O Volkswagen Golf vendido no Brasil, chamado por muitos, com razão, de "Golfssauro" - termo alusivo à desatualização do modelo brasileiro, ainda representante da quarta geração do hatch alemão, enquanto na Europa já está na sétima, em sua versão topo de linha, com motor 2.0 flex e transmissão automática de seis velocidades, será objeto de uma análise de longa duração neste espaço.
O carro em questão é um VW Golf Sportline 2.0 Automático, TipTronic, na cor Prata Sargas, e com o pacote de opcionais Limited Edition II, que acrescenta os seguintes itens: tapetes de tecido, para-choques esportivos com tape preto no traseiro, volante em couro, teto solar elétrico com proteção solar, rodas de liga leve 7j X 17 montadas em pneus 225/45 R17 91w, revestimentos dos bancos em couro, e bancos esportivos.
Esses itens se somam à extensa lista de itens de série do Golf Sportline Automático 2.0 Flex, e que incluem freios ABS, air-bag duplo fronta, ar-condicionado digital Climatronic, sensor de estacionamento, sistema de som compatível com iPhone e leitor de MP3/WMA e conectividade Bluetooth, chave canivete com controle remoto, descansa-braco dianteiro central, direção hidráulica, faróis com função Coming&leaving Home, freios a disco nas quatro rodas, I-system, travamento central com controle remoto, vidros elétricos, retrovisor com sensor crepuscular, entre outros itens.
Comportamento dinâmico
O VW Golf é sem dúvida um dos carros nacionais mais prazerosos de serem dirigidos, resultado de seu excelente acerto dinâmico, suspensão com excelente compromisso entre conforto e firmeza, excelente posição de dirigir, elevada rigidez torcional, ótimo acabamento interno e conjunto motor e câmbio adequado ao carro.
No caso desta versão automática, porém, o prazer ainda é ressaltado pelo fato do carro contar com uma das melhores transmissões automáticas entre os carros à venda no Brasil: uma caixa de seis marchas com opção de trocas sequenciais manuais por meio da própria alavanca de câmbio (não há seletores no volante).
Acabamento interno
O interior do Golf Sportline não muda nada em relação aos modelos vendidos até 2012, exceto por uma nova configuração de iluminação interna, agora predominantemente na cor vermelha.
O excelente acabamento e a ótima montagem estão presentes e contribuem para fazer do interior do Golf um local bastante agradável, especialmente o motorista, que, graças às múltiplas possibilidades de regulagem, encontra sempre a melhor posição de dirigir.
O que se sente falta, porém, é de um volante multifuncional - item presente nas versões mais sofisticadas que eram vendidas do Golf até 2012, e que, curiosamente, neste versão 2014, não se fez presente.
Dessa forma, tarefas como atender o telefone celular e ajustar o rádio exigem o manuseio dos equipamentos do console central, enquanto que, para um carro desse preço, deveria ter os comandos no volante.
Consumo
O consumo aferido pelo computador de bordo, para gasolina, e rodando em cidade, está na média de 10,7 Km/l - o que pode ser considerado bom para um modelo com motor 2.0 e câmbio automático. Entretanto, como o carro está com apenas 50 quilômetros rodados, é provável que esse número melhore ao longo do tempo.
Conclusão
O Golf Sportline Automático se mostra até o momento um carro com ótimo comportamento dinâmico, silencioso, com excelente acabamento e muito conforto e que entrega prazer ao dirigir difícil de ser igualado entre seus pares nacionais. Isso mostra que, mesmo desatualizado em relação aos modelos vendido no exterior, ainda é um dos melhores carros à venda no Brasil.
acho q ja li essa materia aki, ou uma parecida, mas gostam d falar do golf hein rs
ResponderExcluirEu comprei em Janeiro esse Golf 2013, estou amando, não tenho o que reclamar. Bancos esportivos de couro, volante esportivos de couro, câmbio 6 marchas, anda mais que um Santa Fé 200cv, e por aí vai...
ResponderExcluirNão tenho dúvidas que o Golf brasileira anda mais que um carro de 200cv .. deve andar mais que o Jetta TSI e que uma Ferrari.. com certeza... Alias, o Golf é o melhor de tecnologia que há no mercado nacional, Civic, Cruze hacth entre outros ficam para trás... Hoje eu compraria dois carros que considero os mais MODERNOS: Golf Brasileiro (exclusividade do nosso mercado) e o Etios (nunca vi um carro mais moderno). :-)
ExcluirPra sua informação, o Santa Fé 200cv é um carro de 2 toneladas com 200cv e 4 marchas, é conhecido como um carro lento!
ExcluirMesmo assim... veja o tempo de 0 a 100 km/h e o peso potencia.. fica mais fácil comparar.. Golf toma pau até de carro 1.6 "basicão"... mas foi um excelente carro em 1998. :-)
Excluirpode até ser antiquado e ultrapassado tanto o carro quanto o motor "ap" . mais ainda é sim um ótimo carro espaçoso estável e gostoso de dirigir principalmente esse tiptronic .
ResponderExcluirGolf espaçoso ?? meu deus... já li que ele anda mais que carro com 200 cv e agora espaçoso.. deve ser maior que a Santa fé tb... hehee
Excluircara cada um tem sua opinião eu ja tive golf e só tenho elogios ao carro eu posso falar porque tive um sei o que estou falando o carro e bom sim independente da idade do projeto
ExcluirEu tenho um golf, tenho 1.80 de altura e o carro é espaçoso sim. Acomoda 5 adultos sem problema algum. Inclusive com o banco regulado para uma pessoa do meu tamanho eu sento no banco traseiro sem raspar os joelhos no banco da frente, acomoda as minhas bagagens no porta malas sem problema algum. Um baita carro, um ótimo espaço interno e uma dirigibilidade fantástica
ExcluirMuitos sabem dizer mal, a respeito do golf.
ExcluirUltrapassado fraco e sem espaço.
Que é problema ter golf.
Mas a melhor pessoa, para descrever como é um "golf" é quem tem ou teve.
O resto não sabe de nada.
Vai por opinião de quem nunca sequer andou em um golf.e golf não foi feito pra correr...
Foi feito pra desfilar
Tanto prazer em dirigir esqueceram de falar da potência desse "excelente" motor!!! prazer é pisar no acelerador e o carro responder....
ResponderExcluirCaro Oligofrênico, o que faz o carro responder é o Torque. Neste aspecto o Golf é 10, pois atinge o Torque de 17,7 Kgfm nos 2250 rpm, ou seja, alto torque em baixa rotação. É isto que faz o carro andar suave, na cidade. A velocidade está relacionada à potência, neste aspecto, a VW pisou na bola, mesmo. Ainda assim, o Golf 2.0, com seus 116 CV, chega a 198 Km/h, contra 204 Km do Focus 2.0, com seus 148 CV. Antes de escrever besteira, estude um pouco mais. Se gosta de carros, deveria ler um pouco mais. No Golf, você pisa e ele responde com muita força. A mecânica alemã merece respeito, embora não respeite os brasileiros, demoram a lançar carros no Brasil.
ExcluirHu hu Dinossauro Rex, primeiro carro dos Flintstones, yabadabadoo!!!!
ResponderExcluirO que leva o cidadão a escrever um comentário desses? Falta de massa encefálica?
ExcluirOw Gracie, faz isso não cara, vc magoou o fanboy Anônimo da VW.
ExcluirAnônimo, relaxa cara!!! Ficar nervosa poderá te causar oligofrenia também rsrs.
yabadabadoooooooooooooooooooooooooo!!!!
ExcluirGolfissauro, Golfissauro, Golfissauro.
Mesmo que o modelo do brasil seja ainda a geração 4 ainda e um puta carro para se comprar, pessoas que criticam o golf hj, realmente não conhecem e nunca dirigiram um, são pessoas que ficam andando de carrinho popular ai de 25mil e querem falar que golf n presta, rs. Todos seus concorrentes, 308, sport6, focus tb tem erros absurdos como por ex. 308 com cambio at de 4 marchas ridiculo isso, sport6 já está com recall na suspensão e freio, pode???, e por ai vai muitas coisas mais que nem sabemos.
ExcluirE lamentavel alguem ainda dizer que o golf e robada!!! ainda é o melhor custoxbenefico dos veiculos entre 55 a 60mil
agora para quem n pode comprar um, me desculpe fiquem com a boca fechada!!!
Esses carro antigos são encontrado aos montes no encontro em Águas de Lindoia todo ano, adoro ver como eram os carros da época do Senna e Piquet.
ResponderExcluirLá tbm tá cehio de Mille Fire, Siena e Fiat Strada!!!
ExcluirGolf dinovooo??? carro do tempo do epaaa!
ResponderExcluirO fan boy anônimo acima vai estressar com vc também. rsrs
ExcluirTirando a brincadeira de lado, GOLF só se for G7, o resto é sobra e falta de assunto.
Apesar de não ser fan boy, juro!!! estou aguardando o G7.
É, bom mesmo quem acha é a VW, enquanto vcs ficam discutindo e metendo o pau no
Excluirmodelo antigo o modelo novo vem R$ 30.000,00 mais caro e tá fazendo fila de idiota
moderninho para comprar.
Enquanto qualquer carro 2.0 moderno está na casa dos 150 cv, os da VW estão em 120 e olhe lá... não estou nem falando do Golfsauro, mas veja o Jetta.. super manco.. (exceto o TSI), até os motores Fiat 1.8 estão na casa dos 130 cv..
ResponderExcluirmeu amigo animo vc e burro ? vc se comporta como uma garota falando de carro .. ja reparou que todos os mecanicos e pessoas que entende de carro ate hoje continua elogiando a mecanica dessi motor VW ..SERA PORQ? FAN BOY ? .. eu t respondo .. porq o que conta no motor nao e so a potencia . a qualidade do torck do motor também conta e muito .. vc quer um exemplo ? ...pega um gol G6 1.6 .. e contra um palio 1.6 16v de 116 cv ,, ai vc vai ver a bucha q o palio vai levar ..ai vc me pergunta .. mais como isso e possivel ? eu t respondo, o motor da VW esta sempre funcionando com 100% de tork, golf com 1700 rpm ja esta com 100% do torck ativo, enquanto motor como o da fiat 1.8 de 130 cv so acorda depois dos 4000 RPM resultando ne um motor manco , na pratica os 130 cv sao somento no papel porq os 120 cv do golf sao superiores ..
ExcluirMelhor resposta... eu tenho um 1.6 2013 viajo nele so no alcool, o carro eh mto gostoso quem fala mal nunk teve e nem vai ter um... e uns cara desse eh melhor deixar anda de fiat msm nao merecem senta em um golf
ExcluirCaros amigos...eu sou um dos muitos q trocaram seu astras de 140cv por um golf de 120cv e quer saber...fiko com o golf....virei fã desse T-Rex ...Descontente com seu 120cv, levei meu golf pra dar um passeio na Nascarchips em São Paulo pra ve se melhorava alguma coisa e tive uma surpresa...naum são 120cv como a montadora afirma....no dino meu carro marco 126cv....com mais 15cv q ele ganho no remapeamento da injeção...fikei mais q satisfeito....Q se dane quem fala mau desse carro....eu tenho um 2011 e sou fã desse museu como diz vcs...abraçus...
ExcluirPelo bem ou pelo mal, o Golf sempre causa furor, o que é um grande feito.
ResponderExcluirCausa Furor ?? quando vejo um Golf e Etios novo na rua eu penso: Esse realmente não sabe comprar carro... Alguem normal paga mais de 50 mil num carro sem volante multifuncional ? com menos de 130 cv ? sem espaço ? plataforma dos anos 90 ?
ResponderExcluirÉ questão de prioridade. Quem acha que volante multifuncional é mais importante que uma transmissão automatica de seis marchas, pode pegar o Focus 2.0 AT com câmbio de quatro marchas e volante multifuncional.
ExcluirE tem mais: esse Golf aí do post não tem volante multifuncional, mas existe sim esse volante para o Golf, só acho que é opcional. Agora acho que não tem mais Golf GT, mas eles vinham com volante desse tipo.
Quanto ao motor, o fato que 120 cv ou 130 cv tanto faz para 99% dos consumidores. O que interessa mais é o torque, e isso o motor antiquado do Golf aí tem e de sobra, fora que a transmissão dele compensa muito do motor.
Então essa questão de "modernidade" é relativa. O Golf tem projeto antigo? Tem. Mas sou bem mais ele que Focus, Peugeot 308, Bravo e etc. Só fico balançado com o Cruze Sport, mas ele é bem mais caro que o Golf, então talvez não seja competidor direto. O i30 também é outra faixa de preço, e tem um motor 1.6 com 128 cv e menos torque que o do Golf 2.0. Aliás, o Novo Cerato é mais pesado que o Golf, tem projeto moderno, e o motor tem menos torque.
Enfim, Golfssauro ainda é uma ótima opção sim. As vendas que o digam: terceiro mais vendido!
Aquela velha história... pelo mesmo preço tem coisa melhor... na pior das hipóteses o motor 1.8 etorq da Fiat (Bravo) não tem correia dentada.... hehehe já é corrente e carter de alumínio...
ExcluirDe modo geral brasileiro não sabe comprar carro e por isso o Golf esta nessa posição, veja o Etios: Preferem uma marca japonesa para ficar com carro de péssima qualidade e está vendendo. Se brasileiro soubesse comprar carro jamais trocaria um Airbag, abs e controle de tração por roda de liga e perfumaria (caso do Golf). Gosto é gosto mas fica claro que hoje tem coisa melhor e mais MODERNA que o Golf... mas gosto eh gosto...
as veses um bravo é melhor com seus 130 cv e Dualogic.
Excluirah faça-me um favor! os 0,5 kgfm dos e-torq vai fazer uma diferença...
ainda criticam a vw em dizer que seus motores são antiquados.
e esquecem que o motor do etorq é mais novo e considerado o tecnologico!
haha e esquecem de comentar do fire 88/85 cv e do 1.0 do onix com 78/80 cv
ou ate memo o 1,0 16V 2001 power da vw que rende 77. diferenças minimas mediante as 400 celindradas a mais e dez anos de diferença
ai daqui a pouco alguem vem e diz, mais você nao conta com o torque ne?
Traduzindo TUDO É A MESMA MERDA..
e ainda tem idiota que quer enaltecer suas marcas favoritas por vantagens minimas
e paga caro por isso!
Aquela velha história... pelo mesmo preço tem coisa melhor... na pior das hipóteses o motor 1.8 etorq da Fiat (Bravo) não tem correia dentada.... hehehe já é corrente e carter de alumínio...
ExcluirCara, na boa, o Bravo não é melhor que o Tipo, que o Brava e que o Stilo. É uma bomba do mesmo jeito. E, pior, com uma transmissão automátizada gambiarra que é a Duallogic. Nem brasileiro que não entende muito de carro compra essa porcaria. Vende menos que o 308 e muito menos que o Golf.
De modo geral brasileiro não sabe comprar carro e por isso o Golf esta nessa posição,
Não sabe mesmo. Que o diga a Fiat ser líder de mercado aqui. Só aqui, e em mais NENHUM lugar do mundo a Fiat é líder...kkkkk
citando o amigo... "É questão de prioridade. Quem acha que volante multifuncional é mais importante que uma transmissão automatica de seis marchas, pode pegar o Focus 2.0 AT com câmbio de quatro marchas e volante multifuncional.
ExcluirE tem mais: esse Golf aí do post não tem volante multifuncional, mas existe sim esse volante para o Golf, só acho que é opcional. Agora acho que não tem mais Golf GT, mas eles vinham com volante desse tipo.
Quanto ao motor, o fato que 120 cv ou 130 cv tanto faz para 99% dos consumidores. O que interessa mais é o torque, e isso o motor antiquado do Golf aí tem e de sobra, fora que a transmissão dele compensa muito do motor.
Então essa questão de "modernidade" é relativa. O Golf tem projeto antigo? Tem. Mas sou bem mais ele que Focus, Peugeot 308, Bravo e etc. Só fico balançado com o Cruze Sport, mas ele é bem mais caro que o Golf, então talvez não seja competidor direto. O i30 também é outra faixa de preço, e tem um motor 1.6 com 128 cv e menos torque que o do Golf 2.0. Aliás, o Novo Cerato é mais pesado que o Golf, tem projeto moderno, e o motor tem menos torque.
Enfim, Golfssauro ainda é uma ótima opção sim. As vendas que o digam: terceiro mais vendido!"
Meu pai tem um cruze sport6 LTZ e falo que em comparaÇao com o Golf so criticaria a direÇao hidraulica, que no cruze é eletrica. No caso entre um Cruze LTZ e um Golt 2.0 aut. a diferenca e de 20 mil reais. Porem entre o cruze LT manual e esse Golf, que estao na mesma faixa de preÇo eu ainda prefiro o Golf pelo cambio aut. Carros dessa categoria (hatchs medios) nao sao feitos pra tirar onda, ou mostrar que estao nuum carrao super mega moderno. Na minha opiniao, essa categoria de automovel eu considero mais a desvalorizaçao e o bom preço que oferece pelo maior numero de itens, e nisso o Golf oferece. Atualmente fico entre Cruze e Golf. Obs.: DO jeito q vcs falam, ate parece q carro de 60, 70 mil é um puuuta carrao. Carro pra ser isso que vcs estao querendo sao: SLK, TT, Z4, Boxster, M5, 370Z, ShelbyGT500, CTS-V... e por ai vai.
Já tive esse Golf 2.0 há uns anos atrás. Carro excelente, e esse câmbio da VW faz verdadeiros milagres. Não compraria um Focus, por exemplo, ao invés de um Golf. Porém, enquanto a VW não lança o novo Golf no Brasil, ando satisfeito com meu i30; melhor que o VW pra dirigir, principalmente por causa da direção (prog) e da suspensão mais rígida, sem falar na segurança (estrutural) e na garantia. Por fim, esse Golf só vale a pena se for muito barato.
ResponderExcluirgolf é carro de mano .... ainda mais mais com esses financiamentos de 60 meses
ResponderExcluirCarro velho? desculpe-me entrei no lugar errado. Fui!!!
ExcluirO melhor do Golf é o preço do seguro, porque as seguradoras também precisam sobreviver!
ResponderExcluirHaja coragem de comprar um Golf brasileiro (exclusivo para o brasileirinho porque ele é muito especial) e pagar seguro de Audi A4.
Aliás, o Subaru Impreza ficou com seguro próximo ao do Golf, só que um vem do Japão e o outro é do nosso quintal.
Quer se seu carro e bom mesmo e reconhecido no mercado e na hora de vender.Pega essas bosta de 308,bravo,i30 etc...e vai vender se nao acha nem a metade do preço volks e volks parceiro o resto e so carrinho de boneca ,bota seus carrinhos de boneca do lado de volks que vai o que e motor.
ResponderExcluirProcure se informar amigo... o seguro do golf eh caro sim mas nao fle as neras pq o seguro de um a4 eh bem mais alto
Excluir"O melhor do Golf é o preço do seguro, porque as seguradoras também precisam sobreviver!
ResponderExcluirHaja coragem de comprar um Golf brasileiro (exclusivo para o brasileirinho porque ele é muito especial) e pagar seguro de Audi A4."
É que vc não sabe procurar, mas eu dou uma dica para você: Seguro de Golf na Liberty e na Azul. Em ambas, o seguro do Golf 0km, qualquer modelo, fica na faixa de 1.800 reais.
Essa história que Golf tem seguro carro é datada.
Ha ha ha nao troco meus 120cv alemao pelos 150cv koreano do seu i30 ' tenho o golf 2012 top de 58 pau e nao me doeu 400 conto no comando multimidia no volante', e anonimo na boa v'eio to can,cado de dar bucha em i30 e moloster por ai,at'e concordo em rela,cao ao acabamento interior o i30 e' melhr , mais pega seucambio aut. Que e' igual o do opala que 1 2 3 e D com o tip do golf ,,fala ai quem ta atrasado??
ResponderExcluirLindo carro, sou muito fã desse Golf
ResponderExcluirPara os desinformados de plantão: peso potência e torque mais aerodinâmica, coeficiente aerodinâmico frontal é que faz a diferença e não somente potência; ex: o Bora na quatro rodas deu pau nos focus 2.016v que é mais potente por causa do conjunto da "obra" mais ajustado nestes quesitos acima descrito, logo o "conjunto mais eficaz é que faz a diferença" leigos de plantão; e por isto o Golf ainda é um "baita carro" e as mulheres adoram este carrão e ficam bem facinhas!!! ahahahahah!!! babacas!!! abraço
ExcluirO golf realmente um carro incrível, sem contar no sistema de audio que alem de alto, tem qualidade.
ResponderExcluirCaros, acabei de comprar um golf 2.0 tiptronic 2011/2012 com 30.000km. O carro é muito bom. Porém, estou achando o consumo excessivo. Fez 8,2 km por litro na estrada e na cidade fez 6,0 km por litro, com muito esforço. Todas as matérias que li dizem que o carro é relativamente econômico. Será que o carro tem algum problema? Obrigado
ResponderExcluiro meu também faz uma média parecdida 6 cidade e 10 estrada
ResponderExcluirna gasolina ou no alcool?
ExcluirGostaria de saber quantos KM troca as correias dentada
ResponderExcluir??
quanto tempo troca a correira denta da o golf 2.0 automatico 2012
ResponderExcluirgente quero compra um golf
ResponderExcluirJoão Müller, sou representante e tenho um Golf ano 2003 hoje com 391.000 km com itens como motor, bomba d'água e embreagem originais. Portanto só tenho elogios para o Golf.
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