Uma decisão judicial do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul em um processo que ocorre já há quatro anos determina que a Volkswagen deve chamar para troca de motor - ou de seus componentes - 400 mil carros Fox, Voyage e Gol com ano modelo de fabricação entre 2009 e 2010.

Voyage - Recall

Tudo começou com a reclamação de 300 clientes que se queixaram de barulho alto e repetitivo gerado pelo motor. A empresa alemã se manifestou dizendo que o problema era causado pelo desgaste do óleo lubrificante em função da utilização do etanol: a perda da lubrificação poderia causar o desgaste prematuro dos componentes do motor.

Voyage - Recall

Ocorre que a falha seria da VW, que determinou a alteração na especificação do óleo que deveria ser usado na primeira troca, visando melhorar o motor VHT utilizado nesses carros desde abril de 2008.

Gol - recall

Desde então foram trocados alguns motores de clientes mas a VW lançou "Campanha Oficina Ativa" que visava corrigir a falha sem que ficasse caracterizado um recall. A empresa orientaria o proprietário na troca correta do óleo a cada 6 meses e substituiria o óleo originalmente recomendado por outro além de estender a garantia do motor de 3 para 4 anos.

Mas a justiça de Porto Alegre determinou que o fato deveria ser tratado sim como recall, e decidiu que a montadora deve publicar em jornais de grande circulação de cada Estado, comunicação aos proprietários para encaminhamento dos veículos à assistência técnica e se necessário realizar a troca dos componentes desgastados.

Chassis de unidades envolvidas:

Fox 1.0 - 94000017 até 94165002
Novo Gol 1.0 - 9P000001 até AP 077821
Voyage 1.0 - 9T000001 até AT157948

Nota da Redação: A Volkswagen ainda não recebeu a notificação oficial da decisão, da qual cabe recurso. Entretanto, segundo o UOL Carros, a montadora recebeu a decisão com "estranheza" visto que esses 400.000 carros já foram chamados às concessionárias no âmbito do Programa Oficina Ativa - em 2009. Portanto, levando em consideração que o processo é de 2009, a lentidão característica do Judiciário brasileiro, caber recurso e o fato de a VW já ter chamado esses carros para ajustes em 2009, é pouco provável que ocorrerá outro recall desses carros no momento.

Com informações: Folha de São Paulo

Atualização: Volkswagen responde ao MP/RS

A Volkswagen do Brasil emitiu nota oficial sobre a determinação judicial de recall. Segue a nota:

"A Volkswagen do Brasil esclarece que:

Não foi notificada oficialmente da decisão judicial. A empresa, em 2009, constatou o inconveniente, que não representava nenhum risco à integridade física e a segurança do consumidor.

A Volkswagen pró-ativamente comunicou e detalhou o fato às autoridades como o DPDC [defesa do consumidor], o Procon e os Ministérios Públicos de diversos Estados do Brasil à época, que entenderam o tema e aceitaram a proposta feita pela Volkswagen que para a solução do caso fosse realizada uma campanha de oficina ativa em todas as autorizadas da marca, para verificação e a troca de óleo do motor sem custo para os clientes. Adicionalmente, foi dada uma extensão de garantia aos motores envolvidos na campanha de oficina ativa.

A exceção foi o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Desde então, a Volkswagen fez diversas apresentações técnicas à entidade daquele Estado no sentido de dar todos os esclarecimentos necessários. Surpreendeu-nos portanto a manifestação da Justiça riograndense, da qual tomamos conhecimento pelos jornais, primeiro por não termos sido notificados, e segundo, pelo assunto não envolver questão ligada a segurança, conforme amplamente divulgado à época."

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. fala serio em, é claro que o governo do rio grande do sul esta certo, isso sera um desgaste para a montadora, vai ter que arcar com um prejuizo milionario,, é complicado, mas merecido pra quem comprou um volks...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque merecido? AAAHHH porque quem compra VW é besta na sua opinião, não é? Afinal eu aposto que a montadora que fez o teu carro (se é você que tem) deve respeitar e amar o seu cliente. Nunca iria empurrar pra debaixo dos panos um defeito grave. Afinal todas as montadoras, caso tivessem o mesmo problema iriam ser totalmente corretas e trocar os motores de todos os carros!!!Aliás é o que eu mais vejo é as montadoras chamando para recall por qualquer probleminha. Muito infeliz esse teu comentário, aliás do que estou falando, esse 14 no teu nick deve ser tua idade....

      Excluir
    2. Concordo plenamente cm vc.

      Excluir
    3. O cara anda de busão e vem escrever asneira aqui...

      Maldita inclusão digital.

      Excluir
    4. Alguem leu direito? ele ta falando que quem comprou o volks merece o recall!

      Excluir
  2. Tá certo!

    Fez a merda, limpa! Nada mais justo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. E o ideal é que não se repita, afinal o Gol não é o carro mais vendido da montadora no Brasil? Isso não era nem pra ter acontecido.

      Excluir
    2. O problema é que isso só foi relatado no Gol G5, e pelo que eu saiba o Gol G4, que era/é fabricado na mesma época compartilhava a mesma motoriozação, e a VW nunca se manifestou em relação à ele.

      Excluir
    3. O meu é um Fox 09/09, está incluído nesse intervalo da numeração de chassis, e nunca a VW me comunicou nada.

      Excluir
    4. Eu tenho um Gol G5 08/09 dentro deste intervalo de chassis, fiz as trocas de óleo necessárias na época, mas nunca usei etanol no meu carro pois nunca foi vantajoso na minha região.

      Se houver a convocação, provavelmente irei lá e voltarei sem que tenham mexido em nada no carro, pois o motor está ótimo e silencioso como sempre.

      Excluir
  3. Bom eu soube (sabe aquelas conversas de oficina) que na verdade o que aconteceu foi que todos os motores desta leva foram feitos de forma errada. O tratamento térmico que era pra ser feito nas peças não foi feito corretamente por defeito da máquina que fazia. Não tem nada a ver com o óleo, maaaasss, para evitar o problema a VW botou a culpa no c* do fabricante de óleo e todo mundo saiu feliz. Tanto que não sei se ninguém notou, a VW continua usando o mesmo óleo 5w40 sintético de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e pura agua esse 5w40 bom mesmo e o 15w40!!

      Excluir
  4. Tenho um Gol GV 2009/2009 e o meu apresentou problema no motor com 6 meses de uso mais ou menos e levei na concessionária e eles trocaram o motor para mim. Fui bem atendida, pena que fiquei com um carro novo com troca de motor, tive até que alterar o documento do carro, mas pelo menos nunca mais tive nenhum problema com o carro, mas que a frustação veio, com certeza veio. Volkswagem nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você acha que as outras são diferentes? Dá uma procurada no Google e depois volte aqui

      Excluir
    2. é claudia compra outra marca e quando tiver problema entra na justiça para conseguir trocar o motor. pois eu ja soube de varias marcas que tiveram problema de motor e o fabricante não troca e nao assume que tem problema. A diferença é que gol é um carro muito vendido e a VW assumiu a troca de motor e ainda deu mais 1 ano de garantia. Isso é RESPEITO pelo consumidor. Recall até a Lamborguini tem!

      Excluir
    3. O Anonimo VC NÃO SABE DE NADA....INOCENTE. ta protegendo muito a VW. vc é acionista? A unica coisa boa que a Vw tem é o motor, e mesmo assim esta deixando muito a desejar. o resto do carro sem acessórios, mal acabado, interior de péssimo gosto.
      Não me venha comparar com Lamborguini este tipo de carro de baixo escalão fabricado aqui no Brasil.

      Excluir
  5. A gravidade desse recall envolvendo mais de 400.000 motores (o maior do Brasil até hoje) e os comentários de vários colegas aqui e em outros blogs que estão "pagando o pato" e inseguros com seus carros até hoje, deixa bem claro que a VW cometeu um erro absurdo no item mais importante do carro (o motor) e não passa de uma montadora igual as demais, com seus erros e acertos, muito longe daquela imagem imaculada e de superioridade que tenta vender por aqui.
    ISSO É DAS AUTO!

    ResponderExcluir
  6. POR AQUI NÃO EXISTE SANTO ...

    Sobre a rede de CSS Hyundai, ainda são apenas lojas de vender carros em sua grande maioria. As oficinas são muito simples, só fazem as revisões periódicas, não tem estoque de peças e isso é um fator preocupante. Isso deverá melhorar com o tempo, mas hoje a situação é essa.

    Defeitos podem ocorrer em qualquer carro.

    Segue o comentário de um colega, proprietário de um HB20 1.6 que precisou de um serviço da CSS onde comprou o carro EM SALVADOR.

    "Comprei um HB20 1.6 Comfort + Audio numa concessionária Hyundai em Salvador-BA no dia 16/11/2012. No segundo dia de uso verifiquei que ao alcançar uma velocidade de 100Km/h o veículo apresentava um barulho semelhante a um assobio, só cessando o barulho ao reduzir a velocidade. Fiquei preocupado e acionei a Assistência técnica da Hyundai no dia 19/11/2012. O carro foi removido até um oficina autorizada, em Aracaju-SE, a 260 KM de onde resido. O problema foi detectado na oficina, tratando-se de uma falha na vedação do pára-brisa, que ocasionava a passagem do ar quando se alcançava velocidades mais elevadas. Em 26/11/2012 fui informado de que o defeito havia sido corrigido. Acionei novamente a Assistência Hyundai para remover o veículo de volta à minha residência, tendo sido informado que eu poderia ter meu deslocamento pago até a oficina autorizada e deveria arcar com o retorno até o local onde moro. Argumentei dizendo que isso era injusto, pois eu teria transtornos e custos em tal deslocamento, tendo em vista que o defeito do veículo foi única responsabilidade da empresa fabricante. Apesar de ter tentado obter uma solução favorável junto ao SAC da Hyundai não tive sucesso, sendo que agora estou buscando algum meio de fazer valer meu direito e ver a justiça feita, pois sequer tenho tempo de ir até a capital de outro estado, a 260 Km de distância por uma rota cheia de estradas ruins, e ainda arcando com determinados custos, tudo causado por um defeito na fabricação do carro.
    Grande assistencia hein!"
    (ANTONIO 09/01/2013 17:07, nesse blog, matéria sobre o Etios sedã)

    ... E NÓS PAGAMOS O PATO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È Cesar, infelizmente o desrespeito ao consumidor no Brasil é enorme, pelos preços que pagamos nos carros deveriamos ser tratados como reis mas e muito pelo contrário.

      Excluir
    2. "J",
      Preço de carro zero no Brasil é caso de polícia.
      Veja esse vídeo e tire suas próprias conclusões.
      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ifp3L0xYmF4#!

      Excluir
    3. Já vi Cesar quando foi lançado e me sinto triste com isso, porque Se é pra Ostentar nego faz a famosa "Biblia" para todo mes ir la no bando pagar o carne que não se ve nem o final dele,o dia que a procura cair, e tiver uma maior concorrência acho que as coisas mudarão, vai demorar mas ja está começando a pequena revolução, vide a qualidade apresentada pelos recentes lançamentos.

      Excluir
  7. esse papo de óleo não cola esse motor tem uma falha grave de projeto desde o lançamento em 1997 na época 1000 16v sempre foi problemático na época era comum quebrar biela do 1* ou 4* cilindro ainda hoje tem muito motor rodando com bloco soldado literalmente remendado .esse recall branco do gol foi uma piada na epoca eu trabalhava em concessionária vw e vi muito motor recondicionado com numeração remarcada sendo instalado como sendo novo 171 total trabalhei 10 anos em css vw e vi muita coisa errada da dona DAS AUTO

    ResponderExcluir
  8. Tenho um gol g5 2010/2011 com esse barulho no motor e não se encaixa nessa numeração de chassi - trocaram até as velas na penultima revisão e o barulho persiste. Imaginem trocar as velas de um carro com menos de 10.000 km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é trocaram as velas do meu gol g5 2009 com 20.000 km, mas o carro ainda dá alguns estouros, além disso tive mexer na caixa de direção com 28.000 km, inadmissível num carro que diz ser robusto.

      Excluir
  9. Tenho um gol G5 2009 que ja trocou dois motores e tem que trocar novamente mas foi negada a 3° troca por estar fora da garantia, e tenho um outro G5 que comprei pq a concessionaria me garantiu que nao avia mais problemas de motor no carro, surpresa esse G5 2010 ja trocou um motor, e agora dona VW o problema e do Oleo, conta outra, bom no meu caso ja entrei na justiça contra a dona VW

    ResponderExcluir
  10. Tenho um gol g5 e tá fazendo barulho no motor...
    coloquei um oleo mais grosso que corta o barulho e passar pra frente.

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal,tambem tenho uma duvida,meu carro e zero tambem,g5 1.0 ano 2013 ,vai ser feita a primeira revisao amanha dia 21/01/2013, e tambem ja esta com este barulho no motor, sera que tenho direito tambem...gratos.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um FOX 1.6 2012 e está com o mesmo defeito.

    Será que realmente ficou restrito aos modelos 2009 e 2010 motor 1.0?

    ResponderExcluir
  13. comprei fox ono 2013 todos os dias faz um barulho tec tec tec com 5 meses de uso

    ResponderExcluir
  14. tenho meu gol com mesmo problema, mas a loja onde comprei não quer saber de nada. o que devo fazer.por favor me ajude.adriana

    ResponderExcluir
  15. O motor do meu gol G5 2009/2010 danificou, revisões sempre feitas e óleo sempre em dia!! Perdi a garantia porque deixei de levar em uma revisão. Como um carro que não tem 4 anos detona o motor, como faço para acionar a montadora na justiça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdeu porque quis... O manual é bem claro: deixou de fazer revisão, dançou.

      A VW vai dar uns 20k pro advogado, mas não dará UM CENTAVO pra você.

      Dançou, amigo. Azar o seu...

      Excluir
    2. Eu fiz todas as revisões oficiais da garantia e paguei por coisa que achei desnecessário. Mas tudo isso em nome da garantia. Se perder uma revisão, perde a garantia. Isso é qualquer marca. A JAC oferece 6 anos de garantia e tem um plano de revisão ao longo desses 6 anos.

      Excluir
  16. comprei um fox 1.0 mod 2013, na primeira revisao eu vi o oleo sendo trocado.na segunda rev nao estava presente,na volta da consecion p csa andei 15 klomts,apenas,chegando en casa,fui conferir o oleo pela vareta,o oleo estava preto,nao acreditei q o oleo tinha cido trocado,ainda nao acretito.acho q meu oleo sintetico q paguei 180.00 reais por ele,ou foi doado p alguen da familia ou foi vendido barato,ou virou moeda de troca,ou fez uma media p alguma amiga gostosa q ele conhece.isto e brasil.






















    ResponderExcluir
  17. jamais achei que meu gol g5, 2010 fosse me dar tanta dor de cabeça , pois a fabricante menti em dizer que ira trocar o motor .Fiz um orçamento R$7800,00 ,pelo motor novo agora me diz um carro com o km 34000 mil ja deveria estar assim,igual a uma escola de samba... agora eu penso sera que vale a pena pagar esse valor!!! com esta grana + vale comprar um fusca estou muito ate com vergonha de dizer que tenho esse carro

    ResponderExcluir
  18. tenho um santana 2005 com 150 mil rodados e o motor parece novo. o carro é bom demais

    ResponderExcluir
  19. Sou proprietário de um voyage 1.6 2010/11 comprado zero e estou na justiça a 2 anos tentando ser absolvido,pois, condenado já fui ao adquirir essa bomba. meu carro chove dentro, têm um barulho horrível depois de varias paradas durante os 8 primeiros vezes da compra fizeram duas trocas de cabeçote, trocaram bateria, velas, alternador etc. e o carro continua falhando com o motor quente, tem que esperar esfriar para pegar. A nossa justiça mesmo com todas as notas de serviço me convocou agora em dezembro para preliminar de conciliação, pois a revenda e a fábrica não reconhecem como defeito de fabricação.Todo o Brasil reclama dessa marca eu nunca mais compro carro da marca vw nunca mais. Temos leis perfeitas o que elas precisavam eram ser justas e funcionais, pois ai não teríamos tantos aproveitadores se dando bem em cima de trabalhadores honesto. UMA VERGONHA!!

    ResponderExcluir
  20. Tenho um FOX 2009, após a troca do óleo, coloquei o 5w40, começou o barulho no motor, levei no mecânico e tive a surpresa: DEFEITO DE FÁBRICA! me disse que tenho que retificar o motor.
    VW NUNCA MAISSSSSS.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tenho um voyage ano 2011 e modelo 2012 que depois de mais ou menos um ano de uso, começou a fazer esse barulho "tec, tec, tec", gostaria de saber se tenho direito a recall como os carros de 2009 e 2010.

    Grata

    Rosana

    ResponderExcluir
  22. Tive problema com meu Gol G5 2009 aos 35mil km, o motor foi trocado, o documento foi refeito mas agora (novembro/2013) com 79mil km o problema apareceu novamente e agpra o carro nao está mais na garantia. Parece que o motor do carro foi feito pra durar no maximo 40mil. A volks só pode estar de sacanagem comigo. Deveriam ter usado o Sergio Malandro pra fazer o comercial e dizer Ye ye Si Fufu. Recebi hoje a noticia do meu mecanico quando fui fazer a troca de oleo e estou seriamente pensando em lutar na justiça pra ver onde isso vai parar. A volks acha que somos troxas, só pode. Ja basta sermos feitos de idiota pela política. BASTA!

    Gabriel Pereira Bastos

    Sao jose dos Campos/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È Gabriel Pereira Bastos tenho um Gol G5 2010/2011 com 35KM e ja foi trocado o motor, e agora esta rajando o segundo eles disserão que perdeu a Garantia prq não fiz revisão nele mais amanha msm irei ao procon pra er isso...Meu direito né tenho que correr e vamos ver oque dá...

      Excluir
  23. Tenho um fox 1,6 GII, com 6 meses de uso começou um barulho estranho, tec tec, depois foi piorando, hoje com um ano esta batendo. O mecanico disse que todos fox, que vão lá estão com o mesmo defeito. Irei ao procon, verificar meus direitos.

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma Saveiro 2011 que aconteceu o mesmo. Com 26.000 km começou um barulho no motor. Levei a um mecânico que disse se tratar de problema de fábrica e que o mesmo deveria ser trocado pela VW. Não faço revisões na concessionaria, não concordo com os preços e nem com o que eles dizem que fazem. É claro nem quiseram ouvir falar do meu problema. Uso o carro como carro de passeio somente, não transporto carga e nem participo de competições. Como pode um motor ir a vida com apenas 26.000 km. Tenham cuidado ao adquirir carros dessa marca se não terão que amargar projuizos como eu tive...

    ResponderExcluir
  25. Meu Voyage modelo 2010/2011 está rajando o moto e o chassi não está previsto no recall. O mecânico disse que é problema de fábrica. Terei que vender este carro para não perder ainda mais dinheiro. Que decepção com carro da VW!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho um Gol G5 2010 2011 parado na oficina por problema na Biela falta de lubrificacao mesmo com o nivel de oleo no maximo gasto previsto de 2 a 3 mil
    Sempre tive VW mas esta e o ultimo nunca mais.......

    ResponderExcluir
  27. Comprei um Voyage 2010 na Morumbi Motor, fiz 4 revisões na mesma, a ultima me apresentaram uma nota de quase mil reais em 2012, parei de levar em concessionária, um roubo pra trocar oleo, filtro de oleo e de ar, passei a levar em meu mecanico de confiança, gastando menos de 1/3 do valor que gastaria e comprendo oleo e filtros especificados no manual de garantia, e dentro dos prazos determinados, tudo isso com nota fiscal, porem, agora com 85.000 km e desde os 70.000 o motor de vez em quando apresentava batida de valvulas e parava do nada, só que agora de um dia para o outro bate tudo, valvulas mancais do virabrequim e bielas, meu mecanico diz, seu motor ja era, vou a concessionária e me dizem que perdi a garantia pois não fiz as revisões na concessionária, então é assim venda casada, que eu saiba isso é proibido no codigo do consumidor, tenho o direito de vazer as devidas manutenções onde me oferecer melhor valor de custo, e minha obrigação é colocar produtos especificados no manual e foi o que sempre fiz e mediante nota fiscal tanto do serviço como dos produtos ultilizados, agora estou com esta carroça sem poder trabalhar, motor matendo, não ando com o carro que me custou em 2010 R$ 36.000,00 e hoje nçao vale nada, alguem sabe onde posso recorrer, não vou gastar quase R$ 7.000,00 em um motor que pelo que ja li de artigos saiu condenado de fabrica, e conforme este artigo meu chassi esta dentro da numeração acima citada dos motores com problema, alguem sabe como posso revindicar meus direitos? sou de São Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem