontos na tabela, talvez valha à pena. Hoje não vale. O Sandero 1.0 16V Expression é melhor que o Take-Up e o 1.6 8V é melhor que o Move-Up. O Punto 1.4 Attractive é melhor que o High-Up e qualquer carro é melhor do que a versão BRW (New Fiesta, 208, Logan 1.6 etc).
ExcluirLegalzinho é perto de ruim, e um baita popular. Lembre-se da concorrência, então legalzinho e pouco.
ExcluirSandero 1.0 só é melhor que o up! no espaço interno, na segurança, desempenho, consumo e acabamento o up! é MUITO melhor.
ExcluirRespeito a sua opinião, mas...
ExcluirAchar que o Up! não se "distingue em nada de um 1.0 comum" é, um pouco demais da conta.
Quem realmente entende de automóveis, dirige e nota a diferença na hora. E isso independentemente da categoria.
E pergunto: qual carro neste país realmente vale o que pedem?
Realmente Roberto, o up! é melhor que o Sandero também em dirigibilidade, graças a sua moderna plataforma e excelente rigidez torcional, ao contrário do Sandero, que utiliza plataforma antiquada, tem baixa rigidez torcional e é molenga. O que esperar de um Dacia, não é? Na Europa um Duster custa menos que um New Fiesta e o Sandero menos que um up!.
ExcluirÓtimo comentário, Roberto, o up! realmente se distingue dos demais 1.0 do mercado, pois está à frente em termos de segurança e dirigibilidade.
Resumindo: é apenas um carro sólido, sem ruídos, com suspensão que o autor considera adequada. E a segurança que é indiscutivelmente boa.
ResponderExcluirAgora, com a aceleração de 0 a 100 em 13,2s contra 8,6 do Golf, me faz ter dúvidas quanto ao "prazer" de dirigir ser semelhante ao Golf. O painel do carro é um descaso da VW.
O blog vem perdendo credibilidade com as postagens da VW, com este artigo fica evidente isso.
Nossa, que exagero...
ResponderExcluirExcelente carro, já comprei o meu up!.
ResponderExcluirQual é o seu modelo, cor, equipamentos e quanto pagou por ele?
ExcluirVamos esperar as promoções!!!
ExcluirEu tbm comprei o Move na cor preto ninja! Qto ao preço foi $ 3.000,00 mais caro se eu comprasse um..........clio!!!!!!!
ExcluirPreciso falar mais alguma coisa????
Se eu fosse cego eu compraria,mas como não sou ...
ResponderExcluirFord Ka 1.6 dá pau nesse VWzinho aí fácil. Nem precisa ser do novo, basta do antigo, Action ou XR, qualquer um deixa o up! no chinelo em prazer ao dirigir. Essa matéria deve ter rendido uns bons tostões furados pro bolso do dono do blog.
ResponderExcluirPrazer ao dirigir não é só desempenho, filhote. Um polo na Europa tem versão com o mesmo motor 1.0 do up!, mas isso não o deixa com menos prazer ao dirigir que um Uno 1.4. A solidez da construção, rigidez da carroceria, nível de ruídos internos e qualidade da suspensão entram muito nessa conta.
Excluiruma Ka sport 1.6 usado, pouco rodado 2013 abaixo de 30 mil
Excluiro Ka é super prazeroso ao dirigir, estabilidade impressionante
Vão me desculpar, mas eu sou um ex-dono de um Ka 2009 comprado zero km e posso sim, discordar em alguns pontos.
ExcluirEu adorava o carrinho, realmente a dirigibilidade dele era fora de série. Só não comprei outro como segundo carro porque ele saiu de linha neste ano. Direção ótima, câmbio muito bom, estabilidade realmente muito boa, mesmo com pneus aro 13.
Era, na minha opinião, o carro que mais dava prazer ao dirigir na categoria de entrada. Deixava Gol G4, Celta, Mille, Palio e Clio no chinelo. E isso porque era 1.0. O 1.6 provavelmente era excepcional.
O Ka era o melhor da categoria de entrada até eu dirigir o Up! Realmente, a dirigibilidade dele é fora de série mesmo, nunca vi nada parecido na concorrência atual. Para quem REALMENTE curte dirigir, é uma boa opção sim.
Carro não se faz tão somente de motor. É importante, mas não determina se o carro será globalmente bom ou ruim.
Só critica o Up! quem é fanboy de outra marca e/ou nunca sequer dirigiu o carro. Para os que apreciam um bom carro, seja de qual marca for, o Up! é digno de aplausos mesmo.
Man, no fundo, no fundo, você gosta dos chucrutes ... rsrs
ExcluirCalma! Fogo amigo! rsrs
Abraço.
Quem ainda não fez test drive deveria fazer, pois o carro realmente é excepcional, o meu chega em menos de 1 mês. Quando conheci e dirigi o carro não tive mais dúvidas, e olha que antes já tinha testado o New Fiesta de entrada. Aos preconceituosos recomendo que conheçam e dirijam, pois é um carro que surpreende e o desempenho é muito bom para um 1.0. Quem já dirigiu o Novo Palio 1.4 não sentirá diferença no desempenho.
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ResponderExcluircaro rasec!!
Excluircom certeza vc vai ouvir q up é mais carro q o new fiesta,pq pra fan boy da volks...todo o carro q tem o símbolo volks na frente,chega a ser triste...o cumulo chega ate o cara comparar o up com o novo golf( prazer em dirigir..), e é por isso q a maior do mundo volks cobra mais de 50k(gol rallye completo)num gol e ainda naum atualizou o motor do jetta 2.0(120cv pra um sedan médio?!!piada..)e demorou pra trazer o novo golf pra k sabe pq? te tem gente q paga esses valores q eles pedem msm naum valendo apena!!!
