O Fiat Palio Sporting Dualogic é o modelo topo de linha do hatch compacto da montadora italiana, sendo que, nesta versão, ele conta com decoração mais esportiva tanto interna, quanto externamente.
Apesar da caracterização esporte, o Palio Sporting é equipado com o mesmo motor E.Torq 1.6 16V (da versão Essence) que entrega 117 cv (A) / 115 cv (G) @ 5.500 RPM e torque máximo de 16,8 kgfm (A) / 16,2 kgfm (G) @ 4.500 RPM.
Segundo a Fiat, esse conjunto motriz é capaz de acelerar o Palio Sporting Dualogic de 0 a 100 Km/h em 9,9 s (G) / 9,8 s (A), para atingir uma velocidade máxima de 193 Km/h.
Consumo
Ciclo urbano (cidade) - 6,1 Km/l de etanol
Ciclo rodoviário (estrada) - 9,1 Km/l de etanol
O modelo mostrado neste post tem preço sugerido de R$ 44.651 reais, sendo R$ 40.760,00 relativos ao preço básico, somado R$ 1.020,00 da cor Preto Vesúvio e mais R$ 2.781,00 de opcionais.
Esses são os seguintes: Kit Evolution 2 (Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, Viva-voz Bluetooth® e entrada USB, Retrovisores externos elétricos) - R$ 1.397,00; Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico) - R$ 703,00; Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento - R$ 448,00 e Volante em couro com comandos do rádio - 6 botões - R$ 233,00.
A eles se somam os itens de série da versão Sporting, que são os seguintes: ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B), câmbio Dualogic Automático, detalhes internos pintados em vermelho Royal (maçanetas internas e aro dos alto-falantes nas portas).
Além disso, temos direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Embreagem com acionamento hidráulico, HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, rodas de liga leve 6.0 x 16" + Pneus 195/55 R16 (Baixa resistência a rolagem), travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h, vdros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante EAS - Energy Absorbing System e regulagem de altura - revestido de couro.
O aspecto geral do interior é agradável, com boa ergonomia. O sistema de som é algo confuso - sobretudo no contato inicial, mas aceita CD, MP3, iPod e tem uma entrada USB. Já o instrumento combinado conta com boa visibilidade.
O Palio Sporting, apesar de adotar o mesmo motor da versão Essence, conta com algumas alterações mecânicas, como câmbio mais curto, direção menos desmultiplicada, suspensão rebaixada em 5 milímetros, bitolas 6 mm mais largas na frente e 10 mm atrás.
Além disso, a suspensão é mais firme e o os freios foram redimensionados, que se associam aos diferenciais estéticos: saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro e rodas de 16 polegadas.
Na dianteira temos faróis com máscara negra e, na lateral, observa-se apliques plásticos nos arcos das rodas.
Interior
O interior também conta com detalhes vermelhos, como os cintos de segurança, além de revestimento dos bancos exclusivo. As maçanetas também tem um toque vermelhas e pedais são esportivos.
O espaço interno é bom, oferecendo espaço suficiente para a cabeça dos ocupantes e para as pernas de quem viaja no banco traseiro. Os bancos são revestidos em tecido agradável ao toque e o nível de ruído é baixo.
Já no que respeita à disponibilidade de porta-objetos o Palio Sporting fica devendo, com apenas dois porta-copos à frente da manopla do câmbio, além dos nichos nas portas e outro no alto do painel. Por fim, o porta-malas tem capacidade volumétrica de 280 litros.
O acabamento do Palio Sporting, porém, fica aquém da concorrência - Chevrolet Onix e Hyundai HB20 - pois os plásticos são de aparência simples e há rebarbas de plásticos aparentes.
A montagem também não é das melhoras, com encaixes que deixam a desejar.
Comportamento dinâmico
O Fiat Palio Sporting Dualogic é um carro ágil, graças ao motor com 117 cv. Entretanto, como todo motor 16V, ele sofre com insuficiência de torque abaixo dos 2.000 RPM.
Assim, o motorista deve manter os giros acima de 3.500 RPM para manter as boas repostas, sendo que em curvas a suspensão rebaixada e com molas mais firmes deixam o modelo bem na mão - comportamento ajudado também pelos pneus 195/55.
Custo/benefício
O Palio Sporting Dualogic pode ser comparado, em termos de equipamentos a três carros basicamente: Hyundai HB20 Premium Automático e o Chevrolet Onix LTZ.
O Pálio é mais barato que as duas versões automáticas do HB20 - Comfort Style e Premium, mas o motor do sul-coreano é superior, assim como seu câmbio - que é, de fato, automático. Além disso, o HB20 tem estilo mais agradável, acabamento interno de melhor qualidade - materiais e montagem, de modo que pode-se dizer que vale a pena pagar os cerca de R$ 2.000 reais.
Já o Chevrolet Onix LTZ tem duas desvantagens em relação ao Palio: motor menos potente e ausência do câmbio automátizado, mas é R$ 2.000 reais mais barato, mas tem como vantagem estilo mais atualizado, interior melhor acabado e com mais espaço.
Conclusão
O Fiat Palio Sporting Dualogic é carro que causou um certo frisson em seu lançamento, sendo que esta versão chegou a ter fila de espera.
Ocorre que com a chegada ao mercado de carros como o Onix e o HB20, ele perdeu o encanto tanto no que se refere à estilo, quanto no custo x benefício.
Ocorre que com a chegada ao mercado de carros como o Onix e o HB20, ele perdeu o encanto tanto no que se refere à estilo, quanto no custo x benefício.
Fiat Palio Sporting Dualogic - Ficha Técnica
Motor
- Número de cilindros: 04 em linha
- Posição do motor: Transversal anterior
- Cilindrada total (cc): 1598
- Potência máxima (cv): 115,0 (G) / 117,0 (E) a 5500 rpm
- Torque máximo (kgf.m): 16,2 (G) / 16,8 (E) a 4500 rpm
- Diâmetro X Curso: 77,0 x 85,8
- Alimentação
- Injeção Eletrônica: Marelli, multiponto, sequencial indireta
- Combustível: Flex
- Número de marchas: 05 a frente e 01 a ré
- Embreagem (tipo): monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
- De estacionamento: comando mecânico atuante nas rodas traseiras com compensação de desgaste
- Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
- Dianteiro: a disco ventilado com pinça flutuante
- Pneus: 195/55 R16 e estepe 185/60 R15
- Aro: 6,0 16" em liga leve e estepe 6,0 x 15" em chapa
- Capacidade do porta-malas (litros): 280
- Tanque de combustível (litros): 48
- Comprimento do veículo (mm): 3875
- Largura do veículo (mm): 1671
- Altura do veículo (mm) : 1508
- Entre-Eixos (mm): 2420
- Altura do solo (mm): 139
Alguém tem notícia do Palio 1.8 R com o motor do Bravo?
ResponderExcluirNão estou sabendo, mas se a Fiat tivesse planejando lançar um carro desse, talvez o mostrasse no salão. []s.
ExcluirCarrinho muito caro fui na concecionaria aq em maraba custa 49.000 mil nao tem quase diferenca do outro so uns acessoris mais custa muito mais muito caro so no brasil mesmo quase 50.000 mil em um carro popular mais eles cobram caro porq tem muitos otarios q compram nao deixa de ser um popularzinho de 5.
ResponderExcluirCarrinho de 5 porque não pode comprar? Então vai lá queridão, compra um HB20 nesse valor, porque é importado.. depois de algum tempinho, quando acabar a febre você viaja pra Coreia e compra peça, o que acha! É o mesmo esquema do gol, o palio pode passar anos, mas é um carro já emplacado no mercado, que não terá uma desvalorização tão grande quanto os demais. Pode não ter todos esses opcionais e nem todo o estilo, por ser um "carro popular" mas é muito confortável e é sim, muito bonito!
ResponderExcluirHB20 é produzido aqui.
ExcluirE outra, pegamos o exemplo do elantra ou sonata, com a ascensão da montadora Hyundai, você vai morrer e os caras vão estar crescentes no mercado ainda, não vai ter esta de comprar peça na coréia.
A quanto tempo existe o Azera?
Não fale baboseiras sem saber.
às pessoas querem dar respostas para outras pessoas sem saber nem o que tá falando! O hb20 é produzido no brasil! Pra quem não sabe!
ResponderExcluirNOS BRASILEIROS SOMOS BURROS, POR QUE ACEITAMOS QUALQUER PORCARIA QUE AS FABRICAS MANDAM PARA O MERCADO. TEMOS QUE APRENDER A VALORIZAR NOSSO DINHEIRO, E EXIGIR DO GOVERNO MELHORES CONDICOES. NOSSOS CARROS POPULARES NAO TEM NADA DE POPULAR.
ResponderExcluirno brasil vc compra com 50.000 um carro mais ou menos,enquanto que nos eua vc compra um carro top! brasil pais da roubalheira.
ExcluirBelas fotos, carblog com fotos exclusivas e realistas, parabéns, quanto ao carro e preços, acho até justo pagar 40 a 45 num Sporting, mas realmente tem CC que abusa e tenta superfaturar em cima de compradores "emotivos", portanto aconselho aos colegas que sejam racionais e procurem por outra cc que faça um preço mais justo, ou até mesmo mudar de marca/veículo, sustentar essas marcas que praticam preços abusivos é muito pior....
ResponderExcluirhummmmmm..Belas fotoss...Palio sporting é d +!!!
ResponderExcluirAcabo de comprar um Palio Sporting Dualogic. Antes fui ver o HB20... O resto não preciso dizer...
ResponderExcluiroque vc diz do palio q vc comprou.. por q eu estou querendo comprar um.
ExcluirTenho um Palio Sporting 13/14 Branco Completo. É ótimo, surro qualquer HB20 Metido a Besta que me aparece, o carro é econômico, anda bem, faz muita curva e é equipado!! Ele é o único do segmento que tem Teto-Solar!! Muito Top!
ExcluirTambém comprei um, mesma situação. Fiz test drive no HB20, fui depois fazer no Palio e fiquei com ele sem sombras de dúvidas, com teto solar, ótimo motor... ótima escolha!
Excluirqual a média de consumo que o seu faz no trecho urbano e estrada, no álcool e na gasolina? O meu tá fazendo 5.2 no urbano no álcool...
Excluirquero comprar gostei!
ResponderExcluirQuero um desse, já tive, dois gols, fiesta, Parati, e comprei já zero três modelos de pálio e nunca me arrependi, nunca me deram problemas já saí da marca italiana, fui de chevrolet, vw de novo e para onde estou voltando? Para o Pálio novamente, muito bom este carro e agora com este motor 1.6, é o que eu estava esperando, mas nunca dualogic, fujo disso, sempre quando compro pálio é para ficar uns 3 ha 5 anos com o carro, e este câmbio não passa confiança, dando muitos problemas e na revenda com certeza vai ser o calo no pé. Vou comprar um, mas câmbio manual, afinal, quem gosta de esportividade no volante corre do automatizado, concordam?
ResponderExcluirGostaria de ver um comparativo entre o Grand Siena 1.4 X Palio Sporting com cambio manuais. O que vocês acham???
ResponderExcluirteste entre um sedan e hatch ????
ExcluirAcabei de comprar um palio sporting duallogic, saí da concessionária e peguei a estrada o carro é super estável e firme atingi 190km/h, o legal é ter 4 possibilidades de dirigir o carro. Na verão automatica facilita muito no transito, na versão alavanca sequencial parece dirigir um stockcar, na versão com borboleta me senti num formula 1 e na versão piloto automático é possível curtir melhor a viagem, apaixonante, para quem gosta de dirigir é um belo brinquedo. Alexandre J. (São Paulo-SP)
ResponderExcluirPessoal comprei um pálio Sporting dualogic 13-13 em março no dia 21, hj dia 4 de abril meu carro com 700 km já esta na Fiat , para reparo de 8 itens que apareceu inclusive no câmbio , estou muito insatisfeito se pudesse devolveria este carro imagine quando estiver com 50 mil ...problemas de : pintura, cambio, barulho no painel, lameiro solto, barulho na suspensão dianteria lado do carona, volante veio torto de fabrica, vejam relatos de outras pessoas aqui na NET. Paguei 43 mil no carro zerro e hj já estou sem carro sem comentários.
ResponderExcluirCara vc deu muito azar pois tenho um do mesmo ano e mes e com 40 mil kl e nunca deu problema nenhum .
ExcluirVc deve ter pego uma unidade fabricada numa segunda-feira!!!Rsosssss
Excluirfui ver um palio Sporting dualogic, mas fui muito mau atendido em duas concessionárias onde acabei ficando com a segunda opção, um crossfox imotion 2013,vai fazer um ano q estou com o carro e não me arrependo d nada, carro muito bom
ResponderExcluirCOMPREI UM PÁLIO SPORTING 2013 TOP....COM TETO E COMANDO BORBOLETAS...RESULTADO CARRO MUITO BOM E CHOVENDO DE MULHER...KKKKKTÁ DIFICIL ME MANTER CASADO ...KKKKK
ResponderExcluirChifrudo...Vc andando nessa carroça, se achando, e o Ricardão só entrando na garagem da tua patroa...Se liga Garanhão!!!
ExcluirSe achando o espertão né..... ai ai ai...... deveria ter mais consideração por sua esposa... e vc não acha um exagero um palio fazer chover mulher? Se toca meu irmão.... palio é carrão, mas esse efeito ai só de ferrari... hahahahaha mais um guela mesmo! Ridiculo!
ExcluirO garanhão levando gaia e se achando!kkkkkkkkkk
ResponderExcluirKkkkk
ExcluirOlá, Comprei um palio sporting 2013 muito top. Tou gostando muito porém o meu carro é cambio manual, que sem duvidas o aproveitamento do motor e bem maior pois tou com ele a 20 dias, e no feriado passado do dia 1 de maio, eu coloquei ele na estrada arrochando ele sem dó pois ele deu 200 km sem esforço algum...
ResponderExcluirRecomendo o palio mesmo sendo um carro popular.
Brasília - DF
Enquanto ele se acha andando de paliozinho, o Ricardão anda é na casa dele, isso é que é gostar de chifre. rssssssssssssss
ResponderExcluirIsso deve ser um roceiro ou um morador de cidade de interior, só sendo assim para alguma mulher gostar de pálio a ponto de fazer esse zé bundão um garanhão com esse carrinho de brinquedo. rssssskkkkkkkkkkkk
ResponderExcluircomprei palio sporting teto solar vermelho ,onde passo todos olham ,adorei o carro top de linha ..
ResponderExcluirComprei um palio sporting dualogic e sinceramente, estou super satisfeito. É um carro que além de andar muito, fica coladinho no chão! O HB20 também é bom, mas a visibilidade da janela traseira para passageiros é péssima, principalmente para pessoas pequenas.
ResponderExcluircomprei um palio sporting 2013 é top d+
ResponderExcluirTenho um humildezinho 1.0 completinho.... adorei! Quero ainda poder chegar no essence completão. Trabalharei duro pra isso, e quem sabe né! Satisfeito no momento e com o meu e acho show esse essence e o sport! Recomendo novo palio!
ResponderExcluirTrabalhar duro pra comprar carro popular zero a uma fortuna? Meus mais sinceros pêsames...
ExcluirEntre o punto eo palio vcs preferem ?
ResponderExcluirAsvezes as pessos comentam sem nem terem um ou mesmo terem feito um teste drive, recomendo que va a uma cc e faça pois o carro e muito bom tenho um 2012/2013 e nunca me deu problema e esse ja e o meu 2.
ResponderExcluirApesar te ter lido todos os comentários, ainda estou na dúvida entre pálio sporting e o HB20.Realmente a diferença é pouca 2.000,00, mas como já li o motor coreano supera o italiano, será???o que me diria um bom mecânico?
ResponderExcluirApesar te ter lido todos os comentários, ainda estou na dúvida entre pálio sporting e o HB20.Realmente a diferença é pouca 2.000,00, mas como já li o motor coreano supera o italiano, será???o que me diria um bom mecânico?
ResponderExcluirEstou apaixonada por meu palio sporting dualogic vermelho! Comprei em janeiro com 19.800 km. Direção manual nunca mais. Êta carrinho bão!!!
ResponderExcluirEstou apaixonada por meu palio sporting dualogic vermelho! Comprei em janeiro com 19.800 km. Direção manual nunca mais. Êta carrinho bão!!!
ResponderExcluircarro é carro opnião é opnião, quem tem dinheiro pra comprar hb20 compre quem tem dinheiro pra comprar o palio sporting compre sejam felizes, quem tem muita opnião, as vezes não tem dinheiro nenhum, e morre de inveija
ResponderExcluirTenho um Pálio Sporting desde o dia 10 de maio de 2013, nunca me deu vontade de trocar! gostei.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.