O BMW Série 3 é o sedã de luxo mais vendido no Brasil desde que a atual geração chegou ao mercado nacional no meio de 2012. Muito desse resultado pode ser atribuído ao estilo da sexta geração do clássico sedã alemão, que conseguiu manter intacta a identidade da marca porém com linhas belas e agressivas, com destaque para a frente do carro, com os faróis unidos à grade frontal.
O projeto do BMW Série 3 atual também fez concessões ao conforto: suspensão confortável, mas ainda sim firme e esportiva; interior bem acabado; silêncio interno; requintes tecnológicos. Tudo isso somado ao prestígio da marca e o resultado é que o BMW 328i mantém sua base de consumidores fiéis e seduz os céticos, cautelosos e racionais - que sempre questionaram o "custo x benefício" de pagar um preço elevado para ter um sedã alemão.
O BMW 328i avaliado neste artigo é o modelo básico vendido nos EUA, acrescido de dois opcionais: o sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos e o sistema de iluminação diurna em LEDs, com preço nos EUA de US$ 39.200 dólares (R$ 87.000 reais). No Brasil um carro com tal configuração fica em R$ 187.000 reais.
O preço é elevado, mas ele retorna em status, prazer de dirigir, conforto e esportividade cada centavo. A decisão de comprar um carro desse, porém, não é baseada em relação de custo x benefício, visto que, por esse preço, ou até por menos, há carros tão bons quanto, com performance similar e até mais itens de série e de tecnologia, como o Golf GTI ou o Jetta TSI. Mas esses não são um BMW.
No caso deste, temos um motor quatro cilindros 2.0 de 245 cavalos e 35,7 Kgfm de torque máximo já disponível a 1.250 RPM. O resultado em termos de performance varia muito em função do tipo de modo de condução selecionado: ECO PRO; CONFORT; SPORT. No modo ECO PRO, definido para maximizar a economia, as respostas ao acelerador são lentas, dando a impressão de resultar do tradicional atraso na resposta de motores turbo, entretanto, quando a resposta vem, a aceleração é rápida.
Na configuração CONFORT o motor responde um pouco mais rápido aos comandos do acelerador, mas ainda assim há um atraso. A direção fica mais suave e o ar-condicionado funciona a plena potência - o resultado é um cruzeiro suave e agradável. Mas o modo que mais combina com este BMW 328i é o SPORT, mesmo.
Nessa configuração as respostas do carro ao comando do acelerador são prontas e imediatas. O carro fica ágil e arisco, a direção fica mais pesada e aceleração despeja toda a potência do motor na rodas, sem concessões politicamente corretas ao meio-ambiente. É o modo mais agradável e divertido de ser conduzido.
Entretanto, mesmo na configuração SPORT o sistema de economia de combustível Start/Stop, que desliga o motor quando o carro é parado em trânsito, continua funcionado. E esse funcionamento não é tão suave e imperceptível, sobretudo no acionamento do motor. Quando o carro para, e o motorista mantém o pé no acelerador, o motor é desligado. Mas quando se solta o freio, o motor é acionado, produzindo uma chacoalhada na carroceria.
Desempenho
Retomadas de velocidade
Frenagem
Ruído interno
Consumo
Preço
Interior e equipamentos
O BMW 328i de sexta geração ficou 4 cm mais longo que seu predecessor e isso resultou em um espaço interno bastante adequado para passageiros tanto no banco dianteiro quanto no traseiro. O revestimento em couro nos bancos é de série, sendo que a versão branca com interior bege é uma das mais procuradas.
O requinte do acabamento fica ainda mais evidente à noite, com a iluminação vermelha nos instrumentos do painel que encontra correspondência em luzes de cortesia igualmente vermelhas a iluminar a lateral interna das portas, criando uma atmosfera de luxo e sofisticação.
A posição de dirigir é facilmente encontrada por meio dos múltiplos ajustes elétricos dos bancos dianteiros (com memórias) e do volante, de modo que motoristas de qualquer estatura sempre encontrarão o acomodação ideal.
Os bancos dianteiros contam com ótimo apoio lateral tanto no assento quanto no encosto, mesmo nos bancos convencionais. Há bancos esportivos como opcionais que prometem melhorar ainda mais o que já parece ser perfeito.
O painel tem um desenho simples e bonito, sem rebuscamentos ou apelações, com um conjunto de instrumentos com todas as informações necessárias e um tela central do sistema multimídia, cujas funções podem ser controladas pelo i-Drive posicionado no console central.
O painel é inteiramente confeccionado em borracha, mesmo as partes em bege, com apliques na parte central que imitam aço, mas são na realidade de plástico. O partida é feita por meio de um botão Start - que reconhece a presença da chave no interior do carro.
A tela do sistema multimídia não é sensível ao toque, de modo que o sistema iDrive nunca exige do motorista desviar a atenção da pista para acioná-la. Entretanto, nesta versão básica, a principal função de um sistema multimídia, que é a navegação por GPS, não está disponível. Além disso, apesar de ele dispor de conectividade Bluetooth, o telefone, mesmo conectado, não permite que seja reproduzidas músicas do iTunes no áudio do carro.
Essa limitação, porém, pode ser sanada ao se optar pelo sistema de multimídia mais sofisticado, com aplicações BMW e o sistema de navegação.
Vídeo
Conclusão
O BMW 328i é um sedã premium confortável, com desempenho de carro esportivo, silencioso e econômico, e que chama muito a atenção por onde passa e confere status a seu motorista. É um carro para quem tem muitos reais à disposição na conta bancária e não está preocupado com boas relações de custo x benefício, mas sim com qualidade, luxo, distinção e diversão.
O problema nunca foi o preço elevado. Brasileiro compra e todo mundo sabe. O problema ė ser ROUBADO!
ResponderExcluirComparar bmw com voyage e gol anabolizado é forçar a amizade
ResponderExcluirChamar Jetta de Voyage e Gol anabolizado é forçar amizade idem, rapaz.
Excluiras concorrentes são MB,Audi, Volvo e Lexus,ponto final.
ResponderExcluirTudo aqui acaba em golf. Esse carro é melhor tecnicamente e infinitamente superior no quesito beleza nada e nada de parecer com gol....
ResponderExcluirna conversão real x dólar, vc está a pagar 86 mil dólares por um Bimmer 328i no Brasil de ricos! muito massa....somos roubados a cada esquina e nem ficamos sabendo (ou estamos tão acostumado, que nem percebemos!
ResponderExcluirPagamos em média algo próximo a 50% a mais pelos veículos aqui no Brasil, quando comparados com os mesmos nos EUA. A grande diferença é que lá a renda é maior e os carros são mais seguros e equipados, de uma forma geral..Essa média incluindo os impostos dos países. Tirando os impostos, as montadoras ainda teriam um lucro mais que extraordinário no BraZil comparado com os lucros nos EUA.
ExcluirGolf e Volkswagem de novo? Tá difícil!!!!! Tira aquele Golf vermelho da parte de cima do site que já de no saco. Coloca uma matéria nova ali. O Golf vermelho já está lá desde o lançamento do Golf. (Sendo que aquela foto era sempre trocada)
ResponderExcluirPercebi amigo... realmente aquele golf vermelho tá tempo demais.. tudo bem que se trata do melhor carro do mundo, mas... kk
ExcluirTodas as matérias nos levam ao Golf kkk Triste!
ResponderExcluirEu estou na dúvida entre a compra de um novo sentra ou um cruze. Apenas leio sobre isso no carplace ou notícias automotivas. Acho que o espaço aqui é para quem quer comprar um golf ou ver comparações com ele. Ou ainda comprar uma BMW....Temos várias notícias no mundo dos automóveis. Exemplo: Infiniti no Brasil, novo sentra, o juke e o note, possível facilit no cruze, strada nova, mudança no 408, novo logan. E por ai vai...Gostava muito desse espaço, mas aos poucos estou migrando para outros espaços. Não quero comprar um golf e não acho diversificação nas informações...
Excluirjá que o assunto caiu novamente no Golf, reparei que o carro do admin do Blog e do Carlos só ganhou em ruído interno.
ResponderExcluirNa realidade nem nisso, já que quanto maior a barra pior...então o Golf é bem mais barulhento que o BMW 328i...apesar que isso é previsível já que o GTI é um esportivo que tem até sistema que aumenta o som do escapamento dentro do carro. o golf é projetado para ser barulhento mesmo, deveria ter comparado o ruído interno com o Golf Highline e acho que o Golf ficaria pau a pau.,
ExcluirO golf gti ganhou em retomadas *_*
ExcluirAdoro Bimmers !!
ResponderExcluirPra variar, mais uma vez, Golf!!! Blog amador!
ResponderExcluirNão entendi comparar Golf de 90 mil com BMW de 190 mil. Tá parecendo deboche.
ResponderExcluirDeboche só se for do BMW 328i, que custa 2 GTI. Esse teste escancarou sim o fato que o GTI que custa a metade do preço da BMW 328i, não deve nada para ela.
ExcluirO que eu vi: o GTI tem desempenho igual à BMW. Igual, visto que as diferenças a mais ou a menos são ridículas. BMW ganha por décimos na aceleração de 0 a 100 e o GTI ganha nas retomadas até 100. Empate.
Mas se comparar com a 118i, a espancada é ampla, geral e irrestrita.
Mas o GTI é tem bem mais itens que a BMW. O GOlf tem 7 airbags, a BMW 6. O GTI tem sistema multimidia com navegação, a BMW é opcional.
O GTI tem park assist, piloto automático adaptativo, coisas que a BMW nem sonha.
Não nego que a 328i é um puta carro.
mas o GTI, custando a metade, mostrou-se equivalente em termos de performance e superior em termos de tecnologia.
Ou seja: GTI venceu esse comparativo.
Compra a bosta do Golf então.... Vc só vai saber o q é um BMW o dia q acelerar um !!!
ExcluirColega, você é um leitor de revistinha. Acelere você antes um Golf GTI e um BMW e depois opine. O Golft GTI não deve nada para essa BMW em termos de comportamento dinâmico, desempenho e prazer ao dirigir. Ganha em itens de série e de conveniência, e ainda custa a metade do preço.
ExcluirO BMW só vale pelo status. Mas "status" não se coloca na pista. E a minha filosofia é que o importante é "ser" e não "ter". Logo, quem compra Golf no lugar da BMW é mais esperto, já que tem mais, pela metade do preço.
A você resta continuar a ler revistinhas...
Desculpe amigo... tenho a oportunidade ter em casa uma BMW 120 Ano 2010, e a nova Mercedez A 200, sou um apaixonado por carros e já passei da fase de ficar nas revistinhas a muito tempo !!! Com todo respeito a VW q tem seus méritos, ela ficou bem atrasada por muitos anos dos carros de ponta e agora está tentando recuperar o tempo perdido e ainda terá q aprender muito !!! Voltando ao assunto, a nova Mercedez possui uma tecnologia de 1a. linha e em comparação final anda mais q a BMW 120, porém acelerar ela é incomparável.... é algo não só emocionante como tmb apaixonante !! Para se ter ideia a A 200 tem motor um 1.6 turbo q anda mais q o 2.0 aspirado da BMW !! A dica é: Acelere uma BMW q vc entenderá !! Abs
ExcluirSem querer me intrometer na discussão, mas já me intrometendo, eu acelerei essa BMW 328i por uma semana e meia nos EUA e não achei nada de mais. Nem "emocionante" e tampouco "apaixonante".
ExcluirA BMW 328i é um carro com acerto alemão típico: suspensão firme, construção sólida e com um motor com bom desempenho. Um bom carro, sem dúvida, mas caro demais pelo que oferece em termos racionais.
Claro que há o aspecto "emocional", vinculado a questões de "status" que eu desconsidero totalmente, já que "status" não é algo que eu leve em consideração ao escolher um carro. Aliás, entre dois carros iguais, o que der menos "status" certamente será o meu escolhido.
E já que se tocou no assunto da BMW 1210i 2010, eu já avaliei uma BMW 120iA 2010, link abaixo:
http://www.car.blog.br/2011/12/bmw-120ia-2010-fotos-consumo-preco-e.html
E também não achei nada de mais. Jamais compraria uma, já que é caríssima pelo que oferece, e ainda essa 2010 consegue ser ainda mais feia, na minha opinião, que o modelo atual.
Os caras entram aqui pra mentir, criar um personagem "tenho carros que gostaria de ter".
ExcluirEi Vinicius, vende a sua BMW ou a Mercedes e se matricula num supletivo para aprender a escrever direito.
ExcluirMercedes é com "S" e não "Z", como vc escreveu 2 vezes.
E o verbo haver no imperativo afirmativo se escreve "há" e não "a"....
Nem vou falar de pontuação....
kkkk ! Vc tem razão !!! Alguns erros, porém não estou escrevendo nenhum documento oficial e essa é uma conversa informal. Mas fique tranquilo que não é necessário o Supletivo. Abs
ExcluirNa Alemanha, os dois carros Golf GTI e BMW 330 ainda em 2016 tem praticamente o mesmo preço, entre 30 e 35 mil euros, logo a comparação é totalmente válida. O Classe A e a BMW 1 não ganham do Golf TSI 1.4 em nenhum comparativo na própria Alemanha onde custam quase a mesma coisa, nem o irmão Audi A3 tira o sucesso do Golf. Imagina aqui que os "importados" BMW e MB custam muito mais que o Golf. Agora imagina comparar tecnicamente Classe A 1.6T com golf GTI, sem chances, coitado do pelado Classe A frente ao GOLF GTI. Mas claro, uma BMW e MB te darão mais "status", na noite então, coitado do discreto Golf. Mas nem todos querem comprar status, alguns querem apenas um ótimo carro, confiável, confortável e seguro, por isso a cada 1 alemão que compra uma BMW Série 1, 5 alemães compram um GOLF, mesmo os dois custando a mesma coisa.
ExcluirGolf.. the very best... aff sempre ele.. vi um rodando hoje em Maceió, um highline preto, sem película acho que o dono queria que todos vissem quem era o rei soberano na cidade Kkkkkk,
ResponderExcluira inveja e uma merdaaa!! 18:48
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk Eu sou o do 18:48...
ExcluirInveja?? Deixa quieto....
Tu que tava dirigindo foi Anonimo 12.50?
Tanto dono de golf como de HB20 se acham muito camarada... Isso é fato...
Pensam que são os últimos do pacote de bolacha...
Inveja eu nao tenho, mas o que muitas pessoas tem qdo estão se achando são outras coisas piores, como soberbos, se acharem melhores do que os outros...
A BMW por ser tração traseira...confere uma condução + prazerosa e segura desde que o condutor da máquina seja um "piloto" nato....A 328 é fantástica !!!
ResponderExcluirO que vai definir a compra de um carro é o perfil do comprador. Se ele é solteiro, casado, quantos filhos, e quanto dinheiro tem disponível para comprar um carro. Uma família com 4 pessoas não pode querer um Golf, por mais que seja um ótimo carro. E se não está com dinheiro sobrando, não pode ter um BMW. Então a escolha mais sensata seria um Jetta Highline, que tem a potência do Golf GTi, econômico, porta-malas grande e o conforto do BMW. Sempre haverá um carro melhor do que o seu, sempre. Então essas discussões sobre carros é igual a discussão sobre futebol. Bun_da e opinião todo mundo tem a sua, e temos que respeitar.
ResponderExcluirPreços de carros no Brasil e lá fora? Nos EUA o imposto é de 6% (VAT), na Europa varia entre 14 e 25%. No Brasil é de 47% aproximadamente. Só que o país EUA cobra pouco imposto em tudo mas está endividado até a tampa. Deve mais de 16 trilhões de dólares!! Ou seja, tudo o que é construído pelo governo, os armamentos de guerra, tudo, tudo, é comprado fiado, ou seja, o governo americano saca do cheque especial. Assim é mole.
A minha BMW 328i Sport GP 2014/2015 só deu problemas!
ResponderExcluirO carro em garantia, novo, teve o Câmbio Trincado(o aço do cambio trincado), entre outros vários problemas.
1. Defeito na Buzina;
2. Troca indevida do comando do volante;
3. Barulho no Câmbio;
4. Defeito no catalizador;
5. Direção tremendo;
6. Direção puxando para a direita;
7. Cheiro ruim do ar-condicionado;
8. Freio pegando e fazendo barulho;
9. CAIXA DE DIREÇÃO COM BARULHO/ESTALOS;
10. VAZAMENTO DE ÓLEO DO CÂMBIO;
11. CARCAÇA DO CÂMBIO TRINCADA.
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Espero que não passem o mesmo.
Paulo Henrique - PHAOB
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ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/v9xZLyKRKtoQLNsT/bmw/bmw-328i-2014-2015-0-km-cambio-zf-com-problemas-impossivel-confiar-no-carro-processo-judicial-em-andamento/
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