As tradicionais marcas alemãs de luxo - BMW, Mercedes-Benz e Audi - vêm ganhando maior participação no segmento de carros de luxo do mercado sul-coreano, enquanto as vendas de carros premium de Hyundai e Kia em seu mercado doméstico caem.
O market share combinado de BMW, Audi e Mercedes-Benz subiu de 28% para 41% do mercado sul-coreano nos últimos dois anos - resultado influenciado pela redução nos impostos de importação que o governo da Coréia do Sul vem implementando: para carros vindos da Europa, caíram de 8% em 2011 para 3.2% hoje, e chegará a zero no próximo ano.
Esse processo de corrosão de vendas no mercado de luxo das montadoras locais sul-coreanas já está afetando negativamente os margens de lucro de Hyundai e Kia. O lucro da Hyundai, por exemplo, caiu 15% no último trimestre - algo que reflete também um avanço de marcas japonesas na Coréia do Sul, fenômeno estimulado pela política de desvalorização do Yen (moeda japonesa) que vem sendo adotada pelo Banco Central japonês.
"É definitivamente algo que preocupa a Hyundai e a Kia", afirma Lee Sang Hyun, analista de automóveis em NH Investment & Securities Co. "Esta tendência irá, sem dúvida, ter um efeito adverso sobre os lucros da Hyundai."
Essa queda de lucros da Hyundai e da Kia tem reflexos imediatos no preços de suas ações na Bolsa de Valores. As da Hyundai, por exemplo, já caíram 11% este ano de 2013, enquanto as da BWM tiveram uma pequena valorização. O resultado da Hyundai fica pior ainda quando comparado com o indicador industrial da Bloomberg, que subiu 23 no mesmo período.
Hyundai: exagerados, caros e beberrões
Tack Lee Young, um executivo sul-coreano de 65 anos, diz que os veículos de luxo Hyundai são excessivamente grandes, beberrões e muito caros. Assim, ele optou por uma alternativa mais modesta: um BMW 528i, que custa na Coréia do Sul US$ 64.000 dólares, contra os US$ 76.000 dólares pedidos pelo Kia K9.
Objeto de desejo
BMW, Audi e Mercedes-Benz - maiores fabricantes de automóveis de luxo do mundo - todas viram suas vendas subirem no mercado coreano em pelo menos 25 por cento no primeiro trimestre de 2013, enquanto as vendas dos modelos de luxo da Hyundai e da Kia cairam 4,7 % no mesmo período. As três empresas alemãs venderam 18.114 veículos que custam mais de US$ 45 mil dólares no trimestre, contra 31.444 para Hyundai e Kia.
"Claro, é o sonho de todo jovem é ter um carro alemão", diz Park Jun Bum, 28 anos, que trocou o sedã Kia Cerato por um Audi A4 há algumas semanas atrás. "A Audi oferece melhor design, motor, segurança - e melhor qualidade global."
Fonte: AutoNews
Um dia, vou realizar meu sonho de ter um Audi ou uma BMW, nem que sejam usados, mas um dia terei.
ResponderExcluirComo vcs falam de bmw e Mercedes, e não falam do jetta?????
ResponderExcluirEu ainda prefiro o Golf brasileiro 4.5656576576756,3.
Excluirverdadeee, jetta é o melhor carro do mundo :x kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirOs carros da VW são um lixo de design no mundo inteiro, fatooo!!!
uai mais BMW, Mercedes também são bosta de design, todos os BMW e Mercedes tem a mesma cara, até os carros da Audi, só muda o interior, não pelo menos a VW muda o interior dos carros mais a BMW não, são todos iguais, e tem gente que vem falar que a VW faz os carros todos iguais,
Excluirmais olha uma coisa VW, BMW, Audi, Mercedes, todos os carros são parecidos mais tem uma razão disso elas são verdadeira montadoras alemã.
bmw e auge sao de mais ja tive treis carros alemao sao otimos pretendo compra outro
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.