O Fox Bluemotion - carro da Volkswagen escolhido para estrear o novo motor 1.0L de três cilindros da montadora alemã - vem apresentado resultados favoráveis no que respeita à economia de combustível.

Novo Fox 2014 Bluemotion 1.0

Em teste do IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, o modelo compacto logrou êxito em consumir 18,8 Km/l de gasolina em ciclo rodoviário (estrada). Nas mesmas condições usando álcool, a média atingida foi de 14,4 Km/l, indicando um aumento de 23.5% no consumo com o combustível vegetal (menos que a média de 30% tradicionalmente observada em motores flex).

Novo Fox 2014 Bluemotion 1.0

No caso do ciclo urbano (cidade), a média ficou em 10 Km/l de álcool e de 14,1 Km/l de gasolina, nesse caso com uma proporção de 29,1%. Assim, para andar em cidade, considerando uma gasolina a R$ 2.7, só vale a pena se o álcool custar menos de R$ 1,9 real o litro.

Novo Fox 2014 Bluemotion 1.0

Assim, o Fox 1.0L Bluemotion se torna um carro mais atrativo para rodar com álcool, pois, caso o preço da gasolina esteja em R$ 2.7 reais, qualquer valor de álcool abaixo de R$ 2 reais já torna o custo por quilômetro rodado mais barato.


O Fox BlueMotion 1.0 tem preço inicial de R$ 33.020 reais, e seu motor fornece 82 cv @ 6.250 ROM e torque máximo de 10,4 Kgfm @ 3.000 RPM, permitindo acelerar o carro de 993 Kg de 0 a 100 Km/h em 14,5 segundos, e de 80 a 120 Km/h em 15,9 segundos.

29 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este Fox aí completo sai por 42 mil. Considerando que com este mesmo valor compra o Fox 1.6 também completo, só quero saber em quanto tempo o espertalhão vai ter o retorno do que se pagou a mais:

    - Média de km rodados por mês de 1.000;
    -Média de 4 km a mais por litro de combustível em relação ao motor 1.6;
    - Considerando o preço da gasolina em 2,80.
    - Na cidade o Fox normal com gasolina faz 10, este aí 14.
    - Com o Fox 1.6 o valor do km rodado na cidade equivale a 0,28;
    - Com o este aí o preço por km rodado é igual a 0,20.
    - 1000 vezes 0,28 = 280;
    - 1000 vezes 0,20 = 200;
    - Economia mensal de 80,00 e anual de 960;
    - Algo em torno de 5 para começar a dá lucro.

    Considerando que o carro com motor 1.6 é outro nível em relação a qualquer 1.0 convencional, é um péssimo negócio,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí você está supondo o 1.6 com desconto e o 1.0 sem desconto nenhum, certo? O Fox 1.6, na tabela, parte de 37,5mil, enquanto o 1.0 bluemotion parte de 33mil, são 4,5mil de diferença. Ambos possuem airbags e ABS de série e não possuem ar de série.

      Esse Bluemotion é uma ótima opção para quem quer um compacto espaçoso, econômico e não quer gastar muito. E esses 42mil estão totalmente fora da realidade, ninguém coloca todos os opcionais possíveis em um veículo. É uma comparação totalmente injusta.

      Excluir
    2. Sem falar no desconto que será negociado.

      Excluir
    3. Considere tambem que o 1.6 é bem mais caro pra emplacar, inclua nos seus cálculos, eu prefiro o 1.0

      Excluir
  2. Muito bom!

    Agora gostaria de ver os dados levantados pelo IMT dos concorrentes tidos econômicos, tipo Clio, Picanto, HB20 3cc, Uno Mille e Uno Economy, assim como quanto fez o Fox 1.0 4 cilindros, pra calcular quanto tempo vai compensar o gasto maior da versão Bluemotion, dependendo da quilometragem anual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consumo médio dos carros na estrada (100 e 120 km/h), dados do INMETRO:

      1) Fox 1.0 Bluemotion (R$33.020,00) - 20,6 km/l;
      2) Uno Economy 1.4 (R$30.010,00) - 19,0 km/l;
      3) Clio 1.0 (R$24.400,00) - 18,4 km/l.

      UNO 1.4 ECONOMY X FOX 1.0 BLUEMOTION
      Para quem roda 18.000 km/ano, gasolina a R$2,50/litro, serão necessários 16 anos ou 288.000 km rodados com o Fox para recuperar o valor a mais pago pelo Bluemotion (R$3.010,00) em relação ao Uno Economy 1.4.

      CLIO 1.0 X FOX 1.0 BLUEMOTION
      Serão necessários 33 anos ou 595.000 km rodados com o Fox 1.0 Bluemotion para recuperar o valor a mais pago pelo carro (R$8.620,00) em relação ao Clio 1.0.

      Excluir
    2. gostei ai do comparativo.... Prefiro o uno. 1.4

      Excluir
    3. Saiu um artigo ontem comparando o Uno 1.4 economy, o Clio, e o Fox bluemotion: http://carplace.virgula.uol.com.br/maratona-da-economia-fox-clio-e-uno-em-busca-dos-20-kml/

      Excluir
    4. Bom comparativo, o que impressiona é o Fox ser maior e bem mais pesado que os demais e ainda conseguir esse consumo. Se a ideia for apenas economizar, acredito que o Mille faça ainda mais bonito. Agora, se for colocar tudo na balança, o comprador terá que decidir se vale mais a pena levar um Uno 1.4, Fox 1.0 ou Clio, depende de suas necessidades e preferências. Eu ficaria com o Fox por considerar os outros dois muito ruins.

      Acho que o grande atrativo desse Bluemotion é ser mais atrativo no custo benefício que outros compactos como Onix, HB20 ou mesmo o próprio Gol. O melhor acabado entre esses citados e com o menor consumo, além de ser bem mais espaçoso, só que na própria VW o brasileiro prefere levar o Gol, pois é mais "esportivo".

      Excluir
    5. Fiquei curioso e fiz uma simulação de preços nos sites da VW e Hyundai para o Fox 1.0 Bluemotion e para o HB20 1.0, em configurações semelhantes:

      1) Fox 1.0 Bluemotion (4p, I-trend, pacote conforto) - R$40.560,00;
      2) HB20 1.0 Comfort Plus completo - R$35.295,00.

      Consumo médio estrada HB20 1.0: 18,0 km/l.

      HB20 1.0 COMFORT PLUS X FOX 1.0 BLUEMOTION
      Serão necessários 17 anos ou 306.000 km rodados com o Fox 1.0 Bluemotion para recuperar o valor a mais pago pelo carro (R$5.265,00) em relação ao HB20 1.0 Comfort Plus.

      Excluir
    6. Amigo, para comparar o consumo do HB20 com Fox é preciso pegar o consumo de fontes idênticas. Tanto na Auto Esporte, como na Quatro Rodas e também na Car and Driver o Fox bebeu muito menos que o HB20, tanto na cidade como na estrada. Além disso, o HB20 que você comparou não está em igualdade com o Fox que você comparou, não tem nem mesmo som esse modelo que você citou. O HB20 Comfort Plus com áudio custa R$36.290 e fica devendo repetidores de seta nos retrovisores, comandos do som no volante, retrovisores elétricos, luzes no pára sol, entre outros detalhes. A diferença de preço fica em cerca de 4mil reais, mas o Fox é bem mais equipado, oferece melhor consumo, desempenho, espaço interno, acabamento e ainda é possível negociar um bom desconto por ser um projeto antigo e não estar mais em época de novidade nem amortização do investimento. Recomendo que quem for comprar um compacto desses, e queira fazer uma compra racional, dê uma boa olhada nesse Fox 3 cilindros, pois é capaz de levar para casa um carro mais econômico que os concorrentes, melhor acabado, mais equipado e muito mais espaçoso. O lado rum fica por conta do design cansado e que está próximo de receber nova geração ou facelift, apesar de não saber ao certo quando isso acontecerá.

      Excluir
    7. http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/hyundai-hb20-enfrenta-vw-fox-bluemotion/5629

      Consumo do HB20 na cidade e estrada, 8,9km/l e 10,9km/l, respectivamente.
      Consumo do Fox Bluemotion na cidade e estrada, 13,3 e 19,3km/l.

      O engraçado é que o Fox é maior e mais pesado, imagine o que esse motor faria em um Gol, por exemplo.

      Excluir
    8. Comparativo completo sobre o consumo do HB20 1.0 e do Fox Bluemotion 1.0, aqui do blog:

      CONSUMO GASOLINA (cidade/estrada)
      1) Fox 1.0 Bluemotion - 12,7/14,4 km/l;
      2) HB20 1.0 - 11,5/14,5 km/l.

      CONSUMO ETANOL (cidade/estrada)
      1) Fox 1.0 Bluemotion - 8,8/9,9 km/l;
      2) HB20 1.0 - 7,6/9,8 km/l.

      http://www.car.blog.br/2013/06/vw-fox-bluemotion-fotos-preco-consumo.html

      Excluir
    9. Comparativo completo entre o Fox 1.0 Bluemotion e o HB20 1.0, feito pelo pessoal do NA.

      "Conclusão
      O Fox agrada, principalmente no quesito economia, mas no geral não é páreo para o atrevido Hyundai HB20. O coreano feito em Piracicaba leva essa. Não é uma goleada, e ele também precisa melhorar em alguns aspectos (acabamento, por exemplo), mas está no caminho certo."

      http://www.noticiasautomotivas.com.br/melhor-de-tres-novo-fox-bluemotion-e-hb20-1-0-mostram-com-quantos-cilindros-se-faz-um-motor/

      Excluir
    10. Lembro desse comparativo, onde o Poncio sequer entrou no banco traseiro do Fox, apenas leu a ficha técnica e disse que o HB20 era muito maior que o Fox. O Fox ganhou em desempenho, consumo e acabamento, segundo eles, o Fox espanca o HB20 em acabamento. Porém é bem menor, muito mais caro e é pior em estilo e suspensão. O avaliador recebeu várias críticas por ter afirmado que o Fox é bem menor que o HB20, pois até um doente saberia que o Fox tem muito mais espaço que o HB20, basta entrar nos dois veículos. No HB20 o espaço para as pernas é ridículo, ainda que tenha espaço decente para cabeça. No Fox, eu, com quase 1,90m consigo ir no banco traseiro sem encostar o joelho no dianteiro e ainda tenho espaço para a cabeça. O avaliador não se deu ao trabalho de pular para o banco traseiro e conferir o espaço interno, apenas leu a ficha técnica. Foi triste essa gafe. Por isso disse que quem quiser uma compra racional deve olhar bem o Fox 3 cilindros, pois dos quesitos objetivos analisados todos o Fox ganhou: Consumo, desempenho, acabamento(deu surra, segundo eles) e também é maior no espaço interno, mas infelizmente o avaliador cometeu uma gafe enorme, talvez por ele não ser brasileiro nunca nem andou no banco traseiro de um Fox e acabou vacilando ao avaliar espaço interno por ficha técnica. Assim o Etios seria outro pequenino, porque tem entre-eixos bem pequeno, mas por dentro é bem espaçoso. Voltando à avaliação: O Fox ganha em espaço interno, desempenho, consumo, acabamento(dá surra), mas perde em preço, estilo e suspensão. Estilo e suspensão são quesitos subjetivos, então não entram em uma compra racional. Já o preço, é objetivo, mas por isso que disse que é possível negociar o preço do Fox Bluemotion, aproximando-o do HB20. Acho que o consumidor já está percebendo isso, o HB20 já está se consolidando atrás do Fox e somando as 3 versões(sedã, hatch e aventureiro), no mês passado, vendeu apenas 12,5mil unidades, mas a fábrica tem capacidade produtiva de 13,3mil unidades. Deve ser por isso que vi um aumento significativo das propagandas do HB20, pois está passando o efeito novidade e seu estilo já não é destaque nas ruas. Na minha cidade já tem pátio cheio com várias versões para quem quiser. O mesmo aconteceu com o Onix que já está vendendo para frotista. Ao chegar na CSS o vendedor já me ofereceu pintura grátis, insulfilm, deu o cartão e disse que estava aberto para negociações. É impressionante e isso é ótimo para o mercado. O vendedor queria me mostrar também o Cobalt, que estava com um "desconto inacreditável(segundo ele)" de mais de 5mil sobre o valor de tabela.

      Excluir
  3. RESUMÃO: O tal Fox é conversa fiada e não recompensa o que se paga a mais. A mesma história do Fusion híbrido. É óbvio que carros quanto mais eficientes em termos de consumo melhor, no entanto, tem que se calcular no quanto exatamente são eficientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumão: Compensa, pois está na faixa do HB20 1.0 e Onix, mas tem consumo, espaço interno, acabamento melhor e ainda pode ser encontrado com desconto.

      Excluir
    2. A menos que queira comparar com carros como Clio e Uno, aí não compensa mesmo, pois estes são muito mais baratos(e piores) e nem são concorrentes do Fox.

      Excluir
    3. Quando digo que não compensa é que se paga a mais pela grife bluemotion. O Fox convencional é muito mais negócio do que este aí,

      Excluir
    4. O Fox convencional custa 750 reais a menos, mas além do melhor consumo para a versão 1.0 convencional, o desempenho também é bem melhor, os bancos são melhores e mais bonitos e o interior é bicolor. Não que essas sejam "grandes coisas", mas acho que a diferença de 750 reais é bem paga pelo melhor consumo, desempenho e interior.

      Excluir
  4. ESTE BLOG ESTÁ DE BRINCADEIRA APAGOU MEU COMENTARIO, PUXA SACO DA VOLKS.

    ResponderExcluir
  5. o tal de instituto maua não tem credibilidade, ou voces esqueceram da propaganda do gol g5 que fazia 22 km/l, o povo burro esses volksistas, acreditam at,e em papai noel,branca de neve,saci perere, são meio gay,fazer o que,

    ResponderExcluir
  6. O preço deste fox aumenta muito se colocar o se condicionado como opcional. Aí ele perde, pois só colocar o ar automaticamente ele vira com.todos os itens. Uma pena a volks não ter criado um kit com opcionais mais populares por um preço acessível.

    ResponderExcluir
  7. O negócio é que comprar um HB20 tem seu preço... e as peças? Fica lá sentado na Hyundai esperando... é um ótimo carro com certeza, mas esses tais recentes nacionais infelizmente ainda pecam nesse quesito e a verdade é que ninguém quer ficar sem carro esperando a peça chegar, pois tem necessidades e precisa desse recurso... sendo assim, as montadoras nacionais ainda se tornam mais atraentes por este quesito... Gosto de ter opções de escolha e acredito que todo mundo também gosta... mas acho que as montadoras mais recentes devem repensar quando o quesito é estocagem de peças... sei que é complicado gastar dinheiro e apostar e algo que talvez não deslanche como esse novos modelos vindos por aí... mas devem pensar no respeito com o consumidor que apostou em seus produtos... e a propósito, gosto do HB20, mas gosto mais do Fox por achar que é um carro mais bem acertado e mais firme ao rodar e com esse motor mais econômico e mais moderno nos dá mais uma nova opção apesar de a carroceria estar para alguns ultrapassada... acho que isso também é uma questão de gosto... eu particularmente não gosto de carros com ar e design mais futurista como os da Hyundai entre outras coisas que há no mercado... muito baixos em relação ao solo, e macios demais para as nossas estradas... enfim, é isso!

    ResponderExcluir
  8. Temos um Fox bluemotion excelente carro a vê acertou em cheio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem