O Fox Bluemotion - carro da Volkswagen escolhido para estrear o novo motor 1.0L de três cilindros da montadora alemã - vem apresentado resultados favoráveis no que respeita à economia de combustível.
Em teste do IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, o modelo compacto logrou êxito em consumir 18,8 Km/l de gasolina em ciclo rodoviário (estrada). Nas mesmas condições usando álcool, a média atingida foi de 14,4 Km/l, indicando um aumento de 23.5% no consumo com o combustível vegetal (menos que a média de 30% tradicionalmente observada em motores flex).
No caso do ciclo urbano (cidade), a média ficou em 10 Km/l de álcool e de 14,1 Km/l de gasolina, nesse caso com uma proporção de 29,1%. Assim, para andar em cidade, considerando uma gasolina a R$ 2.7, só vale a pena se o álcool custar menos de R$ 1,9 real o litro.
Assim, o Fox 1.0L Bluemotion se torna um carro mais atrativo para rodar com álcool, pois, caso o preço da gasolina esteja em R$ 2.7 reais, qualquer valor de álcool abaixo de R$ 2 reais já torna o custo por quilômetro rodado mais barato.
O Fox BlueMotion 1.0 tem preço inicial de R$ 33.020 reais, e seu motor fornece 82 cv @ 6.250 ROM e torque máximo de 10,4 Kgfm @ 3.000 RPM, permitindo acelerar o carro de 993 Kg de 0 a 100 Km/h em 14,5 segundos, e de 80 a 120 Km/h em 15,9 segundos.
Este Fox aí completo sai por 42 mil. Considerando que com este mesmo valor compra o Fox 1.6 também completo, só quero saber em quanto tempo o espertalhão vai ter o retorno do que se pagou a mais:
ResponderExcluir- Média de km rodados por mês de 1.000;
-Média de 4 km a mais por litro de combustível em relação ao motor 1.6;
- Considerando o preço da gasolina em 2,80.
- Na cidade o Fox normal com gasolina faz 10, este aí 14.
- Com o Fox 1.6 o valor do km rodado na cidade equivale a 0,28;
- Com o este aí o preço por km rodado é igual a 0,20.
- 1000 vezes 0,28 = 280;
- 1000 vezes 0,20 = 200;
- Economia mensal de 80,00 e anual de 960;
- Algo em torno de 5 para começar a dá lucro.
Considerando que o carro com motor 1.6 é outro nível em relação a qualquer 1.0 convencional, é um péssimo negócio,
*** 5 ANOS.
ExcluirMas aí você está supondo o 1.6 com desconto e o 1.0 sem desconto nenhum, certo? O Fox 1.6, na tabela, parte de 37,5mil, enquanto o 1.0 bluemotion parte de 33mil, são 4,5mil de diferença. Ambos possuem airbags e ABS de série e não possuem ar de série.
ExcluirEsse Bluemotion é uma ótima opção para quem quer um compacto espaçoso, econômico e não quer gastar muito. E esses 42mil estão totalmente fora da realidade, ninguém coloca todos os opcionais possíveis em um veículo. É uma comparação totalmente injusta.
Sem falar no desconto que será negociado.
ExcluirConsidere tambem que o 1.6 é bem mais caro pra emplacar, inclua nos seus cálculos, eu prefiro o 1.0
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAgora gostaria de ver os dados levantados pelo IMT dos concorrentes tidos econômicos, tipo Clio, Picanto, HB20 3cc, Uno Mille e Uno Economy, assim como quanto fez o Fox 1.0 4 cilindros, pra calcular quanto tempo vai compensar o gasto maior da versão Bluemotion, dependendo da quilometragem anual.
Consumo médio dos carros na estrada (100 e 120 km/h), dados do INMETRO:
Excluir1) Fox 1.0 Bluemotion (R$33.020,00) - 20,6 km/l;
2) Uno Economy 1.4 (R$30.010,00) - 19,0 km/l;
3) Clio 1.0 (R$24.400,00) - 18,4 km/l.
UNO 1.4 ECONOMY X FOX 1.0 BLUEMOTION
Para quem roda 18.000 km/ano, gasolina a R$2,50/litro, serão necessários 16 anos ou 288.000 km rodados com o Fox para recuperar o valor a mais pago pelo Bluemotion (R$3.010,00) em relação ao Uno Economy 1.4.
CLIO 1.0 X FOX 1.0 BLUEMOTION
Serão necessários 33 anos ou 595.000 km rodados com o Fox 1.0 Bluemotion para recuperar o valor a mais pago pelo carro (R$8.620,00) em relação ao Clio 1.0.
gostei ai do comparativo.... Prefiro o uno. 1.4
ExcluirSaiu um artigo ontem comparando o Uno 1.4 economy, o Clio, e o Fox bluemotion: http://carplace.virgula.uol.com.br/maratona-da-economia-fox-clio-e-uno-em-busca-dos-20-kml/
ExcluirBom comparativo, o que impressiona é o Fox ser maior e bem mais pesado que os demais e ainda conseguir esse consumo. Se a ideia for apenas economizar, acredito que o Mille faça ainda mais bonito. Agora, se for colocar tudo na balança, o comprador terá que decidir se vale mais a pena levar um Uno 1.4, Fox 1.0 ou Clio, depende de suas necessidades e preferências. Eu ficaria com o Fox por considerar os outros dois muito ruins.
ExcluirAcho que o grande atrativo desse Bluemotion é ser mais atrativo no custo benefício que outros compactos como Onix, HB20 ou mesmo o próprio Gol. O melhor acabado entre esses citados e com o menor consumo, além de ser bem mais espaçoso, só que na própria VW o brasileiro prefere levar o Gol, pois é mais "esportivo".
Fiquei curioso e fiz uma simulação de preços nos sites da VW e Hyundai para o Fox 1.0 Bluemotion e para o HB20 1.0, em configurações semelhantes:
Excluir1) Fox 1.0 Bluemotion (4p, I-trend, pacote conforto) - R$40.560,00;
2) HB20 1.0 Comfort Plus completo - R$35.295,00.
Consumo médio estrada HB20 1.0: 18,0 km/l.
HB20 1.0 COMFORT PLUS X FOX 1.0 BLUEMOTION
Serão necessários 17 anos ou 306.000 km rodados com o Fox 1.0 Bluemotion para recuperar o valor a mais pago pelo carro (R$5.265,00) em relação ao HB20 1.0 Comfort Plus.
Amigo, para comparar o consumo do HB20 com Fox é preciso pegar o consumo de fontes idênticas. Tanto na Auto Esporte, como na Quatro Rodas e também na Car and Driver o Fox bebeu muito menos que o HB20, tanto na cidade como na estrada. Além disso, o HB20 que você comparou não está em igualdade com o Fox que você comparou, não tem nem mesmo som esse modelo que você citou. O HB20 Comfort Plus com áudio custa R$36.290 e fica devendo repetidores de seta nos retrovisores, comandos do som no volante, retrovisores elétricos, luzes no pára sol, entre outros detalhes. A diferença de preço fica em cerca de 4mil reais, mas o Fox é bem mais equipado, oferece melhor consumo, desempenho, espaço interno, acabamento e ainda é possível negociar um bom desconto por ser um projeto antigo e não estar mais em época de novidade nem amortização do investimento. Recomendo que quem for comprar um compacto desses, e queira fazer uma compra racional, dê uma boa olhada nesse Fox 3 cilindros, pois é capaz de levar para casa um carro mais econômico que os concorrentes, melhor acabado, mais equipado e muito mais espaçoso. O lado rum fica por conta do design cansado e que está próximo de receber nova geração ou facelift, apesar de não saber ao certo quando isso acontecerá.
Excluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/hyundai-hb20-enfrenta-vw-fox-bluemotion/5629
ExcluirConsumo do HB20 na cidade e estrada, 8,9km/l e 10,9km/l, respectivamente.
Consumo do Fox Bluemotion na cidade e estrada, 13,3 e 19,3km/l.
O engraçado é que o Fox é maior e mais pesado, imagine o que esse motor faria em um Gol, por exemplo.
Comparativo completo sobre o consumo do HB20 1.0 e do Fox Bluemotion 1.0, aqui do blog:
ExcluirCONSUMO GASOLINA (cidade/estrada)
1) Fox 1.0 Bluemotion - 12,7/14,4 km/l;
2) HB20 1.0 - 11,5/14,5 km/l.
CONSUMO ETANOL (cidade/estrada)
1) Fox 1.0 Bluemotion - 8,8/9,9 km/l;
2) HB20 1.0 - 7,6/9,8 km/l.
http://www.car.blog.br/2013/06/vw-fox-bluemotion-fotos-preco-consumo.html
Comparativo completo entre o Fox 1.0 Bluemotion e o HB20 1.0, feito pelo pessoal do NA.
Excluir"Conclusão
O Fox agrada, principalmente no quesito economia, mas no geral não é páreo para o atrevido Hyundai HB20. O coreano feito em Piracicaba leva essa. Não é uma goleada, e ele também precisa melhorar em alguns aspectos (acabamento, por exemplo), mas está no caminho certo."
http://www.noticiasautomotivas.com.br/melhor-de-tres-novo-fox-bluemotion-e-hb20-1-0-mostram-com-quantos-cilindros-se-faz-um-motor/
Lembro desse comparativo, onde o Poncio sequer entrou no banco traseiro do Fox, apenas leu a ficha técnica e disse que o HB20 era muito maior que o Fox. O Fox ganhou em desempenho, consumo e acabamento, segundo eles, o Fox espanca o HB20 em acabamento. Porém é bem menor, muito mais caro e é pior em estilo e suspensão. O avaliador recebeu várias críticas por ter afirmado que o Fox é bem menor que o HB20, pois até um doente saberia que o Fox tem muito mais espaço que o HB20, basta entrar nos dois veículos. No HB20 o espaço para as pernas é ridículo, ainda que tenha espaço decente para cabeça. No Fox, eu, com quase 1,90m consigo ir no banco traseiro sem encostar o joelho no dianteiro e ainda tenho espaço para a cabeça. O avaliador não se deu ao trabalho de pular para o banco traseiro e conferir o espaço interno, apenas leu a ficha técnica. Foi triste essa gafe. Por isso disse que quem quiser uma compra racional deve olhar bem o Fox 3 cilindros, pois dos quesitos objetivos analisados todos o Fox ganhou: Consumo, desempenho, acabamento(deu surra, segundo eles) e também é maior no espaço interno, mas infelizmente o avaliador cometeu uma gafe enorme, talvez por ele não ser brasileiro nunca nem andou no banco traseiro de um Fox e acabou vacilando ao avaliar espaço interno por ficha técnica. Assim o Etios seria outro pequenino, porque tem entre-eixos bem pequeno, mas por dentro é bem espaçoso. Voltando à avaliação: O Fox ganha em espaço interno, desempenho, consumo, acabamento(dá surra), mas perde em preço, estilo e suspensão. Estilo e suspensão são quesitos subjetivos, então não entram em uma compra racional. Já o preço, é objetivo, mas por isso que disse que é possível negociar o preço do Fox Bluemotion, aproximando-o do HB20. Acho que o consumidor já está percebendo isso, o HB20 já está se consolidando atrás do Fox e somando as 3 versões(sedã, hatch e aventureiro), no mês passado, vendeu apenas 12,5mil unidades, mas a fábrica tem capacidade produtiva de 13,3mil unidades. Deve ser por isso que vi um aumento significativo das propagandas do HB20, pois está passando o efeito novidade e seu estilo já não é destaque nas ruas. Na minha cidade já tem pátio cheio com várias versões para quem quiser. O mesmo aconteceu com o Onix que já está vendendo para frotista. Ao chegar na CSS o vendedor já me ofereceu pintura grátis, insulfilm, deu o cartão e disse que estava aberto para negociações. É impressionante e isso é ótimo para o mercado. O vendedor queria me mostrar também o Cobalt, que estava com um "desconto inacreditável(segundo ele)" de mais de 5mil sobre o valor de tabela.
ExcluirAí sim
ResponderExcluirlixo
ResponderExcluirRESUMÃO: O tal Fox é conversa fiada e não recompensa o que se paga a mais. A mesma história do Fusion híbrido. É óbvio que carros quanto mais eficientes em termos de consumo melhor, no entanto, tem que se calcular no quanto exatamente são eficientes.
ResponderExcluirResumão: Compensa, pois está na faixa do HB20 1.0 e Onix, mas tem consumo, espaço interno, acabamento melhor e ainda pode ser encontrado com desconto.
ExcluirA menos que queira comparar com carros como Clio e Uno, aí não compensa mesmo, pois estes são muito mais baratos(e piores) e nem são concorrentes do Fox.
ExcluirQuando digo que não compensa é que se paga a mais pela grife bluemotion. O Fox convencional é muito mais negócio do que este aí,
ExcluirO Fox convencional custa 750 reais a menos, mas além do melhor consumo para a versão 1.0 convencional, o desempenho também é bem melhor, os bancos são melhores e mais bonitos e o interior é bicolor. Não que essas sejam "grandes coisas", mas acho que a diferença de 750 reais é bem paga pelo melhor consumo, desempenho e interior.
ExcluirESTE BLOG ESTÁ DE BRINCADEIRA APAGOU MEU COMENTARIO, PUXA SACO DA VOLKS.
ResponderExcluireo gorfe x uno ohhhh
ResponderExcluiro tal de instituto maua não tem credibilidade, ou voces esqueceram da propaganda do gol g5 que fazia 22 km/l, o povo burro esses volksistas, acreditam at,e em papai noel,branca de neve,saci perere, são meio gay,fazer o que,
ResponderExcluirO preço deste fox aumenta muito se colocar o se condicionado como opcional. Aí ele perde, pois só colocar o ar automaticamente ele vira com.todos os itens. Uma pena a volks não ter criado um kit com opcionais mais populares por um preço acessível.
ResponderExcluirO negócio é que comprar um HB20 tem seu preço... e as peças? Fica lá sentado na Hyundai esperando... é um ótimo carro com certeza, mas esses tais recentes nacionais infelizmente ainda pecam nesse quesito e a verdade é que ninguém quer ficar sem carro esperando a peça chegar, pois tem necessidades e precisa desse recurso... sendo assim, as montadoras nacionais ainda se tornam mais atraentes por este quesito... Gosto de ter opções de escolha e acredito que todo mundo também gosta... mas acho que as montadoras mais recentes devem repensar quando o quesito é estocagem de peças... sei que é complicado gastar dinheiro e apostar e algo que talvez não deslanche como esse novos modelos vindos por aí... mas devem pensar no respeito com o consumidor que apostou em seus produtos... e a propósito, gosto do HB20, mas gosto mais do Fox por achar que é um carro mais bem acertado e mais firme ao rodar e com esse motor mais econômico e mais moderno nos dá mais uma nova opção apesar de a carroceria estar para alguns ultrapassada... acho que isso também é uma questão de gosto... eu particularmente não gosto de carros com ar e design mais futurista como os da Hyundai entre outras coisas que há no mercado... muito baixos em relação ao solo, e macios demais para as nossas estradas... enfim, é isso!
ResponderExcluirTemos um Fox bluemotion excelente carro a vê acertou em cheio
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