Atualmente o pequenino Tata Nano é apenas uma "solução de mobilidade" mas não será assim para sempre: num futuro bem próximo ele será "mais carro". Na verdade ele não foi bem o que se pode chamar de "êxito" apesar de ser o carro mais barato do mundo, vendido a pouco mais de R$ 5 mil na India.


Mas a Tata tem planos de torná-lo um carro de verdade, com uma nova versão para ser vendida nos EUA e Europa. Será muito mais sofisticado que o Nano atual com controle de tração e direção hidráulica além de motor mais potente e deverá custar cerca de R$ 20 mil, abaixo apenas do Dacia Sandero. 


A nova versão do Tata Nano se deve ao fato da empresa constatar que sendo  um produto para economias emergentes ele na realidade acabou sendo apenas uma "solução de mobilidade" e não um automóvel de verdade. Daí o fracasso , uma vez que mesmo os consumidores de baixa renda desejam um "carro de verdade" mais que um carro barato.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A realidade, ao menos brasileira, é a da ostentação desbragada, contrariando idéias de bom senso quanto à economicidade de certos produtos. Os carros que você tão corretamente lembrou Volkswagen (Fusca Pé-de-boi), Vemag (DKW Pracinha), a Willys (Gordini Teimoso) e a Simca (Chambord Profissional), foram feitos no contexto de um financiamento tipo BNH e que visava incentivar a produção de automóveis, que andava meio parada, e a de ampliar a possibilidade para uma certa camada social de também ter um carro. A primeira coisa que um comprador destes carros fazia era gastar um dinheirão para equipá-los de maneira a disfarçar a sua condição inicial de “carro popular”. Só que a racionalidade perde de longe para a irracionalidade das emoções e da vontade de ostentar de grande parte da população. Racionalmente falando carros do tipo FIAT Prêmio eram “ideais” para países como o Brasil, mas não emplacaram.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus ! que coisa esquisita esse Nano , mas sabe que de tão feio ele cega a ser interessante , eu mesmo teria uma merdinha dessas só para ficar zuando por ai , parar nos lugares e perguntar : já viram algo tão feio antes ? rsrsrs mas deve ser econômico e prático dirigi-lo .

    ResponderExcluir
  3. qual a velocidade desse bichinho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem