O Volkswagen up! obteve a melhor classificação no programa PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado (veja os resultados comparados aqui).

Volkswwagen up! - Red-up! - vermelho

O carro obteve classificação “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.



De acordo com essas normas, o up! é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.


“O up! será uma nova referência em eficiência energética no mercado brasileiro. Para isso, equipamos o modelo com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil”, afirma o Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.

Motor do Ano 2014

Lançado ano passado no Fox BlueMotion, o motor 1.0l de três cilindros que equipa o up! oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.


Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.


O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Essa ampla faixa de distribuição do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade, além de tornar o up! um veículo extremamente econômico.

Padrão de economia e sustentabilidade

Além do up!, os modelos Gol, Voyage, Fox, Polo e Saveiro também receberam nota “A” pelo PBE 2014, por apresentarem excelentes números de consumo de combustível. O Fox BlueMotion, também equipado com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros do up!, apresenta consumo energético de apenas 1,60 MJ/km.


O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Então vamos esperar o novo Ka e vamos vê qual será o mais vendido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kagado ou Fuck Up, que disputa mais divertida zzzzzzzzzz

      Excluir
    2. Claro que foi o melhor, é o único popular que tem estas três características.

      Excluir
    3. Que promessa o Ka faz pra ser vendido, aquela inhaca nunca ficou nem entre os 4 mais vendidos kkk

      Excluir
    4. Pessoal eu não sou senhum fãboy da Ford é que eu queria que o carlos visse o quanto ele é chato kkkkk como já havia falado estou até na duvida em qual carro comprar um fusion ou o novo A3(grupo VW) kkkk não perturbarei mais.

      Excluir
    5. Vender mais não é a questão meu querido...estou mais interessado em modernidade de projeto e segurança do que apenas um carro bonitinho...VC deve ser daqueles caras que compram carro pro vizinho olhar...lamentavel

      Excluir
    6. Cara me desculpe é que eu estava sem criatividade no momento, já que gosta disso converse com o Carlos.

      Excluir
  2. É sacanagem isso em kkkk
    É 1.0 e gasta tanto?
    Meu Corolla GLI 1.8 AT 2013 faz mais de 14Km/l de Álcool na estrada cara, e olha a diferença pro tamanho do motor e do carro né
    E vem dizer que é super econômico? Tão de sacanagem em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áh, e esqueci de falar que eu nunca desligo o ar condicionado dele

      Excluir
    2. Precisa comparar com os testes de uma mesma fonte, utilizando a mesma metodologia, meu queridinho. Seu Corolla conseguiu 10km/l com gasolina na cidade, enquanto o Up! conseguiu 13,2km/l na cidade, ambos testados pelo Inmetro, sob a mesma metodologia.

      Excluir
    3. Sim, mas o Corolla tem o dobro de motor né
      Seria de se esperar melhores médias desse Up!

      Excluir
    4. Não seria de se esperar médias melhores, pois não existe milagre em motores 1.0, ainda mais com uma gasolina que tem 25% de álcool. O melhor consumo do Brasil em um carro com ar e direção e 5 estrelas no Latin Ncap já é mais do que suficiente para colocá-lo acima de qualquer concorrente. Além disso, o Up! tem ótimas médias e consumo melhor que esse só acontecerá se sacrificarem completamente o desempenho do motor 1.0 e colocarem marchas extremamente longas ou utilizarem um turbo no motor 1.0.

      Excluir
    5. Pena não utilizarem a tecnologia Turbo em grande parte dos motores pequenos no brasil, só colocam turbo em alguns modelos, esses que são os mais caros.
      O Brasil é triste

      Excluir
    6. Cumpre salientar que o Up! não é muito leve, com peso semelhante ao HB20, veículo que equipado com motor 3 cilindros consegue médias 20% piores que o Up!.

      Excluir
  3. Vou colocar um motor desse na minha moto, kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. e o mais feio do Brasil tb!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. A beleza deste carro da azia em porco! Imaginem a versão Special ou pé de boi desta coisa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opções de entrada pra vc não faltam....clio ,celta,clássico,pálio fire...eh só escolher o mais bonito pra vc se beleza é só o que importa pra VC...

      Excluir
    2. Opções de entrada pra vc não faltam....clio ,celta,clássico,pálio fire...eh só escolher o mais bonito pra vc se beleza é só o que importa pra VC...

      Excluir
  6. Que decepção esse motor de 3 cilindros. Para quem prometia 20km/l e ficou a 0, 1a frente do clio com aquele projeto de mais de uma década. Só esqueceram de falar que sem ar o clio é o mais econômoco. Bela porcaria de vitória do up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto do motor do Clio não é de mais de uma década, além disso, o Clio é manco e prioriza apenas o consumo, ao contrário do Up!, que terá bom desempenho e ótimo consumo.

      Excluir
    2. deve ser... que carro feio, motor manco e nem é lá essas coisas em economia nao.

      Excluir
  7. Meu pug 207 1.4 de 2011 faz médias melhores que essas.

    ResponderExcluir
  8. A VW BR conseguiu pegar um projeto pronto e bem feito na Europa, e distorceu tanto para se adequar ao que eles acham ser o padrão Brasileiro que desfigurou o carro. É lamentável!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Felipe,o Ford KA é bem melhor, o novo modelo.
    Este UP parece um baú com rodas rsrsr..

    ResponderExcluir
  10. Nao entendo, pelo imetro o up nao foi o mais economico em varios quesitos.....Ai vem uma reportagem, o carro mais economico do Brasil......sem ar e inferior maio march....Acho que para ter esse titulo... Deveria ser mais economico com ar sem ar com gasolina ou alcoo... Passa a imagem de revista veja... Tipo joga, e a maioria cai.... Eta Brasil...

    ResponderExcluir
  11. Propaganda barata e sem verdade.... Mais economico, tipo em um quesito.....

    ResponderExcluir
  12. ainda bem que existe informação farta na internet, este carro não é econômico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o veículo com ar e direção mais econômico do Brasil. É também o compacto mais seguro do Brasil.

      Só resta chorar para os que não gostam do Up!.

      Excluir
    2. Essa é a discussão...Você em uma replica disse a verdade....com ar....Sem ar perde para o clio, march....A maioria das pessoas estão batendo porque sempre foi apontado algo extraordinário em torno de 20 no álcoo no transito urbano ai vem um resultado que donos de march, fox e clio já fazem...Por exemplo em uma viagem rodoviária em um march...O possível dono gastara menos com ar ou sem ar...É por isso que as pessoas estão criticando...A grande culpa é dos mesmo tendenciosos e dos carlos da vida..
      No geral, a vw tem um ótimo produto...Com toda critica aos métodos do latin...ainda é o que temos e o up merece os parabéns, pela segurança, pelo consumo no nível dos melhores, e por se um projeto novo....Agora eu o acho um dos carros mais feios do brasil, mas o compraria fácil.......Pela segurança e economia, tipo segundo carro.....

      Excluir
    3. Isso de ser o mais seguro, depende por quem é dirigido! É uma questão muito relativa e eu não compraria modelo X ou Y só porque tem 5 estrelas no LatinCAP. Ninguém pensa em bater, ninguém está livre, mas ao mesmo tempo, todo mundo acha que "comigo não acontece". Criticaram muito a Kombi em seu final de carreira, quantas vezes se vê nos noticiários: "acidente com Kombi mata 9". Muito difícil. Mesmo porque as Kombis raramente enfrentam longas distâncias em rodovias. Que é a situação em que ocorrem os acidentes mais macabros.

      Excluir
  13. Esse carro é muito feio o ford ka vai dá cacete neste monstrinho.

    ResponderExcluir
  14. Caixote sobre rodas. Tenso demais!!!

    ResponderExcluir
  15. Essas rodas equipando Gol "caixa" em 3, 2, 1...

    Brincadeiras à parte, não entendi os rumores sobre a etiquetagem "A" do INMETRO, o Nissan Sentra do meu patrão também tem a etiqueta com a mesma classificação "A". Aliás, vários modelos têm.

    ResponderExcluir
  16. eu acho engraçado o q os fan boys da volks falam de outras marcas..sempre eles querendo desmerecer as outras marcas em pro da volks..sinceramente ja deu o q tinha que dar...falar q gol é melhor que ônix,hb20,palio..q golf 4/5 é melhor q cruze,focus,bravo...jetta é melhor q cruze sedan,corolla,civic entre outros.....putz..chega a dar nervo...tem fanático pela volks que chega ao absurdo de comparar um popular de entrada da volks o "up" com um carro de luxo da gm que é o malibu,e ainda falar q o up é mais seguro ainda...naum é pq vcs tem gols ou fox ou golf 4/5 da vida que eles são os melhores carros do mundo...eu mesmo ja to cansado de olhar pelo retrovisor gol 1.6,fox 1.6,saveiro golfssauro 4/5...com meu palio Sporting 1.6.....então kd essa melhor ,melhor do mundo em tudo q são os carros da volks?!!..como pode um golfssauro 4/5 q se diz "hatch médio" tomar pau de carro popular que segundo os fan boys da volks é uma merda de carro como o palio sporting...como pode um super gol 1.6 tomar pau dessa merda de palio Sporting que é uma merda assim como tbm os super fox,polo entre outros da marca tomam pau tbm...ate jetta passa apertado?!!!.....eu acho antes de fanáticos fan boys desmerecem o novo ka, o ônix o hb20 e o palio..primeiro espere a sua amada volks fazer um carro realmente melhor em tudo do q os rivas da mesma...fiat ,gm são tão lixo q hj são primeiro e segundo do mercado brasileiro respectivamente...e a volks?!!!!!..então parem de falar asneiras..e respeitem o gosto ou a opção das pessoas,se a pessoa quer comprar um cherry..e dai?qual o problema ?...naum são vcs q vão pagar o carro pra pessoa,se a pessoa quer comprar fiat e gm entre outras qual o problema???..então respeitem as pessoas pra serem respeitadas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo coloca um o Palio Sporting ,contra o Gol Highline pra ver quem ganha!
      é a opinião de cada um como você citou! ,vai depender do motorista claro.
      Uns preferem VW e outros Fiat, acho que você que está incomodado.
      Eu acho que você deve comprar um gol também rsrsr..

      Excluir
    2. a volks he a segunda....

      Excluir
    3. Luiz Gustavo,

      Apesar das ilusões dos fanboys VW que criticam às outras marcas de forma indiscriminada, na realidade, a VW foi a marca que mais perdeu mercado no Brasil em 2013 e a situação foi ainda pior se considerarmos apenas consumidores como nós, ou seja, sem as vendas dos frotistas.

      A perda de mercado da VW em 2013 é facilmente explicada pelos carros que fabrica no Brasil, verdadeiros museus sobre rodas como o Gol G4, o Golfssauro, o Polo, o Polo sedã e a Kombi.

      Também não escapam desse portfólio os ultrapassados Gol G6 e Fox, que mesmo vendidos mais baratos que seus concorrentes (Onix, HB20 e New Fiesta), perderam muitas vendas em 2013, Gol (-17%) e Fox (-26%), por motivos óbvios.

      Analisando o ranking das marcas mais vendidas no Brasil para consumidores como nós (sem frotistas) em 2012 e 2013, fica muito claro o motivo que levou a VW à agilizar a aposentadoria do Gol G6 para 2015 e do Fox em 2016, quando serão substituídos pelo Novo Gol (G7) que será montado na plataforma do Up e pelo Novo Fox, idem, na plataforma do Golf.

      A chegada do moderno Up ao mercado em 2014 deverá dificultar ainda mais a situação do Gol G6 e do Fox, agora dentro da própria VW, já que o Up provavelmente irá canibalizar vendas do Gol 1.0 e do Fox 1.0, afinal, será a melhor e mais barata escolha de carro popular 1.0 da VW, fácil.

      MARCAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2012 (SEM FROTISTAS):
      1) Fiat - 19,86%;
      2) VW - 19,09%;
      3) GM - 18,49%.

      MARCAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2013 (SEM FROTISTAS)
      1) GM - 18,64%;
      2) Fiat - 17,44%;
      3) VW - 14,53%.

      Excluir
    4. caro rasec!!

      concordo com o que vc escreveu cara...como já disse em outros tópicos vc é um dos poucos que são lúcidos aqui,com comentários sem fanatismo nenhum...bom vamos la..a volks so esta trazendo carros com novas plataformas para o nosso pais, devido a perca de mercado da mesma...ou sera q os fanáticos fan boys acham q ela trouxe o golf VII e o up pra k pq são bonzinhos e ficaram com dó do brasileiro?!!c naum fosse o brasileiro acordar e começar a avaliar a comprar de um carro pelo seu custoxbeneficio a volks estaria ate hj vendendo golfssauro 4/5 a 70 mil e os fanáticos estariam achando barato ainda...o golfVII so veio pra k devido ao enorme sucesso do sport6 da gm um belíssimo médio com um excelente custo beneficio e ate msm o bravo tava próximo do golfssauro,..o up tbm é a msm coisa...ela viu q a ford vai falar o novo k e q a msm esta perdendo muito mercado e trouxe esse carro que na minha opinião é um carro caro pelo q o mesmo esta oferencendo,mas caro rasec deixe os fan boys fanáticos falarem ou criticarem outras marcas...deixe eles ficarem contentes quando comprão um volks e de serie o carro vem com carpete....volante ,vidros....q tudo la é opcional,so naum é a lataria do carro pq naum da....!!!

      Excluir
    5. Com certeza. Pena que não dá para dar um curtir nos comentários do Rasec

      Excluir
  17. Palio Sporting da um pau no Gol Highline, Fatooo!

    ResponderExcluir
  18. Até agora ninguém colocou aqui no Blog fotos do Up que já está na rua por dentro, pq acho que este carro é horrível por dentro, da última vez que vi as fotos por dentro de uma reportagem que ainda não era o carro oficial, não tinha nem entradas de ar centrais descentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como ser fenomenal por dentro, acho que vai ser na media do segmento, talvez um pouco melhor, talvez um pouco pior, mais nada demais, Não adianta querer comprar um carro popular de entrada e esperar um bentley por dentro

      Excluir
  19. Na minha opinião esse veiculo, é um tiro no pé, designer horrível, eu sigo um critério: primeiro a estética, segundo o preço, terceiro nível de conforto, quarto motor e consumo, mas sempre a estética fala mais alto, como informei no inicio essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  20. Equipado com o quê?

    Airbag volante e retrovisor do lado do passageiro?

    Só porque a lei obriga senão nem com rodas ele vinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que o mundo é crítico...E percebe como são tendenciosos esses títulos....

      Excluir
    2. Anonimo 11:49 quantas estrelas o seu possante recebeu no crash test? esse ferinha ai recebeu 5 estrelas e fez crash test lateral tbn e foi muito bom.

