Uma questão que é frequente formulada por proprietários de carros com motores turbinados ou de injeção direta é: qual a vantagem de usar a gasolina Podium, da Petrobrás, em detrimento da comum?
A Revista Motor Show do mês passado fez testes de desempenho e consumo, com os dois tipos de combustível, com quatro modelos vendidos no Brasil: VW Jetta TSI, Bravo T-Jet, Fluence GT Turbo e Peugeot 408 THP.
Em relação aos combustíveis, as duas diferenças básicas entre a gasolina Podium e a comum estão na octanagem (medida em octanas e que define a capacidade do combustível resistir à pressão e temperatura sem detonar) e quantidade de enxofre (medida em ppm - partes [de enxofre] por milhão).
Dessa forma, quanto maior a octanagem da gasolina, melhor, pois o motor, caso tenha recursos para isso, poderá oferecer maior potência e torque usando esse tipo de combustível, resultando em melhor desempenho e, simultaneamente, menor consumo de combustível.
No caso da quantidade de enxofre, quanto menor, melhor, pois, ao longo do tempo, esse material vai se acumulando nas válvulas e câmaras de combustão, reduzindo a potência e a eficiência do motor, além de danificar o catalisador.
No caso dos motores com injeção direta de combustível, como é o caso do motor 2.0 TSI do Jetta, os problemas causados por excesso de enxofre no combustível são ainda maiores, pois esse elemento pode se acumular nos bicos injetores, prejudicando o funcionamento do motor.
Assim, no caso da octanagem, enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, a gasolina Podium apresenta-se com 95 octanas, evidenciando seu maior poder energético.
Entretanto, a maior diferença é na quantidade e enxofre. Enquanto a gasolina comum está especificada com 800 PPM de enxofre, a gasolina Podium tem uma quantidade máxima muito menor, de 30 PPM. É importante ressaltar, porém, que a Petrobrás afirma que mesmo a gasolina comum à venda no Brasil não tem mais que 250 PPM de enxofre. Além disso, a partir de 2014, segundo a estatal, toda gasolina brasileira terá no máximo 50 PPM.
50 PPM de enxofre na gasolina é a quantidade observada na gasolina vendida nos Estados Unidos, e também a recomendada para motores com injeção direta (TSI e TSFI da VW/Audi e EcoBoost da Ford), de modo que, a partir de 2014 todos os carros vendidos no Brasil poderão usar gasolina comum sem qualquer restrição.
Feitas as apresentações, vamos aos números comparados de desempenho e consumo dos modelos avaliados.
Desempenho - aceleração de 0 a 100 Km/h
Na prova de aceleração de 0 a 100 Km/h o Fluence GT mostra-se o mais beneficiado pela gasolina podium, com ganho de performance de 6,05%, seguido do Peugeot 408 THP, com avanço de 4,41%. Fiat Bravo, com 1,75% e VW Jetta TSI, com ganho de 0,92%, não mostram, na prática, benefícios, já que diferenças menores que 3% devem ser desconsideradas.
Desempenho - aceleração de 0 a 400 m
Desempenho - aceleração de 0 a 400 m
Na prova de 0 a 400 metros as diferenças de desempenho foram ainda mais reduzidas, com nenhum dos carros avançando mais que 3% em relação à performance mostrada com gasolina comum. Neste caso, o maior beneficiário foi o Bravo T-Jet, com 2,4% de ganho, seguido de Peugeot 408 THP, com 2,05%, Fluence GT, 1,7% e Jetta TSI, com ganho de 0.65%.
Consumo - ciclo urbano
Consumo - ciclo urbano
O quadro de consumo urbano traça um panorama bem diferente do observado no comparativo de performance, já que, neste caso, todos os carros mostraram uma melhora significativa em termos de consumo usando a gasolina Podium. O modelo que mais melhorou seu consumo foi o Peugeot 408 THP com ganho de 13,89%, seguido de Bravo T-Jet, com avanço de 10.47%, Renault Fluence GT, com indicador de consumo 8,43% melhor e Jetta, por último, melhorando 7,69%.
Consumo - ciclo rodoviário
Consumo - ciclo rodoviário
Se no consumo urbano tivemos diferenças importantes, quando se avalia o consumo em estrada as diferenças são menores. O que mostrou a maior melhora foi o Fluence GT, com 6,02% de avanço, seguido do Bravo, com 3,45%, VW Jetta (2.5% de melhora) e Peugeot 408 THP, com consumo melhorando 1,55% usando a gasolina Podium.
Conclusão
Os números do teste mostram uma pequena vantagem em termos de performance e consumo dos modelos turbo à venda no Brasil quando abastecidos com a gasolina Podium.
Entretanto, essa gasolina custa, em média, 30% a mais que a comum, sendo que o ganho de performance e consumo não chega a isso.
Interessante observar que o Jetta é o mais discreto de todos, inclusive no nome. Nada de "GT", Turbo ou T-Jet. Nada disso, apenas Jetta. Mais nada.
ResponderExcluirNa decoração externa idem: nada de faixas adesivas ridículas (Bravo) e aerofólios e saias laterais (Fluence)...ou etiquetas (408). Nada, o Jetta é sóbrio, com rodas normais e nenhuma afetação.
Aí vamos para a pista.
O Jetta HUMILHA todos. Não tem outra palavra para descrever o que ele faz. É humilhação mesmo em desempenho....
Mas não para por aí não. O Jetta humilha os concorrentes com requintes de crueldade ainda: é o mais econômicos de todos...kkkkkkkkkkkkk
Perguntar não ofende: tem algum carro da GM para disputar com o Jetta? Ou, reformulando: A GM tem algum motor em condições de competir em eficiência com o TSI da VW?
Bom, quero deixar claro que não sou fanboy da GM, ok? É só minha curiosidade....
Ôôôô, Pastor VWangélico Pentecostal, dá um tempo?!
ExcluirIsso é carência matinal, é?!!
Alguém comentou (ou te perguntou) alguma coisa sobre estética ou competição, para saber quem é o melhor...?!!! Pessoal, me ajudem: Não percebi na reportagem nada sobre isso!! Alguém percebeu...? Tu é muito chato mesmo, Carlos!!
Vcs sabem q quando homem é muito chato, brigão, implicante e fanático assim, é pq tem alguma coisa estranha "por trás" dele, né?!! Hahahahahahaahahahahahahah
O Jetta tem apenas um modelo? qualquer jetta tem a perfomasse acima ou é somente o TSI Turbo? Quer dizer, o nome continua o mesma afrescalhada dos outros.
ExcluirJetta é estilo mineiro: come quieto.
ExcluirCarlitos, o Jetta testado chama-se Jetta TSI, com direito a um SI vermelho.
ExcluirNo mais, a diferença do Fluence (mais econômico) para o Jetta na estrada é maior do que a do Jetta para o Fluence na cidade. Ou seja, em um ciclo misto a disputa deve cair para o Renault.
Um TSi bem discreto tem na traseira do Jetta...nem compara com os adesivos gigantes e bregas do Bravo.
ExcluirPor falar em Bravo, heim? Está mais para manso...já que não anda nada....kkkk
É "bravo" só na cana, pq bebe muito! pqp! Como pode ser tão ruim esse carro...
Tem gente que compra isso ainda?
Fala Carlos, tá zoando a GM? mas a questão não era tecnologia de motores ou desempenho (exclusivamente). A reportagem era uma análise do COMBUSTÍVEL.
ExcluirAgora se vc. quer comparar tecnologia de motores, eu acho que vc. sabe que o "supra -sumo" da tecnologia automotiva está na F-1. Então a Renault vence a VW ou qualquer outra montadora, pois não há motor melhor que o Renault hoje. Que tal? Kkkkk
E o Camaro da GM?
ExcluirPrezado Carlos, a VW tem algum carro para competir com o Idea ? E com o 500, que é sucesso na Europa e EUA ? Ah ? Ah? Ah ?. Vamos parar com os fundamentalismos e enxergar que cada montadora tenta logicamente atingir a um nicho de mercado.
Excluirse nem meio segundo a mais nas provas de desempenho é HUMILHAR os concorrentes, olha, suas expectativas estão bem baixas hein...
ExcluirEm consumo rodoviário veja o Fluence GT é bem melhor que o Jetta. E no desempenho eles são muito próximos, com diferença desprezível. Veja os números, não os gráficos. TODOS os gráficos de avaliação automativa da mídia brasileira são (propositalmente?) mal-feitos, com erros de proporção, acentuando-se bruscamente as diferenças. Pense!
ExcluirFinalmente um teste da realidade dos carros, aqui a diferença de aceleração 0-400m dos carros com premium é de 1 a no máximo 2 segundos, nas publicações tradicionais o JETTA é muito mais rápido, mas aqui o jetta pareceu o do senhor que foi acelerar com o meu 408 .... não acreditou ahhahahahahahahahahah isso só 250 kg mais pesado.....
ExcluirSó pra corrigir, é TSI (só o I vermelho! Só a Tiguan tem o SI vermelho)hahaha, bem chato.
ExcluirMas realmente, hoje é difícil bater o Jetta em custo beneficio, excelente carro, pra quem não quer mais que isso, não tem melhor.
Mesmo assim entendo quem compra outros.
Tipo, uma pena ser um "golsedan", rs
tive um jetta TSI, um dos primeiros de curitiba e o SI era vermelho como os da tiguan que vc falou
Excluiracho que sairam alguns com badges diferentes
O Carlão..
Excluirfaltou vc falar que a VOLKS é tão phoda que a unica competição que a VW se destaca é a formula truck..
A e tbm que o esportivo de maior destaque do grupo VW é na vdd de uma marca francesa
fica a dica ;)
Acho que você está engando. S vermelho jetta 200 cv, SI vermelho jetta 211.
ExcluirVc Fala isso do Jetta TSI. Pq se comparar o modelo Aspirado...
ExcluirUtiliza um propulsor 2.0 de 115cv.
Sendo que em outras marcas como Hyundai 1.6 16v do HB20 tem 128cv
Peugeot 1.6 16v do 208 tem 122cv
Mais já que vc Falou da GM, o motor 1.4 8v de um simples Onix tem 106cv - 10cv a menos que seu grande Jetta.
Há só pra lembrar o concorrente so Jetta aspirado é o Cruze com um Motor 1.8 de 144cv.
É acho que você pegou um caso isolado, pois o Jetta TSI utiliza motor Audi, tirando isso a VW mesmo, só anda devendo utimamente
A VW é destaque na FÓRMULA TRUCK, aqui no Brasil,assim como o amigo que não tem TV à cabo e não pôs o nome disse acima e é CAMPEÃ MUNDIAL DE RALLY ( WRC ) com o POLO! No DTM ( Deutsche Tourenwagen Masters ) tem o AUDI TT como campeão em 2013 pilotado Mike Rockenfeller! E p/ Willie Nascimento, o JETTA 2.0 aspirasdo tem declarados 120cv com alcool, mas se for no dinamometro, verá que tem mais enquanto o HB-20 ( lembrando que Antonio Palocci éum dos diretores do grupo CAOA ) vai mostrar 116, sem falar do torque. Você pode não gostar, mas carros de verdade são apenas 02: os alemães e os japoneses!
ExcluirComplementando o seu comentário Pablo Lopes, acrescente aí os Campeonatos de Rallye da França e da Austrália conquistados em 2013 e 2014, respectivamente, pelo piloto Sébastien Ogier. Com isso a VW se sagrou campeã em 2013 e bicampeã por antecipação em 2014, sendo que este ano os três primeiros lugares foram conquistados pela VW. Depois vem Citroen, Ford e Hyundai.
ExcluirConconrdo em partes com o Pablo Lopes, faltou os nortes americanos..
ExcluirJetta TSI e Renault Fluence GT estão no mesmo patamar... O Fluence tem mais torque... Puxa mais... Enquanto o Jetta tem mais cavalos... Mais velocidade...
ExcluirBrasileiro gosta de puxar sardinha, mas os dois tem o mesmo nível em performace...
O resto está em outro segmento...
Não adianta falar que só alemães e japoneses fazem carros bons...
Tem carrão pra todo lado... Os franceses são ótimos em acessórios e esportivos down-size... Italianos em carros de alta performace... Americanos em aspirados v8... Enfim... Julgar carro pela nacionalidade é coisa de jumento...
Julgue pelo que ele oferece...
Você é bem sem noção né Carlos, tenho um Bravo Tjet apenas com a sigla na grade e na tampa traseira, discreto. Não troco meu Bravo por uma carniça de Jetta ou Golf, nisso posso lhe garantir. Você tem um Jetta por acaso? Se não tem você não tem moral nenhuma pra querer esculaxar os outros modelos citados acima.
ExcluirO anônimo ali de cima dizer qu o único esportivo de destaque do grupo vw é um francês tem muito o que pesquisar. Perguntas a ele: já ouviu falar de Lambroghini? Já ouviu falar de Audi R8? Por último, já ouviu falar de Porsche? procure Porsche 918 e tenha uma surpresa... tem muito a aprender!!
Excluiré realmente não tem decoração externa não tem nada mesmo rsrs parece um gol com motor pouco mais potente rsrsrs.
ExcluirNão foi bem assim Carlos, veja o gráfico, o consuno rodoviário do Jetta deixou a desejar. Não vou nem falar no Bravo pq isso não é carro!!
ResponderExcluirDeve andar de golzinho e fala mal do Bravo. Entra em um primeiro pra depois poder dizer algo.
ExcluirQuem dera eu tivesse andando num golziho, mas por enquanto estou de gol bombado como vcs dizem aqui!!
ExcluirOlha o dono de Bravo tentando se defender.. Hahahahaha.. Que dó!
Excluirquais os preços dos carros, pq se vc analisar que o bravo chega a ser metade do preço de alguns ai destacados, não acho que sai perdendo.
ExcluirDecepcionante o consumo do Jetta em estrada...
ResponderExcluirO Jetta com esse volante de Gol chega a ser ridículo!
ResponderExcluirO Passat e o CC tb tem esse volante de gol 1.0
ExcluirRidiculo e teu passado
ExcluirRidículo é sua inteligência, desde quando o volante do Gol é revestido do couro igual o do Jetta?
ExcluirParece uma coisa obvia, mas o carro precisa ter um volante perfeito e bonito - vc encosta e olha pra ele 100% do tempo que está dirigindo. Isso pra mim faz diferença na hora de escolher o modelo. Carros da fiat, renault, VOLKS, bmw, e GM são absolutamente ridículos de feios!!!! Compare aos da Citroen - não tem falhas (design, espessura, botoes, etc..), Mitsubish, alguns da honda, merceds são agradaveis tbm.
ExcluirCARROS DA VOLKS TEM SIM VOLANTES DE GOL - TUDO IGUAL. Motor e cambio excelentes - os tops claro. Preços e atendimento péssimos, como a média geral no Brasil.
ExcluirO volante do Jetta TSi é o mesmo do Scirocco. Ele é diferente do Jetta aspirado.
ExcluirO Gol é que tem o volante do Jetta!
Excluiro Todo poderoso Jetta TSI praticamente empatando com o Bravo no consumo? Ele não é o melhor turbo, 220 cv e tudo mais e perdeu feio para Fluence GT, rsrsrsrsrs
ResponderExcluirTem melhorar muito neste quesito e na beleza externa.
Fluence é câmbio mecânico, com relação de sexta bem longa. É isso que explica o consumo relativamente bom dele em estrada.
ExcluirMas esse teste deve ser a 100 km/h. Coloca a 140 que deve beber bem...
O Jetta a 140km/h então...
ExcluirE até onde me lembro o Jetta usa cambio de Dupla Embreagem e de 6 marchas...
A 6a marcha está lá assim como no Fluence GT e é praticamente um carro "manual" só que com duas embreagens, mas não usa conversor de torque nem nada como um automático pra você dizer que essa é a causa de maior consumo...
PÔ BRASUCA! o JETTA é 2.0 e ainda assim é mais econômico que o seu BRAVO e tu ta feliz?
ExcluirEstou aguardando o fanboy da GM comentar sobre algum carro da GM....
ResponderExcluirNão tem nenhum para disputar? Po...coloca o obeso do Cruze aí....kk
Por falar nisso, heim, li no NA hoje que o contribuinte americano perdeu 9 bilhões com a GM!
Mano, que preju, heim?
Isso que a GM já foi o "orgulho" do Tio Sam....
9 bi de preju para não ter nem um carro para disputar com o Bravo T-Jet?kkkkk
Legal é a VW que foi bancada pelo Hitler.
ExcluirANÔNIMO 21 de outubro 14:04, se informe mais, pois o REGIME NAZISTA DE HITLER não foi apenas o holocausto! Pesquise, gosta de história, vai te interessar!
Excluircamaro!
ExcluirEntão fera. Ex proprietário Cruze e hj um TSI 2013. Falo com propriedade. O Cruze tem um consumo infinitamente melhor e por dentro não fica muito atrás, e estou falando de um carro de 70 mil e outro de 110 mil. Mas lógico o motor é sem comparação.
ExcluirO Santanão é ridículo, uma vergonha terem substituído o belíssimo e bem acabado Jetta anterior por essa porcaria insossa e sebosa que é esse novo.
ResponderExcluirO Jetta é o mais lindo de todos....
ExcluirConcordo, o Jetta anterior era muito mais bonito e muito melhor acabado.
ExcluirEsse carro, como diz o Carlos, é apenas Jetta, sem sal, sem açucar, um carro simples demais. E para termos desempenho de carro de verdade é necessário gastar muita grana. O mais em conta não tem motor.
É isso.
Tive o antigo por 6 aos e tenho um tsi a 4 meses. Desculpe, mas o atual é absolutamente melhor em tudo, incluindo acabamento, espaço, desempenho e inúmeras variáveis de configurações no menu. A discrição do carro (principalmente interna) engana quem não tem conhecimento de causa.
ExcluirConcordo com o anônimo 11:28
ResponderExcluiro modelo antigo do Jetta era muito mais bonito, robusto, faróis enormes parecia um Leão ..
agora esse modelo tão singelo parece mais um gatinho.
Parece um santana.
ExcluirParece um Voyage.
ExcluirPor isso que dizem: as aparências enganam. ...
ExcluirAtenção aos que estão confundido jetta com voyage: muito cuidado na hora de comer kiwi. Cheirem antes.
ExcluirBonito o apelido da sua mãe weiss.
ExcluirEssa loucura de fazerem frentes parecidas fica muito chata, Mitshibish, Volks, começou acho essa moda com os Volvos, Hyundai tbm.. Pára.. cada carro tem que ter sua personalidade. Frentes parecidas eu não acho uma coisa legal. Um SUV parece um hatch esticado. As frentes da volks realmente nao me agrada ser em todos os modelos, nao sao feias, mas merecia uma personalidade melhor para cada modelo. Jetta tem sim frente parecida com voyage - não agrada esteticamente, comparando-se!
ExcluirFrente de um absurdamente e ridiculamente caro Tiguan e Touareg são Gols que tomaram anabolizantes - simples assim kkk puta carro caro, vai se lascar.. Nem é tudo isso.. so reclamação de suspensao o carro tem..
ExcluirO melhor conjunto de todos é o do Peugeot 408:
ResponderExcluirMotor BMW
cambio automático Japones
Design Francês
Preço de chinês
Um carro com uma relação custo beneficio dessa é difícil de achar
72k tu compra o 408zero
Jetta 98k
Fluencegt 94k
Manso t jet nem dado
Entre os franceses, melhor pagar um pouco mais e pegar o C4 Lounger THP...
ExcluirEu até aceitaria um Manso T-Tjet se fosse proprietário de um Cruze...
Excluirclaro que tem que ser manual...pois trancologic não dá.
mas o Cruze com consumo de Vectra 2.4 Elite e desempenho de onix 1.0 tá complicado..
Apenas complementando, da para comprar o 408 por 67 mil zero.
ExcluirO custo beneficio é maior ainda.
Aí concordo com o Carlos, sou mais o Bravo manual que o Cruize...Sem dúvida alguma..
Excluirrobusto como os chineses mesmo!
Excluirpaga 72 e revende por 30. Tenho amigos chorando na hora de trocar. Infelizmente, pq acho bonito.
ExcluirTodos os carros tem desvalorização meu caro. Essa desculpa nao existe mais. Existe mercado pro Citroen - tem publico afetivo pela marca. Então se eu comprar um Subaru vou vender ele rapidinho e não perderei nada nossa.. vou comprar um Tribeca!! aff. parem de falar que tal carro perde diinheiro.. todos perdem a porra do dinheiro. todos!!!!
ExcluirOU vai falar mal sa Subaru tbm!?!?! Só a volks que presta parece.. isso me faz remeter ao fanatismo religioso e futebolistico. Não sabem fazer uma discussão abrangente. Custoxbeneficio esta sim em questão de forma quase prioritaria nas decisoes de compra de quase tudo. Citroen tem preços honestos com qualidade tecnologica sim. Nao tem motor de primeiro mundo, mas no conjunto esta sempre a frente dos concorrentes no balanço geral. C4Lounge melhor seda medio do Brasil, C3 exclusive melhor hatch compacto do Brasil. Linha DS, exclusivos e autenticos. Nao acho Citroen melhor marca, mas o seu design de alguns são impressionantes. Melhor marca se chama por Mercedes *AMG.
Mentira anônimo...tu não acho um 408 por menos de 50 nem a pau aqui em uma loja de semi-novos haviam tres carros tops a venda dois 408 e um corolla ambos 2012 adivinham quais foram vendidos? os dois 408 e o corolla continua lá com a cara na vitrine.
ExcluirMotor BMW? A BMW usou esse motor da peugeot por um tempo, viu a merda que é nunca mais... Se falar para o pessoal da BMW que tem peugeot usando motor de BMW eles dirão, que na verdade, a BMW usou o motor peugeot por um tempo... Mas, felizmente caíram na real... enquanto isso o grupo PSA continua equipando seus melhores carros com essa bosta de motor!!
Excluir408 THP é sem dúvida o melhor. Ou vale a pena pagar 30 mil a mais por 1,6s???
ResponderExcluirSem contar que por esse preço o THP já vem até com xenon direcional, teto e coisas que são opcionais em alguns.
ResponderExcluirsr fanboy da vw, o camaro humilha o jetta, este eh o carro da chevrolet, GM para os leigos,
ResponderExcluirse vce quiser competir com carros da GM eu posso listar pra voce tem de corsa ate corvette, passando por cts,xts,lacrosse,ss e etc
ResponderExcluirSe você quiser competir com o grupo "Das Auto" temos VW, AUDI, LAMBO... BUGATTI (aí já é covardia coitado dos Gm...
ExcluirMarcas adquiridas pela Vw, muito depois de ela ser criada ao contrario da Gm cuja suas marcas nasceram praticamente juntas.
Excluircoitada de GM e VW....Fiat - Ferrari - Maserati
ExcluirFerrari é 147 perto do bugatti!
ExcluirCom certeza a Bugatti que é do grupo VW tem (um dos) ou o carro mais veloz do mundo... e ainda temos a Porsche e Audi...
ExcluirO que eu acho mais engraçado é o post ter terminado com duas fotos do Jetta, totalmente sem nexo por nem fazer referência ao mesmo no final do texto. Rs'
ResponderExcluirÉ para dar uma impressão de que o Santana TSi foi o vencedor dessa matéria que nem foi um comparativo.
ExcluirO Jetta anterior era muito mais bonito na minha opinião. A VW minou o carro.
ResponderExcluirO anterior éra bonito e o novo é lindo.!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirUma vez que o propósito da reportagem é comparar gasolinas (e não comparar carros) eu vou deixar de lado os comentários dos sectários das várias religiões que aparecem sempre por aqui e vou discordar apenas do seguinte comentário da reportagem: "de modo que, a partir de 2014 todos os carros vendidos no Brasil poderão usar gasolina comum sem qualquer restrição."
ResponderExcluirSem qualquer restrição, vírgula, porque o manual BMW recomenda gasolina com octanagem MÍNIMA 91, portanto, aqui no Brasil só pode ser Podium, porque todas as outras, inclusive V-Power, têm 87 octanas.
Excelente comentário informativo. Estava procurando essa informação e achei no inicio do ano quando finalmente mudaram a qtde de enxofre na gasolina comum, que é o que realmente importa pra mim. Performance ou rendimento é muito insignificante no dia-a-dia desses turbos. Entupir uma injeção é o que quero evitar não 0,5 seg de 0-100. Até que enfim ajustaram isso no BR. Espero que realmente esteja nesse nivel mesmo - 50ppm
ExcluirRafael você está coberto de razão. Esse comparativo se preocupa mais com o lado de performance e consumo, esquecendo do principal que não é visto pelo proprietário de nenhum dos modelos citados, ou seja, o quanto um motor turbo de injeção direta será prejudicado utilizando gasolina comum.
ExcluirDesde o lançamento do Peugeot 3008, que aportou aqui com esse revolucionário conjunto motor-câmbio da BMW, que proprietários desse modelo viviam com problemas por causa de utilizarem gasolina comum. A própria Peugeot sugeria a seus clientes o uso da gasolina comum, pois se fosse dito que o mesmo só admitia gasolina premium ou pódium, teriam um tremendo encalhe desses veículos. Mesmo com a recomendação na tampa de abastecimento, indicando Gasolina de 95 octanas RON, o discurso era o mesmo. O resultado drástico veio a ser confirmado pela $ Rodas quando desmontaram um 3008 no Teste de Longa Duração, com 60 mil km. O que se viu foi um motor completamente comprometido pelo uso de gasolina inadequada para o motor.
A nova gasolina S-50 (50 ppm) distribuída a partir de janeiro/2014 é bem melhor que a anterior, que tinha incríveis 250 ppm (e pensar que chegamos a ter gasolina com mais de 1.000 ppm), mas está longe de ser a melhor opção para esses motores turbinados, e posso afirmar por que testei em meu Jetta TSI.
Quando comprei o meu carro, em Set/2013, utilizei um tanque da Aditivada da Shell, a V-Power, dado como cortesia pela concessionária. Para meu espanto, após consumir metade do tanque já notei a famosa fuligem preta na ponteira do escape. Era puro carvão. Passava-se o dedo e por dentro e vinha aquele pó preto e betuminoso.
Foi aí que comecei a colocar a Pódium. Completei o tanque percebi que as ponteiras ficaram menos escuras, mas ainda com fuligem. Esgotado o tanque, a partir daí só abasteci com Pódium, e a diferença foi gritante. Ponteiras limpas e sem sinal de fuligem
Portanto amigos, como a reportagem cita, o ganho de performance e consumo pode não ser significante a ponto de compensar a utilização da Pódium, mas você não terá problemas com bicos de injeção entupindo a todo hora e câmaras sujas, com risco de uma hora ou outra ter que abrir o motor para uma boa limpeza e até com um custo maior se precisar trocar alguma peça.
Conselho é bom e dou de graça. Se você paga caro por um carro com tecnologia e motorização diferenciadas, não economize no combustível. ele vai agradecer e você vai dormir tranquilo.
O painelzinho do Jetta é o mais feio, por isso não foi mostrado de frente!!! kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEngano seu. É iguazin ao do a4 fein...só mudao lugar do relogin onde sai o arzin... temos ambos em casa. O carro e o preço são semelhantes. A principal diferença são os impostos, que a gente paga pra ficar mais diferentin...
ExcluirO dia que o Jetta fazer esses números indicados pela revista no trânsito cidade eu aposto meia dúzia e saiu trucando memo nicodemo.
ResponderExcluirEsses números, só se for andar só em avenidas de cidade ou cidade sem cruzamentos, porque trânsito normal de cidade, em qualquer computador do Jetta menciona 4,5km/l
Depende de como é o trânsito que você roda. Se ficar parado num conjestionamento vai ficar bem menos que 4.5. Num trânsito leve chega a 6. Se rodar sem trânsito em avenidas pode chegar nos 9.
ExcluirBom o Jetta realmente eh o melhor do turbo. Digam o que quiser, mas so quem ja teve sabe! U-u
ResponderExcluirPedido aos invejosos. Parem de falar mal do Jetta . Se nao podem ter um ,sejam felizes com seus populares.Eu sei que é dificil para voces mas tentem falar mal de outro modelo e de outra marca, pois ja está ficando ridiculo.Esta matéria cita quatro modelos e o único a ser comentado, principalmente por invejosos, é o Jetta .Por que será?????????
ResponderExcluirAcho que sei a resposta : O fato é que o Jetta é lindo , charmoso , resistente, espaçoso, confortável, tem acabamento superior , confiável , completo , robusto , seguro , resistente , enfim é um Volkswagen.
ExcluirE ainda é para poucos....!!!!!!!!!!!!
ExcluirCharmoso? lindo?? superior?? ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirtambem acho esse carro muito charmoso...he muito executivo!!animal!!
ExcluirTambem acho o jetta lindo e muito charmoso.
ExcluirPrimeiramente gostaria de dizer que o foco da matéria é analisar o combustível em questão que trata se de uma gasolina de ótima qualidade e uma de "baixa" qualidade e não sobre desempenho ou estética dos carros, como todos ja devem saber GOSTO NÃO SE DESCUTE, APENAS SE LAMENTA e outra colocar números de consumo numa matéria dessas pra que? Se quem compra um carro turbo compra desempenho e não economia.
ResponderExcluirConcordo , apenas corrigindo " GOSTO NÃO SE DISCUTE ".
ExcluirQuem compra um carro turbo que se informa antes procura sim desempenho e economia. O Golf é um bom exmplo disso. Economico e turbo que faz somar pontos pro carro. Pensamento ultrapassado jovem. Pense mais longe.
ExcluirAlguém sabe dizer quando o Jetta chegará nas concessionárias com as alterações ( "facelift" e internas ) programadas para 2014?
ResponderExcluirQue eu saiba nao tem alteracoes programadas para o jetta para 2014.
ExcluirPELO QUE ESTOU VENDO NOS COMENTÁRIOS, A GM INCOMODA ATÉ MESMO QUANDO A MATÉRIA NÃO TEM NADA DELA KKKKKKKK
ResponderExcluirBravo é motor 1.4...os outros são 2.0
ResponderExcluirCarro mesmo é o Mitsubishi Lancer.... carro TOP - Melhor conjunto de suspensão e motor (não turbo) atualmente.
ResponderExcluirMuito bom o carro mesmo. Pena que falam muito pouco dele nesses comparativos. A mitsubish passou por uns anos dificeis ultimamente mas esta se recuperando muito bem.
ExcluirEsse não é o Brvao T-jet!!!! Ele só é manual!
ResponderExcluirSou mais o 408 por conforto e potência na medida certa e preço... Quer índice de desvalorização menor... Compra ônix man... Tecnologia, porta mala... Até agora os carros da Peugeot tem se destacado em melhorias mecânicas e mantido o nível de conforto...
ResponderExcluirSou mais o 408 por conforto e potência na medida certa e preço... Quer índice de desvalorização menor... Compra ônix man... Tecnologia, porta mala... Até agora os carros da Peugeot tem se destacado em melhorias mecânicas e mantido o nível de conforto...
ResponderExcluirJetta tsi X 408 thp X cruze ltz com todos os opcionais e adesivos... Avaliações conjunto, motorização, consumo e dirigibilidade vamo lá galera discussão...
ResponderExcluirkkkk, se um dia eu pensar em comprar um jetta, compro um gol !!!.
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