A Mercedes-Benz apresentou oficialmente a versão esportiva do Novo Classe A, o Mercedes-Benz AMG A45 - carro que chega classificado como o mais potente Classe A da história, graças a seu motor com 360 cavalos e 45 Kgfm de torque máximo, distribuído por meio de um sistema de tração integral nas quatro rodas.
Os números de performance falam por si: 0-100 em 4,6 segundos e velocidade máxima, limitada eletronicamente, como é habitual, em 250 Km/h. O motor tem uma potência específica impressionante (180 cv por litro de deslocamento), sendo, desde já, um dos campeões nesse tipo de medição.
Os benefícios práticos dessa elevada potência específica é a eficiência energética, visto que carro consome em média 14,5 Km/l e tem emissão de poluentes de 161 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
Em condições normais, o Mercedes-Benz AMG A45 fica em tração dianteira, mas o torque pode ser direcionado 50% para a traseira no caso de o sistema de gerenciamento dinâmico detectar situações de baixa aderência.
A Mercedes-Benz emprega tecnologia de ponta no AMG A45, como bicos de injeção direta piezoeléctricos que atomizam o combustível, posicionando-o de forma central na câmara de combustão.
As paredes dos cilindros do motor têm tratamento com nanotecnologia para reduzir o atrito, sendo o motor inteiro de liga de alumínio, assim como o sistema de refrigeração e o sistema de sobre-alimentação twin-turbo capaz adotar uma sobre-pressão de até 1,8 bar. Esse sistema tem refrigeração à água, ao invés dos tradicionais a ar.
A transmissão também carrega um trocador de calor, neste caso, de óleo-água para manter a temperatura de funcionamento ideal. Vários radiadores na parte da frente do veículo, bem como várias bombas elétricas são responsáveis pela gestão do seu fluxo de água de refrigeração.
E por falar em transmissão, trata-se de uma caixa de velocidades de dupla embraiagem com sete relações, três modos de operação e sistema de gerenciamento de largada, enquanto a tração integral é gerenciada por uma embreagem de acoplamento variável localizada no eixo traseiro.
Ela é semelhante a um Haldex, como VAG, mas, neste caso, a bomba que opera está constantemente em movimento, para reduzir os tempos de resposta. Normalmente, como no RS3 e companhia, a AMG A45 é um tração dianteira, mas quando as coisas ficam difíceis, é capaz de enviar até 50% do torque disponível para as rodas traseiras.
O preço não será "acessível", obviamente, mas certamente será um carro bastante divertido, e que deve apresentar um nível de estabilidade excepcional graças ao ESP - que atua na frenagem seletiva de rodas, mesmo em aceleração, imitando os efeitos de bloqueio de duas (dianteira e traseira).
Os braços de suspensão e em que os rolamentos oscilantes foram otimizados para suportar a demanda extra de potência, enquanto molas, amortecedores e estabilizadores foram também aperfeiçoados. Os discos de freios dianteiros crescem até 350 mm de diâmetro (320 na parte de trás). Os pneus são na medida 235/35 R19 nas quatro rodas.
O preço, como já dissemos, não será barato. E também não foi informado, mas não errará muito quem apostar em algo em torno de € 50.000, o que corresponde a R$ 133 mil reais, na Europa, cujas primeiras unidades chegam às mãos dos compradores em Junho.
Cade o teto solar? hehehe
ResponderExcluirta eu entendi tudo so faltou falar que bendito motor e esse 4,5,6 ou 8 cilindros ???????
ResponderExcluirQuatro cilindros, claro.
ResponderExcluirDeve ser o mesmo do CLA
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.