      Excluir
  21. eu sei q esse assunto naum tem nada a ver com o tópico mais ai vai a resposta ao meu amigo lourenço!!!
    caro amigo Lourenço Costa22 de janeiro de 2014 00:17
    eu acho q quem esta equivocado quanto a relação de quem é melhor entre gol 1.6 e palio Sporting é vc...vamos aos fatos...motor do palio (117cv e 16.8 torque com álcool..),relação peso/potência 9,32 kg/cv Torque específico 10,51 kgfm/litro
    Peso/torque 64,88 kg/kgfm Potência específica 73,22 cv/litro gol 1.6(104cv e 15.6 de torque),relação Peso/potência 9,08 kg/cv Torque específico 9,76 kgfm/litro
    Peso/torque 60,51 kg/kgfm Potência específica 65,08 cv/litro,amigão daonde o gol 1.6 é melhor?!!!é isso q eu falo pras pessoas que amam a volks naum importa se uma marca tem um veiculo que tem mais cv e torque q o de qualquer volks msm assim o volks é melhor...isso é como eu falei chega a dar nervo..mas amigão é sua opinião mas uma coisa eu lhe digo c um dia vc estiver andando com seu gol 1.6 e um cara chegar de palio Sporting atrás naum tenta ficar na frente dele naum,pq naum da pro gol...pode ate arrancar um pouco melhor pois o torque máximo do gol vem antes do palio mais depois.......sai da frente q atrás vem gente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Luiz.
      Não vou criticar nenhuma outra Marca,porque gosto de carros, Japoneses,Americanos,Coreanos...não importa,
      também esta coisa de ficar defendendo marca de carro é burrice, porque até ninguém ganha nada com isso!
      Só , acho que gosto é gosto, como prefiro o Gol 1.6 do que o Palio 1.6 ...


      Excluir
    2. caro amigo...lourenço!!

      concordo com vc...cara...temos q ser assim debatermos mas respeitando o gosto de cada um...cmo vc citou..vc prefere o gol 1.6..blz..cara..é um bom carro sim pela sua proposta....mas eu prefiro o palio Sporting...mas nem por isso vou ficar aki discutindo com vc ou falando asneira pra vc..pq como eu msm já citei cada um tem um gosto...e vc nem eu temos q gostar ou preferir o msm carro...se pra vc o gol é melhor(coisa q naum é..pelo menos pra mim..heheh),tudo bem é a sua OPINIÃO e eu respeito isso sim...assim como pra mim o palio é melhor...então amigo se em algum momento falei algo q vc naum gostou peço desculpas,mas é q aki no blog tem muito fanáticos fan boys q chega a irritar e eu já tava preparando pra mais um..mas vi q vc naum é e é um dos meus..pq naum ganho nada com isso de ficar defendendo marca x ou y...mas blz cara...espero q um dia possamos debater novamente..sobre algo com respeito de um com o outro..falou amigo..t+!!!!

      Excluir
    3. Positivo,discussão de marca de carro não leva a lugar nenhum...
      A não ser que você seja o dono de uma das concessionarias da Fiat huehuaheuaeh,
      Curto VW , mas não sou nenhum Fan Boy!
      Tem gente que acha que tem, Gol,Golf ou Amarock , acha que fez a melhor compra do mundo! e desvalorizando carros de outros, e este não é o meu propósito!
      Entrei no site para debater sobre carros, e não criar atritos, peço desculpa se alguém levou a mal minhas palavras.
      Esse defensores da VW deveriam ganhar OSCAR ! huashaushau

      Excluir
  22. Já está sendo vendido o tal do up? ou seria up!? Quanta propaganda! melhor seria aparecer e então o povo (vw!) comprovar se é de fato economico. Esses índices são tão irreais...

    ResponderExcluir
  23. Se eu fosse um funcionário da Fiat, já estaria fazendo o meu pé-de-meia, pois o futuro parece bem complicado e meu emprego não estará garantido.
    Se eu fosse um funcionário da GM eu estaria em total PÂNICO! Se sem o up! no mercado a GM já teve que mandar embora 2.000 empregados, imagina o strike que não será quando o up chega ao mercado.,...
    tem funcionários da GM comentando neste blog...vamos deixar nossa solidariedade para eles..
    atenção funcionários da GM que comentam nesse blog: força irmãos!!!! Recebam meus sinceros votos de solidariedade e compaixão! Eu sei que a fase que vcs vão passar não é fácil..terão nosso apoio virtual, ok?

    ResponderExcluir
  24. Alguém ai por favor, sabe me dizer exatamente o PESO DO UP BRASILEIRO, pois parece que ele ficou mais pesado que o Europeu e queria saber se aumentou muito essa diferença... Fábio, Carlos, alguém sabe o PESO DO UP BRASILEIRO? Valeu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem