Agora que Volkswagen e Ford colocaram seus novos hatchs médios no mercado e ambos os carros possuem números de consumo e performance comparáveis (os números deste artigo são dos testes da Revista Quatro Rodas), já é possível responder a questão: qual é o melhor hatch médio disponível no mercado nacional? Esqueça Cruze, esqueça Peugeot 308, esqueça Fiat Bravo. Esses são meros coadjuvantes inofensivos perante os titãs: Focus e Golf.

Novo Focus x Novo Golf - comparativo

Novo VW Golf

O Volkswagen Golf chega ao Brasil importado da Alemanha apenas em versões topo de linha, Highline e GTI, partindo de um nível de preços mais elevado, mas, em contra-partida oferecendo um pacote de itens de série mais completo. 

Novo Golf x Novo Focus

O Golf desde o modelo mais básico já conta com sete airbags, ar-condicionado com duas zonas de climatização, sistema de som com tela de 5,8 polegadas e 8 alto-falantes, direção e freio de estacionamento com assistência eletro-hidráulica.

Novo Golf x Novo Focus

Além disso, o Golf conta com sistema Star-Stop do motor, sistemas de auxílio a condução (ABS, ASR, EDS, XDS E MSR), sistema Keyless, volante multifuncional, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Esses itens já estão presentes na versão de R$ 74.990 reais.

Novo Golf x Novo Focus  - inteiror
Novo Golf Highline - interior


Novo Focus

O Novo Focus, por sua vez, tem a vantagem de ser produzido na Argentina e chegar ao Brasil com uma gama de versões mais ampla oferecendo versões mais acessíveis. 

Novo Focus Titanium 2014

O modelo de entrada do Focus é o S 1.6 MT com preço R$ 60.990 reais, o que representa um desconto de R$ 7.000 reais sobre o Golf Highline 1.4 TSI com câmbio manual de R$ 67.990. O Focus S 1.6 Powershift (automático) custa R$ 66.990 reais - o que mostra que pelo valor do Novo Golf Manual mais básico é possível comprar um Novo Focus Automático.

Novo Focus Titanium 2014

A diferença de preços, porém, é justificável, já que o Focus é menos equipado em sua versão básica, já que conta com apenas dois airbags (contra 7 do Golf), e fica devendo sensores de estacionamento, sistema multimídia, ar-condicionado de duas zonas entre outros itens.

Novo Focus Titanium 2014

Vídeo: Novo Focus 2014



Dessa forma, tomando-se por base as versões automáticas, a versão do Focus equivalente em termos de equipamento e de motorização ao Golf Highline 1.4 DSG é o Focus SE 2.0 PowerShift Plus, que conta com o motor 2.0 Direct Flex, 6 airbags, ar-condicionado digital, etc, com preço de R$ 75.990 reais.

Preço - Empate

Novo Focus x Novo Golf - Preço

Como se pode observar, o Focus tem a vantagem de oferecer versões mais acessíveis, mas se compararmos configurações equivalentes em termos de itens de série, observamos uma situação de equilíbrio entre o Golf 1.4 TSI Highline e o Focus SE 2.0 Plus, aspecto que se repete nos modelos mais equipados, que seria o Focus 2.0 Titanium Plus 2.0, com preço de R$ 87.990 reais que concorre com o VW Golf Highline Exclusive 1.4 TSI DSG, ao preço de R$ 89.990 reais. Em resumo, em termos de preço, temos um empate entre Focus e Golf, com vantagem para o Focus por oferecer versões mais baratas.

Desempenho - Superioridade do Golf

O Focus tem duas versões de motor, uma 1.6 Flex com 135 cavalos e outra 2.0 flex com 178 cavalos, enquanto o Golf Highline oferece a 1.4 TSI só a gasolina com declarados 140 cavalos. Assim, em uma análise inicial, mesmo considerando que o Golf é, em média, 100 Kg mais leve que o Focus, seria de se supor que o Focus 2.0, com seus 178 cavalos fosse superior ao Golf de 140 cv. A realidade dos fatos porém é bem outra, com o modelo da Volkswagen mostrando uma performance bem superior ao da Ford.

Novo VW Golf x Novo Focus - Desempenho

Como pode se observar, o Golf 1.4 TSI DSG é 10% mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, fazendo a prova em 8,6 segundos, contra 9,4 segundos do Focus 2.0 Powershift. Quando se compara os tempos de retomada de 80 a 120 Km/h o Golf também é superior, com 6 segundos, contra 6,3 segundos do Focus. Ambos bastante superiores ao Cruze 1.8 Automático.

Distância de frenagem - Superioridade do Golf

O comparativo de frenagem leva em consideração a distância percorrida quando se aciona os freios dos carros viajando a 120 Km/h. Quanto menor a distância percorrida melhor, mostrando maior capacidade de frenagem.

Novo VW Golf x Novo Focus - distância de frenagem

Novamente o Golf se mostra bastante superior o Focus, com uma distância de frenagem 3 metros inferior ao Focus e mais de 7 metros inferior ao Cruze da Chevrolet.

Silêncio interno - superioridade do Golf

O gráfico abaixo mostra as medidas de ruído interno dos carros comparados em velocidade de 80 Km/h e 120 Km/h medidos em dBA. Quanto menor o indicador, menor o ruído e, portanto, maior o silêncio.

Novo VW Golf x Novo Focus - silêncio interno

Como se pode notar, o Golf 1.4 TSI é muito mais silencioso que o Focus e Cruze a 80 Km/h. A 120 Km/h a vantagem do Golf diminui, mas mesmo assim ele continua a ser o carro mais silencioso de todos.

Consumo - superioridade do Golf

Todos os dados deste comparativo são oriundos de testes da Revista Quatro Rodas, que, no caso dos modelos flex informa dados de consumo de álcool. Como o Golf 1.4 TSI só aceita gasolina, o seu teste revelou dados de consumo desse combustível, impedindo uma comparação direta de consumo com o Focus, que tem dados de álcool. Entretanto, para tornar os dados comparáveis, aplicamos uma correção de 30% nos números de consumo de etanol do Focus e Cruze para estimar o dado de consumo de gasolina desses carros. 


Como se pode observar, o VW Golf é mais econômico em cidade que o Focus 2.0 Powershift, perdendo, porém, no consumo em estrada, onde o carro da Ford se mostra ligeiramente melhor. Ambos, porém, muito superiores ao Cruze 1.8 Automático.

Estilo e qualidade de acabamento

Focus x Golf - estilo dianteiro
Focus x Golf - estilo traseira
Clique na imagem para ver em alta resolução
O avaliação de estilo é algo subjetiva, entretanto o desenho do Novo Focus remonta a 2010 - ano em que foi lançado na Europa, enquanto o desenho do Novo Golf é mais atual. Em linhas gerais o Golf é mais sóbrio e conservador, enquanto o Focus tem um visual mais ousado.

Focus x Golf - interior
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O desenho interno também reflete essas diferenças de concepção estilística. Entretanto, enquanto o Novo Golf atualmente vendido no Brasil é montado na Alemanha - com acabamento impecável tanto na montagem quando nos materiais, o Focus vem da Argentina, e isso se reflete na qualidade de acabamento. A Revista Quatro Rodas fez a seguinte observação sobre o acabamento do Focus: "O maior pecado da Ford (...) foi a qualidade do acabamento do carro, com encaixa impreciso de peças da carroceria e a seleção de materiais - como o de revestimento do porta-malas e o da haste que sustenta os apoios de cabeça dos bancos".

Espaço interno

O Focus tem a mesma distância entre-eixos do Golf e é 10cm maior no comprimento, mas isso não se traduz em maior espaço interno. O porta-malas do Focus comporta 316 litros, contra 313 do Golf.

Focus x Golf - espaço interno


As medidas acima são da versão sedã do Focus, que são as mesmas do hatch, já que a distância entre-eixos das duas carrocerias é a mesma. Assim podemos verificar que o Golf tem 1 cm a mais no espaço vertical para os passageiros dianteiros (media B) e 0,5 cm a mais no espaço vertical para os passageiros traseiros. O Focus tem 1,4 cm a mais para as pernas dos passageiros dianteiros, mas o Golf tem 6 cm a mais para as pernas dos passageiros traseiros, o que mostra que a parte traseira do Focus é bem menos generosa que a do Golf. Em resumo: o Golf, apesar de menor externamente, é mais espaçoso internamente, especialmente para os passageiros do banco traseiro, com 6 cm a mais para os joelhos.

Preço do seguro


Em nosso artigo "Golf x Cruze x Focus: preços de seguro e revisões", fizemos um comparativo dos valores de seguro para a cidade de São Paulo para os três carros citados. O Golf Highline é o que apresenta o seguro mais barato do mercado, tanto em termos relativos quanto absolutos, confira:


A Ford tem um acordo com a Mapfre para manter o seguro do Focus 1.6 em R$ 2.300 reais, mas isso não vale para as versões mais caras. Dessa forma, caso o consumidor queira versões mais sofisticadas que a básica do Focus (1.6 Mecânica), ele pagará um valor de seguro superior do do Golf. O Focus Titanium PowerShift tem seguro na casa de R$ 3.800 reais para SP, enquanto o Golf Highline, mesmo mais caro, fica em R$ 3.000 reais (sendo que esse valor pode cair ainda mais com bônus e em cidades onde a incidência de roubo é menor).

O seguro do Golf é mais barato também quando comparado ao preço do carro, visto que ele representa 3,77% do preço do carro.

Conclusão

Novo VW Golf x Novo Focus - silêncio interno

Para quem quer um hatch médio atualizado com câmbio automático (o que é altamente recomendável) e não quer gastar mais de R$ 70.000 reais, a melhor opção hoje do mercado é o Novo Focus, que oferece versões automáticas abaixo de R$ 70.000 reais (como a SE 1.6 Powershift). Entretanto, o melhor carro desse segmento é o Novo Golf 1.4 TSI DSG (o Golf anda mais e gasta menos que qualquer concorrente, tem melhor acabamento, é menor externamente - e portanto mais prático - e maior e mais espaçoso por dentro). Assim, quem puder gastar R$ 8.000 reais a mais não se arrependerá por optar pelo modelo da Volkswagen.

170 Comentários

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  1. Faltou um item no comparativo que considero muito importante para definir uma compra, o design. Gostaria muito de ver uma foto frontal do Golf ao lado do Gol. São muito parecidos. Lógico que cada um pensa de uma forma, mas eu já eliminaria o Golf por esse motivo.

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    1. Nossa... eu fico com o Golf 10 vezes... o Focus ficou parecendo um Hyundai de uns 5 anos atrás com esse interior, esses faróis e essas lanternas... não digo que é feio, vale lembrar! Ficaria com um sem pestanejar, um 1.6 SE manual, de preferência. =D

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    2. Como a reportagem pode dizer quem e mais bonito ou mais feio?Isso e subjetivo. Eu particulamente acho o golf BEM mais bonito e equilibrado que o focus em desing tem gente que não acha

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    3. Na minha opinião, o Golf ficou simples e o Focus ficou feio... compraria o Golf por ter um design mais sóbrio, a Ford arriscou e pra o resultado não foi bom.

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    4. Podemos discutir motor, cambio, performance, segurança, consumo, preço e etc... como foi colocado na matéria.

      O design é um aspecto bastante complexo. É como uma obra de arte! Cada um vê de um jeito! Pode ser bonito para um e feio para outro!

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    5. Design? isso aqui é um blog de carros, não de estilistas e frutas. Isso é muito pessoal, não pode-se levar em conta. Só acho que falta o valor médio do seguro como comparativo.

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    6. Realmente, o Golf é superior em motor, câmbio e consumo. Mas é muito feio e por isso eu ficaria com o Focus, que é quase tão bom quanto o Golf nesses quesitos e é muuuito mais bonito

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    7. Honestamente, eu nunca pagaria mais de 90.000 por um GOLF. é inegavel que eh um excelente carro, mas por esse valor eu compraria um sportage da KIA!!! Na minha opinião o design conta e conta muito, assim como a perfomance e a manutenção tambem. O golf é um carro normalzão e ficou carissimo. Fico com o FOCUS.

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    8. É básico o carro ser bonito. E o Golf já foi, há uns 15 anos atrás.

      A decisão da VW manter a atual aparência de seus carro tem-se mostrado equivocada, causando a queda de sua participação no mercado para a Fiat e, agora, para a GM.

      Beleza é fundamental. Vou de Focus.

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    9. O Golf é o carro mais vendido da Europa e o Gol o mais vendido no Brasil, há cerca de 24 anos.

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    10. O problema é achar o fatidico golf de R$68000, só oque eu vi nas concessionárias foram versões mais completas, algumas custando mais de 100k. Enquanto o focus cobra e tem disponibilidade da versão e preço que você deseja. Não estou defendendo nenhum lado, só acho que esse é um fator importante pois análisar o golf pelo do de entrada é uma análise virtual já que o mesmo parece que não existe.

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  2. eu acho o golf mais bonito!!!

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    1. Também acho o Golf mais bonito.

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    2. Então vc nunca vai ter um golf na garagem, o primeiro gol e o primeiro golf também eram muito parecidos, mas o golf sempre pertenceu a um segmento superior e sempre pertencerá, não vale a pena deixar de escolher um veículo só por q parece com o mais barato, o new fiesta também é muito igual ao novo fusion e isso nao faz do fusion um carro de entrada com motor 1.6 e sim um carro de luxo com motor 2.0 de 240cv, conclusão aparência não importa, o q importa é o q o carro oferece

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  3. essa traseira do focus he hoooorrivellllllll

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    1. Acho bonita soh se olhada junto com a lateral...olhada de tras mesmo eh bem sem graça...

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  4. O interior do Focus muito mais bonito que o do Golf, que tirando a central multimidia e` exatamente o mesmo do golf que eu tive 10 anos atras. nao mudou nada

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    1. Com certeza, é igualzinho kkkkk... Você é um fanfarrão...

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    2. Lembrem a VW que avançamos....esse interior é um lixo. E eu pelo menos vejo meu carro mais de dentro do que de fora....

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    3. INTERIOR SÓBRIO COM ACABAMENTO SUPERIOR. GENTE BREGA GOSTA DE LUZ E PLASTICO IMITANDO MADEIRA MESMO...

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    4. INTERIOR SÓBRIO COM ACABAMENTO SUPERIOR. GENTE BREGA GOSTA DE LUZ E PLASTICO IMITANDO MADEIRA MESMO...

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  5. Se fosse o Ecoboost a historia ia ser outra, que mancada Ford.

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  6. Eu concordo com o comparativo e o resultado....

    Mas aqui pra nós o site aqui desde sempre mostrou adoracao pelo GOLF.. Não seria diferente o resultado.. kkkkkkk

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  7. DSG por R$7 mil e PowerShift por R$6 mil... enquanto puder economizar esse dinheiro, não seguirei a ladaínha do "altamente recomendado" (por quê?!). Somente nas versões mais caras, mesmo, onde não é oferecida opção, levaria tais câmbios.
    Não são substancialmente melhores em consumo e desempenho que os manuais e, como não moro numa cidade absurdamente congestionada, não acredito que a comodidade valha o que custam.

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    1. Concordo com você, tenho um carro automático, para engarrafamento é ótimo, mas para viajar ou locais sem engarrafamento o mecânico atende perfeitamente e ainda se economiza uma boa grana na compra
      Mas infelizmente, mais uns dois anos e minha cidade ficará trancada de tanto carro

      Só uma conta básica
      Brasil produz 3milhoes de carros por ano, cada carro precisa de 5m de estrada mais 20 para segurança isso dá 75.000,00 km
      Quantos km mesmo que o governo fez de estradas?
      quer mais folga 15.000,00 km
      Os carros aumentam, a estrada não...........

      MAS PARA ISSO EXISTE UMA SOLUÇÃO.
      O governo vai lançar um decreto revogando a lei da física, fazendo com que dois corpos possam ocupar o mesmo lugar no espaço, inclusive cueca vira cofre nesta nova lei.

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  8. O preço do Focus deveria partir dos 55k para brigar com 308 e Bravo e, mesmo assim, continuaria caro porque oferece menos que o Fiesta Titanium.
    O Golf na versão de entrada oferece ESP, 7bags, ABS, MSR, ASR, EDS, ar digital, direção elétrica, motor 1.4 TSI etc.
    Só gente desavisada opta pelo Focus 1.6.

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    1. O Focus é muito pesado para um motor 1.6. A relação peso/torque é muito alta... fica na casa dos 80 kg/kgfm. Em termos comparativos, possui a mesma relação peso/torque de um Ágile 1.4!

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    2. Bem lembrado, e o Agile é a maior aberração criada pela GM.

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  9. Fatores que devem ser considerados na minhas opinião:
    - O valor do seguro (pra mim o teto máximo seria R$ 2.000,00);
    - O seguro cobre o modelo base somente, caso você tenha adicionado pacotes adicionais, os mesmos não serão cobertos. Por exemplo, no Golf Highline, se vc incluiu algum opcional e aconteça roubo ou perda total o seguro vai repor o valor do modelo Highline somente sem os opcionais;
    -Periodicidade das revisões (seis em seis meses ou anuais?)
    -Preço das revisões (tem valor fechado e quanto custam?)
    -Os itens adicionais ou que são diferenciais em relação aos concorrentes realmente fazem diferença pra mim? Será que não é uma questão de tê-los para dizer que os dos outros não tem (massagem no ego)? O custo desses itens será que justifica? Não seria melhor um carro com os itens que eu acho realmente essenciais?
    -Quanto tempo pretendo ficar com o carro? Será que se sair um modelo novo que esteja na "moda" eu já vou trocar? Cinco anos é o mínimo para se ficar com um carro na minha opinião. Comprar a vista seria o ideal, mas caso não seja possível fique com o carro o dobro do tempo do financiamento (financiou 3 anos? fique com o carro por seis). Depois que terminou o financiamento é que realmente o carro é seu. Nos anos seguinte faça um consórcio que tem taxas menores para programar a sua troca. Dá pra pagar o consórcio e guardar um dinheiro para a manutenção do carro.
    - Não caia na onda de que o modelo X ou Y desvaloriza muito. Isso é coisa que normalmente foi plantado por alguém interessado em direcionar as vendas para alguma marca ou modelo. Se vc pegou o modelo zero e cuida como deve ser cuidado vai durar muito.

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    1. Boa colocação. O melhor ou pior é muito subjetivo.

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    2. Boas observações, no entanto mais para carro popular.
      -Comprar um carro na faixa de R$ 70.000 e querer pagar até R$ 2000.00 de seguro é surreal.
      -Sobre os itens adicionais de fato seguradora não cobre, mais vc pode segurar nesse caso acima da tabela FIPE.
      - O publico que compra um carro desse zero, no máximo fica com ele por dois anos e jamais faria consorcio.

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    3. Sinto muito amigo, mas seguro a 2 paus pra estes carros aí, sem chance!

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    4. 2 paus só se for para mulher 70 anos + em cidade pequena

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    5. Nossa, como foi rico e engrandecedor seu comentário. Volte sempre com seu brilhantismo!

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    6. Pago R$ 2.100 no Corolla Altis. O valor de tabela é bem mais alto que R$ 70.000, mas como foi comprado com PJ e com outro desconto, não sei por quanto sai um desses para consumidor final hoje.

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    7. Põe na conta também que o Golf precisa ser abastecido com gasolina Premium, que custa 40% pelo menos mais que a comum. Assim, a "economia" que eles apregoam fica comprometida.

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  10. Hoje fui com minha namorada na concessionaria da Volkswagen para ver o novo golf, todo empolgado ( lógico que ela ficou do lado de fora esperando),
    derrepente ela me solta um grito vamos embora logo só tem o Gol aqui!!!!
    Olhei para cara do vendedor sem graça e pedi desculpa...
    E realmente, para os mais desavisados é o Gol ....sem tirar nem por
    Obs: sou cliente da VW, e possuo um Golf 2010.

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    1. Observação: Sua namorada é míope e mal educada.
      Se fosse sua mulher, talvez você já teria apanhado por ficar sonhando e não ir lavar a louça do domingo.
      Troca logo de namorada enquanto é tempo, pois mulher entrando em conversa de homem gritando e berrando é para uma de duas coisas:
      Ou dá um pé na bunda dela, ou ela monta em você de espora e chicote.

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    2. Os apaixonados ficam putos, mas, conheço uma galera que pensa igual a moça. Inclusive engenheiros mecânicos que trabalham com carros...Detalhe..Além de apaixonado você esta sendo machista, em uma grande parte das famílias brasileiras a mulher opina sim e inclusive com grana...Não compro um carro sem a opinião da minha esposa...
      As vezes as pessoas aqui chamam os fãs da VW de petistas e os caras acham ruim...

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    3. Tentem se enganar, mas que realmente parece e muito o Gol parece!!!! A VW parou no tempo em termos de visual, são bonitos sim, mas não há novidade!

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    4. Eu acho que nem bonito são. Prefiro pagar menos por outros carros que julgo mais próximos de minhas necessidades e preferências. Talvez um 408 ou o novo c4l.

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    5. Eu achei o Focus muito bonito, o que é muito pessoal, mas não se pode negar que fizeram um novo carro, como haviam feito com a geração anterior em relação ao original.

      Agora a VW acha que somos tontos pra mudar umas lanternas e faróis e lançar esse Geração VII? A 5 e a 6 nem saíram por aqui, de tão pouco que mudaram.

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  11. Ainda estou aguardando um comparativo que leve em conta o preço do seguro. É fato que ambos são bons carros e tornarão o seu usuário satisfeito, porém tenho certeza que o seguro é que fará toda diferença na compra....

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    1. Preço de seguro depende muito. Principalmente do seu CEP (fator mais determinante), depois idade e histórico de pontuação no seguro.

      Outro ponto seria o fator de roubo que vc pode consultar na tabela http://www2.susep.gov.br/menuestatistica/RankRoubo/menu1.asp , o que varia de cidade. No caso do Rio o Focus esta com o fator mais baixo 0,619 enquanto o Golf 0,950. Mais com essas novas versões esses fatores devem ser alterados.

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    2. Consegui cotar um DSG com elegance e teto por 2600 reais na porto, não achei caro pelo valor do carro.

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    3. Tb fechei o meu na porto hj por 2600 rs, RJ, 39 anos, zona sul. Achei bem em conta, pois meu carro anterior de 45 mil paguei 2400 reais e o golf elegance com teto 85 mil, saiu por 200 reais a mais. Vai entender...mas parece que só a porto seguro esta com bom preço para novo golf.

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    4. Pros tiozão de 40 anos pode ser.

      Vai nóis cotar com 23. Dá 6 mil facinho....

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  12. '"o melhor carro desse segmento é o Novo Golf 1.4 TSI DSG""!! Ótimo...Muito técnico!
    Acho que poderia colocar a fonte na parte de baixo das figuras...
    No geral parece que é isso mesmo...Quanto ao desenho, isso é subjetivo e neste aspecto acho o focus menos feio...O Golf parece com seu irmão mais pobre...

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    1. O comparativo foi muito técnico e a conclusão foi embasada em fatores objetivos, tais como: Desempenho, consumo e equipamentos. O design não é um fator técnico, apenas subjetivo. Eu, por exemplo, prefiro o do Golf, mas outra pessoa pode preferir o do Focus.

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    2. Só faltou comparar o espaço interno, que no Golf é maior. A Ford fez um veículo grande por fora e pequeno por dentro. O banco traseiro é apertado, bem menor que o do Golf, e o porta-malas é semelhante com 316l, isso usando um estepe temporário, que no Golf é convencional.

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    3. Para dizer que foi muito tecnico pelo o menos deveria ter as fontes desses dados..... Tambem, acho que o golf seja um carro melhor... Mas esses comparativos sem metodologia fica meio no achismo... Para quem apenas leu esses dados apenas aqui...

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    4. O comparativo apontou a fonte, que é a Quatro Rodas. Tente ler com mais atenção, amigo.

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    5. Só faltou comparar o espaço interno, que no Golf é maior. A Ford fez um veículo grande por fora e pequeno por dentro. O banco traseiro é apertado, bem menor que o do Golf, e o porta-malas é semelhante com 316l, isso usando um estepe temporário, que no Golf é convencional.

      Atualizamos o texto com dados objetivos de espaço interno. O Golf tem 6 cm a mais para joelhos dos passageiros traseiros. Tem 1cm a mais no espaço vertical dianteiro e 0,5 cm a mais no traseiro.

      E na largura outra vantagem do VW, com 6 cm a mais de largura interna na frente, e 8 cm a mais de largura interna na traseira.

      Colocamos umas fotos de Focus e Golf lado a lado para melhor comparação de estilo.

      []s

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    6. Beleza, falei bobagem tem sim a fonte. Ótimo! Apesar de não ser uma boa fonte, mas, tem sim as fontes. No geral a reportagem é bom e serve para quem for comprar nesse seguimento!

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  13. Em termos de performance o Focus 2.0 ficou bem próximo ao Golf 1.4TSi. Ambos possuem boa aceleração, baixo consumo, boa frenagem e etc... Faltou comparar o torque!

    Golf 1.4TSi DSG

    - torque: 25,5 kgfm @ 1500 rpm
    - peso em ordem de marcha: 1238kg
    - peso/torque: 48.5 kg/kgfm

    Focus 2.0 Power Shift

    - torque: 21.5 / 22.5 kgfm (gasolina / álcool) @ ? rpm
    - peso em ordem de marcha: 1375 kg
    - peso/torque: 64 / 61 kg/kgfm

    A relação peso/torque é bem menor no Golf 1.4 TSi DSG, o que justifica o menor tempo de aceleração de 0-100 km/h em 8.6 s.

    Para uma boa performance, não basta ser potente, precisa ter uma boa relação peso/torque. O torque também deve ser levado em consideração na performance do veículo.

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    1. Existe a relação peso/potência também, que o Focus é melhor. Porém, o que vale são os números práticos, e nisso o Golf se destacou, com 0-100 em 8,6s contra 9,4s do Focus. Já na retomada, ganhou por apenas 5%. Ganhou no consumo urbano por 15%, que é o mais importante para quase todas os usuários, já que a maioria roda mais em cidade do que estrada. E perdeu no consumo rodoviário por cerca de 6%. Anda mais, bebe menos e é melhor acabado. Faltou compararem o espaço interno, que também é melhor no Golf, o Focus III é apertadinho no banco traseiro.

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    2. O Focus tem melhor relação peso/potência, mas o que importa mesmo são os números práticos. O Focus 2.0 powershift fez 0-100 em 9,4s, enquanto o Golf fez em 8,6s. O Golf também retomou 5% melhor, consumiu 15% a menos na cidade e perdeu por 6% na estrada. Vale lembrar que a maioria roda predominantemente na cidade. Golf e Focus se equivalem no porta-malas, mas o Focus é mais apertado no banco traseiro, oferecendo menos espaço para cabeça e pernas.

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  14. SEI QUE O DONO DO SITE É VOLKSMANIACO, MAIS ELE DEVERIA COMPARAR O GOLF 2.0 CONTRA O FOCUS 2.0 NA MESMA FAIXA DE PREÇO, O FOCUS 2.0 É MAIS ECONOMICO QUE O GOLF 2.0 AI O CACETE DO FOCUS É GRANDE.

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    1. Que nada a ver... não tem Novo Golf 2.0... ah, tem sim, o GTI, mas aí seria covardia.

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    2. Não existe Golf IV 2.0 na faixa do Focus III 2.0. Além disso, qual o sentido em comparar o Focus mais recente com um Golf na sua geração IV?????

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  15. Pra bom entendedor!!! A verdade...Infelizmente a própria mídia tenta achar atributos ao Focus, como é feito na Argentina??? E daí??? É mais bonito??? É mesmo??? Estão tentando alinhar em preço do Focus 1.6 aut com o Golf de entrada, mas e os airbags??? Segurança em segundo lugar??? Está certo que o Focus 1.6 faz mais 13 s de 0 a 100 km/h !!! É a nossa mídia brasileira... o Golf veio para dar um salto tecnológico e de segurança, ponto. Aos consumidores novidade e inflacionadores de preços existe a vantagem em se ter um Focus, aos que aguardarem sua vez terão o Golf certo.

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    1. 13 s de 0 a 100 km/h é muito tempo para um carro desse nível. Isso é tempo de carro 1.0!!! O Focus de entrada deveria ser o 2.0!!! O 1.6 nem deveria existir!

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    1. Olha lá, chamando o mico pra briga, gostei! O 308THP é café com leite, mas é legal mesmo. Só perde para o Golf em acabamento, espaço interno, dirigibilidade(usa eixo de torção, essa tosqueira) e equipamentos, mas empata no desempenho.

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    2. Além de já estar uma geração atrasada em relação ao europeu! Ah, também perde no câmbio.

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    3. Além disso, perde no câmbio e está desatualizado com a geração europeia.

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    4. É 22;45hs, você está desatualizado, o 308 Thp está recebendo o novo câmbio de 6marchas, pesquisa para não falar bobagem.

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    5. 01:21 O THP sempre usou automático de 6 marchas, mas este câmbio NUNCA será superior ao DSG de 7 marchas utilizado no Golf.

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    6. O THP ganha em desempenho, preço e acabamento ao Golf.

      Golf ganha em mimos e cambio.

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    7. o seguro de um 308 THP é mais de 5.000,00 .................... quem é louco?

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  17. Simples: Tem R$ 60.000 então um New Fiesta Titanium Top Powershift com pintura perolizada, ponteira cromada, proteção de pintura, película UV e seguro completo é melhor do que um Focus simples e nada mais.
    Tem R$ 70.000 e prioriza o acabamento construtivo e a tecnologia mecânica então é o Golf na certa ou um Lancer MT.

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  18. Eu quase não acreditei quando li a matéria. A VW.BLOG colocando o Focus, mesmo que o considerando pior, no mesmo patamar do Golf. Só faltou mesmo foi o Carlos chamá-lo de carro ao invés de lixo.

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  19. Eu quase não acreditei quando li a matéria. A VW.BLOG colocando o Focus, mesmo que o considerando pior, no mesmo patamar do Golf. Só faltou mesmo foi o Carlos chamá-lo de carro ao invés de lixo.

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    1. Eu sei que dói, mas o "Golzão bombado", como os haters adoram dizer, é superior ao Focus em qualquer aspecto objetivo de comparação, a exceção fica por conta do consumo na estrada, que o Focus é ligeiramente melhor. De resto, o Golf é superior em desempenho, câmbio, acabamento, espaço interno, ruído interno...

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    2. Que interior é este do Golf? Simplesmente ridículo, o painel reto parece o de um Cesna, rsrsrsrsrs

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  20. Espero que seja publicado:

    As possíveis omissões da 4Rodas:

    MATÉRIA TENDENCIOSA.

    Porta-malas: Nessa o Golf perde para Focus e Cruze.

    O Cruze está em todas as medidas, mas na hora de medir espaço interno, o Cruze desaparece, pois sabemos que o Hatch possui as mesmas medidas do Cruze Sedan, o que dá larga vantagem a este.

    O Peugeot foi excluído atendente há quais interessados? Sabemos que o Peugeot 308 1.6 TURBO, poderia claramente vencer boa parte dos números gráficos, mas foi excluído...

    O Golf com seu sistema Start Stop, faz o carro ficar quente durante o sol escaldante do Brasil, mesmo no sudeste, imagina no nordeste. O problema do start stop é que ao desligar o carro, o ar condicionado diminui significativamente a potência, fazendo o interior do carro esquentar e sem controle harmônico de temperatura confortável em dias quentes.

    O principal defeito do Golf é a baixíssima quantidade de carros à venda, isso é LAMENTÁVEL.

    A matéria aparenta grave direcionamento do Golf deixando-o em vantagem, em detrimento não só do Focus, mas de todos os hatchs comercializados no Brasil.

    Eu como não sou hipócrita, afirmo que compraria com certeza o Golf entre ambos, mas verdades tem de ser ditas para não haver enganação ao consumidor.

    Vw. cadê as rodas 18" do Gti e os 230cv oferecido na Europa?

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    1. kkkkkkkkkkkkkk
      O GTI com pack performance é ainda mais de nicho que o Golf GTI convencional, trazê-lo agora seria para atender um público extremamente pequeno, para responder por 0,0000001% das vendas.

      Com relação ao Cruze, ele é menor que o Golf, mesmo possuindo bom entre-eixos, tenho um Cruze e já conheci o Golf na CSS, o Golf tem mais espaço na frente e no banco traseiro também. No banco traseiro do meu Cruze eu encosto o joelho no banco dianteiro e a cabeça fica extremamente próxima do teto, tenho apenas 1,83m, no Golf ainda sobra espaço para pernas e cabeça. O que o Cruze tem de maior é o porta-malas. Porém, a qualidade de montagem e acabamento do Golf é bem melhor, além de possuir painel emborrachado, enquanto o Cruze utiliza apenas plástico. O 308 THP é cachorro morto, é um mico, já tem geração nova na Europa, consome mais que o Golf, anda a mesma coisa, tem um banco traseiro bem apertado e o acabamento é inferior.

      A diferença de porta-malas do Golf para o Focus é de 4 litros, isso mesmo, 312l do Golf contra 316l do Focus. Ou seja, é uma diferença completamente desprezível. O erro foi da VW em adotar o estepe tamanho convencional, o que rouba muito espaço da mala. Já no Focus, nem utilizando o estepe de emergência o porta-malas ficou grande.

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    2. 3:12

      Nossa, como você é matemático 0,00001% das vendas.

      Tenho também Cruze disponível para alguns de meus funcionários e o conheço bem, assim como já testei o novo Golf, e posso concluir Matemático que medidas não se mede por 1,83m se encosta as pernas, cabeças ou não, mas sim com instrumento de medição milimétrico.

      O Focus possui maior litragem no porta-malas e não importa o tamanho da medida, é maior, é fato! O Golf também ganhou alguns quesitos por margens reduzidíssimas, mas nem por isso foi excluído da demonstração de valores medidos.

      O Cruze também foi excluído das medidas do porta-malas oportunamente.

      O 308 THP independe se está atualizado ou não, é o carro que existe no mercado brasileiro e deverá ser o carro que está disponível o produto para testes, azar da Peugeot se não atualizou, mas deveria ter constado no testes, e ao contrário do que você afirma, os números seria complicadores para o Golf 1.4.

      Menos fanatismo, por favor!

      Também gosto do Golf, mas não babo e nem erro a 4ªmarcha.

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    3. Números se medem na prática, e o Cruze é menor que o Golf por dentro, em todos os sentidos. Não admitir isso é negar a realidade, pois quem tem boa estatura não fica apertado no Golf, mas fica no Cruze. O fato é que o comparativo foi entre os dois melhores da categoria, como o próprio nome da noticia já diz: "Golf vs Focus: comparativo..." Comparar com 308 THP e Cruze é de dar pena. O Cruze tem acabamento MUITOOO inferior, desempenho MUIIITO inferior, consumo MUUIIITO pior, espaço interno pior, SÓ ganha no porta-malas. Já o 308THP, anda junto ao Golf, consome mais, é pior acabado, extremamente apertado no banco traseiro, mas ganha no porta-malas. Não tem nada a ver com fanatismo, simplesmente o comparativo levou o Focus para a briga porque é o 2° melhor, os demais ficam muito atrás e perdem por ampla margem em muitos quesitos. O 308THP não vende bem nem na Europa.

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    4. Pelo amor de D.. esqueça Europa, estamos no BRASIL...BRASIL...

      Números não se medem na prática, medição é lógica, medição é aferição, medida existente é medida comprovada na teoria e na prática. O Cruze briga com o Golf no espaço interno de igual para melhor.
      Também achei o espaço do Golf excelente, pois eu estava acompanhado no banco do passageiro e o tester da concessionária foi no banco de trás, podendo eu observar que o espaço do Golf é indiscutivelmente excelente, mas o Cruze mesmo eu não possuindo as medidas continuo acreditando ser maiores do que o Golf.

      O comparativo que você denomina como entre os "o fato de ser os melhores da categoria", é outra errada da 4ªmarcha sua, pois a própria revista busca em diversos momentos quando lhe convém, o Cruze para juntar aos dois, portanto o comparativo não é somente entre os dois, mas entre 3 em diversos quesitos que o Golf leva a melhor, entre dois somente quando excluído o concorrente do Golf que possa ter quesitos melhores.
      Não creio que comparar 308 THP com é de dar pena, pois apesar deu nada gostar do 308 brasileiro, afirmo e assino que ao contrário de sua falsa afirmação o 308 anda na frente do 1.4 tsi, em velocidade final e talvez em retomada e aceleração 0-100km perdendo em consumo para o excelente trabalho feito no Golf.
      Quanto ao acabamento e espaço interno do 308 não posso manifestar, pois não conheço o carro por dentro.

      Continuo admirando o Golf, mesmo achando o design muito simplificado, admirando sua mecânica e tecnologia, mas não sou cego ao ponto de achar o novo Golf um ZEUS DO OLIMPO.

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    5. Outro dado relevante 3:12 é o consumo que você levantou a respeito do Cruze, Focus, 308 com relação ao Golf.

      Como sabemos que comparação é relativa se analisarmos sob a ótica da necessidade de cada cliente, podemos atentar para a seguinte condição:

      Eu particularmente não costumo pesquisar preço do litro do combustível, procuro o posto pela confiança e não pelo preço, assim como não me preocupo totalmente com pequena variante de consumo, sendo que me preocupo muito é com AUTONOMIA, pois o importante para mim, é eu abastecer no início de uma viagem e voltar a abastecer na maior distância possível, onde isso significa não apenas se preocupar com consumo, mas sim com tamanho do tanque de combustível, pois pequenas diferenças de consumo de um carro para o outro, podem nada significar perto de um tanque em que um tenha 50 litros e o outro 60 litros para consumo.
      Enquanto num, percorro 500 km com 1 único tanque, no outro percorro 600 km com o mesmo tanque dizendo hipoteticamente.

      Portanto o Golf, sabemos que possui tanque pequeno, e os outros hatchs, por acaso você já observou a litragem dos seus tanques?

      O mesmo anônimo de sempre, e que seguidamente contesta seus fracos argumentos.

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    6. A Europa foi citada porque ambos os veículos são vendidos lá e o 308THP é um mico lá também. O Cruze é menor que o Golf, eu tenho um e já conheci o Golf, posso atestar com toda a tranquilidade, o Golf é maior tanto em espaço para as pernas como para a cabeça. Não tem nada a ver com ser fanboy, eu mesmo nunca tive carro da VW, meu primeiro será o Golf, pois ele é sim muito superior aos demais do seu segmento, à exceção do Focus, que chega próximo. O resto é café com leite. E o Cruze foi comparado com o Focus apenas, os outros dados estão na revista, mas não no comparativo com o Focus, o dono do site que preferiu colocar. O 308THP não anda na frente do Golf, pois apesar de utilizar motor maior, pesa consideravelmente mais e utiliza um câmbio convencional de 6 marchas que não troca com o vigor do DSG. O Golf acaba sendo muito eficiente, pois apresenta consumo menor e desempenho equivalente. Comparar o Golf com o Cruze, 308 e Bravo, que são bons carros, diga-se de passagem, é covardia. E consumo é relevante, pois muita gente que compra médios se preocupa com consumo, às vezes não é nem pelo lado financeiro apenas, mas por saber que tem uma máquina eficiente. Porém, eu levo em conta o consumo e conheço muitas pessoas que compram carros de 70-90mil levando em conta o consumo. O meu Cruze faz 6km/l no trânsito e isso me incomoda, ainda que não seja grande coisa ter de encher o tanque com certa frequência, eu acho muito ruim esse consumo. O acabamento do Golf está em outro nível também, além do desempenho. Ele realmente está um degrau acima e fará as outras marcas se mexerem, o que é bom para o mercado.

      Meus argumentos não estão sendo contestados, eu tenho um Cruze e sei que ele é menor, pois conheço bem meu carro, tudo o que eu falei foi bem objetivo. Conheço outro rapaz também que tem um Cruze e que vai trocar o dele por um Golf, já até vendeu o dele, e ele me disse a mesma coisa, achou o Golf bem mais espaçoso. Enfim, o comparativo ficaria da seguinte maneira:

      Golf vs Cruze: Golf ganha em consumo, desempenho, dirigibilidade, acabamento, câmbio, espaço interno e até autonomia, pois a diferença de consumo entre os dois é tamanha que mesmo com 10l a menos ele tem maior autonomia, tanto na cidade como na estrada. Também ganha no ruído interno. O Cruze ganha apenas em porta-malas.

      Golf vs Bravo: Golf ganha em espaço interno, acabamento, consumo, desempenho, dirigibilidade... E perde em porta-malas.

      Golf vs 308THP: Golf ganha em espaço interno com ampla vantagem, acabamento, consumo, dirigibilidade, empata no desempenho e perde no porta-malas.

      Resumindo, se quer um porta-malas grande, escolha outro carro, mas se quer o melhor veículo da categoria, escolha o Golf.

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    7. Cara, você está procurando pelo em ovo, querendo procurar coisas para tentar desmerecer o Golf. E só pra finalizar, o Cruze é menor que o Jetta no banco traseiro, digo isso porque meu pai tem um Jetta TSI e conheço bem o carro. O espaço do Jetta é consideravelmente maior para as pernas e para a cabeça também, isso mesmo com um entre-eixos menor que o Cruze. Entre-eixos por si só nunca significaram espaço interno, mas sim a engenharia empregada no aproveitamento do espaço. O Versa tem 2,60m de entre-eixos, mas tem MUITO mais espaço que um Cruze para as pernas, por exemplo, apesar do teto do Versa ser muito baixo.

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    8. 3:17

      Golf versus os outros hatchs:

      Golf indiscutivelmente é melhor, não tenho dúvidas nem nunca tive, mas algumas verdades que você amenizou, e alguns exemplos sem sintonia com seus argumentos.

      Cruze - Maior Espaço interno 2685mm contra 2630mm Golf, Tanque 60,3L contra 50L do Golf. Porta Malas 402L contra 338L do Golf.

      Bravo - 400L porta malas x 338L Golf.

      308 Thp - Incontestavelmente mais veloz com 215km/h final contra 212km/h do Golf (Não é muita diferença, mas é vitória nesse quesito, sem discussão - O comparativo da matéria considerou vitória até em dados desprezíveis).Porta Malas 430L x 338L do Golf

      Desvalorização: O Golf se com pacote básico é o que menos desvaloriza, mas se com pacote intermediário ou completo é junto com o 308 o que mais desvaloriza, já que pacotes adicionais não conta para preço final do usado.

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    9. Ah, em autonomia o 308 ganha, pois o gasto é um pouco maior do que o Golf, mas o tanque é de 60L contra 50L do Golf que tem aliás o menor tanque dos 3 concorrentes, já que Bravo possui 58L de armazenagem e Cruze 60,3L ...

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  21. Esper que o Glf VII mantenha esse padrão de qualidade quando for nacionalizado ano que vem.

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  22. Hoje fui ver o Golf VII... é um show de carro! Só doido para dizer que Golf VII é parecido com Gol... Nada a ver!

    É outro nível! Realmente a VW está revolucionando com o Golf VII! Não temos nenhum carro fabricado no Brasil que chega perto desse nível de acabamento e sofisticação! Simplesmente espetacular!

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  23. Tinha um Focus Titanium que troquei por um Bravo TJet. ninguém fala dele porque é FIAT. O fato é que o TJet é superior ao Focus, até melhor suspensão. A famosa suspensão traseira do Focus por ser multlink. O fato é que até a suspensão barra de torção do TJet ficou com um comportamento superior à do Focus.
    Sem falar que é 1.4 com 152CV + overbooster. Em baixas rotações perde pro novo Golf. Mas aposto que depois dos 120km/h engole o Golf tranquilo. Por isso acho que o Golf deve ser melhor de dirigir na cidade, além de mais equipado. Mas o preço também é outro. Paguei 69K no meu com sky dome, xenon e air bags pros joelhos.

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Realmente, engole o Golf... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Fiateiro!

      O Bravo come a poeira do Golf em qualquer velocidade, com esse motor velho e pouco eficiente e nem com overbooster chega no torque do Golf, pelo amor de deus!!
      Não tem nem como comparar Bravo Tjet com Golf VII, NÃO tem um só quesito que o Tjet vença.

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    2. Eu falei acima dos 120km/h. Em baixa o Golf tem mais torque sem dúvida. E o golf tem obrigação de ser melhor, afinal é muito mais moderno. Pense bem, o motor do TJet é de 2007, pelo menos 6 anos atrás. Ainda e melhor que muita coisa do mercado. A VW demorou mais, tinha que ser melhor. Mas acima dos 120km/h o Bravo gira bruto, anda nos 2 e depois me fale. Mas o Golf é melhor no geral sim, é um carro mais moderno. Estou comparando com o Highline 1.4 TSI. Se liga fanboy! Abraço.

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    3. Parabéns pelo seu casamento!

      Seja muito feliz com sua noiva, ops, quer dizer com o seu Fiat Bravo!

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    4. Como o próprio nome ja diz esse é Bravo!!!!

      Quer ver na horar de vender, aí que você vai ver a braveza dele!!!!

      KKKKKK

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    5. Em nenhuma velocidade o Bravo acompanha o Golf, com todo o respeito. Interessante salientar também que a velocidade máxima do Bravo Tjet é 206km/h, ante 212km/h do Golf. Boa sorte com o Bravo!

