O Toyota Etios, vem apresentado, desde o seu lançamento, um desempenho de vendas abaixo do observado por seus concorrentes diretos lançados na mesma época - Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Na época do lançamento a montadora divulgou que a previsão era vender 70.000 unidades anuais, o que representava 5.833 carros por mês, sendo que, deste total, 30% (1.750) seriam da versão sedã.

Toyota Etios Sedã XLS 1.5 Preto

O Toyota Etios sedã, porém, vendeu 611 unidades em outubro/2012, 733 em novembro/2012 e 1042 em dezembro/2012. Já em 2013 as vendas começaram a ser aproximar da previsão: 1.424 unidades do Etios Sedã foram vendidas em janeiro, 1.710 em fevereiro, e, até o dia 10/03, já foram comercializados 771 - o que projeta uma venda mensal superior a 2.000 unidades - já acima da meta inicial da Toyota.


Toyota Etios Sedã XLS 1.5 Preto - gráfico de vendas

Esse baixo desempenho de vendas tem sido atribuído ao visual controverso, acabamento simples e ao fato de terem adotado soluções pouco convencionais, como o painel centralizado - itens que causariam a rejeição do consumidor.

Toyota Etios Sedan XLS 1.5 Preto - interior

A Toyota, porém, discorda dessas análises, e diz que as vendas do seu carro estão dentro do planejado. A empresa emitiu um comunicado oficial no qual garante que chegará aos números de venda previstos inicialmente, entre os meses de março e abril. 

Toyota Etios Sedan XLS 1.5 Preto

Além disso, a montadora informa que seu modelo de produção passa por uma fase de "aprendizado", para controle total da qualidade dos produtos que saem da linha de montagem, motivo pelo qual a cadência de produção vai subindo gradativamente.

Toyota Etios Sedan XLS 1.5 Preto

Outro aspecto ressaltado pela Toyota foi que a expectativa de vendas do modelo sedã foi recalculada para 40% do mix de produção, o que significa que deve atingir 2.333 unidades por mês - dentro da expectativa da venda anual de 70.000 Etios (hatch e sedã) por ano.

Toyota Etios Sedan XLS 1.5 Preto

É importante considerar, porém, que esses números de vendas do Etios Sedã, em torno de 2.300 unidades por mês, ainda o colocam muito atrás de seus concorrentes de mercado, visto que a Volkswagen vende em média 8.000 Voyages por mês, a Fiat 9.900 Sienas e a GM pretende emplacar em torno de 6.000 Prismas menais.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Agora que liberou a venda pra pessoa jurídica vai aumentar mesmo, especialmente pra taxistas.

    ResponderExcluir
  2. se diminuir os preços deveria ser 18 mil o básico e o completo 23 mil venderá mais ainda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa fase de "aprendizado" deve ser do tipo: Veja são trouxas aqui, é só fazer propaganda que eles compram qualquer porcaria, e cobrando caro.

    ResponderExcluir
  4. Até os carros da Dacia (submundo Renault) digo Sandero e Duster que foram feitos para paises pobres são melhores que esse Toyota que tambem foi feito para pais pobre... lamentável o brasileiro aceitar isso.. bom.. aceitam coisas piores no poder... enfim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lamentável é vc ser desinformado e postar tanta abobrinha em um blog..este carro é o único dos carros de entrada com nota máxima no latin cap em segurança é um carro com direção elétrica que anda muito e é super econômico e quanto ao design dos edan não deve nada a nenhum da categoria

      Excluir
    2. Fala bobeira nao verme.

      Excluir
    3. Diante de um carro como o Etios, nao sei como tem gente que ainda compra Gol e Uno!

      Excluir
    4. Diante de um carro como o Etios, nao sei como tem gente que ainda compra Gol e Uno!

      Excluir
  5. eu ri muito alto agora, serio mesmo . essa toyota e mesmo uma fanfarrona de primeira, que papo furado e esse dona toyota ? essa carroça e um fracasso total "fase de aprendizado cadência de produção" haaaa vai se lascar toyota .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitado a Toyota é uma das pouquíssimas empresas serias do mercado é a maior do mundo em vendas e qualidade..
      eu é que ri de seu comentário patético vc deve ser dono de fiat ou algo parecido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      o etios esta vendendo bem e carroça são os carros da concorrência falida da Toyota que tiraram nota mínima no latin cap em segurança..
      vc deve ser mais um que acha que carro é só design kkkkkkkkkkkk
      quem vai se lascar são os donos de hb20 e ônix na primeira batida kkkkkkkk

      Excluir
    2. É , o publico brasileiro é trouxa mesmo. Fica bem claro pela opinião do paga pau do pior lixo que a Toyota jogou no mercado brasileiro, e antes que ele diga bobagem pra mim também já vou dizer os carros que tenho, um é um FOX 2010 que uso no dia a dia e o outro é uma BMW 335 2011. Todas as empresas do mundo (não só as montadoras) estão acostumadas e vir jogar migalhas para os brasileiros a preço de caviar. E pior , nós trouxas compramos !!!!. Está mais que na hora de dar um basta nisso. Só ser bom em segurança e mecânica não é suficiente, tem que ser bonito, caprichado e recheado de opicionais. Enquanto nós não deixarmos essas porcarias mofando nas concessionárias, vão continuar a tratar nós consumidores brasileiros, como trouxas que compram qualquer coisa por preços altos. Veja no mercado americano o que é vendido pelo preço desse toyota indiano ridículo. É ser brasileiro não é fácil, justamente porque aqui está cheio de gente que se sujeita a isso !!!

      Excluir
    3. nossa, quanta raiva! estou super feliz com o meu Etios, não dá manutenção, é super seguro, muito macio e econômico... outra coisa, não são opicionais...se escreve opcionais...

      Excluir
  6. cada coisa que a gente lê... quem é o retardado que paga isso tudo nesse carro?? o acabamento do etios consegue ser pior que do uno.. só porque é um toyota não justifica esse preço abusivo.. Ah, antes que venha me criticar, isso é apenas a minha opnião.. pode ser que una concordem e outros não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como se os outros carros de entrada no brasil tivessem acabamento de Ferrari kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. não tem justamento por causa de pessoas como vc, que estão satisfeitos com porcarias a preços altos. Larga na concessionária pra ver se as coisas não mudam.

      Excluir
    3. corrigindo, não tem justamente e não justamento. Aliás aproveitando, o tal defensor do Shrek da Toyota, deve ser indiano.....kkkkk. Por isso gostou.

      Excluir
  7. A Toyota, assim como nenhuma outra montadora obriga ou empurra os carros que fabricam para nós....cabe ao consumidor deixar a acomodação de lado e avaliar as opções existentes, se informar nos canais existentes e deixar de uma vez por todas o fanatismo para com qualquer marca, expediente que a Toyoya acredita que vá funcionar para alavancar as vendas do Etios.

    ResponderExcluir
  8. SE a Toyota melhorou a qualidade de construção dessas unidades mais recentes, não é de se surpreender que as vendas estejam subindo.

    Porque as primeiras unidades são de lascar... Vãos da carroceria irregulares por todos os lados.

    Vamos ver o que vai dar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To duvidando que melhorou, é DUREZA ter que ver isso e o povo comprando, é por isso que qualquer porcaria vende aqui.

      Excluir
    2. Eu também duvido, mas quem sabe a Toyota acorde um pouco depois do fraco desempenho nas vendas...

      Pelo menos se ela colocasse uma proteção nas caixas de rodas, pintasse o cofre do motor e melhorasse acabamento e construção, já seria um bom sinal.

      Então, mesmo com a simplicidade do Etios, creio que os consumidores já olhariam o carro com outros olhos, à despeito do preço e do design discreto...

      Excluir
    3. O Etios, na Índia, já foi melhorado (design e acabamento interno) nos modelos 2013, ou seja, quem compra um Etios no Brasil hoje está adquirindo um carro desatualizado até para os padrões de exigência dos indianos (vejam a matéria nesse blog).

      Excluir
    4. Mas isso sempre acontece no Brasil Rasec, só quando a montadora ta perdendo muito (caso a Ford hoje) que atualiza seus produtos e deixa mais perto do resto do mundo, e mesmo assim rebaixa a qualidade pra continuar lucrando muito.

      Excluir
    5. J,
      É verdade, mas carro desatualizado em relação à Índia é triste!

      Excluir
    6. Pessoal, vocês hão de convir comigo. Tem gente que compra a marca, não o carro.

      Pode até ser que a Toyota represente algo em segmentos superiores, mas um consumidor um pouquinho só mais exigente pula fora desta família Etios.

      Sei que design é relativo, cada um tem seu gosto, etc etc etc. Mas vou dar minha opinião: o carro é feio por fora, por dentro, deve ser feio até por baixo (rs). Esse painel no meio, aquele "pininho" interno de ajustar espelho retrovisor, pô poderiam dar uma acabada melhor nos pequenos detalhes. Simplório demais.

      Sem contar os problemas mencionados por Man.

      Excluir
    7. Velho...vcs não fizeram o test drive!! o carro é excelente, confortável, seguro, estável e anda bem! Esse é o carro. Só falta dar um tapa no visual. Mas ninguem que compra o carro fica do lado de fora o admirando afinal vc fica é do lado de dentro. e carro é meio de transporte. tem que ser eficiente, economico, e te levar aonde vc queira ir com conforto e segurança. Estou mto satisfeito com o meu 1.3x hatch!

      Excluir
  9. A maioria dos consumidores ta mostrando que discorda da teoria de que ser toyota justifica a compra. Concordo que boa parte da recusa vem do visual, mas o baixo desempenho nas vendas é por causa do produto, mesmo. Seria tolerável ser feio, mas oferece pobreza a olhos vistos, custando caríssimo. A saída é a toyota direcionar a produção ao mercado frotista e desovar seu sushi de sardinha.

    ResponderExcluir
  10. Acho que não é só economia porca, é pra provar que o povo é trouxa mesmo, quanto custaria colocar esse painel no lugar certo ???

    Com certeza isso foi pra provar quanto somos otários pra comprar um negócio feito nas coxas.

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma pesquisa de aceitação, o mercado brasileiro é frouxo, importa contêiner de lixo e carros sem acabamento, sem motorização descente, sem itens de segurança, políticos que andam com carros diferenciados e combustível infinito, assim fica difícil, somos cobaias das montadoras e dos bancos, dos eletrônicos, dos alimentos, combustíveis, água, luz... ufff...

    ResponderExcluir
  12. ate o Logan, que na verdade e produto da dacia, subsidiaria da Renault na Romênia,vai passar por uma reestilização ,assim, como o sanderoe já melhorou bastante em relação ao primeiro modelo apresentado, a Chevrolet, teve q se reformular pq estava perdendo muito terreno, a esperença agora e que a Toyota siga o mesmo exemplo e pare dequerer vender sua "grife " a preços altos, descuidando do acabamento ou o etios sedã terá a o triste estigma de " carro de taxista" isso se se confirmar ser um produto tao bom no quesito durabilidade quanto o corolla

    ResponderExcluir
  13. Vejo que o peso do nome Toyota, definitivamente, é o responsável pelas vendas deste carro.
    Acabamento e design é sofrível. Até mesmo o Gol e Voyage, campeão de vendas também vivenciam este fenômeno de marketing, vendem pela fama da marca, visto que o produto, é discutível a sua supremacia entre os demais concorrentes.

    ResponderExcluir
  14. Também com Toyota congelando no desgelando o aumento do IPI e oferecendo IPVA grátis, realmente deveria aumentar um pouquinho. Agora estão oferecendo versões para frotistas. Já me decidi em jamais entrar em um taxi desse. E ainda deixarei bem explícito meu motivo.

    ResponderExcluir
  15. Realmente é um carro que tinha tudo pra dar certo, e consequentemente é um carro muito bom e resistente, seguro.. mas quem sabe ainda a toyota nao reverte essa situaçao relançando o modelo no proximo ano, porque realmente seus concorrentes sao muito mais atraentes

    ResponderExcluir
  16. Painel central eh o de menos para vendas baixas, carro horrivel, acabamento idem, caro pelo pouco que oferece.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, Estou em vistas de trocar meu carro então fui ver esse tal Etios é francamente nunca vi carro tão pobre de acabamento e de design, fiquei tão decepcionado que quando entrei no meu humilde Sandero tive a impressão que meu carro era é um luxo e até mesmo bonito. Ou seja o Etios é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não andou no carro né cara. Vacilou pq é o ponto forte dele. mas e ai? vai comprar qual? não esquece de fazer o test drive.

      Excluir
  18. Acredito que em breve esta história de o Brasil ser cobaia irá mudar!
    Vejam só, hoje o país tem um carro para cada 6 habitantes, para chegar a 1 X 4 não será tão fácil assim, pq quem compra carro novo está inserido na metade da população que tem alguma renda fixa, praticamente metade da população nao tem como comprar um carro novo.
    O funil está apertando para as montadoras, só restam América Latina e África para aumentar as vendas, pq nos países desenvolvidos a onda é bicicleta!
    Realmente a exigência do consumidor encurtaria em muito a mamata das montadoras.

    ResponderExcluir
  19. essa mensagem é para todos que criticam o étios..
    primeiro pense no motivo que vcs brasileiros compram um carro?? (-putz aquela gostosa vai me ver aki ou meu vizinho vai pagar um pau. etc..)sao os pensamentos dos brasileiros que só veem aparencia em um veículo..e não pensa que nós colocamos quem nos mais ama dentro de um carro..a TOYOTA eh referencia mundial sim!! mais referencia no respeito ao cliente,a seguranca de cada cliente eh mais importante que tudo..pode falar oke vc quiser de aparencia,.mais de seguranca e dirigibilidade e conforto vc nao acha na concorrencia..basta vc olhar o tipo de reclamaçoês dos concorrentes..ja vi depoimentos de JETTA zero quilometro(RS50 a 80mil) que veio com o interior do parachoque frontal amassado..isso eh compromisso..vcs vao aprender com o tempo pois quem compra vai ter um carro pra vida toda e não com um gol da vida que dura 2 anos no maximo sem comprometer toda a parte de suspensão aprendam a dar valor a sua seguranca .quem compra nunca se arrepende..

    ResponderExcluir
  20. Antes de criticarem façam um teste drive, conheça a proposta da Toyota, o Étios não é beleza e sim segurança e conforto, não é um carro para boys ou Brothers e sim um carro para quem ama sua família, para pessoas com personalidade própria que não se deixam levar pelas opiniões alheias sem ao menos conhecer de verdade o produto. Parabéns pelo carro TOYOTA, mas o seu erro foi de Marketing ao associar o carro à imagem de jovens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionario de revenda Toyota detected....e ele tem razao,etios so para os sem nocao, os velhinhos e velhinhas do brasil...para pessoas que compram carro sem pesquisar as opcoes no mercado - sabe o tapa olho dos cavalos?...o sonho dos vendedores toyota e' que todos os compradores pontenciais do etios usassem isso e assim acreditassem na conversa fiada: mas esse carro e um `toyota`...e` moderno...confortavel....kkkkk

      Excluir
    2. Vendedor da concorrência FALIDA DETECTD..sem noção é quem compra as carroças da concorrência que não passaram nem no teste de segurança do latin cap onde o etios teve a melhor nota..
      este mesmo argumento ridículo de que o carro é para velhinhos e velhinhas sempre usaram contra o corolla eterno campeão mundial em vendas.
      tapa olhod e cavalos usa quem critica um carro porque tem o painel no centro e é o mais seguro da categoria ai sim tem tapa olhos de jumento kkkkk
      o sonho da concorrência falida é um dia ser uma Toyota por isso passam o dia na internet detonando o etios para ver se conseguem chegar a Toyota mas jamais serão a numero 1 do mundo..
      o carrinho é moderno e confiável mesmo o painel central é prova disso e a nota do latin cap idem ..chupa

      Excluir
    3. Tenho um etios sedan. Etou muito feliz com o carrão que ele eh. Achei perfeito o comentário do amigo.

      Excluir
    4. também gostei do comentário. tenho um hatch 1.3x. o carro é 10 e é barato!! satisfeitaço!!

      Excluir
  21. Tenho um sedan xs e estou maravilhado! Acho que o dono da toyota imaginou o seguinte: "como eu posso fazer um corola mais barato pra atingir um mercado de menor poder aquisitivo? Ja sei!! Vou pegar o corola tirar tudo que não for importante e deixar só a alma e o coração, vou deixar até só uma luz de ré pra ficar o mais barato possivel, vou nem pintar o cofre do motor hhehehehe, deixem comigo que eu vou bolar aqui um corola bem baratinho heheheeh" Na minha opnião foi assim que o dono da toyota concebeu o etios. Quem nunca dirigiu faça um test drive de olho fechado e tente se lembrar de um corola pra ver se eu tô mentindo. Fazer um test drive olho fechado é f... kkkkkkkk. Áh minha única preocupação é com a revenda. Alguem especula alguma coisa sobre a revenda ?

    ResponderExcluir
  22. andei pesquisando muito sobre o etios,e segundo as opiniões dos donos é o carro!
    acredito que quem andam criticando são aqueles que não possuem,e logo logo comprarei o meu!
    é o carro que preciso,ótimo motor cambio conforto e segança,são os requisitos que eu e minha mamilia precisa. mas cada um tem sua opinião e respeito.

    ResponderExcluir
  23. Já tive um Uno e um Sandero, peguei um Etios XS e o carro é de segmento superior, o acabamento nao tem enfeites xingling dos carros mais vendidos, tudo que está ali é bem manufaturado, inclusive a parte mole do painel que abre o capo, deem uma olhada na opiniao do dono da Ig carros, do bestcars, etc. Muito mais ágil e atual que o Sandero, plataforma atual, direçao elétrica, motor japones durável, isso que me interessa, o carro durar e nao me exibir.
    Vejam como estao satisfeitos donos de Fox, Punto, Gol, Onix e os do Etios, Hb20, March,
    o Etios é um carro muito bom e o design dele nao incomoda, ele tem um porte legal comparando com Palio e Gol, estou bem satisfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim, um HB20 custa o mesmo, mas sem ABS e com motor 1.0, espaço inferior e pra mim, acabamento comparável com o do Etios, design é muito pessoal, é um carro moderno,
      se quiser o motor mais potente é muito mais caro que o Etios

      Excluir
  24. Fis o test drive o carro é bom é um gol melhorado só não comprei porque o gerente da loja não quis dar o isofilme como cortesia perdeu de vender um carro de 40.000 por causa de um misero isofilme , em um carro ruim de venda se depender dos revendedores da Toyota acostumado vender carro pra bacana e agora tem que vender carro também pro povão , este carro nem a preço de custo vai vender os cara miserava um isofilme na faixa , isso é uma vergonha .

    ResponderExcluir
  25. Tenho um sedan xls na segunda marcha ele chega aos 90, na terceira 130 e nao bloqueiou a injecao o carro e muito bom suspensao bem acertada andei a 160 na dutra a estabilidade e excelente coloquei o friso lateral na cor do carro numa loja de acessorios por rs 180,00 com o logo etios ficou muito bonito o carro prata com isulfilm rodas de liga leve e farois de neblina ficou otimo com friso prateado na dianteira e traseira paguei no sedan xls rs 40.500,00 na promocao pois seu e rs 43.400,00 tive um bonus de 2.900.os que nao dirigiram o carro ficam criticando so sabem falar do hatch modelo x ocarro e super economico muito gostoso direcao eletrica comprem o xls ele tera mais mercado na revenda que motor 1.5 16v e demais o porta malas 562 litros e demais antes eu enchia o tanque a cada 5 dias agora vou abastecer a cada 9 dias rodando a mesma km de antes muitos tem inveja da futura lideranca da toyota a melhor pos vendas a revisao tabelada e garantia de 3 anos meu mecanico particular olhou o carro colocou no elevador para conhecer gostou muito disse ele e robusto a toyota faz coisa boa pode confiar a vela do carro se troca a cada 100.000km motor com corrente de aco nao usa correia dentada excelente freio abs

    ResponderExcluir
  26. A primeira vez que olhei o carro não gostei....e ouvindo a opinião dos outros piorou....Até que fui escutar e ler a opinião dos donos, quem realmente tem o carro! fiquei muito curioso, esse realmente acredito que seja o carro que talvez ao entrar nele vc não se apaixone, mas depois de dirigir não quer mais largar! Ou seja, o embrulho até pode não ser dos melhores mas oq tem dentro e de grande valor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem toda a razão! e pela qualidade e dirigibilidade eu comprei um e não me arrependo é show de bola

      Excluir
    2. Eu também não gostei do visual dele, mas depois do teste drive me encantei e estou muito contente com a escolha. É um carrão.

      Excluir
  27. Hoje temos 3 etios na minha casa dois sedans e um hatch, o primeiro sedan já passou dos 15mil km rodados, e é fantástica a qualidade do carro, só troquei peças de desgaste natural, nunca tive um problema. Não lembro de ter dirigido um carro tão agradável. ( Prefiro ter 3 anos de garantia e não precisar acioná-la do que ter 5 e usar de 6 em 6 meses...)

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho minha escapade, o8' inteira,super comp,tem ate abs,freio a disco nas 4 rodas,comp.bordo,direção e banco regulavel,faróis regulbeis 10 alturas,interna. Ar,d,t,rodas,interface,chave com alarme,som original,escreve na tela tipo computador....e uma nave 1.6 flex. E oreco ta caindo muito a peugot nao segura preco,só por isso quer um corolla, mas agora tava olhando este novo ai, mas levei medo ,mesmo por que eles nao tem tudo do velho corolla. Já Vidal o 2014 jovens? Kkk nao e mas carro de velho,vão babar no novo e velho corolla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa, legal o seu carro mas, em que língua você escreveu o seu comentário?

      Excluir
  29. Bom pessoal eu sou suspeito para falar do Etios pois eu tenho uma paixão muito grande pela Toyota, mas sem coração o Etios 2014 mudou bastante e aos poucos vai estar vendendo mais que todos concorrentes sabe porquê a Toyota manja muito de como agradar o cosumidor o corola noa começo com aquela gradinha de churrasqueira na frente também tomava pau do Vectra aos poucos foi mudando e hoje quem vê pira. o XRS é nave agora o novo corolla vai quebrar tudo eu conheço bem a Toyota e com ceteza esse irmão mais novo do Corolla que é o Etios vai seguir o mesmo caminho, nas próximas versões vcs podem ter certesa Japonês é mais esperto que nós pessamos.

    ResponderExcluir
  30. Comprei um Etios sedã e estou muito contente. Mudaram o painel todo, acabamento diferente da foto da matéria e mantiveram o preço. Já a re-estilização do LOGAN foi para 48 mil. Um grande absurdo. Comparado com os enfeites do HB20 pelo mesmo preço e motor inferior, e outras marcas também, o Etios é um ótimo carro! E para comprovar a qualidade, já foi na primeira semana. Um motoqueiro imbecil bateu na traseira e só quebrou o encaixe do para-choque, o mesmo ficou inteirinho.

    ResponderExcluir
  31. Para os fracos de plantão!!!não sabem o dizem!!!era uma vez volkswagen,fiat!!! estamos em 2014 agora é TOYOTA na cabeça; eu tenho um Etios e estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem