A montadora britânica de carros de luxo Jaguar Land Rover, hoje controlada pela indiana Tata Motores, anunciará no próximo dia 3 de dezembro a instalação de uma unidade fabril no Brasil, na cidade de Itatiaia - Estado do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 1 bilhão de reais.
A informação foi confirmada pelo prefeito do município fluminense, Luiz Carlos Ferreira Bastos, à agência de notícias Reuters: "A chegada da Land Rover vai ser um marco histórico para a cidade", disse.
A fábrica da Land Rover deve começar a operar em 2015, junto, portanto, com suas concorrentes no segmento de luxo BMW, Audi e Mercedes-Benz, as quais já confirmaram também plantas em território nacional em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, respectivamente.
A decisão dessas montadoras de carros de luxo de passar a fabricar carros no Brasil decorre do programa automotivo do governo federal Inovar-Auto, que força as montadoras a produzirem localmente, com redução de impostos, se quiserem oferecer preços competitivos no mercado brasileiro.
A cidade de Itatiaia fica próxima a Rezende - polo automotivo que contará também com fábricas da Nissan, MAN - subsidiária de ônibus e caminhões da Volkswagen - e da francesa Peugeot.
Redução do ICMS
Para garantir a presença da Land Rover no Rio de Janeiro, o governo do Estado garantiu incentivos fiscais, que consistem na redução do ICMS por um período entre 25 e 30 anos.
Fonte: Reuters
Fonte: Reuters
Esse filme a gente já viu: os carros da Land Rover que serão fabricados no Brasil, certamente não baixarão de preço. Na realidade devem é subir...
ResponderExcluirCom certeza.
ExcluirSe não fizerem isso, tirarão algum opcional para manter, ou seja, eles ganharão de uma forma ou de outra.
Esse negócio de montadora de fora vir para o Brasil está mais para desvantagem do que para vantagem, o pessoal capa os carros e mantém os preços altos.
A última que fez isso foi a Kawasaki. A 250R dos EUA tinha no painel marcador de quantidade de gasolina, mas no Brasil tiraram isso e colocaram sensor de temperatura, então o cara contra a quantidade de gasolina pela quilometragem, tipo os Fords antigos que sempre davam problema nas bóias.
Mesmo fabricando aqui, vai ser melhor importar nos importadores independentes.
Interessante notícia, não sabia que a Land Rover pretendia instalar fábrica no Brasil. Entendo que o Inovar-auto está produzindo frutos. Veremos se vamos ter sedãs alemães por preço mais em conta, vamos aguardar, afinal suas versões mais simples não ficam tão distantes dos nossos (sedãs) médios em suas versões top.
ResponderExcluirFabricarão a nova versão do Defender.
ResponderExcluirAchei até seria algo no minimo pra atender a Inovar-Auto, mas até que tem uma agressividadezinha...
Esse Inovar-auto terá também que se adequar para INOVAR-IMPOSTOs....bom, gera empregos e isso é bom. De resto, se não tivermos uma politica de adequação dos impostos, não vejo com muita esperança.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.