O JAC J3 e o Renault Sandero foram considerados os carros mais inseguros entre os oito testados pelo órgão independente de avaliação de segurança automotiva - Latin NCAP - na terceira rodada de avaliações de carros brasileiros..


O Renault Sandero obteve apenas uma estrela (de cinco possíveis) no teste devido ao desempenho instável de sua carroceria, bem como à falta de airbags - um resultado decepcionante para a Renault - fabricante com boa reputação na Europa em termos de segurança.


A presença do air-bag duplo fronta, porém, não foi suficiente para que o JAC J3 tivesse um desempenho melhor, também recebendo apenas uma estrela no teste, em decorrência da "pobre resistência estrutural de sua carroceria". A entidade ainda considera que "os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que descansam apenas nos airbags para oferecer uma falsa sensação de segurança."

Teste do Sandero:



Teste do Jac J3:



Classificação dos carros brasileiros testados pelo Latin NCAP - segurança 


O gráfico acima classifica os carros testados pelo Latin NCAP em termos de segurança automotiva. A pontuação em azul escuro é relativa à segurança dos passeiros, enquanto a azul clara é a pontuação da segurança das crianças.


Conclusão

A Renault pode melhorar o desempenho do Sandero introduzindo air-bags, mas no caso do JAC J3, que já conta com tal equipamento, a situação é mais complicada, pois sua insegurança decorre de insuficiência de rigidez estrutural.

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pois é.. mas todos os carros populares levam essa nota.. do sandero não é surpresa o resultado por não ser um renault legítimo. Do j3, por ser um carro chinês que tem preço acessível. Mas nos testes anteriores, alguns resultados foram ainda mais surpreendentes, com projetos novos, como novo uno e novo gol, onde ambos levaram 1 estrela tanto para adultos quanto para crianças... A euro ncap ainda cogitou o número de 90% de certeza de morte nesses modelos em colisões acima de 60 km/h, sem air bags nem abs. Triste, mas realidade de país de terceiro mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do Jac J3 é o fato de que ele dispõe de airbag duplo e mesmo assim foi bem ruim.

      Excluir
  2. Pronto, mais um pra defender carro chinês... Pelo amor de Deus, gente. Não é porque é importado que necessariamente vai ser melhor...

    O JAC J3 COM AIRBAG conseguiu ser PIOR do que o Gol G5 SEM AIRBAG.

    Olhem o índice do Gol sem airbag: 5,75

    Gol com airbag: 10,01

    Índice do JAC J3: 3,50

    Um carro com airbag ser PIOR do que um sem airbag é o fim da picada!

    Eu canso de falar que não existe milagre no preço dos carros chineses... Dão equipamentos com uma mão e tiram a qualidade dos materiais de fabricação com a outra.

    Vamos acordar, pô. Se carro chinês fosse tão bom quanto falam, acham mesmo que não estariam sendo vendidos nos mercados automotivos dos EUA e Europa Ocidental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Man, realmente é péssimo o resultado do Jac J3.

      Excluir
    2. E desde quando os carros populares vendidos no Brasil pelas marcas tradicionais são vendidos nos EUA e Europa Ocidental?

      Excluir
  3. ja imaginava que a renault era uma porcaria, bastava ver a qualidade de acabamento inferior de seus carros, a garantia de 3 anos é a unica coisa boa, isso se o dono nao morrer ao bater em um pé de banana...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade a Renault não é uma porcaria. O Fluence, por exemplo, foi muito bem. E o principal problema do Sandero é o fato de não dispor de airbags. Caso a Renault equipe do Sandero com tais itens, ele melhora bastante.
      O problema mesmo foi o Jac J3, que mesmo com airbag teve desempenho ruim, por problemas de deficiência estrutural. Isso é grave.

      Excluir
  4. Ah, sim!

    O Sandero SEM AIRBAG também conseguiu ter um índice MELHOR do que o J3!

    Isso aí, povão do Brasil... Comprem carro chinês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nissan March com airbag duplo também fica atrás do Sandero.

      Excluir
    2. E como destaque positivo, é o Ford KA, sem airbag, bem posicionado em segurança de crianças.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fábio, você diz considerando o impacto para crianças, ok. Antes de qualquer coisa gostaria de me pronunciar quanto à deformação e resultado do estresse nos dummies, no caso do March. Se compararmos as números obtidos pelo March K13 na Austrália, Japão e Europa, há uma diferença absurda, coisa de 40% pior para o mexicano e a deformação muito semelhante. Os carros têm dimensões idênticas, airbags idênticos, pré-tensionadores, nada que alterasse de fato o impacto frontal. O Latin NCAP coloca poucas informações, não consigo encontrar um motivo real para tal situação.

      Quanto à comparação, "na ponta do lápis" o Sandero sem airbags é ~0,002 pontos pior. Se somarmos o resultado para adultos e crianças no March(7,62/16 e 9,68/49, respectivamente) e do Sandero(4,61/16 e 18,78/49) teremos 0,673/1 para o March e 0,671/1 para o Sandero. Ou seja, um empate.

      Excluir
    5. oO, é verdade. Está mais para empate que para vitória do Sandero. Ocorre que o Sandero não tem airbags, e o March sim. Ou seja, o March, mesmo empatando, fica devendo muito.
      Enfim, nunca recomendei March (pelo estilo esquisito e acabamento de baixa qualidade) e vou continuar a não recomendar. Jac, então...bom, deixa prá lá...

      Excluir
  5. esses videozinhos ai mostram o quanto é importante conduzir o seu carro com responsabilidade. Mas sinceramente achei meio estranha essa história do jota ficar com 1 estrelinha mesmo com o Airbag. esses resultados tem cheiro de dinheiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como... Tu viu como o assoalho desprendeu e a deformação da coluna A?

      Imagina a quantidade de lesões provocadas no dummy do teste.

      Chapa de aço booooa pra caramba. Quem tem esse lixo chinês também tem que torcer pra não morrer de tétano também, porque um monte deles estão enferrujando precocemente...

      Isso aí, Brasil! Comprem esses lixos da China. Comprem mesmo!

      Excluir
  6. Não me surpreende em nada a questão do carro chinês, o tipo de carro que o pedal do freio entorta quando acionado com mais vigor.

    Nunca fui fã de Renault, acabamentos limitadíssimos, rebarbas aparentes, cheguei a entrar num Sandero que trazia o painel com diferenças na tonalidade de cor. Carro novo!

    Sem contar o revestimento de péssima qualidade e mau gosto. Poucas são as exceções.

    Mas o mais absurdo foi saber de um amigo advogado que um cliente seu havia comprado um veículo Renault completo, inclusive com air bags. Este cidadão veio a colidir com seu veículo e os airbags não foram acionados.

    Comprou como se tivesse o sistema de segurança, mas não tinha! Pagou, mas não levou! Sorte a dele que os danos foram só materiais.

    Como este blog é um veículo de extrema importância onde nós podemos trocar experiências e informações, achei importante mencionar o ocorrido para todos fiquem alertas.

    Independente de marca, meus caros, primemos pela segurança. Somos nós, nossa família e entes queridos que transportamos em nossos carros.

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de mencionar que senti a ausência dos veículos da Chery.

    Deveriam ter incluído no teste pelo menos o QQ.

    ResponderExcluir
  8. Onde estão os fanboys da JAC que enchiam a boca pra falar de que "o carro é completo", "o carro é bom", "que carro brasileiro é carroça" e demais asneiras do tipo?

    Cadê eles agora? Apareçam, senhores! Vamos ver agora qual é bom e qual é a porcaria...

    ResponderExcluir
  9. Carro chines = lixoooooooo
    parem de encher as ruas com essas porcarias

    ResponderExcluir
  10. Ainda esperando os fanboys da JAC postarem aqui...

    ResponderExcluir
  11. Estranho! Antes tinha tanto fanboy da JAC aqui... Onde estão eles agora?

    Ninguém tem mais orgulho de ter comprado o J3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, agora não aparece nem pra falar que GOL é carroça...

      Excluir
    2. É... Agora NINGUÉM comprou o J3.

      Engraçado eles terem sumido, né?

      Excluir
    3. bricadeira forde ka, celta la encima.

      Excluir
  12. A Shanghai Automotive Industry Corporation ( SAIC ), agora conhecida como SAIC Motor Corporation Limited, é uma das "quatro grandes" montadoras de carros chinesas, com receita de US$ 54 bilhões de dólares em 2011 - o que torna a sétima maior montadora do mundo. A entrada da Geely, uma das maiores construtoras automóveis privadas da China, acaba assim com a ligação de uma década entre a Ford e a Volvo, pois comprou a Volvo da Ford. JAC 3, motor VVT anda mesmo, tem tudo o que os pelados daqui não tem. Cfme cada um dirige morre independente do que tem. VAleu

    ResponderExcluir
  13. Até entendo falarem mal dos carros chineses, mas vamos ser realistas, os carros brasileiros são sim carroças. Estamos dentro de um saco de lixo, onde só quem tem muuuuito dinheiro tem algo que pode ser chamado de carro. e mais uma coisa, quem quando vai comprar carro seja a marca q for, olha esse indice de segurança? O povo quer beleza e preço.

    ResponderExcluir
  14. Pelo preço do J3 novo dá pra compra um semi-novo de primeira linha. Por do boldo R$ 37 mil num chinesinho com qualidade e segurança duvidosa é coisa pra macho, ou trouxa... É muita coragem! Se na Europa e EUA foi reprovado é porque a coisa é feia mesmo. Claro, ele estão acostumados a andar de CARRO, não de carro. Agora para um país tupiniquim, terceiro, quarto, mundo, a gente compra qualquer coisa que ofereça uns mimos que não estamos acostumados ter.

    ResponderExcluir
  15. Renault é ruim pq compra essas porcaria de sandero popular, pega um top da Renault pra ver, comprei a ultima Megane Grand tour, 3 anos sem quebrar nada, nem agua cheguei a completar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem