O mercado de sedãs compactos no Brasil está ficando cada vez mais concorrido, e a chegada do Novo Chevrolet Prisma esta semana, e o lançamento do Hyundai HB20S, na semana que vem, colocam o segmento em um nível de competição elevado, e estabelecendo desafios importantes para os carros tradicionais que já disputavam esse mercado, notadamente VW Voyage e Fiat Grand Siena.
Dessa forma, este artigo tem o objetivo de comparar o Novo Prisma em sua versão topo de linha - LTZ - com seus desafiantes de mercado com configurações de equipamentos similares, que seria o Voyage Comfortline 1.6 e o Fiat Grand Siena 1.6 16V Essence, sendo que tanto o carro da VW quanto o da Fiat precisam ser acrescidos de pacotes de opcionais para ficarem equivalentes ao Prisma LTZ. Os modelos, com respectivos preços e equipamentos seguem abaixo.
Novo Prisma LTZ 1.4 (MyLink + Ar-Condicionado) R$ 45.990
Itens de série: ABS com EBD, Chave canivete com abertura do Porta-Malas, Travas Elétricas, Alarme, Duplo Air bag frontal, Vidros elétricos nas quatro portas com one-touch e fechamento automático, ar condicionado manual, coluna de direção com regulagem em altura, computador de bordo com 5 funções: consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem, direção Hidráulica, sistema de som com (Sistema Multímidia MYLINK, com Tela LCD sensível ao toque de 7', Radio AM/FM, Entradas USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e Aplicativos para Smartphone)
Mecânica
Motor 1.4, com potência de 106 cv @ 6.000 RPM e torque máximo de 13,9 mKgf @ 4.800 RPM.
Peso em ordem de marcha: 1.079 Kg
Volume do porta-malas: 500 L
Garantia: 3 anos sem limite de quilometragem
Voyage Comfortline 1.6 (I-Trend + AC + Sensor de estacionamento) R$ 47.107
Itens de série: basicamente os mesmos do Onix LTZ, exceto o sistema de som, que no Voyage não é com tela sensível ao toque e não dispõe de sistema multimídia.
Mecânica
Motor 1.6 com 104 cv @ 5.250 RPM e torque máximo de 15,6 mKgf @ 2.500 RPM.
Peso em ordem de marcha: 1.029 Kg
Volume do porta-malas: 480L
Garantia: 1 ano sem limite de quilometragem
Fiat Grand Siena 1.6 16V Flex (Kits Evolution, Hi Tech + Vidros elétricos traseiros) - R$ 44.442
Itens de série: basicamente os mesmos do Onix LTZ, mas, da mesma forma que o Voyage, o seu sistema de som é do tipo convencional, e não do tipo multimídia como o do Prisma. Os opcionais escolhidos para deixar o Grand Siena comparável ao Prisma LTZ foram Kit Evolution 2 (Retrovisores externos elétricos, Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, Viva-voz Bluetooth® e entrada USB) - R$ 1.466,00 e Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico) - R$ 736,00 e Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento - R$ 470,00.
Mecânica
Motor 1.6 16V com 117 cv @ 5.500 RPM e torque máximo de 16,8 mKgf @ 4.500 RPM
Peso em ordem de marcha: N/D
Volume do porta-malas: 520L
Garantia: 1 ano sem limite de quilometragem
Custo x Benefício
Os números são claros em mostrar que o Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V, equipado com os opcionais que o deixam em igualdade de condições com o Prisma LTZ e Voyage Comfortline, é o carro que se apresenta com melhor relação custo x benefício deste comparativo. Suas principais desvantagens em relação ao Prisma são: garantia de apenas um ano, contra três do carro da GM, e o fato de não contar com um sistema de multimídia, como o caso do MyLink do Prisma.
O Fiat tem, porém, como vantagens o fato de dispor de um porta-malas ligeiramente maior, com 520 litros, contra 500 litros do Prisma, e o seu motor é o mais potente de todos, graças ao uso de um cabeçote com 16V.
O Voyage, por sua vez, figura como a pior opção em termos de custo benefício, visto que é mais caro que o Prisma, tem porta-malas menor, menor espaço interno, e não conta com um sistema de entretenimento e informação como o MyLink. A única vantagem do Voyage em relação ao Prisma é o fato de contar com um motor 1.6 que tem mais torque, deixando-o mais ágil, sobretudo em trânsito urbano.
Conclusão
A análise fria dos números aponta uma vantagem em termos de custo x benefício para o Fiat Grand Siena, seguindo do Chevrolet Prisma em segundo lugar, e, por fim, o Voyage Comfortline, evidenciando que a VW precisa rever sua política de preços, ou iniciar uma campanha de descontos, pois nada justifica um carro com projeto já defasado e investimento amortizado custar mais caro que um modelo atualizado como o Prisma.
Se é pelo nível de construção e acabamento, o Siena fica na lanterna. Em equipamentos de série, o Voyage fica na lanterna.
ResponderExcluirNão gosto do Onix e nem da maioria da linha GM atual (a exceção é o Cruze), mas pelo menos, se comparado ao Siena, tem melhor qualidade geral.
A VW que se cuide, porque a concorrência principalmente com o Novo Prisma e o futuro HB Sedan será muito acirrada.
Só assim para que a VW equipe mais os seus carros... Uma concorrência faz bem.
Cara, fui nas concesssionarias aqui na região de campinas e apos analise de preço e produto oferecido fico com o Grand Siena 1.6 e basta, porem tenho que esperar encomenda de um carro prata , coisa que o onix seda ja tinha a pronta entrega.
ExcluirBom este motor 1.4 monzatec.
ExcluirMeu pai e eu fizemos o Test-Drive no Prisma, simplesmente surpreendente o nível de conforto que o carro possui. Baixo nível de ruido em um motor 1.4 litros muito possante. Olhamos também o Voyage, que também tem agregado alguns opcionais de série (criaram vergonha no peladão). Porém, optamos por ficar com o Prisma por ser o carro mais confortável e inovador da categoria. Levamos também em consideração o coreano HB20S, que merece seus créditos, no entanto a confiabilidade na marca na hora de vender, ainda deixa a desejar.
