O governo brasileiro alterou, em março, os termos do acordo bi-lateral de comércio com o México, momento a partir do qual foram implantadas cotas de importação. Ocorre que tais cotas já estão quase que totalmente usadas pelas montadoras sendo que pelo menos duas fabricantes já estão com tais cotas esgotadas.
O objetivo da medida era conter a crescente importação de carros vindos da América do Norte, o que impactava a balança comercial. Ocorre que mesmo com o novo acordo as importações continuam subindo, pois, de janeiro a agosto, já aumentaram 108% quando comparado com o mesmo período de 2011.
Quando uma empresa tem sua cota esgotada, ela pode continuar a importar os carros, porém passa a pagar a tarifa de importação de 35% e ainda 10% relativos a Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em alguns casos as empresas estão pagando os impostos e não repassando ao consumidor, para ganhar participação de mercado. Mas carros mais baratos, como o Nissan March, estão sumindo do mercado.
É por esse motivo que alguns carros estão em falta no mercado brasileiro, como é o caso do Nissan Versa e o já citado March, com as empresas alegando falta de carro em estoque. Em alguns casos estão os modelos estão sendo vendidos para entrega em dezembro, com cláusulas nos contratos que obrigam os compradores a pagar mais do que preço atual, em caso de reajuste no valor dos carros.
Fonte: Valor Econômico via Fenabrave
Impotação de carros do México dispara e estoura a cota
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O país não é tão novo assim! São 512 anos de tentativas até o momento fracassadas. Países muito mais recentes como a Coreia do Sul e até mesmo os EUA conseguiram alcançar o topo mas bastando com guerras e empenho do povo.
ResponderExcluirNão adianta comparar com países onde há guerras civis. Nestes mesmos países como os africanos, os comunistas que governam tornam a vida destes um inferno para jogar a culpa no capitalismo. É uma jogada muito bem orquestrada afim de enganar os ignorantes e massificá-los a odiar o capitalismo tomando como bode expiatório de problemas que esses governos impõe.
Nosso país só tem mesmo é tamanho e "riquezas naturais". Temos um povo leviano e um governo solidificado na mentira e corrupção, o mais alto do mundo nesse quadro aterrador.
Quando postei o primeiro comentário foi por conta do desgosto a respeito do julgamento do Mensalão. Tal atitude de um ministro em absorver um mensaleiro me deu a resposta conclusiva que esse país não tem mais solução que, ao passo, a solução é individual mesmo. E que solução é essa? Coragem, determinação e a porta do aeroporto, características desafiantes para quem anseia por determinadas mudanças. E não adianta partir para outro país com situações parecidas as do brasil. Migrar para países desenvolvidos desde que essa pessoa esteja preparada bem profissionalmente e emocionalmente. Em tese, chegando lá, um emprego até mais humilde e no final de alguns meses de trabalho um "humilde" Toyota Camry, Honda Accord ou Ford Fusion espera.
bom , Nissan March e Versa não farão falta nenhuma na minha opinião , mas UM Jetta sim faria falta , mas com certeza não ai faltar Jetta pois ele não vende tanto assim aqui no Brasil , embora seja minha preferência , mas o povo gosta de carro feio , tipo Renault Symbol, Nissan Versa , e por ai vai a lista é grande
ResponderExcluirConcordo com você, Mauro. Pra mim, o Jetta é, atualmente, o carro mais bonito da categoria. Porém, o fato de o povo gostar de Renault Symbol, Nissan Versa, entre outros, é porque tem poucas informações a respeito do Jetta, do Civic e do Corolla.
ExcluirPelo visto vocês 2 são muito mal informados, pois o jetta esta em outra categoria de carro, que os citados, e também o Renault Symbol praticamente nem tem uma boa vendagem no brasil, comparados com carros do mesmo nivel!!
Excluirpelo jeito voce não entende nada mesmo de mercado de automóveis, carros sedans pequenos vendem mais pelo preço, e o brasileiro está mais preocupado hoje com praticidade e custo benefício do que beleza.
ResponderExcluirO valor de um Jetta dá quase pra comprar dois versas...Vende devido à relação custo/benefício.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.