O que acontece é o seguinte: a Volks é uma marca que quando se fala em qualidade de carro, ela está no mesmo nível de Mercedes-Benz e BMW. A Volks, atualmente, só perde para a Audi em qualidade.
ExcluirEntão ela pode cobrar mais pois seus produtos. Na realidade, ela até DEVE cobrar mais pois são produtos notavelmente superiores, só igualados por BMW e Mercedes, e só superados pelos Audi.
Atenção: não falei que o VW tem o mesmo Status do BMW e Mercedes, mas que o VW tem a mesma qualidade. A única que está acima da VW no momento é Audi.
Então como a VW tem os melhores carros, ela que determina o preço.
A VW é a Apple dos carros. Faz carros melhores, vende mais e mais caro, e lucra mais, e, assim, investe mais, e faz carros melhores...ciclo ivirtuoso!
Com Onix tem sim, einh!
Excluircaro amigo carlos!!!
Excluirso vc pra me fazer rir...comparar volks com bmw,mercedes...falar q so a audi a supera(lembrando q a audi é a marca premium da volks...),para ne...falar q a volks ta certa em cobrar caro por seus carros,e por pessoas q pensam igual a vc q as automotivas cobram preços astronômicos nos seus veículos...falar q pagar 41k num up é melhor q pagar num new fiesta 1.5?!!!pq o único up q começa a ter alguma coisa q presta é o top,ja q o básico naum vem nem com marcador de rpm e nem marcador de combustível..e com velocímetro de Kombi...!!!
Rasec fake (00:51),
ExcluirSei que minhas afirmações causam um certo "desconforto" nos fanboys VW, como é o seu caso, mas o objetivo é esse mesmo, então, missão cumprida! rsrs
Melhora aí na falsificação porque eu nunca faço comentários de madrugada, sorry!
Luiz Gustavo,
O Up é só um carrinho que chegou ao mercado para substituir o Gol G4 e ser o carro de entrada da VW. Veja, lá na Europa, por exemplo, o Panda (nosso Uno melhorado) vende mais do que o Up, e isso prova que o esse carrinho não é nada disso que tentam sugerir, ou seja, comparar o Up a um bom vinho Bordeaux, além de ofender os franceses, só seria aceitável se o vinho estivesse estragado, e olhe lá ... rsrs
Rasec, no fundo, no fundo, você não gosta de chucrutes, hehehehehe.
ExcluirO Panda vende mais porque é mais barato do que o Up!. E também porque é um carro já muito tradicional por lá e a Fiat nesse caso tem tradição em fazer bons citadinos.
E sugiro que faça como eu e vá dirigir um Up! para tirar as suas conclusões. Eu mesmo não botava muita fé na dirigibilidade dele, mas pude comprovar na prática que o carrinho é muito bom e realmente, bota os concorrentes no bolso...
A versão completa eu não compraria. No máximo, a intermediária com AC e olhe lá...
Rasec, o comentário pode até ter sido fake, mas a comparação existiu, eu cheguei a ler essa comparação sua do up! e new fiesta, onde um era estrume de cavalo e outro era mel.
ExcluirMan,
ExcluirÉ claro que eu não gosto dos chucrutes, cê tá louco? Agora, se for as alemãs, em especial da Baviera, elas tem toda a minha admiração e consideração ... rsrs
Estou indo para a Itália em abril para fazer um tour pela Toscana medieval e aluguei um Panda, depois te conto sobre essa bagaça nas estradas italianas.
Só não farei jamais o sacrilégio de comparar o Panda com um Brunello di Montalcino, que, aliás, tomarei muitos, senão os italianos me matam.
Joaquim,
Escrevi isso em um comentário, mas essa frase não é minha, é do nosso colega Man, que já à usou em uma comparação entre um carro da VW e de outra marca que ele não gosta aqui no blog e também fez o maior sucesso. Aquela vez a VW foi pedra, dessa vez ela foi vidraça, então, no stress.
Os haters nem percebem, mas ao comparar o up! com o Fiesta e o Onix, acabam levantando a boa do Up! ainda mais.
ResponderExcluirFiesta de entrada custa 41.790 reais.
O Onix LT 1.0 com ar custa 38.290.
Um up! similar a fiesta de entrada e Onix 1,0 é o take-up com ar e direção, que sai por 34k, 4k a menos que o Onix!
E na boa, comparar o Onix LT 1.0 com o Up!, sinto muito, mas o Onix sai humilhado da comparação, já que o Onix é quase 200 Kg mais pesado, tem motor menos potente e aida bebe como um petroleiro.
O Fiesta é 8k mais caro que o up! com os mesmos itens....
Entretatno, tem uma coisa que precisa ser dita.
O up! take completo vale os 34k.
O Onix LT 1.0 não vale 38.2 k, já que não foi aferido quanto a segurança e nem ao consumo.
E o Fiesta também não vale os R$ 41.790 reais, já que o modelo brasileiro sofre com carroceria desalinhada e péssimo acabamento.
Dessa vez eu tenho que concordar com o Carlitos. O Onix realmente é uma marmota da GM com um motor velho e beberrão, e que SEQUER a GM teve coragem de patrocinar o crash test. Além de não patrocinar o crash test também não deixou o Inmetro medir o consumo.
ExcluirEntre um up! e um Onix ficaria com o primeiro, mesmo sendo um carrinho simples e pequeno.
De boa... Agora o Carlos tá certo.
ExcluirQuem não gosta, é porque nunca viu o carro e nunca dirigiu.
A concorrência é lixo puro se compararmos.
Não dá pra comparar Up com Fiesta de entrada. Além de ser de categorias diferentes, o Americano ainda conta com um motor 1.5.
ExcluirDá para comparar sim, amigo. Eu estava em dúvidas entre um e outro e acabei levando o up!. O Fiesta só tinha a vantagem do motor maior, pois até o acabamento do Fiesta deixava a desejar, com peças mal encaixadas e desalinhamentos. No espaço interno o up! também foi melhor. O meu up! ainda saiu com couro, sistema multimídia com GPS, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, repetidores de seta nos retrovisores e faróis de neblina, todos itens ausentes no New Fiesta de entrada.
ExcluirRealmente o Ka tem uma dirigibilidade excepcional!
ExcluirVendi meu sport 1.6 2012, para pegar o Up(q retiro da concessionária nesta 6a);
A diferença entre os 2 é gritante!!!
O acabamento do Up é um primor, a qualidade construtiva nem se fala, e o desempenho é excepcional!!!
O meu, da versão MOVE vem com vidros, travas e retrovisores elétricos, direção elétrica, som completo, computador de bordo, cor preto ninja!
Preço : $ 36.000,00 ; comparando, temos:
CLIO completo = $ 33.000,00;
ONIX 1.0 completo = $ 38.000,00(isto mesmo: $ 38.000,00!!!!!!!)
Todos pesquisados em várias concessionárias, antes da compra do Up.
Agora, um automóvel moderno, mecânica refinada, acabamento top, seguro, desenho de vanguarda, desempenho surpreendente, vale mais $ 3.000,00 q essa carroça do CLIO e é $ 2.000,00 MAIS BARATO que essa droga de ONIX????
Será que está TÃO caro assim????
Não preciso dizer mais nada.......
VW e a vergonha do Brasil so explora os brasileiros , nao e toa que ta caindo ... da pra notar como ela trata os brasileiros comecando pelo motor do jetta, por nao ter mandado os golfs 5 e 6 , e agora com um carro desse que e uma vergonha , dizem que quem compra o up ganha junto um nariz de palhaco e uma burca p se esconder da vergonha ... TOMA BRASIL
ResponderExcluirNa boa, não concordo.
ExcluirO carro é simples e está caro, mas todos estão caros. O mercado brasileiro é assim.
Mas ele tirou 5 estrelas no latin ncap, um dos carros mais seguros produzidos no Brasil.
Entre segurança e vaidade, sou mais a segurança, de longe.
Palhaço é quem compra algum outro modelo mais "bonitinho" que tirou 1 ou 2 estrelas lá achando que airbag é tudo igual.
Vergonha é comprar carro 1 estrela e colocar a família dentro.
ExcluirDe boa também não concordo, tudo é caro no Brasil não só o Up!
Excluirincrível que um up completo sai por 41 , a msm faixa de preco do onix e do 208 e do lindo new fiesta , ai eu te pergunto o que leva uma pessoa a comprar um UP????????????
ResponderExcluirE só existe a versão topo de linha? Um Onix 1.0 LT sem ar e sem som custa 35mil, um take up! com ar, direção, vidros, travas e som sai por 34,6mil. E tem um motor muito melhor que o Onix, desempenho, consumo e segurança bem superiores.
ExcluirO seu argumento só diz que o up! topo de linha com todos os opcionais não é um bom custo benefício, mas isso serve para qualquer carro. A versão topo de linha completa de um veículo sempre não apresenta um bom custo benefício. O que dizer da versão topo de linha do Fiesta, que custa 60mil.
Anônimo (01:20),
ExcluirConcordo, para pagar R$41K em um Up top de linha é preciso mesmo muita coragem ou ser fã incondicional da marca VW, já que existem inúmeras opções melhores no mercado, de todas as marcas.
1) New Fiesta 1.5 S - R$40,7K;
2) HB20 1.6 Comfort Plus com áudio - R$42,5K;
3) Etios XS 1.5 - R$38,5k;
4) Onix LT 1.4 - R$39,5K;
5) March 1.6 SV - R$39K;
6) 208 Active 1.5 - R$39K;
7) C3 Origine 1.5 - R$40K;
8) Sandero Expression 1.6 - R$39K;
9) Punto Essence 1.6 - R$41,4K;
10) Palio Sporting 1.6 - R$38,5K.
Além do Up, outro caso de preços abusivos no mercado com certeza é o do Onix LT 1.0 (ar, direção, alarme, vidros e travas) SEM AR, que hoje tem preço sugerido de tabela de R$35K, UM VERDADEIRO ABSURDO!
O Onix LT 1.0 completo, INCLUSIVE AR, do jeito que é hoje, é carro para ser vendido, no máximo, por R$33K, nem um centavo a mais, idem para o LT 1.4, por R$37K.
Rasec, só uma correção... o c3 origine custa 38k.
ExcluirPutz, então piorou ainda mais para o Up.
ExcluirGrato pela ajuda.
Também acho um absurdo os preços do onix, custo benefício muito baixo. Estou em uma grande dúvida para comprar meu primeiro carro, já que não posso esperar o ka, estou entre o hb20 e o up, ó dúvida.....rs
ExcluirInfelizmente o Rasec continua comparando preços de tabela do up! com preços praticados de outros veículos. A comparação simplesmente não é válida, ou se compara tabela com tabela ou preço praticado com preço praticado. A versão topo de linha do up! já recebe até descontos.
ExcluirEntão não é razoável fazer comparações assim.
Eu comprei o High-up mais completo de todos, exceto Native, e com Maps and More, na cor Prata e paguei R$ 39 mil reais, e destes 7 mil dividiu no cartão de crédito em 10 vezes sem juros.
ExcluirOutro amigo meu acabou de pegar um High-up preto totalmente completo, inclusive Native, e pagou R$ 39 mil reais, e também com 20% dividido no cartão de crédito sem juros.
Eu usei o preço da versão top, a White Up, de R$41K, mas se quiserem usar a High Up de R$39K, já com descontos, para comparar com a tabela lá de cima, sem problemas.
ExcluirA prática de descontos nos preços de tabela do High Up, em pleno lançamento do carro, é bom para o consumidor e acaba confirmando o que tenho afirmado por aqui, ou seja, o carro está mesmo com preços acima do que o mercado aceita pagar.
Olha, pagar R$ 33K em um Onix LT 1.4 é um absurdo. Muito melhor outros carros melhores pelos seguintes preços:
Excluir1) VW up! Take up! - 1.0 + ar - R$18,7K;
2) VW up! Move up! - 1.0 + acesso completo + Maps and More - R$21,5K;
3) VW White up! + Maps and More - R$ 19.5k;
4) VW up! Black up! + Native - R$ 19.9k;
5) VW Gol Trend 2013/2014 + ar-condicionado - R$ 15.7k
6) VW Jetta 2.0 Comfortline + Pacote Premium + Kessy - R$ 35k
7) VW Tiguan 2.0 TSI Comfortline + Teto - R$ 39.9k
8) Porsche 911 2014 - R$ 59,9k
Basta pesquisar que vão achar!
Putz, esse coitado que quer me copiar nem escrever direito consegue mais.
ExcluirNão é Risec, é Rasec!
Esse é atrapalhado ... rsrs
Eu ri muito com essa do "Risec", é bem por aí mesmo.
ExcluirTodos falando em up! completo blá bla bla... porra todo carro "completíssimo" e sempre uma péssima compra. Sendo assim, fiesta de 55 mil também e absurdo, gol de 50 palio de 45 golf de 120 babaquisse isso.
ExcluirAgora, pelo menos o carro e moderno
Sair de um Uno, Celta ou Fiesta Rocam e entrar em um up! é como pular de uma Tubaína direto para um Bordeaux francês!!!Olha que texto mais descarado,como se o UP,com suas latas expostas e sem difusores de ar,fosse um Mini Cooper.Aliás,por falar em tubaina,não tem uma marca de carros que pode ser comparado as "tuba" que a linha nacional da VW,todos ruins,fracos e longe de ser uma Coca -Cola!!!!!!!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkk....essa ai foi boa!!!...esse seu comentário serve pro carlos e os fan boys da volks ler!!!!kkkk
ExcluirSó faltou completar que o vinho Bordeaux da matéria provavelmente estava estragado, senão seria uma verdadeira ofensa aos franceses ... rsrs
ExcluirSe for para fazermos uma analogia de carros com bebidas, mantendo a Tubaina para o Uno, Celta e Fiesta Rocam, o Up poderia ser comparado, no máximo, em um Faroni Lopes nacional.
ExcluirBordeaux, sem chance! Quem gosta e aprecia um bom vinho sabe que bebidas refinadas desse tipo estariam ligadas à carros de um nível muito melhor, por exemplo,
um Mercedes SLK, até para poder apreciar melhor a beleza dos vinhedos da França.
Carros como celta e bla bla são eloquentes em serem populares. Quem diga um up que faz questão de mostrar lata na porta e dizer que é artigo de luxo. Que possui bancos sem encosto de cabeça coisa abolida há muitos anos. Um post totalmente filosófico para tentar alavancar as vendas. Investimento em marketing é barato pois se gasta uma vez só. Fazendo o povo aceitar essa de pagar uma fortuna por esse sub compacto, estará pronto a receita do bolo com alta dose de lucratividade pras montadoras e povo trouxa aceitando mais uma vez uma carroça em sua garagem.
ResponderExcluirPutz.... brasileiro merece ter carroça pra andar mesmo... VW ta investindo pesado em marketing..e está convencendo.. Ser um pouco melhor que uno, celta, fiesta rocam não é mérito algum, é obrigação de qualquer projeto novo... Car Blog, pera aí né??? comparar com o golf???????? com certeza foi a maior bizarrice que voce ja escreveu na sua vida...
ResponderExcluirum pouco melhor amigo, vá ver o carro na agência e troque o alcool por vinagre
ExcluirToda unanimidade é burra. Na boa, TODOS os sites falando bem é para no mínimo ficar com um pé atrás.
ResponderExcluirComparar Up e Golf foi chamar os leitores deste blog de burros.
"Volkswagen up! - a democratização do prazer ao dirigir" É FORRRRRRRRRRRRRRRRRRRÇAR DEMAIS A BARRA HEIN CARBLOG. kkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirPrazer de dirigir pode ser satisfatório em qualquer carro desse segmento, inclusive no mais barato atualmente sendo vendido, o Palio. Agora, na hora de olhar para o velocímetro, hummmm, desgosto total nesse Up!
ResponderExcluirOlá, não ia escrever, contudo, quando comprei meu carro foi através dos comentários que percebi outras questões.
ResponderExcluirEntão, tive um FOX 1.6 Plus....troquei por um HB20 ....
Acompanhava o UP pelos sites....quando estava na ccs fui ver:
tenho 1.81 e 86 quilos....
O caro é muito pequeno...muito....mesmo...fiquei assustado com o tamanho...tenho a sensação se bater que já era....pode ter 1.000 estrelas, o fato é a impressão que causou...muito pequeno.
O ar condicionado é excelente...fiz teste drive na marginal - um trecho - perfeito mesmo, não parece vw e é superior ao HB.
O espaço traseiro não existe com o meu tamanho, qualquer adulto de 1.65 em diante não senta atrás do motorista (o Fox é maior, bem maior, o HB também em relação ao UP)
A posição de dirigir não é boa, isso é fato...o painel ficou tão alto que o volante idem...então tive de regular o banco, encosto, altura, volante e, mesmo assim, meus braços ficaram em uma posição que certamente cansaria em um transito pesado ou estrada...além que o cambio é baixo - a manopla - deixando na mão - mas o FOX é mais alto o que parece mais ergonomico...aí entendi porque tem a velocidade tambem digital...para achar uma posição conformtavel para os braços o volante encobre o painel ai sobra o digital
O acabamento é muito simples - parece um fusca 69 ou uma kombi por dentro.... para quem não lembra ou não conhece veja na propria vw a kombi e me diga se a disposição do painel não é parecida....
Essa de nao ter vidro eletrico traseiro nem como opcional é um absurdo.....
E aquele porta malas com fundo falso - alo, so a vw acha que em posto, estacionamento...ninguem sabera disso...acorda...bandido de mal informado não tem nada....alem que o peso sobre aquela prateleira não chega a 80 quilos...então nada de compra de mes com cerveja e leite, porque aquilo esta em um trilho de plastico....
Enfim...a versão que vi foi a MOVE UP de 37.500, to fora...muito caro...acho que vale sim no máximo 33.000....o pior não foi isso...na propria vw o vendedor me ofereceu um FOX com motor do UP completo +som no volante por 36.000 ou um Gol completo com som no volante por 35.000.....
Moral da história - eu acho que se o KA vier completo por 35.000 já vale....afinal o tamanho é de carro...o UP parece concorrente do fiat 500...imagino o de 2 portas..será igual...
POSITIVO - motor, cambio
NEGATIVO - posição de dirigir, tamanho do carro externamente e preço.
Compraria? Sim, até 33.000 o MOVE UP completo.
Opções - esperar o Ford KA ou juntar um pouco mais e comprar o HB20. (apesar que com 37.500 já sai um HB20...mas, não é lançamento)
Espero que ajude alguem com essas informações..
Ótima análise cara, obrigado por contribuir. Certamente vai me servir, estou para comprar meu primeiro carro e estou entre up e hb20, não tenho como esperar o ka.
ExcluirConcordo com a análise imparcial e objetiva do colega Anônimo (09:49).
ExcluirQuem acompanha meus comentários aqui no blog sabe que tenho afirmado que o Take Up, completo, é carro para custar, no máximo, R$30K, idem para o Move Up, também completo, por R$33K.
É isso que valem, nem um centavo a mais, e acho que os preços do Up irão cair com a chegada do Novo Ka e do March nacional.
A GM cobra o mesmo preço do up! no celta advantage bateu morreu...
ExcluirE o povo sonha que o Ka vem barato,,,kkkk
Dá uma olhadinha nos preços do new fiesta ..o mais caro da categoria..
vai sonhando sim com ka barato..lkkl
Celta e Take Up pelo mesmo preço? Onde?
ExcluirO Celta completo (ar, direção, vidros e travas), 14/14, custa hoje R$28,5K na CSS Itacolomy Consolação, e o Take Up com a mesma configuração custa R$33,5K.
Tem cada viajada por aqui ... rsrs
Então avisa lá a GM que o site tá errado. Eles fornecem o preço R$ 33.390 para o Celta.
ExcluirEsse rasec deve ser vendedor da concessionária Itacolomy...e como não deve ter ninguém para ele vender o Celta dele, ele fica aqui no blog...
Morreu com R$33,5K no Up, não esperou os descontos no carro, e agora se arrependeu?
ExcluirSorry, é como diz o ditado: "apressado come cru". rsrs
O pior é que olhando apenas o up!, a versão que vale mais a pena é a top de linha. as outras ficam muito caras e com acabamento horrível. a versão de entrada é horrível! A completinha o carro até fica bonitinho, o volante dele é bacana. O que vai ter de fusca/gol com volante de up! daqui a pouco não vai ser mole..
ExcluirDaí olhei no lado um Fox Bluemotion. Podem falar o que quiserem, mas o acabamento é superior, painel de verdade, ESPAÇO INTERNO DE VERDADE (exceto a mala) e mais jeito de carro. Não dá vontade de pagar 39 no up!.
O Gol, coitado, nem tinha pra exposição na cc, só nos seminovos.
Muitos colegas de blog tem mesmo afirmado que não gostaram da versão Take, mas o Up chegou ao mercado para substituir o G4 e ser o carro de entrada da VW, ou seja, deveria ser um carro barato.
ExcluirHoje tenho a plena convicção de que o preço interessante para o Take Up, COMPLETO, não pode passar de R$30K.
Então o Onix 1.0 LT não deveria passar de 30k também, já que é inferior ao up! em vários aspectos, tais como: desempenho, consumo, motorização, qualidade de construção e segurança.
ExcluirEntrando nos dois ainda é possível ver como o Onix não consegue aproveitar bem o espaço interno, pois ambos são apertados de maneira muito semelhante, com a diferença do Onix ter um teto mais baixo internamente.
Esse carrinho é show! Como nenhum carro vendido no Brasil vale seu preço, mas sem dúvidas ele é o melhor da categoria. Só diz ao contrário nem nunca dirigiu ou nem se quer entrou porque o acabamento é o melhor, o câmbio curtinho é muito preciso (padrão vw) dirigibilidade excelente e essa direção elétrica é top. Realmente quem critica é porque tem implicância com a vw, até pela beleza do carro que pode ser discutível como de qualquer outro carro por se tratar de gosto pessoal de cada um, mas o celta não é um carro bonito e muito menos o uno. Na faixa de 38 mil eu partiria por um usado de mais qualidade mas quem está afim de um carro zero, sem dúvidas o up! Tem que ser visto.
ResponderExcluirVWBLOG, Obrigado por essa reportagem esclarecedora!
ResponderExcluirAo invés de juntar 70 mil pilas pra levar um Golf, gasto 40 e vou sair com o mesmo carro da cc! De olhos vendados! SHOW SHOW SHOW!