ExcluirCara me desculpe mais vc não entende nada de carro, o carro no momento e o grand siena espaçoso e melhor custo benefício, manda seu pai vender este ovo e comprar um carro.
Excluircada um tem sua opnião,
ExcluirGalera, minhas duvidas estão entre: Grand siena 1,6, Prisma Lt 1,4e o novo lougan. qual é o melhor em custo beneficio e no pós venda.
ExcluirGalera, minhas duvidas estão entre: Grand siena 1,6, Prisma Lt 1,4e o novo lougan. qual é o melhor em custo beneficio e no pós venda.
ExcluirMeu caro , precisa ter duvida não, O Grand Siena Essence 1.6 é um baita investimento em sua garagem , verá custo beneficio e assim de olhares para seu novo carro, pode acreditar que o que dizem o contrário são pessoas de índole duvidosa sem nenhum sesso crítico , sobre o fator de ser 16 v , lembre-se que o motor é TORQ , não tem correia dentada e é usado no motores dos Grandes Sedans, pode conferir, abç.
Excluiro Siena tem a vantagem do aro 16 também, mas tem o seguro maior dos três (fiz cotações esta semana pois estou trocando de carro e no Onix fiz do hatch na falta do Sedan).
ResponderExcluirFaltou o consumo do Prisma. Siena também perde para o Voyage nesse quesito.
Enfim, acho que o Voyage nem era pra estar nessa comparação. Seu espaço interno é muito pequeno e você tem toda razão em criticar a VW pelos preços dele.
O problema é que a Chevrolet NÃO inclui seus carros no programa de etiquetagem veicular do INMETRO, então a comparação dos dados de consumo fica falha. Mas, tão logo tenhamos dados comparáveis de consumo dos três carros, iremos publicá-los.
ResponderExcluirDe qualquer forma, o consumo do Prisma, segundo a GM, é até mais baixo que o do Onix, por conta do melhor coeficiente de penetração aerodinâmica, e pelo fato de o novo carro ser apenas 12 Kg mais pesado que o Onix - um feito e tanto da engenharia da GM do Brasil!
Assim, acredito que, em termos de consumo, o Voyage terá uma ligeira vantagem sobre o Prisma.
Que comparativo besta. Na prática nada foi realmente comparado. O Voyage tem o interior mais simples, porém não são encontradas as rebarbas do Grand Siena e do Onix, para quem não acredita é só conhecer os carros ou mesmo observar o vídeo de avaliação do NA. O Voyage tem um motor antigo, mas é o que melhor anda nesse comparativo, deixando muito para trás tanto Grand Siena, que sofre de sobrepeso, quanto Prisma 1.4(onix sedã), para quem duvida pode observar os dados do comparativo da Car and Driver(Grand Siena vs Voyage 1.6 vs Versa), Revista Carro(Prisma vs Voyage vs Grand Siena) ou mesmo a Quatro Rodas(avaliações individuais dos veículos citados). Além de andar mais, o 1.6 arcaico não faz feio no consumo e ainda oferece muito torque em baixas rotações, ao contrário do Grand Siena, que é morto em baixas rotações. Pra finalizar, o Voyage Confortline tem 3 encostos de cabeça traseiros, repetidores de seta nos retrovisores, regulagem do volante em profundidade e controles no volante, coisa que o Prisma/Onix sedã não tem. Pra quem fica repetindo que o Voyage é muito apertado e os outros são enormes, vão fazer test drive, por favor, o Onix oferece religiosamento o mesmo espaço para as pernas que o Voyage no banco traseiro, o Grand Siena também não é nenhuma referência em espaço interno. Pra quem duvidar basta ir conferir isso na CSS. Para quem não quiser fazer isso, então basta entrar no site do NA e assistir ao vídeo de "detalhes" do Onix e do Gol 1.6, que atesta que com o banco dianteiro regulado para uma pessoa de mesma altura, no caso, 1,82m, o espaço para as pernas no banco traseiro é idêntico nos dois modelos. O que deveria ser comparado com o Onix seria a versão 1.6 com opcionais, pois o Confortline tem muitos itens de conforto e conveniência não encontrados no Prisma/Onix.
ExcluirO melhor CxB realmente pertence ao Grand Siena, mas a melhor compra, talvez não. Pagar 1000 reais a mais pelo Voyage confortline, em detrimento do Prisma, é algo totalmente aceitável, visto que este possui apenas 13kgfm de torque máximo com gasolina(a altos giros), não possui 3 encostos de cabeça traseiros, não possui controles no volante, não possui repetidores de seta nos retrovisores, não possui regulagem do volante em profundidade, sobrando apenas o MyLink e a garantia de 3 anos(no Voyage são 3 anos para motor e câmbio apenas).
Fan boy!!! por causa de pessoas como vc que a VW continua achando quem compre suas carroças ultrapassadas.
ExcluirNossa, que comentário bem feito! Não sabe argumentar? Quem compara objetivamente leva o Voyage, se o Prisma tivesse o 1.6 do Sonic a história seria outra, mas é apenas um motor 1.4 antigo, recauchutado, que só oferece desempenho decente com álcool, já com gasolina, o torque e a cavalaria caem muito. Nem sempre o novo é melhor, as pessoas tem de perder essa mania de achar isso, as comparações devem ser feitas de igual para igual, sem essa de "é um projeto moderno" ou "Esse Onix é muito bonito". Projeto novo que não traz nada de novo como o Novo Prisma, eu passo. Tente discutir objetivamente, sem essa de "fanboy", porque isso não cola. Hoje em dia só se tem liberdade para dizer que HB20 e Onix são os melhores, se alguém resolve dizer a verdade, é taxado de "fanboy". Na próxima tente apresentar argumentos e nada de usar coisas subjetivas, pois a discussão deve ser objetiva. (Ex: Prisma é um projeto "moderno", mas usa um 1.4 antigo recauchutado que só presta com álcool e olhe lá, não tem 3 encostos de cabeça traseiros, não tem controles no volante, não tem repetidores de seta nos retrovisores, não possui regulagem em profundidade do volante, além de não poder receber acabamento em couro, como no Voyage).
ExcluirFanboy, vc deve ser um revendedor da VW, pois defender uma carroça e um projeto ultrapassado como o voyage, só pode estar ganhando algo em troca. Voyage hoje é um dos piores carros na sua categoria, va no google e pesquise todos os comparativos, em todos ou ele é o ultimo ou nem está na lista. Pobre VW e seus admiradores arcaicos...
ExcluirComparativos comprados de carros que são lançamentos? Só sendo muito ingênuo mesmo. Dos comparativos apenas os dados técnicos prestam e olhe lá. Mesmo assim a Revista Carro deu a vitória ao Voyage e a Car and Driver sempre coloca o Voyage a frente do Grand Siena, mas, de qualquer forma, esses comparativos são uma piada.
ExcluirPrisma Vs Voyage
Desempenho: Voyage vence com folga.
Consumo: Idêntico em ambos, a diferença é que o 1.4 da GM deveria consumir bem menos.
Espaço interno: Idêntico, quem já entrou nos dois sabe bem disso.
Preço: Bem próximo
Equipamentos: O Prisma tem o MyLink, mas o Voyage tem controles no volante, 3 encostos de cabeça, repetidores de seta nos retrovisores, regulagem em profundidade do volante e acabamento em couro.
Acabamento: O Prisma é mais bonito, porém apresenta as mesmas rebarbas do Onix, coisa que não acontece no Voyage. É possível concluir que se equivalem.
Conforto: O Prisma vence por ter bancos melhores, apesar de não tão bem acabados.
É só comparar objetivamente, o Prisma é inferior.
Gm não pode pois ainda esta usando o motor 1.4 monzatec, ela não sabe o que é um motor.
ExcluirNo passado ela fez um vectra lindo por fora com motor monzatec, a Honda e toyota fizeram festa.
se o Prisma tivesse o 1.6 do Sonic a história seria outra, mas é apenas um motor 1.4 antigo, recauchutado.
Concordo com suas palavras João Paulo. Esse mês fui trocar meu carro, e fiz a comparação com estes três carros, Prisma, Voyage, e Grand Siena. Sou uma pessoa que meço 1,80 e tenho dificuldade de me sentir confortável em certos automóveis, porém testei os carros, o que me senti melhor foi no Voyage, e o carro me agradou muito, tanto pelo conforto e pela motorização, peca em alguns detalhes como opcionais, mais nada de fazer uma grande falta. No Prima por fora parece ser um carro grande, mas quando entrei dentro é um caixote, e na hora de sair do carro tenho que abaixar a cabeça pois bato na coluna de cima. O G. Siena, parece um carro de brinquedo, tem um volante com uma pegada pessima e me senti muito melhor mesmo foi no Voyage, e tem ótimos atrativos, como motorização e economia. Acabei comprando Voyage Highline 1.6 fiz uma ótima compra tenho certeza. E agradeço pelas as dicas de todos aqui no site, foi muito bem aproveitado por mim.
ExcluirAlgo importante que deve ser lembrado são as revisões. Os carros da volks nao a cada 06 meses, mesmo não rodando 10mil. Tive um volks a pouco tempo e senti na pele, ou mehor, no bolso $$... volks NUNCA MAIS!!
ExcluirPucha vida, esse tal de revisão da VW de 6 em 6 meses é uma merda, e o preço das tabelas, nossa é uma facada atrás da outra, Deus me livre.Custei sair dessa
ExcluirEsse comparativo ficou muito bom, mas sabemos que as versões top não são as mais procuradas, até porque o preço se aproxima de carros de categoria superior e a maioria, pelo meso preço, prefere carros maiores.
ResponderExcluirA briga mais acirrada entre esses sedãs compactos, na minha opinião, ficará entre as versões intermediárias Grand Siena Attractive 1.4 x Prisma LT 1.4 x Voyage 1.6.
Fiz uma simulação de preços entre nos site da Fiat e GM:
Grand Siena Attractive 1.4 (ar + kit evolution 2): R$41.657,00;
Prisma LT 1.4 (AR + My Link): R$42.390,00.
Comparando carros com motor 1.4 8V, a vantagem agora parece ser do motor do Prisma (106 cv / 13,9 kgf.m no etanol) em relação ao motor do Grand Siena (88 cv / 12,5 kgm.m).
Detalhe, o Cobalt está com descontos nos preços de tabela. Fiz cotação em um Cobalt LT 1.4 completo ontem (tabela R$44.390,00) e o carro sai por R$42K (12/13, cor sólida).
A briga pelas vendas dos sedãs compactos (mercado de mais de 30.000 carros/mês) está só começando!
Apenas corrigindo, a versão completa que cotei do Cobalt LT é a 1.8 e não a 1.4.
ExcluirRasec, não vale a pena pegar o Siena 1.4. Como já dito em outra matéria aqui (acho), o 1.6 já vem com ar, roda liga leve 16 e motor melhor por 42 mil, quase o preço do 1.4 com ar.
ExcluirMárcio,
ExcluirConcordo. Grand Siena e Cobalt 1.4 não parecem ser boas opções.
O Preço do site Fiat para o Grand Siena Essence 1.6 com kit evolution 2 é R$43.236,00.
Se estão vendendo por menos que isso, legal, sinal que já tem promoção no Grand Siena 1.6.
Em um cenário de concorrência acirrada e vendas abaixo das metas, acho que a GM tb tira R$2K no preço do Prisma LT 1.4, como estão fazendo no Cobalt.
Aí o Prisma LT 1.4 completo sairia por R$40K, um preço mais justo, já que o Cobalt LT 1.8 completo está sendo vendido por R$42K.
Rasec, me ofereceram o Siena 1.6 + sistema de som bluetooth (o deles só serve pra atender celular) e volante multi por 42500,00. Só estou em dúvida porque o Prisma deve ser mais econômico, tem menor seguro e, na minha opinião, é mais bonito.
ResponderExcluirMárcio, entendo seu dilema.
ExcluirO preço do Grand Siena 1.6 que te ofereceram está com desconto e talvez vc não consiga desconto na GM agora, pelo fato do Prisma ser lançamento.
Assim como vc, tb acho o Prisma bem mais bonito e moderno do que o Grand Siena.
O Prisma, com certeza, é mais econômico e o seguro vc já viu que é mais barato.
O motor 1.6 16V da Fiat é mais potente que o 1.4 8V da GM.
As outras vantagens e desvantagens de cada carro estão destacadas no comparativo desse blog.
Boa sorte na escolha!
Estão comparando o prisma com o grand siena porém esqueceram de falar a questão de revenda e confiabilidade do carro a GM do brasil está de todas as formas tentando acertar fico com o pé muito atrás numa montadora que lança o carro e com poucos anos o tira de série a FIAT podem falar o que for mais lança um carro e ele fica e sempre é bem vendido e negócio certo.
ExcluirConcordo plenamente na sua tese, por fazer esta e outras comparações optei pelo Grand Siena 1.6, A questão beleza sinceramente todos me atraiu, mas os opcionais da versão essence 1.6 me cativaram.
ExcluirPRA QUEM NÃO SABE O MOTOR 1.6 DA FIAT É MAIS EFICIENTE QUE O DO VOYAGE E DO GM PRISMA, O MOTOR DA FIAT É MAIS MODERNO DE QUE AS VELHARIAS CITADAS, MOTOR FIAT 1.6 16V E-TORQ 117CV DE POTENCIA, CONSUMO 12,9 NA GASOLINA ESTRADA A 120KM POR COM AR LIGADO.
ResponderExcluirnovo motor SPE da GM é o melhor entre as 4 montadoras.
ExcluirComplementando...tenho um Essence 1.6/16 e na Castelo com 4 pessoas+ bagagem + ar a 120Km/H fez 15,8Km/l, aferidos!!!
ExcluirComplementando...tenho um Essence 1.6/16 e na Castelo com 4 pessoas+ bagagem + ar a 120Km/H fez 15,8Km/l, aferidos!!!
ExcluirESTE PRISMA LTZ ESTÁ MUITO CARO, MESMO PREÇO DO FORD NEW FIESTA SEDAN QUE ESTÁ ANOS LUZ A FRENTE DESTE PRISMA, SE FOSSE BOM A GM VENDERIA NOS ESTADOS UNIDOS.
ResponderExcluirPra quem tem família, o New Fiesta é muito, mas muito apertado. E esse preço aí é do hatch, não do Sedan.
ExcluirNew fiesta piada ne carro com pessima suspençao comparar com prisma piada a ford esta criando carros bonitinhos q so da dor de cabeça
Excluira Vw que sempre esfolou nos, opcionais agora com certeza alguém ta perdendo o sono,na mesma.
ResponderExcluirParabéns, a todos, pelo comparativo do blog e o alto nível dos cometários. Muito bom!
ResponderExcluirO prisma peca em um único item! Ele não tem o controle do som no volante já os outros concorrentes tem
ResponderExcluirCaros, vou comprar um sedã desses. Quero manter o carro por uns oito anos, porque está muito caro comprar carro. O que me incomoda na linha Onix é o fato de não ter marcador de temperatura do motor, um item que eu creio que deveria ser obrigatório em um carro de 40K.
ResponderExcluirPensando em conforto, qualidade, robustez para o dia a dia, e custo de manutenção (seguro, peças, etc), por favor opinem do melhor para o pior:
a) Prisma 1.4 LT
b) Cobalt LT 1.8 manual
c) Versa SL
d) Symbol completo com pack opcional - 38 mil
e) Megane GT (0km) -45 mil
f) Siena 1.6 16V
g) Siena 1.4 16V + ar
f
Espera o HB20S que vai detonar todos.
ExcluirO NISSAN VERSA,, BATE TODOS ATE CHEGAR O HB20S
ExcluirTambém acho que o Versa é o melhor em CxB. Não o compraria apenas por causa da traseira de bunda caída, afinal compra não é 100% razão.
ExcluirCobalt é beberrão, então ficaria mesmo entre Grand Siena 1.6 (1.4 + ar é quase o preço do 1.6 que já vem com roda liga leve 16, não bobeie) e esse Prisma.
Já comparei os quatro carros (incluido Fiesta) e já adquiri o Grand Siena 1.6 , pois no teste real é mais espaçoso para quem tem mais de 1,8 mts de altura com espaço para entrar e sair mais racional, melhor motor, mais opcionais, economico tambem e depende muito da pecinha que vai atras do volante, acabamento todos uma merda em qualidade dos materiais utilizados e preço de seguro depende de perfil e local de utilizaçao portanto não pode ser usado como referencia pois para mim o VW é mais caro e os demais equivalentes.....
ExcluirO HB20s chegou e não detonou tanto assim! Ainda está atras do siena, do prisma e do voyage!
ExcluirAchei o HB20s bem atraente e tentador, mas aí vem aquelas perguntas básicas: e se der algum problema terão peças de reposição?? Um colega teve problemas no ar cond. do HB20 e ficou quase 30 dias aguardando a peça. Acho todos os carros das Hyundai bem bonitos, modernos mas o problema são as peças de reposição para todos os modelos. Pesquisem no google!
Excluirolha eu que sempre fui fã da fiat e sim calro do siena, hoje ja estou mudando um pouco de opiniao, mas sim falando em termos de beleza, o novo prisma o onix sedãm relamente esta show de bola, sem contar o hb 20, acho que a volks e a fiat tem que fazer alguma coisa
ResponderExcluirNa minha opinião, o vw não entraria no assunto, pois o mesmo não tem conforto, beleza, mala, e a posição de dirigir é muito ruim, banco baixo em fim... parabéns pra Fiat e Chevrolet estão aos poucos se adaptando as tecnologias e as exigências dos brasileiros.
ResponderExcluirNão sei não se esse novo prisma está tão bom assim... só sei que comprei o novo prisma 1.4 LT por R$44.000,00 e não me entregaram ainda dizendo que a GM recolheu todos os prismas para Recall, para troca de peça... mal lançou e já tá com problemas? só sei que enquanto isso estou andando a pé... Devia ter aguardado lançar o HB20S...Se arrependimento matasse...
ResponderExcluirCara comprei um prisma lt 1.4 e a concessionaria me entregou em 10 dias e vou te falar nao me arrependo otimo carro anda bem e meu tio compro o novo voyage e se arrependeu de nao ter comprado o prisma, bom cada um tem um gosto de uma coisa eu sei to super feliz com prisma
ExcluirGostei muito de todos os comentários e explicações, eles me ajudaram a optar pelo gran siena, que sem dúvida não é tão bonito quanto o onix, mas o conforto e o desempenho do motor compensam.
ResponderExcluirOpção acertada , o que os olhos não vê jamais sentiram o prazer de dirigir um grand siena, fico com pena daqueles que optam por outro sem almenos conhece-lo.
ExcluirSiena 1.6 tem o melhor custo benefício de longe. Fiz o teste drive em vários carros e vou passar as minhas opiniões:
ResponderExcluirVoyage - Terrível, interior do GOL em um sedan que diz ser de categoria superior. Painel pobre e interior apertado. Motor arcaico, a pior opção.
Prisma LT 1.4 - Carro muito bom na cidade mas barulhento na estrada. Na estrada parece carro popular, lembra até o antigos Flexpower 1.4 da GM, isso se não for igual. Acabamento do interior com plástico de baixa qualidade, mas design externo muito bonito. Pelo design eu ficaria com o new Prisma.
Siena 1.4 - Bom para a cidade, mas colocando todos os opcionais fica pelo preço do 1.6. Na estrada é manco, parece carro 1.0, o 1.4 da Fiat é ruim em rodovia.
Cobalt - Nem fiz o test drive, acho horrível de feio.
Siena 1.6 - Olha, não tem como comparar. É um 1.6 16v, na estrada o carro anda igual muito sedã grande com motor 2.0. Rodas aro 16 de série, ar condicionado, computador de bordo muito bom. Não tem o que pensar, quem olha motorização leva o Siena 1.6 16v. É mais barato que o Voyage que usa motor superado e anda muito mais que os 1.4 da GM. Só não pegue com câmbio Dualogic, pois é um câmbio que não é confiável (tem histórico de problemas) e pode dificultar a revenda (manutenção cara desse tipo de câmbio automatizado).
Creio que os três carros são muito bons. O novo PRISMA vem com o motor 1.4 que traduz economia de combustível e um designer elegante. O grand SIENA que é bonito e tem bom espaço interno e bom torque. O Voyage é lindo e tem um bom motor 1.6. contudo vi o Cobalt sendo citado neste site, particularmente acho que dentro do segmento desses três, o COBALT vem se apresentando como uma ótima opção devido seu ótimo custo/ benefício e grande volume de vendas. Observei os dados do cobalt fornecidos pela Chevrolet e fiz um comparativo com os três citados neste segmento dos sedãs compactos, o COBALT:
ResponderExcluirÉ o maior em comprimento= 4,479m;
É o maior em largura = 1,735m ;
É o maior em altura=1,514 ;
É maior entre-eixos = 2,620m ;
Tem o maior porta malas = 563 l ;
O motor de maior cilindrada= 1.8 ou ter o motor econoflex 1.4 ( usado na valente Montana 2013);
Na versão 1.8 apresenta o maior torque = 17,1 kgfm;
Na versão 1.8 pode ter um ótimo cambio automático de seis marchas GF6 ( o mesmo do luxuoso Cruze)
É um veiculo de concepção GSV – “global small vehicles” com designer clássico e que agradou demais, visto o volume de vendas no Brasil;
Garantia de TRÊS anos.
Só que bebe para caramba. Esqueça se não quiser casar-se com um posto de gasolina.
ExcluirQue comparativo besta. Na prática nada foi realmente comparado. O Voyage tem o interior mais simples, porém não são encontradas as rebarbas do Grand Siena e do Onix, para quem não acredita é só conhecer os carros ou mesmo observar o vídeo de avaliação do NA. O Voyage tem um motor antigo, mas é o que melhor anda nesse comparativo, deixando muito para trás tanto Grand Siena, que sofre de sobrepeso, quanto Prisma 1.4(onix sedã), para quem duvida pode observar os dados do comparativo da Car and Driver(Grand Siena vs Voyage 1.6 vs Versa), Revista Carro(Prisma vs Voyage vs Grand Siena) ou mesmo a Quatro Rodas(avaliações individuais dos veículos citados). Além de andar mais, o 1.6 arcaico não faz feio no consumo e ainda oferece muito torque em baixas rotações, ao contrário do Grand Siena, que é morto em baixas rotações. Pra finalizar, o Voyage Confortline tem 3 encostos de cabeça traseiros, repetidores de seta nos retrovisores, regulagem do volante em profundidade e controles no volante, coisa que o Prisma/Onix sedã não tem. Pra quem fica repetindo que o Voyage é muito apertado e os outros são enormes, vão fazer test drive, por favor, o Onix oferece religiosamento o mesmo espaço para as pernas que o Voyage no banco traseiro, o Grand Siena também não é nenhuma referência em espaço interno. Pra quem duvidar basta ir conferir isso na CSS. Para quem não quiser fazer isso, então basta entrar no site do NA e assistir ao vídeo de "detalhes" do Onix e do Gol 1.6, que atesta que com o banco dianteiro regulado para uma pessoa de mesma altura, no caso, 1,82m, o espaço para as pernas no banco traseiro é idêntico nos dois modelos. O que deveria ser comparado com o Onix seria a versão 1.6 com opcionais, pois o Confortline tem muitos itens de conforto e conveniência não encontrados no Prisma/Onix.
ResponderExcluirO melhor CxB realmente pertence ao Grand Siena, mas a melhor compra, talvez não. Pagar 1000 reais a mais pelo Voyage confortline, em detrimento do Prisma, é algo totalmente aceitável, visto que este possui apenas 13kgfm de torque máximo com gasolina(a altos giros), não possui 3 encostos de cabeça traseiros, não possui controles no volante, não possui repetidores de seta nos retrovisores, não possui regulagem do volante em profundidade, sobrando apenas o MyLink e a garantia de 3 anos(no Voyage são 3 anos para motor e câmbio apenas).
Nitidamente vc é um fan boy dos pés de boi da volks. O Gol e Voyage G5 são verdadeiras piadas perto dos concorrentes. Essa historinha de volks num quebra é conversa desde o gol bolinha. A volks hoje empurra caixotes sem acabamento, qualidade e nem visual em sua linha de entrada. Tudo porcaria.
ExcluirOlá! Tenho um voyage 1.0 ano 2010. Agora em julho próximo quando ele completa 3 anos de uso, pretendo trocá-lo por um novo carro. Fiz um test drive no Cobalt 1.4 e aprovei o espaço interno e o porta-malas, apesar de não gostar do design, é um carrão. Estou analisando agora o Novo Prisma e o HB20S. Mas antes de fechar negócio, gostaria de saber a respeito do novo fiesta sedan que está para ser lançado, já há alguma notícia quanto do preço das versões e dos equipamentos de série?
ResponderExcluirEsse Voyage parece que foi fabricado na década de 90, A GM ainda teima em usar motores ultrapassados, mas fez um carro descente , a FIAT é a única a inovar, mas tem um custo muito alto e o problema da desvalorização maior.
ResponderExcluirJá tive um Gran Siena 1.4 e para a minha utilização está muito bom. Acho que comprarei outro, pois o meu foi roubado no mês passado.Hoje encontrei na Amazonas por R$38.500,00 completo, ar,ve,te,direção hidráulica, abs, air bag. Cor sólida.
ResponderExcluirbom em termos de beleza eu ficaria com a ecosport titanium mais de espaso com ogrand siena nao gostei do prisma porqe ele se parese muito com o cobalt e nao fico com o iena pois ele e 16 valvulas por isto eu prefiro o voiage por estilo
ResponderExcluirSó para constar, eu comprei um Grand siena essence 1.6 dualogic 2013 que já vem com o câmbio mais moderno que é o plus. Meu carro anterior era um voyage comfortline 1.6 2010/2011 i-motion, diante disso eu tenho como comparar os dois e digo a todos não tem compraração o carro da fiat esta ano luz na frente da carroça da volks wagen que o amigo João Paulo tanto elogia, o câmbio nem se fala e além disso o motor de arranque da volkswagem está vindo com problemas, tive inúmeros problemas com o voyage. Se alguém quer comprar um voyage, não comprem é uma M...!!!!!!
ResponderExcluirAbs
Caros comenaristas desse blog
ResponderExcluirTenho um siena HLX 2010 1.8 e pretendo trocar por um carro zero mas que não custe absurdos. Estou acostumado com o conforto e potencia que tenho mas não acho carro que me ofereça o mesmo por menos de 50 mil...
Não ligo pra consumo e sim força e conforto, viajo e encontro varios lançamentos sofrendo em serras pra me acompanhar. O novo Siena 1.6 é mais fraco que o meu atual. Ouvi até a pérola na concessionária para chipar que vai anda parecido!!! Esta dificil compra um carro zero que me apresente o pacote que tenho por um preço correto. Nem uma simples capa de porta aveludada e não plasticos esta facil de se encontrar. Vi o novo HB20s e me assustei por ser um carro desproporcional alem de fraco. Os carros estão perdendo qualidade e potência, ja que a grande maioria quer baixo consumo e eu não... espero a opinião dos senhores.
Quer gastar 50K? A melhor opção é um Golf Sportline 2014 1.6.
ExcluirTem um monte de gente que vai falar que o carro é defasado, etc, e tal.
Esse povo não entende de carro. Leia quem entende: Bob Sharp - o maior e mais competente jornalista automotivo do Brasil (já foi editor chefe da 4 Rodas, Revista Carro, etc e tal). Veja o que ele fala sobre o Golf Sportline 1.6 2014 no link abaixo:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/05/golf-das-auto.html
Ou seja, para quê pagar 50K em um hatch compacto "premium", se pelo mesmo preço vc pega um Golf.
Se está em dúvida, faça um teste-drive em um HB20 ou 208, e depois faça no Golf, e sinta a diferença. Volte aqui depois para agradecer,ok?
Realmente Carlos o Golf me parenta ser bem mais confiavel que um HB 20.. Fiz um teste drive no HB 20 e me descpecionei mesmo com o carro internamente. Quando andei achei que falta de motor, isso que nem sempre o carro de teste é igual ao que sai de linha de produção, esta cheio de carro de test drive chipado pra maquiar o desenpenho do carro.
ExcluirPesquisei todos os carros e comprei um Voyage 1.6 completo mecanico dá de 10 no Prisma e no Grand siena tenho um amigo que coprou um prisma desde novo e está cheio de barulho e o siena parece que os arremates foram feitos no estilete.
ResponderExcluirCara seu colega e sortudo entao pq comprei um prisma faz 20 dias o carro anda muito e super silencioso e boa sorte com seu voyage pq prisma nem se compara com voyage , wv carrinho de plastico acabamento podre e bancos duros acorda sai da wv e compra um carro de verdade
ExcluirVoyage e gol são carroças perto da concorrência. Essas linhas da volks pararam no tempo. Siena está anos luz a frente dele e um pouco a frente do prisma.
Excluiro grand siena e rápido e tem um motor melhor que o do Voyage ( 1.6 101 e 104 cv) o prisma ( 98 e 106 cv) so quem supera esse motor e o HB20S (122 e 128 cv) mais o cambio automático de 4 marchas também não ajuda.
ResponderExcluirNinguem falou do toyota etios porque sera? Vai por todos estes no bolso.
ResponderExcluirQual a opinião dos senhores sobre o J# Turin 2014?
ResponderExcluirLi todos comentário de vcs quer un carro de verdade fasa igual eu compra un fusca
ResponderExcluirVoyage é carroça! e por dentro, minha brasilia que eu tinha era bem mais bonita... estou entre o siena grand e o prisma
ResponderExcluiro voyage oferece mais opções do que o prisma, estou comprando um voyage 1.6 completo com sensor, farol de neblina, engate, i-trend, retrovisores elétricos e vidro nas 4 portas e computador de bordo por 42k enquanto o prisma mais completo com tudo isso esta 46 sem sensor de estacionamento e retrovisores eletricos só que vem com My-link ... sem contar a taxa de juros... vw vale mais a pena é o que penso....
ExcluirEsse anônimo que insiste em meter o pau na vw deve ser pq o urso dele deve possuir um!Todo mundo sabe que a vw sempre foi a mais confiave! e de maior desempenho e durabilidade!
ResponderExcluirNão é mais desde o golo bolinha. Parou no tempo. Regrediu.
ExcluirA melho opção tando faz:voyage,saveiro,gol ou fox!Todos esses 3 tem o melhor custo-benefício!
ResponderExcluirVW É VW O RESTO É PARAGUAI!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluiragente entra para ler coisas interessantes e tirar duvidas e ficam esses caras de discussão boba....vamos la galera, vamos falar de consumo de carro,parece até que vcs são filhos dos donos!!!Quero saber sobre o CONSUMO dos carros,até agora nada de interessante.
ResponderExcluirNão sei dos outros mas o Voyage 1.6 no álcool fica na média em 8km/l (10 km/l na estrada e 6 km/l na cidade)
ExcluirJ.W. Comprei um voyage 1.6 13/14 zero a uma semana o carro superou todas expectativas,o carro é uma bala.Ainda não tirei o consumo mas nos próx 15 dias vou postar aqui o consumo na gasolina e no álcool.
ResponderExcluirJ.W VOYAGE 1.6 fez 10 km com o litro de gasolina misturado estrada com cidade com 85% do tempo com o ar-cond ligado.
ResponderExcluirO acabamento interno dos carros da GM estão uma porcaria, peças de plástico muito frágeis que ficam rangendo com o carro ainda novo. Quem só anda no asfalto nao sabe disso. E o consumo também meu amigo, acelera o carro que vc vai sentir no bolso, quem tem pé de moça pode dizer que não bebe!
ResponderExcluirO grand Siena, acho excelente, muito bom mesmo, carro moderno mantendo qualidade pré estabelecida, o ruim é comprar um carro que de dois em dois anos perde valor por conta de uma versão totalmente diferente, é dizer de um carro com dois anos de uso: EU TENHO UM SIENA DO MODELO ANTIGO!
O Voyage deixa a desejar em tecnologia e inovação. O restante tá filé, e eu afirmo, QUEM GUENTA PAU É ELE.
Ah se eu pudesse comprar uma carroca dessas!
Eu quero ver daqui a 5 anos o Prisma o Siena o Cobalt o Hb20s tudo cheio de acessório e o carro batendo, para choques arriado, direção descascando, manutenção cara... e meu voyage guentando cacete!
ResponderExcluirVolks bate mais que escola de samba amigo. Fan boy vc heim. Volks já era. Só da linha golf pra cima que presta.
ExcluirTenho um Voyage 1.6 i-Trend manual 2012/2013 G5 com 25000 km rodados. Por enquanto sem qualquer barulho... ainda parece novo. No computador de bordo o consumo no álcool fica em 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada @ 110 km/h ambos com Ar ligado. Como rodo meio a meio entre cidade e estrada, a média de consumo no modo 1 (acumulado) do computador de bordo sempre fica em 8 km/l.
ResponderExcluirO ponto forte do Voyage é o motor... possui alto torque em baixa rotação 15.6 kgfm @ 2500 rpm e excelente relação peso/torque de 63 kg/kgfm. É só pisar que o motor responde. É muito ágil na cidade. Na estrada, as retomadas são curtas e rápido nas ultrapassagens.
Comprei faz poucos dias um Voyage 13/14, 1.6 com Itrend. Cara, os outros com menos acessórios ficavam mais caros (Prisma 1.4 e Grand Siena 1.6). Quanto ao conforto, os dois são superiores, mas não achei ruídos ao dirigir o Voyage. Motor responde imediatamente, consumo baixo, boa posição para dirigir, espaço interno muito bom para 4 pessoas e banco com regulagem de altura. O design do carro agrada a alguns pq passa uma imagem de confiança, o que é reflexo da qualidade da VW. Já tive carro da fiat, chevrolet e agora VW. Encontrei o caminho certo.
ResponderExcluirBom meu pai comprou um G. siena 1.6 sublime igual ao da foto e digo que o carro é maravilhoso e todos os quesitos e super econômico na estrada cidade pelo porte dele também é, nem tudo é flores a única dificuldade que vejo é só em baixas rotações < 2000RPM ele fica fraco tirando isso nota mil.
ResponderExcluirEsse motor E-torq é fantástico pois nem precisa de troca com correia dentada.
Gente isso opinião minha cada um com a sua!
J.W Viajei 1.300 km com o ar-cond ligado direto de 100 a 140 km por hora + bagagem e 3 tripulantes e meu Voyage 1.6 ano 2013 mod 2014 fez 13.6 na gasolina.Estou a 3 meses com esse carro e ele está com 7.300 km,não bate nada e olha que pego boraqueiras,estou satisfeitíssimo.Só não achei que valhe a pena colocar álcool,achei que consome muito rápido.
ResponderExcluirDirigi um voyage 1.6 comfortline e achei muito bom tanto na estrada e econômico. Com ar ligado não notei perda de potência. O que me surpreendeu foi o pouco consumo de gasolina. Mas acho o siena mais bonito e na estrada acredito que o motor 1.6 16v deve andar mais e consumir o mesmo que o voyage. Quase comprei um prisma 1.4 ltz completo zero e muito lindo por 45 mil. Mas minha necessidade era de um utilitario leve então acabei pegando uma saveiro trend. Mas futuramente quero um sedan e irei fazer um teste drive em todos estes menos no voyage que ja conheço. Entra no teste o novo logan que na cor marron ta Lindão.
ResponderExcluirPena que são muito caros. Os carros no Brasil custam 4 vezes mais caro que nos EUA e lá a gasolina e as estradas são boas. Até quando vamos aceitar isso?
ResponderExcluirNossa quanta bobagem li nesses comentários....eu tenho o Gran Siena e minha esposa o Prisma e meu filho o Voyage, eu já viajei com os três carros e todos são excelentes carros.
ResponderExcluirNo meu Siena não vejo rebarbas no painel como citaram acima, caros eles são sem duvidas, mas EUA é EUA e Brasil é Brasil, no Chile se encontra carros as vezes carros mais baratos que nos EUA, diferença no meu ver é que no Siena Sublime se tem a impressão de estar em carro de luxo devido aos seus opcionais e é o mais econômico dos três mas nada que desmereça os outros, se for comprar recomendo os três pois são ótimos carros, mas como o brasileiro de sofisticação indico o Gran Siena Essence Sublime!!!
Tive um Fiat Grand Siena 1.6 Essence e me desfiz por dificuldades financeiras. Hoje tenho um Ford New Fiesta Sedan, que está à venda porque não presta!!! Vou publicar um comentário honesto envolvendo estes 2 carros: Negativo Grand Siena: O Fiat tinha de tudo o necessário, mas a Fiat ainda sofre de um pensamento de achar que os passageiros dos bancos traseiros gostam de manivelas de subir e descer vidro, e o vidro elétrico é vendido à parte. Precisa superar este pensamento. Freia muito bem, excelente, mas a estabilidade em curvas... ai, ai...
ResponderExcluirPositivo Grand Siena: Trabalho na cidade vizinha, e são 200 km de trecho rodoviário e uns 12 de trecho urbano. Sinceridade, como motor 1.6 era mais econômico que 1.0, que já tive também. Fazia tudo isto, viajando a 130 km/h (Ar ligado e 2 acompanhantes) por incríveis R$ 46,00 no álcool. Também amaciei bem o carro... A suspensão era super bem adaptada para nossas, digamos... estradas. Bonito, completo, computador simples de usar, etc...
Ford New Fiesta Sedan, ponto positivo: Bonitinho!
Pontos negativos do Ford: Tudo! Carro rebaixado demais, pega em tudo. Suspensão barulhenta, que aumenta com o tempo e fica inacreditável de batidas secas e altas. Gasta um absurdo de combustível se passar de 120 km/h ou se ligar o ar condicionado. Tem motor e ar condicionado, mas não pode usar... o painel tem marcador de temperatura ambiente, mas não tem um simples marcador de temperatura da água do motor, que qualquer uno ou gol velho têm. O som é uma porcaria, sem entrada USB (E até 2015 era assim no Novo Ka) e sem conexão BlueTooh, coisa de praxe no Fiat! O tanque de gasolina não tem sequer a tampa de combustível, e eu não sei se a Ford, ou não entende o Brasil, ou não o respeita.
Neste meio tempo tive um VW Polo 1.6 sedan, por 2 semanas, e vendi dando grande desconto para me ver livre daquilo. Era 3 voltas em um quarteirão e baixava 1/8 do tanque de gasolina. E potência na estrada, melhor nem comentar...
Brasileiro gosta de carro bonito, pode ter só a carcaça que o povo tá comprando. Se for novidade então, nem se fala, ele quer ter, muitos não sabem nem o que é torque, compram essas carroças, pagam uma fortuna, nem tem casa para morar, mas carro tem, e acham o máximo pagar esse preço absurdo nessas merdas de veículo.Deveria ser proibido vender essas vistas no Brasil. Enquanto isso veja os modelos americanos e de outros países. Os caras não são bestas, não aceitam qualquer coisa não. Se não for bom e tiver preço justo não compram mesmo.
ResponderExcluirNos Testes de Pistas Realizada pelo pessoal da Oficina Motor da GLOBOSAT , O Voyage humilha o Prisma em Tudo.
ResponderExcluirAté que fim alguem que falou a verdade. O VOYAGE é o mais rápido na arrancada, responde bem nas ultrapassagens. O Siena, excelente carro, já tive um, é 1.6 16 válvulas e 117 cv tem a obrigação de andar mais. No entanto, tem o mesmo desempenho que o vw. Nas arrancadas em subidas, rampas o fiat custa responder. Já o Prisma é bonitinho mas fica pra trás. Humilhado.
ExcluirTô de prisma e tô de boa, muito confortável , boa estabilidade e o melhor seguro mais barato e revisões mais baratas, este sim é o melhor benéfico. não é a toa que é o sedan mais vendido.
ResponderExcluirÉ muito interessante ler as posições e opiniões. Cada um tem seu gosto, afinal somos diferentes. Ajuda muito na escolha comparativos de consumo (álcool/gasolina/x estrada/cidade), manutenção, seguro.Obrigado a todos!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.