O Golf GTI 2014 é vendido em três opções: Standard, Exclusive e Premium - todas equipadas com o motor 2.0 TSI de 220 cavalos associado com a transmissão automática DSG de 6 velocidades. O modelo que dissecaremos neste artigo é o topo de linha, Premium, na cor Prata Tungstênio.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

O Golf GTI mostrado nas fotos tem preço sugerido pela Volkswagen de R$ 131.438 reais, resultado da soma do valor do Golf GTI básico - R$ 94.990 reais mais a cor Prata Tungstênio (R$ 948,00), o teto solar elétrico panorâmico (R$ 4.500,00) e o Pacote Premium (R$ 31.000,00).

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

É importante considerar, porém, que é possível encontrar este carro com descontos na rede de concessionárias da VW. O carro da foto, por exemplo, foi vendido a R$ 126 mil reais - R$ 5.000 reais abaixo da tabela.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

O pacote Premium do Golf GTI 2014 conta com os seguintes itens de série: aquecimento dos bancos dianteiros, DVD-player e 2 leitores de cartões de memória, Comando de voz, Faróis de xênon com luz de condução diurna LED, regulagem dinâmica de altura indicador do nível da aguá do lavador.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Além disso, esse pacote acrescenta regulagem dinâmica do facho do farol com luz dinâmica para trânsito em curvas, Sistema Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão para partida do motor), Sistema limpador dos faróis, tomada multimídia MEDIA-IN com cabo adaptador para iPod/iPhone.

Novo Golf GTI 2014 - topo de linha - Prata

Outros itens que compõem esta configuração são: banco do motorista com ajustes elétricos, câmera para manobras em marcha a ré "Rear Assist", detector de fadiga, sistema de navegação "Discover Pro", Sistema de som "DYNAUDIO Excite", amplificador digital de 10 canais, subwoofer, 8 alto-falantes, potência total 400 Watt.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do sistema multimídia de 8 polegadas com o Discover Pro.



O estilo do Golf GTI, que já foi objeto de um post anterior (link aqui), é caracterizado por uma agressividade discreta. Ele é esportivo, sem ser ostensivo, mas conta com diferenciais em relação ao Golf TSI.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

A frente, em sua parte inferior, conta com faróis de neblina divididos em três partes pelos elementos em preto em forma de barbatanas de tubarão.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Na lateral o modelo vendido no Brasil conta com rodas de 17 polegadas de alumínio com desenho diferenciado em relação às versões convencionais.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

E a traseira ostenta a dupla saída de escapamento e as lanternas fumê - um conjunto agradável e que se manterá atual por longos anos, já que não é apelativo.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Interior

O interior tem um acabamento padrão premium, com bancos em couro com costuras finas em vermelho. Além disso, há detalhes de iluminação em vermelho, criando um ambiente sofisticado e requintado.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

O Golf GTI 2014 tem um sistema de sonorização especial. Quando acelerado ele faz ligeiros estouros no escapamento - efeito produzido artificialmente por meio de injeção de combustível diretamente no cano de escape.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Além disso, o sistema de som também potencializa o som do motor, criando um efeito ainda mais presente do ruído do motor turbo 2.0 quando em aceleração.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Apesar da disposição do conjunto mecânico, o Golf GTI é suave também para andar em baixa velocidade. Mas quando se acelera com vigor, ele mostra toda sua potência e tecnologia, com os diversos sistema de auxílio à condução entrando em funcionamento para tirar a máxima performance: controle de estabilidade, de tração, diferencial de deslizamento limitado, freios à disco nas quatro rodas, ABS com EBD, entre infintas outras coisas.

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Além disso, ele conta com sistema star-stop (que desliga o carro em paradas) e o auto-hold (que não deixa o carro descer em rampas, evitando batidas na traseira).

Novo Golf GTI 2014 remium Prata Tungstênio

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 6,7 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 244 Km/h

Consumo de gasolina

Ciclo urbano (cidade): 10,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 15,4 Km/l

Dados comparados

Os gráficos abaixo colocam em perspectiva os números (revista Quatro Rodas) do Golf GTI frente a BMW 118i, Audi A3 1.8 TSFI, BMW 320i, Peugeot 308 THP e Mercedes-Benz A-200.
Desempenho


Conclusão



O Golf GTI 2014 Premium tem um preço que o coloca em concorrência direta com modelos premium, como BMW 320i, Audi A4 Attraction e o próprio Audi A3 Sportback 1.8 TSFI - todos modelos que entregam mais "status", mas menos desempenho, e menos equipamentos e itens de tecnologia.

43 Comentários

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  1. É caro? É sim. Mas venhamos e convenhamos, é um baita carro. Nessa categoria, só se deixa de comprar o Golf se o objetivo pretendido for status (bmw, audi e mercedes).

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    1. Não acho caro não. Quem compra um Golf GTI está atrás de desempenho.
      E não há nada, absolutamente nada no mercado brasileiro com preço inferior a R$ 190 mil reais que ofereça melhor performance que o Golf GTI.
      Então, por esse ponto de vista, o Golf GTI é até barato.

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    2. kkkkk barato...a preço de banana...achei ele bem econômico, perto da minha casa tem um cara q tem um...o cara é louco de deixar na rua...já já ele vai ter q comprar outro...a única falha é as rodinhas 17, por esse preço deveria ter pelo menos ARO 18 ou 19...

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    3. Rodas aro 18 ou 19?? Olha amigo aí você está viajando geral, essas 17 são perfeitas!! Se quer encontrar aro 18 ou 19 num carro como o Golf terá de gastar bem mais. Carlos opções melhores que ele sim temos mas só seriam carros usados mas aí não vale! A Honda em vez de já ter lançado o Si não imagina, quer fazer hora para lança-lo.

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  2. q coisa hein, 131 mil? nao obrigado

    prefiro um fusion hybrid top dos tops, ainda é mais barato

    sem contar q esses 30 mil d opcionais do golf vai fazer ele perder muito valor na revenda

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    1. Fusion é carro de coroa. Uma banheira lerda e desajeitada para andar em cidade.
      E mesmo sendo uma banheira, o espaço interno nem é melhor que o do Golf, exceto o porta-malas por razões óbvias.
      Nem vou falar de performance e prazer ao dirigir pois é covardia comparar um carro como o Golf GTI, que superou BMW 125M-Sport e Mercedes-Benz A-250, com uma banheira feita para os traseiros avantajados dos americanos.
      Golf GTI é um carro de outro planeta perto de um Fusion...

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    2. eu não qro um carro p apostar corrida, o fusion da de 10 a 0 em design, cada um escolher o q for melhor p si, eu iria d fusion sem pensar 2x

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    3. concordo prefiro o fusion que é 30x mais bonito por dentro e por fora e tem muita tecnologia embarcada...esse carro tem tecnologia e tal, mas é comum, perto da minha casa tem um e em nada chama atenção, põe esse carro do lado do fusion...agora o que o carlos falou é só groselha...o cara é tão fan que não consegue nem discernir mais o q fala...100 x fusion...

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    4. O amigo disse tudo, "não quer um carro pra apostar corridas" deixou claro que a opção dele não é um esportivo, então mesmo por 50 mil o GTI não seria sua opção seria um corola. Carro e perfil

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    5. Corolla é muito feio

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    6. Fusion é mais beberão, anda menos.. Fusion não chega aos pneus do Golf GTI.

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    7. O golf é muito mais carro realmente a vw veio com tudo mas cobra por isso...O golf gti é um carro de respeito 220 cv e 35,7 de torque a 1500rpm . A ford ficou para trás e muito . A hyundai só visual .

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  3. Tudo bem que tem um bom desempenho aliado ao bom consumo, mas é absurdo de caro, forte desvalorização com o pacote de 31 mil. Melhor levar um Fusca, o desempenho é quase igual ao do Golf GTI.

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    1. Fusca?? Acabamento inferior, carro menos equipado, bebe mais e anda menos.

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  4. Esse motor 2.0 da VW é fantástico...esse do GTI com piggyback chega em 330 cavalos.
    Com 330 cv um Golf GTI fica ainda mais divertido quando vc encontra uma BMW 135i ou uma 335i, esta última de quase 300k.
    Imagine a cara de um dono de 135i ou de uma 335i tomando uma benga de um Golf GTI de 130k...

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    1. Não consegui entender o seu comentário, pois dá a entender que só o GTI de 130 mil pode ter os 330 cv e dar um benga nos outros modelos citados.

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    2. Chegar em 330 cavalos com um mero piggyback só esse motor do GTI mesmo, que vem com turbina especial.
      Nem o do Jetta TSI e o Fusca conseguem os 330 cv. Mas o do GTI consegue sim.
      E aí que a brincadeira começa a ficar interessante...

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  5. Vixe, até 308 THP e 118i entraram na dança, mas é errado comparar estes dois, afinal eles tem motorização 1.6, e a BMW dispõe da Série 1 com motor 2.0, já o 308 não. Portanto não tem lógica estes dois estarem nos gráficos.

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  6. Motor TURNO 2.0 esse deve ser bom mesmo.... Turno da manhã e da noite... Ehhhh Golf BLOG

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  7. O carro é bom, mas que tal mudar o disco? Só Golf, Golf, Golf...

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  8. Pena que é tão barulhento. Impossível viajar nesse carro. De Brasília para Caldas Novas (300km) é só diversão no começo, mas depois de 1h de viagem... Cansa.

    Em uma 320i você não tem esse problema. ;)
    Propostas diferentes, mas nesse preço uma BMW é melhor em todos os sentidos para não quer ficar batendo racha no sinal.

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    1. As pessoas aqui não entendem que o que aproxima, é somente preço, pois são destinados a públicos diferentes, sem contar a proposta de cada carro não são iguais.

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    2. amiguinho, para de falar bobagem. O Golf GTI só fica "barulhento" no modo Sport. Se vc colocar em Eco ou Normal a repercussão do ruído no motor no interior por meio do sistema de som acaba e aí ele fica até mais silencioso que a 320i.

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    3. Anônimo5 de janeiro de 2014 23:44, você não andou no GTI e está falando besteira. Faça pelo menos um test drive e coloque no modo Normal, já dá para perceber o barulho que o carro faz.

      Agora imagine ficar 2:30h no carro, andando a 170km/h (ou mais), com a rotação inevitavelmente razoável/alta. Pronto, uma péssima combinação para uma viagem pequena (isso porque era para curtir). Se bobiar, é pior do que o Civic SI - que também é péssimo pra isso.

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    4. Anônimo6 de janeiro de 2014 00:01, quem fala besteira é você, que não deve ter chegado perto nem de um GTI e muito menos de uma 320i.
      Para dirimir a questão, nada melhor que sua Excelência o FATO:

      Revista Quatro Rodas, edição 647 (set/2013), pagina 54:

      Ruído do Golf GTI a 120 Km/h: 67,5 dBA
      Ruído do Golf TSI 1.4 a 120 Km/h: 65,5 dBA

      Revista Quatro Rodas, edição 639 (jan/2013), página 72

      Ruído do BMW 320i a 120 Km/h: 65,3 dbA

      Resumo da ópera: O GTI é 2.2 dBA mais ruidoso que o BMW 320i. Isso que o GTI deve ter sido testado em modo Sport, pois em modo Eco ele ficaria tão ou mais silencioso que o TSI, que é mais silencioso que a BMW 320i.

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    5. Cara, os próprios dados que você colocou demonstram a superioridade da BMW. Os números não negam. kkkkkk

      O Choro é livre.

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    6. Golf GTI é esportivo, 320i é sedã médio premium, quer conforto fica em casa no sofá vendo TV.

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  9. Se ganhar para a minha m6 eu vendo ela na hora pra comprar o golf

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  10. que tal falar um pouco do fusion...golf golf golf golf...

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  11. so 300 vezes mais um fusion!!!

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  12. Bom, o Fusion é mais bonito e, com certeza, deve chamar muito mais a atenção do público feminino. A mulherada não gosta do golf, ou seja, o golf é um carro para encher de macho e sair arrepiando nos sinais. Agora, quando um destes fusion novos se aproxima, todos olham, sem exceção...

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    1. Se é pra mulher olhar compra um veloster com motor de bicicleta elétrica, mulher adora!

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  13. A única desvantagem do novo GOLF só vai ser percebida daqui uns 2 anos no máximo. O carro é excelente, não há no mercado um carro tão bom, isso é fato. Porém, em 2 anos o proprietário da BMW 320i vai perder muito menos dinheiro do que o proprietário do GOLF. Esse carro vai desvalorizar muito pois a VW não é, no nosso mercado, uma marca PREMIUM. Ou seja, hoje em dia quem compra é por paixão, quando for vender para um playboy quebrado não vai ter a mesma alegria, pois o playboy quebrado não vai pagar essa grana toda.

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    1. Discordo em desvalorização...
      Uma BMW, Mercedes e Audi desvalorizam MUITO MAIS, pois não tem ninguém pra comprar um carro Premium quase a preço de novo...
      Ele tem que custar muito menos, pois o período bom já passou, se comprou com 3~5 anos de uso, é ai onde começam as bombas... Pode dar sorte? pode claro, mas se não der, a Bomba de um VW é mais barato que a de um Mercedes...

      E outra, desvalorizam mais as marcas premium porque eles depois de 3 anos revendem pra CSS a preço de banana e pagam a diferença e não estão nem ai... Dificilmente estes caras se importam com a grana que volta...

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    2. Na verdade é "Estes caras dificilmente se sujeitam a anunciar o carro pra vender a um preço mais justo, então levam na CSS e pronto.."

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  14. Iluminação vermelha = puteiro
    Cada gosto

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  15. 130 mil fora da realidade, não tem design carro básico, não evoluiu, seguro algo um casamento.
    a diferença de preço vai compensar na qualidade de durabilidade. a ww não evolui em design carros de pobre

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    1. Que pobre paga 130K num carro? Se for assim, 320i é carro de pobre, Sonata, Azera, Passat, Fusion etc. Básico? Design não evolui? Desse jeito você jamais terá um Porsche, BMW, Audi, Lamborghini etc.

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    2. Olha como nego é maluco! Que carro tem essa engine e com esse preço e com esses opcionais. Hahah Brincadeira como esse povo fala M. Nunca gostei de golf, mas essa engine é inegável tá boa pra k7!

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