Além da versão hatch, a Toyota do Brasil lançou simultaneamente a versão sedã, cujo preço da versão básica, Toyota Etios 1.5 Sedã X, é de R$ 36.190, mas não contempla do ar-condicionado - item opcional.
A versão imediatamente superior, a Toyota Etios 1.5 Sedã XS, no valor de R$ 41.490, já conta com o ar-condicionado em seus itens de série. Tanto nesta versão do carro quanto na X, o air-bag duplo frontal são de série.
O Etios Sedã tem alguns diferenciais em relação ao modelo hatch. Começa com a motorização, que neste caso é sempre o quatro cilindros 1.5 Flex, com potência variando entre 92 cv (Gasolina) e 96,5 cv (álcool).
Outro aspecto de diferenciação do sedã é o seu maior espaço interno, graças ao entre-eixos 9 cm maior - 2,55 m. O comprimento total do Etios sedã é de 4,26 m, e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 562 litros.
O painel não mostra diferenças em relação ao hatch. Estão lá o mesmo painel e o mesmo quadro de instrumentos centralizado.
O estilo do sedã, por outro lado, é mais controverso. A traseira é elevada - o que contribui para ampliar o espaço do porta-malas - mas as lanternas em posição vertical, com base alargada e parte superior afunilada tem sido alvo de críticas.
Da mesma forma que a versão hatch, o sedã também vem com rodas de aço aro 14 (pneus 175/65) nas versões mais baratas e tem liga aro 15 e pneus 185/60 no modelo XLS - topo de linha.
Apesar do estilo conservador, a Toyota tem alguns trunfos na manga para o Etios, e o primeiro e mais importante é seu prestígio e sua reconhecida qualidade construtiva. Além disso, seus carros são tidos como inquebráveis.
Outro ponto positivo é a garantia de três anos, mas a capacidade de produção da fábrica de Sorocaba é ainda menor que a da Hyundai - 70 mil unidades/ano - o que denota que a Toyota não espera que o Etios dispute a liderança do segmento no curto prazo.
- Toyota Etios 1.5 Sedã X R$ 36.190 airbag duplo, freios ABS, rodas de aço aro 14, direção elétrica, grade na cor da carroceria, desembaçador traseiro (ar-condicionado opcional)
- Toyota Etios 1.5 Sedã X com ar-condicionado - R$ 38.890 .
- Toyota Etios 1.5 XS Sedã R$ 41.490 (além dos itens da versão X) travas e vidros elétricos, som com CD e entrada USB, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, ar-condicionado
- Toyota Etios 1.5 XLS Sedã R$ 44.690 (além dos itens da versão XS) rodas de liga aro 15, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, friso cromado na tampa traseira, revestimento de tecido nas portas, cromado na grade dianteira
Dados de desempenho e consumo (informados pela Toyota)
Aceleração de 0 a 100 Km/h
Etanol: 11,3 segundos
Gasolina: 11,8 segundos
Consumo
Ciclo urbano (cidade): 8,4 Km/l de álcool e 11,9 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 9,3 km/l de álcool e 14 Km/l de gasolina
Fotos do interior do Etios Sedã
Atualização - Consumo de combustível (etanol - aferido pela Revista Quatro Rodas)
Consumo médio (70% cidade - 30% estrada)
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 8,13 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 8,35 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 8,41 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 8,6 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 9,08 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 9,45 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 9,52 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9,84 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 7,2 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 7,3 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 7,6 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 7,4 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 8 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 8,7 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 8,2 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 10,3 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 10,8 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 10,3 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 11,4 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 11,6 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 11,2 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 12,6 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 11,8 Km/l de álcool
Torcendo para não vender muito e ver os preços cairem, no abismo. Pedir 5 mil para ter ar-condicionado é muita cara de pau.
ResponderExcluirpuxa não sabia das diferenças do hatch e o sedan , o sedan é outro carro praticamente ...entre-eixos maior e motorização...mas a verdade seja dita o carro é muito feio ! caramba....o Corolla é bonito....o Camry é lindo...não da pra entender porque os caras fizeram este carro , claro que estou falando única e exclusivamente do desenho do c arro, pois se tratando de Toyota logo se assimila a qualidade...e este ndeve ser muito bom....
ResponderExcluirEssas lanternas triangulares mataram o carro.
ResponderExcluirVisual antigo até mesmo se estivéssemos na década de 1980... Não gostei.
O hatch é bem mais interessante.
Uma coisa que tenho percebido é o seguinte: os entusiastas de automóveis, pessoas que conhecem tecnicamente os detalhes mecânicos e de estilo, estão desaprovando o desenho do Etios, especialmente a traseira. Ocorre que a maioria das pessoas não entusiastas que converso, dizem que o "Etios é igual ao Corolla". Alguns chegam a dizer que "não vem diferença nenhuma entre Corolla e Etios sedã".
ResponderExcluirEntão, não se enganem: a Toyota é a maior montadora do planeta. E ela sabe fazer carro bonito (vide o Avalon 2013), e pode fazer carro bonito. O que eu quero dizer é que esse desenho do Etios me parece feito para as pessoas não-entusiastas de carro, que são a maioria, olharem o carro, acharem que é um Corolla, sentirem-se confortáveis e seguros que estão comprando um carro inquebrável e bom. E não tenho dúvidas que é um carro bom e deve ser inquebrável também como os outros carros da Toyota.
O fato é o seguinte: a vida fácil do Gol acabou. Até agora os concorrentes do Gol não tinham condições de superá-lo. Mas, na minha opinião, tanto o Etios quanto o HB-20 já são melhores opções que o Gol da VW. E não são opções "exóticas" como os chineses. São opções sérias, de qualidade comprovada, preço competitivo, ampla rede de concessionárias e de marcas tão ou mais prestigiadas que a VW. Então, a minha conclusão é que o Etios, mesmo desagradando os entusiastas, é muito bem vindo. E vai dar trabalho para o Gol. Não tanto quanto o HB-20, porém.
Concordo plenamente.
ExcluirE com o aumento das opções no segmento, as montadoras mais tradicionais que melhorem seus produtos para oferecerem coisa melhor.
Viva a concorrência! Quem ganha somos nós...
concordo plenamente com voce, So acha feio quem nao tem um e tem vontade de ter
Excluiro hb20 sedan é fora de série, acho q nem o prisma deveria ser lançado agora deveriam t^- lo lançado o ano passado pra não bater de frende com o sedan da hyndai, ele tá parecendo estilo os sedãns top da hyndai e com 5 anos de garantia acho q é tão inquebrável quanto o etios sedan não sei se manutenção é barata pois dizem q as linhas toyota são bem caras as revisões
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de saber se o Etios também vai sai com câmbio automático??
ResponderExcluirNão há previsão para câmbio automático para o Etios.
ExcluirFui hoje ver o carro, confesso que fiquei balançada, so nao fechei porque procuro um carro auromatico..
ResponderExcluirEu tbm To precisada de um automatico
ExcluirMas vou pensar ainda...
ResponderExcluirConcordo completamente com Fabio LM. O carro é sensacional! Transmite muita segurança ao dirigir. Acho que essas pessoas que ficam ridicularizando o ETIOS nao tem dinheiro nem pra comprar um fusca velho ou a sua situação financeira lhe permite comprar um carro bem mais caro!!!
ResponderExcluirExperimentei o Etios sedan. Ótimo carro para dirigir, confortável cambio muito bom e espaçoso o porta malas é 80 litros maior que o do Voyage Comfortline que eu tinha e é mais macio, vou comprar. Testei o Cobalt e prefiro modo de dirigir e a economia do Etios ao Cobalt afinal vou ter um carro que não vai me dar problemas. Não gostei do pós vendas Volkswagen e isso não vai acontecer com a Toyota.
ResponderExcluirGostei desse carro e de seu porta malas, mas achei o cobalt 1.4 LTZ um carro que tem mais presença e tem um melhor custo/benefício. O cobalt tem um painel em ice blue com contador DIGITAL e ar saindo de fábrica na versao mais simples. O cobalt 1.4 é quase um sedã medio, O cobalt tem um design formal e clássico que agradou muito os brasileiros visto seu volume de vendas, três anos de garantia, economico e já é um campeão de vendas *** 100.000 *** unidades em apenas 16 meses.
ResponderExcluirhttp://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2013/Mar/0315-cobalt.html
os comentarios de partidários de outras marcas falando sobre uma possivel anemia dos motores do cobalt 1.4 e 1.8 foram desfeitas com a aprovação de seus consumidores com 90% de satisfação. Acredito que o Etios deva vender bem , afinal tem a boa mecanica toyota!
http://carnow.com.br/blog/2012/08/23/chevrolet-cobalt-1-8-impressoes-ao-dirigir/
De todos os carros citados, apenas o Etios tem a qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.
ResponderExcluirQuem teve Toyota e outras marcas sabe a diferença.
Carros franceses (Renault, Citroen, Peugeot) e os chineses se nivelam por baixo.
Ford? Os únicos que prestam são as picapes e o Mustang.
O New Fiesta, que é bonitinho e tem um excelente motor (Sigma), sofre das mesmas mazelas de direção, ar condicionado e parte elétrica dos outros Ford.
Fiat? Situação semelhante à Ford. Os carros vendem bem, pois são baratos, mas deixam a desejar em qualidade e durabilidade.
HB 20?
Pesquisem na internet, no Procom...
Várias queixas sobre a suspensão traseira (que sacode e bate), sobre os freios (as pinças trepidam e as concessionárias não conseguem resolver, dizem que é "culpa do ABS", que é assim mesmo) e falta de peças de reposição.
Nissan? Idem à Hyundai.
O motor do Versa, com 60 mil km, foi reprovado no teste da revista Quatro Rodas.
A Chevrolet e a Honda são melhores, mas não se comparam à qualidade Toyota.
Sou gestor de uma frota de 500 carros. Lido com carros, oficinas, manutenções e restaurações há mais de 20 anos.
Já tive carros de todas as marcas.
Hoje tenho um Corolla e um Omega (Chevrolet).
Testei o Etios sedan (1.5) e achei o carro simples, mas honesto.
Dinâmicamente, estabilidade, desempenho, conforto, ruídos, dá de 10 a 0 em Prisma (Onix sedan) e Voyage (Gol sedan).
Para o modelo 2014, tornaram o interior mais luxuoso, com acabamento do painel em "black piano", fibra de carbono e volante forrado em couro, achatado embaixo (estilo Civic) e multifuncional (comandos do som no volante).
Não é carro para quem só pensa em aparência ou para boys.
É carro para quem quer qualidade, confiabilidade e esquecer que existe oficina.
Já encomendei meu Etios Sedan 1.5 XLS 2014, completo, na concessionária.
Em outubro estarei com o carro.
Comparei com todos os concorrentes, e não tenho dúvida de que, nesta faixa de preço, é a melhor compra.
Aprovei a versão do Etios Sedan 1.5 2014/2015. Acho um carro de qualidade e confortável, muito feliz com a aquisição na cor azul belíssima e radiante. TOYOTA = QUALIDADE. Concordo com os comentários positivos acima listados. Att, Mary Alencar
ResponderExcluirAprovei a versão do Etios Sedan 1.5 2014/2015. Acho o carro confortável de qualidade. Muito feliz com a aquisição na cor azul belíssima e radiante. TOYOTA = QUALIDADE. Concordo com os comentários positivos acima listados. Att,
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