Os resultados de vendas da primeira quinzena de dezembro revelam que o Toyota Etios continua vendendo muito pouco, sobretudo quando comparado com seus concorrentes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Até o dia 13/12 apenas 683 Toyota Etios foram comercializados no Brasil, contra 4.888 carros emplacados do Chevrolet Onix.
O compacto da Chevrolet, como já havíamos antecipado, superou o Hyundai HB20 em vendas por 391 carros, visto que o sul-coreano registrou 4.497 emplacamentos até o dia 13/12.
O desempenho de mercado do Toyota Etios vem decepcionando desde o seu lançamento, pois o carro vende cerca de 7 vezes menos que Onix e HB20 - uma diferença significativa.
Como resultado, observa-se que o Toyota Etios pode ser encontrado nas concessionárias da Toyota do Brasil para pronta entrega, enquanto Onix e HB20 contam com longas filas de espera.
Além disso, a Toyota não faz, até o momento, qualquer campanha de descontos, com o carro sendo vendido nos concessionários pelos preços sugeridos, ou seja, R$ 29.900 na versão de entrada, R$ 38.790 para a 1.3 e chegando a R$ 42.790, na 1.5.
O baixo volume de vendas do Etios deixa a nova fábrica da Toyota com elevada ociosidade, visto que esta unidade tem capacidade de produzir 5.800 Etios (hatch e sedã) por mês, ou seja, quase três vezes mais que as vendas.
Fonte: FENABRAVE via AutoEsporte
Acredito que em breve a Toyota vai fazer uma maquiagem no Etios,mudando painel e modificando um pouco a dianteira, " os pontos mais criticados " Ai, os poucos coitados que estão comprando esse carro vão ter um tremendo mico nas mãos....
ResponderExcluirRealmente é um carro horrível. O painel parece de lambreta! O carro mostra que é pobre de tudo. Eu só compraria um se custasse o mesmo que custa na Índia: 17 mil reais. Só brasileiro apalermado para comprar esta tranqueira por 30 e tantos mil!!!
ExcluirRealmente é um carro horrível. O painel parece de lambreta! O carro mostra que é pobre de tudo. Eu só compraria um se custasse o mesmo que custa na Índia: 17 mil reais. Só brasileiro apalermado para comprar esta tranqueira por 30 e tantos mil!!!
ExcluirAprende Toyota. A gente quer respeito. Carro indiano não serve para nós. Por mim, já teria enterrado a chevrolet, ford, volks. Desrespeito por vender carroças do século passado ainda hoje.
ResponderExcluirParabéns hyundai/kia e tops (Volvo, BMW, MB, Porsche,...) por trazerem tecnologia e segurança.
Agora, vamos derrubar também o lucro brasil. Abaixo os 10%. Caem os impostos por tabela.
Tá vendo, Toyota?
ResponderExcluirO consumidor pode demorar pra notar, mas idiota... Não é mesmo.
Que Onix e HB empurrem o Etios pro buraco.
Eu apoio. E que deixe bem enterrado!
ExcluirDECISÃO CERTA, CHEVROLET E HYUNDAI!
ResponderExcluirEntenderam o desejo do consumidor em querer carros compactos completos, modernos e com design atual.
O Onix e o HB20 são um sucesso em vendas e logo vai chegar o New Fiesta Hath nacional para brigar também no topo da lista dos mais vendidos.
DECISÃO ERRADA, TOYOTA!
A Toyota subestimou a capacidade crítica do consumidor brasileiro e
preferiu lançar aqui um carro que agrada os indianos (ETIOS) ao invés de um carro que agrada os americanos (Yaris).
Não tenho a menor dúvida que o Yaris no Brasil, na mesma faixa de preço de Onix e HB20 venderia muito e também teria fila de espera.
Concordo, a Toyota pensou que era só "jogar qualquer coisa" no mercado brasileiro que teria aceitação por causa do nome.
ExcluirBem por aí, Mike!
ExcluirEu posso não gostar do Onix, mas reconheço que é um candidato forte no segmento e que ele é BEM superior globalmente ao Etios.
Se compararmos o Etios ao Gol e HB então... A diferença é de anos-luz.
Boa Mike!
ExcluirMas o Man é uma figura, não perde uma chance para dar uma cutucada no coitado do meu Onix ... rsrsrs
E olha que eu até já chamei o painel do Gol e do Fox de "tempo das cavernas" em um comentário seu, só para ver se ele sossegava, mas não adiantou. Esse é duro na queda! rsrsrs
Abraços aos dois amigos de blog e "inimigos" do Onix.
César, o maior problema do Onix, na minha opinião, nem é tanto o acabamento que não me agradou...
ExcluirO problema é a minha antipatia pela linha GM atual. Eu só teria o Cruze hoje em dia e olhe lá.
A GM para mim só decaiu depois que lançou o Vectra C (2005-2011), Nova Montana, Agile, Spin, Cobalt... Cadê os carros que eram referência em suas categorias como eram Monza, Vectra B, Zafira, Astra e Opala?
Design atual discutível, downgrade geral na Montana (a antiga era superior em TUDO), acabamento ruim...
Honestamente, hoje tô preferindo andar de Fiat do que de GM. Acabamento deficiente por acabamento deficiente, fico com a Fiat. Pelo menos o design de alguns modelos é bonito.
Abraços
Sem problemas, afinal, "toda unanimidade é burra".
ExcluirCésar, não acho que o Onix seja um carro ruim. Na realidade aprecio e sempre tive a marca como referência em acabamento, exatamente como afirma Man, quando ele se refere dos carros da década de 90. Não tinha pra nenhuma outra.
ExcluirHoje, volto a concordar com Man, acho que só o Cruze eleva o nome da montadora aqui no Brasil, embora discorde dele com relação ao Vectra C, não o acho top mas também não o considero o pior. O problema destes Vectras foi a concorrência com o Civic, aí foi covardia.
Meu cunhado tinha um Monza 89, 2.0, preto que eu vou te falar uma coisa, pensa num carro filé! Acabamento impecável, macio, sem contar a "nervosia" do motor. Vendeu deve ter uns 8, 9 anos e até hoje é saudosista quanto ao carro.
Voltando ao Onix, por se tratar de Chevrolet, eu esperava "algo a mais" e talvez essa expectativa tenha se convertido numa pequena decepção quando ví o carro.
Quando falo do Onix me limito à questões subjetivas, me restrinjo a falar do design, do painel e acabamento. Quanto à mecânica, motorização, suspensão, etc não ouso criticar, afinal os GMs sempre foram tradicionalíssimos nestes quesitos.
Tenho certeza que você fez uma boa compra, afinal é um bom carro e sobretudo o carro que te agradou.
Espero que não se aborreça com meus comentários. Abraços.
Mike, entra num Vectra A ou Vectra B e depois num Vectra C...
ExcluirOs Vectras A e B são MUITO mais caprichados e melhor acabados do que o Vectra C!
Olha o acabamento da coluna de direção do Vectra C... É repleto de rebarbas! Coisa que praticamente não existe nos modelos mais antigos.
Fora que o Vectra C foi um downgrade total. Plataforma, suspensão traseira...
Mike, fique tranquilo, leio tudo na boa.
ExcluirAcho legal a divergência de opiniões para os leitores analisarem sempre os dois lados de qualquer assunto e tirarem suas próprias conclusões.
Estamos sempre aprendendo e evoluindo. Quem vai de Onix hoje, pode mudar para HB20, New Fiesta ou qualquer outro carro compacto amanhã, e vice e versa.
Meio tardiamente, mas gostaria de postar concordando com a maioria das opiniões aqui lançadas. A Toyota, confiante no sucesso de vendas do Corolla e da Hilux, além do peso do nome da marca, considerou que engoliríamos o Etios. Peço perdão a quem gosta do modelo, mas na minha modesta opinião, foi um belo tiro no pé. Está muito aquém de HB20 e Ônix, nossas referências no momento. E, ouso dizer, até de Gol e Palio...
ExcluirFábio,
ResponderExcluirComo as vendas do Etios estão uma fracasso, gostaria de sugerir uma matéria ao blog, colocando Etios e Yaris lado a lado para a gente ver se a reação negativa do consumidor ao Etios mudaria com o Yaris.
Abraço.
Boa sugestão! Já publiquei:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/12/toyota-etios-x-toyota-yaris-historia.html
Agora só com fotos, depois vou aperfeiçoar o artigo com dados mecânicos, dimensões e preços.
Abraço;
VOCÊ É O CARA!!!
ExcluirAbração.
eu fico por entender como a toyota ainda ta conseguindo achar 680 otarios por mes pra comprar o etios !!!!!!!!!!
ResponderExcluirgosto do etios
ResponderExcluirolha depois dessa que a toyota fez,eu acho merecido os resultados, acho muito feio esse toyota, o onix e o hb20, tem a impressao de ser bem mais carro, que o étios, alem de mais bonitos...eu vou de HB20
ResponderExcluiré toyota , se lascou !!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.