O Chevrolet Prisma LT 1.0 é a versão de entrada do carro que é a configuração sedã do Onix, com preço sugerido na versão básica de R$ 34.990 reais nas pinturas sólidas, como o Vermelho Pepper do modelo das fotos, ou Branco Summit ou Preto Global.
Caso se opte por um modelo com pintura metálica (como o Prata Switchblade mostrado na foto abaixo) ou o Cinza Sand, o preço sobe para R$ 35.990 reais.
O Prisma foi totalmente desenvolvido no Brasil, em um projeto paralelo ao Chevrolet Onix, o novo sedã da marca, entretanto, pretende ir além e estabelecer um novo conceito de três volumes, que a GM chama de Sport Sedan, que seria um modelo com linhas mais ousadas, e com itens de tecnologia e conforto.
A traseira do Prisma é caracterizada por "ombros" laterais avantajados, que fazem do terceiro volume o ponto alto do desenho do Prisma. Essa traseira avantajada e imponente foi desenvolvida para que houvesse uma superfície escultural que concedesse dinamismo e velocidade ao carro.
Já em sua lateral, o departamento de estilo buscou um recorte de linha que fazem um jogo de luz e sombra que proporcionassem um visual esportivo ao carro. A carroceria tem um visual robusto com grande acentuação acima das rodas, e dá a impressão de que o carro está levemente inclinado para frente, passando a sensação de estar pronto para acelerar.
Já a dianteira é exatamente igual à do Onix, marcada pela grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada, capô curto, deixando o vidro dianteiro do parabrisa em um ângulo mais agudo, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.
No quesito rigidez torsional, o Prisma 2013 apresenta um comportamento 25% mais eficiente do que o modelo anterior. O coeficiente aerodinâmico por sua vez é de 0,32. Os poucos décimos que separam o valor de outras referências, no entanto, representam uma significativa melhoria no que se refere ao desempenho e consumo do carro. Segundo a GM, este Cx de 0,32 é o melhor coeficiente aerodinâmico do segmento.
Outro ponto destacado é o design “clean” do porta-malas, que proporciona redução acentuada de vibrações da traseira.
Interior
Como no Onix, o Prisma tem a leitura própria do conceito Dual Cockpit encontrado em outros modelos da Chevrolet e que mescla mostradores analógicos e digitais, com LEDs no painel de instrumentos na configuração Ice Blue.
Além disso, a ausência de bloco central de console, dando lugar a linhas horizontais contínuas em toda a extensão do painel do carro ajudam a ampliar a sensação de espaço.
Painéis e portas apresentam acabamento que combina nas cores preto “Jet Black” e marrom "Very Dark Neutral”.
O estofamento conta ainda com costuras "Golden Coast", que combinam com os detalhes cromados, aplicados em botões, aros das saídas de ar, anel da manopla de câmbio e maçanetas.
Itens de série
O preço básico sugerido do Prisma (R$ 34.990 na cor sólida e R$ 35.990 na metálica) inclui os seguintes itens de série: alarme Anti-furto, air bags frontais para motorista e passageiro, Protetor de Cárter, Freios com ABS (Anti-lock Brake System) com EBD (Electronic Brake Force Distribution) na 4 rodas, travamento automático das portas ao atingir 15 Km/hm.
Os itens de aparência são grade frontal do radiador na cor preta com os contornos cromados, maçanetas externas das portas na cor do veículo, Maçanetas internas das portas cromadas, Painel de instrumentos na cor "Jet Black" (Tonalidade Cinza Escuro) e painel central com pintura na cor "Very Dark Neutral" (Tonalidade Café), Rodas de aço de 14" x 5,0 J e calotas integrais na cor prata.
Os itens de conforto e conveniência são abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento. Abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.
Além disso temos coluna de direção com regulagem em altura, Controle central das travas elétricas das portas posicionado no painel central, Desembaçador elétrico do vidro traseiro temporizado, Direção Hidráulica, Sensor de Estacionamento traseiro, Sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas), sistema de luz "leve-me" (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto).
O carro também vem com antena no teto e provisão para instalação de rádio (não incluso fiação para alto-falantes nas portas), e os bancos em tecidos com padronagem "Heritage" (Tonalidade Cinza Escuro e com detalhes na tonalidade Café) e banco traseiro bipartido 60/40 rebatível e dois encostos de cabeça com regulagem em altura e removíveis.
Dimensões
Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos ( 2.528 mm) e largura ( 1.705 mm) , o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm.
Motores SPE/4
No quesito motorização, o Chevrolet Prisma 2013 é o segundo modelo do portifólio da marca a utilizar os motores “SPE/4” (Smart Performance Economy /4 cilinders) com alta densidade de potência.
Em sua versão 1.0, rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina).
Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). T anto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h.
A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt, com trocas de marchas precisas e maciez na condução.
MyLink: sistema inédito traz dois novos aplicativos
Para o Chevrolet Prisma 2013, o sistema multimídia MyLink – “Bring Your Own Media”, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências, agora conta com dois novos aplicativos além do Stitcher, disponível no Onix. São eles o TuneIn e o BringGo.
Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet. O aplicativo é de fácil uso e permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.). Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Pacotes de opcionais
R8G (R$ 1.300 reais), inclui o sistema MyLink
R8H (R$ 2.200 reais), inclui o ar-condicionado
R8I (R$ 3.500 reais), inclui o sistema MyLink e o Ar-Condicionado.
Completo, com o pacote R8i e Pintura metálica, o Prisma LT 1.0 fica com preço de R$ 39.490 reais.
Ficha Técnica - Novo Prisma 2014 1.0 LT
MOTOR
Modelo: 1.0 SPE/4
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro e Curso (mm): 71,1 x 62,9
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,6:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 80 cv a 6.400 rpm
Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):
Etanol: 9,8 kgfm a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm a 5.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.800
Bateria: 12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)
Alternador: 80A (100A com ar-condicionado)
TRANSMISSÃO
Modelo: F17-5 HR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,27:1
Segunda: 2,35:1
Terceira: 1,48:1
Quarta: 1,05:1
Quinta: 0,80:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,87:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 18,3:1
Direção número de voltas (batente a batente): 3,2
Diâmetro de giro (m): 10,43
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5
RODAS/PNEUS
Roda: Aço, 14 x 5J
Pneus: 185/70 R14 (LT)
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.528
Comprimento total (mm): 4.275
Largura carroceria (mm): 1.705
Altura (mm): 1.484
Bitola (mm): Dianteira: 1.487; traseira: 1.493
Altura mínima do solo (mm): 128 (LT)
Peso em ordem de marcha (kg): 1.031 (LT)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 60/40
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 500
Carga útil (kg): 426
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,0
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h):
Etanol: 173
Gasolina: 169
Aceleração 0 a 100 km/h (s):
Etanol: 12s7
Gasolina: 13s0
Fotos Externas
Fotos internas
R$ 37.200 com Ar e motor 1.0 carregando 1.031kg no sêco. È pra ficar na dúvida e esperar mais uns meses pra ver o mercado.
ResponderExcluirSe iniciasse em R$31 mil dava té pra pensar...
Cx do voyage é 0,31.
ResponderExcluirEu estou maluco mas os carros da Chevrolet está tudo parecido. Esse tem a cara do Cobalt, parece um irmão mais feio!!!! 37 mil nesse franco depenado é brincadeira, pior que vende e nunca caem os preços.
ResponderExcluir"frango depenado"
ResponderExcluirA Inbev é acusada de adulterar cerveja nos EUA (colocar água na Budweiser) o famoso "jeitinho brasileiro"! Com os carros é pior ainda, este por exemplo tem ABS/EBD e airbag, mas não tem um simples cinto de segurança de 3 pontos e nem apoio de cabeça para o 5º passageiro! Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para todos deveria ser obrigatório (Lei) no Brasil (República das Bananas). Aqui no Brasil as empresas só visam o lucro extremo em detrimento da qualidade e segurança! E ainda vejo comentários de elogios, deveriamos ser críticos e apontar os pontos fracos (a começar pelo preço) desses veículos, pois, não tem pontos fortes, no máximo medianos.
ResponderExcluirEle só tem Abs e airbag por força de lei, senão nem isso teria. Temos realmete que sermos críticos para que as mudanças possam ocorrer, senão continuaremos pagando o preço de Camaro/Mustang e cia e recebemos Uno, Chery QQ, etc.
ResponderExcluirComplemento seu comentário, lembrando que ter air-bag e ABS não significa necessariamente boa segurança. É só ver o Latin Ncap como exemplo. Carro que não é carro mundial, e não é vendido na Europa e/ou USA, tende a ser ruim em segurança.
Excluiré verdade mas que bom que agora vem de serie nao é?Com certeza esse carro esta dando o que falar, eu sou suspeito a falar pois gosto muito desse carro... seu interior e seu exterior sao muito bonitos ,
ResponderExcluirsemana q vem tem o HB20S nas lojas...ja esta rendendo bons comentarios para o carro e sera pareo duro de mercado para o prisma... os preços serao os mesmos...ja o design...
ResponderExcluirDoce ilusão em meu caro. HB20S ficou caro demais e com visual muito carregado.
Excluirmuito caro, gostaria de saber além do Brasil onde se fabrica 1.0, e o preço sacanagem esse vale a metade do que pedem.
ResponderExcluirtenho um prisma e o carro e show de bola, tem tudo que precisamos, e a motorização 1.0 tem o desempenho de 1.4, economico, show de bola mesmo! um sedan bonito, barato e tem todos os itens que encontraria em um corolla por exemplo, e pela metade do preço.
ResponderExcluirJoao carlos o problema não é o carro e sim o nosso imposto no Brasil que é alto demais!!!
ResponderExcluirleticia Gonçalves de Cuiabá/mt.
Matéria bem feita, sanou a maioria das minha dúvidas em relação ao carro. Parabéns aos responsáveis!
ResponderExcluirtem caboclo q compara prisma com corolla? da licença.dirigiu carro de boi ate ontem.nao ofenda os japoneses
ResponderExcluireu sou da epoca do collor de mello: o carro fabricado no brasil e carroça. ele tava certo. Ai vem um maluco dizer q prisma e igual ao corolla? por favor. pq as fabricantes daqui nao saem do modelo quadrado?
Excluireu sou da epoca do collor de mello: o carro fabricado no brasil e carroça. ele tava certo. Ai vem um maluco dizer q prisma e igual ao corolla? por favor. pq as fabricantes daqui nao saem do modelo quadrado?
Excluirfalta muita coisa pelo preço pedido, por exemplo se for acrescentar ar condicionado já sobe mais de mil reais,achei tambem o painel simples e sem graça,perde de muito para o hb20s que é mais caro porem muito mais completo.
ResponderExcluirCom certeza os que criticam devem andar de Corolla, Civic ou até mesmo um SUV mais "barato", provavelmente influenciados pelas amizades "gringas".
ResponderExcluirComprei um Prisma zero hoje, fiz o test-drive, gostei muito do que vi, o motor 1.0 é bem "esperto", é lógico que não podemos exigir dele que ande como um Viper 10.0, mas cumpre bem o papel sem fazer feio...
Quanto ao preço, prefiro pagar mais caro no zero do que ficar com "dor de cabeça" com um usado mais barato. Se sabem a solução para redução dos preços, porquê não se candidatam ao Senado ou até mesmo à Presidência??
Eu comprei um branco 1.o paguei 37.990. vi o carro na comsessionária o vendedor me falou é desse tipo q você quer eu falei é esse sim e o carro tinha mylink que era pra ser completo e veio faltando mylink reclamei com eles mais não teve comversa levei prejuizo.primeiro e ultimo carro q compro da chevrolet.
ResponderExcluirQUANTO FICA O PRISMA COM AR CONDICIONADO, DIREÇÃO, LIVRO ELETRO E MYLINK? ALGUEM PODE ME INFORMAR?
ResponderExcluirbom eu comprei 1.4 branco e lindo confortavel,quem fala mal do carro e porque nnao pode compra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkke otimo o carro,adorei compraria novamente adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo parabens aos responsaveissssssssssssssssss
ResponderExcluirapesar de eu ter um Kadet 1.8;;; fiz o test drive do 1.0, e mevapaixonei pelo carro,,,o carro é ótimo,, só esperar o meu chegar,,, consorcio em andamento!!!
ResponderExcluirQual e melhor gran siena ou prisma?
ResponderExcluirboa pergunta qual o melhor ...grand siena ou prisma?????????????????????
ResponderExcluir''prisma''
Excluirfiat ! feito no inferno para andar na terra
boa pergunta edvan .................grand siena ou prisma ?????????????????
ResponderExcluirprisma.fiat e fiat
ResponderExcluirTenho um prisma LT 1.02014 o carro é ótimo.
ResponderExcluirTenho um prisma LT 1.0 .Mas com desempenho de um 1.4. O carro anda suave é econômico e bonito
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