O Ford Fiesta SE Automático é a opção mais acessível do hatch compacto com câmbio automático. Um carro como o mostrado nas fotos tem preço sugerido de R$ 51.019 reais, correspondente ao valor básico da versão SE (R$ 46.340) mais o pacote RCD4 - Transmissão Powershift - (R$ 3.650) e a pintura Prata Dublin (R$ 1.029 reais).

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Nesse preço estão inclusos os seguintes itens de série: ar Condicionado digital + direção elétrica + SYNC Media System com comandos de voz em Português, com seis alto falantes + comandos no volante + AvanceTrac com ESC e TCS (Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração) e Assistente de Partida em Rampa(HLA) + Vidros elétricos com abertura e fechamento global + Rodas liga leve 15.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Motor

A primeira coisa que se nota ao andar pela primeira vez no Ford Fiesta SE Automático é que, apesar de seu motor Sigma 1.6 de 130 cv (com álcool), há uma clara falta de torque em baixa rotação. O carro em cidade é um pouco lento nas respostas, isso fica evidente quando se compara com o Golf 2.0 8V, que é bem mais ágil em cidade. 

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

O Fiesta SE Automático precisa ser operado em alta rotação, então se o motorista quiser agilidade, não pode ter dó de acelerar, mantendo o motor acima de 2.500 RPM, mas, nesse caso, o consumo sobe bastante.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Câmbio Powershift

Com relação à transmissão automatizada de dupla embreagem, observa-se comportamento idêntico a uma caixa automática tradicional, com trocas suaves, silenciosas, sem trancos. Se o motorista não for avisado que se trata de um câmbio robotizado, pensará que está guiando um carro automático tradicional.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Sem dúvida alguma, é um câmbio que está anos luz à frente das caixas automatizadas de uma embreagem - i-Motion da VW e Dualogic da Fiat. Entretanto, quando comparada com o câmbio automático TipTronic do Golf 2.0, a Powershift da Ford fica atrás, visto que ela é bem mais lenta nas trocas de marchas que o câmbio de seis marchas que a VW usa no Golf Sportline.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático - Painel

Um ponto onde essa lentidão fica clara é quando se executa o quick-down, que é a situação em que se pisa tudo no acelerador, para uma ultrapassagem, e o câmbio reduz a marcha para ganhar velocidade mais rápido. Nessa situação, o Powershift é muito mais lento que o TipTronic da VW, demorando bastante para reduzir a marcha. Além disso, em determinadas situações, nota-se uma certa indecisão do gerenciamento eletrônico para escolher a melhor marcha.

Consumo

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático - consumo


Os números de consumo colocados no gráfico acima são do INMETRO. Entretanto, é importante ressaltar que não conseguimos, em nosso teste, as mesmas médias de consumo apresentadas pelo órgão. Os dados de consumo por nós obtido para o Ford Fiesta Hatch SE Automático, com etanol, são os seguintes:

Ciclo urbano (cidade): 8,1 Km/l de etanol
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 Km/l de etanol

Posição de dirigir

O volante tem ajuste em altura, assim como o banco do motorista, permitindo ao motorista encontrar uma boa posição de dirigir. Em relação à pega do volante, sente-se falta de um revestimento em couro no aro. Entretanto, para quem gosta de dirigir com o banco colocado mais atrás e em posição baixa, há um certo desconforto, pois a porta é curta, e quando o motorista está posicionado mais atrás, ele fica sem apoio para o braço esquerdo, e também para o braço direito - itens que fazem falta em carros automáticos.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Os vidros elétricos e o acionamento dos retrovisores estão bem posicionados, inclusive o sistema de ajuste dos retrovisores, com quatro botões de direção (cima, baixo, esquerda e direita) e um seletor (retrovisor esquerdo ou direito), é mais prático que os tradicionais botões giratórios usados nessa função.

Interior

O interior do Fiesta SE Powershift não é um exemplo de espaço interno e nem de acabamento. O espaço é suficiente nos bancos dianteiros, mas, no traseiro, quando se coloca os bancos dianteiros muito para trás, o espaço para os joelhos dos passageiros do banco traseiro fica comprometido.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático - interior - espaço interno

No que respeita à qualidade da montagem, não se observam falhas gritantes, como nos modelos chineses, por exemplo, mas também não é impecável. Isso fica claro quando se anda com o carro à noite e as frestas nas junções ficam evidentes pela iluminação interna do painel. Os materiais são simples, sem sofisticação e requinte - algo não condizente com o valor acima de R$ 51.000 reais por ele pedido.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático - interior - espaço interno

Os bancos são finos e revestidos de tecido, mas são relativamente confortáveis.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Detalhe da montagem do console central - satisfatória

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Peças mal encaixadas na parte de baixo do painel
Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático


Qualidade da carroceria

O Ford Fiesta SE Automático objeto da nossa avaliação apresentou-se com um padrão de construção dentro do aceitável para o que se espera de um carro dessa categoria. Não é impecavelmente bem construído, como um Hyundai HB20 ou um VW Fox, mas não apresentou a série de problemas observados no Fiesta do consumidor do Rio Grande do Sul que postamos aqui.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Detalhe de ponto de contato entre o capô do motor e o para-lama, gerando ponto sem pintura

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Detalhe de ponto de contato entre o capô do motor e o para-lama, gerando ponto sem pintura - lado esquerdo

Entretanto, alguns detalhes se repetiram, como no caso da ancoragem do capô dianteiro em sua junção com o para-lama perto da coluna "A", há, como o no caso do Fiesta gaúcho, dois pontos de contato entre o para-lama e a carroceria, ponto este que, inclusive, já está sem pintura, o que pode levar a se tornar um foco de ferrugem ao longo do tempo.

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Detalhe de rebarbas na pintura da porta dianteira - direita

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático
Junção do para-lama com o para-choque traseiro com espaçamento não uniforme

Ausências notáveis

  • Sensor de estacionamento traseiro, não disponível nem como opcional;
  • Sistema Tild-Down no retrovisor direito (sistema que altera a inclinação do retrovisor para baixo, quando se engata a marcha à ré, facilitando a manobra);
  • Porta-óculos: não existe um local adequando para se colocar um óculos no Fiesta;
  • Porta-objetos emborrachados: os porta-objetos que existem no Fiesta são todos de plástico, então quando se coloca telefone ou chaves, esses objetos ficam fazendo barulhos.

Aspectos positivos
  • Ar-condicionado eficiente, com controle digital, e que reduz a temperatura do habitáculo com rapidez;
  • Boa dirigibilidade;
  • Maciez da direção com assistência elétrica;
  • Iluminação noturna do painel

Conclusão

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

O Ford Fiesta SE Automático é um carro agradável de ser conduzido tanto em cidade quanto em estrada. Ele não é luxuoso e tampouco requintado, mas dispõe de um bom pacote de itens de série (no qual a grande ausência é o sensor de estacionamento traseiro), e seu motor exige um pouco de rotação para deixar o carro ágil, mas é um aspecto com o qual se acostuma muito rapidamente. 

Ford Fiesta Hatch 2014 SE Automático

O ponto alto do carro é o câmbio Powershift, que tem um comportamento idêntico ao de um câmbio automático tradicional, ou seja, silencioso, sem trancos e que oferece muito conforto ao motorista.

Vídeo:

58 Comentários

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  1. Tudo a ver comparar um golf com um new fiesta , carros de propostas identicas , tamanhos parecidos e categorias iguais #sóquenão

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    1. A comparação foi do câmbio Powershift x TipTronic, e não dos carros. E do motor, que fica claro que um motor 8V com muito torque em baixa é mais adequado para uso em cidade, mesmo com esses cabeçotes com comados com variação de fase.

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    2. Lembre do que vc está falando agora ao comparar o motor 12v do novo Fox com por exemplo o motor 8v do Onix. Ou o argumento só vale para beneficiar a VW?

      O Onix também tem vantagem de maior cilindrada, tal como o Golf, mas a diferença de preço é menor do que esse comparativo do Fiesta e Golf.

      Duvido que isso vai acontecer, a VW sempre vence. Imparcialidade passa longe no site.

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  2. a ford precisa tomar providências quanto a qualidade de montagem dos " carros" se tiver competência pra tanto e claro .

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  3. So mais o Peugeot 208..... Na verdade comparei os dois e comprei o 208....

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  4. o motor 1.5 poderia ter sido um 8V,acho que seria mais econômico e com maior torque em baixas, diferenciando-o mais em relação ao 1.6.
    Gustavo R.

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  5. Cogitei comprar este carro mas tenho 1,81 e quando sentei no banco de trás desisti pois achei muito apertado e totalmente desconfortável pra quem tiver que ir no banco traseiro.

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    1. Eu só falo uma coisa: quem é alto, tem que fugir de carro baixo, pois o risco de sofrer consequencias graves na coluna em colisões e capotamentos é elevada.
      Quem tem mais de 1.75 metros, tem que procurar carros altos, como Fit, Fox ou até mesmo monovolumes, e abaixar o banco bastante, para deixar uma boa distância da cabeça para o teto!

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    2. Eu sou baixo, tenho 1,72, mas essa mentalidade de conforto pra quem vai atras, é só se você leva gente direto atras...
      Eu no caso, não preciso, Sou só eu e minha esposa, e mais pra frente no maximo um bebe, e meus pais, sogros, parentes, todos tem carro, moram longe e não preciso ficar levando ninguem no carro o tempo todo.
      Então nesse caso se for igual pra você, se fez um test drive e na frente o carro agradou, gostou da disposição dos botoes do carro e tudo mais agradou, eu Levaria sem me preocupar com quem vai atras...

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    3. Myph13, você tem razão, e além disso não é todo mundo que precisa de 4 portas mas é obrigado a levar mais duas... e a maioria dos carros que circula no dia a dia leva só o motorista. Quem precisa de espaço não pode comprar carro pequeno. Compra uma Doblò!

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    4. Mas o minimo de conforto tem que ter, se for pra comprar um carro que não tem conforto nenhum para quem vai atrás é melhor comprar uma pick-up.

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    5. O Minimo de Conforto tem, Vidro elétrico atras, 4 portas pra não ter que incomodar quem esta na frente na hora de entrar/sair, e com certeza se como eu disse, sua proposta não é levar gente no banco de trás toda hora, quando precisar levar 1 ou 2 pessoas, nenhuma delas vai ter que sentar uma no colo da outra. Ter a 3a pessoa já é pior em qualquer carro compacto, mas se for preciso, eles que se matem la atras, eu na frente vou de boa... :)

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    6. Mínimo conforto tem, só que se sua família é composta por pessoas grandes, melhor comprar um carro grande, existem opções. Carro pequeno é carro pequeno. O caro não está errado, sua utilização é que está.

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  6. Cogitei comprar este carro mas tenho 1,81 e quando sentei no banco de trás desisti pois achei muito apertado e totalmente desconfortável pra quem tiver que ir no banco traseiro.

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  7. Apenas uma correção: kick-down e tilt down.
    Sobre o cambio, realmente, por ser um dupla embreagem as trocas são muito lentas: 200 ms. Isso é o mesmo tempo de um automático da ZF (O mais rápido). O Aisin do Golf deve ser pouca coisa mais lento. Mas se vc pega um DSG, as trocas são feitas em 8 ms.. Isso mesmo, 8 milésimos de segundo, contra 200 do ford. A diferença é gritante.

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    1. Eu estou com os dois carros aqui em casa. O Golf Sportline AT 6 marchas e o Fiesta Powershift, e o câmbio do Golf é superior em qualquer aspecto relação ao Powershift: é mais rápido em qualquer situação, não tem hesitação em nenhuma situação (o Powershift em algumas situações demora para decidir qual marcha engatar), é mais silencioso.
      Eu gostei bastante do Powershift, mas ele não está no nível do câmbio AT 6 marcha do Golf, não mesmo.
      Com o DSG do Jetta não tem nem como comparar. O Powershift é um câmbio barato para colocar em carro barato, enquanto o DSG é um dos melhores câmbios do mundo.
      A única situação em que o Powershift é equivalente em velocidade de trocas de marchas, é quando se sai da imobilidade e sai acelerando tudo, nessa situação, o Powershift e o AT6 TipTronic do Golf são iguais.
      Ocorre que essa não é a situação mais comum edo trânsito urbano, quando os câmbios precisam subir e descer marchas a todo momento. Então, como o sistema de gerenciamento precisa "advinhar" previamente qual marcha será engatada, se ele erra essa "previsão", a troca no PowerShift ocorre como em uma caixa Automatizada convencional, e de forma muito lenta, e aí que aparece a superioridade do AT 6 TipTronic do Golf, mas isso acontece também com o AT5 do Civic ou até mesmo os 4 marchas de Corolla e Civic.
      No mais, o Powershift é uma ótima transmissão, confortável, sem trancos e infinitamente superior ao i-Motion e Dualogic, mas não está no nível da AT6 Tip do Golf, e não pode sequer ser comparada com a DSG do Jetta TSI.

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    2. Exatamente!
      Porque a vantagem do dupla embreagem é que ele ja esta com a próxima marcha pré selecionada.. Agora, se a central eletrônica nao sabe qual marcha pré selecionar, de nada adianta. Nesse caso, em que se pré seleciona uma marcha pra depois engatar, leva 600 mili segundos. Isso é quase a troca de um automatizado mono embreagem, que leva lá seus 800-1200 ms.
      Sobre a caixa do Golf, seu funcionamento é impecável. Caixa da Japonesa Aisin controlada por uma central VW. Quer queiram ou nao, dentre a caixas Automáticas esse conjunto só perde pras caixas da ZF (marca que a BMW usa em seus carros).
      Esse cambio da Getrag/Ford ainda tem muito a aprender.

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    3. Na verdade as trocas de marchas do DSG são feitas em 0.2 segundos!

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    4. O bom de tudo isso é que não é algo a ponto de se desistir de ter um.
      E outra, quem manda é o Software, coisa que pode ser atualizado, é só questão de tempo pra ir ficando melhor. Talvez não igual, mas melhor do que está

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    5. Eu quero deixar claro que a PowerShift não é ruim. Achei muito boa, porém inferior à AT 6 do Golf 2.0.

      E na questão do software, por mais que ele seja aperfeiçoado, jamais ele conseguirá prever situações nas quais o motorista está acelerando e resolve, de uma hora para outra, tirar o pé. Ou está acelerando em um ritmo, e depois enfia o pé (situação que exige uma redução de marcha, e não ascensão).

      Na realidade, isso só resolveria com 3 embreagens. Assim, o câmbio ficaria com 1 marcha engatada e acoplada ao motor. E uma ascendente e outra descendente em embreagens distintas. Mas não sei se o custo adicional compensaria um benefício pequeno, já que a de 2 embreagens já está muito boa.

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    6. Dsg reduz marcha em 0,6 e passa em 0,008.

      " ... Volkswagen's DSG takes about 8 milliseconds to upshift.

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    7. "This means that the DSG takes only about 8 milliseconds to upshift."

      http://en.m.wikipedia.org/wiki/Direct-Shift_Gearbox

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    8. Parabéns pelo conhecimento das caixas de câmbio. Conhecimento técnico assim só ouvi de um bom mecânico uma vez.

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  8. Cheguei a pensar em comprar esse fiesta novo com esse novo cambio,mas to vendo que não é uma boa e a construção desse carro deixa muito a desejar,desisti. vou pensar em outro modelo,quanto ao Cambio na minha opinião ou é um automatico de verdade ou mecanico...

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    1. Faça o Test Drive.
      A Construção apresenta detalhes, que infelizmente pra alguns podem incomodar, mas o carro não vai desmontar na primeira curva, e nem depois de 50mil km, isso pode ter certeza.
      E com a segurança do ESP, TCS, HLA, 7 AirBags, se o compacto ta de bom tamanho pra você, não tem mais barato com tudo isso...

      Quanto ao Cambio AT de verdade ou mecânico, como o Fabio mesmo disse, em muitos casos você nem vai saber que se trata de um dupla embreagem, vai achar que é AT de verdade...
      No Test-Drive você tira a duvida.

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    2. Entre 208, fiesta e hb20 qual você escolhe Myph13?

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  9. Possuo um NFP e posso dizer que não sinto essa falta de torque em baixas rotações que falam na reportagem pelo contrário achei o carro muito esperto e nao tem nem como comparar o motor do new fiesta com o já muito ultrapassado motor 2.0 que equipa o golf.

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    1. Como eu disse, estou com os dois aqui, e o Golf 2.0 AT6 é mais ágil em trânsito urbano, e o Fiesta achei lento, exigindo giro muito elevado. Isso é facilmente explicável pelos dados de torque.

      Golf 2.0: 18,4 Kgfm @ 2.250 RPM - peso 1250 Kg
      Fiesta 1.6: 15,7 Kgfm @ 5.000 RPM - peso 1.150 Kg

      Torque específico:

      Golf 2.0: 67,9 Kg/Kffm
      Fiesta 1.6: 73,3 Kg/Kgfm

      Ou seja, cada 1 Kgfm de torque do Fiesta precisa levar 73,3 Kg, enquanto cada 1 Kgfm de torque do Golf leva 67,9 Kilos.

      E, detalhe: o torque do Golf ocorre a 2.250 RPM enquanto o do Fiesta a 5.000 RPM.

      O Golf é bem mais ágil e rápido em trânsito urbano e inclusive passa a nítida sensação de ser um carro mais rápido. Em estrada acho que há uma equivalência dos dois.

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    2. O Golf é mais ágil a que custo? Fazendo 9km/L na cidade, com um motor super ultrapassado, enquanto o new fiesta faz 12km/L tranquilamente. Quem tem dinheiro pra bancar a diferença e prefere luxo e agilidade ao invéz de modernidade, realmente tem que ir de Golf. Isso sem contar seguro, cesta de peças, etc.

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    3. E tem mais uma coisa, não é todo mundo que compra carro automático ou automatizado para tirar racha a cada semáforo. Carro automático é para outro público, é para quem quer conforto e conduz com mais tranquilidade... 8 milissegundos, 200 milissegundos, a diferença é menos de um sexto de segundo! Quer correr compra com câmbio manual, aliás compra uma Saveiro e turbina! É muito mais apropriado.

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  10. Para quem é amante do New Fiesta, aconselho optar pela versão sedã, que é importada do México. Pelas fotos fica evidente que é outro padrão de qualidade a começar pela pequena diferenciação no painel(engraçado que é um modelo global com painel não global, pelo menos aqui no BR). Infelizmente é assim que acontece e isso só nos decepciona em relação ao nosso país neste aspecto, é claro.

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  11. TO PENSANDO EM PEGAR UM NEW FIESTA..MAS TO VENDO ATRAVES DE DEBATE E COMENTARIO NO YOUTUBE..AGORA TO PENSANDO DUAS VEZES ANTES DE PEGAR...E PRECISO VER DIREITO NA CONCESSONARIA SOBRE ISSO...NÃO AFIM DE PEGAR UMA BOMBA ....

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    1. DE UMA OLHADA NO 208 É UMA OPÇÃO ACEITAVEL, ESTE MES VOU COMPRAR UM NEW FIESTA OU 208 VOU OLHAR OS DOIS, 208 ACTIVE PACK 1.5 BRANCO POR 43.500,00 OU NEW FIESTA 1.5 SE BRANCO 42.590,00 O ACABAMENTO DO 208 É MELHOR E O MOTOR E CAMBIO DO FORD NEW FIESTA É MELHOR.

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    2. VOCÊS PODIAM APRENDER A DESLIGAR O CAPS LOCK.
      Que diabos...
      Posso passar por retardado falando isso mas eu tenho muito costumE de chat na internet, jogos e talz, e TODA vez que olho um texto em maiúsculo eu fico lendo/imaginando como se a pessoa estivesse gritando/irritado/querendo mostrar um ponto.

      Pra ser sincero, nunca tivemos ESP e TCS em carros pequenos, e nem sempre vemos a necessidade, mas toda segurança é pouca.
      Se não liga pra estes quesitos, vá ver o Punto 1.6 ou 1.8, o 208 1.5 com Teto Panorâmico é super 10 em conforto e passa um ar de carro maior e de luxo, o C3 com o Para-briza Zenith também é bem legal...
      Agora se quer com cambio AT, vai ter que voltar pro New Fiesta pra não passar raiva :)

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  12. Qualidade de construção péssima para um carro desse preço. E eu disse no tópico daquele New Fiesta gaúcho que muitos defeitos daquele vídeo eu já tinha observado ao vivo em dois carros do showroom.

    Parabéns, Ford. Destruiu o New Fiesta com essa tropicalização porca...

    E sobre a comparação dos câmbios, o autor do blog só comparou os ENGATES de cada um. Povo nem sabe ler e já entende que o autor está comparando ambos os carros como um todo diretamente. O autor disse que o Powershift é claramente superior ao Dualogic e ao I-Motion, mas não se compara à uma caixa genuinamente automática. Automatizado é automatizado. Automático, é automático.

    Quanto a esse lance do torque, natural... Motores multiválvulas tem pior rendimento SIM em baixas rotações. E isso não é exclusividade do motor do Fiesta, mas de qualquer montadora...

    A curva de torque nesses motores é mais aguda, o que denota um rendimento superior em altas rotações.

    Brasileiro é um poveco desgraçado. Já acha que nasce sabendo de tudo e quer vir cantar de galo sendo que mal entende o que lê... Vão estudar um pouco antes de vir escrever bobagem!

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    1. Exatamente, Man on The Edge. O que estou observando dessa caixa Powershift é o seguinte. O sistema dela funciona assim: na saída, ela engata a primeira, e já deixa a segunda engatada na segunda embreagem. Quando chega o momento correto, ela troca a embreagem que está acoplada ao motor, rapidamente, e entra a segunda marcha (que já estava engatada). Aí ela pega a outra embreagem que estava engatada em primeira, e engata a terceira, e fica esperando o momento correto, quando chega, ele desacopla a embreagem que está com a segunda, e coloca a terceira. E assim por diante, até a sexta. Se você sair acelerando direto, as trocas serão rapidíssimas.

      Agora, vamos supor que o câmbio está em 4º andando a 80Km/h, e vc resolve acelerar para fazer uma ultrapassagem. A outra embreagem está com a 5ª marcha engatada, mas quando você acelera tudo, o câmbio faz o quick-dowm, e exige a redução para a terceira. Mas como a terceira não está engatada na segunda embreagem, o sistema tem que desngatar a 5ª da segunda embreagem, engatar a teceira, fazer a comutação de embreagens.

      E é exatamente nessa situação que o câmbio PowerShift fica igual ao i-Motion ou ao Dualogic em termos de lentidão, pois demora muito para fazer o quick-down, enquanto em uma caixa automática tradicional, ele é praticamente instantâneo.

      O que observei é que no quick-down é a situação mais grave, mas em todas as situações em que a marcha seguinte não é a que está engatada na segunda embreagem, a troca é mais lenta, e, em algumas situações, há uma hesitação.

      Entretanto, a caixa é boa sim. Excelente eu diria. Recomendo a quem for comprar um Fiesta, que opte pelo automático, pois a caixa é muito boa, apesar de ser inferior a uma caixa de seis marchas automática tradicional.

      []s.

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    2. Pior que o Focus 3 vem com essa powershift.....:(

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    3. Bom, então é o seguinte. A tarefa da dona VW é trocar o motor 1.6 8V da linha Gol/Voyage/Fox e colocar essa transmissão automática de seis marchas no Golf neles.

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    4. "Pior que o Focus 3 vem com essa powershift.....:("

      Tradução: o Focus 3 vai será a terceira geração a tomar pau do Golf 4 no quesito mecânica....

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    5. É o que escrevi acima... AUTOMATIZADO, é uma coisa. AUTOMÁTICO, é outra.

      O câmbio automatizado tem custo mais baixo do que um genuinamente automático.

      Claro, redução de custos é interessante... Mas o consumidor tem que enfiar na cabeça que não se deve esperar que os dois câmbios trabalhem de maneira igual.

      É isso que tô discutindo aqui, pô. Cada câmbio, lógico, tem seus pontos fracos e fortes. O autor do blog destacou que em caso de kick-down, o câmbio genuinamente automático é mais rápido nas reduções de marchas.

      E acredito, porque um câmbio automático possui acoplamento no motor via conversor de torque, funcionando de maneira hidráulica, mais rápida. Um câmbio automatizado tem acoplamento feito mecanicamente pelo disco (ou discos, no caso do Powershift), e pode sim, acontecer uma leve hesitação, talvez pelo fato de se evitar os "trancos" nas trocas. Posso estar enganado, mas talvez seja essa a explicação...

      E pelo que li também, o autor considerou o Powershift bom de maneira geral, sendo bem superior ao Dualogic e ao I-Motion. Provavelmente, para evitar esses momentos de hesitação nas trocas, o ideal é colocar o câmbio no modo "Sport" ou mesmo trocar as marchas manualmente.

      É algo estranho? Sim. Mas lembrem-se: automatizado é automatizado e automático é automático. Ainda é um meio-termo entre as caixas manuais e as caixas automáticas e tem as suas peculiaridades...

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  13. Tem um erro no começo do texto.
    43.340,00 + 3.650,00 + 1029,00 não corresponde a 51.019,00. Conserta isso aê por favor, o preço correto é R$ 48.019,00.

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    1. Ok já corrigimos. O preço desse carro aí é R$ 51.019 mesmo. O SE básico custa R$ 46.340, somando 3.650 na transmissão e mais R$ 1029 da pintura sai os R$ 51.010.

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    2. Ah entendi os comentários do Fábio LM é o mesmo autor do texto, incrível como o golf é o melhor carro do mundo.

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    3. Até onde sei, as pessoas são responsáveis pelo que escrevem, não pelo que os outros entendem... Não vi nada dizendo ou denotando que o Golf é o melhor carro do mundo.

      Achismo é uma bosta.

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  14. Em qualquer marca consumidores já foram premiados com carros com defeito de fabricação lhes dou um exemplo prático, entrem no reclame aqui e coloque qualquer marca ou carro na pesquisa e verás que sempre tem alguem reclamando de algum defeito.

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  15. A unica coisa que não entendi foi a comparação de um golf com um new fiesta pois são de segmebtos diferentes e tambem não entendi o comparativo de uma caixa de cambio automatizada de dupla embreagem com uma conversor de torque fica claro que cada uma possui seus pontos positivos e negativos acredito ficar muito a critério do comprador analizar quais pontos estão a seu favor mas o que fica claro que em todos os sites especializados o new fiesta esta classificado com o melhor custo beneficio em seu segmento e isso nao sou eu que falo é fato é só pesquizar, agora já que o carro usado para a comparação foi um volkswagen acredito eu que seria mais justo o autor ter comparado o new fista com um polo 1.6 e ai meu amigo com certeza é pau e ponto.

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  16. Isso é uma avaliação do fiesta ou um comparativo com o golfssauro?

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    1. O próximo comparativo será CELTA LS VHCE 1.0 8v X VW Golf 2.0 AT. Daí vão comparar acabamento pra ver se é o mesmo, câmbio, retomadas e aceleração, 0 a 100km/h, etc.
      Lamentável.

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    2. Outra coisa, a reportagem fala tanto do Golf, mas nos índices de consumo a comparação é feita com outros modelos, menos o maravilhoso Golf. A PARCIALIDADE compromete o blog e eu nem li toda matéria, pulei para os pontos onde falava DO FIESTA, e não sobre elogios ao câmbio do Golf.

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  17. Creio que não poderia ter colocado a ausência do sistema Tild-down como um ponto negativo, visto que esse sistema é exclusivo da VW...

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  18. Fábio LM
    Entre New Fiesta Automático, 208 Automático e HB20 Automático qual você recomenda? E se fosse os mesmo carros só que manuais?
    Obrigado

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    1. Eu como mulher, venho até aqui tentar absorver algo que faça diferença na escolha de comprar meu carro, o qual estou em dúvida e me deparo com um show de vaidades, muitos falando sobre câmbios automáticos/automatizados de carros que nem foram mencionados na matéria... triste! mudança total de foco!

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  19. ...é verdade, os que acham que sabem são os mais idiotas e ignorantes, vejam como funciona o câmbio automatizado:
    Automatizados: O sistema é idêntico ao de um veículo com câmbio manual, em que a transmissão da força do motor é intermediada pela embreagem. A vantagem é que tanto o acionamento da embreagem quanto a troca de marchas é feita por atuadores hidráulicos. Um sistema mais avançado é o automatizado de dupla embreagem, uma cuidando das marchas pares e outra das ímpares. Se o carro estiver, por exemplo, em terceira marcha, o sistema deixa a segunda e a quarta pré-engatadas, pois não se sabe se haverá troca para a mais baixa ou a mais alta. Além disso, reduz drasticamente o intervalo de troca.

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  20. Ao amigo que falou queno carro perde pro golf 2.0. Claro que vai perder 2.0 é maior que 1.6 pelo amor de Deus né? Outra coisas. O carro é muito bom em torque baixo. New fiesta é valente e o motor é agressivo tanto na cidade quanto na estrada. Cambio Powershift que muitos falam mal tem uma rápida resposta e muito precisa na passagem ajudada é claro pela dupla embreagem. Em fim. Não tem hb20,onix, punto e afins. New fiesta deixa todos esses no chinelo. Sem mas.

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  21. Que tal comparar peras com peras? Comparar um carro de uma categoria com outra, com certeza é querer promover uma marca! Se você estivesse comparando o Ford Focus com o VW Golf eu até aceitaria. Para o Ford New Fiesta está o VW Fox, Hiundai HB20, Peogeout 208. Se um carro com categpria acima for pior que um de categoria abaixo, a montadora não sabe o que está fazendo..

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