O Golf GTI Design Vision é um modelo conceitual desenvolvido pelos engenheiros e designers da Volkswagen para a apresentação no festival Wörthersee de 2013, realizado na Áustria no verão europeu. O carro conta com um motor de quase 500 cavalos capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 3,9 segundos, e que transfere sua potência para o asfalto por meio de um sistema de tração integral nas quatro rodas.
Debaixo do visual agressivo, porém, há a mesma plataforma MQB que equipa o Golf convencional e o Audi A3. A distância entre eixos é a mesmo do Golf GTI convencional, mas outras dimensões foram alteradas.
O Golf GTI Design Vision é 15 milímetros mais curto - 4.253 milímetros de comprimento, resultado de sua traseira menor. Sua altura de 1.385 milímetros é 57 milímetros inferior à do modelo convencional - como decorrência do teto e suspensão rebaixados. Ele também é bem mais largo - 1870 milímetros no lugar dos 1799 milímetros do modelo de produção. Isso permitiu bitolas dianteiras e traseiras maiores: 1.595 milímetros (um aumento de 57 mm) à frente e 1.579 milímetros (um aumento de 63 milímetros) na traseira.
A Volkswagen não revelou o quanto o carro pesa, mas ele é revestido principalmente de painéis de plástico, e tem os bancos traseiros removidos, uma cabine sem nenhum das sutilezas presentes no modelo de produção, como isolamento térmico acústico.
Sob o capô, no lugar do 2.0L turbo de quatro cilindros do GTI convencional, o Golf GTI Design Vision conta com um 3.0L bi-turbo VR6, que produz 496 cavalos @ 6500rpm e torque máximo de 55,9 Kgfm disponível entre 4000 e 6000 RPM, distribuídos para as rodas dianteiras e traseiras através de uma caixa de transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades, além do sistema de tração integral Haldex encontrado no VW Golf 4Motion .
Esse mesmo motor será aplicado à versão de produção do CrossBlue, porém não tão escandalosamente ajustado para esse nível de potência. Versões futuras do Passat também contarão com tal motor.
Dinâmica
A Volkswagen salienta que o Golf GTI Design Vision é um carro de apresentação e não foi ajustado para a condução dinâmica perfeita. Entretanto, em testes que tem sido conduzidos pelas revistas especializadas, ele se mostrou capaz de tirar sorrisos dos pilotos.
No que respeita ao estilo, ele é estonteante. Segundo o projetista do carro, ele traz fornece referências para as próximas gerações do Golf GTI. As bitolas mais largas e o telo mais baixo dão ao carro um visual muscular e sinistro.
No interior, o Golf GTI conta apenas com os instrumentos essenciais, além de um painel revestido em fibra de carbono e Alcântara. Há um painel de instrumentos LCD TFT, e uma grande tela no console central, que pode ser configurada para mostrar o sistema de navegação ou informações dinâmicas. No lugar dos puxadores de porta interno, há laços de tecido vermelho - similares aos observados nos carros da Porsche Cup.
Por outro lado, indicador de luz e de direção são convencionais, assim como o freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado automático de duas zonas - os mesmos do GTI de rua.
Atrás do banco do motorista, onde você normalmente se encontra os assentos traseiros, há uma barra transversão, o que aumentou a rigidez torcional da carroceria.
O volante, equipado com os seletores de trocas do câmbio DSG, apresenta um interruptor e um botão. O interruptor alterna entre três modos de condução - Street, Esport e Pista - que progressivamente endurecem a suspensão e alteram o mapeamento do motor. O outro botão chama o motor VR6 à vida.
Um aspecto do carro que o modo 'Track' não altera é a direção, que é a mesma adotada pelo Golf GTI de produção, sendo bastante leve e considera em desacordo com o desempenho monstruoso desde Golf. Compreensível, porém, uma vez que o Golf GTI Design Vision foi feito para enfeitar os Salões do Automóvel pelo mundo, e não uma pista de corrida.
A quem se destinaria
Se, por algum motivo você é um sujeito que consideraria "anêmico" um Golf GTI de produção, então você é o tipo de pessoa que poderia se acomodar bem em um Golf GTI Design Vision. O problema é que ele não será produzido.
O Golf GTI Design Vision existe apenas para destacar o design e desempenho extremos de carros produzidos com base na plataforma MQB.
O mais próximo deste Super GTI que chegará às ruas é serão algumas de suas marcantes características de projeto que serão incorporados em futuras evoluções do Golf GTI, além do motor V6, que também equipará futuros modelos da VW.
Volkswagen Golf GTI Design Vision - Ficha Técnica
- Aceleração de 0 a 100 Km/h: 3,9 segundos
- Velocidade máxima: 308 Km/h
- Motor: VR6, twin-turbo, gasolina, 496 cv @ 6500rpm e torque de 55,9 Kgfm @ 4000-6000rpm
- Transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas.
Cruz credo, tomara que nunca se concretize. Foi o desing da FIAT que criou essa criatura? Agora mecanicamente fantastico
ResponderExcluirGosto e c... cada um tem o seu... Sou mais este que qualquer golf versão anterior...
ExcluirAliás, o atual mesmo é bem feio e simples... Golzao!
Infantil demais esse desenho nada haver, parece o carro dos power ragers kkk. Muiro melhor o Atual golf R
ExcluirSem duvida e o melho e mais bonito golf q foi lançado ate agora,qe pena qe nao vai roda nas ruas ,se for lançado vai arrebentar no mercado
ExcluirSe for lançado ,vai arebentar no mercado?sem duvida e o melhor golf e mais bonito qe foi lançado ,qe pena q e pra testi 😞
ExcluirÉ a VW mostrando que tb sabe fazer carros espalhafatosos.
ResponderExcluirSó que os dela são para exibição em Salões, enquanto os da Fiat e da Hyundai, para serem vendidos...
definitivamente design não é com a vw...putz umas rebarbas estranhissimas, parece um uso polar esse carro...
ExcluirEu gostei desse design embora carros chamativos em visual acabam enjoando rápido ,que o figa a hyunday com suas linhas que um mês ninguém aguenta olhar mais , a fiat exagera um pouco também , ela coloca tanto plástico nos modelos adventure que fica parecendo carro surpresa do kinder ovo ..
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito feio, motorzinho de dentista, prefiro meu cielo
ResponderExcluirVocê tem mesmo um Cielo ?
ExcluirTenho, pq?
ExcluirPorque eu acho lindo o design dele. Sempre quis comprar um e não confio em nada do que dizem na internet pois há muitas matérias pagas. O custo benefício deste carro é ótimo e agora eu conheço alguém de verdade que tem o carro e pode me passar uma informação isenta sobre ele. Você tem experiências anteriores com outros carros para fazer um comparativo com o Cielo ? Você tem algo a reclamar do carro ? Obrigado.
ExcluirJá eu curti, agora sim um Golf com design descente!!!
ResponderExcluirMelhor continuar só no conceito mesmo. Aproveita-se só o motor e a tração integral. O resto, pode jogar no lixo. Agora, o cara que desenhou esse painel merece passar num corredor polonês, ahahaha!
ResponderExcluirCopiou o volante da Ferrari.
Excluiro design interno horrível parece q eles cortaram o sofá da minha casa para fazer o painel...tirando o volante e os comandos digitais o resto é horrível...um carro com barbatanas...primeira vez que vejo...
ExcluirQue esculacho que fizeram com o Golf. Ficou medonho! Vai ter mau gosto assim!
ResponderExcluirNão é possível que ninguém percebeu!?
ResponderExcluirO taco de Golf na lateral traseira foi explicitado. Dá para ver claramente agora, e o mais legal é que agora vejo nos outros Golfs.
incrível isso! Tem um taco de Golf na lateral do Golf!
eu ja tinha ouvido falar desse recurso de estilo, mas so vi agora! Show!
A melhor foto para ver o taco de Golf é a foto 3.
ExcluirRealmente espetacular!
Eheheheh !
ExcluirGostei das lanternas, mais bonitas do que no Golf.
ResponderExcluirEntao quer dizer que a WV sabe fazer design diferente do Gol??
ResponderExcluirvw
ExcluirFicou muito lindo, só o interior que deveria manter do golf atual.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.