O acabamento realmente é bom, mas não igual ao Golf, nem fudendo. A ressalva pro carrinho fica por conta é daquele banco traseiro que é desconfortável pra cacete, o assento curto demais pra gente com mais estatura.
Fiz tb o testdrive do Up, gostei muito em dirigir-lo é realmente muito bom. Não comprei pois não tinha vidro elétrico nos vidros de trás, vidros one touch, alarme não fecha os vidros da frente e a mini central multimidia não roda videos. Acho que vou esperar o Novo Ka, espero que saia logo.
ResponderExcluirPrazer em dirigir, que piada é essa meu blog na chamada????
ResponderExcluirTá de sacanagem em dizer isso hein. Se ter prazer em dirigir um popular no Brasil, qual vai ser a chamada para o prazer que vai dar ao dirigir um carro linha Premium?
Acho que ninguém aqui entendeu o que o blog quis dizer.
ExcluirPovo pensa que "prazer ao dirigir" só tá relacionado com potência, espaço e categoria elevada.
A dirigibilidade do Up! é perfeita, o câmbio é excelente nos engates, a direção é rápida nas respostas e a suspensão tem ajuste muito bom, nem dura e nem macia demais.
Em outras palavras, é um carro voltado para quem realmente gosta de dirigir, com "feeling" muito bom.
Um carro já fora de linha e que também dava um ótimo "feeling" na direção era o Ka. Arisco, suspensão firme, direção precisa, câmbio com bons engates... Não tem nada a ver com a categoria ou potência do motor.
Nada filtrado e anestesiado em excesso como é o Clio ou mole demais em suspensão como o Celta.
E há sim, carros de categorias superiores que não dão o menor prazer em serem conduzidos. Nem vou citar por aqui para os fanboys não ficarem revoltadinhos... Mas dirigi um sedan médio num test-drive semana passada e achei uma merda total. Detalhe que é um dos mais vendidos na categoria... Motor absolutamente sem torque em baixas rotações e barulhento. Fora o câmbio automático, lento e indeciso nas trocas...
É pra gostar de um carro que custa R$ 72K que se comporta desse jeito? Categoria superior então significa diretamente "prazer ao dirigir"?
Não. Eu não gosto e garanto que ninguém gostaria também...
Disse tudo amigo!
ExcluirMan, acho que o conceito de "prazer ao dirigir" é bastante vago e cada pessoa pode ter uma percepção diferente sobre esse mesmo assunto.
ExcluirPor exemplo, um moderno Take Up pelado custa hoje R$29K. Pelo mesmo preço é possível se comprar um Celtassauro completo (com ar, direção, vidros e travas).
Imagine agora um consumidor que não pode ou não quer gastar mais de R$30K em um carro e precisa dirigir todo santo dia no trânsito caótico de São Paulo ou do Rio de Janeiro, sob um calor de 40 graus.
Pelo mesmo preço (R$29K) e usando o carro no trânsito urbano durante o nosso verão, qual motorista será que sentirá maior "prazer ao dirigir", o do moderno Up pelado (SEM AR, NEM DIREÇÃO, MUITO MENOS VIDROS E TRAVAS) ou o do Celtassauro completo?
"Prazer ao dirigir", questão de ponto de vista, gosto e bolso!
Você está comparando um up! sem equipamentos com um Celta completo e ainda falando sobre custo benefício. Essas são 3 coisas completamente diferentes. Se o comprador só tem 29mil, então não deve comprar o up!, deve apostar no belo Celta e nas suas 0 estrelas na segurança para adultos.
ExcluirInfelizmente um produto melhor sempre custa mais. O Celta é uma velharia de volante torto, sem isolamento acústico, com péssima dirigibilidade e rigidez torcional e consumo ruim. O Celta é tão ruim em prazer ao dirigir que para o motorista ir de uma esquina para outra precisa passar 3 marchas, pois a GM, afim de extrair algum desempenho de seu motor arcaico, colocou uma relação de marchas ridícula, que contribui também para piorar o consumo e aumentar o ruído interno.
Comparar Celta com up! é como comparar estrume de cavalo com mel, e nada mais normal que uma colher de mel custar mais do que uma de estrume de cavalo.
O G4 custava menos porque também era estrume de cavalo.
O Celta, se o Brasil fosse sério, deveria ser proibido de ser vendido, doado ou dado. Não deveriam permitir colocar esse carro no mercado nem se a GM quisesse doá-lo de graça, já que ele um instrumento de extermínio social.
ExcluirImaginem as famílias que estão sendo destruídas por pessoas que morrem nessa cadeira elétrica sem segurança alguma.
Quantas crianças estão ficando sequeladas pois o Brasil permite que uma aberração dessa, que a GM sequer tem coragem de submetê-lo ao teste de impacto?
Como diria o Boris Casoy: O CELTA É UMA VERGONHA!!!
Então vai de Up "colher de mel", SEM AR, no trânsito de São Paulo, em pleno verão, sem direção elétrica e de vidros manuais abertos e suando igual a um pangaré ... rsrs
ExcluirEnquanto isso, o dono do Celtassauro "estrume de cavalo", COM AR, no mesmo trânsito, vai de vidros fechados, ar gelado, no maior "catiguria", detalhe, PELO MESMO PREÇO ... rsrs
Quem tiver só 29mil, nem um centavo a mais, não deve nem olhar para o up!, deve ficar com os carros de baixa qualidade como o Celta por exemplo. Quem tem dinheiro para comprar apenas estrume, come estrume, quem tem dinheiro para comprar o mel, come mel, entendeu?
ExcluirO que não dá para esperar é que uma colher de mel custe o mesmo que uma de estrume de cavalo.
Coitado do nosso colega Man, que queria comprar um Up 2 portas, sem ar, agora ele nem pode mais olhar o carro ... rsrs
ExcluirHoje os fanboys VW estão bem rebeldes por aqui... rsrs
Quem quiser uma colher de mel tem que pagar o preço do mel e quem quiser estrume de cavalo, precisa pagar o preço do estrume, o fato é que o prazer ao dirigir do Celta é nulo, por diversos motivos: O isolamento acústico inexistente, o volante torto para a esquerda, o escalonamento ridículo de marchas, o acabamento ridículo e o pior, quem terá prazer ao dirigir sabendo que pode morrer em qualquer pequeno acidente que aconteça, já que está em um veículo "bateu morreu".
ExcluirEnfim, quem quiser comprar um up! sem ar e direção fique a vontade, cada um com suas necessidades e preferências, para o consumidor médio, que precisa de ar e direção, se não tiver dinheiro para pagar pelo mel, o jeito é levar uma colher de estrume(Celta) e aproveitar o péssimo produto que levou para casa, além disso, precisará rezar para não bater nunca.
Agora melhorou, o rebelde se acalmou e já deu até permissão para o nosso colega Man, felizmente, poder voltar a olhar e até a comprar o Up sem ar, que ele tanto queria.
ExcluirTem cada figura por aqui ... rsrs
Esse cara aí que ama vw é só por Deus mesmo , vem falar de proibir de vender carros , e como que é a ironia :cadeira elétrica , matando familias, amigão acorda p vida , isso é briga de marca, comércio;;; então aceite o que os outros falam , e leve como ideias para melhorar essas porcarias que vw faz, e vou citar o exemplo dessa nojeira de up dali, up daqui ,estrelinhas quero a hora que baterem esse up se ele vai salvar mesmo ..kkkkkk....e tmbm pelo o q vc comenta a vw deu o nome errado para esse carro ;;;, deveria ser up carro forte ....igual o caverão , ou up transporte de valores ...de tão seguro que vc fala que é...carro paia...
ExcluirNinguém proibiu nada, apenas disse que se o comprador quer um carro com ar e direção e só tem 29mil não DEVERIA/DEVE olhar um up!, pois o preço está bastante abaixo. Se você chegar em uma concessionária com 60mil reais querendo comprar um Golf VII, por exemplo, o vendedor dirá: "Vamos olhar a Saveiro Cross". E o up! 2 portas sequer foi lançado ainda, então essa hipótese é ainda mais furada, Rasecão!!
ExcluirNinguém proibiu nada, trata-se apenas de uma manipulação feita pelo Rasec, tentando tornar um comentário comum em tendencioso. Não adianta fantasiar as coisas, Rasec.
Sobre o anônimo, se doeu tanto que deve andar de Uno/Celta 0 estrelas, sim, o Latin informou que Uno e Celta são 0 estrelas pela atual metodologia foram rebaixados, pois os danos à cabeça do motorista foram mortais. A estrutura também se mostrou totalmente instável, o que indica que mesmo com airbags a nota não subiria, pois não tem estrutura para dar suporte aos airbags.
De boa... Jamais gostei do Celta. Nem quando era novidade e muito menos agora.
ExcluirRasec, eu nao queria comprar um Take Up! Basico... Eu VOU comprar um. Ja deixei uma reserva na concessionaria. Saindo o duas portas, o primeiro vai vir pra mim...
Honestamente, para quem realmente gosta de dirigir e quer um carro barato e bem acertado dinamicamente, nao vai exigir que tenha nada alem do necessario.
Minha cidade nao tem congestionamentos, entao nao me preocupo em ter acessorios no carro. Dirigir por aqui sequer lembra o transito de SP.
Quero um carro divertido para guiar, com bom desempenho, economico e, melhor ainda, razoavelmente barato.
Conforto? Deixo isso pro carro principal de casa... O Up! sera para me dar diversao ao volante.
Esclarecendo melhor aos comentarios , não ando em nenhum desses carros .., mas sim deixar a minha opinião que os comentarios deveriam servir de melhorias e não criticas e defamaçoes com relaçao as marcas , mas vejo que sempre tem alguns que não sabem aproveitar isso .....como ex.idolatrando a vw....valeu abrax.
Excluiro fiesta rocam é gostoso de dirigir!
ResponderExcluirSistema Multimídia do UP sofre com travamentos
ResponderExcluirsaiu na reportagem do Carpress
http://carpress.uol.com.br/noticias/item48522.shl
e os problemas começam a aparecer... rs
Vai começar os posts dos haters de plantão... Como se todas as outras montadoras fossem santas.
ExcluirPior é um carro da concorrência. Produzido desde 1999 e ainda com problemas de caixa de direção (aliás, foi alvo de recall recentemente).
Acho engraçado como a grande maioria nesse país quer ser dona da razão e empurrar goela abaixo suas opiniões e gostos a todos! Santa ignorância, pelo amor de Deus... Como dizem os franceses: viva a diferença! Carro no Brasil é tudo caro, muito caro. E, honestamente, aleluia por isso!!! Não temos ruas, estradas, estacionamentos, nada preparado nem para o volume atual de veículos rodando, imagina se custassem 20 ou 30% a menos??????????? Hoje boa parte dos porteiros e diaristas das cidades grandes já vão trabalhar de carro. Se o valor abaixasse, seria o caos total no país. Acho que, infelizmente, bem ou mal, nem tudo é para todos. Ou só existiriam ferraris nas ruas, apartamentos de cobertura de frente para o mar, etc. Tenho um Golf 7, recém-adquirido. Paguei o quanto custou, com algum desconto sim sobre a tabela, e dane-se! O dinheiro é meu, gasto onde e como quiser. Não me guio nem me impressiono pelas opiniões alheias. E, quer saber? Não comprem GOLF!!! Isso mesmo. Quanto menos na rua, mais o meu será valorizado. Ou vocês preferem serem os super racionais compradores de carro, rodando em seu mille branco por aí e sendo confundidos com todos os carros de empresa frotista que existem? Coisa de burro querer que todo mundo tenha sua opinião, se vista como você, dirija o mesmo carro que você, more no mesmo bairro da mesma cidade que você! Minha sábia avó já dizia: o que seria do verde se todos gostassem do amarelo? Graças a Deus pelos carros diferentes, pelos preços altos que ainda me permitem dirigir pelas cidades (sabe-se lá até quando...), pelos salários diferentes, pelas vidas diferentes. Tá falado.
ResponderExcluirO artigo do Blog traduz fielmente a impressão que tive ao dirigir um move up! com todos opcionais, o carro remete imediatamente ao Golf 7. O VW up! está sempre na mão, exatamente como o TSI. Não há ruídos internos, apenas no fundo o ronco grave do excelente motor 3 cilindros e 12 válvulas, o cambio com engates precisos e diretos, responde muito bem ao acelerador e a direção elétrica é simplesmente perfeita, direta e ágil. Quem dirige Golf 7 e assume a direção do up! imediatamente (como eu) começa a rir sozinho - eu não acredito (comentei) que esse pequeno carro tem pegada semelhante ao TSI. A VWB está de parabéns pelo carro que acaba de lançar (desta vez fabricado no Brasil) e que não deve a nenhum importado no quesito dirgibildade, qualidade de montagem e materiais e tecnologia, respeitando cada segmento. Não vejo a hora de receber o White up! e poder confirmar as minhas primeiras (boas) impressões.
ResponderExcluirEsse carro é um Meriva bem piorado...
ResponderExcluirNão insulte a Meriva com essa comparação. Com o dinheiro de um up completo dá pra pegar uma Meriva 2012 completassa com banco de couro, câmbio automatizado e tudo mais e ainda sobre grana...
ExcluirSou mais um sedan automatico semi-novo.
ResponderExcluirEsqueci-me de comentar a frase do artigo - "o up! é a democratização do prazer de dirigir". Exatamente, as famílias com menor orçamento vão poder desfrutar do prazer em andar e dirigir um bom automóvel e vou mais além, a famílias ou solteiros menos abastados vão poder dirigir um carro seguro, 5 estrelas no Latin NCap, finalmente essas pessoas não vai mais precisar por questão de grana se sujeitarem a comprar essa latas inseguras, nominadas acima nos comentários de alguns poucos felizmente, que pensam que entendem de automóveis. E ousaria completar a frase do blogeiro, - o VW up! é a popularização do automóvel seguro 5 estrelas - que até sexta-feira passada ficava restrito aos mais abastados e como se maioria tivesse que estar condenada à carros latas (novas, 0km) totalmente inseguras. Prefiro não citar modelos, é só pesquisar no site do Latin NCAP quem não viu ainda; poderá encontrar lá os modelos com zero, uma, duas e até três estrelas (que eu não compro mais). Parabéns para quem escolheu um up! como seu futuro carro, aliás, a sua família agradece.
ResponderExcluirSerá que esse vendedor da VW (que acha que entende de carros) acredita nas muitas besteiras que ele escreve?
ExcluirGrande up! , não deixará o legado da economia com lata exposta nas portas acabar junto com o Mille!
ResponderExcluirParabéns à volks!
Vocês ainda acham o fox bluemotion uma boa opção? Estou entre up e hb20, e me veio a mente a opção do fox que pessoalmente acho muito mais bonito e espaçoso que o up e acho que sairia mais barato que o hb20.
ResponderExcluirSe você faz questão de carro zero é uma das melhores opções entre os populares. Esse motor 1.0 3 cilindros é econômico e silencioso, e o Fox é bem mais bonito que um Up. Pra comprar um Fox tem que pedir desconto, porque a VW logo logo vai atualizar o carro... Dá pra pegar ele completão por bom preço...
ExcluirSou mais meu C4 VTR que tem 5 estrelas no Euro N Cap, muito mais seguro que o Up caixa de fósforo. 6 air bags, ABS, EBD, ESC, ASR, barras de proteção lateral etc. Quer potência? Motor 2.0 de 150 cv. Quer conforto? Ar dual zone, bancos em couro elétricos com aquecimento, ótimo espaço, silêncio impera na cabine... Chupem, fanboys da Volks! Chupem mais ainda compradores de Onix e Prisma a 50 mil reais hauhauahuahuah
ResponderExcluirCitroen... Tá de piada, né?
ExcluirQuanto vale seu carro agora? Uns 15 mil?
Me fala quando conseguir vender essa bomba francesa.
Caramba que comparação mais BuRR, não se pode comparar carros médios com carros compactos. Vai dormir na cama que é lugar quente. Outra coisa, quero ver vender esse C4.....xups hahahahahaha
Excluir"Nunca existiu no mercado brasileiro um modelo de entrada com um nível de construção tão refinado, um padrão tão elevado de acabamento e que oferecesse prazer de dirigir em doses tão abundantes quanto o up!." Ainda acho que o melhor e mais revolucionário compacto que tivemos, foi o Corsa Wind 94. Pra época dele, foi uma revolução muito maior do que o up! hoje . . .
ResponderExcluirVelho, tu disse TUDO!
ExcluirDepois do Corsa que vieram Gol G2, Palio, Fiesta etcetcetc.
Corsa foi histórico mesmo. O motor era uma fraqueza só, mas é um baita carrinho e ainda hj é bem valorizado nos usados.
A VW tem de se mexer mesmo, porque o que faz as empresas sairem do lugar comum é a concorrencia bem estruturada e com produtos de ponta. temos excelentes carros pena que a preços exorbitantes, tanto os carros usados como os 0km
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