O Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix chegaram ao mercado no último trimestre de 2013, causaram um furor nos consumidores, lotaram concessionárias e viram filas de espera se formarem, enquanto alguns de seus concorrentes diretos, como o VW Fox, viam suas vendas despencarem. Com efeito, tanto Hyundai HB20 quanto Chevrolet Onix haviam superado o compacto da VW em vendas, deslocando-o de sua tradicional posição de 4ª mais vendido no Brasil para a 6ª colocação nesse ranking.
VW Fox x Hyundai HB20 - vendas
Mas o tempo foi passando e com ele o efeito novidade dos lançamentos se dissipando, trazendo mais racionalidade às vendas e restabelecendo as posições. Assim, em março de 2013 o Fox superou o Onix e voltou à quinta posição do ranking dos mais vendidos, ficando ainda um tanto quanto distante do Hyundai HB20, que parecia se consolidar na quarta posição.
Hyundai HB20 x VW Fox - vendas
Mas eis que chegam os números da primeira quinzena de abril e mostram o Fox/CrosFox vendendo apenas 190 unidades a menos que o Hyundai HB20 - um número auspicioso para a Volkswagen, visto que um mês antes, na primeira quinzena de março, a diferença era quase dez vezes maior - precisamente 1.794 carros de vantagem para o sul-coreano.

Hyundai HB20 x VW Fox - gráfico de vendas

E, agora, apesar de ainda não temos os dados de fechamento de abril, até mesmo porque o mês ainda não fechou, os números de venda até o dia 27/04/2013 mostram que nesta última quinzena a diferença entre o VW Fox e o Hyundai HB20 se reduziu a meros 3 carros de vantagem para o Hyundai HB20, conforme mostrado no gráfico abaixo.

Hyundai HB20 x VW Fox - gráfico de vendas

Ou seja, ao que parece, está se desenhando uma tendência de queda de vendas do Hyundai HB20 e uma recuperação do VW Fox - algo que, se se mantiver ao londo das próximas semanas, deve devolver a posição de quarto colocado em vendas para o VW Fox já na primeira quinzena de maio.

54 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu mesmo optei pelo Fox 1.6 com desconto e não me arrependi em momento algum. Por outro lado, se tivesse comprado o da Hyndai estaria amargando mais prestações. Pelo menso nisso não fui burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo da Hyundai vc teria um carro com 24cv a mais que os 104cv do Fox, alémd e ter mais 2 anos de garantia em relação ao carro da VW.

      O pessoal que fica comprando carro a prestação é osso mesmo. =p

      Excluir
    2. Mas o Fox tem painel mais bonito e melhor acabamento interno. E o torque, que é o que interessa, é praticamente o mesmo nos dois carros. Hoje também optaria pelo Fox caso fosse de manual, se a escolha fosse automático, aí ficaria com o HB20.
      Tem outra coisa: o estilo do HB20 já está cansando. É muito na rua, com linhas muito marcadas. Já está enjoando.

      Excluir
    3. Mas isso ai acontecer, você chega em uma concessionaria da hyundai, os caras não dão desconto, nem querem conversar, olha aí o retrato das vendas!

      Excluir
    4. Não vejo muita vantagem em ter mais do que 2 ou 3 anos de garantia.

      Ficar 5 anos preso só em concessionária também é dose. Para quem troca de carro com maior frequência, não faz diferença. Mas para quem demora um pouco mais para trocar... Bem, aí que mora o perigo.

      Tiagojb, sorte sua de ser um dos poucos privilegiados em ter grana pra comprar um carro à vista. 80% das vendas são financiadas, o que faz de você uma pessoa rica num país como este...

      Carro é um conjunto e não se faz apenas de motor. E pelo visto, esses 128 cv do HB não são tão eficientes como muitos esperavam que fossem...

      Curva de torque muito aguda, o que favorece apenas as médias para as altas rotações, faixa que o usuário comum praticamente não utiliza.

      Qual a vantagem de ter essa potência então?

      Excluir
    5. ThiagoJB com certeza vossa excelência é um desses ricos que compram não apenas um, mas até dois se quiser à vista. O que eu tenho a ver com isso? NADA. O que você tem a haver com que compra carro financiado. ESTÁ INCOMODADO? Vou passar o número da minha conta para que deposite 85 mil, pois com dinheiro de otário eu tenho coragem de comprar o novo I30 completo à vista.

      Excluir
    6. Se não me engano, o Fox é 8v, enquanto o HB20 é 16v. Sendo assim, o Fox leva vantagem em velocidades mais baixas.

      Excluir
    7. Ora, se a curva de torque é praticamente a mesma, quem tem 24cvs mais leva vantagem. Por que alguém optaria por menos potência tendo "praticamente a mesma" força de torque??

      Excluir
    8. Vejam, por exemplo, os preços de hoje do Fox 1.6 Toriba Norte/SP: Fox 1.6 completo (ar, direção, airbags, abs, trio elétrico, etc), pacote Trend, cor sólida, por R$37.990,00 e o consumidor ainda ganha o IPVA 2013 integral pago. VEÍCULO PARA PRONTA ENTREGA.

      A matéria fala em compra racional, então vamos lá:
      1) Fox 1.6 completo (IPVA 2013 quitado/pronta entrega) - R$37.990,00;
      2) HB20 1.6 Comfort Plus (mais uns R$1K de IPVA 2013/fila de espera) - R$40.990,00.

      Considerando que os dois carros são bons, dessa forma fica bem fácil entender a boa e merecida recuperação de vendas do Fox.

      A Hyundai precisa cair na real, mudar sua estratégia de preços rapidinho e esquecer da CAOA, que pratica preços absurdos nos carros que vende.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/fox/1-6-mi-8v-total-flex-4p-manual/4-portas/2013/9683732

      Excluir
    9. Carlos,
      a diferença é de 1kgf.m, e isso não é tão insignificante como vc insinua.

      Man,
      Não sou rico não, apenas compro o que posso.
      Em relação a comprar carro caro, faço coro ao Adriano ali embaixo. Sei quanto me custa cada centavo. Tenho um carro de 6 anos, que comprei usado, mesmo podendo ter comprado zero, sem nenhum problema. Não sou rico, mas mesmo se fosse, ainda continuaria tendo um pouco de ideologia não pagando muito mais por algo que sei que não vale.

      Jhoneribas,
      Não tenho nada contra quem compra a prestação, mas quem compra mais que poderia comprar. Do modo que falou, o parece que até o Fox é algo meio demais para seu bolso.

      Excluir
    10. "O pessoal que fica comprando carro a prestação é osso mesmo. =p" Seu texto acima.

      Pelo seu comentário você tem tem coisa contra sim. Talvez inveja: ou por falta de renda suficiente para pagar alguma prestação ou por nome sujo mesmo. Agora eu não tenho nada a ver com isso. Só entrei na história por que você veio questionar o meu comentário. NÃO GOSTOU? SE JOGA.

      Excluir
    11. Realmente não tenho renda suficiente para pagar a prestação de uma Range Rover 4.4. Mas se tivesse em dúvida entre um Freelander SE ou um Evoque Pure, não escolheria o primeiro por ser alguns mil mais barato, como vc fez com o Fox. Se é para comprar, então dentre os preços relativamente similares, que peguemos o que realmente consideramos o melhor.

      Excluir
    12. O Fox é um dos piores carros que já dirigi, levando em conta essa era mais "moderna" do mercado nacional. Muito disso se deve ao fato de ser um veículo voltado para pessoas mais altas, além dos meus 1,74.

      A questão da péssima visibilidade atrapalhada pelas colunas A e B além da pouca firmeza e má acomodação proporcionada pelo assento do motorista são pontos negativos ao meu ver.

      É claro que existem pessoas que não compartilham da mesma opinião e não é meu intuito criticar quem o compra. Apenas deixo meu ponto de vista. Existem outros aspectos do carro que são louváveis como o excelente espaço interno, o câmbio que é muito macio e confortável, etc

      Sem entrar muito no mérito motorização acho apenas que o carro, em razão de seu peso, merecia um motor mais aguerrido embora ache até que os 104 cv atendam de maneira razoável.

      Excluir
  2. Eu não acredito que o HB20 tem 128cv, eu vi um teste que fizeram com gol g6 1.6 e HB20 1.6 na pista kk deu até pena do HB20 na largada e na corrida HB20 perdeu kkk grande mer.... esse HB20 não vale nada ,mas uma mentira acreditar q ele tem 128cv kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falar ateh papagaio fala... mostre vídeo ou posta um link vendedor vw eh fodah... alias todos os testes que eu vi deu hb20 e daqui a pouco vai subir de categoria e ser comparado com carros de 60.000,00

      Excluir
  3. se em 05 meses vc enjoou do design do hb, imagina o fox q é da empresa q todos os carros têm a mesma cara...e que não mudam o carro só o nome...gol g1, 2, 3, 4...........15, 16, 17, 18, 19, 20....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK é isso mesmo...

      Excluir
    2. heheheh.... bem nessa!!! Só pode ser piada essa de que o hb20 já enjoou. Se for por isso o fox faz o povo vomitar!!!

      Excluir
    3. É verdade, concordo plenamente! Fox do tempo do bufa!

      Excluir
  4. o duro é pros fanboys da vw...pagar mais de 100 mil reais no novo fusca (num fusca!)... entrar dentro dele e ver q tem um painel e quadro de instrumentos iguais ao do gol bolinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que quem morre em R$ 100k num carro está pouco se importando com isso (inclusive com opiniões como a sua) e não compraria nada às cegas...

      Excluir
    2. Primeiro que o Fusca de 100k é o completasso. Tem versões mais baratas a partir de 77k. Segundo que QUALQUER Fusca 2013 desses novos anda na frente, traquilamente, de carros como BMW 116i, Mercedes Classe A, BMW 320i, Mercedes Classe C 180 e 200, qualquer Citroen DS vendido no Brasil, todos os pseudo-esportivos Turbo da Fiat vendidos no Brasil, enfim, a lista de carros que o Fusca despacha com tranquilidade é longa...
      Então, para quem quer um carro de alta performance, o Fusca é atualmente uma das melhores opções.

      Excluir
    3. Os painéis dos carros da Hyundai não ficam muito longe de um "padrão" em questão de design/layout em relação à VW.

      O do i30 é diferente do HB20?

      Excluir
    4. MUITO DIFERENTE É SÓ VC VER AS FOTOS...AGORA OS DA VW É IDÊNTICO UM PAINEL DO OUTRO...NÃO MUDA UMA VÍRGULA...DO GOL AO TIGUAN...SÓ A AMAROK SE SALVA..

      Excluir
    5. Vc eh cego. Soh pode.

      Excluir
  5. Poderia pagar algo em torno de 70k em um carro. Mas não sou idiota. Sei o quanto me custa cada centavo. Ainda mais nas carroças vendidas aqui por esse preço. Deixo que os esoertos de plantão discutam que é o 'melhor'. Em minha opinião nenhum desses carros são dignos de discussão, especialmente o Fox que tem um projeto antiquado.

    ResponderExcluir
  6. Fox ja ta com os dias contados, mas o povo num para de comprar, igual a kombi, uno antigo e outros ai. Coisa de pessoas q nao sao exigentes com designer e inovacao. E um direito deles, ja que e eles que pagam. Pra mim HB20 nao me encheu os olhos na CCS, fiquei desapontado! Hb20 comfort plus caro demais, interior muito simples, apertadinho. Percebi que existe muito e propaganda! Peguei um ONIX 1.4 LTZ! Satisfeito demais

    ResponderExcluir
  7. O fox so ta vendendo bem pq a VW ta dando um puta descontão! Meu carro anteror era um fox, agora troquei pelo HB20... Sem sacanagem o HB 20 humilha o fox!
    o painel do HB tem plastico com melhor qualidade!
    o contagiros do HB20 é mais moderno e bem mais bonito!
    o HB tem um motor de 128 cv contra 104 cv do fox!
    o ar condicionado do HB 20 vem de serio, ja o fox é opcional!
    o cambio do HB é automatico, já o do fox e semi automatico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MA VW ATÉ VOLANTE É OPCIONAL...(PROPAGANDA JAC)....http://www.chegadecarropelado.com.br/

      Excluir
    2. E o que adianta ter um motor com 28cv a mais, se o HB20 toma pau do Fox no 0 a 100km/h? Já sei, deve ser pra dizer: tenho 28cv a mais! Que comédia/vergonha.

      Excluir
  8. Fox ja ta com os dias contados, mas o povo num para de comprar, igual a kombi, uno antigo e outros ai. Coisa de pessoas q nao sao exigentes com designer e inovacao. E um direito deles, ja que e eles que pagam. Pra mim HB20 nao me encheu os olhos na CCS, fiquei desapontado! Hb20 comfort plus caro demais, interior muito simples, apertadinho. Percebi que existe muito e propaganda! Peguei um ONIX 1.4 LTZ! Satisfeito demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está satisfeito, mas a informação de que o Fox está com os dias contados não precede, apenas vai ser repaginado em 2015 como qualquer outro. Eu também fiz o teste no Onix e o Fox não perde em nada para ele e nem para o HB20.

      Cada qual compra o carro que quiser.

      Excluir
  9. ta certo que em baixa rotação quase não se percebe diferenças entre o motor do HB20 e do fox, mais em auta rotação o HB20 humilha!

    Tempo 0-100 (Km/h)

    fox 11.o segundos

    HB20 9.3 segundos

    Opinião de quem ja teve os 2, o HB 20 é melhor do que o fox em todos os sentidos, seja em design ou ou em qualidade geral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça números e teoria. Põe seu HB 1.6 do lado de um Fox 1.6 e tire suas próprias conclusões.

      Fica a dica! ;-)

      Se delicie:
      http://www.youtube.com/watch?v=XbngqVXK_Tc

      Excluir
    2. ^^^ Já tive um fox... Alias um cross fox!

      fox não guenta com o HB nunca, se toca!

      Excluir
  10. Gente que mora nos rincões do país nem cogita outra coisa que não VW e suas 600 css. Um ou outro encara Fiat ou GM.

    Então, eles precisam se autoconvencerem de que o fox/gol/sempreamesmacoisa é melhor do que qualquer coisa, pois seria frustrante pros caras gostarem de um carro que não poderiam ter.

    ResponderExcluir
  11. a vw tem volume de produção muitas css um carro com projeto pago e condições de dar descontos generosos por isso ta vendendo bem. eu gosto do fox compraria um prime 1.6 sem problemas melhor que gol g lixo. realmente o desenho do hb20 cansa um pouco mesmo e muito agressivo apesar de bonito.o fox tem um desenho mais harmonioso.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de salientar um ponto importante (que o autor da matéria esqueceu e os fan boys se omitiram de comentar) é que a Hyundau está na capacidade máxima de produção não dando conta da demanda e assim é obvio que o preço praticado será sempre o cheio....já no caso da Volks (e também da Toyota, com o Etios) as vendas decolaram porque a VW (e Toyota) ampliaram os bônus dos modelos para alavancar as vendas. Num cenário desses quem não pode esperar a fila do HB20 parte para a concorrência, incluindo-se ai o FOX, que é um bom carro (tive um até 06 meses atrás) mas que no CONJUNTO demonstra o passar dos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hyundai abrirá o terceiro turno de produção até o meio do ano.

      Excluir
  13. O Fox 1.6 top é muito bom.

    ResponderExcluir
  14. O fox é uma carroça, Fatooo!!!

    ResponderExcluir
  15. Claro... VW encheu os carros dela de desconto, pela primeira vez, morrendo de medo do HB20 e do Onix hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Quem tá interessado pelo HB20, especialmente nas versões 1.6, não vai mais precisar entrar em fila. Pode optar por um antiguinho consolidado como o Fox 1.6, pagando menos (pois há descontos) e ganhando alguns brindes que a VW, nos momentos de soberba, jamais pensaria em dar. Mas pode também optar por modelos recém-lançados, de inegável apelo e com atributos iguais os superiores ao pequeno Hyundai. Falo do C3, do 208 e do New Fiesta, todos bem precificados diante do HB20 em suas versões básicas. Isso ajuda a explicar a diminuição da fissura pelo HB20.

    ResponderExcluir
  17. Andei certa vez em um fox 1.6 e me impressionei com a maciez e acabamento do carro, nem parecia um daqueles pés-de-boi da volkswagen.

    ResponderExcluir
  18. Enquanto a Hyundai não equilibrar a demanda com a capacidade produtiva, eles serão obrigados a aumentar o preço para conter.

    ResponderExcluir
  19. O Fox é bem melhor que o HB20, ninguém sabe sobre a durabilidade de um HB20.

    ResponderExcluir
  20. HB20 já está apresentando problemas nos freios, carro fabricado com pressa, pois a fábrica não tem capacidade produtiva, e além disso não possui estrutura para o pós-venda.

    ResponderExcluir
  21. HB20 é fodah, mostrou o que é o verdadeiro beneficio custo, lindao, tem quase tudo o que preciso, chupa VW e tenta fazer carro que preste e não pague os vendedores para postar merda no blog...

    ResponderExcluir
  22. Hb20 é um baita carro, no chuuze ele recebe muitos votos, creio que podera ser meu proximo carro.
    Pelo que verifiquei nessa votação ele esta bem colocado...
    http://www.chuuze.com/assets/index.php?SES=8

    ResponderExcluir
  23. Acho que a Hyundai acaba de dar um tiro em seu próprio pé: AUMENTOU O PREÇO DO HB20. Agora até eu ficaria propenso a comprar um FOX. Mas prefiro o 208, um carro elegante e bem completo. Já tive um 206 e não tive problema algum durante os mais de 3 anos que tive com ele.

    ResponderExcluir
  24. Os 2 são lindos,mas o fox eh carro pra combate

    ResponderExcluir
  25. fox não tem pra ninguem, motor 1.6 é avião a jato. hehehhe

    ResponderExcluir
  26. Acabei de comprar um Fox, entrei e andei no HB20 e no Onix e os dois não me impressionaram. Tenho carro há mais de 20 anos e posso dizer q o VW é um carro mto bom. Os outros dois, além de esteticamente duvidosos, não valem o q se pede.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem