A Ford do Brasil está entregando quantidades consideráveis do Novo Focus 2014 à sua rede de concessionárias autorizadas. O carro está chegando principalmente na versão hatch e nas configurações S e SE - mais simples e mais acessíveis.
Há duas semanas atrás a situação era bem diferente, com poucos carros à disposição dos clientes, e muita procura, o que suscitou, inclusive, a ocorrência de ágio em um dos modelos comercializados.
Entretanto o quadro agora é bastante diverso, com ampla oferta do modelo, em suas diversas versões e configurações, e também de cores.
Há, inclusive, disponível (foto abaixo) a que promete ser o best-seller da linha Focus, que é o Focus Hatch 1.6 PowerShift (automático), modelo vendido a menos de R$ 67.000 reais.
Desde o final de novembro nós estamos acompanhando de perto a performance de vendas do segmento de hatchs médios para avaliar o impacto da chegada do Novo Focus e do Novo Golf.
Se em um primeiro momento o Novo Golf saiu na frente, a situação agora tende a se inverter, visto que a disponibilidade do hatch da Volkswagen não é tão grande como a oferta do Focus.
Aliás, não sabemos se já é reflexo da chegada do Focus, mas em uma concessionária da VW pesquisada, o novo Golf nos foi oferecido inclusive com desconto. Um desconto pequeno, de cerca de R$ 2.000 reais, para a configuração Highline Exclusive, com preço de tabela de R$ 95.000 reais, e que poderia ser adquirido por R$ 93.000 reais.
Além disso, o vendedor disse que é possível desconto também para o GTI - evidenciando um quadro bastante diverso do começo da comercialização.
De qualquer forma, esta semana as vendas do Focus devem reagir e poderemos acompanhar o verdadeiro potencial do novo carro da Ford, se ele tem condições de voltar aos dias de glória, quando liderou o segmento com folga, ou se, de fato, a estratégia da VW de lançar o Golf em antecipação deu certo.
Uma coisa é certa, as posições relativas de Golf e Focus ao longo dos próximos dias sofrerão alterações, com provável queda do Golf e subida do Focus.
Evidentemente que a subida do Focus é uma aposta segura, e se o Golf cair, isso significará que o carro da Ford está roubando consumidores do Golf.
Caso o Golf mantenha suas vendas na casa dos 110 unidades diárias, e o Focus suba, então os prejudicados podem ser outros modelos.
De qualquer forma, a briga Focus x Golf é um duelo de titãs - os dois melhores hatchs médios "não premium" do mundo, disputando, também, os consumidores brasileiros.
Quem vencerá? Em breve saberemos. Façam suas apostas.
Uma coisa e certo... um e caro demais, o outro pelo que oferece, não compensa comprar....
ResponderExcluirEngraçado você dizer isso já que o caro demais é o mais vendido em alguns países da Europa como o melhor hatch médio da categoria, e o outro é o mais vendido nos EUA também como melhor hatch médio.
ResponderExcluir"Retardeds people on the area..." é claro, la fora eles são vendidos como populares a preço de populares, já aqui... só brasileiro mesmo pra comprar esses carros pelos preços que as montadoras exigem.
ExcluirACHO QUE O RETARDADO AQUI É VOCÊ EM QUERER CITAR O VALOR EM QUE ELE É COMERCIALIZADO LÁ FORA.Como se você tivesse opção de ir lá fora comprar ele, ou como se o carro não fosse bom. Entenda se o Brasil é o pais com maior carga tributaria, isto é um problema de politicas publicas e não de um cara que ganha seu suado dinheiro e gasta como quer!
ExcluirTodo forum, blog, ou site que fala sobre carros tem os que se acham super descolados por dizer que brasileiro é trouxa pq paga caro, que lá fora é mais barato, como se tivesse inventado a roda! Todo mundo sabe disso, não precisa informar, não é novidade. Ngm vai comprar ou deixar de comprar por causa do seu conselho. É só se conformar, comprar um carro que pra nossa realidade se encaixe no orçamento de cada um, ou se mudar para outro país.
ExcluirDisse tudo Rafael! Realmente são em todos os blogs. Fico revoltado!
ExcluirÔh, carro feio da porra!!!
ResponderExcluirConseguiram estragar a geração antiga (II), q eu achava um espetáculo! Tinha um ar de esportivo, mas sem perder a classe!!
Agora, com essa frente horrível, ficou uma bosta de aparência! Tentou imitar carros de corrida, mas não deu certo! Ford, deixa essa "boca de caçapa" só para a Audi, q consegue fazê-la com maestria! rsrsrs
Eu também não gostei e não entendi... Eles lançaram o novo Ecostport, Fusion, Fiesta e vem ai o Escort, todos com a mesma identidade, o tal do kinect, já no Focus que tinha tudo para ficar com uma cara super esportiva e ainda estilosa (como é o Fusion), fizeram esse estrago ae...
ExcluirGosto não se discute, mas essa frente do Focus G3 é muito feia, faltou harmonia, criatividade.. O Golf 7 tem a frente bem mais harmoniosa, apesar dos comerntários que todos carros da linha VW são bastantes parecidos, o que me agrada, identidade em qualquer sistema ou organizção sempre é bom, hoje se identifica um VW a distancia, e isso não é ruim, pelo contrário. O diferencial de vendas entre Focus e Golf será a turma que não pode passar dos 62k - 64k reais, essa gente vai ficar com Focus 1.6 por questão de orçamento, e quem puder adquirir um carro na faixa de 70 k a 90k reais sem dúvida optará pelo Golf 7 TSI ou mesmo um GTI, carro com excelente acabamento, tecnologia/automação de ponta e motor/caixa de outro planeta, o Golf não tem concorrente nesta faixa de preço, acima de 110k começa aparecer Classe A e BMW 320, o que começa a complicar a vida do Golf apesar do Golf GTI ser um "brinquedo" bastante mais interessante que qualquer Merc ou BM dentro da faixa.
ExcluirGTI em quatro concessionárias pesquisadas variou de 120 a 126k!!!!!!
ExcluirPara vai....... ninguem recupera a desvalorização desse carto quando for revender....... Será sempre um Golf..... carro de baile funk com caixa de som no porta mala e neon azul em baixo!!!!!!
como são feias essas lanternas...Santo Cristo...
ExcluirCarro mai vendido do mundo!!!Dito isto,agora é esperar as vendas,que tem tudo para assumir a liderança,já que agora tem Focus a rodo.........
ResponderExcluirMotor turbo da volks tem que ter coragem. .....
ResponderExcluirExcelente motor!
ExcluirTenho um Jetta TSI sem palavras para o motor. Claro não nega a origem, muito barulho interno, GPS sem atualização a 2 anos, e por ser turbo só pode usar gasolina de alta octanagem. O Golf também!!!!!
Não é da Volks, é da Audi!
ExcluirGti por R$115,000 em versão intermediária e R$130,000 top, vou de Bmw 320 Active Flex por R$130,000, sem dúvida.
ResponderExcluirAfinal, não correrei o risco de perder tanto dinheiro na desvalorização, já que pacotes de opcionais extras cobrados pela Vw não entram no preço de revenda conforme tabela Fipe, assim a desvalorização é imensa se acrescentados os opcionais em pacotes vw.
Sem contar que conforme a outra matéria do Car.blog, não havia notado que a semelhança já conhecida entre Golf e Gol fosse tão imensa.
A Vw pedirá para o Fábio retirar a outra matéria do Ar, pois os carros estão idênticos.
O Gti tem que ter mesmo um belo desconto, pois $130 e $115 não vale.
E o que falar da Tiguan por $150 completa, se mais $15 pega-se a Evoque com 40cv extra.
Vw tá louca.
Ué, a VW tá louca e o Golf vendendo como água? Líder do mercado no segmento?
ExcluirSe vc não tem dinheiro para o Golf, não fica bravo não. Pega um Chery Celer, que tem o mesmo porte dele e custa R$ 29.9 mil.
Gti por R$115,000 em versão intermediária e R$130,000 top, vou de Bmw 320 Active Flex por R$130,000, sem dúvida.
ExcluirAfinal, não correrei o risco de perder tanto dinheiro na desvalorização, já que pacotes de opcionais extras cobrados pela Vw não entram no preço de revenda conforme tabela Fipe, assim a desvalorização é imensa se acrescentados os opcionais em pacotes vw.
A BMW 320i custa 130k e o Golf GTI 115K,
Então ela custa R$ 15k a mais e fica devendo:
- 36 cavalos de potência (184 na BM contra 220 no Golf)
- 8,7 Kg de torque (35,7 no Golf GTI contra 27 na BMW)
- acabamento em couro (tecido na BMW, couro no GTI)
- bancos esportivos (de série no GTI, ausente na BMW)
- sistema de navegação (de série no GTI, ausente na BMW)
- sistema de som com streaming de áudio (de série no GTI, o da BMW só atende ligação)
- sistema de som Hi-FI (de série no GTI, ausente na BMW)
- sendor de estacionamento dianteiro (de série no GTI, ausente no BMW)
- sensor de chuva e acendimento automático de faróis (de série no GTI, ausente na BWM)
- câmera traseira (de série no GTI, ausente na BMW)
- shift paddle - seletores de marchas no volante ( de série no GTI, ausente no BMW)
- piloto automático (de série no GTI, inclusive adaptativo, e AUSENTE no BMW)
- direção com desmultiplicação variável (de série no GTI, ausente no BMW)
Fora que a BMW 320i é HUMILHADA pelo Golf GTI em qualquer prova de desempenho.