      Abração!

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. Estou trocando de carro este ano. Tinha optado pelo Bravo T-jet mas quando soube que a VW iria lançar o Golf VII segurei a troca. Fiquei empolgado com o preço divulgado, fiz um test drive e posso dizer que o Golf é realmente melhor de dirigir que o Bravo (que não é nem um pouco ruim não) só que a concessionária está cobrando mais de 5 mil de ágio na versão básica (faço questão do câmbio manual e que o motro não seja flex), vou aguardar até o final do ano se o preço não cair para o anunciado vou ficar com o Bravo pois por melhor que o Golf seja não vale a diferença (aliás se a Fiat reduzir o preço do Bravo fico com ele sem dúvidas).
      Quanto a desvalorização maior do Bravo, o valor menor do seguro compensa.

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    8. Engraçado que o povo não da conta de que o golf de entrada 67k é lenda e só deve chegar em janeiro. Outro quesito importante é o seguro tenho 22 anos e o seguro do golf no meu perfil saiu quase 12 mil reais !!!! ABSURDO !!! quanto a revenda os dois são iguais, já que os proprietários que acham que velocidade final significa grande coisa vão tentar abusar o máximo do carro. Quando fui na vw só tinha Golf de 90k-100k e definitivamente não pago tudo isso num golf. Quando chegar a versão de entrada quem sabe...

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  24. Isso nem é comparativo, é um massacre !!

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  25. Eu só deixaria de comprar o Golf porque parece que não mudou quase nada.
    Sem graça, interior ridículo e feio.
    Assim como é o Golf nacional.
    Só melhorou os motores!

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    1. ficou mas lindo!!! mas pelo amor de deus merecia um painel mas esportivo e bonito é muito é antigo esse painel!!!!

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  26. Se o dados de consumo estiverem corretos, a Ford conseguiu um milagre, pois esperava um consumo pouco melhor que o do Cruze, prefiro esperar por outros resultados de testes, pois não acredito que estes numeos se confirmem.
    Para mim que esperav um Focus com o motor ecoboost, 6 airbags em todas as versões por um preço bem próximo ao do Golf, a Ford decepcionou completamente.

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  27. vamos parar com esta palhaçada de cada um puxar a sardinha para sua brasa, gosto é uma coisa e qualidade é outra e ponto final

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  28. se eu fosse rico, compraria o GTi, e esses valores são a vista, vai financiar um pra ver.......rsrsrsrsrs

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  29. Não sei porque não compararam com o bravo T-jet pois o preço inicial do golf e focus está absurdamente alto se comparado ao segmento, o golf 1.4 topo de linha não sai por menos de 100 mil reais pelo menos aqui na minha região SC, um jeta tsi 110 mil, carro maior e de outra classe, eu mesmo tenho um bravo sporting, carro excelente com muitos opcionais que saiu por 62 mil (já não axo barato), se continuar nesse ritmo daqui a 3 ou 4 anos carro popular não vai sair menos de 50 mil, pais atrasado demais esse em que vivemos.

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  30. Olha, eu tenho um Cruze AT e o consumo é melhor que isso aí..

    E eu duvido muito que o Focus 2.0 beba só isso.. Em todas outras matérias ele bebeu muito mais..

    Sem duvidas o Golf é o carro a ser batido entre os médios (sedãs e hatches)

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  31. golf um conjunto a ser batido

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  32. Ítalo Andrade de Sousa12 de outubro de 2013 às 22:45

    Golf é Golf, sem mais...

    o golf traz um bom equilíbrio no design. Traz uma ótima segurança ao dirigir, é um carro bem gostoso de andar. A suspensão e a mecânica são ótimas, um carro muito confiável. Pode passar vários anos, décadas, viagens, etc. Carro super seguro, ele não te abandona.

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  33. lembrem q esse motor do golf foi aquele q ganhou trofeus na europa ano passado, concorrendo ate com motor a diseu. esses 25 kg de torc a 140 cavalos é muita areia pra muito 2.0.um verdadeiro jatinho. compraria o golf sem pensssar 2 veses

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  34. É uma covardia, comparar o focus com o GOLF, kkkkkk vai comparar o que com o que?, é óbvio que o alemão esta muito a frente, foi eleito o melhor de 2013, só isso ja o credencia.

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  35. A VW poderia aproveitar depois da chegada do golf gti, e anunciar a chegada do SCIROCCO, aff seria demais, dois carrões

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  36. Olá, um item que não foi questionado é a garantia e nesse item eu fico com o FOCUS (3 anos sem limite de Km) não compro mas carro da WV por não oferecer uma garantia maior e noto que a WV assim como outras montadoras estão pecando em deixar os carros muito parecidos, por ex. eu não compraria um JETTA ele é a frente e fundo do Voyage...... Eu já fiz o teste no NOVO GOLF e no NOVO FOCUS, gostei da dirigibilidade dos dois porem me adaptei mais com o do GOLF no item sequencial cambio do FOCUS é um botãozinho do lado da marcha e como já estamos acostumados ao mecanismo manual fica mais gostoso dirigir o GOLF, não sei vai dar pra vcs entenderem o que eu estou tentando passar mas é isso ai. Não compraria o GOLF por não oferecer uma garantia total de 3 anos. E outro detalhe as revisões do FOCUS é a cada 10.000 km ou 6 meses acho um absurdo.

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  37. Desculpa aí mas o Golf não é mais econômico, o motor é pouco eficiente e notamos isso quando o liga-desliga não está em uso, que é na estrada, onde um 1.4 consegue ser mais bebedor que o 2.0.
    E outra, esse motor é o que a volks tem de melhor, já a ford não está com seu melhor motor nessa briga, se colocar o ecoboost no Focus, já era golf fácil! Aliás, o Fiesta ecoboost é melhor que o GOLf

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    1. Não estamos aqui falando de competição mundial de marcas, o que uma ou outra produz de melhor, estamos?
      Ecoboost é um bom motor, realmente, mas no Brasil ele equipa o quê? Fusion novo de R$ 120 mil. É quase o dobro do valor dos carros que estamos comentando aqui.
      Vamos nos focar na discussão, sem fanatismo, por gentileza.
      Dizer que não viu nada de bom no Golf novo é até absurdo, o carro possui qualidades e defeitos, como todos os demais.

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    2. puxa saco da vw o golf esta quase 120mil tb

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  38. Entra século, sai século e lá vem a VW com o bom e velho Golf de sempre... chega ser engraçado quando vemos as fotos das "evoluções" de geração pra geração. Estica farol, encolhe farol, estica farol de novo, depois torna encolher, e assim vai evoluindo, rsrsrs, isto que é efeito sanfona. Viva Luiz Gonzaga!!!!!! E assim segue a saga do golzim bombado (golf). E não esqueçam: antes de citar o nome Golf lembrem antes do preço do seguro do carro dos mano viu galera. Boa sorte.

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    1. Falou a verdade. A VW ainda hoje vende automóveis de projetos de mais de trinta anos como se fossem novos. Olhem o Polo, o Gol, o próprio Golf. Sem falar na Kombi, né ?
      Mas tem gente que compra, pelo preço que VW se dispor a cobrar, fazer o que ?

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  39. Bem lembrado! Seguro desse carro eh uma paulada em SP!

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  40. Não compraria nenhum dos dois. Não valem o que pedem. Além disso, sei que é subjetivo, o design de ambos não me agrada. Ponto para a questão da segurança no Golf, mas tá muito caro. Fora da realidade.

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  41. Quanto blá, blá, blá, um monte de gente que não entende nada de carro tacando o pau neste e naquele, e o pior, deve ter um Corsa na garagem, gosto não se discute, cada um tem o seu, quem tem a grana na mão vai lá e escolhe se que o Golf ou o Focus.

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  42. Para quem quer adquirir a versão completa, com todos os opcionais, teto solar, tudo, o Focus se sai muito melhor no preço, algo que não foi comentado na reportagem, muito provável por ser tendenciosa para o Golf. Outro detalhe que não foi considerado é o valor do seguro, que na prática conta sim como item essencial, afinal não dá para gastar quase 90k e não ter um seguro total, mais uma vez é vantagem para o Focus. Quem quer emoção e não tem pena do bolso, vai de Gofl, quem quer emoção também, afinal são 178cv, e quer uma melhor relação custoxbenefício, vai de Focus. Vale lembrar que hoje quem quer ir de Focus não vai, porque a versão Titanium completa não existe nas concessionárias, pelo menos falo por mim aqui em Florianópolis. Se a versão completa do Golf fosse do mesmo valor da versão completa do Focus então eu diria...Adeus Focus.

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  43. O problema é que sempre puxaram saco do Golf. É claro que é o melhor de todos, mas ninguém vennha dizer que preço não é o principal fator racional na hora da compra ou de fazer o seguro. E neste aspecto, o Golf é nota ZERO! Eu jamais compraria um hatch médio com câmbio manual por R$75000,00, ou pagar mais de R$4.000,00 pra rodar "tranquilo", isso sem falar na franquia que é praticamente o mesmo valor. Tudo de bom que o GOLF tem, é anulado por seus altos custos de manutenção.

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    1. Você está bem enganado com relação a seguro e revisões do Golf. Veja a outra matéria do Car Blog mostrando que op seguro do Golf é um dos mais baratos do mercado. E, em termos de custo de manutenção, fica na média:

      http://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html

      Então esse argumento de que seguro do Golf é caro já foi demolido!

      E tem mais, o artigo que estou indicando fala que o preço do seguro do Focus é o mais barato, mas isso só vale para o Focus 1.6 Hatch. Todas as demais versões tem preços mais caros.

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  44. O problema é que sempre puxaram saco do Golf. É claro que é o melhor de todos, mas ninguém vennha dizer que preço não é o principal fator racional na hora da compra ou de fazer o seguro. E neste aspecto, o Golf é nota ZERO! Eu jamais compraria um hatch médio com câmbio manual por R$75000,00, ou pagar mais de R$4.000,00 pra rodar "tranquilo", isso sem falar na franquia que é praticamente o mesmo valor. Tudo de bom que o GOLF tem, é anulado por seus altos custos de manutenção.

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    1. Você está bem enganado com relação a seguro e revisões do Golf. Veja a outra matéria do Car Blog mostrando que op seguro do Golf é um dos mais baratos do mercado. E, em termos de custo de manutenção, fica na média:

      http://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html

      Então esse argumento de que seguro do Golf é caro já foi demolido!

      E tem mais, o artigo que estou indicando fala que o preço do seguro do Focus é o mais barato, mas isso só vale para o Focus 1.6 Hatch. Todas as demais versões tem preços mais caros.

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  45. Esqueceram do seguro!!! GOLF É UMA FACADA!

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  46. Se alguém puder me ajudar estou com essa dúvida, consigo pegar o 1.4 TSI porém não sei se vale mais a pena pegar teto + rodas. Ou o pacote elegance (sem teto e com as mesmas rodas).

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    1. Teto vale a pena, roda em concessionária não.
      Se comprar com roda comum e vendê-la (ou vender apenas nos pneus) poderá utilizar parte deste valor para comprar rodas novas. Agora, se comprar rodas no pacote de acessórios, muito provável que não abatam o valor das rodas que já viriam no veículo, ou seja, estaria pagando por um carro com 8 rodas e 8 pneus e levando apenas 4.
      Não sei se ficou claro...

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    2. Acho que entendi sim, então seria melhor mesmo pegar apenas o teto ao invés do pacote elegance?

      E obrigado pela ajuda.

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    3. Eu não pegaria com teto. Nosso país é ensolarado até demais. Teto solar é bom pra países "mais escuros". Opinião pessoal. To em dúvida em pegar o Golf, especificamente pela gasolina: alguém sabe se é OBRIGATÓRIO usar podium?
      Ricardo

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  47. Fala sério!!!!! Os dois ficaram show de bola!
    O único defeito deles é que no brasil eles são carros de classe média(Nós os trouxas que sustentam o país), enquanto na lá no velho continente eles tem um preço justo, mas isso é culpa apenas dos nossos governantes.
    Vale lembrar que o 308 é coadjuvante pq o Brasileiro é mala! Quem dirigiu o THP ou já foi para a Europa, sabe do que estou falando.
    Mas o assunto é Focus ou Golf, então... >>EU<< apesar de achar o focus um carro excelente, ficaria com o Golf.
    Já falei para minha noiva... Preciso do novo Golf, depois a gente pensa em casamento e filho kkkkkkk

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  48. Apenas um desavisado escolheria o Focus... Esse Golf é mil anos-luz na frente.

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    1. E entre o GOLF e um LANCER MT ??

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    2. Desavisado de bom gosto, porque esse Golf é a cara do gol...

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  49. Por favor, aprenda a usar gráficos em suas análises. Por exemplo, quando há porcentagens, use barras sobrepostas por modelo.

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  50. Nem cogitava comprar um Golf, pois estava enjoado da mesma cara há tanto tempo. Parecia uma caixa de sapatos.

    Agora vem com 7 air bags, start stop , suspensão multilink, ESP, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, controle de tração “ASR”, controle de estabilidade, lanternas em LEDs, ar condicionado DualZone, direção eletromecânica, espelhos retrovisores externos com função “Tilt down”, freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”, tela touchscreen de 5.8” com sensor de aproximação, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alarme com comando remoto “keyless”, freios ABS e “Multicollison Brake” (que após detectar uma colisão, freia o veículo para reduzir o risco de ocorrerem outras batidas), volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade, entre outros.Tudo isso de série na versão básica.

    Parece uma caixa de sapatos de grife.


    Além de ter cara de Gol...

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  51. Detalhes obscuros da reportagem:

    - ouvi dizer que o Golf PRECISA ser abastecido com gasolina Premium (R$ 3,90 o litro!!!!)

    - pra qual idade é o seguro cotado? Porque pra tiozão de 40 anos, todo seguro é barato.

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    1. A Ford é indiscutivelmente superior a qualquer um no quesito motor movido a água!
      Mije no tanque de um ford e ele anda!. Coloque etanol com agua e ele anda! Dos vários carros bicombustivel que usamos na empresa: Chevrolet: Abasteça eventualmente com gasolina; Fiat: Use gasolina eventualmente; Golf: ABASTEÇA NA AGENTINA COM GASOLINA. Ford: pode colocar 51 que ele anda. é sério: Na prática o Focus é de longe melhor que o Golf.

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    2. O ford focus tem o pior acabamento da categoria dos Hatches medios. Fiz um test drive em um 1.6 S e digo que o acabamento é vergonhoso para a categoria! As portas são todas em plastico rigido e de má qualidade (inclusive os puxadores são de plastico), a parte de trás do painel é toda de plastico duro (aquela que encosta no parabrisa e faz os famosos "grilos"), o ar-condicionado é manual e tem botões de fogão, não tem descansa-braço dianteiro nem traseiro, os freios são a tambor nessa versão.
      Mas o pior do acabamento de todo novo focus, seja hatch ou sedan, é o teto do carro!
      NÃO APERTEM O TETO DE UM FORD FOCUS!!!!!!! O revestimento do teto é feito de um material áspero e frouxo, quando vc aperta ele cede e afunda. Ridículo!
      Além de tudo o motor do focus é muito fraco pro peso do carro.

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  52. "Tiozão de 40 anos" - opa, "é nóis"! Fiz uma simulação no meu perfil e saiu em torno de 4k, bem mais que os 2,5 do Focus. O Golf por dentro é muito bom, mas achei o design externo decepcionante - minha opinião. Tenho dúvida se o motor dele, pensado pra Europa, vai se dar bem com a nossa mijolina.
    Ricardo

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  53. Como se pode observar, o VW Golf é mais econômico em cidade que o Focus 2.0 Powershift, perdendo, porém, no consumo em estrada, onde o carro da Ford se mostra ligeiramente melhor.
    Acredito que o comentário acima está equivocado. Pelo gráfico não é isso que é visto.

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  54. Golf é sem sombra de dúvida mais carro que o Focus. Posso até concordar que ele parece ser um gol mais "bombado", porém, mesmo assim não dá pra se comparar. Design, cambio, espaço interno, consumo, seguro, valor de mercado, motor e tudo mais do Golf na minha opinião é melhor. Aqui em fortaleza, a VW ainda vende o Golf 13/13 limited edition, que por sinal eu vejo muito na cidade, imagine esse novo que é 3 vezes mais carro e querido por todos. Sonho de consumo!

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  55. MEU FUI MMONTAR UM GOLF DEU R$ 104,448,00 UM HATCH COM PREÇO DE SEDAN MEDIO !

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  56. o focus ficou ridiculo, o golf so humilha ele em tudo. Ford é porcaria

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    1. ford é porcaria golf humilha em tudo nem quero continuar lendo essas merdas de comentários.

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  57. Golf é Golf! É o hatch mais bonito do Brasil! Não tem comparação com Cruze, Focus, I30!

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais bonito do brasil? é uma piada? então o gol também é porque eu não vi nenhuma diferença entre os 2.

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    2. Se todos gostassem da mesma cor, o que seria do amarelo? Acredito que alguem possa achar o Golf bonito.

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  58. Os dados sobre o consumo são irreais quando levado em consideração o preço do combustível. No manual do Golf há a expressa recomendação de combustível "premium". Na minha região a premium (pódium) custa R$ 4,30/l e o etanol R$ 1,95/l.
    Tarcísio

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  59. Tenho um Focus Sedan S 2014 2.0 aut e paguei 2300 de seguro (30 anos solteiro e moro no centro de capital) e não abri mão de várias coisas como cobertura nacional indenizações danos etc. Delicia de carro. motor perfeito cambio aut mt bom direção estabilidade freios etc. viro curva fechada a 70 sem medo. Poderia dirigir utilizando apenas o indicador para virar o volante. FEchei preço bem abaixo de tabela e consegui gratis o neblina e sensor ré (lembre-se é modelo de entrada, as firulas que vem de fábrica para aumentar em ate 15 mil é para otário q não consegue tunar depois), pagando 40% a vista e resto 36x sem juros. Com desconto ja compensei metendo outros acessorios, deixando ate melhor que os modelos superiores do focus. Tou muitíssimo feliz com minha máquina. Até hoje só vi outro igual. O resto já popularizou. Na boa, Golf é máquina, mas é a cara do gol/polo. Desafio qq um a conseguir confundir o focus com o ka/fiesta. Rapaz, vi um comentário aqui de alguem q montou o golg completo e deu p 105 mil.. num golf completo ....isso é insanidade de quem não gosta do dinheiro que tem, é o fim da picada. Com esse preço pegava o fusion ou até superior, por exemplo.

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    1. O fucus é exelente. Quem já teve os dois sabe a superioridade do Ford. O Gold é terrivel na hora de vender!

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    2. O ford focus tem o pior acabamento da categoria dos Hatches medios. Fiz um test drive em um 1.6 S e digo que o acabamento é vergonhoso para a categoria! As portas são todas em plastico rigido e de má qualidade (inclusive os puxadores são de plastico), a parte de trás do painel é toda de plastico duro (aquela que encosta no parabrisa e faz os famosos "grilos"), o ar-condicionado é manual e tem botões de fogão, não tem descansa-braço dianteiro nem traseiro, os freios são a tambor nessa versão.
      Mas o pior do acabamento de todo novo focus, seja hatch ou sedan, é o teto do carro!
      NÃO APERTEM O TETO DE UM FORD FOCUS!!!!!!! O revestimento do teto é feito de um material áspero e frouxo, quando vc aperta ele cede e afunda. Ridículo!
      Além de tudo o motor do focus é muito fraco pro peso do carro.

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  60. Seguro é relativo (CEP, idade, etc). Veja o que a Carro On Line mostrou em relação Golf TSI x Focus 1.6 Powershift: "Mas, se no consumo de combustível os resultados não foram muito distintos, a situação é completamente diferente quando o assunto diz respeito ao seguro dos veículos. Em nossa cotação, que utiliza um perfil de consumidor padrão, o proprietário de um VW Golf Highline manual precisa desembolsar R$ 6.157 para proteger o veículo, enquanto o dono de um Ford Focus gasta somente R$ 3.351."

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  61. Comprei o HighLine com teto e 7 marchas...só falta falar...anda como esportivo...faz curva colado no chão...alem do controle de estabilidade que ainda freia sozinho, a marcha pensa pela gente...tiramos o pé do acelerador, ela coloca o carro em roda livre...pisamos no freio e ela entende que devemos estar precisando de freio motor...3 tipos de condução...carro é top...todos os mimos que um saudosista dos GTI's do passado precisam, sem pagar pelo 2.0 de 6 marchas...quem tem, gosta demais...pago no seguro...Rio...centro...R$2.300,00...35 anos...andando a 140km/h e fazendo 16km/l tranquilo em média!!!...rotação em torno de 1500 a 2000 RPM...setima marcha...choraaaaa!!!!

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  62. Na prática o focus é muito superior. O focus em questão é o modelo antigo. Se vc tiver indeciso na compra, compre o Focus. Daqui três anos vc vai agradecer o meu conselho. Todos os Golfs são muito desvalorizados e problemáticos. Se vc morar aqui em MT em dois meses vc agradecerá o meu conselho.

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  63. Esse Golf eu ainda não andei mas nos demais...
    Segura ridiculamente caro, qualquer coisa é opcional e faz subir o preço do carro, painel cheio de plasticão e barulhento, em 03 anos vira carro de mano.

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  64. o golf realmente ganha em números
    apesar de achar o focus muito mais bonito quase optei pelo golf
    mas na duvida acabei pesquisando "defeitos" dos carros

    o golf vejo muita reclamação no barulho
    é silencioso na estrada, agora coloca ele na cidade e em ruas com buracos e estradas ruins, a dupla embreagem faz muito barulho
    tambem da suspensão traseira que bate muito fácil e faz barulho também.
    (acho que o golf é feito para andar na Europa, onde não tem tantos buracos)
    e as piores que vi foram o start stop travando (muitas reclamações) e problemas no cambio (que a vw parece não cobrir) no valor de 20 mil reais

    vendo isso voltei para o focus e vi os defeitos dele
    também faz barulho na dupla embreagem (mas menos que o golf)
    a suspensão de trás também bate mas não fica fazendo barulho
    e barulhos na porta

    no final... fiquei com medo do golf dar algum problema e to quase tirando um titanium sedan cinza, que esta com taxa zero, talvez pegue essa semana e ja saio com ele da concessionaria

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    1. O ford focus tem o pior acabamento da categoria dos Hatches medios. Fiz um test drive em um 1.6 S e digo que o acabamento é vergonhoso para a categoria! As portas são todas em plastico rigido e de má qualidade (inclusive os puxadores são de plastico), a parte de trás do painel é toda de plastico duro (aquela que encosta no parabrisa e faz os famosos "grilos"), o ar-condicionado é manual e tem botões de fogão, não tem descansa-braço dianteiro nem traseiro, os freios são a tambor nessa versão.
      Mas o pior do acabamento de todo novo focus, seja hatch ou sedan, é o teto do carro!
      NÃO APERTEM O TETO DE UM FORD FOCUS!!!!!!! O revestimento do teto é feito de um material áspero e frouxo, quando vc aperta ele cede e afunda. Ridículo!
      Além de tudo o motor do focus é muito fraco pro peso do carro.

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  65. Deixaram a versão mais básica do Focus para competir com o Golf !!!
    O Golf GTI perde para o Focus ST... agora imagina o Focus RS de 340cv, tadinho do GTI

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Amigao ,
      golf gti eh uma versao intermediaria, mesmo assim o suficiente para dar pau no St.
      O golf R com 40 cv a menos da fumo no RS sim , olha sobre o assunto e deixa de falar besteira. Mas se quiser mais forte tem golf com motor de lamborguini com 540 cv tb…
      Carro americano eh uma bosta !

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    3. O ford focus tem o pior acabamento da categoria dos Hatches medios. Fiz um test drive em um 1.6 S e digo que o acabamento é vergonhoso para a categoria! As portas são todas em plastico rigido e de má qualidade (inclusive os puxadores são de plastico), a parte de trás do painel é toda de plastico duro (aquela que encosta no parabrisa e faz os famosos "grilos"), o ar-condicionado é manual e tem botões de fogão, não tem descansa-braço dianteiro nem traseiro, os freios são a tambor nessa versão.
      Mas o pior do acabamento de todo novo focus, seja hatch ou sedan, é o teto do carro!
      NÃO APERTEM O TETO DE UM FORD FOCUS!!!!!!! O revestimento do teto é feito de um material áspero e frouxo, quando vc aperta ele cede e afunda. Ridículo!
      Além de tudo o motor do focus é muito fraco pro peso do carro.

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  66. o golf está andando até em cidades do interior enquanto focus st e rs só no clube dos amigos do eike batista então presta mais atenção em seus comentários parceiro.

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  67. e o combustivel? tem que ser podiun?

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  68. e o combustivel? tem que ser podiun?

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  69. nossa que vergonha, a ford deveria tirar esse carro de circulacao depois dessa materia kkkk
    Tb comparar um carro feito na argentina com um alemao …..

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  70. O que não entendi foi essa do Focus fazer mais na estrada, o gráfico mostra que o Golf faz 17km/l, de acordo com o que está lá o Focus faz menos na estrada do que o Golf na cidade.

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  71. Além do Golf ser mais carro em tudo, é alemão, baixo custo de manutensão e, o principal, excelente valor de revenda. Nesse item o Focus perde muito, apesar de ser um bom carro.

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  72. Achei essa reportagem muito tendenciosa em favor do Golf. Realmente ele tem números melhores, mas as diferenças são muito pequenas. Por exemplo, aceleração de 8,6 para o Golf e 9,4 para o Focus é algo que só seria perceptível numa pista de corrida. Para o uso comum do dia a dia não faz a menor diferença, assim como as demais.

    Com relação a consumo, os dados também estão incorretos a favor do Golf. É possível fazer 20km/l no Focus em estrada, se dirigir de forma econômica, no piloto automático.

    Acabamento: realmente as versões S e SE do Focus têm acabamento muito ruim, com peças mal encaixadas, materiais de baixa qualidade e teto mole. Já o acabamento do Titanium é bem melhor, com peças melhor encaixadas, sem rebarbas, de boa qualidade e não tem nada de teto mole. Não chega no nível de acabamento do Golf, mas também não fica tão atrás pra justificar a diferença de preço.

    Seguro: o Focus Titanium sai na faixa de R$ 2.100,00 em seguradoras de primeira linha, não apenas na Mapfre. Os R$ 3mil citados do Golf foram feitos na Azul, que é segunda linha da Porto. Normalmente quem compra um carro de R$ 100 mil não faz seguro em seguradora de segunda.

    Para quem precisa de mais espaço no porta-malas, o focus tem a opção do sedan, por praticamente o mesmo preço, inexistente no Golf (agora o Golf terá a perua, porém esse tipo de veículo é rejeitado no mercado nacional, e será tão cara que daria pra comprar um Audi, BMW ou Mercedes com o mesmo preço).

    Revenda: é sabido que o Golf tem baixa aceitação no mercado de usados, em muito pelo alto preço de seguro, peças de reposição e manutenção, o que faz o preço de revenda cair muito.

    Na minha opinião, o Golf é um pouco superior ao Focus, porém nada que justifique a diferença de preço. E colocando todos os aspectos na ponta do lápis, entendo que o Focus possui melhor custo benefício, e seja uma compra mais racional.

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