O Novo Renault Logan chegou ao mercado em novembro, totalmente reformulado, estilo atualizado tanto por dentro quanto por fora. O objetivo da Renault é o de melhorar sua participação no segmento que ela mesma inaugurou com o lançamento da primeira geração do Logan, e que, agora, conta com competidores como os Chevrolet Prisma e Cobalt, Fiat Grand Siena, VW Voyage, Hyundai HB20S e Nissan Versa. O objetivo deste artigo é o de avaliar os resultados de desempenho, consumo e preço do novo Logan, perante seus concorrentes, e, assim, concluir qual o melhor sedã compacto com preço na casa dos R$ 45.000 reais.

Novo Renault Logan

Novo Logan

Como o Logan é o mais novo no mercado, inicialmente vamos apresentá-lo. O sedã compacto francês está nas concessionárias da marca, nas seguintes versões:

  • Renault Logan Authentique 4 portas 1.0 16v - R$ 28.990,00
  • Renault Logan Expression 4 portas 1.0 16v- R$ 33.390,00
  • Renault Logan Expression 4 portas 1.6 8v - R$ 39.440,00
  • Renault Logan Dynamique 4 portas 1.6 8v Flex - R$ 42.100
O modelo mostrado nas imagens é o Dynamique 1.6, que já conta com ar-condicionado de série, e tem como único opcional o pacote Techno Pack, que agrega o sistema de navegação Media Nav 1.2, sensores de estacionamento traseiro e ar-condicionado automático, ao custo de R$ 1.100 reais. O preço sobe R$ 3.450 reais. Com a pintura metálica prata, o preço total do carro fica em R$ 44.250 reais.

Itens de série

Nesse preço, o carro conta com os seguintes itens: ar-condicionando automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco traseiro bi-partido, rodas de liga-leve de 15", faróis de neblina, volante revestido em couro com comandos multi-funcionais, sistema de som com CD-Player com leitor MP3, multimídia com GPS em tela touch-screen e sensores de estacionamento traseiro.

Mecânica

O motor é o Renault 1.6 8B Hi-Torque, com 106 cavalos  @ 5.250 RPM, e torque máximo de 15,5 Kgfm @ 2.850 RPM. 

Fotos

Novo Renault Logan
Novo Renault Logan
Novo Renault Logan
Novo Renault Logan
novo Renault Logan - interior - painel
Novo Renault Logan

Vídeo



Comparativo

Dentro do contexto de preço na casa dos R$ 45.000 reais, os modelos que enfrentam o Novo Logan Dynamique no mercado são os seguintes, apresentados abaixo:

Chevrolet Prisma LT - R$ 45.190 

A versão LT do Prisma, quando equipada com o sistema My-Link (multimídia), ar-condicionado (manual) e a pintura metálica chega a R$ 45.190 reais.

Chevrolet Prisma LT 1.4
Chevrolet Prisma - interior
Chevrolet Prisma: opção de transmissão automática de seis velocidades
O Chevrolet Prisma é atualmente o sedã mais vendido do Brasil (o Siena tem números combinados do Grand Siena e Siena EL), indicando uma boa aceitação do público. Entre os aspectos positivos destacamos a economia de combustível e o porta-malas de 500 litros, e, entre os negativos, o desempenho, resultado do motor 1.4.

Toyota Etios XLS - R$ 44.990

O Toyota Etios XLS 1.5 é a versão topo de linha do sedã da Toyota, com preço de R$ 44.990 reais. Entretanto, o Etios fica devendo para o Renault Logan em termos de equipamentos, já que ele não conta, nem como opcional, com um sistema multimídia e o seu ar-condicionado é do tipo manual.

Toyota Etios XLS 1.5
Toyota Etios XLS 2014: interior preto e painel com novos revestimentos
Entre os aspectos positivos do Etios relacionamos o porta-malas de 562 litros, bom espaço interno (sobretudo para passageiros do banco traseiro), menor custo de manutenção e seguro e economia de combustível (é o mais econômico do mercado). No lado negativo, o Toyota Etios sofre críticas por conta do desenho de suas linhas.

VW Voyage Trend - R$ 40.348

O Voyage 1.6 equipado com o pacote de opcionais I-Trend e os itens que o deixam em condições de competir com o Logan atinge um preço de R$ 40.348 reais. Fica devendo para o modelo da Renault, porém, o sistema multimídia e o seu climatizador é manual. Conta também com sensor de estacionamento traseiro.

VW Voyage i-Trend 2014
VW Voyage i-Trend 2014 - interior

O Voyage, apesar de contar com o projeto mais antigo, ainda dispõe de atributos para enfrentar os mais jovens. Destacamos no campo positivo o bom padrão de acabamento, confiabilidade, menor desvalorização e liquidez na revenda.

Fiat Grand Siena - R$ 42.890

O Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V equipado com os itens que o deixam em condições de igualdade com o Novo Logan tem preço especificado de R$ 42.890 reais. Entretanto, ele também fica devendo a opção de uma central multimídia com GPS - não oferecida nem como opcional.

Fiat Grand Siena 2014 Essence
Fiat Grand Siena Essence 2014 - opção de câmbio Dualogic
Fiat Grand Siena Essence 2014 - opção de câmbio Dualogic
O sedã compacto da Fiat destaca-se pelo bom porta-malas de 520 litros, além de bons materiais adotados na cabine e o silêncio interno (sendo superado apenas pelo HB20S). O motor é moderno, com construção em alumínio e cabeçote de 16 válvulas, mas o peso excessivo acaba anulando essa vantagem.

Hyundai HB20S - Comfort Plus - R$ 43.995

O sedã da HB20 conta com várias versões, sendo que a que se aproxima, em preço, do Logan Dynamique é a Comfort Plus 1.6, com preço sugerido de R$ 43.995 reais. Em termos de itens de série ele é equivalente ao Logan Dynamique, porém este carro também não conta com a central multimídia - oferecida no modelo topo de linha do HB20S, a Premium, e o ar-condicionado é do tipo manual (não há opção de ar-condicionado automático no HB20).


O HB20S tem como destaque o melhor conjunto mecânico entre os avaliados, resultado nos melhores números de performance, sem comprometer o consumo. Além disso, seu acabamento interno apresenta boa qualidade de montagem, apesar dos materiais usados serem simples, e o silêncio interno é exemplar. O aspecto negativo é o porta-malas, de 450 litros.

Dados comparativos

Feitas as apresentações, vamos aos gráficos comparativos de resultados (dados da Revista Quatro Rodas) de desempenho, consumo, frenagem e ruído interno, os quais incluem, também, números de outros modelos, como Nissan Versa 1.6 SV, Jac J3 Turin, Chevrolet Cobalt 1.4 e Ford Fiesta SE 1.6 Plus (Rocam).

Desempenho


O Hyundai HB20S 1.6 conta com o motor mais potente da turma - 1.6 16V com 128 cavalos, então é natural que ele se destaque nas provas de aceleração, fazendo a prova de 0 a 100 Km/h (gráfico à esquerda) em 10,2 segundos, e a de 0 a 1000 metros em 31,6 segundos. O Logan Dynamique 1.6, por sua vez, foi melhor apenas que o Cobalt 1.4, ficando atrás até mesmo de modelos com motores menores, como o Prisma LT 1.4 - carro que não é nenhum exemplo de performance.

Retomada de velocidade

Novo Logan x Prisma x HB20S x Voyage

As provas de retomada de velocidade indicam a agilidade do carro, sendo que no caso do tempo para se retomar de 80 a 120 Km/h é um parâmetro de segurança em estrada, já que quanto mais rápido o carro é nessa prova, mais fácil são as ultrapassagens. O destaque, aqui, ficou com o VW Voyage 1.6, seguido do Hyundai HB20S. O Renault Logan ficou à frente apenas do Fiat Grand Siena e Ford Fiesta 1.6 SE, confirmando que performance não é o forte do novo sedã compacto francês.

Frenagem
Novo Logan x Prisma x HB20S x Voyage

O grande destaque desse teste foi o JAC J3, já que seu sistema de freios conseguiu imobilizar o carro em 62 metros após se pisar no pedal. O destaque negativo fica com o HB20S, necessitando de 70,7 metros para atingir a imobilidade.

Silêncio interno


Novo Logan x Prisma x HB20S x Voyage

Nesta caso, quanto menor o valor, melhor, pois haverá menos ruído interno. Importante destacar que a escala de dBA é logarítmica, de modo que, a cada 3 dBA a mais, temos o dobro de ruído. O vencedor dessa prova é o HB20S, com um número que ratifica a ideia disseminada no mercado que o compacto da Hyundai é muito silencioso. O Fiat Grand Siena também se destaca nesse quesito. Em um segundo lugar, temos o Cobalt e Voyage. O mais ruidoso de todos foi o Renault Logan Dynamique, com excessivos 72,4 dBA em estrada.

Consumo
Novo Logan x Prisma x HB20S x Voyage
Um dos aspectos mais importantes em sedãs compactos é o consumo. Nesse caso, o campeão é o Toyota Etios 1.5 XLS, seguido do Chevrolet Prisma 1.4 LT - o modelo da GM mostrando que sua fama de não econômico não tem correspondência com os fatos - e HB20S.  O Renault Logan Dynamique 1.6, novamente, decepciona, ficando à frente apenas do Chevrolet Cobalt.

Preço

Novo Logan x Prisma x HB20S x Voyage
O preço dos modelos acima são para versões equivalentes em termos de equipamentos. Nota-se, portanto, que o Fiesta SE 1.6 é o que apresenta o menor preço, seguido do Voyage, Prisma e Logan Dynamique.  Os mais caros são Hyundai HB20S Comfort Plus e Toyota Etios XLS.

Conclusão

Um comparativo com tantos modelos, e com vencedores distintos em vários aspectos torna a tarefa de apontar um vencedor algo complicada. Entretanto, não é difícil concluir que o Hyundai HB20S é o carro com o melhor conjunto geral, quando se coloca o teto de preço em R$ 45.000 reais.

É o que apresenta o melhor desempenho e mesmo assim seus indicadores de consumo estão entre os melhores. É bastante confortável, sobretudo por ser extremamente silencioso internamente, tem bom acabamento e ainda conta com a opção do câmbio automático (em versões mais caras, porém). Além disso, o teste de longa duração da Revista Quatro Rodas com a versão hatch mostrou o carro impecável com 60.000 Km. E conta com 5 anos de garantia.

Hyundai HB20S Sedã - Confort Plus

Sendo assim, o Hyundai HB20S, mesmo perdendo para o Logan Dynamique em termos de itens de série (ar-condicionado automático e sistema multimídia com navegação), ele se mostra uma opção superior, pois conta com motor mais potente e econômico e melhor acabamento.

65 Comentários

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  1. Obs.: fiu no site da ford e o sedan começa aparti de 49k e não 39k furada da ford q além de depenar o carro no Brasil ainda é o mais caro. Na Argentina ele e muito melhor, e só pesquisar ford argentina no google e ver lá no site da Ford.

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    1. 39.900 é o Rocam....kkkk

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    2. o do comparativo é o rocam q tem ótimo custo beneficio

      o SE 1.6 tem preço de 36.490,00 e não 39.990,00 como informou o blog, esse é o preço do SE Plus com o kit my connection

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    3. Dilson, o fiesta do teste é o rocam não o new fiesta.
      Outro ponto é que o fiesta de 49k é mexicano e o carro é excelente, disparado o melhor sedã compacto do mercado, o modelo básico de 49k já oferece mais equipamentos do que todos os concorrentes.

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    4. Adquiri recentemente o novo logan dinamique 1.6 e o preco foi de 43.000 completo nesse valor os carro que concorrem contra o logan nem de perto tem todos os acessorios do logan, gastaria se muito mais para deixar o carro completo, e o motor que se mostra na pesquisa é errado o motor é Hi-power e não Hi-torque.

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    5. No hb20s para ajustar os retrovisores é manual e não elétrico e o botão das janelas não tem a luz indicadora, então a noite tem que adivinhar onde esta o botão.

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    6. O 1.0, no ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). O Logan atingiu a nota “A” no Programa Brasileiro Etiquetarem Veicular.

      Novo Logan 1.6 8V HI- Power
      Expression

      Motor flex 8 V
      Potência máxima – 106 cv (etanol)/ 98 cv (gasolina)
      Torque máximo – 15,5 kgfm (etanol)/ 14,5 kgfm (gasolina)
      Porta-malas – 510 litros

      Consumo km/l
      Urbano: 8,1 (etanol)/ 11,9 (gasolina)
      Estrada: 9,2 (etanol)/ 13,4 (gasolina)
      Sem contar que utiliza tecnologia da formula 1.

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  2. Não entendi nada desse comparativo, tudo muito apressado e mal estruturado.

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    1. Amigo, só lendo a matéria da Quatro Rodas antes, daí sim vai entender esta, pois realmente está muito apressado, e não dá para entender muita coisa.

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  3. Hyundai HB20S pode ser em linhas gerais o melhor deste comparativo, porém a Hyundai ja esta cobrando agil por ele e as Taxas de financiamento sao péssimas, sempre muito acima de 1% ao mes... Voyage entao pessimas recordaçoes, tive um 2013 que entrava agua pelo para-brisas, defletores de ventilaçao interna sempre danificavam e a concessionaria substituia a cada revisao e o pior teve o cabeçote do motor substituido com 4.000kms e posteriormente tivemos que conviver com o tec-tec do motor diariamente principalmente quando estava frio... Trocamos este pelo Logan Dynamic 1.6, em termos construtivos superior ao Voyage, nao entendo como pode ter sido ruim neste teste em ruído interno pois possui abafadores bem instalados no compartimento do motor e o Voyage, na minha opiniao, era mais duro e ruidoso na estrada. Sinto falta da esperteza do motor e da caixa da Volks sem duvida a melhor... e é só... O logan tem conforto, espaço interno e desenpenho razoaveis, tem Piloto automatico, Ar automatico e Multimidia de 7¨, Rodas de Liga Leve aro 15¨(os outros do comparativo nao tem!) e estamos pagando a diferença em 18 vezes sem juros... Acredito que irá conquistar ainda mais seguidores... Abs.

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    1. A Renault claramente posicionou o Logan para impressionar na relação custo x benefício. Quando se compara itens de série, ele vence mesmo, já que é o único nesse preço com multimídia de verdade com GPS (o do Prisma não tem GPS) e ar-condicionado automático.
      Mas o motor dele fica devendo até mesmo para o 1.4 da GM. E não é bom tb em consumo.
      O Voyage está ultrapassado, mas mesmo assim ainda segura as pontas, com um câmbio que é o melhor de todos e um porta-malas até que razoável de 480 litros.
      Eu concordo que o HB20S é o melhor, principalmente pelo conjunto mecânico, e ele tem bom acabamento.
      Mas eu tb ficaria tentado em ir de Logan, pois o GPS no painel faz uma bela diferença, e o ar-condicionado automático tb.

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    2. Espero que a Renault coloque a opçao do 1.6 16 V nele, ai ficaria de bom tamanho para o peso dele. Um item importantissimo em segurança nao foi citado. Quantas estrelas cada carro desses ganhou? Isso sim é mais importante que qualquer outra coisa, pois numa batida voce descobre se comprou o carro certo, ou nao da tempo mais. rsrsr

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  4. O que mata o HB20 é espaço pra quem vai no banco traseiro.
    Hatch ou sedan, ambos são para 2 adultos e 2 cadeirinhas no banco traseiro.

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    1. Realmente o banco traseiro do HB20s é bem apertado.

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    2. O banco traseiro do hb20 só fica apertado se o motorista for muito alto, eu tenho 1.75m e pedi para um amigo de 1.8m posicionar o banco do motorista para o seu uso, sentei atrás e sobrou aproximadamente 2 dedos entre o meu joelho e o banco dianteiro.
      Não tem o espaço do logan mas é um carro muito superior em todos os outros sentidos.

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  5. A FORD NÃO TEM FIESTA SEDAN SE COM ESSE PREÇO DE 39.990,00 O FORD FIESTA ROCAM SEDAN QUE VAI SAI DE LINHA O ANO QUE VEM CUSTA 36.500,00 E COM TAXA ZERO QUEM QUEZER COMPRAR MIM PROCURE

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    1. Alguém pode fazer o favor de traduzir esse comentário?

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    2. É o Fiesta Rocam SE 1.6 Plus + Kit My Connection que está por 39k.

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    3. O Fiesta rocam sedan é um dos carros mais feios da história. Nem de graça.

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    4. Não sabe nem escrever e quer vender o carro...

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    5. Realmente o rocam pode ser feio mas é um ótimo carro.
      Tem um bom espaço interno, bons bancos, um bom motor 1.6, bom câmbio, tem também a melhor suspensão entre os carros testados.
      O acabamento era terrível no lançamento em 2003 mas melhorou muito, pelo que custa é o melhor custo benefício entre todos estes, mas na versão de 36k.

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  6. O fiesta sedan é o que tem melhor custo beneficio, tem consumo, e preço na media, em termos de espaço ele e bem melhor do que voyage tanto no interior quanto no porta malas ,sem contar a suspensão que é muito superior,e tbm e um carro que não cansa, em viagens longas, por 37 mil,da pra levar um sedan 1.6,completo mais arb2 e abs,com esse preço si leva um prisma 1.0,oum um hb20s por 38 mil isso sem abs,basileiro compra carro para se aparecer e não visando conforto e segurança,pra si ter ideia o fiesta sedan eo que tem a melhor construção no geral,se percebe pelo peso que eo mais pesado de todos,até mais que o cobalto e bem maior.

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    1. Esse Fiesta Rocam já está com os dias contados. Por outro lado, o New Fiesta é muito caro, a versão de entrada sai por 50k. Vai ficar um buraco na linha da Ford.

      O HB20s tem bom desempenho, boa mecânica, é econômico, mas é muito apertado e o preço é elevado.

      O Logan possui um desempenho ruim, é muito lerdo nas arrancadas. Possui um bom espaço interno. O Design melhorou bastante. É bem completo em acessórios... o único com ar-condicionado digital com preço abaixo de 45k.

      O Etios tem boa mecânica, boa performance, é econômico, porém o painel é muito estranho. O Design é bastante criticado. O melhor em segurança. Se tivesse um design melhor certamente seria um líder de vendas.

      O Voyage apesar da baixa cavalaria tem ótimo desempenho, boa mecânica, bom design, espaço razoável, mas é um pouco gastão. A versão I-trend (opcional) não vem com ar-condicionado. O preço com AR e vidros elétricos sobe para 44k que é bem elevado. Esse é um problema da VW, tudo é opcional.

      O Cobalt é bem espaçoso, porém é um pouco pesado para o motor 1.4 o que deixa o desempenho a desejar. Neste caso o motor 1.8 leva melhor o carro, porém é bem gastão. Mesmo com motor 1.8 o preço fica dentro dos 45k.

      O Versa possui bom desempenho, boa mecânica, bom espaço interno, só design que não ajuda.

      Não tem como dizer qual é o melhor. Todos possuem vantagens e desvantagens. Cada um escolhe de acordo com suas necessidades.

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    2. Resumo bem acertado de toda a reportagem acima. Parabéns!

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  7. Comparativos desse tipo sempre são muito bons e mostram, na teoria, as vantagens e desvantagens de cada veículo em relação aos concorrentes.

    Outro comparativo interessante é o das vendas no varejo (sem frotistas), que mostra, na prática, como o conjunto de cada carro (design, preço, motor, consumo, preço de revenda, seguro, etc, etc) está atendo às necessidades dos consumidores como nós aqui do blog.

    Vamos ver, então, como está a preferência de compra atual dos brasileiros para esse tipo de carro:

    VENDAS NO VAREJO SEDÃS COMPACTOS (SEM FROTISTAS) EM NOVEMBRO/13
    1) Grand Siena + Siena - 9.584 unidades;
    2) Prisma - 6.115;
    3) Classic - 4.524;
    4) HB20S - 4.336;
    5) Voyage - 3.460;
    6) Cobalt - 3.361;
    7) Etios - 1,780;
    8) Fiesta Rocam - 908;
    9) Logan - 752.

    Lembrando que nas vendas do líder, estão somados os números de dois tipos de carros (Grand Siena e Siena), sendo que o Siena é um carro que não concorre com Prisma, HB20S, Voyage, Cobalt, etc, mas sim com o Classic, Fiesta Rocam, etc.

    A impressão que fica é que o Logan 2014 evoluiu e deverá melhorar suas vendas em relação à versão anterior.

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    1. Se dividir as vendas do siena por dois (siena e grand siena), o Prisma é disparado o que mais vende.

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    2. Sobre o vencedor do comparativo dessa matéria, o HB20S, alguns colegas já comentaram, e concordo, que as vendas do carro são prejudicadas em função do menor número de CSS da Hyundai em relação à Fiat, GM e VW.

      Fica difícil de mensurar isso, mas, de qualquer forma, os números indicam que a aceitação atual do HB20S no mercado é muito boa.

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    3. O HB20 foi um dos que teve melhor avaliação no longa duração da Quatro Rodas. Meu receio é que se aumentarem a produção a qualidade pode cair.

      Quantidade é inversamente proporcional a qualidade.

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    4. Se a Toyota melhorasse o design interno e externo do Etios, certamente seria outro que brigaria pela liderança..

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    5. Esqueci do Versa na minha lista lá de cima!
      O carro vendeu 1.542 unidades em nov/13, ficando na oitava posição, depois do Etios.

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  8. Esse interior do HB20 é de matar de feio.....

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    1. Já eu acho o design interno do HB20 o mais bonito e de melhor qualidade, o seu quadro de instrumentos é show de bola...

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    2. Possui um design externo bem arrojado que foge do padrão (vw, ford, fiat). Já o design interno é bastante agradável.

      Agora, gosto cada um tem o seu.

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  9. Olha, pta que pariu! Esse site é bom demais! Tava cansado de ver reportagens filhas da pta que eram claramente PAGAS e tendenciosas... Fico satisfeitissimo em ver as publicações aqui (SOBRETUDO PELO CONSUMO, que canalhas evitam publicar). MEU MUITO OBRIGADO

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  10. O hb20 foi o melhor e o logan foi passimo, só mudou por fora mesmo, continua a mesma b....a

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  11. Apesar de feios,eu pegaria ou Versa ou Etios,porque os dois tem otimos espaços internos,boa mecânica,confiabilidade,consomem pouco e andam bem

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  12. Dos carros acima fui ver o HB20S, Versa, Voyage, Cobalt, Etios, Siena e Grand Siena.

    Optei pelo Voyage 1.6 I-Trend. Foi o que mais me agradou nos quesitos design, espaço interno e principalmente na performance.

    Possui um bom desempenho que devido ao torque de 15.6 kgfm @ 2500 rpm aliado ao baixo peso de 980 kg, fornece uma relação peso/torque de 62 kg/kgfm que é bem baixa e melhor que muitos sedans médios 2.0. É muito rápido nas ultrapassagens. Mesmo sobre carga perde muito pouco nas subidas fortes. A suspensão é bem firme e não oscila, o que confere boa estabilidade nas curvas. É um sedan compacto muito ágil e bastante esportivo.

    Até que é econômico, no álcool e com ar ligado faz na média 10 km/l na estrada e 6 km/l na cidade (valores fornecidos pelo computador de bordo).

    Tive problema com os motores elétricos dos vidros traseiros que travaram, mas foram cobertos pela garantia. O atendimento na VW não é muito bom, precisa ficar esperto, na revisão recebi o carro com os pneus muxos (20 lbs cada) e o óleo do motor no mínimo, tive que completar 750 ml.

    O carro em si é muito bom, já o pós-venda da VW deixa muito a desejar. Após as revisões é bom conferir alguns itens como a água do radiador, calibragem dos pneus, óleo do motor, do freio e da direção. Resumindo, leve na revisão e ao sair da concessionária faça uma revisão você mesmo.

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  13. Sinceramente, eu DUVIDO desses dados de retomada 80 - 120km/h!!! O grandsiena nao ficaria nunca nessa posição... ficaria se a retomada for feita em quinta marcha. Coloca ele a 80, enfia uma terceira e acelera que a posição dele vai la pra cima... e pode fazer o mesmo com os outros. A 80km/h em 5a marcha esse motor etorq nao tem força nenhuma. Por isso teve esse resultado ruim. É injusto fazer esse tipo de teste... comparar motor 16v com um 8v (Voyage). 16v pra andar tem que girar alto... o siena n perde pro voyage em retomada NEM A PAU!!! Só perde se for em 5a o tempo todo pq ele é 16v e o voyage 8v. Simples... teste inútil esse e ainda engana as pessoas que nao entendem.

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    1. Esses dados foram divulgados pela quatro rodas. Se você duvida entre em contato com a revista:

      http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/fiat-grand-siena-683966.shtml

      http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/fiat-siena-x-jac-j3-turin-x-vw-voyage-630853.shtml

      Segundo esses dados o Grand Siena perde feio na retomada para o Voyage. Nem o Siena que é mais leve chega perto.

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    2. O Grand Siena perde em todas as retomadas (3a, 4a e 5a marcha) para o Voyage. Só ganha na aceleração de 0 a 1000 m onde atinge pico de potência @ 5500 rpm.

      A vantagem do Voyage está no alto torque em baixo giro (15.6 kgfm @ 2500 rpm). Já o Grand Siena só atinge o torque máximo em alto giro (16.8 kgfm @ 4500 rpm). Isso explica os baixos tempos nas retomadas do Voyage.

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  14. Minha preferência é pelo Voyage, pois tem o conjunto mais equilibrado.
    O HB20 é bom, mas suspensão muito mole, estilo americano. To fora. E o visual é mt conservador.
    O Prisma é lerdo. Motor 1.4 para o peso dele não dá. Fora q tem acabamento mal feito, e carroceria desalinhada (conforme 4 rodas).
    Logan? Só se fosse o escocês....
    Siena? kkkkkkkkkkkkk no way...
    O resto nem comento.
    No fim, quer um carro bom, pega o Voyage mesmo e seja feliz. Na hora de vender, abre a boca e vende.
    Anda bem, bebe pouco, maravilhoso de dirigir.

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    1. Não seria mais vantajoso pegar um Polo Sedan que possui uma construção melhor que o Voyage?

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    2. O voyage é ruidoso, duro, utiliza plásticos vagabundos no acabamento, tem banco ruim, motor áspero e consumo ruim.

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    3. amigo os plasticos do gran siena sao mais vagabeundos,,meu primo tem um. e eu acho o carro tem um bom equilibrio entre mole e duro

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  15. Eu compraria um versa pelo espaço e mecânica...

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  16. Oii olhei o comentario de vcx pq tava. duvidas entre o renault e o new fiesta..o renault na concessionaria ond fui comprar na versao 1.6 expression ja partr de 43.000 e o dynamique 45.500 isso q axei estranho mas o vendedor disse q tinha os custos e fretes etc...resumindo pelo q vi aki vou optar pelo renault mas na versao expression q eh o q da pra comprar..axei otimo o carro apesar de disserem q eh lerdo kaka o new fiesta o financiamento eh mt caro em relaçao ao renault

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  17. ahah, comparativco furada, Eu tenho 1,95 e não caibo no HB20, no Fiesta e muito menos no minúsculo espaço para o motorista do Cobalt feito para nanicos. Só Renault Logan salva no conjunto, já comprei o meu. Vale a pena. O desempenho é bom

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  18. Na minha opinião a melhor compra é o Grand Siena ou o Voyage..

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    1. Nem um pouco puxa saco da volks... deve ser funcionário...

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  20. Todos esses Comparativos tem um Problema Comparam o Carro 0 Km... Comparem esses mesmos Carros com 50 mil Km e com o Custo de Manutenção e vão ver os verdadeiros Campeões... Segue a Lista do que eu acho que Seria os 3 Primeiros e 3 ultimos e Porque!!

    1 Toyota Etios - Custo de manutenção Baixo, Motor de Aluminio sem correia dentada
    2 Voyage - Peças que se encontram em Açougue
    3 Versa segue a mesma linha do Etios porém suas revisões são caras

    os ultimos seriam
    Fiesta SE - Ford é careira em peças e o modelo está saindo de linha
    Prisma - Muito Guere Guere pouco Motor
    HB20 - Um Motor 3 Cilindros 12V??? Onde já se viu isso??? o padrão do Brasil é Carro de 8 ou 16v. Um Carro de 12v vai encarecer mais ainda a manutenção suas peças são exclusivas e dificeis de achar boa parte insubstituivel

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  21. esse comparativo ta engraçado o cara compara critica mais esquece o principal LOGAN e COBALT são os maiores e por consequência mais pesados no minimo 100kg a mais coloque 100kg a mais nos outros carros ae sim vc pode reclamar que eles perderam em retomada em arranque.. vc tem que ser imparcial nas materias

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  22. S abado comprei um ETIOS até o momento tudo bem.... daqui a algumas semanas volto e posto alguma coisa sobre ele para vcs, até o momento , sem queixas , muito feliz pela aquisição!

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  23. Parabéns pelos comentários dos colegas, são realmente relevantes para ajudar nas comparações. Creio que a reportagem peca apenas na falta das seguintes informações: a) Custo de manutenção obrigatório pelo menos nos primeiros 5 anos de vida, e b) Custo "médio" de revenda dos veículos após 5 anos de vida.

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  24. Eu fiz um teste drive no HB20S, e gostei muito. Na versão PREMIUM, é show de bola!!!
    Meu próximo carro vai ser um HB20S!!
    O custo benefício é muito bom! Ótimo acabamento interno; muita força na arrancada; e o que mais gostei, se comprar até o fim da Copa do Mundo 2014, sai com seis anos de garantia.
    Claro, sempre falta algo, mas no geral vale a pena!

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    1. o HB20 é ótimo em muita coisa, porem, ter um carro desse apenas pra uma pessoa? coloca 3 pessoas e ele vira um lixo, sua suspensão é uma merda.

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  25. Comprei um prisma LTZ 1.4 agora em 10/04/2014 e, na primeira abastecida fiquei extremamente decepcionado, fez 5,8 km/l na cidade e, 10,7 km/l na estrada na gasolina andando de ré praticamente, brigando com o computador de bordo pra fazer economia, fico mais tranquilo ao ver este comparativo pois mostra que algo pode melhorar no consumo. Tinha um corsa maxx 1.4 2008 e, nunca baixou de 17 km/l na estrada na gasolina dirigindo à minha maneira, por isso minha decepção com o consumo do novo prisma. No mais estou satisfeito apesar de esperar que viria com GPS no Mylink. Dá vontade de andar com o carro toda hora ele muito confortável, mas tá beberrão, tomara que melhore, afinal, foram investidos R$50.770,00, pra mim é um alto valor para que eu tivesse conforto, segurança e economia.

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  26. Estou pensando em comprar um carro zero e estou na dúvida: HB20S, VOYAGE OU NOVO LOGAN, sinceramente vi os tres e fiquei muito decepcionado com o HB20S em relação ao espaço interno. Por outro lado o LOGAN sobra espaço porém é um renaul. Já tenho um VOYAGE e vendo os carros estou tendendo mais a ficar com o VOYAGE, pois vi um mais completo e as prestaçoes ficam bem menores do que as do HB20S. Estou com duvidas...alguem pode me ajudar?

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    1. Amigo, fique com o Voyage, que é o mais confiável, com um ótimo motor que não deve nada aos demais, acabamento primoroso e ausência total de dor de cabeça, pois o carro é muito confiável.
      Veja o modelo 2015 abaixo:

      http://www.car.blog.br/2014/05/novo-voyage-evidence-2015-video-preco-e.html

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  27. esse novo logan deveria vir com um canivete para tirar as rebarbas como opcional.

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  28. esse novo logan deveria vir com um canivete para tirar as rebarbas como opcional.

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  29. Uma lima , grosa , pra tirar rebarba .! Hahahahahahahah boa !

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  30. Eu ainda fico com o hb20 ou o siena grand

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  31. Gosto de carro que anda e nenhum deles arranca e tem velocidade final como o voyage. Viajo pelo Brasil e nenhum deles nunca me deixou para trás.

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  32. Simples mas avaliemos de um modo diferente.....
    Qual o carro que as frotas e os taxistas estão mais adquirindo......
    Prezando pelo espaço, consumo e tecnologia...
    R.... Logan 2014/15 e o 16 que ficou show....
    E o Novo Versa.....interessante.......
    logo menos (Abril) defino!

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