Com 55 anos de sucesso a Kombi - o utilitário mais versátil da Volkswagen - sai de linha.

Kombi - personagem FIllmore do filme Carros

Lançada em 1957 em São Bernardo do Campo e com 1 530 000 unidades vendidas, sendo 14 900 só de Janeiro a Julho de 2012,a Kombi sempre foi líder de vendas na sua categoria e já tem um substituto à altura que está sendo mantido em segredo pela empresa alemã.




Quem afirma isso é T. Schmall, Presidente da VW do Brasil, em entrevista à revista Car & Driver. E disse mais: o carro só está saindo de linha porque a VW planeja tirar de linha todos os modelos obsoletos e também porque as regras de segurança obrigatórias a partir de 2014 não podem ser adaptadas à Kombi da maneira como ela é produzida.


Na verdade a Kombi é o carro mais antigo do mundo ainda em produção e nunca perdeu a liderança do seu segmento - 39,4% - com excelente relação custo-benefício, manutenção barata e fácil, durabilidade, eficiência e economia. Essa é fórmula do sucesso após mais de cinco décadas de produção.

Hippie e Cult

Um traço interessante da Kombi foi o fato de ter se tornado um carro cult, psicodélico e símbolo do movimento Hippie e ambientalista nos EUA na década de 60, quando era usada inclusive como residência para o pessoal itinerante daquela época.

Kombi Hippie

A Kombi foi imortalizada com esse traço descolado no filme Carros, de 1999, onde ela é a personagem Fillmore (primeira foto deste post) - uma hippie, fã de Jimmi Hendrix e defensora intransigente dos produtos naturais que leva a vida vendendo combustível orgânico atrás de um domo de neon.



Depois de uma história de sucesso dessa, a sucessora da Kombi tem uma grande responsabilidade.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse carro tem história , uma verdadeira lenda do mercado automotivo até mais do que o próprio Fusca inclusive , e ela aceitou bem o motor 1.4 flex ficou perfeita , já tive a oportunidade de andar e conversar com quem trabalha com o carro e diz que faz 7 km/l de álcool com 1000 kg de carga , é molé ?!

    ResponderExcluir
  2. A Kombi é um produto resultante do setor livre da concorrência internacional. Não duvido que os "lambagenheiros" da VW do B possam colocar ABS e Air-bag nesse pré-histórico automotivo.
    Todo mercado de automóveis quando é apadrinhado estatal tem por modelos antigos uma fonte de lucro. O mesmo acontecia até pouco tempo na Russia com os pré-históricos Lada Laika e Niva. A Kombi é um exemplo de incompetência do setor em forma assistida pelo mercado já que vendia bem. É um atraso. É o resultado óbvio de um setor protegido.
    Enfim só uma crise financeira pode baixar o nariz desse setor mercenário. Boicote? O brasileiro não tem inteligência nem para saber o signifcado disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem