O Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, já está à venda nas 139 concessionárias da Toyota no Brasil. O carro tem preço sugerido de R$ 120.830,00.
O carro é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão é movido por gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc. Com estrutura muito compacta, este motor se destaca por dispensar a utilização de uma correia auxiliar para mover outros componentes do veículo, como o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a assistência elétrica da direção, que funcionam com a eletricidade gerada pela potência do sistema de baterias, colaborando para a redução do consumo de combustível.
Consumo de combustível (gasolina)
O Toyota Prius tem os seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
Ciclo urbano (cidade): 15,7 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 14,3 Km/l de gasolina
Motor elétrico
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
O Toyota Prius tem os seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
Ciclo urbano (cidade): 15,7 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 14,3 Km/l de gasolina
Motor elétrico
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
O Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada.
Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.
Design
O Prius apresenta um desenho exterior com personalidade própria e característica aerodinâmica compacta.
O Prius dispõe de assentos, painéis, portas e volante com forração em couro. Os encostos dos assentos traseiros são rebatíveis no formato 60/40, possibilitando o transporte objetos longos, que extrapolam as dimensões do porta-malas.
Recarga de bateria
Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius que chega ao Brasil tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor.
Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.
Modos de direção
Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal, EV (Eletric Vehicle), Eco e PWR (Power) para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento.
Modo Normal
No modo Normal, o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática, alternando a fonte propulsora de acordo com as condições de dirigibilidade.
Modo EV (Electric Vehicle)
Ao pressionar o botão EV, com o veículo completamente parado, o Prius entrará em modo 100% elétrico, permitindo uma condução em baixas velocidades sem a utilização do motor a combustão até o término da carga da bateria híbrida. Este tipo de condução é ideal para utilização em zonas urbanas e em trânsito pesado. Caso o motorista pressione o botão EV e acelere repentinamente, ultrapassando os 40 km/h, o veículo volta ao modo Normal automaticamente.
Modo ECO (Economy)
O modo ECO é utilizado para calibragem da resposta de aceleração, caso o motorista pressione agressivamente o pedal do acelerador e, ao mesmo tempo, serve para otimizar o controle do ar-condicionado, visando mínimo consumo de combustível. De acordo com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar o motorista a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.
Modo PWR (Power)
Este modo modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho e o prazer ao dirigir. O modo Power oferece uma resposta máxima de aceleração até 25% superior, quando comparado com o modo Normal, e é ideal na realização de ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Meio Ambiente
O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes de alta reciclabilidade, que se traduz em:
95% do Prius é recuperável
85% do veículo é reciclável
95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada.
Nossa, 120 mil? O Brasil não é ainda um país com estrutura para o mercado de carros elétricos. Nós vemos apagões aí, e imaginem como ficariam os donos de carros elétricos? Além disso, com esse dinheiro, dá pra comprar outro carro muito bom, como um Fusion, Sonata, Passat, Ranger, S10, entre outros. E deixar de comprar um desses carros para comprar outro que nem barulho faz, é difícil.
ResponderExcluirPior: 120k é a versão com calotas. Quem vai pagar 120k em um carro com calotas. Fora que a economia nem é tudo isso. Na cidade, ok, 15,7 km/l, mas na estrada tá igual aos outros.
ResponderExcluireconomico ?? Pelo contrario!! caro pra kc$%#$ !! hahahaha.. valeu o trocadilho.. mas eu não pago tudo isso nesse carrinho ai... prefiro um Fusion!! rs
ResponderExcluir120 mil kkkkkkk, pior que tem gente que vai pagar só pela novidade aqui no Brasil. Preciso trabahar 27 meses sem gastar um centavo do meu dinheiro para comprar esse carro que nem tão economico assim.
ResponderExcluirbom!
ResponderExcluirvou comprar 3....
Vou comprar um pra fazer swap de motor no meu gol GTI APZÃO.
ResponderExcluirVai ficar mais forte e não vai ficar fedendo alcool no quarteirão inteiro por onde eu passar.
Abraços, mulekada! É nóis que tá, tiu!
olha se tem um carro da toyota que me agrada é esse, por um motivo completo, ainda interior muito bonito, e seu exterior que lembra muito um citroen c4 aquele especial ou pe c3 nao sei agora.. muito loko
ResponderExcluiraqui no japao ele faz 22 ou ate mais, esses dados sao para nw vender, pois nw eh interessante para o brasil, pois vcs sabem o pq
ResponderExcluir22 ou mais, isso na cidade
ResponderExcluirEu e minha esposa, estamos vendo carros para comprar certeza que não vai ser esse, por R$120.000,00 nem a pau, na boa Toyota é tido como carro de luxo só no Brasil, no resto do mundo é o que nós chamamos de "popular".
ResponderExcluirTem que ser muito burro, o que vai economizar na gasolina vai gastar no valor do carro kkkk.
ResponderExcluirBrasileiro é muito besta, só aqui paga esse valor por um carro.
ResponderExcluirNão esta nada animador. Meu Corolla Fielder gasta por Km,rodado R$0,14; o Prius fazendo 25 km/L, custaria R$0,12 por km rodado. Desta forma não me parece que, pelo custo do Prius R$120 mil, valha a pena eu me desfazer de minha espetacular Fielder. Em tempo em minha Fielder eu uso GNV e não troco por nada
ResponderExcluirUgolino Marino Peres
Quem compra esse carro está preocupado com ecologia e não com preço da aquisição, consumo ou itens de luxo. O pvovo não entendeu o objetivo desse carro
ResponderExcluirAlguém saber dizer qual a carga tributaria sobre o Prius?
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