O Volkswagen Golf e o Peugeot 308 vêm disputando nos últimos anos o pódio no ranking dos hatchs médios mais vendidos do mercado brasileiro. O Golf tem sido historicamente mais vendido, mas o Peugeot 308, no último mês, superou o tradicional hatch médio da Volkswagen. Assim, vamos avaliar a relação custo x benefício desses dois carros.
Preço e equipamentos
O Peugeot 308 2.0 Allure Automático tem preço público sugerido de R$ 61.490 reais, enquanto o Golf 2.0 Sportline Automático parte de R$ 60.445 reais - uma diferença de pouco mais de R$ 1.000 reais a favor do modelo da VW. É importante considerar que nesses preços os dois carros são bastante equivalentes em termos de equipamentos.
Ambos contam com sistema de som com Bluetooth, Air bags frontais (motorista e passageiro), três apoios de cabeça traseiros, cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos para todos os cinco passageiros, ar-condicionado digital (dual zone e com saídas de ar atrás no caso do Peugeot), faróis de neblina, freios ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, acendimento automático dos faróis e função coming and leaving home, apoios de braço no banco dianteiro, coluna de direção ajustável, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga-leve.
O Golf leva vantagem por oferecer interior revestido em couro, enquanto o Peugeot 308 Allure vem com bancos em tecido. Ambos ostentam um volante revestido em couro.
Motor e câmbio
O Peugeot 308 Allure adota um motor quatro cilindros 2.0 16V com 151 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 22 Kgfm @ 4000 RPM, associado com uma caixa de transmissão automática de quatro marchas. O Golf adota um motor 2.0 com 120 cavalos @ 5.250 rpm e torque máximo de 18,4 mkgf @ 2.250 rpm, associado com uma transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais Tip-Tronic.
Assim, temos uma vantagem do Peugeot 308 no motor, enquanto o VW se sobressai na transmissão. O resultado prático desses números em termos de desempenho e consumo é o seguinte (dados da revista Quatro Rodas):
VW Golf Sportline 2.0 AT | GM Cruze Automático | Peugeot 308 Automático | |
0 a 100 Km/h | 12,4 | 11,6 | 11,6 |
0 a 1000 m | 33,9 | 33,2 | 32,9 |
40 a 80 Km/h | 5,4 | 5,2 | 6 |
60 a 100 Km/h | 7 | 6,8 | 6,3 |
80 a 120 km/h | 9,4 | 8,8 | 8,5 |
Frenagem 120 Km/h a 0 | 60,5 | 58,3 | 64,5 |
Consumo cidade (A) | 6,9 | 6,5 | 6,2 |
Consumo estrada (A) | 9,9 | 8,6 | 8,6 |
Peso | 1299 | 1459 | 1354 |
Porta-Malas | 330 | 402 | 430 |
Desempenho - 0 a 100 Km/h
Na prova de aceleração de 0 a 100 Km/h o Peugeot 308 fez valer a superioridade em potência do seu motor 2.0 16V e foi 0,8 segundos mais rápído.
Desempenho - Retomadas
No teste de retomadas, o VW Golf conseguiu se sair melhor que o Peugeot 308 na retomada de 40 a 80 Km/h, indicando sua maior agilidade em trânsito urbano, resultado de sua maior disponibilidade de torque em baixas rotações. Por outro lado, o Peugeot foi melhor nas retomadas de 60 a 100 Km/h e de 80 a 120 Km/h, novamente fazendo valer a maior potência e torque de seu motor.
Consumo
Se em desempenho o Peugeot leva vantagem, sobretudo em estrada, quando vamos para a questão de economia de combustível o VW Golf 2.0 Sportline Automático leva a melhor tanto em cidade quanto em estrada. O VW é 11,2 % mais econômico que o Peugeot 308 2.0 Automático em cidade, e 15,11% mais econômico que o francês em estrada.
Frenagem - 120 Km/h à imobilidade
Tanto o Volkswagen Golf quanto o Peugeot 308 adotam um esquema de freios à disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, em ambos os carros. De qualquer forma, apesar de esquemas similares, o Golf se mostrou mais seguro, exigindo 60,5 metros para, viajando a 120 Km/h, chegar à imobilidade. O Peugeot 308 2.0 Automático precisou de 4 metros a mais: 64,5 metros.
Interior
VW Golf Sportline 2.0 Automático
O Golf 2.0 Sportline Automático ostenta um interior com acabamento de elavada qualidade, marcado por revestimento de bancos em couro, tapetes em carpete e painel totalmente emborrachado. Materiais e montagem são irrepreensíveis.
Peugeot 308 2.0 Allure Automático
O Peugeot 308 2.0 Allure Automático, por sua vez, também conta com o painel emborrachado, mas o revestimento dos bancos é em tecido, resultado em uma aparência interna menos sofisticada e com visual mais pobre que o modelo da Volkswagen.
O Peugeot oferece ar-condicionado com duas zonas de climatização e saídas de ar específicas para os passageiros do banco traseiro, enquanto o VW Golf oferece um ar-condicionado digital, com zona única de climatização e não há saídas de ar atrás.
O Peugeot oferece ar-condicionado com duas zonas de climatização e saídas de ar específicas para os passageiros do banco traseiro, enquanto o VW Golf oferece um ar-condicionado digital, com zona única de climatização e não há saídas de ar atrás.
Mercado
Outro ponto que é frequentemente levado em consideração no momento de se adquirir um carro é a desvalorização, e, nesse ponto, novamente o VW Golf mostra-se bastante superior ao Peugeot 308. Enquanto o Volkswagen perde, em média, 15.8% de valor ao ano, o Peugeot 308 desvaloriza 20,8% - sendo o hatch médio que mais desvaloriza no mercado.
É importante considerar que o VW Golf é um carro com bastante liquidez no mercado de usados, sendo vendido com bastante rapidez, desde que esteja em bom estado de conservação. O mesmo não se pode dizer do Peugeot 308 - carro que exige bastante paciência do proprietário, já que sua revenda é bem mais difícil, mesmo quando se oferece grandes descontos.
Conclusão
O Peugeot 308 2.0 Automático é um carro com desempenho um pouco melhor, sobretudo em estrada e conta com maior espaço interno, principalmente no porta-malas. O Golf 2.0 Sportline Automático, por seu turno, apresenta melhor relação custo x benefício, pois tem um preço menor, apresenta menor desvalorização, conta com um interior melhor acabado (bancos com revestimento em couro), é mais econômico e dispõe de um câmbio mais moderno, de seis marchas.
se esse motor da VW tivesse 16v seria otimo!
ResponderExcluirA VW já colocou 16V nesse motor entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000. O Gol GTI 2.0 16V G3 usava exatamente esse motor 2.0 16V, e o resultado não foi muito bom: era fraco em torque em baixa, bebia como um petroleiro, e como tinha menor disponibilidade de torque em baixa, o 2.0 16V parecia mais lento que o 2.0 8V. Resultado: a VW tirou de linha ele, pois não deu certo.
ExcluirNinguém merece esses "comparativos"...
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirOutro "comparativo" descabível!
Por que insistem em comparar o Golf com os demais hatch médio?
Primeiro o Cruze, agora o 308...
Qual será a próxima presa? Lancer Ralliart? Impreza WRX? (risos)
Comparam com o Golf, pois mesmo apos 15 anos, ele ainda oferece muito prazer ao dirigir. Bom, ou o golf é muito bom, ou os carros atuais sao muito ruins, pois um carro de 15 anos atras deveria tomar uma aula de eficiencia dos atuais ao contrario de ficar no mesmo nivel. Se o Golf MKIV ainda é bom, imagina o MKVII. Se eu fosse comprar olhando puramente o acerto dinamico, iria de golf, mas no geral (segurança, conforto, visual e mecanica (não é a melhor, mas não faz feio), iria de cruze.
ExcluirApesar do nosso Golfssauro ainda ser um bom carro, também não acho o Golf 2.0 automático por R$61K a melhor opção zero km desse segmento.
ExcluirNo entanto, entre gastar R$43K em um carro hatch compacto zero km ou um Golf 2.0 automático 2011 com 22.000 km rodados, único dono, como esse que encontrei hoje na WEB, é um caso para ser considerado para quem gosta do carro, ainda mais sabendo que se chegarmos com R$40K na mão, provavelmente o dono entrega esse carro.
http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/golf/2-0-mi-8v-flex-4p-tiptronic/4-portas/2011/10006561
E aí, por R$40K, compacto manual zero (1.4/1.5/1.6) ou Golfssauro 2.0 automático?
ExcluirO problema é que não dá para comparar carro usado com carro 0KM. Carro usado é um risco grande. Você pode pegar um que não dê problema nenhum, mas pode pegar outro que vai te dar dor de cabeça.
ExcluirDe modo que eu prefiro pagar mais e pegar um 0KM. Nunca tive problema com carro 0KM. Agora, com usado, já me dei bem algumas vezes, com carros bons, mas já peguei carro também que não saia da oficina.
Aí resolvi comprar só 0KM.
A compra de um carro usado sempre merece cuidado, mas se tiver boa procedência, único dono e pouco rodado, os riscos são bem menores.
ExcluirComprar zero sempre é mais seguro, mas pagar R$40K em um Golf 2.0 2011 automático (único dono e 22.000 km rodados), aproveitando uma desvalorização de R$21K, sendo que o zero custa R$61K, é para se pensar e não deixa de ser uma opção interessante.
Dessa forma, acho válida a comparação e acredito que muita gente faz esse exercício antes de comprar um carro zero km.
Talvez seja sorte, mas até hoje não tive maiores problemas com os seminovos que comprei.
Sou da opinião do Carlos nesse ponto do "carro usado X carro novo", César...
ExcluirCansei de me ferrar com carro usado. Às vezes, nem seguindo a lógica de conservação na compra, as coisas dão certo.
Tive um Versailles 93 que só me encheu o saco durante o tempo que fiquei com ele. E olha que o bicho enganava perfeitamente... De aparência, era PERFEITO, até mesmo com interior original e sem detalhes, manual, chave reserva... Mas a mecânica...
Porra, só me ferrei. Tive que abrir o motor duas vezes e o AC nunca funcionava direito, mesmo depois de trocar TUDO. E não era problema de mecânico, porque na época, também tive um Escort e mandava arrumar no mesmo lugar...
Só que o Escort, mesmo sendo mais antigo, era MUITO mais confiável e raramente dava problema. E eu sou bem chato com os meus carros, cuido conforme o figurino...
Resultado? Não aguentei mais, vendi a porcaria do Versailles a preço de banana depois de ter dado uma "carioca" no motor e dei de entrada num 1.0 básico, mas ZERO km.
Comprei um Ka 2009 e rodei 60 mil km sem ter dores de cabeça. Gasta-se mais com IPVA, mas antes eu morria todo santo mês em 300, 400 reais em coisinha que dava problema... Foi a MELHOR coisa que já fiz.
Hoje, honestamente... Compro novo PELADO, mas não quero mais ver carro usado na minha frente. Chega de passar nervoso e de ficar morrendo em grana no mecânico. Hoje, só faço o básico na manutenção (óleo, filtros, velas, pastilhas e miudezas), rodo no máximo uns 60 mil km e... TCHAU. Passo pra frente.
Fora que carro novo dá pra fazer seguro (bateu? Roubou? Dane-se)e também não preciso ficar viajando com caixa de ferramentas, que nem fazia antes...
Mas isso é de cada um. Se dependesse de mim, os revendedores de carros usados passariam fome...
Você pode comprar um seminovo. Com alguns meses de uso. Eu comprei um Sentra com um ano de uso e 20mil rodados já esta com 80mil e nenhum problema.
ExcluirAcho que com uma data próxima a fabricação e carros mais equipados e revisados em autorizadas ainda compensa. Vou aguardar o novo sentra e corolla e após uns dois anos trocarei o meu por outro seminovo!
Abs!!
Comparativo INÉDITO: um carro atual X um carro do século passado !
ResponderExcluirMelhor seria comparar esse Golfssauro com o Ford modelo T.
Excluirbom, o carro atual (308) anda praticamente a mesma coisa que o do século passado (Golf), e o Golf é 15% mais econômico!
ExcluirO carro do século passado (Golf) freia de 120 a 0 em um espaço 7% menor que o atual (308)!
E a carro do século passado (Golf) desvaloriza pouco e vende muito mais fácil que o atual (308)!
Na boa, "carro atual" desse jeito, que é pior que o do século passado, eu dispenso.
É por posicionamentos como este que a Volkswagen ganha rios e mares de dinheiro no Brasil, só vendendo tralhas defasadas (as que fabrica em nosso País). O "nosso" Golfssauro foi banido da Argentina há tempos, um mercado 4 vezes menor que o nosso, mas de consumidores esclarecidos.
ExcluirCarlos, esquece essa matéria... eu tive um 307 1.6 e te garanto que o freio dele é bom, porque um amigo um golf 2.0 acelerou na minha frente ... eu acelerei o 307 e tive que frear com vontade para nao passar por cima... o o 307 ou 308 2.0 esquece .. de golf 2.0 você só não vai comer poira porque voce na vai proximo o suficiente para ver a poira... na verdade vai perder de vista.... Acorda!!!
ExcluirVocê já andou mais do que um test drive em algum Peugeot...poise fique um ano com esse moderno veículo de quatro marchas e terá a resposta sobre quem e moderno...peugeot sempre vendeu design...mas como brasileiro compra carro porque e bonito e ta com taxa zero...
ExcluirEsse blogue adora VW e golf..Todo santo dia uma reportagem do golf..
ResponderExcluirClaro que ele vai puxar sardinha pro Golf. Ele quer valorizar o carro dele na hora de vender.
ExcluirComparativo.. foto de estacionamento.... carro de décadas passadas não conta...
ExcluirPara Golf , letras em azul para destacar ,já para Peugeot ....lamentável comparativo.
ResponderExcluirE o Peugeot 308 está destacado em negrito preto.
ExcluirNão tem jeito esse site é muito tendencioso quando o assunto é VW. Gosto do espaço e da maioria das matérias, mas, as vezes irrita tanta torcida por uma marca, cara e no mesmo buraco das outras..
ResponderExcluirEspaços como esse poderia incentivar a compra de carros mais seguros, ou fazer uma campanha contra as montadoras por mais segurança nos veículos com preços menores. E, não falar que 100mil em um carro com dois air bags e pouca tecnologia, porque é da VW é uma boa compra.
Qual carro da VW que custa R$ 100 mil, tem dois airbags e foi considerado uma "boa compra"?
ExcluirIsso foi uma critica. E concordo com ele. Os carros da vw nesse blogue sao melhores em comparacao com todos...
ExcluirUé, crítica baseada em fantasia?
ExcluirPrimeiro, não existe carro da VW com preço de R$ 100 mil com 2 airbags.
Segudno, que como ele não existe, esse suposto carro imaginário não poderia ser recomendado como uma "boa compra", já que ele nem está à venda.
Dessa forma, seria interessante que as "críticas" fossem baseadas em fatos, e não em fantasias.
Fantasia é ser um apaixonado pelos produtos de uma empresa...Acho o golf um bom carro, mas, aqui ele é supervalorizado sim....Por exemplo, uma BMW e um Golf...Um Audi e um golf...Já li algo do tipo aqui com o golf ganhando, lógico.
ExcluirExemplo, o Jetta aqui é melhor que o Honda civic e Corolla..É uma opinião e na grande maioria sem nenhum dados técnicos..
Por exemplo, o golf é bem melhor que o focus.Mas, no mundo real o focus é bem mais vendido..
Carlos, existe algo muito próximo da nossa realidade. Como o gol pé duro a 35mil sem nada e anunciado como completo.Carros de quase 70 com 2 airbags, Corolla. Então, acho que a fantasia está mais próxima da realidade que do mundo da fantasia. Mas cada um tem uma interpretação, preferencia e realidade financeira. Contudo, todos merecem respeito em suas opiniões.
Na boa, já tive esse Golf TIP, e prefiro o i30 AT que tenho hoje em todos os aspectos. Falar em "prazer em dirigir" um Golf é para quem não sabe o que é direção elétrica progressiva e suspensão traseira decente, além de pneus mais largos e controle de tração e estabilidade. Esse Golf aí é bom, mas os caras tipo o Carlos criam super mitos (super hiper mega prazer em dirigir, câmbio que faz milagres e transformam o Golf em uma Ferrari, acabamento super hiper bom [ergonomia consegue ser pior do que a da Peugeot]) que fazem a compra do carro valer a pena. Só trocaria meu i30 por um Golf VII, e ainda teria saudades dos 5 anos de garantia e reclamaria do atendimento de cachorro da VW.
ExcluirO Golf é um bom carro.. mas hoje em dia esta defasado e sem cabimento esse comparativo... na boa.. bom senso...
Excluiro 308 é outra geração, nao da para comparar com o golf atual que é totamente ultrapassado. da para comparar o golf atual com o 307, mesmo assim o golf perde, tem menos espaço menos comforto (na estrada nem se compara o golf é cansativo depois de um tempo - eu já tive os 2) Além do mais o desempenho do 307 é bem melhor do que do golf. o 308 1.6 tem melhor desempenho que o golf atual 2.0.. são 122CV do 308 1.6 contra 120 chorados do golf 2.0.. essa matéria é tendenciosa... o gol e polo estao mais modernos do que o golf... vamos esperar o golf novo -- esse já era... MC
ExcluirEsse cara de Gol defasado ainda briga com alguém?
ResponderExcluirBriga.. eu acho que tinha que ter uma compartivo GOLF vs Ferrari ai sim ia ser no mesmo nível... rs
ExcluirNão briga não. Ele vence o Peugeot 308 (atual) em economia, espaço de frenagem e em custo x benefício. Fora o fato de o Golf desvalorizar menos e ser mais prazeroso de ser dirigido.
ExcluirPor curiosidade, liguei para o meu corretor e pedi uma cotação de seguro para um Golf 2013 e o resultado foi o esperado, extremamente caro. O valor deu duas vezes o que pago no Civic, que custa 20 mil a mais.
ExcluirNão fosse este inconveniente, confesso que já teria tido um Golf na vida, quase comprei um 2007 no fim de 2006, não fosse o 4.5k de seguro no 1.6 sportline.
Faz o seguinte: fala para o seu corretor fazer a contação do seguro do Golf na Azul e na Liberty. Verá que um 2.0 Sportline completo 2014 terá seguro na casa dos R$ 1.800 reais.
ExcluirNão teve jeito, Carlos, ou meu perfil é ruim ou minha cidade está ruim, não é possível.
ExcluirBom, de qualquer forma eu cotei mais por curiosidade, porque hoje preciso de carro com mais espaço e com mais motor porque viajo carregado.
Aff...o interior do golf dá de milhão a zero no 308...
ResponderExcluiré o mesmo painel de 90... 23 anos atras... é brincadeira vc falar isso.. o golf ainda é um bom carro... só bom... quem acha que ele é melhor que um focus, 308, cruze, nao entende nada de carro.. inclusive que escreveu essa materia tendenciosa....
ExcluirComparativo a cara do Carblog, onde mostra que a preferência final é do volks.
ResponderExcluirOu não também!
ResponderExcluirSe quiser, continua aí perdendo tempo discutindo através de um Blog qual carro é melhor, é assim mesmo que o Brasil anda para frente... E é assim também que você vai continuar pagando 55mil ou mais em um Golf com projeto de 20 anos!
ACORDA PORRA!
GOLF E VW NO BRASIL VIVE DE FAMA DO PASSADO... MEU PAI TEVE UM VW, MEU VÔ TEVE UM VW... ENTÃO O CARRO É BOM!
ResponderExcluirISSO MOSTRA A BAIXA ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO DE NOSSO PAIS, NÃO SABEM ACEITAR O NOVO, PREFEREM PRODUTO PELA FAMA (MAIS TEMPO DE MERCADO) E NÃO PELA QUALIDADE REALMENTE EXISTENTE ALI...
Exatamennntee.. desse jeito. Meu pai tem 72 anos e só teve carro da VW começou com o primeiro carro que ele comprou um fusca 1.300 em 1.976.
ExcluirAgmar.
concordo 100% ... é isso mesmo... quem pensa assim é muito bitolado...
Excluirgolf lixo !! ainda tem esses comparativos toscos !! pelo amor de deus !!o golfssauro ja vai se aposentar !!e vai tarde !!
ResponderExcluirde novo isso??
ResponderExcluirTive um Golf 2003 e em seguida um Peugeot 307 2008 e mesmo o 307 achei mais confortável que o Golf posicionamento do volante e prazer ao dirigir mas a revenda dos carros da Peugeot é complicada por isso usei a tática do seguro para não tomar prejuízo com o 307, no Golf eu desembolsava cerca de R$3.500,00 com o seguro e o 307 R$2.400,00 com essa economia de cerca R$1.100,00 economizei nos 3 anos que fiquei com o 307 R$3.300,00 aproximadamente ... assim vendi o 307 por 3 mil mais barato que um Golf do mesmo ano. Sendo assim uma coisa compensa a outra. Teoricamente não tive prejuízo por optar por um carro que mais me agradou apesar do maios deságio .
ResponderExcluirAgmar.
Chega a ser antiético dizer que no teste de retomadas o Golf se sai melhor, visto que como informado no próprio site o 308 venceu duas das três parciais.
ResponderExcluirCITO:
No teste de retomadas, o VW Golf conseguiu se sair melhor que o Peugeot 308 na retomada de 40 a 80 Km/h, indicando sua maior agilidade em trânsito urbano, resultado de sua maior disponibilidade de torque em baixas rotações. Por outro lado, o Peugeot foi melhor nas retomadas de 60 a 100 Km/h e de 80 a 120 Km/h, novamente fazendo valer a maior potência e torque de seu motor.
Não sei pq esse mimimi de comparativo. O golf e velho mas é comparavel aos medios do momento vista que esses custam muito mais que o golf que não é o melhor do segmento mas tem um bom custo beneficio. Se não fosse o seguro seria imbatirvel entre 50 mil e 55 mil reais. Eu preferia qualquer medio ao golf DESDE QUE CUSTASSE O MESMO o que não ocorre.
ResponderExcluirO 308 quando vier com cambio de 6 marchas vai ser na minha opinião a mesma coisa do Golf.
ResponderExcluirTem quem goste de banco de couro e tem quem não ligue(porque preferir tecido a couro deve ser menos de 1% da população).
Com o cambio novo, talvez o consumo chegue mais perto do Golf.
E No caso entre os exatos 2 modelos comparados, vai da cabeça da pessoa:
Em um Golf, você vai se sentir confortável, e satisfeito com a compra, mas não vai causar em lugar nenhum pois o visual já esta cansado. Se não quer nem gosta de ver algumas pessoas encantadas com seu carro...
Agora no 308, vai ter as mesmas sensações, mas por ter menos 308 na rua, vai causar mais por onde passar...
Eu sinceramente nessa faixa de preço não sei qual compraria...
Preferia um 308 THP se o Novo Golf vier acima dos 90k...OU o Novo Focus se ele me convencer que aquele teto panorâmico não é realmente necessário...
E pela roda esse Golf é 2013, com certeza pertence a algum conhecido ou o próprio dono desse blog.
ResponderExcluirEu nem sabia que esse carro existia ainda. Vendi um Golf GTI que eu tinha em 2006, antes da VW fazer essa porcaria que fez com o Golf. Achei que nem era mais fabricado, o Canadá e a Argentina que eram os únicos países que ainda vendiam o Golf brasileiro pararam de vender o carro há uns 2 anos, pois as vendas eram pífias. Mas é aquela coisa: enquanto tiver consumidor comprando, a fábrica vai vender. Esperta é a VW que ainda consegue empurrar esse carro a alguns fanáticos que não querem enxergar o óbvio: esse carro é defasado. Ponto final. Ficar dizendo que "ele tem uma economia de 17% melhor que Y" ou "ele freia 26% melhor que X" só pode ser considerado uma piada. Se for assim, eu tenho um Smart que faz 18km/l então já é melhor que o Golf né? A Kombi então, ganha da Renault Master e do Ford Transit seguindo essa lógica esdrúxula.
Esse carro é tão tosco que nem entra em comparativos nas revistas sérias e sites especializados.
Ah, mas aquele capial que mora em Quiprocó do Norte, lá nos confins do Ceará, vai falar que na cidade dele "quando ele passa com o Golfão, a galera quebra os pescoços". AHAHAHAHAHA!
Estes preços do Golf e 308 são os praticados nas Css?
ResponderExcluirPorque no site, 61900,00 rodas 16, sem banco de couro e volante sem controle de nada. 308 Allure AT 60990,00
Se adicionar Rodas Aro 17(Peugeot tem rodas 17...), banco de couro e volante multifuncional, no site vai pra 64761,00...
Se tirar o banco de couro, pra manter o comparativo igual ao Peugeot então:
Golf: 64092,00 Sem Pintura Metálica.
Peugeot 308 Allure AT: 60990,00 sem Pintura Metálica
Sobrando grana pra colocar um teto Cielo sobrando 602 reais pra colocar a cor branca (550 reais) e ainda sobra 52 reauz!
Só não vou de 308 mesmo assim, por causa do cambio, que vai ser resolvido em agosto ou setembro...
Todo Golf Sportline vem com bancos de couro na versão básica, portanto não precisa acrescentar nada nele.
ExcluirE outra: as rodas 16" são muito mais bonitas que as 17" do 308.
ExcluirAgora, se quiser espancar mesmo, coloca o Limited Edition I no Golf, que acrescenta bancos esportivos, teto-solar elétrico e o carro sai por R$ 64.607 reais.
E o Peugeot 308 com teto-solar fica em R$ 64.500 na cor branco sólido, SEM bancos em couro, sem volante revestido em couro, e sem sequer a possibilidade de vir com bancos de couro, pois nem opcional é.
Ou seja, Golf Sportline bem mais custo x benefício, pois tem mais equipamentos, é mais econômico, anda quase a mesma coisa, e na hora de vender você abre a boa e vende com baixa desvalorização. Agora, o 308, se prepara para tomar um baita preju...kkk
As rodas 16 serem mais bonitas que as 17 do 308 é questão de gosto, mas em questão de valor, são bem mais caras. e fica 1760 pra coloca-las no Golf.
ExcluirO Peugeot vem com o Volante Revestido em couro sim, e tem controles do radio e de piloto automático no volante. Opcionais no Golf.
No Golf, colocando esses detalhes, como eu disse, passa o valor.
Por mais que você fale que quer tanto um banco de couro, eu disse no outro post, que nem todos preferem os bancos de couro, e no Sportline ele vem Couro/Tecido, parcialmente com couro, então não é uma diferença de 1700 reais como a diferença das rodas 16 pra 17...
Os dois praticamente ficam iguais em questão de valor.
Não fui a nenhuma das duas css, mas Peugeot tem desconto bom pra PJ, e a VW é conhecida por sempre ter uma carta na manga pro cliente que chorar bastante.
EU pelo design mais novo levaria o 308, mas por causa do cambio 4 marchas, ele perde, feio. Então iria de Golf.
Mas se fosse pra mim REALMENTE comprar um deles pelo valor de 64k, eu Esperaria o cambio 6 marchas do 308.
^^^^ A GRANDE DIFERENÇA É QUE O 308 É UM CARRO ATUAL E O GOLF É CARRO DEFASADO... É OBVIO QUE O 308 SERÁ MAIS CARO, DRRRRRRRRRR!!!
ResponderExcluirAh, o 308 é um "carro atual"? Mas que "atualidade" é essa? Ele gasta 15% mais que o Golf, freia pior, usa um motor 26% mais potente para andar praticamente a mesma coisa e ser mais lerdo em cidade. Pior: é mais pesado, evidenciando se tratar de um projeto mal-feito, afinal, 15 anos depois do Golf, pesa quase 100Kg a mais que o alemão.
ExcluirE pior de tudo: é "atual" e quando vai vender ninguém quer? É atual e no acumulado do ano vende menos que o Golf?
Desculpe, mas essa "atualidade" é para deslumbrados: o 308 gasta muito mais, desvaloriza muito mais, tem um câmbio ridículo de 4 marchas, contra um de 6 do golf, é mais pesado, e desvaloriza muito mais.
Na boa, essa "atualidade" eu dispenso. E o consumidor tb, afinal, o 308 vende menos que o Golf...
É um fiasco.
Amigo, você pelo jeito curte bancar o débil mental, mesmo assim vou explicar: por carro atual entende-se que você vai ver o mesmo carro aqui, em Paris, na Itália, na Alemanha, enfim, em todos os lugares do mundo que esse carro é comercializado. Esse aborto chamado Golf 4.5 que você defende com unhas e dentes, só no mercado da República das Bananas é vendido, entendeu? Em nenhum outro lugar do mundo existe otário comprando um carro com projeto de 1997, entendeu?
ExcluirAcumulado de vendas do ano de 2013. Fonte Fenabrave:
ExcluirVW Golf: 5.606 unidades.
Peugeot 308: 5.276 unidades.
Porém:
Número de concessionárias VW: 619
Número de concessionárias Peugeot: 172
Então, fanboy, quem vende mais carros proporcionalmente? Ou será que não sabe matemática? kkkkkkkk!
Amigo "X" na em paises de primeiro mundo o golf se renova mais cedo pq lá tem concorrencia de verdade, né aqui não que o golf só começou a ficar pra traz com a chegada do i30. Se aqui os medios fossem sintonizados com a europa teriamos todas as geraçõe.
ExcluirCarlos, voce acredita em papai noel também? você acha que da para confiar nessa matéria??? e com certeza o 308 é mais atual... o golf tem 23 anos....
ExcluirA única coisa que os fanboys da Peugeot sabem fazer é falar: "o 308 é mais atual", e ficam repetindo platitudes. Não têm a capacidade de contestar nenhum dos fatos que foram colocados no post, afinal, são fatos.
ResponderExcluirEntão, como os números estão do lado do Golfssauro, que é 15 anos mais velho, e mesmo assim é um carro superior ao Peugeot 308 "atual", aos fanboys da Peugeot só resta dizer coisas como "o 308 é mais atual".kkkk
OK, fique com sua atualidade, que eu fico com o menor consumo, o cambio de seis marchas, a maior liquidez na venda, a menor desvalorização do Golf.
Cara que compra um carro pensando na desvalorização deveria aplicar a grana em algo mais rentável! Esse comentário carrega-se uma imagem de uma pessoal que ganha 3 mil e gasta 2 com carro!
ExcluirRicardo, o golf é superior em que??? voce ja dirigiu um 308... o golf ta mais para gol do que para 308... esquece essa matéria, é tendenciosa...MC
ExcluirPra falar a verdade há 2 meses atrás aluguei um Focus 2013 com 982 km rodados andei com ele por 900 KM e percebi então pq o GOLF IV ainda vende!!
ResponderExcluirA sua diribilidade ainda é insuperável!
Infelizmente ele está ultrapassado no Brasil, se me pergurtar se compraria um o KM hoje, não, não compraria, mas que o carro é bom, ah isso é!
sem comentários... achar que o Focus é inferior ao Golf... o Focus atual utiliza a plataforma da Volvo, o carro tem conforto segurança e desempenho... muito mais que o golfsauro...
Excluiralém do mais o Focus é o carro mais vendido no mundo, voce sabia... quem sabe o mundo ta errado e você certo.. voce sabia que o focus é o carros menos emissoes ...
na boa o golf ja foi bom...
Falar que o golf e do seculo passa e so piada pra chatear, no fundo a magoa e pq sabe que o golf apesar dos seus 13 anos de estrada e um excelente veiculo.
ResponderExcluirAo dono do Car.Blog: queria ver um comparativo de Golf vs Jetta e Golf vs. Fusca. Só para ver quais os argumentos você vai usar para dar a vitória ao Golf. Ou será que dá empate? AHUAHUAHUAHUA!
ResponderExcluirDepende do ponto de Vista. Tecnologia e Mecanica e modernidade o Jetta/Fusca ganha com sobras, agora se for levar em consideração o custo/beneficio, o golf é o campeao. Ser campeão no comparativo não quer dizer ser o melhor pouquissimas pessoas entendem isso
ExcluirX, isso é facil... vai dar VW de qq jeito...
Excluirmas mesmo assim pelo comentario do Thyago o golf ainda ganha...kkkk
Outra imbecilidade e achar que a VW não renova os seus produtos pq são campeões de venda. E o gol??Não era líder de mercado em 2007 e a VW não renovou o mesmo?
ResponderExcluirRenova sim, mas, não é nenhuma brastemp
ExcluirThyago... o gol perdeu muitos anos para o Palio... só VW e a FIAT concorrem nessa categoria... os outros tem com produto complementar...MC
ExcluirEstou colocando como prioridade no momento da compra a segurança, ou seja, número de airbags e outros...Bela lá no final vem o modelo e desvalorização!!!
ResponderExcluirSe for segurança o principal, acabará comprando Fluence.
ExcluirConvenhamos, quando nossos amigos Carlos e Ricardo se referem ao golf como hath médio referência, é fato incontestável tanto no brasil quanto no exterior, independente de ser golf IV ou VII, este carro é produzido desde 1974. Poucos carros no brasil e até no mundo são ídolos "acessíveis" como o golf o é, entretanto, a revolta que incomoda inclusive a mim, se trata exatamente da falta upgrade dos modelos, que causa essa revolta contra a VW. Sou fã do golf desde 97, mas me recusei a comprá-lo em 2007 quando vi aquela maquiagem grotesca do golf IV. A segunda opção é o 308, que "visualmente" é mais apanhado que o golf IV e até o cruze, isso é opinião pessoal. Agora, 2014 quero ver chevrolet choorar, ford preocupar e peugeot tentar copiar, por que GOLFERA VII vem com tudo heim!?
ResponderExcluir308 nunca mais, tive um que adorava um guincho, andei mais de guincho que com o carro em si. Em 6 meses tive que trocar válvulas, limpar bicos e foram 6 idas na concessionária ou seja 12 dias sem carro, pois nunca reparam na hora. Por isso pug, citroen essas porc. Francesas nunca mais!
ResponderExcluirQuem comprou um golf certeza que e mais feliz, ja tive golf e NUNCA me incomodou quem tem VW sabe da durabilidade dos carros.
meu amigo, voce teve azar.. eu rodei 100.000 com um 307, e era só a manutenção padrão.... ja vi este tipo de problema com VW, Honda...MC
ExcluirFiz o teste Drive do 308 não gostei muito
ResponderExcluirCaramba como tem pobre comentando sobre carro, fico impressionado...estou a pensar, o cidadão compra carro mais sofisticado e com motor mais potente e tem dó de gastar gasolina, pensa na revenda posterior, faz o seguinte compre o carro deixe na garagem e mantenha os plásticos no banco para resguardar a integridade do veiculo para o próximo dono....pobre é uma figura essa é a nova classe média parabéns Lula veja o monstro que criou !!!
ResponderExcluirVergonhoso esse comparativo ! Totalmente ridiculo
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