Ah, sim, a BMW tem mais "status"....
Pergunta quantas pessoas preferem pagar 115k num Gol anabolizado GTI ou num BMW 118i que custa 112K. O Golf mesmo com todo esse pacote, continua com esse design lixo.
ExcluirAnônimo 10 de novembro de 2013 13:42
ExcluirVai lá e compra um Hyundai então se o negócio é aparecer. Acorda filhote, esse Golf é importado da Alemanha e lá não existe Gol.. Compara Golf com esse lixo que é a 118i não, design lixo é o dela, acabamento horrível e não tem nada que justifique o preço.
Voce anda na alemanha ou no brasil? rsss.... aqui no brasil vao achar que é um Gol. Alem do que BMW é marca premium, coisa que a VW nunca vai ser. Esse golf por enquanto é importado, logo vai ser fabricado no brasil, assim como o 118i e a 320i.
ExcluirVoce ta defendendo esse golf pq nao tem dinheiro pra comprar um BMW.
Eu não tenho dinheiro nem para comprar o Golf, que dirá a BMW.
ExcluirMas isso não me impede de opinar.
E acho a BMW 320i com poucos recursos pelo preço que pede.
Não vale.
Agora, o Golf GTI vale sim. Acho que está barato, isso sim.
Sim, concordo que pensando racionalmente, o Golf seja uma boa compra, mas a compra de um carro nao se dá apenas pelo que ele oferece. Status tem muito peso também.
ExcluirEu sou outro Anonimo que gosta de BMW ao inves de Golf....
ExcluirGolf é carro de pseudo playboy que anda de oculos "oaklei". Por isso tanto bandido gosta de roubar esse carro! KKKKK.....
Ate concordo que o Golf tem mais opcionais que a BMW (por 130K) mas nunca sera uma BMW!!! eu mesmo vou comprar a 320i.
Carlos, acho o Golf GTI maravilhoso, inclusive já tive um da geração 4/4,5, mas ele é tremendamente barulhento.
ExcluirPropostas diferentes e, apesar disso, iria de BMW só pelo acabamento.
Compra então o Golf anabolizado e no dia que for vender vai escutar da própria WV que o carro por ser turbo e rodar apenas com gasolina de alta octanagem desvaloriza muito e não tem mercado!!!!!! Vai de Golf vai!!!!
ExcluirE desde quando carro turbo da VW precisa andar com gasolina de alta octanagem?
ExcluirIsso é coisa de marcas que não sabem fazer motor direito e nem tropicalizá-los, como a Citroen que pediu uma consultoria para a BMW para fazer um motor turbo, mas não soube nacionalizá-lo, e exige gasolina podium.
No caso dos carros turbo da VW, pode-se usar gasolina comum sem problema algum.
Esssa é a recomendação oficia.
Concordo contigo!! sou muito mais BMW 320i. Pode ter menos potencia que o GTI mas é muito mais carro! Alem do que, ninguem vai te confundir pensando que vc ta andando num GOL... kkkkkk
ResponderExcluirO branco hatch ficou animal, muito dez.
ResponderExcluirSó que os preços praticados estão fora de base, uma loucura, exploração descarada.
O mesmo vale para o Golf. Só maluco compra.
Para gente ixperrta com você tem o Chery Celer a R$ 29.9k.
ExcluirÉ hatch médio igual ao Golf, tem motor 1.5 Flex (melhor que o do Golf que é 1.4 gasolina).
É completinho também, tem ar e direção, vidros e travas.
Tem até filminho na Internet para mostrar como ele é bão...
Chery Celer a R$ 29.9k. Negocião, heim? Criado exatamente para criaturas como você..
Se liga, rapaz. Você é o maior mala desse blog e tudo ou que você diz eu jogo no lixo.
ExcluirQue é isso amigo, exploração descarada? Olha quanto este carro custa lá fora
Excluirfaz a conversão e me diz que ele tá caro??? O mesmo vale para o Golf Entra no site da VW na Inglaterra olha quanto ele custa lá faz a conversão e me diz se ele tá caro.
na concessionária q eu fui só tinha uma unidade do hatch e uma do sedan
ResponderExcluirO Golf e o Focus tem uma coisa em comum são versões estéticas lateralmente inchadas de modelos mais baratos (Gol e NFiesta). Anônimo 13:59 então para você é só converter pela taxa de câmbio e pronto, a diferença de renda, impostos e serviços públicos é a mesma coisa no mundo inteiro. Como tem gente de pensamento fraco e infantil (só enxerga o óbvio e etc.).
ResponderExcluirEita, esse entende!
ExcluirComeça que o Focus atual foi lançado antes do Fiesta, então se um carro foi inspirado no outro, foi o Fiesta no Focus, e não o contrário.
Quanto ao Gol, este é um projeto brasileiro que não tem absolutamente nada a ver com o Golf de nenhuma geração. Muito menos na lateral, já que o Golf é reconhecido a quilômetros de distância por seu perfil totalmente característico.
E por fim, eu gostaria de saber o que a empresa tem a ver com a renda, impostos e serviços públicos de baixa qualidade do Brasil?
O custo de produção dela não vai cair por causa que a renda do brasileiro é baixa. Na realidade vai até aumentar, pois nossa infraestrutura é uma porcaria, os impostos são absurdos e os trabalhadores tem menos produtividade.
logo, fazer um carro no Brasil é até mais caro que na Alemanha.
Portanto o preço aqui deveria ser mais caro e não mais barato.
E o GOlf no Brasil está mais barato que na Alemanha.
Na realidade o preço do Golf no Brasil está bem convidativo, isso sim. Barato eu diria.
Se vc não tem dinheiro para comprar, isso não é problema da emprresa. Trabalhe mais e compre. É simples.
Anonimo de 14:44, acho que você precisa ficar mais atento ao CONTEXTO da conversa, antes de criticar. Pensamento fraco e infantil? falta de interpretação de texto e raciocínio logico é o que?
ExcluirReconhecer a lateral do Golf? Discordo... é so entrar no site da VW e comparar os dois modelos, sao muito parecidos, com excecao da roda e de outros pequenos detalhes.
ResponderExcluirEntao o Gol foi inspirado no Golf? Nao sabia.
O preco de venda do Golf vai sim cair quando for produzido no Brasil. Talvez nao num primeiro momento até que se pague o investimento feito, mas depois disso o preco vai cair.
Voce deve trabalhar na linha de montagem da VW ou dar a B**** pra algum executivo de la, pra defender tanto essa montadora que nao é nem melhor nem pior que as outras grandes do mercado.
Pronto, aconteceu a única coisa que faltava para o FOCUS retomar a liderança: os carros chegarem nas lojas. Daqui em diante, e por muito tempo, o FORD ocupará a primeira posição do ranking de vendas justamente porque NENHUM outro concorrente oferece o que ele proporciona, em termos de comportamento dinâmico e tecnologia, custando o que ele custa. É o melhor médio do mercado, seja Hatch ou seja Sedan.
ResponderExcluirAh, então ele pode continuar mal acabamento, com carroceria desalinhada, peças mal encaixadas, com motor fraco (1.6) ou beberrão (2.0), caro e com poucos itens de série para o preço pedido, e tudo bem?
ExcluirCalma lá...tem opções melhores no mercado. Ou melhor, tem uma opção melhor no mercado. O Golf.
Acho que o consumidor brasileiro finalmente descobriu como escolher carro.
Vamos ver, o Focus tem que encalhar, pois está muito abaixo do carro da Volks.
Se o Golf é a melhor opção do segmento? Bom, aí a escolha é de cada um.
ExcluirSobre o acabamento do Focus, concordo com o Carlos... Mas, SE a Ford resolver esse problema do acabamento ruim, pode ser que o Focus III volte a liderar mesmo.
Do jeito que está... Esquece. R$ 61K num carro com acabamento e construção ruins não dá!
O que eu escrevi alguns posts na semana passada e retrasada está acontecendo: normalização das entregas do Focus e consequente aumento de vendas.
ExcluirNão adianta, o balizador de vendas não é ser o melhor carro, mas ter um pacote atraente por um preço menor.
A minha aposta foi exatamente na versão em destaque aqui: 1.6 Powershift. Aposto ainda na versão SE que vem com bancos em couro.
Fica abaixo dos 70 mil já com câmbio automático e os malfadados bancos de couro. São coisas que chamam a atenção do consumidor. Os concorrentes nacionais diretos estão na mesma faixa de preço e conteúdo: Cruze e 308.
O Golf pra mim é a melhor opção, mas corre por fora. Fica de 5 a 10 mil acima da faixa de preço que manda - 65 a 70 mil, levando-se em conta a versão DSG que é a mais interessante pro consumidor desse tipo e preço de carro.
Ontem, depois de uma semana andando no Golf e me impressionando cada vez mais com ele, peguei o Focus pra andar. É também um excelente carro, tão bom quanto o Golf, só que mais macio, mais confortável, sem deixar de ser absurdamente estável, como o Golf.
Eu e muita gente aqui do Blog que tem um pouco mais de experiência com carros, sabe diferenciar e valorizar isso. A grande maioria dos consumidores não. Vai andar nos dois - Golf e Focus - e vai achar o Focus mais macio, mais confortável na rodagem, com bancos de couro (que é chique), já com câmbio automático e mais barato que o Golf. Esse consumidor vai levar o Focus pra casa.
abraço
Marcelo Schwan... você tem um Golf e acha melhor o Focus... então você deve ter o Golf 4,5...
ExcluirImpossível achar bom andar de Focus um cara que tem um Golf 7... a diferença de acabamento, desempenho, tecnologia é brutal... são mundos completamente diferentes... a diferença é tão grande que considero o Golf em outra categoria, hatch premium mesmo.
O Focus é o melhor hatch médio, mas está muito longe do Golf.
Anônimo11 de novembro de 2013 12:37
ExcluirNa realidade eu tenho os dois: Golf TSi Elegance DSG e Focus GLX 2.0 2012. Posso falar numa boa dos dois, sem fanatismo.
Acho que impossível é falar mal do Focus quem não o tenha dirigido por longo tempo como eu tenho feito (tive um 1.8 16V 2003 vendido recentemente com 179500 km rodados e o meu 2.0 está com 28.000 km).
Me desculpe, mas achar que o Golf humilha o Focus naquilo em que o Focus sempre foi referência - dirigibilidade - é coisa de fanático, coisa que eu não sou.
Esse Golf VII é muito melhor que o Focus em refinamento, acabamento interno e externo, qualidade de materiais, montagem. Parece ser de um segmento superior. Nisso ele é muito melhor. E nisso eu concordo com você.
Mas não é todo mundo que olha isso.
No uso diário, comportamento de suspensão, freios, estabilidade, ou seja, dirigibilidade, posso te garantir sem medo de errar: o Focus não deve absolutamente nada ao Golf.
Vou mais longe: em termos de comportamento de suspensão o Focus é mais amigável, até melhor que o Golf. É tão estável quanto o Golf mas é nitidamente melhor em termos de absorção de impactos desse nosso asfalto lunar. Faço curvas um pouco mais rápido com o Golf, mas chega a nossa realidade asfáltica, eu tiro o pé. Com o Focus não precisa tirar o pé que ele absorve melhor.
Acabei de fazer o test drive no Focus SE 2.0 Powershift. Confirma tudo que escrevi acima. Excelente em comportamento de suspensão, o Duratec Direct é bem melhor que o do meu Focus, o Powershift é muito bom de uso, mas o padrão de acabamento e materiais e montagem dele é muito inferior ao do Golf.
Como a concorrência está no nível desse Focus, posso concluir que nesse aspecto o Golf é MUITO melhor. Mas no uso diário, o consumidor médio vai notar mesmo é o melhor comportamento de suspensão do Focus.
abraço
Marcelo Schwan, tive a mesma conclusão que você. Já comprei meu focus hatch 2.0 com pacote plus. Abraço
ExcluirFiz test drive nos dois. Para o meu uso...até vou repetir: para o meu uso, achei melhor o Focus. Ele tem suspensão melhor, é mais confortável no dia-a-dia, não fica muito atrás em motor e é um pouco mais barato em compra e seguro. Minha escolha foi o hatch 2.0.
ExcluirO Cruze tá disparado em Vendas, na frente de Golf e de Focus, por que você ainda não informou isto??
ResponderExcluirNesse mês de novembro o Golf já é líder, com o Cruze em segundo e o Focus em terceiro... acho que a tendência da reportagem está um pouquinho otimista para o lado do Focus.
ResponderExcluirVou mandar pintar a boca do para-choque toda de preto. Aquelas duas listrinhas mataram a frente do carro. Pelamor...
ResponderExcluirO fucus tem demanda e cliente fiel em dezembro o focus liderar mais no acumulo do ano o focus e o mais vendido de 2013 e lider no mundo ford raca forte.
ResponderExcluirFui ver o Focus e não tinha nenhum, nem para ver!
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