A Ford do Brasil já colocou à disposição do INMETRO o Novo Fiesta 2014 em versões básicas - S e SE - para aferição do consumo no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Assim, ficamos sabendo que as novas versões de entrada do carro fabricado no Brasil usarão um motor 1.5 16V (em substituição ao tradicional Sigma 1.6 16V), que apresenta os seguintes dados de consumo:
Ford Fiesta 1.5 16V S e SE - dados de consumo
Etanol
Ciclo urbano (cidade): 7,8 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,8 Km/l
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 10,8 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 13,7 Km/l
O aspecto negativo é que esse novo motor 1.5 16V que irá equipar as versões de entrada do Fiesta Hatch nacional (S e SE) mostrou-se menos eficiente que o Sigma 1.6 16V, visto que é mais gastador. Enquanto o Fiesta 1.5 15V faz 7,8 Km/l de álcool em cidade, o Sigma 1.6 16V atinge 8 Km/l nas mesmas condições. Com gasolina a coisa fica ainda pior, com o 1.5 16V fazendo 10,8 Km/l em cidade contra 12 Km/l do Sigma 16V.
Abaixo temos os dados de consumo do Fiesta com motor Sigma 1.6 16V:
Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,0 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10 Km/l
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 12 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14,3 Km/l
A Ford poderia usar o 1.0 Ecoboost na versão de entrada e no segmento de entrada deixar a geração atual no lugar do Fiesta velho!
ResponderExcluir1.0 no New Fiesta aqui no Brasil não faria sucesso.
ResponderExcluirBrasileiro é meio cabeçudo para motores... Só sabe enxergar a cilindrada e a potência e não vê torque e nem a eficiência...
Creio que a Ford não vai dar outro tiro no pé. Lembram-se da Ecosport 1.0 supercharger? Fiasco total...
Mesma coisa o Linea 1.4 turbo... Saiu de linha.
Esse motor EcoBoost que o João Vitor se refere é o estado da arte em motores 1.0. Potência de 125cv e torque máximo de 20,4 kgf.m. Lá nos EUA vai ser usado no New Fiesta, mas por aqui, sem chance.
ExcluirNa Europa já é usado no Focus e a Quatro Rodas testou um carro desse por lá ...
Excluir"A Ford iniciou a produção do motor 1.0 da família EcoBoost, que começa a ser vendido na Europa em abril de 2012 no novo Focus. Não, infelizmente ele não será vendido no Brasil quando a nova geração do hatch chegar por aqui, no ano que vem. O que é uma pena, pois sua tecnologia avançada combina desempenho superior ao de um carro 1.6 com um consumo de 1.0."
E se usassem o EcoBoost 1.0 a Ford ainda se beneficiaria da tributação menor para carros 1.0 e o Fiesta poderia ficar mais barato e ainda mais competitivo.
ExcluirPois é, Carlos, a Ford tem tecnologia e competência para fazer motores modernos, e faz isso no primeiro mundo, mas aqui no Brasil, pelo jeito, iremos de motor 1.5, pior que o Sigma 1.6. Vai entender?
ExcluirOs concorrentes da Ford devem estar adorando essa notícia.
Mas pq adorando César? Mesmo sendo um pouco pior que o consumo do Sigma 1.6, esse motor está melhor que a concorrência que no caso acreditamos ser o Punto 1.4 (gastão, segundo o inmetro faz abaixo de 7 Km/l no etanol) e o C3 1.5 que também gasta mais com Etanol. Provavelmente é um motor menos tecnológico que o 1.5 que será destinado à versão de entrada e precisa ser mais barato.
ExcluirCésar, o Ecoboost usado no Focus europeu é top mesmo.
ExcluirO problema mesmo é o brasileiro, que é cabeçudo e tem visão curta para essas novas tecnologias. Enquanto tiver nego que se acha o "entendido em carros" só com papo de boteco, as novas tecnologias ainda custarão a pegar por aqui.
A VW brasileira tá testando o 1.2 TSi e o 1.4 TSi, ambos flex, para substituir os EA-111 1.6 e o EA-113 2.0, respectivamente. O problema é saber se o mercado aceitaria algo assim.
Tenho cá minhas dúvidas... Acho que o brasileiro ainda não está preparado para essa onda do "downsizing" dos motores...
Seria uma Maravilha ver esses novos motores na Gama da VOlks, mas o Ecoboost hoje é referencia, se trouxesse e fizesse o marketing correto (falando da potencia e cavalaria) acho que daria certo sim essa onda, mas cabe as montadoras cirarem vergonha na cara e sairem de seus zonas de conforto e realmente fizerem algo para melhorar seus produtos, acho que com a concorrência acirrando do jeito que esta jajá teremos muitas mlehorias e aposto ja em 2014/2015 carros muitos melhores,seguros e com um preço um pouco melhor (creio eu que o preço ainda continuara abusivo,mas teremos um produto melhor) fora aind aque teremos umas gama de motores mais atuais, so quero saber o que a Fiat ta fazendo, porque sinal de trazer o Multiair ou o Twinair ela não deu e os dela apesar de ser 16 Valvulas o 1.6 ou o 1.4 está perdendo feio para as outras que usam motres bem mais defasados.
ExcluirTb acho que esse motor EcoBoost por aqui ia ser um sucesso e uma referência, forçando toda a concorrência à correr atrás.
ExcluirSe esse motor EcoBoost não fosse tão bom, dificilmente seria usado no Focus europeu e no New Fiesta americano.
Já imaginou o estrago que esse motor EcoBoost 1.0 faria na concorrência? O New Fiesta seria uma referência no mercado dos compactos com esse motor.
ResponderExcluirEssa resposta é para o colega Anônimo (08/01/2013 21:28) que tinha feito uma pergunta e acabei postando no lugar errado.
ExcluirMas é como o Man disse... aqui difícilmente faria sucesso e teria boas vendas.
ResponderExcluirNa época do motor 1.0 Supercharger, que equipava o Fiesta e a Ecosport, apesar da crítica especializada elogiar e dizer que tinha performance de motor 1.6 e consumo de 1.0... quase ninguém comprou. Os brasileiros não quiseram pagar num motor "mil" o valor de quase um 1.6 :/
O motor 1.6 Sigma é um motor moderno, o que falta ao mesmo é apenas o duplo comando de válvulas variáveis presente no Fiesta americano que tem o mesmo motor mas com a vantagem do duplo comando de válvulas variáveis (lá ele se chama Duratec mas é igual ao Sigma). Claro que o Ecoboost é o estado da arte não só no que diz respeito a motores 1.0, mas também em motores 1.6 e 2.0, entretanto, na minha opinião, um dos motivos da FORD não trazê-lo ao Brasil neste momento esta relacionado ao Turbocompressor do mesmo. Infelizmente brasileiro ainda acredita na piada chamada "Motor Flex" e adaptar o turbocompressor a esta tecnologia defasada ainda é muito complicado (no Brasil há tentativas da VW e Fiat por enquanto ainda em fase experimental). Ou seja, ou a Ford traz o Ecoboost somente gasolina e arrisca perder vendas por não ser "FLEX" ou mantém a atual motorização, que já é boa (falo do 1.6 Sigma) e da uma modernizada na mesma (há boatos da inclusão do Duplo Comando e Válvulas Variáveis no 1.6 Sigma que equipara o novo Focus).
ResponderExcluirMuito legal e esclarecedor seu comentário.
ExcluirBom, pelo menos teremos o EcoBoost 2.0 no Fusion por aqui.
Essa de carro flex realmente é uma furada.
Motores menos eficientes com os dois combustíveis.
Sem contar em perder os incentivos do governoa que exigem motores flex!
Excluirfica claro que a ford mira o onix e o punto, ambos 1.4, então esse 1.5 será suficiente e convenhamos c/ a nova frente tem tudo p/ vencer seus rivais ou pelo menos trazer o preço desses um pouco p/ baixo ( a versão 1.4 do onix tá muito cara!) e ainda assim vende que nem agua...
ResponderExcluirAlguém sabe quando este modelo estará disponível nas concessionárias? E o preço estimado dele?
ResponderExcluirA PARTIR DE 15 DE ABRIL DE 2013 O FORD FIESTA 1.5 16V SIGMA, ESTARÁ A VENDA PREÇO DE 39.000,00 A 43.000,00, LEMBRANDO QUE HYUNDAI HB20 COM OS MESMO EQUIPAMENTOS CUSTA 45.000,00 E ONIX LTZ 43.000,00 COM MOTOR 1.4 QUE BEBE MUITO
ExcluirAcho que a idéia da ford aí é bem simples. Reduz o sigma 1,6 L e usa o comando sem variador. A potência cai um pouco, para ficar entre 100 e 110 cv e um mapeamento mais econômico - vamos esperar outros testes além do inmetro. Com o peso do fiesta esse motor daria tranquilamente conta do recado nas versões de entrada, com torque na faixa de 15,5 a 16 Kg, que é bem superior aos GM 1,4 L (em torno de 13Kg) e vai continuar com uma condução muito agradável.
ResponderExcluirIsso evitaria uma comparação de desempenho inclusive com o focus de entrada (que é mais pesado) que passará a usar o sigma 1,6L de 130cv e tb deve ter uma aumento no torque de 1 Kg mais ou menos e ainda criaria uma hierarquia entre o fiesta mais barato e mais caro simplesmente usando praticamente o mesmo motor.
Pessoal, acho que o nome do motor pouco importa. Se é EcoBoost, SuperCharger,TSI, etc... O que importa é a tecnologia nele aplicada. Existem várias formas de deixá-lo ecônomico, mais leve (carroceria, suspensão, motor, etc...), por que não que tange às relações de marchas, e ao mesmo tempo com bons CV's e KGFM's. Vejam o exemplo do 1.4 do Fiat Uno Sporting e Economy, aquele não econmico, enquanto este sim.
ResponderExcluirVai micar esse motor...
ResponderExcluirDeveriam usar algum motor 1.0 com comando variavel, 4 cilindros e algumas melhorias... perto dos 90cv.
Teria isenção de impost
espero que toda esta evolucao de motores,a ford venha com um motou economico, pois o brasil precisa disto.pois o honda fit que tenho faz 12 km no tranzito com gasolina e 16 km na estrada.com o ar ligado, direcao eletrica. na europa os carros sao muito economicos, o smart faz 300 km com 10 litros de combustivel.estou aguardando o novo ka com motor sigma.pois tambem tenho um ka.e quero trocar. , o carrinho e bem agil, mas gasta mais que o honda.
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